O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico Oficial de Monitores [OP Atualizado em 2022]

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Monitor 4k com alto refresh é coisa de nicho, do nicho. É até sem propósito querer isso hoje, pois praticamente inexiste hardware capaz de manter FPS muito acima dos 60.

Daqui a uns 3 anos vocês verão a situação melhorar muito nesse sentido, pois mais pessoas terão acesso a máquinas capazes de rodar a 4k com muito FPS. Sem falar na tecnologia mais amadurecida.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Tenho um acer predator 27, ele é 4k 120hz (tem over até 144hz mas perde qualidade de cor, deixo em 120hz mesmo).
É fenomenal, melhor monitor que já tive.
pena que custa uma 3070.

Rich_Boy

alguma recomendacao de monitor de 27 ou 32'' que seja 4k e suporte a pelo menos 120hz?

pensando ir logo pesquisando antes de entrar na next gen

No Brasil o mais próximo disso sem vender um rim é ter uma TV OLED da LG, mas ai o tamanho mínimo é 48".


Monitor 4k com alto refresh é coisa de nicho, do nicho. É até sem propósito querer isso hoje, pois praticamente inexiste hardware capaz de manter FPS muito acima dos 60.

Daqui a uns 3 anos vocês verão a situação melhorar muito nesse sentido, pois mais pessoas terão acesso a máquinas capazes de rodar a 4k com muito FPS. Sem falar na tecnologia mais amadurecida.

Alto Refresh Rate também ajuda na fluidez do VRR nos jogos que rodam dentro do range.

---

E também, alguém viu esse artigo:


194713

Algo que só corrobora o que falo sempre nos fóruns. Qualquer monitor com VRR com Alto Refresh Rate, possui o range mínimo de 20Hz devido ao algorítmo do LFC presente nos drivers da placa de vídeo, tanto AMD, quanto NVIDIA, mesmo que o range físico informado pelo fabricante comece por 40 ou 48Hz.

Meus monitores são atualmente de [48~144 Hz] e [48~240 Hz], mas chegam até 20 Hz devido ao LFC, ficando portanto em [20~144 Hz] e [20~240 Hz]
 

met-reload

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.152
Reações
4.018
Pontos
1.059
Pessoal que manja, monitor para jogos e edição de vídeo/imagem (ocasionais), agradeço indicações:

Monitor Gamer LG LED 25´ Full HD, IPS, HDMI, 1ms - 25UM58-G
R$ 888,78

Monitor Gamer AOC Sniper 27G2HE5 27” LED IPS - Widescreen Full HD HDMI VGA 75Hz 1ms
R$ 1.049,00

Monitor Gamer AOC Speed 24G2HE5 23,8” LED IPS - Widescreen Full HD HDMI VGA 75Hz 1ms
R$ 929,90
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Uma questão muito recorrente nos fóruns sobre a diferença entre os melhores monitores G-SYNC nativo em relação aos melhores FreeSync (G-SYNC Compatible) são:

-Overdrive variável

Ao invés de você precisar trocar o modo de overdrive do monitor, ele faz sozinho pra você de acordo com o framerate que o jogo está rodando no momento.

-Cobrir o range total do VRR do monitor.

De 1Hz até o Refresh Rate Máximo, enquanto que os FreeSync começam a partir de 20Hz.

Exemplo:

ASUS PG279QM ---> Range [1...240] ---> G-SYNC
ASUS VG279QM ---> Range [48...240] + LFC ---> [20...240] ---> FreeSync (ou G-SYNC Compatible)

Só que a versão FreeSync é mais dependente do Refresh Rate máximo do que a versão G-SYNC.

Se você configurar ambos para 60Hz acontecerá o seguinte:

ASUS PG279QM ---> Range [1...60]
ASUS VG279QM ---> Range [48...60]

Com o Scaler, o LFC sempre irá funcionar independente de como você configura o jogo. Enquanto que na versão FreeSync, você perde o LFC, pois a diferença entre o refresh rate mínimo 48 e o máximo 60, impossibilita o funcionamento do algorítmo do LFC de multiplicação de quadros. Mas se configurar ambos para 240Hz (para ter LFC o refresh rate máximo precisa ser ao menos 2x o refresh rate mínimo), a diferença será nula.

Para as fabricantes de telas, é mais vantajoso ir pela via do FreeSync, enquanto elas usam esse conhecimento para implantar o suporte também nas TVs, a exemplo da Samsung com as TVs QLED e Monitores Odyssey. Atualmente tem saído tanto monitor de boa qualidade que é difícil não recomendar algo.


-Atualmente eles estão tentando colocar o NVIDIA Reflex (Scaler) como diferencial


Só não menciono a questão da qualidade de imagem e HDR, porque nos monitores FreeSync mais caros, isso já é presente.


Pessoal que manja, monitor para jogos e edição de vídeo/imagem (ocasionais), agradeço indicações:

Monitor Gamer LG LED 25´ Full HD, IPS, HDMI, 1ms - 25UM58-G
R$ 888,78

Monitor Gamer AOC Sniper 27G2HE5 27” LED IPS - Widescreen Full HD HDMI VGA 75Hz 1ms
R$ 1.049,00

Monitor Gamer AOC Speed 24G2HE5 23,8” LED IPS - Widescreen Full HD HDMI VGA 75Hz 1ms
R$ 929,90

Pra trabalhar eu iria no Ultrawide, para jogar eu ficaria no Wide.

Mas isso porque sei como é a compatibilidade de jogos com essa resolução. Se tivesse a certeza de que todos os jogos daqui pra frente vão vir com suporte ultrawide, eu teria um sem problemas. Mas tem jogo que até tem limitador de FOV, pois sabem que o Ultrawide leva vantagem em campo de visão.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.874
Reações
3.943
Pontos
1.544
Uma questão muito recorrente nos fóruns sobre a diferença entre os melhores monitores G-SYNC nativo em relação aos melhores FreeSync (G-SYNC Compatible) são:

-Overdrive variável

Ao invés de você precisar trocar o modo de overdrive do monitor, ele faz sozinho pra você de acordo com o framerate que o jogo está rodando no momento.

-Cobrir o range total do VRR do monitor.

De 1Hz até o Refresh Rate Máximo, enquanto que os FreeSync começam a partir de 20Hz.

Exemplo:

ASUS PG279QM ---> Range [1...240] ---> G-SYNC
ASUS VG279QM ---> Range [48...240] + LFC ---> [20...240] ---> FreeSync (ou G-SYNC Compatible)

Só que a versão FreeSync é mais dependente do Refresh Rate máximo do que a versão G-SYNC.

Se você configurar ambos para 60Hz acontecerá o seguinte:

ASUS PG279QM ---> Range [1...60]
ASUS VG279QM ---> Range [48...60]

Com o Scaler, o LFC sempre irá funcionar independente de como você configura o jogo. Enquanto que na versão FreeSync, você perde o LFC, pois a diferença entre o refresh rate mínimo 48 e o máximo 60, impossibilita o funcionamento do algorítmo do LFC de multiplicação de quadros. Mas se configurar ambos para 240Hz (para ter LFC o refresh rate máximo precisa ser ao menos 2x o refresh rate mínimo), a diferença será nula.

Para as fabricantes de telas, é mais vantajoso ir pela via do FreeSync, enquanto elas usam esse conhecimento para implantar o suporte também nas TVs, a exemplo da Samsung com as TVs QLED e Monitores Odyssey. Atualmente tem saído tanto monitor de boa qualidade que é difícil não recomendar algo.


-Atualmente eles estão tentando colocar o NVIDIA Reflex (Scaler) como diferencial


Só não menciono a questão da qualidade de imagem e HDR, porque nos monitores FreeSync mais caros, isso já é presente.




Pra trabalhar eu iria no Ultrawide, para jogar eu ficaria no Wide.

Concordo com sua sugestão e é o que eu sigo atualmente.
 


marcoshenrique

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.375
Reações
2.844
Pontos
694
Pessoal que manja, monitor para jogos e edição de vídeo/imagem (ocasionais), agradeço indicações:

Monitor Gamer LG LED 25´ Full HD, IPS, HDMI, 1ms - 25UM58-G
R$ 888,78

Monitor Gamer AOC Sniper 27G2HE5 27” LED IPS - Widescreen Full HD HDMI VGA 75Hz 1ms
R$ 1.049,00

Monitor Gamer AOC Speed 24G2HE5 23,8” LED IPS - Widescreen Full HD HDMI VGA 75Hz 1ms
R$ 929,90
Eu tenho esse ultrawide da LG, é um baita monitor, imagem excelente e a tela mais larga tá me ajudando muito no home office. Tenho um outro monitor da LG de 20 polegadas com painel TN e a imagem nem se compara, principalmente no brilho. O software da LG para dividir a tela é muito bacana e você também consegue calibrar a imagem por ele. Um ponto que pode incomodar alguns é a altura, que é equivalente a um monitor de 20. No meu caso encaixou perfeitamente porque uso um daqueles suportes articulados e o monitor fica bem próximo. O modo de 1 ms é meio fake, quando ativa ele gera um blur estranho, mas eu acho o tempo de resposta padrão muito bom. Tem Freesync. Infelizmente não tem display port, somente duas HDMI, então não vai funcionar o adaptive sync das placas da Nvidia. Eu recomendo.
 

met-reload

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.152
Reações
4.018
Pontos
1.059
Eu tenho esse ultrawide da LG, é um baita monitor, imagem excelente e a tela mais larga tá me ajudando muito no home office. Tenho um outro monitor da LG de 20 polegadas com painel TN e a imagem nem se compara, principalmente no brilho. O software da LG para dividir a tela é muito bacana e você também consegue calibrar a imagem por ele. Um ponto que pode incomodar alguns é a altura, que é equivalente a um monitor de 20. No meu caso encaixou perfeitamente porque uso um daqueles suportes articulados e o monitor fica bem próximo. O modo de 1 ms é meio fake, quando ativa ele gera um blur estranho, mas eu acho o tempo de resposta padrão muito bom. Tem Freesync. Infelizmente não tem display port, somente duas HDMI, então não vai funcionar o adaptive sync das placas da Nvidia. Eu recomendo.

Eu estou montando um PC depois de 10 anos usando somente notebook, jogar eu jogava no PlayStation.

O que vem a ser o adaptive Sync? É o lance de usar dois monitores ao mesmo tempo, ampliando o campo de visão?
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Pessoal que manja, monitor para jogos e edição de vídeo/imagem (ocasionais), agradeço indicações:

Monitor Gamer LG LED 25´ Full HD, IPS, HDMI, 1ms - 25UM58-G
R$ 888,78

Monitor Gamer AOC Sniper 27G2HE5 27” LED IPS - Widescreen Full HD HDMI VGA 75Hz 1ms
R$ 1.049,00

Monitor Gamer AOC Speed 24G2HE5 23,8” LED IPS - Widescreen Full HD HDMI VGA 75Hz 1ms
R$ 929,90
Desses, só tive o LG. As cores são ótimas e o tempo de resposta também. Mas não lembro se minha variação era G. Se ela tiver 8bits sem FRC é um excelente monitor para a vida toda.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
O que vem a ser o adaptive Sync?
Tem uma explicação acima, no post do Sanchies.

Mas é assim: jogo fica oscilando antre 0 e 60 frames. O adapt-sync muda a taxa de atualização da tela para você não ver aquela linha que corta a tela, do screen tearing.

Assim, fica mais difícil perceber que o frame caiu.

A AMD tem o FreeSync, a nVidia tem o G-Sync e o fórum HDMI tem o VRR.
 

Soth

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.383
Reações
2.409
Pontos
754
Comprei um monitor da philips e veio com 1 dead pixel, devolvo ou a chance de vir outro igual é grande?
 

marcoshenrique

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.375
Reações
2.844
Pontos
694
Eu estou montando um PC depois de 10 anos usando somente notebook, jogar eu jogava no PlayStation.

O que vem a ser o adaptive Sync? É o lance de usar dois monitores ao mesmo tempo, ampliando o campo de visão?
Adaptive Sync seria o nome genérico da sincronização da frequência da tela com o frame rate do conteúdo exibido. Anteriormente as placas da Nvidia só funcionavam com monitores certificados com a tecnologia G-Sync, que é proprietária da empresa. Posteriormente ela liberou esse adaptive sync que é um modo de compatibilidade que faz as placas funcionarem em monitores com Freesync (que é o padrão aberto difundido pela AMD). Entretanto só irá funcionar via display port, então no caso de monitores com Freesync apenas com HDMI, até o momento você fica restrito as placas da AMD se for usar esza tecnologia.
 

coke666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.757
Reações
1.776
Pontos
879
Galera, acabei arriscando pegar esse monitor da Acer QHD de 27"


Tava por 1729 + 15% de cashback do AME e consegui combar mais 10% de cashback do meliuz.
Não encontrei muita coisa a respeito desse modelo mas por esse valor não consegui deixar passar
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Galera, acabei arriscando pegar esse monitor da Acer QHD de 27"


Tava por 1729 + 15% de cashback do AME e consegui combar mais 10% de cashback do meliuz.
Não encontrei muita coisa a respeito desse modelo mas por esse valor não consegui deixar passar

parece muito bom
diz oq achou depois
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
parece muito bom
diz oq achou depois

Com os descontos fica bom realmente, mas por quase 1800 não achei. Sei lá FullHD 75hz? Apesar do título não bater com a as imagens que afirma ser WQHD (1440p).

Ao colega que comprou, fique atento a isso!:keehk
 
Ultima Edição:

coke666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.757
Reações
1.776
Pontos
879
Com os descontos fica bom realmente, mas por quase 1800 não achei. Sei lá FullHD 75hz? Apesar do título não bater com a as imagens que afirmar ser WQHD (1440p).

Ao colega que comprou, fique atento a isso!:keehk

Pois é, muito paia isso mas ao que tudo indica é 1440p mesmo

Eu até printei a página do produto pra se ser algum b.o.

Considerando os cashbacks por 1300 não dá lá pra esperar muuuuuita coisa mas se for "ok" tá valendo

parece muito bom
diz oq achou depois

Não consegui achar muita informação sobre e ele parece ser feião mas espero que preste
Pode deixar :kjoinha
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Com os descontos fica bom realmente, mas por quase 1800 não achei. Sei lá FullHD 75hz? Apesar do título não bater com a as imagens que afirmar ser WQHD (1440p).

Ao colega que comprou, fique atento a isso!:keehk
196747

196746


Por ser 75Hz, o FreeSync dele é comum, ou seja, sem LFC pois 75/48 = 1,56 e para ter a disponibilidade dele a conta tem que dar no mínimo 2,00. Isso pode melhorar no futuro, pois antes quando começou a disponibilidade, a exigência é de que a conta tinha que dar ao menos 2,50 para ter.

O range dele portanto é de 48~75hz já contando hardware+software.

Então ele vai precisar ajustar o jogo para 75Hz e presets gráficos onde o computador dele consiga se manter entre 48fps e 75fps, pois caso fique fora desse range, vai apresentar tearing e/ou stuttering severo. Isso supondo que ele vá usar a tecnologia.

Algumas observações em relação ao Range:

120/40 = 2,50 ---- Geralmente o padrão usado em TVs com VRR, como Samsung QLED e LG OLED
144/48 = 3,00 ---- A maioria dos monitores de 144Hz FreeSync seguem esse padrão.
165/48 = 3,43 ---- A maioria dos monitores de 165Hz FreeSync seguem esse padrão.
240/48 = 5,00 ---- A maioria dos monitores de 240Hz FreeSync seguem esse padrão.

Padrões de alguns monitores da Samsung:
165/60 = 2,75 ---------- C34G5
240/60 = 4,00 ---------- C32G7 e C49G9
240/80 = 3,00 ---------- C27G7
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Sanchies, sabe se essas tvs tem LFC?

Essas que citei e atualmente são as únicas marcas conhecidas de TVs com VRR (futuramente teremos outras marcas a disposição obviamente), possuem LFC mas para funcionar corretamente o jogo precisa ser configurado para usar o máximo do refresh rate da TV.

Nos Consoles não funciona tão bem (Xbox One / Xbox Series) porque a maioria dos jogos são travados em 60Hz, o que acaba desativando automaticamente o LFC devido a natureza da tecnologia ser dependente do alto refresh rate devido à ausência de Scaler (módulo FPGA que a NVIDIA usa nos monitores G-SYNC).

A vantagem nisso é que FreeSync 120Hz, tem menos input lag do que G-SYNC em 60Hz, a desvantagem é que tem muito software que não te permite rodar em 120Hz (ou mais), sem fazer gambiarra e isso se torna um agravante maior nos Consoles, por eles serem um sistema fechado.

Igual o caso que postei nos posts anteriores sobre o Flight Simulator rodando no Xbox Series, a solução que eles encontraram para dar estabilidade na transição de quadros e reduzir o input lag é rodar em 30fps dentro dos 120Hz VRR.

196775

Não existe LCD com range que começa em 1Hz ou em 20Hz, pois isso é uma limitação tecnológica do painel, então eles fazem tudo isso através da repetição de quadros e é ai que entra o LFC. Mas é algo que dependendo da qualidade e range do painel, você nem percebe os artefatos causados e pensa que aquilo é normal.

196778

Com o HDMI 2.0 o range é capado na resolução 4K, justamente pela falta de banda, portanto permitindo o uso somente entre 40Hz~60Hz, mas se você reduzir a banda de cores você consegue atingir os 120Hz em 4K com HDMI 2.0 automaticamente podendo usar o LFC que permite o VRR continuar funcionando mesmo com o jogo estando em 20fps, portanto ficando o range final de Hardware (Painel) + Software (LFC) de 20~120Hz.

196779

Aqui a Samsung Q80R como exemplo:

196780

Não tem HDMI 2.1 então, estando em 4K ela só permite até 60Hz, o que a deixa sem LFC nessa resolução pela falta de banda do HDMI 2.0, exceto nas condições que citei, mas ai a pessoa vai ter que lidar com as cores capadas para ter 120Hz em 4K.

Recentemente inclusive o RTINGs atualizou os reviews da LG CX OLED

196781


A própria Microsoft agora resolveu ajudar quem quer comprar TVs e Monitores com a tecnologia.

196782

 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.275
Pontos
1.503
Vai fazer quase 1 ano que estou com meu singelo Philips 242V. Certamente foi uma ótima compra considerando valor e o que ele entrega. 75Hz e IPS.
Quando tiver uma máquina mais forte, terei o prazer de migrar para um monitor com 27", IPS, com HDR, pelo menos 2k de resolução e mais de 100Hz.
 

Skinner Sweet

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.399
Reações
5.579
Pontos
703
Vai fazer quase 1 ano que estou com meu singelo Philips 242V. Certamente foi uma ótima compra considerando valor e o que ele entrega. 75Hz e IPS.
Quando tiver uma máquina mais forte, terei o prazer de migrar para um monitor com 27", IPS, com HDR, pelo menos 2k de resolução e mais de 100Hz.

Esse aí tem muita reclamação de pixel morto,o seu não teve nenhum problema?
 

coke666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.757
Reações
1.776
Pontos
879
Galera, chegou o monitor da acer (cb272u)...

Gostei pra KCT, tava com receio de ser zoado mas se soubesse que ia gostar tanto teria comprado logo dois.

Ele é 1440p mesmo, a base tem todas as firulas de ajuste igual o dell da vida...

Em breve volto com umas fotinhas
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.892
Pontos
1.484
comprei :


LG 34gl750 Ultragear.

34 pol, ultrawide, IPS, 144 hertz, 2560 x 1080, 1 ms (só em modo 60 hertz), freesync, gsync, HDR10 fake

tava numa promoção ontem na kabum. O preço desse monitor na Amazon dos EUA é $ 550 , a kabum botou por 2600, que é até um pouco mais barato que o preço nos EUA.

specs similares ao Samsung Odyssey G5, só que resolução dele é menor, e o HDR do g5 é de verdade. Mas o G5 custa uns 4100 e é painel VA (prefiro IPS mesmo).
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.024
Reações
6.890
Pontos
704
comprei :


LG 34gl750 Ultragear.

34 pol, ultrawide, IPS, 144 hertz, 2560 x 1080, 1 ms (só em modo 60 hertz), freesync, gsync, HDR10 fake

tava numa promoção ontem na kabum. O preço desse monitor na Amazon dos EUA é $ 550 , a kabum botou por 2600, que é até um pouco mais barato que o preço nos EUA.

specs similares ao Samsung Odyssey G5, só que resolução dele é menor, e o HDR do g5 é de verdade. Mas o G5 custa uns 4100 e é painel VA (prefiro IPS mesmo).
A promoção dele é de R$ 2.799,90 a vista?
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Topo Fundo