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Tópico oficial Tópico Oficial de Monitores [OP Atualizado em 2022]

wtsds

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Estava de olho no Monitor LG 24ML600M, mas apareceu esse aqui: https://www.kabum.com.br/produto/16...ps-75-hz-full-hd-freesync-hdmi-lf24t350fhlmzd
Vale mais a pena esse da samsung?

Os dois são bem similares. A diferença q o LG parece q tem um tempo de resposta melhor. Mas não vi se ele é 75hz como esse da Samsung.

Como monitor básico tá bom os dois. O foda q tanto lg como Samsung só dão um ano de garantia. Por isso nunca mais comprei monitores deles.
 

Falkner

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@sanchies
um jogo rodando a 60 fps em um monitor 240hz vai parecer mais fluido do que em um monitor 144hz?
por 240hz ser múltiplo de 60
 

Juicebox

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Os dois são bem similares. A diferença q o LG parece q tem um tempo de resposta melhor. Mas não vi se ele é 75hz como esse da Samsung.

Como monitor básico tá bom os dois. O foda q tanto lg como Samsung só dão um ano de garantia. Por isso nunca mais comprei monitores deles.
Tava querendo esticar mais e ir no AOC Hero: https://www.amazon.com.br/Monitor-G...ocphy=1001646&hvtargid=pla-954401439270&psc=1

Mas pela fama de vir com vazamento e dead pixel, to com os dois pés atrás de tentar pegar ele.
 

sanchies

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@sanchies
um jogo rodando a 60 fps em um monitor 240hz vai parecer mais fluido do que em um monitor 144hz?
por 240hz ser múltiplo de 60

Sem FreeSync = Sim, 60fps em 240Hz é mais fluído do que 60fps em 144Hz.

Com FreeSync = Mesma coisa, pois o Framepacing é ajustado automático, salvo engano se a Engine do jogo não lidar bem com VRR.

Exemplo: Sonic & All-Stars Racing Transformed não suporta FreeSync enquanto que o Sonic & SEGA All-Stars Racing e Team Sonic Racing suportam. Citei esses 3 jogos, por eles serem da mesma franquia de corrida e da mesma produtora SEGA/Sumo Digital.

Outra vantagem de jogar acima de 60Hz é o Input Lag bastante reduzido, mesmo se o framerate continuar em 60fps.
 

Ero_Seenin

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@sanchies
um jogo rodando a 60 fps em um monitor 240hz vai parecer mais fluido do que em um monitor 144hz?
por 240hz ser múltiplo de 60
normalmente, monitores 144 hertz terao sempre Free sync / G sync compatible

se for um modelo meio ruim, que nao é g sync compatible e por isso o VRR nao funcionar direito, a pessoa pode simplesmente setar ele em 120 hertz pra evitar o problema se sincronizacao em 60 frames.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
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Eu estava lendo que praticamente quase todos, ou a maioria, uns 90% dos monitores curvos são VA, os curvos IPS são uma FORTUNA!

Então é curvo? Provavelmente é VA, a não ser que custe mais de 10k hehe

IPS é uma tipo de tela que de modo geral é mais cara.

A curvatura no IPS é menos importante, porque ele nao distorce as cores em angulos abertos como o VA. No VA , se a tela for grande, a curvatura ajuda a evitar a distorção.
 


Mafuusu

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Galera uma dúvida...

Meu antigo monitor XG32VQ da ASUS, não tinha GSYNC, mas tinha freesync, então eu usava ele com o freesync habilitado e no painel da nvidia o GSYNC ligado pois eles dão suporte.

Nesse novo monitor que comprei eu vi que ele é GSYNC compatible, vi muito marketing em cima disso, ai eu fui estudando e vi que NÃO, ele não tem o módulo GSYNC, o hardware d apropria NVIDIA, então pq diabos tem o GSYNC Compatible?

No meu entendimento, qualquer monitor que tivesse o hardware do gsync poderia ser chamado de GSYNC monitor, e todos que não tivessem poderiam usar o freesync da AMD.
 

Falkner

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Galera uma dúvida...

Meu antigo monitor XG32VQ da ASUS, não tinha GSYNC, mas tinha freesync, então eu usava ele com o freesync habilitado e no painel da nvidia o GSYNC ligado pois eles dão suporte.

Nesse novo monitor que comprei eu vi que ele é GSYNC compatible, vi muito marketing em cima disso, ai eu fui estudando e vi que NÃO, ele não tem o módulo GSYNC, o hardware d apropria NVIDIA, então pq diabos tem o GSYNC Compatible?

No meu entendimento, qualquer monitor que tivesse o hardware do gsync poderia ser chamado de GSYNC monitor, e todos que não tivessem poderiam usar o freesync da AMD.

GSYNC compatible quer dizer que foi testado o freesync e tem a aprovação da nvidia (aparece no site deles)
 

sanchies

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Galera uma dúvida...

Meu antigo monitor XG32VQ da ASUS, não tinha GSYNC, mas tinha freesync, então eu usava ele com o freesync habilitado e no painel da nvidia o GSYNC ligado pois eles dão suporte.

Nesse novo monitor que comprei eu vi que ele é GSYNC compatible, vi muito marketing em cima disso, ai eu fui estudando e vi que NÃO, ele não tem o módulo GSYNC, o hardware d apropria NVIDIA, então pq diabos tem o GSYNC Compatible?

No meu entendimento, qualquer monitor que tivesse o hardware do gsync poderia ser chamado de GSYNC monitor, e todos que não tivessem poderiam usar o freesync da AMD.

Monitor que tem FreeSync e tem DisplayPort ? = Tem compatibilidade total com NVIDIA desde que seja pelo menos uma GTX 1050 ou mais recente.

G-SYNC Compatible = FreeSync Premium (LFC via Software), com ou sem HDR.
G-SYNC Ultimate = G-SYNC com chip (LFC via Hardware), com ou sem HDR, com ou sem NVIDIA Reflex.

As vezes vai ter monitor que tem FreeSync, mas não tem DisplayPort, esse pode descartar caso sua placa seja NVIDIA.

As vezes vai ter monitor que tem FreeSync, tem DisplayPort, mas o FreeSync só pega via HDMI, também pode descartar se sua placa for NVIDIA

As vezes vai ter monitor que tem FreeSync, tem DisplayPort, mas o Refresh Rate é 75Hz, eu descartaria, mas tem gente que se contenta com esses monitores básicos e acham que os de 144Hz + FreeSync são dinheiro jogado fora.

Não gosto de usar muito a nomenclatura FreeSync Premium Pro nem G-SYNC Ultimate HDR, pois tem monitor que nem é marketeado dessa forma e oferece suporte.

Para o mercado o meu Acer XB273GX é só FreeSync Premium, mas eu consigo usar FreeSync + 240Hz (acima de 120Hz é Premium) + HDR400 ao mesmo tempo quando o jogo oferece suporte.

O pulo do gato é que existem jogos antigos de PC (da era 3DFX/Voodoo) que suportam FreeSync e tem jogos mais modernos que não suportam. Por exemplo aquele joguinho antigo do Gugu, o Pickup Express, suporta FreeSync, inclusive dá pra rodar em 4K com a ferramenta dgVoodoo.

Alguns jogos que você consegue forçar HDR (jogos da era do PS2 e PS3) pelo wrapper Special K. Então é bom ter essas ferramentas (como o ReShade) no PC pra quando precisar.

Outra coisa é que monitores VA dificilmente são validados como G-SYNC Compatible pois possuem problemas inerentes ao painel, como o Flickering (o brilho da tela parecendo uma festa rave a depender do framerate do jogo). Tem gente que não se incomoda, mas tem gente que é sensivel. Mesma coisa o Ghosting/Smearing, vai depender de situações específicas e se o usuário for sensivel ao problema ou não.



O video acima pra mim não tem nada demais, mas se você olhar nos comentários o hate está grande. Eu já usei monitores realmente zoados tanto em Smearing quanto em Flickering com FreeSync, que é o Samsung C24FG73 e desde essa frustração que comecei a revirar foruns monitores pra não errar mais na próxima escolha, visto que no Brasil tudo é difícil de comprar devido ao nosso péssimo mercado de monitores (refugo de 1º mundo) alinhado ao nosso péssimo poder de compra.

Monitores TN e IPS mesmo que não sejam validados como G-SYNC Compatible, são seguros de ter compatiblidade pois não sofrem desses problemas.

O pessoal fala que o Blur Busters é desatualizado, mas querendo ou não eles ainda são referência nisso, até porque a discussão pesada mesma está nos fóruns, mas não é qualquer um que tem tempo e paciência para ficar lendo.

-





Aqui tópicos onde o pessoal do Blur Busters acrescentam muita coisa:



Inclusive coloquei aqui tópicos que falam porque jogar com framerate baixo é inferior visualmente em OLED se comparado as LCD/LED atuais, estes que também são inferiores aos CRTs que usávamos antigamente. Porque que 30fps é mais fluido jogando no DC/PS1/PS2/Xbox/GC, do que jogando no PS3/X360/PS4/XONE que também é mais fluido do que jogando no PS5 / XSS|X.

Lembrando que:

DC/PS1/PS2/Xbox/GC (ou qualquer console mais antigo e que usava sinal analógico) = CRT (vulgo TV de Tubo)
PS3/X360/PS4/XONE = LCD/LED
PS5 / XSS|X = OLED

Eu sei que dá pra usar OLED no PC também, mas tenho a certeza que elas serão usadas majoritariamente nos Consoles, ao menos por enquanto. Temos ai também a TV Samsung QN90B que tem feito boa presença também para quem tem costume de jogar. Mas acho que quando a pessoa for pesquisar um novo Monitor/TV para comprar tem que estar ciente de todos os prós e contras do tipo de tela que está comprando para evitar de ter surpresas quando chegar em casa.

blur-busters-gsync-101-60hz-60fps-vs-144hz-60fps.png.webp
 

wtsds

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É falam bem desse monitor, mas eu me preocupo com a garantia. Hj em dia comprar monitor com 1 ano só é foda. Eu já tive um da lg q deu problemas em 13 meses e me fodi bonito. Hj eu tento ir na Dell,Asus,MSI,Gigabyte pq já confirmei q são 3 anos de garantia. Te da uma segurança de pagar caro e saber q vc tem uma garantia bem grande!
 

wtsds

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Monitor que tem FreeSync e tem DisplayPort ? = Tem compatibilidade total com NVIDIA desde que seja pelo menos uma GTX 1050 ou mais recente.

G-SYNC Compatible = FreeSync Premium (LFC via Software), com ou sem HDR.
G-SYNC Ultimate = G-SYNC com chip (LFC via Hardware), com ou sem HDR, com ou sem NVIDIA Reflex.

As vezes vai ter monitor que tem FreeSync, mas não tem DisplayPort, esse pode descartar caso sua placa seja NVIDIA.

As vezes vai ter monitor que tem FreeSync, tem DisplayPort, mas o FreeSync só pega via HDMI, também pode descartar se sua placa for NVIDIA

As vezes vai ter monitor que tem FreeSync, tem DisplayPort, mas o Refresh Rate é 75Hz, eu descartaria, mas tem gente que se contenta com esses monitores básicos e acham que os de 144Hz + FreeSync são dinheiro jogado fora.

Não gosto de usar muito a nomenclatura FreeSync Premium Pro nem G-SYNC Ultimate HDR, pois tem monitor que nem é marketeado dessa forma e oferece suporte.

Para o mercado o meu Acer XB273GX é só FreeSync Premium, mas eu consigo usar FreeSync + 240Hz (acima de 120Hz é Premium) + HDR400 ao mesmo tempo quando o jogo oferece suporte.

O pulo do gato é que existem jogos antigos de PC (da era 3DFX/Voodoo) que suportam FreeSync e tem jogos mais modernos que não suportam. Por exemplo aquele joguinho antigo do Gugu, o Pickup Express, suporta FreeSync, inclusive dá pra rodar em 4K com a ferramenta dgVoodoo.

Alguns jogos que você consegue forçar HDR (jogos da era do PS2 e PS3) pelo wrapper Special K. Então é bom ter essas ferramentas (como o ReShade) no PC pra quando precisar.

Outra coisa é que monitores VA dificilmente são validados como G-SYNC Compatible pois possuem problemas inerentes ao painel, como o Flickering (o brilho da tela parecendo uma festa rave a depender do framerate do jogo). Tem gente que não se incomoda, mas tem gente que é sensivel. Mesma coisa o Ghosting/Smearing, vai depender de situações específicas e se o usuário for sensivel ao problema ou não.



O video acima pra mim não tem nada demais, mas se você olhar nos comentários o hate está grande. Eu já usei monitores realmente zoados tanto em Smearing quanto em Flickering com FreeSync, que é o Samsung C24FG73 e desde essa frustração que comecei a revirar foruns monitores pra não errar mais na próxima escolha, visto que no Brasil tudo é difícil de comprar devido ao nosso péssimo mercado de monitores (refugo de 1º mundo) alinhado ao nosso péssimo poder de compra.

Monitores TN e IPS mesmo que não sejam validados como G-SYNC Compatible, são seguros de ter compatiblidade pois não sofrem desses problemas.

O pessoal fala que o Blur Busters é desatualizado, mas querendo ou não eles ainda são referência nisso, até porque a discussão pesada mesma está nos fóruns, mas não é qualquer um que tem tempo e paciência para ficar lendo.

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Aqui tópicos onde o pessoal do Blur Busters acrescentam muita coisa:



Inclusive coloquei aqui tópicos que falam porque jogar com framerate baixo é inferior visualmente em OLED se comparado as LCD/LED atuais, estes que também são inferiores aos CRTs que usávamos antigamente. Porque que 30fps é mais fluido jogando no DC/PS1/PS2/Xbox/GC, do que jogando no PS3/X360/PS4/XONE que também é mais fluido do que jogando no PS5 / XSS|X.

Lembrando que:

DC/PS1/PS2/Xbox/GC (ou qualquer console mais antigo e que usava sinal analógico) = CRT (vulgo TV de Tubo)
PS3/X360/PS4/XONE = LCD/LED
PS5 / XSS|X = OLED

Eu sei que dá pra usar OLED no PC também, mas tenho a certeza que elas serão usadas majoritariamente nos Consoles, ao menos por enquanto. Temos ai também a TV Samsung QN90B que tem feito boa presença também para quem tem costume de jogar. Mas acho que quando a pessoa for pesquisar um novo Monitor/TV para comprar tem que estar ciente de todos os prós e contras do tipo de tela que está comprando para evitar de ter surpresas quando chegar em casa.

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Mas por exemplo, se eu to rodando um game a 250fps mesmo sem Gsync habilitado. Ele não teria um input lag mais baixo do que com Gsync + vsync ativado capando os frames em 162fps caso o monitor for 165hz? Pq sério, a partir de 150fps/200fps eu não consigo mais ver o tearing não.
 

Juicebox

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É falam bem desse monitor, mas eu me preocupo com a garantia. Hj em dia comprar monitor com 1 ano só é foda. Eu já tive um da lg q deu problemas em 13 meses e me fodi bonito. Hj eu tento ir na Dell,Asus,MSI,Gigabyte pq já confirmei q são 3 anos de garantia. Te da uma segurança de pagar caro e saber q vc tem uma garantia bem grande!
Acabei pegando o LG pelo tempo de resposta menor. Ano que vem terminando de pagar umas paradas devo trocar.
Por enquanto vai servir bem.
 

sanchies

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Mas por exemplo, se eu to rodando um game a 250fps mesmo sem Gsync habilitado. Ele não teria um input lag mais baixo do que com Gsync + vsync ativado capando os frames em 162fps caso o monitor for 165hz? Pq sério, a partir de 150fps/200fps eu não consigo mais ver o tearing não.

Nesse caso você pode ter o Input Lag menor sim, mas não terá a mesma fluidez do que 162fps em VRR.

Vai depender do que você acha mais favorável. Se for os que exigem mouse e teclado obviamente sim. Já os que são jogáveis pelo controle e/ou volante, dificilmente você terá benefícios a partir de uns 100~120fps porque ai já fica limitado pela reação humana e ainda sim se for simulador de corrida é preferível manter uma taxa fixa (ex: 90fps) do que algo variando (ex: 80fps~140fps).


Aqui nesse video mesmo estou jogando em 1440p 40fps
(overlay do afterburner está desligado) pelo controle:



Não é fluído como 60fps mas é jogável. Nem deveria jogar simulador no controle, mas é o que tenho no momento, ainda sim tenho Input Lag menor do que quem joga com 100fps em 60Hz sem VRR, eu sei que não faz sentido mas é assim que funciona. Enquanto num jogo leve como Team Fortress 2 dá pra jogar de boa em 4K mantendo uma média de 90 a 120fps e boa responsividade do mouse+teclado.

Aqui é alguém jogando em 4K 60fps
(embora aqui seja no volante):



Existem diversos fatores que afetam o Input Lag e fluidez no PC, inclusive o periférico que você usa. A questão é que o VRR te dá a liberdade de escolher o framerate que você quer jogar, desde que esteja dentro da faixa de funcionamento do monitor. Claro que quanto maior o framerate menos esse assunto faz diferença, mas sabemos que os jogos possuem pesos diferentes.
 

wtsds

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Nesse caso você pode ter o Input Lag menor sim, mas não terá a mesma fluidez do que 162fps em VRR.

Vai depender do que você acha mais favorável. Se for os que exigem mouse e teclado obviamente sim. Já os que são jogáveis pelo controle e/ou volante, dificilmente você terá benefícios a partir de uns 100~120fps porque ai já fica limitado pela reação humana e ainda sim se for simulador de corrida é preferível manter uma taxa fixa (ex: 90fps) do que algo variando (ex: 80fps~140fps).


Aqui nesse video mesmo estou jogando em 1440p 40fps
(overlay do afterburner está desligado) pelo controle:



Não é fluído como 60fps mas é jogável. Nem deveria jogar simulador no controle, mas é o que tenho no momento, ainda sim tenho Input Lag menor do que quem joga com 100fps em 60Hz sem VRR, eu sei que não faz sentido mas é assim que funciona. Enquanto num jogo leve como Team Fortress 2 dá pra jogar de boa em 4K mantendo uma média de 90 a 120fps e boa responsividade do mouse+teclado.

Aqui é alguém jogando em 4K 60fps
(embora aqui seja no volante):



Existem diversos fatores que afetam o Input Lag e fluidez no PC, inclusive o periférico que você usa. A questão é que o VRR te dá a liberdade de escolher o framerate que você quer jogar, desde que esteja dentro da faixa de funcionamento do monitor. Claro que quanto maior o framerate menos esse assunto faz diferença, mas sabemos que os jogos possuem pesos diferentes.


É vou fazer um teste com o VRR on vs ele off se eu consigo melhorar. Eu senti melhora no f1 22 com o fps travado em 250. Eu consigo 250fps em 95% do tempo com a RTX 3080 + 12700KF a 5.1ghz. E quedas pra 235fps em poucos momentos q não afetam em nada minha game play.

Como estou ainda no Asus de 144hz q o VRR aqui não fica legal, agora quando chegar meu novo da dell vou poder testar melhor isso.
 

sanchies

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É vou fazer um teste com o VRR on vs ele off se eu consigo melhorar. Eu senti melhora no f1 22 com o fps travado em 250. Eu consigo 250fps em 95% do tempo com a RTX 3080 + 12700KF a 5.1ghz. E quedas pra 235fps em poucos momentos q não afetam em nada minha game play.

Como estou ainda no Asus de 144hz q o VRR aqui não fica legal, agora quando chegar meu novo da dell vou poder testar melhor isso.

De duas uma ou configura o jogo pra usar 141fps em 144Hz, ou você desliga o VRR e deixa o jogo rodando no máximo de framerate que você conseguir. Lembrando que o VRR só funciona bem se tiver configurado com o Refresh Rate acima de 120Hz, caso contrário ele mais atrapalha do que ajuda.
 

Mafuusu

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Monitor que tem FreeSync e tem DisplayPort ? = Tem compatibilidade total com NVIDIA desde que seja pelo menos uma GTX 1050 ou mais recente.

G-SYNC Compatible = FreeSync Premium (LFC via Software), com ou sem HDR.
G-SYNC Ultimate = G-SYNC com chip (LFC via Hardware), com ou sem HDR, com ou sem NVIDIA Reflex.

As vezes vai ter monitor que tem FreeSync, mas não tem DisplayPort, esse pode descartar caso sua placa seja NVIDIA.

As vezes vai ter monitor que tem FreeSync, tem DisplayPort, mas o FreeSync só pega via HDMI, também pode descartar se sua placa for NVIDIA

As vezes vai ter monitor que tem FreeSync, tem DisplayPort, mas o Refresh Rate é 75Hz, eu descartaria, mas tem gente que se contenta com esses monitores básicos e acham que os de 144Hz + FreeSync são dinheiro jogado fora.

Não gosto de usar muito a nomenclatura FreeSync Premium Pro nem G-SYNC Ultimate HDR, pois tem monitor que nem é marketeado dessa forma e oferece suporte.

Para o mercado o meu Acer XB273GX é só FreeSync Premium, mas eu consigo usar FreeSync + 240Hz (acima de 120Hz é Premium) + HDR400 ao mesmo tempo quando o jogo oferece suporte.

O pulo do gato é que existem jogos antigos de PC (da era 3DFX/Voodoo) que suportam FreeSync e tem jogos mais modernos que não suportam. Por exemplo aquele joguinho antigo do Gugu, o Pickup Express, suporta FreeSync, inclusive dá pra rodar em 4K com a ferramenta dgVoodoo.

Alguns jogos que você consegue forçar HDR (jogos da era do PS2 e PS3) pelo wrapper Special K. Então é bom ter essas ferramentas (como o ReShade) no PC pra quando precisar.

Outra coisa é que monitores VA dificilmente são validados como G-SYNC Compatible pois possuem problemas inerentes ao painel, como o Flickering (o brilho da tela parecendo uma festa rave a depender do framerate do jogo). Tem gente que não se incomoda, mas tem gente que é sensivel. Mesma coisa o Ghosting/Smearing, vai depender de situações específicas e se o usuário for sensivel ao problema ou não.



O video acima pra mim não tem nada demais, mas se você olhar nos comentários o hate está grande. Eu já usei monitores realmente zoados tanto em Smearing quanto em Flickering com FreeSync, que é o Samsung C24FG73 e desde essa frustração que comecei a revirar foruns monitores pra não errar mais na próxima escolha, visto que no Brasil tudo é difícil de comprar devido ao nosso péssimo mercado de monitores (refugo de 1º mundo) alinhado ao nosso péssimo poder de compra.

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O pessoal fala que o Blur Busters é desatualizado, mas querendo ou não eles ainda são referência nisso, até porque a discussão pesada mesma está nos fóruns, mas não é qualquer um que tem tempo e paciência para ficar lendo.

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Aqui tópicos onde o pessoal do Blur Busters acrescentam muita coisa:



Inclusive coloquei aqui tópicos que falam porque jogar com framerate baixo é inferior visualmente em OLED se comparado as LCD/LED atuais, estes que também são inferiores aos CRTs que usávamos antigamente. Porque que 30fps é mais fluido jogando no DC/PS1/PS2/Xbox/GC, do que jogando no PS3/X360/PS4/XONE que também é mais fluido do que jogando no PS5 / XSS|X.

Lembrando que:

DC/PS1/PS2/Xbox/GC (ou qualquer console mais antigo e que usava sinal analógico) = CRT (vulgo TV de Tubo)
PS3/X360/PS4/XONE = LCD/LED
PS5 / XSS|X = OLED

Eu sei que dá pra usar OLED no PC também, mas tenho a certeza que elas serão usadas majoritariamente nos Consoles, ao menos por enquanto. Temos ai também a TV Samsung QN90B que tem feito boa presença também para quem tem costume de jogar. Mas acho que quando a pessoa for pesquisar um novo Monitor/TV para comprar tem que estar ciente de todos os prós e contras do tipo de tela que está comprando para evitar de ter surpresas quando chegar em casa.

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c***lh0, que banho de aula, excelente, muito obrigado mesmo pelo tempo dedicado nessa explicação.

Ficou muito claro, no meu caso estão é freesync premium.

Vejam só o bixano, chegou hoje hehehe.

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sanchies

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c***lho, que banho de aula, excelente, muito obrigado mesmo pelo tempo dedicado nessa explicação.

Ficou muito claro, no meu caso estão é freesync premium.

Vejam só o bixano, chegou hoje hehehe.

No seu caso como tem HDR, é Premium Pro.

Range do VRR de 50~165Hz. Mas abaixo de 50fps a tua placa que deverá ser conectada via DisplayPort, fará o LFC, e portanto vai garantir que o FreeSync funcione até 20fps. Então ficaria 20~165fps o seu intervalo de uso total, mas para tirar total proveito disso, todos os seus jogos devem ser configurados para 165Hz, independente da taxa de framerate que você for jogar. Já o HDR vai funcionar normalmente nos jogos que tiverem suporte.

Então você tem ai:

-FreeSync (VRR)
-165Hz (que te dará acesso ao LFC do VRR)
-HDR

Além de ser 1440p obviamente, ainda poderá usar DSR ou DLDSR para tirar ainda mais proveito da placa de video sem perder no Input Lag.
 

Mafuusu

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No seu caso como tem HDR, é Premium Pro.

Range do VRR de 50~165Hz. Mas abaixo de 50fps a tua placa que deverá ser conectada via DisplayPort, fará o LFC, e portanto vai garantir que o FreeSync funcione até 20fps. Então ficaria 20~165fps o seu intervalo de uso total, mas para tirar total proveito disso, todos os seus jogos devem ser configurados para 165Hz, independente da taxa de framerate que você for jogar. Já o HDR vai funcionar normalmente nos jogos que tiverem suporte.

Então você tem ai:

-FreeSync (VRR)
-165Hz (que te dará acesso ao LFC do VRR)
-HDR

Além de ser 1440p obviamente, ainda poderá usar DSR ou DLDSR para tirar ainda mais proveito da placa de video sem perder no Input Lag.

Valeu @sanchies pela ajuda, ultimas duvidas.

- Eu vi que no menu dele tem um negocio que chama ELMB SYNC , está off por padrão, vi que é algo relacionado a filtro azul com motion blur, falam para ligar só em games e olhe lá, recomenda?

- No meu antigo monitor que era 144hz freesync normal, eu sempre travava os games em 141FPS pois falavam que se chegava em 144-145hz acontecia flickering, por isso recomendavam que sempre lockasse os FPS em 141, nesse novo monitor agora que é 165hz, mesma coisa ou posso deixar em 165hz mesmo o limite?
 
Ultima Edição:

sanchies

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Valeu @sanchies pela ajuda, ultimas duvidas.

- Eu vi que no menu dele tem um negocio que chama ELMB SYNC , está off por padrão, vi que é algo relacionado a filtro azul com motion blur, falam para ligar só em games e olhe lá, recomenda?

- No meu antigo monitor que era 144hz freesync normal, eu sempre travava os games em 141FPS pois falavam que se chegava em 144-145hz acontecia flickering, por isso recomendavam que sempre lockasse os FPS em 141, nesse novo monitor agora que é 165hz, mesma coisa ou posso deixar em 165hz mesmo o limite?


-ELMB Sync é pra usar BFI (https://www.testufo.com/blackframes) junto com o FreeSync. Esse lance de filtro azul é outra coisa que serve para evitar a fadiga ocular quando se usa uma tela por muito tempo, geralmente vem descrito como "modo leitura".



-Flicker pode ocorrer pois o monitor fica entrando e saindo do "Modo FreeSync" (ex: quando o framerate passa de 165fps, ele sai do FreeSync, quando ele cai pra 160fps ele volta para o FreeSync) mas não é sempre, tem tela que você só vai perceber que saiu do "Modo FreeSync" quando você notar tearing ou quando o jogo começar dar mais stutterings do que de costume.
 

wtsds

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c***lho, que banho de aula, excelente, muito obrigado mesmo pelo tempo dedicado nessa explicação.

Ficou muito claro, no meu caso estão é freesync premium.

Vejam só o bixano, chegou hoje hehehe.


caramba Mafuusu, parabens pelo monitor. Deve ser top! E de pensar q a Asus cobra mais caro nele do q em uma Oled de 55p. Só por causa dos 175hz? Não acho q seja tão caro essa frequência. Se esse monitor fosse 4k, eu teria pego.
 

Mafuusu

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-ELMB Sync é pra usar BFI (https://www.testufo.com/blackframes) junto com o FreeSync. Esse lance de filtro azul é outra coisa que serve para evitar a fadiga ocular quando se usa uma tela por muito tempo, geralmente vem descrito como "modo leitura".



-Flicker pode ocorrer pois o monitor fica entrando e saindo do "Modo FreeSync" (ex: quando o framerate passa de 165fps, ele sai do FreeSync, quando ele cai pra 160fps ele volta para o FreeSync) mas não é sempre, tem tela que você só vai perceber que saiu do "Modo FreeSync" quando você notar tearing ou quando o jogo começar dar mais stutterings do que de costume.

Show, obrigado!!

caramba Mafuusu, parabens pelo monitor. Deve ser top! E de pensar q a Asus cobra mais caro nele do q em uma Oled de 55p. Só por causa dos 175hz? Não acho q seja tão caro essa frequência. Se esse monitor fosse 4k, eu teria pego.
Valeu mano, bonitão né? Um bom sucessor do meu antigo XG32VQ, mas te digo, ele não vale 6K que estão cobrando, nem ferrando, devia valer no MAX uns 4,5-5k

Eu só peguei ele por causa da oportunidade que tive, a ASUS me pagando 4,2k, o CUPOM que me deu mais uns 400 conto na KABUM, eu tirei uns 1.500 só do bolso, ai compensou o upgrade.

A questão de cores é surreal a diferença do IPS para o VA, é muito mais "colorido" vamos dizer assim, as cores mais vivas, tipo celular SAMSUNG sabe? KKKKK

O tamanho excelente, eu tinha o 32 curvo antes e esse é 32 flat, ainda to acostumando de novo e realmente curto os dois, flat e curvo. Em relação aos 165hz eu acho mais que o suficiente, eu já achava 144hz excelente, esse é 165hz padrão, se vc quiser vc entra no menu e habilita o overclock dele, ai ele pode ir para 170 ou 175hz vc escolhe, deixei off, to usando em 165hz mesmo... eu nem tenho GPU para rodar em 150hz alguns games imagina 166-175hz... só se eu tivesse uma 4090 KKKK

Agora imagina se fosse 4k, seria lindo, inclusive tem um irmão dele que é 4k, mas só vende lá fora, é um modelo com U se não me engano, PG32UQR, nem vende aqui, se vendesse seria fácil uns 8-10k.

Únicos defeitos até o momento....

1 - Acho que por ser IPS ele tem uma backlight bem forte sabe, mesmo com uma tela toda preta, voce enxerga que os pixels estão iluminados por trás, como se fosse uma luz fazendo o preto, coisa que no VA não acontecia, ele ficava mais preto mesmo, com aparencia de desligado, mas isso não faz muita dif para mim não.

2 - Fiz o teste de DEAD PIXEL e normal, tudo perfeito, porem fiz o teste de STUCK PIXEL e tem um :ksnif. Um unico stuck pixel na cor verde, só é possível ver ele em uma tela totalmente PRETA, é bem imperceptivel de tão pequeno. Andei olhando na internet e muita gente falar que stuck pixel costuma ser resolvido colocando uma leve pressão com o dedo ou usando aquele software online que fica piscando os pixels em uma região e promete em até 10min tirar o stuck pixel... deixei por 1 hora e nada, apertei de leve com o dedo e nada.

Sinceramente não sei, acham que vale eu retornar o produto por conta de 1 stuck pixel que eu mal vejo? Posso devolver por arrependimento na Kabum, ou acionar o RMA ASUS ou ignorar, mas a demora que vai ser, os dias que vou ficar sem monitor de novo a novela que será só por causa de um STUCK pixel eu não sei se vale...

E a chance depois de chegar um novo com 1 ou MAIS stuck pixel? Pode acontecer né hehe.

Tá com zoom a foto, por isso parece maior, mas é muito pequeno kkk, é até dificil achar ele, só em tela preta mesmo.

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Falkner

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Valeu mano, bonitão né? Um bom sucessor do meu antigo XG32VQ, mas te digo, ele não vale 6K que estão cobrando, nem ferrando, devia valer no MAX uns 4,5-5k

Eu só peguei ele por causa da oportunidade que tive, a ASUS me pagando 4,2k, o CUPOM que me deu mais uns 400 conto na KABUM, eu tirei uns 1.500 só do bolso, ai compensou o upgrade.

A questão de cores é surreal a diferença do IPS para o VA, é muito mais "colorido" vamos dizer assim, as cores mais vivas, tipo celular SAMSUNG sabe? KKKKK

O tamanho excelente, eu tinha o 32 curvo antes e esse é 32 flat, ainda to acostumando de novo e realmente curto os dois, flat e curvo. Em relação aos 165hz eu acho mais que o suficiente, eu já achava 144hz excelente, esse é 165hz padrão, se vc quiser vc entra no menu e habilita o overclock dele, ai ele pode ir para 170 ou 175hz vc escolhe, deixei off, to usando em 165hz mesmo... eu nem tenho GPU para rodar em 150hz alguns games imagina 166-175hz... só se eu tivesse uma 4090 KKKK

Agora imagina se fosse 4k, seria lindo, inclusive tem um irmão dele que é 4k, mas só vende lá fora, é um modelo com U se não me engano, PG32UQR, nem vende aqui, se vendesse seria fácil uns 8-10k.

Únicos defeitos até o momento....

1 - Acho que por ser IPS ele tem uma backlight bem forte sabe, mesmo com uma tela toda preta, voce enxerga que os pixels estão iluminados por trás, como se fosse uma luz fazendo o preto, coisa que no VA não acontecia, ele ficava mais preto mesmo, com aparencia de desligado, mas isso não faz muita dif para mim não.

2 - Fiz o teste de DEAD PIXEL e normal, tudo perfeito, porem fiz o teste de STUCK PIXEL e tem um :ksnif. Um unico stuck pixel na cor verde, só é possível ver ele em uma tela totalmente PRETA, é bem imperceptivel de tão pequeno. Andei olhando na internet e muita gente falar que stuck pixel costuma ser resolvido colocando uma leve pressão com o dedo ou usando aquele software online que fica piscando os pixels em uma região e promete em até 10min tirar o stuck pixel... deixei por 1 hora e nada, apertei de leve com o dedo e nada.

Sinceramente não sei, acham que vale eu retornar o produto por conta de 1 stuck pixel que eu mal vejo? Posso devolver por arrependimento na Kabum, ou acionar o RMA ASUS ou ignorar, mas a demora que vai ser, os dias que vou ficar sem monitor de novo a novela que será só por causa de um STUCK pixel eu não sei se vale...

E a chance depois de chegar um novo com 1 ou MAIS stuck pixel? Pode acontecer né hehe.

Tá com zoom a foto, por isso parece maior, mas é muito pequeno kkk, é até dificil achar ele, só em tela preta mesmo.

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6k num monitor pra ele vir assim eu trocava na hora
já tive um com stuck pixel verde próximo do meio da tela e era infernal
toda hora eu batia o olho ali, me incomodava demais
 

Nicko

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O tamanho excelente, eu tinha o 32 curvo antes e esse é 32 flat, ainda to acostumando de novo e realmente curto os dois, flat e curvo. Em relação aos 165hz eu acho mais que o suficiente, eu já achava 144hz excelente, esse é 165hz padrão, se vc quiser vc entra no menu e habilita o overclock dele, ai ele pode ir para 170 ou 175hz vc escolhe, deixei off, to usando em 165hz mesmo... eu nem tenho GPU para rodar em 150hz alguns games imagina 166-175hz... só se eu tivesse uma 4090 KKKK

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1 - Acho que por ser IPS ele tem uma backlight bem forte sabe, mesmo com uma tela toda preta, voce enxerga que os pixels estão iluminados por trás, como se fosse uma luz fazendo o preto, coisa que no VA não acontecia, ele ficava mais preto mesmo, com aparencia de desligado, mas isso não faz muita dif para mim não.

2 - Fiz o teste de DEAD PIXEL e normal, tudo perfeito, porem fiz o teste de STUCK PIXEL e tem um :ksnif. Um unico stuck pixel na cor verde, só é possível ver ele em uma tela totalmente PRETA, é bem imperceptivel de tão pequeno. Andei olhando na internet e muita gente falar que stuck pixel costuma ser resolvido colocando uma leve pressão com o dedo ou usando aquele software online que fica piscando os pixels em uma região e promete em até 10min tirar o stuck pixel... deixei por 1 hora e nada, apertei de leve com o dedo e nada.

Sinceramente não sei, acham que vale eu retornar o produto por conta de 1 stuck pixel que eu mal vejo? Posso devolver por arrependimento na Kabum, ou acionar o RMA ASUS ou ignorar, mas a demora que vai ser, os dias que vou ficar sem monitor de novo a novela que será só por causa de um STUCK pixel eu não sei se vale...

E a chance depois de chegar um novo com 1 ou MAIS stuck pixel? Pode acontecer né hehe.

Tá com zoom a foto, por isso parece maior, mas é muito pequeno kkk, é até dificil achar ele, só em tela preta mesmo.

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Eu trocaria tb, aliás já troquei monitor assim
 

Mafuusu

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6k num monitor pra ele vir assim eu trocava na hora
já tive um com stuck pixel verde próximo do meio da tela e era infernal
toda hora eu batia o olho ali, me incomodava demais
Eu trocaria tb, aliás já troquei monitor assim

Qual seria o procedimento correto, devolver dentro dos 7 dias para a Kabum e esperar uma eternidade o dinheiro de volta ou acionar o RMA da ASUS e esperar virem coletar, analisar e tudo aquilo de novo?

c***lh0... que novela

EDIT: Achei algumas reclamações de dead pixel e stuck pixel em monitores ASUS no reclame aqui e na maioria dos casos eles não trocam, eles alegam que precisa ter de 3 a 5 pixels com problema pois ai iria realmente impactar a experiencia visual. Fui na pagina do meu monitor e está lá o texto.

1668003366784.png

Ou seja, a ASUS não iria aceitar o RMA por conta desse simples stuck pixel verde, o unico caminho que eu tenho é devolver o produto dentro dos 7 dias por arrependimento na Kabum e comprar um novo quando devolvessem a grana.

Sei que esses 7 dias, tem uma regra que não posso mostrar sinais de uso e etc, se não eles podem rejeitar, e no meu caso já usei, já rasguei a embalagem até KKKKK

Provavel que vou ficar com esse pequeno stuck pixel e depois tento tirar ele usando os metodos da web.
 
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Em tese vc pode devolver sim dentro dos 7 dias, mesmo tendo utilizado e rasgado a caixa. Eles vão chiar mas vc tá no seu direito de devolver se quiser. Preferencialmente deixe do jeito mais próximo que veio possível.
A maioria dos produtos open box deles são com avarias na embalagem justamente de casos como o seu.
 

Mafuusu

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Em tese vc pode devolver sim dentro dos 7 dias, mesmo tendo utilizado e rasgado a caixa. Eles vão chiar mas vc tá no seu direito de devolver se quiser. Preferencialmente deixe do jeito mais próximo que veio possível.
A maioria dos produtos open box deles são com avarias na embalagem justamente de casos como o seu.

Entendido, devolver para a Kabum dentro dos 7 dias contando a partir de ontem, vou esperar décadas até virem retirar e depois SÉCULOS até me devolverem a grana e só depois eu poderia comprar o monitor novamente, sem contar o tempo que vou ficar sem máquina novamente, já fiquei uns 20 dias aguardando o RMA do anterior.

E mesmo assim, nada me garante que a próxima unidade não venha com stuck ou dead pixels pior do que esse.

Sinceramente estou pensando se vou entrar nessa novela ou não, como eu disse, é um único stuck pixel verde no canto esquerdo da tela, é imperceptível usando o monitor, games, navegando e etc, voce só consegue ver ele em uma tela totalmente PRETA, então to bem propicio a conviver com ele, visto que não me incomoda.
 

Nicko

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Entendido, devolver para a Kabum dentro dos 7 dias contando a partir de ontem, vou esperar décadas até virem retirar e depois SÉCULOS até me devolverem a grana e só depois eu poderia comprar o monitor novamente, sem contar o tempo que vou ficar sem máquina novamente, já fiquei uns 20 dias aguardando o RMA do anterior.

E mesmo assim, nada me garante que a próxima unidade não venha com stuck ou dead pixels pior do que esse.

Sinceramente estou pensando se vou entrar nessa novela ou não, como eu disse, é um único stuck pixel verde no canto esquerdo da tela, é imperceptível usando o monitor, games, navegando e etc, voce só consegue ver ele em uma tela totalmente PRETA, então to bem propicio a conviver com ele, visto que não me incomoda.

No meu caso era um All in One...devolvi o pc todo, mas foi uma novela mesmo, uns 3 meses tudo.
 

RoLukeSky

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Eu estou usando uma tv como quebra galho, porém a imagem exibida na tela fica para "fora da tv".

Daí eu preciso fazer o ajuste fino no controlador da Nvidia para ficar certinho.

1668022445878.png



Porém a imagem fica bem ruim.

Tem alguma solução para isso?
 

sanchies

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Eu estou usando uma tv como quebra galho, porém a imagem exibida na tela fica para "fora da tv".

Daí eu preciso fazer o ajuste fino no controlador da Nvidia para ficar certinho.

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Porém a imagem fica bem ruim.

Tem alguma solução para isso?

Isso é o Overscan. As TVs modernas costumam ter opção para remover e arrumar a imagem na tela. As TVs da Samsung por exemplo costumam ter modo "PC".
 

Cloudst69

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Eu estou usando uma tv como quebra galho, porém a imagem exibida na tela fica para "fora da tv".

Daí eu preciso fazer o ajuste fino no controlador da Nvidia para ficar certinho.

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Porém a imagem fica bem ruim.

Tem alguma solução para isso?

Dá uma olhada se dá pra fazer esse ajuste pela TV, antigamente eu usava uma 32" de monitor e acontecia algo similar. Eu ajustava pela TV mesmo e ficava bem decente. Como comentaram, as vezes só de renomear a entrada pra PC ou Computador resolve, dependendo da TV.
 

wtsds

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@Mafuusu. É tenso devolver pq vc ficará muito tempo sem monitor de novo. Eu acho q achei um stuck pixel, mas ele sumiu ou não acho ele mais. Era de cor verde tb. Sei la, se ele ta ali não vejo jogando, não fico procurando pelo em ovo também! haha! Tudo depende da experiência da pessoa com o monitor!

E nada garante q outro venha sem nada ou até pior! Todo monitor LCD tem esse risco.
 

T1mp4s

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Instalei o ultimo driver da nvidia e veio o pesadelo, a tv não queria mais setar 4k 144hz, quando eu setava 4k 120hz, ela aceitava, mas quando colocava 144hz, o pc todo travava e só desligando com o botão segurado......
Pra quem tinha zica com driver da amd, agora foi a vez de eu ter problema com a nvidia....
Tentei de tudo e só ia piorando, chegou num ponto que não dava mais pra colocar em 4k, só 1400p e rodando a 60hz!!!!!
O VRR parou de funcionar, o freesync não aparecia mais no menu ao lado de VRR naquela opção de "info" na tv.
Desinstalei o driver e fiz instalação limpa, nada, instalei o driver antigo e o problema continuou, resolvi tirar de uma hdmi da tv e colocar em outra, então para a minha surpresa, só tinha bugado a hdmi 4, a 3 estava de boas.
Resolvi retornando a tv no modo fabrica e configurei tudo de novo (coloquei exatamente as mesmas opções e não deu o mesmo problema), então voltou ao normal, mas o driver da nvidia gerou algum bug maluco......
Só que freesync não aparece mais escrito, mesmo no driver dizendo que esta ativo na TV e reconhece que ela é compativel com freesync (eu liguei só ela sem os outros monitores conectados e mostrou que ela tem a opção de freesync no driver), eu testei em jogo girando a camera e não deu tearing, então sei lá, eu acho que esta ativo, mesmo não aparecendo no menu. O VRR aparece normal.
Mas deixo o relato, caso alguém passe pelo mesmo problema.
Eu quis atualizar, pq o driver da nvidia tem opções de vulkan agora, eu deixei na ultima versão, pq o problema foi resolvido.
 
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Mafuusu

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@Mafuusu. É tenso devolver pq vc ficará muito tempo sem monitor de novo. Eu acho q achei um stuck pixel, mas ele sumiu ou não acho ele mais. Era de cor verde tb. Sei la, se ele ta ali não vejo jogando, não fico procurando pelo em ovo também! haha! Tudo depende da experiência da pessoa com o monitor!

E nada garante q outro venha sem nada ou até pior! Todo monitor LCD tem esse risco.
Justamente mano, se eu não tivesse ido atrás nem ia ver ele, é um SUB PIXEL, menor que um pixel ainda, é quase imperceptível, acredito que vou deixar ele ali mesmo, me atrapalha em nada, não vale a pena a dor de cabeça e a novela que vou enfrentar hehe.

Isso sem contar que não tenho garantia nenhuma que o novo não venha igual ou até PIOR... não é um risco que vale a pena correr sinceramente.

Valeu pela opinião man <3
 

T1mp4s

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Me disseram que VRR e Freesync são praticamente a mesma coisa.
Aparece pra mim no menu que o VRR esta ativo. (talvez a palavra freesync só apareça quando a placa é amd? eu tenho a rx6600M, talvez eu tenha confudido e achei que quando apareceu freesync escrito, era na placa da nvidia, mas devia ser nesta amd)
Testei no RE3 remake, abri o jogo numa sala que tinha uma mesa com pernas finas, mirei e fiquei balançando para os lados, o tearing comendo solto com varios "rasgos" na perna da mesa, mas ai lembrei que o range da QN90B é de 48 a 144 para o freesync funcionar, o jogo no ultra batendo 170fps, então marquei o limite pelo jogo mesmo de 120hz (não tem a opção de 144 no jogo)
Mirei de novo nas pernas da mesa e fiz o mesmo processo, zero tearing, então esta tudo ok aqui.
 
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