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Tópico oficial THE LAST OF US: PART II | GOTY 2020, 2024 | Grounded II - Documentário lançado

Charles Bukowski

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Um comentário bobo, mas só reparei hoje ao instalar o jogo. Pô, sacanagem não terem feito um ícone do jogo mais estiloso, é preto com o nome do jogo igual ao primeiro, enquanto outros jogos tem uma arte bem melhor, da ND mesmo, como os Uncharted.


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Danilo Souza

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bre nós humanos, e o que nos torna de fato humano mesmo em um mundo desolado. Parece que leram só as figuras sabe? Só o básico, sendo que o jogo mostra o tempo todo que ele nunca foi uma boa pessoa no sentido de ter aquele coração bom e puro típico de herói, e isso mesmo antes da Sarah morrer.

Os jogos costumam funcionar dentro de um paradigma básico: Quanto mais você joga, mais vc ganha. Matar é positivo e faz vc se sentir recompensado.

TLOU2 quebrou esse paradigma e nos tirou a zona de conforto pq...

É bem isso mesmo, vejo muita gente jogando TLOU achando que é um jogo de "zumbis", de sobrevivência, e acabam achando que o Joel é um herói. Nunca foi, e nunca será. Foi um assassino sangue frio no final do primeiro, tirou muitas vidas em prol do próprio egoísmo.
 

xjackx

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Tô na parte do barco. Única parte até o momento que eu não curti. De resto o jogo tá sensacional.
 

João Ritzel

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Estou com 53 horas de jogo e ainda nem terminei....sim mergulhei bem fundo nesse mundo explorando cada cantinho e admirando o trabalho da Naughty Dog...devo estar nos momentos finais e quando penso que terminou ,acontece algo e que muda tudo e mais umas horas de jogatina.O jogo é gigantesco na estrutura linear/aberto em comparação a games do tipo.

O nível de produção é absurdo! Não tem bares,salas,banheiros,quartos e etc, que não tenham vários objetos 3D espalhados nos cômodos e cada um parece único....são muito lugares para explorar a procura de recursos ,uma ambientação digna de nota...O departamento de arte deve ter trabalhado em uma obra faraônica para produzir tantos detalhes em cenários e cômodos.Além do gunplay a parte que mais gosto desse jogo é a exploração que evoluiu tremendamente....algo que eu esperava .

A história quebrou todas as minhas expectativas já que não tinha pegado nenhum spoiler..Em alguns momentos senti raiva e fiquei desconcertado e um pouco dividido,mas como ainda não terminei quero ver como vai terminar e vai ser meu sentimento final.Mas tiro o chapéu para a coragem do diretor em subverter expectativas.
 

MalleoBH

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Estou jogando o NG+ para platinar. Só que como já gastei 38 horas na primeira jogada e ficou faltando poucos coletáveis espalhado por todos os capítulos eu ativei a ajuda para encontrar os ítens. Tô nem aí, kkkk.
 

toad02

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Estou jogando o NG+ para platinar. Só que como já gastei 38 horas na primeira jogada e ficou faltando poucos coletáveis espalhado por todos os capítulos eu ativei a ajuda para encontrar os ítens. Tô nem aí, kkkk.

Que ajuda?
 


leonardo__cruz

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Provavelmente ele tá falando das ajudas para deficientes visuais / auditivos.

Tem uma que realça onde estão os colecionáveis quando você usa o modo de escuta.

Aí tem gente usando esse recurso para coletar os colecionáveis de forma mais fácil

 
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Bridges

Bam-bam-bam
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Vocês estão ouvindo os podcasts oficiais?

Eles acabaram de passar por todo o enredo do primeiro TLOU e agora estão chamando alguns fãs ilustres pra discutir a narrativa. Tem um muito bom com o Marc Bernardin, que é produtor do Star Trek Piccard, explicando o ponto de vista dele sobre a escrita do Druckmann e as decisões do Joel:
https://podcasts.google.com/feed/aH...EwjYrreQ0LbqAhVPKLkGHc5iAM4QjrkEegQIBxAE&ep=6

Pra superar qualquer discussão besta, como aquela do tópico dos spoilers. Aliás, que triste aquela garotada lá perdendo o JOGÃO que é TLOU II. Ainda não terminei - queria não terminar nunca, na verdade - mas esse podcast já é essencial pra discutir o final do segundo jogo.
 

MalleoBH

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Provavelmente ele tá falando das ajudas para deficientes visuais. Tem uma que realça onde estão os colecionáveis...
Aí tem gente usando esse recurso para coletar os colecionáveis de forma mais fácil
Isso mesmo.

Em "Acessibilidade" tem como ativar um scan (R1 + o) que mostra todos itens em um raio de até 30 metros do personagem.
E tem outra opção ainda que coloca uma checagem nos colecionáveis que já foram encontrados.
Uso os dois, rsrs.
 

BurningWitches

Ei mãe, 500 pontos!
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E um adendo: como pode alguém achar que entende melhor sobre uma franquia do que a cabeça que criou a própria?
É muita presunção :klol

Esse foi o principal motivo de praticamente acabarem com textos não jornalísticos de gente ainda viva em vestibulares.

Interessados perguntaram a autores se o que eles queriam dizer no texto era o que banca escolheu como resposta certa, e aí algumas bancas quebraram a cara pq alguns negaram aquela interpretação haha

Daí pronto, perceberam que autor morto não volta pra contar história né hahaha.
 
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BurningWitches

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Mais gente de alta "qualidade " nas redes.

Pelo jeito a OS é o único site DO MUNDO, tanto na opiniao de usuários qto p moderas, q só tem gente equilibrada, sensata e criticos da oitava arte haha

 

bróðir

Master Distiller
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finalmente zerado! 8/10

Achei que a historia arrastou um pouco do meio pro final e podia ser mais resumido certos detalhes, ainda mais depois do ponto de virada quando nao existe mais surpresas e vc só quer saber logo o desfecho! Sinto q esticaram demais pra tentarem colocar o conteúdo que podiam nos plots secundários não mto relevantes q dispersou demais o foco.

E talvez poderia ser mais dinâmico a estrutura narrativa pra tirar essa sensação. O pacing se beneficiaria mais. Além das revelações dos story beats ficarem mais frescos e ágeis. Talvez o fato de eu ter jogado umas 46hrs pra zerar tenha contribuído pra agravar (culpa da minha parte) mas não modifica mto o ponto de crítica

como eu imaginava, é tudo mto bem justificado e explorado apesar de tudo. Então os pontos "lacradores não incomodam tanto" mas os leaks tavam todos certos. Eu só vi os memes sem querer e pq um idiota colocou na assinatura e não fizeram nada pra banir o FDP. Quem falou q mta coisa era falsa ajudou a voltar com as expectativas positivas no final das contas haha. O mais engraçado é q não afetou tanto a experiencia quanto imaginava. Mta coisa foi ainda uma surpresa, principalmente pq não vi imagens nem vi videos então pareceu bem fresco...

Eu entendi o que o Druckmann tava querendo dizer, que ponto o cara queria mostrar mas não precisava ser enrolado assim pra justificar ou dar peso. Faltou um pouco de lapidação nas idéias pra entregar um story mais eficiente. De qualquer forma dou valor pq não se vê coisas assim em jogos ainda então ta tudo na boa.

o ponto alto é o gameplay. Mto mais avançado e versátil que o primeiro. Tbm mais dinâmico... ND finalmente entregou um gameplay complexo. Não só bonito de se ver mas gostoso de jogar. Me diverti mto lutando contra infectados e humanos. Achei a variedade mto boa. É mto mais variada q o primeiro. Visualmente tbm é de tirar fôlego. Tirei foto pra c***lho (isso explica 46hrs). É screenshot pra c***lho

Voltando sobre a história, fora as críticas que já falei acima, o cast de suporte é pouco inspirado. Dina, Jesse e até mesmo Tommy tão mto fraquinhos. Ellie tem menos personalidade que antes, infelizmente (compreendo o contexto claro mas acho q dava pra fazer um pouco melhor). Não tava me importando nem um pouco com mtos dos personagens q aparecem no jogo e isso é triste. Pq no primeiro todo encontro era marcante. Bill, os irmãos, Tommy, etc. Caguei pros detalhes trans ou relacionamento lésbico. Eu só não queria q isso fosse mto raso, bobo (apesar de ser um pouco bobinho sim mas enfim. não foi o suficiente pra triggar). Medo era essas coisas existirem só ter virar check list progressista, manja? Apesar de q senti q parecia check list da metade pro final pelo pacing torto e alongado artificialmente do jogo. Tipo querer discutir todos os pontos lgbtqhiv num único jogo.

Só dou colher de chá tbm pq vc tem no jogo latinos, orientais e negros filho da putas tbm. Gente cruel e torturador de diversas etnias. Cool :) E o fato dos protagonistas atravessarem o mundo pra
sofrer, ficar mto chateada e querer se vingar da morte de um homem branco, hetero e cristão (Joel de um lado e o pai médico da Abby do outro lado)
deixa de ser bastante progressista haha. Então os hates parecem bem infundados nessa perspectiva

Tem mta coisa q o jogo faz melhor que o primeiro mas não curti tanto a jornada assim em algumas partes. Os momentos finais são mto boas. Me lembrou um pouco o regresso, do Di Caprio em alguns detalhes. Pra mim não é uma grande novidade/revolução esse tipo de jornada pq busco mto por esse tipo de material no mundo cinematografico. Adoro esses filmes de vingança, brutalidade, etc. Pra mim não foi forçado nem chocante por ser bem a minha praia. Talvez por isso esperava por mais até

Fica um belo oito/dez
 
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Kamui Senketsu

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Rapaz, ele é sim trans.

Ele mesmo fala "você vai me perguntar o porquê me chamam assim?" e depois a irmã "no início eu não entendia, mas depois que eu entendi como ele se sentia por dentro [...] ".

E tipo, isso é o motivo de todo o subplot dos dois. Não sei porque a galera vela tanto pessoas trans, e porque tem tanto medo de pessoas trans.
Ele é ela, não fica claro que se ela é lésbica ou trans. Ela raspa o cabelo e começa a se identificar como homem para não se casar com o cara lá.
Aliás nem considero trans alguém que ainda não fez alteração hormonal ou mudança significativa.
 

Bebidão

Bam-bam-bam
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Os caras são desesperados pra pintar qualquer coisa negativa sobre o jogo :kwow



Isso virou doença.
Estava vendo em um site essa notícia de que estariam retornando os estoques com uma foto sem contexto nenhum de jogos lacrados: Fake news sobre um jogo!
A foto era de uma distribuidora. Os caras perderam o rumo, virou doença.


Quando sair que passou dos 10 milhões vendidos vai ter gente se suicidando.
 

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O jogo roda a 30fps mais esse cara capturou o gameplay e subiu para o YouTube a 60fps porra que diferença em relação ao game mesmo , e o cara e um put* de um viciado



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ysuran

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Eu não poderia concordar mais, acho que o Joel recupera sua humanidade no final do primeiro game, quando o primeiro jogo termina o que vemos ali é o Joel pai da Sarah e não o cara que matava pessoas, que liderou emboscadas, que torturava as pessoas, esse Joel ficou para trás. E exatamente como você colocou e acho que as pessoas que não gostaram do game querem dificultar, mas é simples, o convívio em comunidade amoleceu o Joel, ele é uma pessoa dócil e você realmente percebe nos flashbacks, então atualmente quando alguém fala da desconstrução do Joel, eu percebo que a mesma jogou o game com os olhos fechados, ou nem jogou. Pois o que tem aqui é uma reconstrução de personalidade, uma reconstrução de atitudes (as rotas, além de existirem para limpar a área de infectados, também era pra resgatar pessoas de nevascas, ajudar as pessoas, ajudar novos grupos, eles realmente achavam que Jackson era o ponto zero para a reconstrução da humanidade), como você disse encontramos os documentos que provam disso e uma dessas pessoas é o Seth (Velho do bar) onde você encontra uma carta dele justamente procurando por Jackson.

Quanto a Abby, não posso mentir, eu consegui me apegar a ela e principalmente ao Lev, eu achei a história do mesmo muito pesada e ele se tornou meu personagem predileto no game, mesmo com a pouca tempo de tela no jogo. E no final, acho que quem perdeu mais no game foi a Abby, ela matou o Joel e ali mesmo percebeu que aquilo não tirou os pesadelos dela, não completou o vazio...mas no final perdeu o cara por quem ela era apaixonada, perdeu os amigos, perdeu o posto dela na WLF, foi feita de escrava e tudo por causa da morte do Joel. Se tem uma coisa que vi algumas pessoas e reclamando e DISCORDO MUITO é que a Abby saiu ilesa.

E o final...que final, angustiante! Eu não queria de jeito nenhum que alguma delas morressem e pra mim, nesse jogo sim, o Joel é um herói, como já disseram, ele é um terceiro protagonista e a lembrança boa dele, que estava escondida, faz com que a Ellie perceba ali que matar a Abby não vai preencher o vazio, eu pessoalmente achei emocionante, única parte no jogo que caiu um cisco no olho haha.

E claro, a cena final...passamos o jogo todo achando que a Ellie não estava bem com o Joel...e eles estão bem, pelo menos tentando. As últimas palavras "Fico feliz" é reconfortante!

Queria ainda deixar aqui que eu acho que tanto a Ellie, quanto a Abby possuem Transtorno de Estresse Pós-Trumático.

É um jogo sobre perspectivas mesmo, e até vi no outro tópico o pessoal falando que os Vaga-lumes são tratados como terroristas no primeiro game e como heróis no segundo, não é preciso dizer que o primeiro game é a perspectiva do lado DO JOEL, né? Acho que não é difícil compreender isso.

Enfim, jogão realmente, e acho que pessoas que não são maduras e que estão acostumadas sempre com "jogar com o mocinho que mata o vilão e final feliz" não vão compreender mesmo e nem é pagar de intelectual, por que não sou, mas eu tenho maturidade pra saber sobre o que o jogo realmente se trata e conviver com as CONSEQUÊNCIAS dele.

Só queria dizer que embora também acredite que o Joel tenha amolecido no final do primeiro, não acho que ele amoleceu tanto quanto alguns acreditam. No momento do grupo que o Tommy fala o nome do Joel, da pra ver que o Tommy tá bem tranquilo, mas quando mostra o Joel ele já tá todo tenso com os sensores de alertas na cabeça dele disparando a todo vapor.

Mas ali era uma situação que já não tinha mais o que ser feito, vi comentários que o Tommy já tinha usado o nome do Joel antes desse momento e a Abby sabia que ele se chamava Joel. E mesmo que ele mentisse o nome, não ia sair tão fácil daquela situação, eles iriam torturar os dois até descobrirem quem é o Joel e ele provavelmente iria acabar confessando para poupar o Tommy.
 

Trig0

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Só queria dizer que embora também acredite que o Joel tenha amolecido no final do primeiro, não acho que ele amoleceu tanto quanto alguns acreditam. No momento do grupo que o Tommy fala o nome do Joel, da pra ver que o Tommy tá bem tranquilo, mas quando mostra o Joel ele já tá todo tenso com os sensores de alertas na cabeça dele disparando a todo vapor.

Mas ali era uma situação que já não tinha mais o que ser feito, vi comentários que o Tommy já tinha usado o nome do Joel antes desse momento e a Abby sabia que ele se chamava Joel. E mesmo que ele mentisse o nome, não ia sair tão fácil daquela situação, eles iriam torturar os dois até descobrirem quem é o Joel e ele provavelmente iria acabar confessando para poupar o Tommy.
Eu concordo 100%, mas acho que houve um relaxamento natural pelas circunstâncias.

Mas da maneira alguma desconstrução de personagem, eu penso numa reconstrução que começou em TLoU 1.
 

leonardo__cruz

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Acabei de terminar... put* m****, que jornada.

Vou precisar de um tempo ainda para processar tudo o que aconteceu enquanto revejo meus screenshots, para depois deixar minha opinião aqui.

Mas só digo que... jogão da porra.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
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Ainda tenho que terminar esse jogo. Joguei umas 13 horas mas desanimei pra voltar e Skyrim está comendo meu tempo livre.
 

Falken

Poetry & Games
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A atriz que interpretou a Abby tava recebendo hate e ameaça de morte de alguns babacas, inclusive eu jamais vou entender esse tipo de coisa, esse tipo de dedicação a odiar algo que inclusive a gente vê aqui mesmo na OS, mas enfim...

Eu nem tinha conta no twitter e nem gosto da rede, mas resolvi criar uma conta só pra parabenizar e agradecer os atores, o Neil e tals. Com RDR2 eu já havia feito isso pelo instagram (e recebi respostas mto legais dos atores inclusive) pq eu gosto de valorizar o trabalho de pessoas em algo que me marca tanto. Agora fiz isso no twitter e num dos tweets que eu direcionei pra Atriz da Abby, a própria curtiu.

Independente se o cara não da história, não reconhecer o impecável trabalhos dos atores/dubladores é um sinal claro de falta de senso crítico. E aos que ameaçam e ficam xingando pra mim deveriam era tomar um processo no meio da fuça, pra doer no bolso e aprenderem a ser gente.


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Strongpe

Supra-sumo
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Bom, peguei o jogo hoje. Fico até com medo de ler o tópico com medo de spoilers pq até agora tenho escapado. Estou com aproximadamente 6h de jogo, Dia 1 em Seattle ainda. É simplesmente impressionante, feições , ambientação, sonoplastia. Estou curtindo a história, não vi nada que tão falando aí de quê esquerdizaram o jogo, pra mim tá ótimo.
 

Charles Bukowski

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O jogo roda a 30fps mais esse cara capturou o gameplay e subiu para o YouTube a 60fps porra que diferença em relação ao game mesmo , e o cara e um put* de um viciado



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Esse negócio é bastante complicado, os 60 fps fazem uma grande diferença nos embates. Esses dias fui rejogar o primeiro jogo no modo performance (1800p@60, variável) e o resultado que depois fui rejogar o Lego Behind em modo gráfico (2160p@30), assim como o Lost Legacy, e tudo parecia arrastado, em câmera lenta, como uma imensa dificuldade para mirar. Passada algumas horas meus olhos se “reacostumaram” a 30 fps, mas confesso que foi bizarro e apesar de achar pouco provável seria ótimo que na próxima geração as devs focassem apenas nos 60 fps.


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fgameiro

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Eu nem tinha conta no twitter e nem gosto da rede, mas resolvi criar uma conta só pra parabenizar e agradecer os atores, o Neil e tals. Com RDR2 eu já havia feito isso pelo instagram (e recebi respostas mto legais dos atores inclusive) pq eu gosto de valorizar o trabalho de pessoas em algo que me marca tanto. Agora fiz isso no twitter e num dos tweets que eu direcionei pra Atriz da Abby, a própria curtiu.
Num mundo em que as pessoas perderam a vergonha de serem babacas, essa é uma atitude iluminada.
Parabéns, amigo!
 

SecurCup

Habitué da casa
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No geral curti...
Quem não gostou da história, provavelmente gostaria que ela tivesse outro rumo(eu mesmo curti, mas queria que a história fosse outra)...

Gostaria que o Joel estivesse vivo, acho que The Last of Us tem um mundo gigantesco e que poderia ter sido melhor aproveitado, com as decisões desse jogo, dficilmente terá uma sequencia, e se tiver, não terá o mesmo impacto..
Falando na história em si, a parte q a Abby deixa a Ellie viva no teatro, não faz sentido p/ mim, ela matou o Joel pq ele matou seu pai, Ellie matou todos seus amigos...
E achei Ellie muito chata com o Joel, foge totalmente do que foi o 1, pelo menos no fim, poderia mostrar ela perdodando o Joel, entendendo a escolha dele.
 

SithLord

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Agora sim tá bacana de entrar nesse tópico.

To jogando um pouquinho todo dia, pois não dá pra jogar na frente do meu filhote... muita violência. Acabei de passar da parte da estação de TV. Agora to numa parte tensa em uns tuneis de metrô.

Até agora, excelente.
 

GantZ

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Terminei ontem o jogo. Que jogo meus amigos. Achei melhor que o 1. Foram um pouco mais de 31 horas de jogo e valeu cada minuto. Não acho justificável o hate de uma galera com relação ao casal lésbico. Foi pouquinha lacração, nada demais que tenha afetado a história ou que venha a jogar alguma ideologia forçada na galera. O jogo foi muito bem caprichado graficamente, cada detalhe dos cenários, parecia tudo real e palpável. Com relação a história, achei sensacional, pegando a gente de surpresa em vários momentos, algo que não esperávamos! Não ficou devendo em falta de conteúdo, porém, pra mim, queria mais 20 horas de jogo de tão bom que tava.
 

Bridges

Bam-bam-bam
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Eu estou...
...no fim do dia 01 de Seattle, com a Abby. Fiquei no chão, em lágrimas, quando soube que o pai dela era o médico que o Joel mata na sala de cirurgia. E digo isso porque eu, todas as vezes que chego nessa parte do primeiro - inclusive agora na última jogada de aquecimento pra TLOU II - estou tão tomado pela raiva e pelo terror de perder a Ellie que atiro no médico com o maior gosto e convicção. As vezes, atiro em todos na sala de cirurgia.

Tudo o que eu sentia, até aquele momento, em relação à Abby e ao grupo dela está sendo colocado em perspectiva. Joguei todo esse primeiro dia meio desnorteado. A gente dentro da comunidade da WLF, vendo a escolinha das crianças, a vida em comunidade, as lavouras... que exercício de perspectiva! Isso, logo depois de a gente ter passado do ponto com a Ellie: ela preferindo deixar o Tommy se ferrar por conta da obsessão com a Abby, ela matando a Mel grávida. O mundinho do jogador cai.
Imagino que ainda tenha muita coisa pra rolar, mas que jornada!

Esse jogo é uma duríssima e amarga experiência de ponto de vista e empatia, num nível de intensidade que é simplesmente impossível no cinema, no teatro, na literatura, em qualquer outro gênero de arte ou discurso. Bem, talvez em arte contemporânea, uma instalação interativa, algo assim... uma vez, vi uma experiência VR do ponto de vista de um boi no abatedouro, era de uma ONG de proteção animal. Era chocante e realmente funcionava para deslocar o nosso ponto de vista para o do bicho lá, na fila da morte. A intensidade de TLOU me remete à essa sensação, mas a dimensão de tudo é infinitamente maior: a duração monstruosa, a imersão, o drama dos personagens...

e como é bem escrito, eu já sabia.gif.
:kpaixao:kpaixao:kpaixao

Se eu tivesse terminado, criaria um tópico para discutir não sobre o final, mas sobre a jornada. Também sobre esse exercício de perspectiva. É a primeira vez, desde Metal Gear Solid 2, que sinto um jogo capturar o espírito do presente de sua época. E de forma muito mais madura e precisa. Esse é um jogo para essa sociedade, para esse tempo, e vou desenvolver melhor essa ideia depois de terminá-lo, num provável tópico de discussões legais, construtivas sobre ele. Não naquele esgoto dos spoilers, claro.

Quero inclusive discutir as razões do haterismo - não com os haters, obviamente, mas com quem estiver disposto a pensar sobre isso. Eu já tenho meus dois centavos de pensamento aqui cozinhando.
 
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Esse negócio é bastante complicado, os 60 fps fazem uma grande diferença nos embates. Esses dias fui rejogar o primeiro jogo no modo performance (1800p@60, variável) e o resultado que depois fui rejogar o Lego Behind em modo gráfico (2160p@30), assim como o Lost Legacy, e tudo parecia arrastado, em câmera lenta, como uma imensa dificuldade para mirar. Passada algumas horas meus olhos se “reacostumaram” a 30 fps, mas confesso que foi bizarro e apesar de achar pouco provável seria ótimo que na próxima geração as devs focassem apenas nos 60 fps.


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Isso já aconteceu comigo também , passei horas jogando call of duty a 60 depois coloquei destiny a 30 parecida que o jogo todo estava rodando em câmara lenta , se jogar tudo a 30 vc realmente acostuma mais se ficar variando de games a 30 e 60 fica muito ruim

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