O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Tópico oficial das placas Nvidia séries RTX! Todas as informações aqui!

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.503
Reações
34.640
Pontos
1.354
GPUs NVIDIA GeForce RTX 50 “GB20X” apresentarão interfaces de memória semelhantes às da série RTX 40 “AD10x”

De acordo com informações do Kopite7kimi, os jogadores não devem prever um barramento de memória de 512 bits para a série RTX 50. Embora este vazador de hardware confiável tenha sugerido tal cenário anteriormente, agora foi reiterado que a GPU RTX 50 líder, conhecida como GB202, manterá sua configuração de barramento de memória de 384 bits mais uma vez.

Na verdade, diz-se que toda a família de GPUs GB20X apresenta especificações de barramento de memória semelhantes às do AD10X (RTX 40). A única diferença é que a NVIDIA mudará o nome de um processador de '04' para '05, conforme revelado anteriormente.



Embora as GPUs da série RTX 50 devam manter especificações de barramento de memória semelhantes, senão idênticas, haverá uma atualização das especificações GDDR6/GDDR6X para GDDR7, agora oficialmente confirmada pela JEDEC .

O novo padrão aumentará mais uma vez a largura de banda da memória por módulo e permitirá à NVIDIA explorar novas opções de capacidade, já que o novo padrão permite capacidades como 3 GB por módulo. Isso abre novas oportunidades para a NVIDIA, e não se pode presumir que as especificações de capacidade de memória serão totalmente idênticas às do RTX 40. O parceiro da NVIDIA para o lançamento de GDDR6X e GDDR5X, Micron, confirmou que módulos de 24 Gb (3 GB) estão planejados para 2025.


Micron planejando GDDR7 com capacidade de 2 GB e 3 GB, Fonte: Micron

A série NVIDIA RTX 50 deverá ser lançada até o final deste ano. Até agora, aprendemos apenas as especificações básicas da GPU GB202, que deverá apresentar mais de 24K núcleos CUDA. As GPUs Blackwell também usam o nó TSMC N3 e suportam DisplayPort 2.1.


Com essa história do barramento, senti um nerf nos rumores
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.503
Reações
34.640
Pontos
1.354
Havia outro rumor de que iriam usar módulos de 2 GB, então basicamente, em termos de VRAM, teremos um repeteco:

5090 - 24 GB
5080 - 16 GB
5070 - 12 GB
5060 Ti - 8 GB
5060 - 8 GB

Os módulos de 3 GB, que permitiram o aumento de VRAM, provavelmente deve ficar para uma 50xx Super.
Realmente os caras aqui do tópico desconfiados contra a nvidia sempre estão certos kkk
Vou pegar uma 4070 super e pular essa 5000, quando a nvidia parar de miguelar as specs, eu saio da 70 super.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.207
Reações
7.429
Pontos
283
Realmente os caras aqui do tópico desconfiados contra a nvidia sempre estão certos kkk
Vou pegar uma 4070 super e pular essa 5000, quando a nvidia parar de miguelar as specs, eu saio da 70 super.

Eu acho que a Nvidia quer limitar os consumidores de usarem as placas de jogos para IA, forçando-os a comprar as dedicadas.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.021
Reações
41.572
Pontos
1.444
Com adendo do DLSS (2 e 3) a 4090 é full 4k em qualquer jogo, com tudo no talo inclusive RT.
Se os jogos continuarem "leves" quando usado o DLSS talvez eu dê uma segurada na próxima gen e só troque na virada do ano com a chegada das "supers"
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Tô mais preocupado com a performance do que VRAM. 12GB pra 1440p sobram e 16GB pra 4k sobram. Mas não é pouco não, é uma sobra MONUMENTAL.
 


Mitch Conner

Bam-bam-bam
Mensagens
1.500
Reações
5.375
Pontos
353
:viraolho

Tá vendo como é bom segurar a emoção e simplesmente olhar o histórico de décadas?

E olha que se isso estiver certo (pq leak pode ser só a própria empresa usando termômetro) até fui generoso com os 16GB.

Tem que ter muita repercussão negativa pra Nvidia desistir disso aí e colocar 16GB na 5070, ela vir só com 12Gb vai ser sacanagem (mas totalmente possível).
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.503
Reações
34.640
Pontos
1.354
:viraolho

Tá vendo como é bom segurar a emoção e simplesmente olhar o histórico de décadas?

E olha que se isso estiver certo (pq leak pode ser só a própria empresa usando termômetro) até fui generoso com os 16GB.

Tem que ter muita repercussão negativa pra Nvidia desistir disso aí e colocar 16GB na 5070, ela vir só com 12Gb vai ser sacanagem (mas totalmente possível).
Ou seja, melhor esperar as supers caso queira mais vram, então lá pra 2026.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.207
Reações
7.429
Pontos
283




Kopite7kimi voltou a acreditar em interfaces de 512-bits para o flagship da Nvidia, e confirmou isso com várias fontes. Talvez a Nvidia esteja testando configurações, por isso a confusão.

Sendo assim teríamos:

5090 - 512 bits - 36 GB - 1792 GB/s
5080 - 384 bits - 24 GB - 1344 GB/s
5070 Ti - 256 bits - 16 GB - 896 GB/s
5070 - 192 bits - 12 GB - 672 GB/s
5060 Ti - 128 bits - 16 GB - 448 GB/s
5060 - 128 bits - 8 GB - 448 Gb/s
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Tem quantas décadas que a nVidia não utiliza 512 bits?

Vejo muita lógica em usar esse tamanho de palavra não.
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.660
Reações
18.364
Pontos
1.084
5090 - 512 bits - 36 GB - 1792 GB/s
5080 - 384 bits - 24 GB - 1344 GB/s
5070 Ti - 256 bits - 16 GB - 896 GB/s
5070 - 192 bits - 12 GB - 672 GB/s
5060 Ti - 128 bits - 16 GB - 448 GB/s
5060 - 128 bits - 8 GB - 448 Gb/s

5080 com 24gb vai dar ruim no preço:kcaro
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.776
Reações
20.854
Pontos
1.344
5090 - 512 bits - 36 GB - 1792 GB/s
5080 - 384 bits - 24 GB - 1344 GB/s
5070 Ti - 256 bits - 16 GB - 896 GB/s
5070 - 192 bits - 12 GB - 672 GB/s
5060 Ti - 128 bits - 16 GB - 448 GB/s
5060 - 128 bits - 8 GB - 448 Gb/s

5080 com 24gb vai dar ruim no preço:kcaro

Depende muito da questão ganho vs preço. Pra galera q tem dinheiro a 4090 foi um ótimo negocio. Pq? Pq era 100$ mais cara que a 3090ti no lançamento e dava oq? 70% de performance acima dela! Ai se pega a 4080 vs a 3080 normal e são 30 a 35% a mais de performance custando quase o dobro. Oq aconteceu? A 4080 foi a q menos vendeu da série. Simplesmente encalhou. A Nvidia teve q criar a Super e baixar 200$ pra começar a ter procura. Pq a 4090 subiu pra quase 2k dólares la no Eua. Vamos supor que a 5080 mete 50% a 60% a mais de desempenho na 4080 e custe os mesmos 1200$ de novo. Ou seja, para muitos pode valer a pena dessa vez. Mas ainda acho que a Nvidia vai ser bem mais agressiva nessa série 50 vs a 40. Eles aprenderam q a série 40 vendeu menos pq cresceram os olhos nos preços.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.503
Reações
34.640
Pontos
1.354
parabéns mano pela compra! Agora vai aproveitar não fica só fazendo benchmarks dos jogos!:klol
Eu só faço testes nos primeiro 7 dias, pois é o tempo de devolução, depois disso só jogo mesmo, ou se eu notar engasgo, ai sim coloco o after pra saber onde exatamente ocorre e se é do jogo ou não, mas tem que ser algo que incomoda.
O re4 remake quando cheguei na ilha quase desinstalei o jogo, era tanto stuttering na 3070 por falta de vram que pqp, passei raiva.
O mesmo com o ff7 remake, mas aconteceu mais na dlc da yuffie do que no jogo principal, não entendi o motivo exatamente. (eu até entendi, 1080p no high estava consumindo 7.7gb da vram e direto batendo no maximo e o jogo ficando horrivel na fluidez)
Por isso quero uma placa com mais vram, pra poder colocar as texturas no ultra pelo menos, o resto posso reduzir numa boa.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Esse vídeo é provavelmente o mais presunçoso que já vi. Na moral...

- As placas deveriam custar menos.

- Porque? Quais evidências vocês tem? Legal que vão mostrar todo o custo e processo de produção de chips gráficos? Bacana que vão nos informar melhor sobre o mercado, especialmente pós covid e as novas demandas da área? O quanto isso requer dessas empresas novos massivos investimentos e se elas estão realmente fazendo esses investimentos. Deve ter informação sobre expectativa da bolsa, expectativa de acionistas e investidores. Afinal uma empresa séria necessariamente se preocupa com isto, é o que a mantém viva. Deve ser um vídeo que explica as parcerias das marcas também e como isso é envolvido no processo de precificação. Porra, deve ser um put* vídeo com muito mais coisa que um leigo como eu está levantando aqui de informação. Vai ser um put* vídeo.

- NÃO, É APENAS A NOSSA OPINIÃO. RESPEITE!!!!

hahahahahahahhaha

Sério, HU pra mim é fundo do poço já. Um desserviço, um Adrenaline MUITO piorado. Desinformam e manipulam pessoas com pouca capacidade de questionamento a serem ainda mais desinformadas. E, pior, terem a sensação de estarem informadas....

Só sigo porque ainda têm vídeos com reviews e isso é mais interativo que ficar lendo review em sites.

 

Mitch Conner

Bam-bam-bam
Mensagens
1.500
Reações
5.375
Pontos
353
Rapaz, as vezes eu solto o verbo na pasta consoles por causa do fanboysismo dos caras lá, mas pelo visto aqui na pasta PC temos isso tb e num nível acima: lá brigam pra ver quem faz o gráfico 0,001% melhor... já aqui, nego tá brigando pelo direito da empresa de enfiar a faca nele mesmo.

Bizarro. :klolwtf

Pro tip: existe uma coisa chamada mercado, então se não é sustentável basta não fazer e segue o jogo, outro vai assumir o lugar, simples assim.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.503
Reações
34.640
Pontos
1.354
Esse vídeo é provavelmente o mais presunçoso que já vi. Na moral...

- As placas deveriam custar menos.

- Porque? Quais evidências vocês tem? Legal que vão mostrar todo o custo e processo de produção de chips gráficos? Bacana que vão nos informar melhor sobre o mercado, especialmente pós covid e as novas demandas da área? O quanto isso requer dessas empresas novos massivos investimentos e se elas estão realmente fazendo esses investimentos. Deve ter informação sobre expectativa da bolsa, expectativa de acionistas e investidores. Afinal uma empresa séria necessariamente se preocupa com isto, é o que a mantém viva. Deve ser um vídeo que explica as parcerias das marcas também e como isso é envolvido no processo de precificação. Porra, deve ser um put* vídeo com muito mais coisa que um leigo como eu está levantando aqui de informação. Vai ser um put* vídeo.

- NÃO, É APENAS A NOSSA OPINIÃO. RESPEITE!!!!

hahahahahahahhaha

Sério, HU pra mim é fundo do poço já. Um desserviço, um Adrenaline MUITO piorado. Desinformam e manipulam pessoas com pouca capacidade de questionamento a serem ainda mais desinformadas. E, pior, terem a sensação de estarem informadas....

Só sigo porque ainda têm vídeos com reviews e isso é mais interativo que ficar lendo review em sites.


Mas deveriam custar menos mesmo, oxi, tu é doido de defender preço alto por que sim?
Não existe justificativa para o aumento absurdo de preço vs performance.
 

Mitch Conner

Bam-bam-bam
Mensagens
1.500
Reações
5.375
Pontos
353
Mas deveriam custar menos mesmo, oxi, tu é doido de defender preço alto por que sim?
Não existe justificativa para o aumento absurdo de preço vs performance.
Mas aos poucos eles estão colando essa, já virou novo normal.

Antigamente, pode buscar na memória, vc comprava uma nova série pelo aumento de potência pagando o mesmo preço (o motivo para vc comprar era literalmente aumentar30-40% do modelo novo).

Agora elas estão emplacando uma espécie de comparação com a série atual, então a serie nova trazer mais desempenho precisa custar mais. E assim o preço vai subindo a cada geração... Tendo até fanboy pra defender rsrs!

Continuar assim, lá na época do PS6 estaremos pagando 1200-1600usd em uma nvidia xx70 que até pouco tempo atrás era 400usd.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.386
Reações
63.703
Pontos
903
Mas deveriam custar menos mesmo, oxi, tu é doido de defender preço alto por que sim?
Não existe justificativa para o aumento absurdo de preço vs performance.

a8dec307df13047c3fac4b1b17e2f1adeac73ade262cd9b9cf3f37ada8db5635_1.webp
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Mas deveriam custar menos mesmo, oxi, tu é doido de defender preço alto por que sim?
Não existe justificativa para o aumento absurdo de preço vs performance.
Eu não tenho ideia se o preço tá alto ou tá baixo. Eu não sou desse mercado, po.

Como cliente quero sempre o mais baixo possível e justamente por isso não há nada menos relevante que essa opinião. Afinal, é uma opinião. E baseada somente no meu desejo de não querer pagar pelas coisas.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.893
Reações
31.873
Pontos
1.344
Eu não tenho ideia se o preço tá alto ou tá baixo. Eu não sou desse mercado, po.

Como cliente quero sempre o mais baixo possível e justamente por isso não há nada menos relevante que essa opinião. Afinal, é uma opinião. E baseada somente no meu desejo de não querer pagar pelas coisas.

Apesar da idade das placas abaixo o preço das atuais não difere a níveis absurdos. Basta dobrar o preço pra ter um alcance aproximado das gerações pós covid.

Maior custo da NVidia é R&D e Market.
Apesar que a um ponto MUITO discutível sobre nós como consumidores temos que pagar por propaganda. Ja que placas de video não são musicas novas ou jogos e portanto a um limite até onde da pra hypar um produto, especialmente quando ele começa a atingir preços astronômicos e caros até para os padrões de um consumidor médio do 1º mundo. (200,300, 400 doláres È dinheiro la fora, assim como gastar 500 reais não é troco aqui).

A logica até pouco tempo atrás dos preços da Nvidia tem mais haver com marca, algo estilo Apple, do que com desempenho. (Guardada a devida diferenciação de estarmos falando de placa de video e não de celular).


iu


iu
 
Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.776
Reações
20.854
Pontos
1.344
Mas aos poucos eles estão colando essa, já virou novo normal.

Antigamente, pode buscar na memória, vc comprava uma nova série pelo aumento de potência pagando o mesmo preço (o motivo para vc comprar era literalmente aumentar30-40% do modelo novo).

Agora elas estão emplacando uma espécie de comparação com a série atual, então a serie nova trazer mais desempenho precisa custar mais. E assim o preço vai subindo a cada geração... Tendo até fanboy pra defender rsrs!

Continuar assim, lá na época do PS6 estaremos pagando 1200-1600usd em uma nvidia xx70 que até pouco tempo atrás era 400usd.


Teve a inflação nos Eua e o custo dos Nodes menores aumentaram um pouco. Mas qualquer um vê q a Nvidia está vendendo bem acima do q poderia cobrar. Eles meio que tentaram justificar que o DLSS3 valeria isso tudo dando 2 vezes a 3 vezes mais desempenho. Se ampararam nisso o tempo todo na divulgação com gráficos mostrando ganhos surreais.

Basta ver q na série 2000 houve um aumento brutal, mas na série 3000 eles vieram bem mais agressivos pq a série 2000 não foi la muito bem. Acho q a série 5000 pode vir nesse sentido mais agressiva nos preços com foco no ganho em rasterização dessa vez. E não no dlss3.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Teve a inflação nos Eua e o custo dos Nodes menores aumentaram um pouco. Mas qualquer um vê q a Nvidia está vendendo bem acima do q poderia cobrar. Eles meio que tentaram justificar que o DLSS3 valeria isso tudo dando 2 vezes a 3 vezes mais desempenho. Se ampararam nisso o tempo todo na divulgação com gráficos mostrando ganhos surreais.

Basta ver q na série 2000 houve um aumento brutal, mas na série 3000 eles vieram bem mais agressivos pq a série 2000 não foi la muito bem. Acho q a série 5000 pode vir nesse sentido mais agressiva nos preços com foco no ganho em rasterização dessa vez. E não no dlss3.
Mesmo aumento dos smartphones, dos processadores e de tudo que envolve microchips. Esse movimento não tem nenhuma exclusividade da NVIDIA ou da AMD. 2016 para cá tudo subiu espantosamente.

Todas as razões?

Uma eu sei que dá pra descartar. Essa visão terceiromundista de empresa malvadona gananciosa.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.776
Reações
20.854
Pontos
1.344
Mesmo aumento dos smartphones, dos processadores e de tudo que envolve microchips. Esse movimento não tem nenhuma exclusividade da NVIDIA ou da AMD. 2016 para cá tudo subiu espantosamente.

Todas as razões?

Uma eu sei que dá pra descartar. Essa visão terceiromundista de empresa malvadona gananciosa.

Na boa, a Nvidia cobra acima da média sim. Ela se acha a Apple das placas de vídeo. Tanto é q ela se ancorou no dlss3 o tempo todo pra justificar esse aumento. A 4080 poderia ter saído a 1k$ desde o lançamento e a 4070ti uns 700$ e ela não perderia dinheiro. Mas felizmente o mercado mostrou pra ela q 4080 35% superior a 3080 custando quase o dobro não vende.

Aposto com vc q nessa série 5000 eles vão vir mais agressivos na questão preço mostrando ganhos reais, sem colocar o dlss 3 na conta.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Na boa, a Nvidia cobra acima da média sim. Ela se acha a Apple das placas de vídeo. Tanto é q ela se ancorou no dlss3 o tempo todo pra justificar esse aumento. A 4080 poderia ter saído a 1k$ desde o lançamento e a 4070ti uns 700$ e ela não perderia dinheiro. Mas felizmente o mercado mostrou pra ela q 4080 35% superior a 3080 custando quase o dobro não vende.

Aposto com vc q nessa série 5000 eles vão vir mais agressivos na questão preço mostrando ganhos reais, sem colocar o dlss 3 na conta.
Assim, nem acho tão relevante para a discussão, mas a NVIDIA é a Apple de seu mercado. Na verdade ela é muito superior a Apple dentro de seu mercado e, inclusive, logo vai ultrapassar seu valor de mercado. E não sei como é essa coisa de preço acima da média num mercado que só tem duas empresas explorando e uma delas é não só quase insignificante, mas também pratica preços similares oferecendo um mundo inteiro menos.

Mas não vejo relação.

Só acho que vocês ficam com umas paradas tipo.. Ah, deveria ter tal preço pq a placa tal custava tanto em 2015. Essa argumentação não faz sentido, bicho.. Só não faz. As razões eu já expliquei. Isso porque só levantei a superfície de coisas que tem dentro do iceberg que é o preço de alguma coisa.
 
Topo Fundo