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Tomb Raider.Playstation versus Saturn,qual o melhor gráfico,e porque?

BigJ

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No PSX, os gráficos são melhores no geral.

Curiosidade teta: reza a lenda que o jogo seria exclusivo do Sega Saturn, mas como o console já estava dando sinais de água entrando, a Eidos / Core transformou o jogo num multi-plataforma. Bom para todos, né?
 

rickrj

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Playstation graficamente superior, lembro que reclamaram de no saturn os polígonos serem diferentes por ser quadriláteros e não triangulos...
 

João Ritzel

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Cores?? Cores?? Que cores?? Saturn tinha fases que nem tinham cores, como na parte da agua. Essa ausência deixava o jogo menos "terror" do que ele era.

eoHzpAp.png


Baseado nisso, ja viu que o restante também não passa de leve delírio seu.

No Saturn não existe efeito de luz, a LARA é todo por 1. Olha os braços. A agua então, nem se fala.:facepalm


Na agua então, as "cores" foram "lavadas" (trocadilho cretino esse).:kbeca


Seria a versão do Saturn banhada de chocolate?? :kkk


Saturn recebeu um port que merece ser jogado, apenas para quem tem somente um Saturn como console. Podendo escolher, va de PSX.

A versão PSX é tida como a melhor versão, batendo até o PC, que sofre de falta de efeitos e sons (Sem o pack de textura é claro).

Agora que vi,essa água do Saturn no primeiro vídeo está ruim mesmo.não há uma modificação na iluminação do corpo dela quando ela está dentro dágua,como acontece na versão PSX.

mas agora no "Draw Distance" o Saturn era superior,há varios vídeos que mostram o Console processando gráficos em maior profundidade de cenário.
 

Riveler

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Eu gosto muito do Saturn, mas após ter trocado o PSX pelo Saturn sem ter terminado o Tomb Raider, tive de comprar a versão de Saturn.

Confesso que quase chorei ao começar a jogar. O jogo nem parecia aquela maravilha que eu havia jogado somente até a 4ª fase no PSX. Tudo havia ficado pior. Nada se salvava, mas... foi nessa versão que consegui terminar o jogo. Na verdade eu gostei mais dos controles do Saturn, mas só isso foi melhor em minha opinião.

Lembro que na última fase, quando começam as explosões, uma tela azul de fundo aparece de vez em quando no Saturn. Não sei se no PSX é assim também.

O que mais me apavorava era ver a Lara de perto atirando. Parecia um zumbi em busca de miolos. :kpanico
 

edineilopes

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Eu gosto muito do Saturn, mas após ter trocado o PSX pelo Saturn sem ter terminado o Tomb Raider, tive de comprar a versão de Saturn.

Confesso que quase chorei ao começar a jogar. O jogo nem parecia aquela maravilha que eu havia jogado somente até a 4ª fase no PSX. Tudo havia ficado pior. Nada se salvava, mas... foi nessa versão que consegui terminar o jogo. Na verdade eu gostei mais dos controles do Saturn, mas só isso foi melhor em minha opinião.

Lembro que na última fase, quando começam as explosões, uma tela azul de fundo aparece de vez em quando no Saturn. Não sei se no PSX é assim também.

O que mais me apavorava era ver a Lara de perto atirando. Parecia um zumbi em busca de miolos. :kpanico
Só terminei Tomb 1 no PC. Fiz o caminho contrário, parti do Saturn para o Playstation.

Um dos grandes motivos para isso:

491348-tomb-raider-ii-starring-lara-croft-playstation-screenshot.jpg


Foi muito triste ler nas revistas que a continuação do Tomb Raider não sairia para o Saturn. Ali percebi que a plataforma caminhava para a cova.

Depois, 98~99, vendi o Playstation e parti para a Master Race (onde pude continuar jogando Tomb raider).

14802-tomb-raider-ii-starring-lara-croft-windows-screenshot-lara.jpg



Pena que minha primeira placa 3D trident era um lixo e me obrigava a rodar os games em direct draw. Só melhorou quando troquei por uma nvidia.
 

edineilopes

Retrogamer
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No geral o Saturn é carente de efeitos em todos os jogos que saíram para ambas as plataformas.

Saturn indomável .
Vendo as cores, tenho a impressão de Tomb ser um jogo rodando a 8 bits de cor e no Playstation um game a 16bits de cor. No Saturn as texturas ficaram "mais desenhadas", por causa do contraste maior. Isso ficou bom de vez em quando e ruim na maioria das vezes (na comparação com Playstation).

w9GGP7u.jpg


Achei interessante o efeito de distorção da luz que tem na versão do Saturn
Outra virtude da versão Saturn é que achei que a imagem treme menos.

Gostei da iluminação em Lara da versão Playstation. Vou acabar querendo jogar a versão Playstation entupida de filtros. Desse jeito deve fazer até a versão PC comer poeira.
 


rickrj

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Só terminei Tomb 1 no PC. Fiz o caminho contrário, parti do Saturn para o Playstation.

Um dos grandes motivos para isso:

491348-tomb-raider-ii-starring-lara-croft-playstation-screenshot.jpg


Foi muito triste ler nas revistas que a continuação do Tomb Raider não sairia para o Saturn. Ali percebi que a plataforma caminhava para a cova.

Depois, 98~99, vendi o Playstation e parti para a Master Race (onde pude continuar jogando Tomb raider).

14802-tomb-raider-ii-starring-lara-croft-windows-screenshot-lara.jpg



Pena que minha primeira placa 3D trident era um lixo e me obrigava a rodar os games em direct draw. Só melhorou quando troquei por uma nvidia.



Também tive esta 3d trident hehe, depois que mudei ela pra riva tnt2 foi da agua pro vinho, bons tempos dos primórdios do 3d que todo avanço era gigantesco de um DX para o outro se via bastante melhorias e vanços....
 

João Ritzel

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Lembro até hoje da sensação que tive quando joguei o primeiro Tomb Raider.Foi o PRIMEIRO jogo totalmente 3D que tinha jogado.Cara que sensação e salto na imersão!!!Sentia vertigens com aquela nova perspectiva,medo no avanço,me dava uma sensação real do ambiente de jogo.Parecia que eu estava dentro do jogo,vivendo aquilo e não apenas assistindo.

Fiquei muitos dias refletindo e tentando entender aquele GRANDE salto na imersão dos jogos.havia passado por muitas gerações,desde o Atari 2600,Nintendinho e Super Nes.Foi ai que comprendi que me tornei um jogador "realmente Hardcore" com a entrada dos jogos 3D,antes jogava no máximo 2 a 3 horas.Com a geração 3D comecei a jogar mais de 12 horas,chegando a mais de 24 horas ininterruptas.era meu novo mundo,eu realmente entrava naquilo.

Por isso tudo Tomb Raider está entre os meus 10 games preferidos de todos os tempos,o jogador que sou hoje agradeço a esse jogo,todo mundo tem o seu momento especial com algum jogo.O ambiente parecia real,aquela trilha sonora mística e pontual,o som,ambientação,sensação de solidão em lugares remotos e desolados.Muito Show.
 

xogum

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COm certeza o PSX ganhou aí. Acho que tem a ver com o fato do console da Sony ser bem mais amigável pra programar jogos 3D, apesar do Saturno ser mais poderoso.
 

matroska

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Essa questão é muito fácil: o psx levava boa vantagem em relação ao Saturn no tomb raider

O jogo no psx era bem mais bonito
 

edineilopes

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Também tive esta 3d trident hehe, depois que mudei ela pra riva tnt2 foi da agua pro vinho, bons tempos dos primórdios do 3d que todo avanço era gigantesco de um DX para o outro se via bastante melhorias e vanços....
Migrei para uma TNT2 também. Fiquei um bom tempo com ela, aguentou mais ou menos até a época do GTA3, quando precisei partir para uma Geforce4.
 

mnormandes

Habitué da casa
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Realmente no PSX o jogo tem mais detalhes de cores, e o 3D tem uma melhor apresentação, porem no Sega Saturn achei a jogabilidade melhor mais suave e no quesito som, sempre achei o Sega Saturn superior.
 

Navarone

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Necromancia.
Achei interessante o efeito de distorção da luz que tem na versão do Saturn, acho que a do Playstation não tem isso.

No geral o Saturn é carente de efeitos em todos os jogos que saíram para ambas as plataformas.

Saturn indomável .

concordo
 

João Ritzel

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Jamais imaginei que a versão do Saturno era tão precária em relação ao do PS1....Como a Digital Foundry demonstrou recentemente no Digital Retro.
 

sux

soteropolitano
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Este game nunca joguei no Playstation. Joguei no Saturn e PC.

No Saturn o jogo era suave.

Esse vídeo gravei na época, em videocassete. Que coisa jurássica. :klolz
Saturn rodando a fase de treino.
Ednei grande representante do Saturn no Forum, grande registro!

também joguei, e rejoguei, e joguei de novo, até gastar, esse jogo no Saturn e sempre achei excelente

mas entendia que a versão PSX era a melhor, e sempre fiquei um pouco desapontado que o Saturn não recebeu a sequencia
 

ChaosRaptor

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A versão pra PC ganhou um upgrade louco graças ao API da ATI que teve o codigo fonte liberado.

e um source port caso estejam interessados, e suporta todos os TR do 1 ao 5.
 

ELTORO

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Joguei no pc também, um pentium 133 com 24 mb de ram e 6 gb de hd. Realmente dava medo de errar o pulo e cair daqueles penhascos ou ver a Lara empalada naqueles espetos saídos do chão. Jogasso.
Bicho,até os bichos que apareciam me davam medo.
Era só virar uma esquina ou cair de algum lugar que aparecia uma onça,gorila ou um monstro grotesco.

92453
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pylm

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Não cheguei a jogar na época, aquele remake aniversary é 1:1 pro original ou melhor pegar a versão PC do original?
 

BigJ

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Não cheguei a jogar na época, aquele remake aniversary é 1:1 pro original ou melhor pegar a versão PC do original?

O Anniversary é um jogão, mas a jogabilidade foi totalmente reformulada, para explorar os controles analógicos. Além disso, o jogo expande / modifica os cenários.
 

Aldi

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Eu joguei do Saturn, achei muito serrilhado, gráfico arenoso, o do PS1 mesma carniça, somente no PC que era jogável.
 

Tre Styles

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Super Mario 64 já estava na esquina nessa época, com mundos abertos maiores, menos claustrofóbicos e qualidade de imagem quilômetros a frente.

Esse jogo já nasceu feio de doer.
E é um jogo que o dither superior do PS1 faz toda a diferença, e inclusive roda consideravelmente mais feio nos primeiros modelos de PS1 com aquele dither em degradê.

Cores melhores, frame rate melhor, iluminação melhor, goraud shading melhor no PS1.
E o Saturn ainda tem a questão das texturas só ficarem boas quando muito próximas, um defeito causado pelo infame uso de quadrados na composição dos ambientes.
 

Lagarto Distraído

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Mario 64 tbm nasceu feio de doer, praticamente nem textura tinha, igual Tobal rsrs.
Mundos maiores não sei aonde, é sempre a mesma fase. Fora que Mario é um jogo com visual infantil, totalmente diferente de Tomb Raider que busca realismo.
E Tomb Raider era pra ter ambientação fechada assim mesmo, é imersivo, é do jogo.
 

Tre Styles

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Mario 64 tbm nasceu feio de doer, praticamente nem textura tinha, igual Tobal rsrs.
Mundos maiores não sei aonde, é sempre a mesma fase. Fora que Mario é um jogo com visual infantil, totalmente diferente de Tomb Raider que busca realismo.
E Tomb Raider era pra ter ambientação fechada assim mesmo, é imersivo, é do jogo.

Sempre a mesma fase? Ambos tem a mesma quantidade de fases, 15.
Ser infantil ou não não faz a menor diferença pra quem está vendo um open world pela primeira vez. Não é o lado técnico acaba fazendo a diferença, e sim o artístico.

Tomb Raider inclusive é tecnicamente mais competente do que Mario 64, isso não quer dizer de jeito nenhum que é mais impressionante ou mais bonito. Com o tempo a série melhorou, mas sempre foram jogos bem feios, jogabilidade então, comparada a do Mario, nem se fala. Detestava aqueles pulinhos pra trás e pra frente pra ajustar um salto.
 

Ryo_Hazuki(

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Sempre a mesma fase? Ambos tem a mesma quantidade de fases, 15.
Ser infantil ou não não faz a menor diferença pra quem está vendo um open world pela primeira vez. Não é o lado técnico acaba fazendo a diferença, e sim o artístico.

Tomb Raider inclusive é tecnicamente mais competente do que Mario 64, isso não quer dizer de jeito nenhum que é mais impressionante ou mais bonito. Com o tempo a série melhorou, mas sempre foram jogos bem feios, jogabilidade então, comparada a do Mario, nem se fala. Detestava aqueles pulinhos pra trás e pra frente pra ajustar um salto.
O que mais me impressionou no jogo foi a imensidão dos cenários, como aquele que tem as estátuas gigantesca dos faraós, parte do mapa é submerso e é bem profundo essa parte depois vc tem que subir para c***lho, achei aquilo incrível.
O Mário via pela vitrine da loja Colombo achava legal e tal mas nunca me chamou a atenção, lembro que sempre pegava aquela parte com o chão avermelhado e a cor chegava derramar de forte, milhões de anos depois que fiquei ciente de que era o "efeito especial" do console, heheh.
 

Rodin

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Esse eu tive e joguei no Saturn,e ao menos a jogabilidade responde melhor devido ao direcional do controle(do Saturn)ser mais confortável que o da Sony,não fui muito longe nele porque eu não tinha trocado a bateria interna do console e portanto ele não salvava. :kcry

A comparação com Mario 64 não faz sentido pois são duas "propostas" e "conceitos" diferentes,Tomb Raider junto com Resident Evil ajudaram a popularizar o "amadurecimento" da industria por assim dizer.
Tomb Raider(1996) e Resident Evil(1996) hoje em dia funciona mais pelo clima de filme B de ambos os jogos,o RE é ainda mais forte,aos menos para mim.
 

Tre Styles

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Esse eu tive e joguei no Saturn,e ao menos a jogabilidade responde melhor devido ao direcional do controle(do Saturn)ser mais confortável que o da Sony,não fui muito longe nele porque eu não tinha trocado a bateria interna do console e portanto ele não salvava. :kcry

A comparação com Mario 64 não faz sentido pois são duas "propostas" e "conceitos" diferentes,Tomb Raider junto com Resident Evil ajudaram a popularizar o "amadurecimento" da industria por assim dizer.
Tomb Raider(1996) e Resident Evil(1996) hoje em dia funciona mais pelo clima de filme B de ambos os jogos,o RE é ainda mais forte,aos menos para mim.

Comparei com Mario porque são os dois primeiros jogos lançados com jogabilidade 3D. Meramente isso.
Pode ter certeza que tentei encarar esse Tomb Raider na época também, mas a jogabilidade pesada nunca me cativou. Nem o Resident também, diga-se de passagem, mas esse eu ainda consegui terminar.
 

EvilMonkey

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Lembro até hoje da sensação que tive quando joguei o primeiro Tomb Raider.Foi o PRIMEIRO jogo totalmente 3D que tinha jogado.Cara que sensação e salto na imersão!!!Sentia vertigens com aquela nova perspectiva,medo no avanço,me dava uma sensação real do ambiente de jogo.Parecia que eu estava dentro do jogo,vivendo aquilo e não apenas assistindo.
Eu tbm nunca tinha visto jogo parecido e na locadora fiquei vários minutos olhando jogarem. Ai primeira coisa que veio a cabeça foi...nossa é praticamente um Prince of Persia (o do DOS) em 3d. Que foda! hahaha Depois soube que tinha no Saturn e aluguei mas não passava da 3 fase. O TR2 tbm foi animalesco mas o Saturn ficou excluído. E quando meu amigo comprou uma 3dfx e rodou o game? Chessus foi lindo!
Agora estranhamente depois de TR2 não me interessei pela milkagem da série :/
 

edineilopes

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O que mais me impressionou no jogo foi a imensidão dos cenários, como aquele que tem as estátuas gigantesca dos faraós, parte do mapa é submerso e é bem profundo essa parte depois vc tem que subir para c***lho, achei aquilo incrível.
O Mário via pela vitrine da loja Colombo achava legal e tal mas nunca me chamou a atenção, lembro que sempre pegava aquela parte com o chão avermelhado e a cor chegava derramar de forte, milhões de anos depois que fiquei ciente de que era o "efeito especial" do console, heheh.
Jogar videogame virou uma experiência imersiva e cinematográfica ao jogar Tomb Raider pela primeira vez em 96. Aquela sensação de isolamento, os ambientes 3D para explorar, o suspense com as músicas alertando um perigo que se aproximava. Tomb Raider foi fantástico.
Eu tbm nunca tinha visto jogo parecido e na locadora fiquei vários minutos olhando jogarem. Ai primeira coisa que veio a cabeça foi...nossa é praticamente um Prince of Persia (o do DOS) em 3d. Que foda! hahaha Depois soube que tinha no Saturn e aluguei mas não passava da 3 fase. O TR2 tbm foi animalesco mas o Saturn ficou excluído. E quando meu amigo comprou uma 3dfx e rodou o game? Chessus foi lindo!
Agora estranhamente depois de TR2 não me interessei pela milkagem da série :/
A versão Saturn (sem filtros, mas rodando no emulador em resolução aumentada) lado a lado com a versão PC com texturas em HD.


Aquilo já valia a compra do videogame. E não sair o 2 também já era motivo para pensar em passar pra frente. :(
 

EvilMonkey

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Jogar videogame virou uma experiência imersiva e cinematográfica ao jogar Tomb Raider pela primeira vez em 96. Aquela sensação de isolamento, os ambientes 3D para explorar, o suspense com as músicas alertando um perigo que se aproximava. Tomb Raider foi fantástico.
A versão Saturn (sem filtros, mas rodando no emulador em resolução aumentada) lado a lado com a versão PC com texturas em HD.


Aquilo já valia a compra do videogame. E não sair o 2 também já era motivo para pensar em passar pra frente. :(

O que eu curti no PC foi a fluência. Na época ele tinha pc e como tinha boa situação financeira comprou uma Voodoo 3Dfx no lancamento. O Tomb Raider que era todo serrilhado e tremido ficou lisinho na casa dele. Eu então sequer sabia o que era framerate. Depois ganhei um PC em 97 mas obviamente não tinha placa "3d' e jogava vai render por software ... que tristeza kkkk
 
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