Obrigado pela dica, fiz e funcionou, cfw instalada com sucesso.
pra ps3 com cfw precisa instalar licenças ainda?
SIM. tem um site nopaystation ou no proprio myrient vc baixa os arquivos .rap junto com o jogo.
aí por exemplo, se vc rodar uma iso (e aqui tem um rolê, essa iso pode estar criptografada ou não) se ela estiver criptografada, basta instalar o webmanMOD, plugin acho que já vem automatico pra montar a iso de boa, e o arquivo .key pra descriptografar tem que estar na mesma pasta da iso com mesmo nome da iso.
No myrient tem um setor só pra ps3 disc keys
/files/Redump/Sony - PlayStation 3 - Disc Keys TXT/
as isos vao estar no hdd0/PS3ISO/seujogo.iso
as keys aí hdd0/PS3ISO/seujogo.key
eu particularmente uso um ssd externo em NTFS e ativo o prepiso (ferramenta que vem junto com o webmanmod) pra reconhecer o drive NTFS. eu acho a maneira mais pratica de jogar jogo iso. boto o ntfs no windows e manejo as isos que eu quero e os arquivos key, ligo o pc, aba webman mod e monta a iso, e pronto. há quem prefira instalar os pkg tudo no hd interno, mas sei que existe jogos só fisicos e jogos digitais, então vc acaba tendo que usar ambos.
.
Portanto,
se vc for instalar pkg (versão digital do jogo, ou jogos psn only, dlcs, etc), aí precisa achar as licencas .rap. e aí é só deixar elas em uma pasta no hdd0 ou num pendrive /EXDATA. estrutura padrão do hdd do ps3 já vai ter essa pasta. se baixar as licencas e por aí, ai o pkg vai funcionar deboa. O proprio cfw tem umas coisas que vc tem que fazer, ativar o console na psn pra poder rodar jogos pkg. o homebrew apollo tbm faz isso.
outra dica, os title updates nao precisa de licenca: só conecta seu ps3 na internet normal e executa o jogo, ele vai atualizar deboa pra versão mais recente, pode ir sem medo.
existe tbm umas lojinha que vc baixa o pkg direto do console, mas eu nunca mexi muito. no youtube vc acha....
cfw faz muita coisa que provavelmente ninguem normal vai usar, então pode parecer confuso....