O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[ tópico oficial ] OVERCLOCK em processadores

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
[SIZE="3"]
[/SIZE]Overclock em processadores, conceitos e "tutorial"

Esse tópico destina-se à aqueles que querem começar a experimentar um overclock nos seus processadores, mas ainda são noobs no assunto. Estarei dando os conceitos mais importantes, e um passo à passo básico para começar o seu overclock. Antes de começar de fato à mexer nas configurações do seu PC, vamos à alguns conceitos importantes:


[SIZE="4"] Glossário do over[/SIZE]

Sobre aquecimento, consumo elétrico e segurança:

Ao efeturamos um overclock, o sistema irá consumir mais energia, esquentará mais, e teoricamente, terá sua vida útil reduzida, embora isso irá depender do nível de overclock que será feito.

Antes de mais nada, tenha uma fonte decente em seu PC. É preciso ter bom senso: se você usa um fonte genérica em seu PC-GAMER, já está se arriscando. Se aumentar o consumo elétrico com um overclock, irá aumentar ainda mais o risco, não por causa do overclock em si; mas pela falta de uma fonte adequada para isso.

Supondo que você tenha uma fonte decente, é preciso ficar atento às temperaturas também, visto que a temperatura do processador irá subir. Dependendo de qual processador você usa, ele pode subir pouco... ou não.

Há excelentes processador para over, que alcançam 20, 25, 30% de overclock, com aumentos pífios na temperatura, da ordem de 5 ou 6 graus nos núcleos. Outros irão aumentar a temperatura consideravelmente mais. O usuario deve fazer experiencias, começando com overclocks pequenos, para descobrir o quanto o seu chip consegue chegar sem esquentar demais. Se quiser um overclock maior, será necessário trocar o cooler do processador (minha recomendação: coolermaster HYPER TX2)

Sobre a perda de vida útil: isso vai depender muito do tamanho do over. Um over básico, que não demanda aumento na voltagem do chip, terá um efeito mínimo, ou nenhum efeito, sobre a vida útil do chip. Se o chip for bom para over, é possível conseguir até 30% de over sem ter que mexer na voltagem. Talvez até mais.

Caso queira ir um pouco mais longe, um aumento pequeno na Vcore (voltagem dos nucleos), pode lhe dar um over maior, e teoricamente irá reduzir a vida útil do seu chip, mas isso não significa também que ele irá pro espaço em um ano. Desde que a temperatura esteja em níveis adequados, e que a fonte seja dequada também, um pequeno aumento de vcore não é nada terrível. Overs mais ousados, que demandam um grande aumento de voltagem, esses sim, são perigosos, e não recomendo que ninguém faça isso aqui.


[SIZE="4"] Sobre os clocks (frequencias)[/SIZE]


- FSB: Front Side Bus

É a frequencia base do sistema, gerada pela placa mãe. O PC dispõe de várias peças que trabalham com clocks diferentes, como as memorias, CPU, barramento PCI express, etc. Todos esse clocks, apesar de diferenteres, são derivados do FSB, que é clock gerado pela placa mãe. Alguns dispositivos chamados de MULTIPLICADORES e DIVISORES, são responsáveis por transformar o clock base FSB em outros clocks que são usados pelos vários componentes do PC. Dessa forma, é possivel ter em uma mesma máquina, um processador de por exemplo 3 ghz, memoria de 800 mhz, barramento PCI express de 100 mhz, etc, etc.

Todos esse clocks são gerados pela multiplicação e divisão do FSB. Ao dar o boot, o sistema irá automaticamente detectar qual é o multiplicador / divisor correto para cada peça e seta-los automaticamente, bem como setar o FSB padrão do processador, que é também detectado automaticamente. Basicamente o overclock é feito aumentando o FSB, o que irá fazer todos os clocks do sistema subirem junto na mesma proporção (aumento de 20% no FSB acarretará aumento de 20% no clock do processador, da memoria, do pci express, etc, etc)

Por esse motivo, é necessário setar manualmente os clocks da memoria e o PCI express, para que eles não subam junto com o clock do processador, o que seria incoveniente. Quando setamos um valor de clock manual para a memoria e pci express, o sistema cuida de escolher o multiplicador / divisor correto para que esse clock seja aplicado.

OBS: os clocks da placa de vídeo NÂO DEPENDEM do FSB. A placa de vídeo tem seu próprio chip gerador de clock, o que a torna 100% independente do FSB. Aumentar o FSB não irá aumentar os clocks da sua placa de vídeo, e vice versa. Porém o barramento PCI express, esse sim, está ligado ao FSB e irá aumentar se você não seta-lo manualemnte em 100 mhz, e isso pode deixar sua placa de vídeo instável.

[SIZE="3"]UPDATE![/SIZE] atenção usuários da placa [SIZE="3"]9600 GT[/SIZE]: essa placa não possui chip gerador de clock, e portanto sua frequencia irá sim, variar; sendo proporcional ao clock do PCI-EXPRESS. O valor do pci-express é por default 100 mhz (explicaçao mais abaixo). Se o pci express subir além disso, a 9600 GT também irá subir, e estará operando em overclock. Portanto usuários da 9600 GT; tenham certeza de que o seu pci-express está em 100 mhz, caso contrário sua VGA estará em overclock também. Leia com atenção a explicação sobre a frequencia do pci-express mais abaixo. Lembrem-se de que algumas placas mães não conseguem manter o PCI express em 100 mhz, caso o FSB esteja acima de 333 mhz ou 400 mhz, dependendo da placa mãe.


- FSB EFETIVO (processador Intel, exceto Core i7) & HyperTransport (Athon X2, Phenom)

Nos processador Intel, é chamado de "FSB EFETIVO", a frequencia com que o processador se comunica com a memoria, sendo essa frequencia exatamente 4 vezes maior que o FSB real. Por exemplo, o E8400 trabalha com FSB real de 333 mhz. Ele é anunciando então no mercado, como sendo um processador de 1333 mhz de FSB. Esse 1333 mhz referem-se ao FSB efetivo, que é 4 vezes maior, pois os chips da Intel acessam a memoria 4 vezes por pulso de clock. Ou seja, o processador em questão NÂO é um chip de 1333 mhz de FSB, mas apresenta esse desempenho ao acessar a memoria, e é anunciado no mercado dessa forma. Caso o usuario esteja usando memorias em dual chaneel, o chip irá fazer 4 leituras por pulso de clock em 2 módulos de memoria ao mesmo tempo, totalizando assim, 8 leituras por pulso de clock.

No caso dos processador AMD, eles usam o barramento conhecido como HT, o Hyper Transport, que é mais eficiente que o FSB efetivo, pois trabalha em clocks bem altos, geralmente 2 ghz. Os processadores AMD são assim, mais rápidos para acessar a memória que os processadores Intel (exceto o Core i7). Mas não confunda o clock do HT com o clock do processador. Também não confunda o clock da memoria com o clocks desses barramentos. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Tanto o FSB efetivo, como o HT são derivados do FSB real, logo aumentar o FSB irá também aumentar o FSB efetivo e HT. No caso dos processadores Intel, o usuario não tem que se preocupar com esse aumento (que é até desejável, pois deixará a memoria mais rapida); mas no caso dos processadores AMD, é recomendavel deixar o HT trabalhando no seu valor stock, ou seja 2 ghz.

- CLOCK DAS MEMÓRIAS:

É recomendável que fique no seu valor default, visto que as memorias não são tão boas com over como os processadores, e over na memoria tem pouco efeito no desempenho. Claro, se você tiver uma memoria de marca, como Corsair, que já foi feita para trabalhar em clocks altos, poderá seta-la em frequencias mais altas se quiser; mas não espero uma grande melhora no desempenho por causa disso.

Seja como for, é necessário que você saiba como sua placa mãe irá determinar o clock da mémoria. Na maioria dos casos, quando o usuario seta um novo FSB, a placa irá automaticamente mostrar, ainda na tela da BIOS, o novo clock da memoria, cujo aumento será proporcional ao aumento de FSB.

O usuario deve então, corrigir isso, setando o valor default da memoria. Se a sua placa é assim, é provavel que o clock da memoria será aquele que você setou manualmente.... e você deve conferir isso usando o programa EVEREST, que irá mostrar o clock das memórias.

OU

pode ser que sua placa mãe NÂO indique qual será o novo clock da memoria na tela da BIOS ao setar o novo FSB, mantendo o valor padrão.

Isso acontece por exemplo na Asus M2N-E SLI do Athlon X2. Usualmente, nessas placas, se você setar o valor stock da sua memoria (ex: 800 mhz), isso não significa que a memoria estará realmente em 800 mhz. Na verdade, ele ainda subirá junto com o FSB.

O usuario deve então setar um clock para a memoria ABAIXO do valor stock, para compensar o aumento do FSB. Assim, digamos que se faça um over de 20% no FSB dessa placa em questão. Se o usuario setar a memoria em 800 mhz, ela na verdade subirá para 960 mhz. O usuario deve setar a memoria em 666 mhz (ou o valor mais próximo disso que a placa permitir), para que o clock dela suba, e fique em 800 mhz: 666 mhz + 20% = 800 mhz. Dessa forma, temos o valor stock da memoria.

Resumindo, temos duas formas da placa mãe calcular o clock da memoria:

1- Ela te mostra ainda na tela da BIOS o novo clock após fazer o aumento do FSB. Nesse caso, basta reduzir o clock para o valor default.

OU

2- Ela não mostra o aumento do clock da memoria na tela da BIOS ao setar o novo FSB, mas o clock irá subir de qualquer forma. Nesse caso, o usuario deve setar um valor para a memoria ABAIXO do clock stock, para compensar o aumento do FSB.

Se você está em dúvida, sobre como sua placa irá calcular o clock da sua memoria, faça uma simples experiencia: aumente seu FSB em apenas 5% (over muito baixo), sete sua memoria para o valor default dela, entre no Windows, e rode o Everest para ver qual é o clock da sua memoria atual. Se ela está no valor que você setou, ótimo, sua placa calcula a memoria do jeito "1". Mas se o clock subiu 5%, então sua placa calcula ela do jeito "2", e você sabe que nesse caso, deve setar um clock de memoria inferior.

- CLOCK DO PCI EXPRESS

Deve-se deixar o pci express em seu valor default, no caso 100 mhz. Atualmente praticamente todas as placas mães possuem o recurso para travar o PCI express em 100 mhz, mas caso sua placa não tenha, recomendo não tentar fazer o over, pois isso pode deixar sua VGA instável.

Outra coisa que deve ser dita sobre isso: teoricamente, ao setar em 100 mhz o clock do pci-e, ele deveria se manter nesse valor, independente do FSB usado. Mas nem sempre isso acontece, pois essa trava tem algumas limitações em certas placas (geralmente modelos mais baratos com pouco recursos).

Por exemplo, digamos que o fabricante faça sua placa mãe especificada para trabalhar com ate 1333 mhz de FSB efetivo. Isso dá 333 mhz de FSB real. Agora, digamos que você esteja usando um processador de 266 mhz de FSB, e aumente o FSB para 333 (que é o valor limite especificado pelo fabricante), e sete o PCI-E em 100 mhz.

Até aí tudo bem, a trava do pci-e vai funcionar, e ele estará em 100 mhz. Mas se você aumentar o over, setando digamos 366 mhz de FSB, dependendo da sua placa mãe, pode acontecer do PCI express subir junto, mesmo que ele esteja setado em 100 mhz. Isso é chamado de "trava parcial" do pci express, é uma trava que funciona apenas até certo ponto. Não estou dizendo que isso VAI acontecer, apenas que PODE acontecer. Normalmente, placas de boa qualdiade não terão esse problema. Infelizmente não conheço nenhum programa que mostre em tempo real a frequencia do PCI express, o Everest não faz isso, e nem sei se existe tal programa. Caso alguém conheça um, por favor me indique.

Enfim, se você está em dúvida sobre se sua placa é capaz ou não de travar o pci express em qualquer FSB, o melhor a se fazer, é não ultrapassar o valor de FSB exposto pelo fabricante. O melhor mesmo, no caso de placas para Intel, é dar preferencia por uma placa que aceite 1600 mhz de FSB efetivo. Se uma placa aceita um FSB alto assim, é quase certo que seja uma placa boa para over. Note que é sempre possivel ir além do FSB indicado pelo fabricante. Esse número é uma "garantia" de estabilidade que o fabricante dá para se usar até essa frequencia. Mas nada impede que você vá além disso, se sua placa for realmente boa com over.

[SIZE="4"]SOBRE VOLTAGENS E RELAÇÃO VCORE-ESTABILIDADE[/SIZE]

O Vcore é a voltagem dos núcleos do processador. Vdimm é a voltagem das memórias. Você pode ler o valor do seu Vcore pelo Everest.

O Vcore está diretamente relacionado à estabilidade do chip com overclock. A regra geral é essa: Quando maior o Vcore, maior poderá ser a frequencia do processador alcançada COM ESTABILIDADE.

Por exemplo, digamos que um processador tem 1.2 V de Vcore default, e que ele consegue chegar em 2.8 ghz nessa voltagem. Acima disso, ele fica instável, e começa a apresentar problemas de travamento, reset, etc. O usuario pode então aumentar o Vcore, para digamos 1.3, e isso fará o chip ficar mais estável, e conseguirá alcançar frequências mais altas.

Usualmente, isso é efetivo até certo ponto. Aumentos de 0.1, 0.2, até 0.3 no Vcore permitem um grande aumento na frequencia, mas a partir de certo ponto, fica inviável aumentar mais o Vcore, pois seria necessário aumentar MUITO o vcore para conseguir algumas centenas de MHZ a mais.

O aumento de Vcore irá aumentar consideravelmente o calor gerado. Com cooler stock, o máximo que se pode fazer é um pequeno aumento no Vcore, ou dependendo do caso, não aumentar nada. Com um cooler melhor, o usario terá a liberdade de aumentar mais o Vcore, e conseguir frequencias mais altas.

É claro, não se deve abusar desse recurso. Não tente se aventurar à fazer overs muito grandes, com aumentos colossais de Vcore, ou estará correndo sério risco de queimar seu processador, mesmo que esteja com um cooler melhor. Tenha bom senso. Não há problema em se fazer um pequeno aumento no Vcore, mas evite fazer aumentos exagerados.

Outros pontos importantes:

- VDROOP

Vdroop é nome dado à queda de voltagem no núcleo, que acontece quando o processador está sendo usado (com pelo menos um núcleo à 100%). Em algumas placas, quanto maior for o uso do processador, mas a voltagem irá cair. Isso não é um fenômeno desejável, mas também não chega a ser um problemão.

A P5k SE por exemplo, em seu primeiro modelo, antes de adicionaram a correção EPU (modelo P5K SE EPU), tem esse problema, e o Vcore cai consideravelmente. Para resolver isso, o usuário deve setar um valor de Vcore ACIMA do que ele precisa, para compensar a queda do Vcore. Assim, o processador fica um um Vcore mais alto em Iddle do que precisa, e o Vcore "correto" quando está em full. A queda do Vcore pode ser observada em tempo real usando o Everest. Antes de começar a fazer over, é bom que você tenha conhecimento disso, e saiba se sua placa tem ou não Vdroop, fazendo um teste com um programa que deixa o processador em full (conversão de vídeo por exemplo).

Outro observação: o valor do Vcore REAL costuma ser inferior ao Vcore setado na BIOS, mesmo que a placa não tenha Vdroop. Assim, se você setar 1.3 de Vcore na BIOS, é provável que o Vcore real seja de 1.25 ou mesmo 1.2

Ao se fazer overclock, o usario deve primeiro verificar qual é o seu Vcore stock, e então setar esse vcore na BIOS. Inicie o windows, e veja, se o Vcore está como você setou. Se estiver mais baixo, aumente um pouco, para deixar no valor Stock. Feito isso, vá fazendo testes com o FSB até chegar no ponto em que o sistema começa a ficar instável, usando o programa ORTHOS para detectar instabilidade. Mais detalhes sobre esse programa, darei depois.

Uma vez que você saiba qual é a frequencia maxima que seu processador suporta com o Vcore stock, fica a seu criterio então, decidir se vai ou não aumentar o Vcore para conseguir subir a frequencia ainda mais.

[SIZE="4"]SOBRE INSTABILIDADES E AFINS[/SIZE]

Caso o sistema esteja instavél, você pode ter alguns desses sintomas:

- o PC trava ao fazer um trabalho que usa 100% da CPU (jogo por exemplo), de vez em quando, ou com frequencia.

- a infame tela azul irá aparecer eventualmente.

- O windows não inicia corretamente sempre que é ligado.

- o PC simplesmente não liga, ou trava imediatamente após ligar.

Se o sistema estiver realmente MUITO instável, ou se sua placa mãe for péssima para over, o PC pode nem mesmo ligar, o que é ótimo para causar alguns sustos aos desavisados :p

Mas não se preocupe tanto. É possível retornar a BIOS à seus valores default, sem ter que ligar o PC. Isso é feito através do jumper CLEAR CMOS, que é localizado próximo à bateria da placa mãe.

- CLEAR CMOS o CMOS é um jumper localizado próximo à bateria da placa mãe. Ele tem 3 pinos, e vem de fábrica setado na posição 1-2. Ao remover a capinha do jumper, e liga-la na posição 2-3 COM O PC DESLIGADO E COM O CABO DE FORÇA FORA DA TOMADA , o conteúdo da BIOS voltará ao seus valores default, e dessa forma o usuário poderá voltar ausar o PC normalmente, caso ele tenha ficado instável demais devido ao over. Antes de ligar o PC, você deve voltar o jumper para a posição inicial que estava, nos pinos 1-2. Em caso de qualquer dúvida em relação à localização desse jumper, você deve verificar o manual da sua placa mãe.

Fique atento à um detalhe imporante: você terá que abrir a tampa do seu gabinete para usar o Clear Cmos, o que fará você perder a garantia do seu PC, caso ele seja um PC que você comprou já montado. Portanto, faça o over por sua conta e risco. Esteja ciente, de que você pode perder a garantia, caso isso acontecia. Não estou dizendo que a placa do PC vai estragar, apenas estou dizendo que você vai perder a garantia, porque terá que abrir o PC para usar esse jumper. Isso é claro, só é um problema para PCs montados de loja, caso você tenha montado seu próprio PC, então não terá esse inconveniente, pois a garantia das peças são individuais.

Boas placas mães, possuem recursos de proteção contra instabilidade, que fazem a BIOS retornar automaticamente para o default, caso o sistema fique muito instável, evitando o incoveniente de ter que usar o Clear CMOS.

Já vi placa mãe de Athon X2, que não conseguiu segurar nem mesmo 10% de over... é ridículo, mas o PC nem mesmo ligou, depois que setei esse valor de over tão baixo, e tiver que usar o Clear CMOS. Enfim... isso pode acontecer com mais frequencia em placas ruins. Mas nem toda placa barata é ruim para over.

- DETECTANDO NÍVEIS BAIXOS DE INSTABILIDADE - ORTHOS E PRIME

Se seu sistema iniciou corretamente o Windows, e se aparentemente está rodando os programas normalmente, isso não significa ainda, que o over está perfeito.

Se houver um pouco de instabilidade ainda, você terá alguns dos problemas que citei acima. Para detectar se o processador e memoria estão 100% estáveis, usamos um programa chamado ORTHOS, que serve para estressar esses componentes, e verificar se eles estão funcionado corretamente.

Tanto o Orthos, quanto o prime, fazem os mesmos testes, mas o orthos lança dois Theads, ou seja, ele testa dois núcleos do processador, enquanto o prime testa apenas um (a versão mais nova dele, acredito que tem opção para testar todos os nucleos).

No Orthos temos 3 tipos de testes disponíveis:

- Small FFTs - stress CPU

Esse teste não usará a RAM, apenas o processador e cache. É o teste mais exigente de CPU exatamente por esse motivo: ele não usa a RAM. Como a RAM é muito mais lenta que a CPU, toda vez que o chip precisa acessar a RAM, ele ficará parado por alguns nanosegundos, mas isso não acontece nesse teste, o processador ficará 100% do tempo ocupado.

Por esse motivo, esse teste costuma gerar mais calor, e é ótimo para detectar instabilidade da CPU. O Orthos ficará repetindo o teste continuamente, até que você decida para-lo ou até que ele encontre um erro; nesse caso, ele enviará um aviso, e começará a apitar.

Normalmente, quando há alguma instabilidade, o orthos irá detecta-la logo nos primeiros minutos. Se o grau de instabilidade for bem baixo, pode demorar um pouco até que ele "descubra" isso. Eu normalmente deixo o Orthos rodando por 30 minutos. Muitas pessoas deixam ele rodando por horas à fio, mas acho isso um pouco exagerado. Fique atento à temperatura, pois esse teste gera mais calor que um jogo, ou qualquer outro programa.

- Large, in-place FFTs - stress some RAM

Esse teste usará um pouco da RAM, e não é tão exigente com o processador, pelo motivo explicado acima.

- Blend - stress CPU and RAM

esse teste usará um grande quantidade de RAM. Ele é a melhor forma de detectar instabilidade na RAM, mas o primeiro teste é melhor para detectar instabilidade na CPU.

- Recomendações:

antes de fazer o over, sugiro fazer o primeiro (CPU) e terceiro (RAM) testes do Orthos. Apenas para ter certeza que seu sistema está 100% estável SEM overclock. Caso você tenha algum problema com sua memoria, isso poderia deixa-lo confuso mais tarde, ao fazer o over, pois o orthos irá detecar esse problema, e você pensará que a culpa é do over, quando na verdade, o problema já estava na memória. Portanto, teste antes.

Ao fazer o over, faça primeiro o teste de CPU. Passou no teste? OK, faça agora o teste de RAM. Passou no teste de novo? A temperatura está aceitável? OK, seu over está funcionando sem problemas.

- O que fazer se der erro no testes...

se você teve problemas no teste de CPU, isso pode ser resolvido de duas formas:

- abaixar o over um pouco...

OU

- aumentar o Vcore um pouco

a opção é sua. Lembre-se que aumento de Vcore irá aumentar também a temperatura do processador.

Se passou no teste de CPU, mas falhou no teste de RAM, então isso pode ser resolvido da seguinte forma:

- Abaixar o barramento HT (hyper treading) do Athon X2

- Abaixar o clock da memorias...

- AUMENTAR as latencias das memorias...

- Aumentar um pouco o Vddim das memorias...

- Sobre as latencias (TIMMING) das memorias...

a latencia, ou timming, é um "delay" ou atraso, que a memoria tem, quando o processador tenta acessa-la. Ela irá demorar alguns ciclos de clock para atender o processador. Se a latencia for baixa, a memoria ficará mais rápida, mas isso pode gerar instabilidade. Nesse caso o usuario deve verificar no EVEREST, quais são as latencias de sua memoria, e ir na BIOS, e setar um valor mais alto para elas. As latências são representadas por vários números, como por exemplo: 5-5-5-18, que o timming das minhas memorias.

Na verdade, há vários outros números, mas esses são os mais importantes, principalmente o primeiro. Esses quatro valores são chamados respectivamente de CL-RCD-RP-RAS.

Você pode ir na BIOS e setar um valor mais alto para esses itens. Isso poderá resolver problemas de instabildiade com a RAM.






under-construction.jpg


atualizarei em breve
 

moura08

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.571
Reações
3.924
Pontos
1.219
Boa iniciativa!!
Eu mesmo peguei várias dicas aqui no fórum e com vc pra fazer o meu q6600 rodar a 3.2 =)=)=)..
e agora ainda ta com 39ºC :P

UP!
 

Scarnecedor_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.427
Reações
2.183
Pontos
1.009
opa otima atitude cara parabens , espero um exemplo em breve com o intel core 2 duo 7300 kkkkkk
favoritado :rox
 


Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Bom tópico, esperando mais atualizações. Pena que aqui meu conjunto é horrível pra overclock, um Athlon X2 4200 EE e placa mãe M2N-E Sli. Não consigo overclock nem de 8% que o sistema já fica instável e essa placa mãe não permite aumentar o VCore, só diminuir, ai sem chances.
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.553
Reações
17.004
Pontos
1.474
Iniciativa muito legal, overclock é um hobby pra mim. To até pensando em comprar um watercooler pro meu futuro Phenom II.
Mas por hora o máximo que consegui foi esse resultado na minha assinatura, pra um AMD acho que ta bom levando em conta que ele em stock é 2.6Ghz
 

DA||IEL

Habitué da casa
Mensagens
2.683
Reações
5
Pontos
76
Legal, muito bom. :smile

como dizem os users da lol -> Panela Overclocker: Porque a fumaça é o limite.

iconlolkm6.gif
iconlolkm6.gif
iconlolkm6.gif
 

cait_sith

Bam-bam-bam
Mensagens
12.116
Reações
2.143
Pontos
444
Ainda tem mais info? Gostei demais! Tava completamente noob! hehe

Mas agora ja to entendendo legal, queria saber mais sobre oq foi dito no final de instabilidade, e o programa ORTHOS. Ansioso...
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Lendo a parte da memoria, pode ser o que me limita aqui, pois minha placa mãe é justamente a que você cita, a M2N-E SLI. Vou tentar reduzir pra 533 minhas memórias e começar a subir o FSB. Uma coisa, a memória tem latências diferentes do clock, no caso as latências são menores com o clock menor, então se eu setar o clock pra 533, mesmo subindo a velocidade delas devidado ao FSB, ainda estará com as latencias de 533?
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Nem acredito que consegui overclock aqui! Realmente eram as memórias, setei elas como DDR 533 e subi o FSB para 218, saindo de 2200 para 2400mhz e a clock da memória é o do processador dividido por 9, 2400 / 9= 266mhz, o clock certinho, eu subi a voltagem da memória por garantia mas acho que posso reduzir ao normal pois ela nem chegou necessariamente a um overclock. Valeu mesmo pelo tópico, agora vou deixar rodando o teste de estabilidade do everest pra ver se não trava e tal.
 

[McR]-[PanThrO]

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.408
Reações
6.783
Pontos
1.224
Ótimo tópico cara, parabens!

Já pensei algumas vezes em fazer tópico sobre over, mas minha vontade de escrever é quase nula! :lol
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Rodando o prime95 estava dando erro no final do primeiro teste, ai acabei reduzindo a CPU para 2310 mas em compensação subi as memórias par 667 e ficou estável, possivelmente pode ter sido a subidinha no vdimm, ainda abaixei as latências para as mesmas de 533 e ficou estável, deixei o prime por 20 min e sem erros, acho que agora fico joia.
 

LiveMusic

Bam-bam-bam
Mensagens
4.865
Reações
157
Pontos
204
[McR]-[PanThrO];4199595 disse:
Ótimo tópico cara, parabens!

Já pensei algumas vezes em fazer tópico sobre over, mas minha vontade de escrever é quase nula! :lol
Faça um usando apenas emotikongs então! :kongpositivo:

Sephirothrx7;4199764 disse:
Rodando o prime95 estava dando erro no final do primeiro teste, ai acabei reduzindo a CPU para 2310 mas em compensação subi as memórias par 667 e ficou estável, possivelmente pode ter sido a subidinha no vdimm, ainda abaixei as latências para as mesmas de 533 e ficou estável, deixei o prime por 20 min e sem erros, acho que agora fico joia.
Depois nos diga o quanto esse seu OC melhorou o desempenho em jogos.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
LiveMusic;4199983 disse:
Faça um usando apenas emotikongs então! :kongpositivo:

Depois nos diga o quanto esse seu OC melhorou o desempenho em jogos.

Não fará diferença praticamente pois minha limitação é a VGA, uma 7300GT, ainda tenho over nela pra aguentar mais o tranco mas ja passou da hroa de trocar.
 

Rofes

Ser evoluído
Mensagens
166
Reações
0
Pontos
21
Tenho um notebook, com processador Core 2 duo 1.8, queria aumentar para 2.0 is possible ?
 

Kyocéra

Veterano
Mensagens
1.743
Reações
7
Pontos
124
Cara até onde eu posso ir com o vCore ? nocaso no meu E6750 vi que ele trbalha entre 0,9 e 1,35..
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
Sephirothrx7;4199164 disse:
Lendo a parte da memoria, pode ser o que me limita aqui, pois minha placa mãe é justamente a que você cita, a M2N-E SLI. Vou tentar reduzir pra 533 minhas memórias e começar a subir o FSB. Uma coisa, a memória tem latências diferentes do clock, no caso as latências são menores com o clock menor, então se eu setar o clock pra 533, mesmo subindo a velocidade delas devidado ao FSB, ainda estará com as latencias de 533?

você está certo, se setar ela com o clock mais baixo, a placa mãe vai setar a latencia mais baixa também, então é melhor você setar manualmente a latencia para que a placa não abaixe ela. Lembrando: latencia baixa = maior instabilidade.

Sephirothrx7;4199491 disse:
Nem acredito que consegui overclock aqui! Realmente eram as memórias, setei elas como DDR 533 e subi o FSB para 218, saindo de 2200 para 2400mhz e a clock da memória é o do processador dividido por 9, 2400 / 9= 266mhz, o clock certinho, eu subi a voltagem da memória por garantia mas acho que posso reduzir ao normal pois ela nem chegou necessariamente a um overclock. Valeu mesmo pelo tópico, agora vou deixar rodando o teste de estabilidade do everest pra ver se não trava e tal.


blz :kongpositivo:

Sephirothrx7;4199764 disse:
Rodando o prime95 estava dando erro no final do primeiro teste, ai acabei reduzindo a CPU para 2310 mas em compensação subi as memórias par 667 e ficou estável, possivelmente pode ter sido a subidinha no vdimm, ainda abaixei as latências para as mesmas de 533 e ficou estável, deixei o prime por 20 min e sem erros, acho que agora fico joia.

tanto o prime, quanto o orthos (vou falar dele daqui a pouco), possuem um teste para testar apenas o CPU e outro para testar a RAM. Você pode descobrir então, qual dos dois itens está ficando instavel.

Rofes;4200210 disse:
Tenho um notebook, com processador Core 2 duo 1.8, queria aumentar para 2.0 is possible ?

certamente

Kyocéra;4202384 disse:
Cara até onde eu posso ir com o vCore ? nocaso no meu E6750 vi que ele trbalha entre 0,9 e 1,35..

de 0.9 até 1.35 é uma informação dada pela Intel? Enfim... 1.35 parece ser um ótimo Vcore, esse processador deve trabalhar em 1.2 de stock, mais ou menos. Com 1.35 já deve dar para subir muito a frequencia.
 

Kyocéra

Veterano
Mensagens
1.743
Reações
7
Pontos
124
Ero_Seenin;4202560 disse:
de 0.9 até 1.35 é uma informação dada pela Intel? Enfim... 1.35 parece ser um ótimo Vcore, esse processador deve trabalhar em 1.2 de stock, mais ou menos. Com 1.35 já deve dar para subir muito a frequencia.

É que eu queria subir mais.. :D


Já subi 20% com um cooler fraquinho da evercool, agora quero mais com um cooler buffalo , as temperaturas ficam por volta de 45° com o evercool e vCore em 1.31 msm setado a 1.35 axo q é por causa do Vdroop.
Valew pela ajuda ai cara, se puder dar uma explicada sobre latencia das memos eu agradeceria , pq eu ñ enetendo nda.
 

DMD_gannon

Habitué da casa
Mensagens
459
Reações
9
Pontos
79
Para que aprender a dar overcloock? Deus me livre de isso ocorrer comigo...
Mas pelas suas dicas posso me prevenir
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Acabei por deixar meu sistema de volta ao normal, pois pro meu uso diário já está de bom tamanho, não sinto necessidade de um aumento de clock, só fiz por satisfação, pra falar "eu fiz um overclock e funcionou". Além do mais, pra jogos a limitação é na VGA que já está bem defasada.

Sobre o Prime, pelo menos a última versão que peguei já trabalha com vários núcleos.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
no seu caso não vai fazer diferença mesmo.

Aqui além de fazer diferença nos jogos, também ajuda muito na conversão de vídeo. A conversão de vídeo em 720p pulou de 45 frames para uns 62 frames por segundo. Consigo converter um filme bem grande como o Senhor dos aneis, e em HD; em apenas 70 minutos.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Pois é. Essa placa M2N-E SLI poderia ser uma put* placa boa, a parte de configuração de memória é muito completa, dá pra setar todos os tipos de latência possíveis, acho que o que mata mesmo é a falta de capacidade de subir vcore, pode abaixar mas não pode subir, mato a pau isso.
 

moura08

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.571
Reações
3.924
Pontos
1.219
Ero, uma sugestão ao tópico, poderia criar uma parte para os users postarem suas configs de OC, com voltagem, timing, temps, com os ekips q possui, acho q assim c cria uma base legal para quem está kerendo começar a fazer OC.....
taí!

Falou!
 

HadesBestGod

Veterano
Mensagens
3.492
Reações
7
Pontos
139
Qualquer dia desse vou tentar aumentar meu over reduzindo a frequência das memórias, aí posto resultados aqui.
 
Topo Fundo