O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Confraria do Master Race Humildão (até R$2,5k) - Afinal, talvez só te sobre dinheiro pra APU

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.598
Reações
6.275
Pontos
703
Em tese, considerando duas CPUs da mesma arquitetura, com uma engine "ideal" que fizesse o escalonamento de modo absolutamente perfeito, variando apenas o clock, sim.
Na prática, não é simples assim. Depende da arquitetura, clock dinâmico, turbos, etc.
No youtube e outras fontes sobre hardware, eu não vejo ninguém dando importância ao uso do CPU nos testes, na minha opinião de leigo, um CPU que entrega 100 frames utilizando 30% é melhor que um CPU que entrega 130 frames utilizando 80%.

Mas entendo que a maioria que compra hardware quer tirar o máximo de proveito, não tem motivo para investir milhares de reais em CPU nova para utilizar somente 30% da capacidade se seu único objetivo é jogar. Embora, quanto maior a folga, maior as possibilidades de multitarefas como fazer livestream.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.281
Reações
175.736
Pontos
2.234
No youtube e outras fontes sobre hardware, eu não vejo ninguém dando importância ao uso do CPU nos testes, na minha opinião de leigo, um CPU que entrega 100 frames utilizando 30% é melhor que um CPU que entrega 130 frames utilizando 80%.

Mas entendo que a maioria que compra hardware quer tirar o máximo de proveito, não tem motivo para investir milhares de reais em CPU nova para utilizar somente 30% da capacidade se seu único objetivo é jogar. Embora, quanto maior a folga, maior as possibilidades de multitarefas como fazer livestream.

Não é que não deem importância, é porque é um parâmetro furado pra comparação.
O uso em si depende de uma caralhada de variáveis mais importantes e varia inclusive de um gameplay pro outro.

O máximo que você vai conseguir ver é que o jogo X usa mais o core Y ou Z, se faz uso equilibrado dos cores disponíveis, etc...O resto é inconstante demais.
 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.745
Reações
7.079
Pontos
734
No youtube e outras fontes sobre hardware, eu não vejo ninguém dando importância ao uso do CPU nos testes, na minha opinião de leigo, um CPU que entrega 100 frames utilizando 30% é melhor que um CPU que entrega 130 frames utilizando 80%.

Mas entendo que a maioria que compra hardware quer tirar o máximo de proveito, não tem motivo para investir milhares de reais em CPU nova para utilizar somente 30% da capacidade se seu único objetivo é jogar. Embora, quanto maior a folga, maior as possibilidades de multitarefas como fazer livestream.
Outra coisa que vc precisa tomar cuidado quando vê isso é pelo Hyper-Threading, se um jogo é feito para usar no maximo 2 threads, um processador 4C/8T nao vai passar de 25% de uso na teoria, desliga o HT e o uso vai ser computado como 50%, sendo que ele ta trabalhando a mesma coisa e o desempenho vai ser o mesmo
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.598
Reações
6.275
Pontos
703
Outra coisa que vc precisa tomar cuidado quando vê isso é pelo Hyper-Threading, se um jogo é feito para usar no maximo 2 threads, um processador 4C/8T nao vai passar de 25% de uso na teoria, desliga o HT e o uso vai ser computado como 50%, sendo que ele ta trabalhando a mesma coisa e o desempenho vai ser o mesmo
Mas a tendência é mais núcleos e threads, os novos consoles serão 8/16.

Comprar 4/4 ou 4/8 hoje é suicídio.
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.598
Reações
6.275
Pontos
703
Cedo pra dizer. Tem que ver o clock sustentado dos consoles.
A especificação dos novos consoles já foram divulgadas, ambos irão usar CPU AMD Zen 2 de 8 núcleos com frequência de até 3.8GHz, a tendência é os lançamentos serem otimizados para mais núcleos e threads.
 


LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.281
Reações
175.736
Pontos
2.234
A especificação dos novos consoles já foram divulgadas, ambos irão usar CPU AMD Zen 2 de 8 núcleos com frequência de até 3.8GHz, a tendência é os lançamentos serem otimizados para mais núcleos e threads.

Não, só falaram em clocks máximos e que vai usar o speedshift, equilibrando tdp entre cpu e gpu conforme o uso. Por isso eu citei clocks sustentados.
 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.745
Reações
7.079
Pontos
734
Mas a tendência é mais núcleos e threads, os novos consoles serão 8/16.

Comprar 4/4 ou 4/8 hoje é suicídio.
Talvez, veremos.
Mas o intuito do post nao foi falar isso, foi apenas exemplificar que o uso do CPU em jogos pode enganar bastante pelo tanto de threads que ele usa, em comparação com o que o processador tem disponivel, as vezes essa "folga" que o CPU tem nos testes não é porque ele não ta sendo exigido, muitas vezes é por threads ociosas pelo jogo não utiliza-las
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.597
Pontos
1.179
Bem que podia cair mais esse dolla né.
Fim de ano pro pessoal do tópico iria ser uma delicia.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
+1 dica pra lga 2011: e5-1650. praticamente a mesma coisa de um 7700k

https://pt.aliexpress.com/item/32811193405.html

contras: tdp de 130w. vai precisar de um bom cpu cooler e uma placa chinesa que seja boa nos vrms..(ai tem q ver os comentários nos proprios anuncios do ali ou procurar videos no youtube falando desse cpu).
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.502
Reações
39.632
Pontos
1.053
Sou meio Noob nessas paradas. Tava vendo pra fazer um upgrade no meu note, meia boca, mas roda bem uns jogos. Vou botar um SSD nele, e já queria trocar a memória RAM. Nele tenho 2 pentes de 4gb. Queria aumentar. Posso colocar um de 8gb agora e ficar com 12, ou e melhor colocar 2 de 8 quando fizer o upgrade? Se pudesse por exemplo colocar 1 de 8 agora, e não ter problemas ou sei lá algo errado, economizava, senão vou acabar ficando com ele assim agora e só colocando o SSD mesmo.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
+1 dica pra lga 2011: e5-1650. praticamente a mesma coisa de um 7700k

https://pt.aliexpress.com/item/32811193405.html

contras: tdp de 130w. vai precisar de um bom cpu cooler e uma placa chinesa que seja boa nos vrms..(ai tem q ver os comentários nos proprios anuncios do ali ou procurar videos no youtube falando desse cpu).

O problema desses chips não é o TDP alto, e sim os núcleos lentos, é bem barato pelo desempenho multi thread sim, mas o single é muito inferior ao 7700k ou ryzen 3300x.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.281
Reações
175.736
Pontos
2.234
Sou meio Noob nessas paradas. Tava vendo pra fazer um upgrade no meu note, meia boca, mas roda bem uns jogos. Vou botar um SSD nele, e já queria trocar a memória RAM. Nele tenho 2 pentes de 4gb. Queria aumentar. Posso colocar um de 8gb agora e ficar com 12, ou e melhor colocar 2 de 8 quando fizer o upgrade? Se pudesse por exemplo colocar 1 de 8 agora, e não ter problemas ou sei lá algo errado, economizava, senão vou acabar ficando com ele assim agora e só colocando o SSD mesmo.

Pode.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
O problema desses chips não é o TDP alto, e sim os núcleos lentos, é bem barato pelo desempenho multi thread sim, mas o single é muito inferior ao 7700k ou ryzen 3300x.
deve perder em single por uns 200-300 pontos mais ou menos...pelo preço é aceitável.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
deve perder em single por uns 200-300 pontos mais ou menos...pelo preço é aceitável.

Uns 40 ou 50 por cento de diferença em jogos, pelo que vi em reviews.

É barato sim, mas isso só considero uma opção se a pessoa não puder pagar pelo menos um ryzen 3100.
 

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.600
Reações
20.766
Pontos
964
Sou meio Noob nessas paradas. Tava vendo pra fazer um upgrade no meu note, meia boca, mas roda bem uns jogos. Vou botar um SSD nele, e já queria trocar a memória RAM. Nele tenho 2 pentes de 4gb. Queria aumentar. Posso colocar um de 8gb agora e ficar com 12, ou e melhor colocar 2 de 8 quando fizer o upgrade? Se pudesse por exemplo colocar 1 de 8 agora, e não ter problemas ou sei lá algo errado, economizava, senão vou acabar ficando com ele assim agora e só colocando o SSD mesmo.

Qual a placa de vídeo dele?
Coloca 8 Gb agora, depois você faz dual channel. O SSD vai ser só para o sistema?
 

Fhodasi

Bam-bam-bam
Mensagens
783
Reações
1.988
Pontos
233
Velhos, preciso de uma luz!
Tenho um Fx-8320E 3.20ghz
e uma GTX 770 2gb no momento!
tenho disponível 400 talkeis para dar um up na placa, e consigo vender a minha na Olx por 500 ( já tenho gente com dinheiro na mão para comprar )
minha duvida é:
se eu pegar uma RX 580 4gb vou ter gargalo ? ou tem alguma nessa faixa de preço que tenha um bom rendimento ? ou qual o meu limite na placa ?
geralmente meu processador fica 60% e a placa nos 99%...
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.416
Pontos
2.599
Velhos, preciso de uma luz!
Tenho um Fx-8320E 3.20ghz
e uma GTX 770 2gb no momento!
tenho disponível 400 talkeis para dar um up na placa, e consigo vender a minha na Olx por 500 ( já tenho gente com dinheiro na mão para comprar )
minha duvida é:
se eu pegar uma RX 580 4gb vou ter gargalo ? ou tem alguma nessa faixa de preço que tenha um bom rendimento ? ou qual o meu limite na placa ?
geralmente meu processador fica 60% e a placa nos 99%...
Parece-me uma boa solução. Pegue a RX 570 que jogará melhor. Se nem o processador está sendo usado tão no talo então há uma folga para uma placa melhor. É claro que depois vale a pena pensar sobre a troca do kit processador-mobo-memórias mas terá um ganho importante aí.
 

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.600
Reações
20.766
Pontos
964
Uma 1650 4 gb. Ssd vou botar pra sistema. Queria pegar um memoria agora, ja colocar, e deixar por um tempo. Rodo bastante coisa com ele.

Legal, meu note da assinatura eu dei um leve up nele, veio com 8gb e com SSD m2 pro windows.
Daí coloquei outro SSD sata para os jogos e adicionei mais memória fazendo dual channel, cara fez uma boa diferença, Forza Horizon 4, Mortal Kombat 11 e AC Odyssey deram uma respirada pra rodar aqui com mais folga.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.502
Reações
39.632
Pontos
1.053
Legal, meu note da assinatura eu dei um leve up nele, veio com 8gb e com SSD m2 pro windows.
Daí coloquei outro SSD sata para os jogos e adicionei mais memória fazendo dual channel, cara fez uma boa diferença, Forza Horizon 4, Mortal Kombat 11 e AC Odyssey deram uma respirada pra rodar aqui com mais folga.
Eu quero agora pegar um m2 e deixar o outro HD normal até porque tá caro no momento as coisas. Mas já pegando um de 240gb já d para botar o sistema e os mais jogados. Depois com mais tempo coloco mais um SSD no normal, se ficar ainda com o pc
 

_Rickhard

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.170
Reações
2.762
Pontos
704
caramba estava querendo pegar uma rx570 pro meu humilde e os preços dobraram, pqp :facepalm

abortar missão por enquanto kk
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.281
Reações
175.736
Pontos
2.234
caramba estava querendo pegar uma rx570 pro meu humilde e os preços dobraram, pqp :facepalm

abortar missão por enquanto kk

Fica vigiando. Volta e meia aparece alguma coisa mais barata.
Outro dia postaram, tava...acho que só 40 ou 50 reais acima do patamar anterior.
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.938
Reações
16.981
Pontos
1.524
pessoal, quando meu humildão chegou eu aproveitei o ssd de 240gbb que usava no pc antigo, só que os jogos que eu finalmente posso jogar são bem maiores que os que eu estava acostumado.

agora eu sinto que 240gb tá pouco. me obrigando a deixar no máximo dois jogos grandes instalados simultaneamente.

como minha Internet é lenta demais, eu queria aumentar a capacidade de armazenamento, mas como o orçamento já esgotou eu não posso comprar nem sequer um hd de 7200rpm. Minha única opção no momento seria um hd externo que tenho, de 5400rpm, que pensei em tirar da case e colocar no pc. Eu vou perder muito desempenho em relação a um hd de 7200?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.281
Reações
175.736
Pontos
2.234
pessoal, quando meu humildão chegou eu aproveitei o ssd de 240gbb que usava no pc antigo, só que os jogos que eu finalmente posso jogar são bem maiores que os que eu estava acostumado.

agora eu sinto que 240gb tá pouco. me obrigando a deixar no máximo dois jogos grandes instalados simultaneamente.

como minha Internet é lenta demais, eu queria aumentar a capacidade de armazenamento, mas como o orçamento já esgotou eu não posso comprar nem sequer um hd de 7200rpm. Minha única opção no momento seria um hd externo que tenho, de 5400rpm, que pensei em tirar da case e colocar no pc. Eu vou perder muito desempenho em relação a um hd de 7200?

Não.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.583
Reações
16.532
Pontos
553
pessoal, quando meu humildão chegou eu aproveitei o ssd de 240gbb que usava no pc antigo, só que os jogos que eu finalmente posso jogar são bem maiores que os que eu estava acostumado.

agora eu sinto que 240gb tá pouco. me obrigando a deixar no máximo dois jogos grandes instalados simultaneamente.

como minha Internet é lenta demais, eu queria aumentar a capacidade de armazenamento, mas como o orçamento já esgotou eu não posso comprar nem sequer um hd de 7200rpm. Minha única opção no momento seria um hd externo que tenho, de 5400rpm, que pensei em tirar da case e colocar no pc. Eu vou perder muito desempenho em relação a um hd de 7200?
Esse HD externo é um normal de notebook que você colocou em uma case? Pq abri um sansumg externo que eu tinha aqui e não tinha como espetar o padrão sata nele, pois soldaram a placa usb direto na entrada do HD... Qualquer coisa tu usa ele na USB mesmo, os jogos que tu joga menos... Deixa no SSD só os que tu joga mais. Não vai perder FPS, só vai demorar um pouco mais os loadings..
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.416
Pontos
2.599
Nego aloprou. As 1660 Super estão no patamar entre R$1900 e R$2200. A RX 5500 XT de R$1700 para mais assim como as RX 580. A RX 570 mais de R$1000. RTX 2060 (não Super) R$2500 para mais. A Super R$3500 para mais. RX 5600 XT já pulou para R$2400 a R$2900. RX 5700 a partir de uns R$2900 e RX 5700 XT já pulando para mais de R$3100-3200. A RTX 2070 Super que já era muito cara já está entre R$4000 e R$5000.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.281
Reações
175.736
Pontos
2.234
Nego aloprou. As 1660 Super estão no patamar entre R$1900 e R$2200. A RX 5500 XT de R$1700 para mais assim como as RX 580. A RX 570 mais de R$1000. RTX 2060 (não Super) R$2500 para mais. A Super R$3500 para mais. RX 5600 XT já pulou para R$2400 a R$2900. RX 5700 a partir de uns R$2900 e RX 5700 XT já pulando para mais de R$3100-3200. A RTX 2070 Super que já era muito cara já está entre R$4000 e R$5000.

Oferta e procura. Pessoal deve estar correndo pra comprar temendo que o dólar suba mais e as lojas devem ter importado menos justamente porque o dólar subiu.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.917
Reações
8.179
Pontos
453
Passei por isso no ano passado. Quando vi o tamanho dos jogos atuais, minha internet de 15Mb passei a achar lenta (usava de boa até então) e meu SSD de 500GB já tinha que racionar espaço.

O call of duty conseguiu a proeza de ter um HD só pra ele, peguei um seagate 320GB de notebook que tenho há 11 anos. Deu uma baita aliviada no meu SSD.

122802
 
Topo Fundo