O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tem como remover super bonder de cartuchos sem danificar? [+Resolvido]

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.293
Reações
2.455
Pontos
453
Tenho um Super Metroid faz uns 10 anos ou mais, comprei de uma locadora de um conhecido quando ele fechou, porém ele tacou muita cola na carcaça da fita na época que fazia locação por medo de roubarem o chip do jogo.
Eu sempre usei do jeito que estava, mas depois de anos resolvi restaurar ela, então surgiu a dúvida de como retirar toda essa burrada que ele havia feito, alguma dica? Tem como remover estes amarelados também?


DSC_0102_zps0niz5iyv.jpg


DSC_0103_zpsxg9bc72d.jpg

DSC_0104_zpsfiunzm4o.jpg
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.661
Reações
30.530
Pontos
1.253
Gasolina?

Eu sei que ajuda a tirar o superbonder, não sei o que vai fazer com o plástico entretanto.

Você pode também tentar dar uma lixada nela, mas com muito cuidado pra pegar só a cola.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk
 

Stronger

Supra-sumo
Mensagens
560
Reações
1.789
Pontos
183
Água quente. Mas claro, você tem que secar tudo muito bem depois. E não vá inventar de colocar o cartucho logo depois "só pra testar". Quando terminar tudo, deixe secar um dia inteiro.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.749
Reações
14.451
Pontos
503
É complicado, nunca consegui fazer isso...

Eu tenho um Weapon Lord original com esse mesmo problema, e só consegui remover um dos parafusos, eu até já arrombei um pouco o buraco dos parafusos depois de tantas tentativas, mas um dia gostaria de tirar esse segundo parafuso.

Já comprei muito cartucho de locadora, foi graças a eles que pude ter vários jogos que queria, mas as vezes acabamos pegando jogos como esses com Super Bonder, mas o pior nem são esses, são os cartuchos furados com rebite, já peguei alguns assim e até dá pena de ver, alguns felizmente consegui trocar a carcaça, mas ainda tenho um Super R-Type piratinha que ainda esta furado, não aguentei ver aqueles rebites nele e tirei fora... :klol
 

Tauron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.075
Reações
28.881
Pontos
703
Tente fluído de isqueiro, é um bom removedor de colas.
 


Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.938
Reações
16.981
Pontos
1.524
será que isso aí não derrete com um ferro de solda bem quente? só cuidando pra não derreter o cartucho junto né
 

Hurley™

Bam-bam-bam
Mensagens
340
Reações
446
Pontos
238
Essa carcaça está bem danificada. Eu nunca tentei remover super bonder de algum produto, mas desse jeito que está parece que vai ser bem trabalhoso.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.293
Reações
2.455
Pontos
453
Gasolina?

Eu sei que ajuda a tirar o superbonder, não sei o que vai fazer com o plástico entretanto.

Você pode também tentar dar uma lixada nela, mas com muito cuidado pra pegar só a cola.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk

O ruim é arriscar com a gasolina e estragar a carcaça com manchas :kduvida

Água quente. Mas claro, você tem que secar tudo muito bem depois. E não vá inventar de colocar o cartucho logo depois "só pra testar". Quando terminar tudo, deixe secar um dia inteiro.

A água não pode acabar danificando o chip? :kpensa


Interessante esse produto, vou dar uma pesquisada sobre ele e ver se encontro aqui no interior pra testar.

É complicado, nunca consegui fazer isso...

Eu tenho um Weapon Lord original com esse mesmo problema, e só consegui remover um dos parafusos, eu até já arrombei um pouco o buraco dos parafusos depois de tantas tentativas, mas um dia gostaria de tirar esse segundo parafuso.

Já comprei muito cartucho de locadora, foi graças a eles que pude ter vários jogos que queria, mas as vezes acabamos pegando jogos como esses com Super Bonder, mas o pior nem são esses, são os cartuchos furados com rebite, já peguei alguns assim e até dá pena de ver, alguns felizmente consegui trocar a carcaça, mas ainda tenho um Super R-Type piratinha que ainda esta furado, não aguentei ver aqueles rebites nele e tirei fora... :klol

O bom de comprar de locadora é o preço, esse metroid eu paguei 20 reais, porém os jogos geralmente tem estes pequenos problemas com colas ou rebites kkkkk

Tente fluído de isqueiro, é um bom removedor de colas.

Vou pesquisar sobre isso, obrigado.

será que isso aí não derrete com um ferro de solda bem quente? só cuidando pra não derreter o cartucho junto né

o problema é eu derreter o parafuso da fita junto ou as beiradas da fita kkkkkk

Só conheço esse método também.

Eu irei pesquisar sobre este removedor, achei bem interessante.

Essa carcaça está bem danificada. Eu nunca tentei remover super bonder de algum produto, mas desse jeito que está parece que vai ser bem trabalhoso.

No geral ele está em muito bom estado, porém essa cola judiou, esse metroid precisa de uma nova bateria pois ele não salva por muito tempo, mas não consigo abrir a fita :kwow
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.749
Reações
14.451
Pontos
503
O bom de comprar de locadora é o preço, esse metroid eu paguei 20 reais, porém os jogos geralmente tem estes pequenos problemas com colas ou rebites kkkkk
Pois é, em alguns casos vale a pena, mas infelizmente a maioria vem com esses Super Bonder ou rebites de locadora, mas já peguei muitos também com os labels com durex ou aqueles adesivos da locadora em cima dos labels, e que em alguns casos o dono anterior arrancava o adesivo fora e saia a metade do label junto, que raiva que me dava... :klol

Esse ano quase chorei quando vi um Zelda Majoras Mask em uma loja com 3 rebites atravessados no cartucho, eu estava negociando uns controles de SNES que tinha levado para oferecer para o vendedor e teria pego ele na troca, mas por causa disso acabei optando por um volante de N64 que nem queria tanto...:klol
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.293
Reações
2.455
Pontos
453
Galera, consegui resolver o problema da cola, tinha muita cola nos parafusos como da pra ver nas primeiras fotos no tópico, mas andei lendo algumas coisas e vi que álcool isopropílico afetava a estrutura da cola, então encharquei um cotonete de alcool e espremi ele nos buracos do parafuso até afetar um pouco a cola, aproveitei para tirar também os lacres de locadora que estavam na lateral da fita.

_20181229_023236_zps9pxi2dq5.jpg


Usei uma faca grande e bem afiada para ir cavocando a cola, que começou a trincar toda depois do álcool, assim, consegui remover os parafusos depois de uns 40 min de trabalho com cautela para não estragar a carcaça

_20181229_023217_zpsoepmwp4i.jpg



Deu trabalho para abrir ela depois de remover os parafusos, pois ela tinha muita cola e toda a lateral e principalmente na parte de cima aonde se encaixa aqueles dois pinos, então levei mais uns 25 min até conseguir tirar tudo com cautela. Assim que abri ela, fiz uma limpeza com limpa contatos, como ela estava bem fechado com a cola, não tinha praticamente sujeira alguma, mas mesmo assim limpei tudo e aproveitei para raspar a cola das laterais da carcaça.

_20181229_023306_zpsdcqs6pme.jpg


Por fim, montei tudo e ficou muito bom, os parafusos perderam a cor dourada, ficaram prata, acabei trocando eles hoje de manha de uma de Nintendo 64 velha que tenho aqui, só acabei não tirando fotos com os parafusos mais novos, mas tem essa com o parafuso antigo que ficou prateado.
Fiquei das 23:30 até as 2:30 da manhã mexendo nisso, mas o importante foi resolver o problema que era bem complicado devido a essa cola enfiada há muitos anos, assim, poderei trocar a bateria dela futuramente também, que está perdendo o save depois de um tempo parada.

_20181229_023441_zpscsbotxxf.jpg
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.749
Reações
14.451
Pontos
503
Já eu não consegui remover um dos parafusos do meu Weapon Lord... E ainda rachei a carcaça, mas ela ainda esta inteira, dá para colar...

Ao menos eu consigo tirar o outro parafuso e consigo tirar o chip da carcaça, mas queria remover esse parafuso trancado, mas ele gastou toda a cabeça dele, ai não consigo remover ele... Eu tenho uns parafusos reserva aqui, queria tirar esse para trocar, mas não consigo remover essa porcaria de parafuso trancado... :klol

Já tentei com álcool isoproplilico e até desengripante, mas acho que agora o problema nem é Bonder mais, é a cabeça do parafuso que esta gasta.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.293
Reações
2.455
Pontos
453
Já eu não consegui remover um dos parafusos do meu Weapon Lord... E ainda rachei a carcaça, mas ela ainda esta inteira, dá para colar...

Ao menos eu consigo tirar o outro parafuso e consigo tirar o chip da carcaça, mas queria remover esse parafuso trancado, mas ele gastou toda a cabeça dele, ai não consigo remover ele... Eu tenho uns parafusos reserva aqui, queria tirar esse para trocar, mas não consigo remover essa porcaria de parafuso trancado... :klol

Já tentei com álcool isoproplilico e até desengripante, mas acho que agora o problema nem é Bonder mais, é a cabeça do parafuso que esta gasta.

Pois é, aí complica mais ainda quando o parafuso gasta, não sei nem como você faria para retira-lo.
Ainda bem que eu não tive este problema kkk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.749
Reações
14.451
Pontos
503
Pois é, aí complica mais ainda quando o parafuso gasta, não sei nem como você faria para retira-lo.
Ainda bem que eu não tive este problema kkk
Pois é, esses parafusos vieram com um lacre, ai na época tentei remover eles com uma chave não adequada e acabei gastando a cabeça desse parafuso, agora que tenho a Gamebit ideal não consigo remover essa porcaria... :klol

Engraçado que o outro parafuso mesmo eu fuçando nele antes, eu consegui remover ele de boa e ficou inteiro, mas esse que não consegui tirar ficou totalmente gasto, acho que vou ter que arrombar essa porra com uma broca... :klol
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.938
Reações
16.981
Pontos
1.524
Pois é, esses parafusos vieram com um lacre, ai na época tentei remover eles com uma chave não adequada e acabei gastando a cabeça desse parafuso, agora que tenho a Gamebit ideal não consigo remover essa porcaria... :klol

Engraçado que o outro parafuso mesmo eu fuçando nele antes, eu consegui remover ele de boa e ficou inteiro, mas esse que não consegui tirar ficou totalmente gasto, acho que vou ter que arrombar essa porra com uma broca... :klol

O truque da tampa de caneta bic derretida não funciona nesse teu caso aí? ao endurecer talvez a tampa "cole" no parafuso, não?
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.749
Reações
14.451
Pontos
503
O truque da tampa de caneta bic derretida não funciona nesse teu caso aí? ao endurecer talvez a tampa "cole" no parafuso, não?
É a única coisa que ainda não tentei... O foda é que tenho uma Gamebit nova e mesmo assim não removeu...
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.216
Reações
23.319
Pontos
1.619
É a única coisa que ainda não tentei... O foda é que tenho uma Gamebit nova e mesmo assim não removeu...

Tentou com um alicate de bico fino e longo pra não sair comendo as laterais do buraco do parafuso?

alicate-bico-fino-e-longo-6-pol.jpg


Esse é de 6 poegadas. Serve pra celulares e acho que não vai dar problema nesse tipo de serviço
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.749
Reações
14.451
Pontos
503
Tentou com um alicate de bico fino e longo pra não sair comendo as laterais do buraco do parafuso?

alicate-bico-fino-e-longo-6-pol.jpg


Esse é de 6 poegadas. Serve pra celulares e acho que não vai dar problema nesse tipo de serviço
Infelizmente ainda não tenho um alicate desses, mas vou anotar esse e irei atrás de um, talvez dê certo, ele já esta com a cabeça quase toda roída, mas talvez com esse alicate eu consiga tirar ele.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
To revivendo o topico aqui.

81750
To com essa fita e queria saber se existe alguma forma de remover esse lacre.! Quero higienizar o chip.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.293
Reações
2.455
Pontos
453
Preenche todo o espaço do parafuso. Vo tentar usar uma agulha ou algo assim pra ver q material que é
O meu era cola mesmo, tiver que ir passando álcool isopropílico pra umedecer a cola e raspando com uma faca com muito cuidado pra não estragar a carcaça, digo que valeu a pela, dei um banho de limpa contato no chip, limpei bem os conectores dela, e pega de primeira, até está segurando os saves que antes apagavam fácil.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
O meu era cola mesmo, tiver que ir passando álcool isopropílico pra umedecer a cola e raspando com uma faca com muito cuidado pra não estragar a carcaça, digo que valeu a pela, dei um banho de limpa contato no chip, limpei bem os conectores dela, e pega de primeira, até está segurando os saves que antes apagavam fácil.

Ta foda de ter tempo pra fazer qualquer coisa...Mas vou tentar fazer isso mesmo no final de semana.
 

CronoRPG

Larva
Mensagens
7
Reações
3
Pontos
3
To revivendo o topico aqui.

Visualizar anexo 81750
To com essa fita e queria saber se existe alguma forma de remover esse lacre.! Quero higienizar o chip.

Tô com uma Lufia com algo parecido com o seu cartucho... É uma cola bem chata, eu esquente uma chave Gamebit pra ir fazendo pressão e fui raspando com uma chave de fenda. Eu enxergo o parafuso, mas não consegui tirar das laterais ainda para enfim remover o bendito parafuso (preciso trocar a bateria dela em breve).

Vou ver se acho algo mais afiado, mas duas coisas que me ajudaram nesse processo foram álcool (usei tanto normal quanto isopropílico) e vinagre (esse ainda tô usando desde ontem deixando o cartucho de molho um tempo, saíram algumas pequenas lasquinhas quando raspo com a chave de fenda fina). Espero conseguir remover tudo um dia.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Tô com uma Lufia com algo parecido com o seu cartucho... É uma cola bem chata, eu esquente uma chave Gamebit pra ir fazendo pressão e fui raspando com uma chave de fenda. Eu enxergo o parafuso, mas não consegui tirar das laterais ainda para enfim remover o bendito parafuso (preciso trocar a bateria dela em breve).

Vou ver se acho algo mais afiado, mas duas coisas que me ajudaram nesse processo foram álcool (usei tanto normal quanto isopropílico) e vinagre (esse ainda tô usando desde ontem deixando o cartucho de molho um tempo, saíram algumas pequenas lasquinhas quando raspo com a chave de fenda fina). Espero conseguir remover tudo um dia.
Geralmente essas colas não se dão bem com calor, tenta ferver água, deixar a parte do lacre submersa uns minutos enquanto a água tá fervendo e puxar isso aí
 

CronoRPG

Larva
Mensagens
7
Reações
3
Pontos
3
O chip do cartucho ainda tá dentro dele, teria que tomar um pouco de cuidado. Mesmo com secador não havia dado certo, mas vou arriscar essa tática da água agora que falta só mais um pouco pra sair. Essa cola me parece Super Bonder, grudou de um jeito absurdo no plástico/parafuso.

163279

Estava como na foto acima, agora eu já enxergo o parafuso ali, só preciso tirar o que sobrou na lateral onde encaixa a Gamebit para abrir. ^^
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Tô com uma Lufia com algo parecido com o seu cartucho... É uma cola bem chata, eu esquente uma chave Gamebit pra ir fazendo pressão e fui raspando com uma chave de fenda. Eu enxergo o parafuso, mas não consegui tirar das laterais ainda para enfim remover o bendito parafuso (preciso trocar a bateria dela em breve).

Vou ver se acho algo mais afiado, mas duas coisas que me ajudaram nesse processo foram álcool (usei tanto normal quanto isopropílico) e vinagre (esse ainda tô usando desde ontem deixando o cartucho de molho um tempo, saíram algumas pequenas lasquinhas quando raspo com a chave de fenda fina). Espero conseguir remover tudo um dia.

Boa sorte. A minha nunca consegui remover.
 

CronoRPG

Larva
Mensagens
7
Reações
3
Pontos
3
Boa sorte. A minha nunca consegui remover.
Consegui remover 85% dela, saiu toda cola de cima do parafuso e já enxergo ele normalmente. Porém, ainda ficou um pouco em volta dele, bem no espaço onde encaixa a gamebit pra abrir o cartucho.

Eu esquentei a gamebit e fui forçando pra quebrar a cola que estava na parte de cima, depois fui usando uma chave de fenda para raspar. Também precisei de um pouco de acetona para tentar ajudar a amolecer a cola, e o calor da própria gamebit foi ajudando a tirar a cola que estava em volta.

Falta apenas mais um pouco pra enfim poder abrir o cartucho e verificar a bateria, além de trocar a carcaça traseira que não está 100%.
 

Rodders

Supra-sumo
Mensagens
538
Reações
1.855
Pontos
183
Não sei se vai ajudar ao tópico, mas uma vez eu deixei uma fita dessas de locadora, toda zoada, manchada de cola, durex, ficou inteirinha só com uma lixa d'água e muita paciência, mas como era pirata, era por encaixe, não tive que lidar com parafuso, depois foi só passar aquele verniz/seladora pra dar aquele brilho, ficou como nova.
 

CronoRPG

Larva
Mensagens
7
Reações
3
Pontos
3
Não sei se vai ajudar ao tópico, mas uma vez eu deixei uma fita dessas de locadora, toda zoada, manchada de cola, durex, ficou inteirinha só com uma lixa d'água e muita paciência, mas como era pirata, era por encaixe, não tive que lidar com parafuso, depois foi só passar aquele verniz/seladora pra dar aquele brilho, ficou como nova.
A minha eu só tô tomando um pouco mais de cuidado porque é original e RPG ainda por cima. Se fosse uma outra mais comum talvez já tivesse usando uma furadeira ou algo para arrebentar a cola e o parasufo e usava um outro kit de parafuso gamebit que tenho aqui. =)
 

Rodders

Supra-sumo
Mensagens
538
Reações
1.855
Pontos
183
A minha eu só tô tomando um pouco mais de cuidado porque é original e RPG ainda por cima. Se fosse uma outra mais comum talvez já tivesse usando uma furadeira ou algo para arrebentar a cola e o parasufo e usava um outro kit de parafuso gamebit que tenho aqui. =)

Cara se tua paciência acabar, tem um monte de vendedor que vende carcaça pra fita de snes e vc já tem o parafuso, só falta fazer o label, que é baratinho até se vc quiser comprar.

Eu sou desses...kkk

Qdo raspei a fita que falei, nem tinha esse mercado retrô... tive que fazer tudo na mão, se fosse hj em dia arrebentava tudo e comprava a caixa e o label do jogo, só mantinha a placa. Tem um vendedor no Ali que a qualidade dos jogos dele é quase indistinguível dos originais.. e a bateria pra gravação agora é um flash chip. QQ coisa te mando uma foto do jogo e da placa.
 

CronoRPG

Larva
Mensagens
7
Reações
3
Pontos
3
Cara se tua paciência acabar, tem um monte de vendedor que vende carcaça pra fita de snes e vc já tem o parafuso, só falta fazer o label, que é baratinho até se vc quiser comprar.

Eu sou desses...kkk

Qdo raspei a fita que falei, nem tinha esse mercado retrô... tive que fazer tudo na mão, se fosse hj em dia arrebentava tudo e comprava a caixa e o label do jogo, só mantinha a placa. Tem um vendedor no Ali que a qualidade dos jogos dele é quase indistinguível dos originais.. e a bateria pra gravação agora é um flash chip. QQ coisa te mando uma foto do jogo e da placa.
O X da questão é que se você quiser revender uma fita assim (como é o meu caso), fazer label de reprodução e colocar em carcaça pirata diminui bastante o valor...
 

Rodders

Supra-sumo
Mensagens
538
Reações
1.855
Pontos
183
O X da questão é que se você quiser revender uma fita assim (como é o meu caso), fazer label de reprodução e colocar em carcaça pirata diminui bastante o valor...

É, tem razão ... eu só quero ter o jogo bonitinho mesmo.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Consegui remover 85% dela, saiu toda cola de cima do parafuso e já enxergo ele normalmente. Porém, ainda ficou um pouco em volta dele, bem no espaço onde encaixa a gamebit pra abrir o cartucho.

Eu esquentei a gamebit e fui forçando pra quebrar a cola que estava na parte de cima, depois fui usando uma chave de fenda para raspar. Também precisei de um pouco de acetona para tentar ajudar a amolecer a cola, e o calor da própria gamebit foi ajudando a tirar a cola que estava em volta.

Falta apenas mais um pouco pra enfim poder abrir o cartucho e verificar a bateria, além de trocar a carcaça traseira que não está 100%.

Que bom amigo. Eu desisti do meu, pq consegui limpar os contato do chip por fora mesmo e a fita em questão não vai bateria. Dai desanimei de abrir.
 
Topo Fundo