Eu tava viajando nesse final de semana com umas ideias e tal... claro, é só viagem mesmo, pois seria impossível implementa coisas desse tipo no FIFA 13 a essas alturas.
O Modo Carreira poderia ter muitas melhorias. Basta a EA Sports atender as solicitações dos consumidores. Eu vejo que este modo pode ser amplo, pode ser grandioso, possibilitando diversas ações, tanto para o time em campo como para acontecimentos fora do campo. Neste quesito, acho a série PES mais complexa e consequentemente, mais interessante, permitindo um tempo de aproveitamento maior do jogo.
Tenho algumas sugestões e gostaria de compartilhar com o pessoal aqui do forum:
Química do Time: este item seria interessante para acrescentar dinâmica ao conjunto de jogadores. Com um entrosamento maior, a possibilidade de jogadas ensaiadas, cobrança de faltas e sistema defensivo poderiam trabalhar com muito mais realismo. Pego como exemplo um time de porte médio. Ele pode não ter muito dinheiro para investir em jogadores, com o entrosamento conquistado pelo plantel ao longo de um certo período o faz jogar mais fácil, equilibrado em algumas vezes com os times maiores, provocando aqueles "sustos" no adversário, por vez ou outra.
Química entre Jogadores: este item funcionaria em conjunto com a Química do Time, de maneira que afetaria cada jogador. Em outras palavras, dependendo do nível de entrosamento de um jogador com outro, as combinações de jogada podem ou não ser facilitadas. De que maneira isso poderia ocorrer? Simples, basta que a mesma formação tática, os mesmos jogadores possam jogar o máximo possível juntos, em sequência ou não. Isso criaria o vínculo, aumentaria o nível técnico de cada um e consequentemente os status de entrosamento entre uma dupla de atacantes, defensores ou meio-campistas, que por sua vez influenciaria diretamente na química geral do time.
Dias de Treinamento: seria muito legal se pudéssemos gerenciar no calendário os dias para treinos. Poderíamos entrar no Centro de Treinamento, fazer partidas curtas contra um time de reservas, bater faltas, penalidades e criar jogadas ensaiadas usando os já conhecidos recursos da série FIFA, bem como os novos que serão implantados no FIFA 13. Em vésperas de jogos, poderíamos acompanhar o que os jogadores fazem em uma concentração. Nos dias de treinamento, seria possível um jogador sentir lesão.
Calendário FIFA: isso é algo que deveria de haver. Por exemplo, entra ano e sai ano, e não temos jogadores do nosso time convocados para seleção de seu país de origem. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo, pois no calendário não consta as datas especiais para amistosos ou torneios entre seleções de países. Além disso, nesse calendário, você pode receber informações sobre o seu jogador como notas de desempenho na seleção, gols e defesas realizadas, contusões e evolução em seu status.
Departamento Médico: faz falta gerenciar o departamento médico de forma que possamos interferir, acompanhar a evolução de cura de um ou mais jogadores. Dependendo da equipe médica disponível no seu clube, alguns jogadores poderiam ganhar mais vitalidade contra pequenas e médias contusões e até realizar exames periódicos para ver como está a saúde do atleta. Em alguns casos, se o departamento médico recomendasse descanso para um jogador, seria interessante obedecer isso para evitar que lesões mais graves o retire de uma temporada ou torneio.
Administração de Estádio: a casa do seu time também merece cuidados. Ao criar formas de gerenciar os custos dos ingressos podem determinar jogos com lotação máxima da torcida, ou não. Alterar a cota de ingressos para o visitante também seria interessante. * cuidado! Se você cobrar ingressos caros e perder um clássico, por exemplo, não espere por um grande público no jogo seguinte, caso este seja na sua casa. Outro fator decisivo seria o fato de reservar uma cota muito pequena para o visitante. Quando chegar a sua vez de ser o visitante, poderá sofrer com igual punição.
Sala de Imprensa: aqui, seu relacionamento com jornalistas sobre contratações, esclarecimentos sobre derrota, dispensa de jogadores ou assuntos que envolvam o time como um todo podem ter um impacto maior no moral de sua equipe e dos diretores do clube, bem como nos torcedores. Ou seja, dependendo das escolhas feitas, poderia afetar uma negatividade na Química do Time ou Química dos Jogadores e influenciariam na procura de ingressos para os jogos. E isso poderia lhe custar críticas nos jornais esportivos!
Ainda na Sala de Imprensa, seria nas entrevistas coletivas, a possibilidade de alguns jogadores terem a palavra. Dependendo de como as coisas estão no time, o jogador pode mostrar satisfação ou insatisfação com o técnico, diretoria ou até mesmo com o ambiente de trabalho. Assim, teríamos como prever se valerá a pena ainda investir no jogador ou então fazê-lo com que rume para outro clube, por empréstimo ou transferência.
Amistosos: seria interessante que, ao em vez de simplesmente os jogos amistosos aparecessem marcados no calendário, que pudéssemos ter a oportunidade de gerenciá-los. Poderíamos aceitar ou recusar adversários, torneios de início, meio ou fim de temporada, entre outros. Tudo com impacto direto na Química do Time, Química dos Jogadores, Imprensa e Torcida.
Eventos Públicos: nestes dias marcados previamente (ou agendados por você) no calendário do Modo Carreira, alguns de seus jogadores podem participar de entrevistas em programas de televisão, debates em rádios, sessão de autógrafos, posar para fotos com fãs, gravação de comerciais, etc. Estes eventos teriam impacto direto no moral do jogador para com os torcedores do clube.
Medidor de Opinião dos Torcedores: dependendo do interesse em determinados jogadores, os torcedores poderão curtir ou não uma futura negociação, tanto para a saída ou chega de um jogador. Imagine por exemplo, um jogador do Arsenal, onde é cultuado, saindo para o Chelsea. Imagine você no comando do Arsenal, e o medidor de opinião dos torcedores apontando que 75% não gostariam que o jogador fosse vendido para o rival Chelsea. Ou imagine que no controle do Chelsea, cerca de 65% aprovariam a vinda do atleta do Arsenal. Óbvio, você pode levar em consideração tais dados ou não. E podem ter impacto direto no moral do jogador também.
Envolvimento de jogadores em uma negociação: seria interessante poder utilizar jogadores em uma negociação difícil ou cara demais. Assim, diminuiríamos o dinheiro empregado oferecendo algum jogador que interessasse o clube com o qual gostaríamos de negociar e que não tenhamos mais interesse de permanência em nosso clube. Seria mais interessante e abrangente negociar, principalmente para times com pouco dinheiro disponível para compras ou até mesmo se livrar daqueles que não nos prestam um bom serviço
Para evitar problemas com jogadores mais casuais, acharia interessante ao inciar o Modo Carreira, uma opção de jogar a versão clássica já conhecida ou então o novo modo, mais completo e complexo. Acho que assim o FIFA 13 agradaria a todas as camadas de jogadores do mercado.
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Ainda sobre minha lista de sonhos, gostaria de ver mais estádios licenciados e a renovação em termos de acabamento gráfico dos existentes. A possibilidade de mais times e ligas depende de contratos de licença também, mas seria legal poder ver mais times sul-americanos em FIFA 13.
Poderíamos ter aquelas cutscenes que existem no World Cup 2010, mostrando a torcida, os técnicos e por vez ou outra os jogadores. Eu curtia aquela atmosfera, aliás, o visual das torcidas poderia ser implementado, com bandeirões, fumaça, mais barulho e agitação. Há partidas clássicas e finais que não temos nenhuma agitação diferente vindo das arquibancadas. Fica chato isso.
Também deveria haver novos "finais" ao ganhar um torneio. As velhas animações dos jogadores comemorando já deu o que tinha que dar e é uma vergonha se a gente comparar com PES, por exemplo.
Para finalizar (porque escrevi demais), eu participo no forum da EA. Se quiserem levar adiante essa conversa lá juntamente com os gringos, podem contar comigo. Sempre é bom compartilhar ideias e desejos. Se não para FIFA 13, que fiquem registradas para uma próxima versão.