Desculpe a ignorância, mas o ato de bipar as encomendas é humano? Ou é automatizado?
É humano, e quem faz isso é o conferente de carga e descarga ou o apontador de produção. Mas tem uns sistemas automatizados pra pequenos pacotes, daí a carga corre numa esteira e a máquina vai fazendo a triagem, mas nunca trabalhei com esse modelo automático, só conheço por fora.
Se tu bipa 1 volume de 100, por exemplo, o sistema na tela do coletor/bipador (é como um celular, android e tal) informa que faltam 99 restantes. Daí tu tem que bipar todos pra zerar o sistema e ter a certeza de que vai ser tudo carregado.
E tem que ser bipado na centralizadora certa. Cada transportadora tem suas siglas.
Se uma carga de SAO (São Paulo) é bipada na centralizadora BHZ (Belo Horizonte), por exemplo, o sistema emite um alerta sonoro diferente do normal informando que aquela mercadoria não pertente a centralizadora destino.
E essas conferências são feitas tanto no olho quanto no bip.
Acontece muito também de o conferente não bipar dentro da carreta, ele bipa do lado de fora e esquece de carregar. Daí quando for manifestar vai informar no rastreador que a mercadoria saiu do depósito, mas na verdade nem foi carregada, somente bipada.
Por isso tem que bipar e já colocar pra dentro do veículo certo.
Outra coisa que faz sumir muita mercadoria é cliente amador que deixa lá uma caixinha ou várias sem nenhuma identificação e entrega a NF na expedição.
Daí quando saem as etiquetas cadê a carga? Ninguém tem bola de cristal pra adivinhar o que é. Então fica lá parado.
Mas existem muitas transportadoras que não aderem ao sistema de bipar, faz tudo manualmente, no olho. Trabalhei na Expresso São Miguel (maior transportadora do Sul do BR) e lá é desse jeito até hoje. Conferente tem que contar e bater no peito que tá certo. É mais tenso quando é assim. Tem que ser bom de fazer conta básica com rapidez e exatidão.