O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tutorial] Emuladores para PCs [+RetroArch]

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.196
Reações
4.231
Pontos
703
As versões mais recentes do PCSX2 tem configuração automática de controle.


Pega uma build diária aí, o site ainda ta listando versão de 2020.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.653
Pontos
453
Nova versão do Retroarch lançada traz um outro método pra reduzir o input lag: "preemptive frames"

É comparável com run-ahead só que é bem mais leve. Porém não é recomendável passar de 3 frames. (até snes e mega, se usar 1frame já cobre a maioria dos jogos).

Segue um video rápido, e como faz pra medir o input lag de forma super fácil:



Fiquei surpreso aqui, jogando com 0 input lag, acho que nem no console original + crt era assim. Sem usar o recurso o retroarch já faz um bom serviço, aqui estava só com um frame em snes e mega. PS1 estava com 3 frames, o que é bem pouco se pensar que são 60 frames por segundo. Mas cada jogo pode variar, Super Mario World por exemplo estava com 2-3 frames enquanto a grande maioria do snes aqui estava só com 1.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.883
Reações
51.006
Pontos
1.003
Fiquei surpreso aqui, jogando com 0 input lag, acho que nem no console original + crt era assim
Isso inclusive foi um impasse que apareceu quando os speedrunners jogaram o port de PC de Ocarina of Time
Por não ter input delay, fica mais dificil acostumar com o timing de todos os glitches, eu acho que a galera que faz o port adicionou uma função de ADICIONAR input lag das versões de N64 e WiiVC :klol
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.653
Pontos
453
Não compensa usar as versões Neo Geo CD. Apesar da trilha sonora melhor, muitos jogos tem downgrade em relação a versão MVS/AES. Em Art of Fighting 3, tem um nível de zoom a menos, cortes em animações (parece menos fluído), nos KOFs, tem uns downgrades em animação e backgrounds.

Fora o tamanho, AOF3 tem 17 MB na versão AES e 660 MB em CD (passando pra CHD fica com 330).

Jogos mais avançados realmente tem cortes de frames. AoF3 é um dos que mais tem.

Mas em geral, muitos jogos não tem cortes e os que tem são mínimos. Muito longe do que era no ps1. Fica tipo o que o saturn conseguia com a expansão de ram.

Agora é opinião pessoal, mas as músicas são mu~ito superiores. É uma diferença considerável, tem jogo que eu coloco só por conta da música, não consigo voltar pra música do arcade, por melhor que seja. E o emulador corta todo o loading então pra mim que gosto das músicas compensa muito mais que alguns pequenos cortes. Mas reconheço que muitos preferem a versão da música do arcade até porque envolve nostalgia também.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.653
Pontos
453
Isso inclusive foi um impasse que apareceu quando os speedrunners jogaram o port de PC de Ocarina of Time
Por não ter input delay, fica mais dificil acostumar com o timing de todos os glitches, eu acho que a galera que faz o port adicionou uma função de ADICIONAR input lag das versões de N64 e WiiVC :klol
Fui medir o input delay do OoT e é sinistro. É tipo uns 12-14 frames. E não é o emulador já que jogos como Paper Mario tem só 2. Olhando na internet realmente no console original o input delay é alto.

Esse port é uma maravilha nesse aspecto.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.883
Reações
51.006
Pontos
1.003
Fui medir o input delay do OoT e é sinistro. É tipo uns 12-14 frames. E não é o emulador já que jogos como Paper Mario tem só 2. Olhando na internet realmente no console original o input delay é alto.

Esse port é uma maravilha nesse aspecto.
Pense aí que no VC tem mais um pouco ainda...
 


PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.883
Reações
51.006
Pontos
1.003
Eu to precisando de uma ajuda com o Retroarch com uma treta que praticamente eu já to achando que não tem jeito

Eu to tentando usar ele no meu setup atual, que é o notebook com tela 1366 conectado no meu monitor 1280x1024 via HDMI2VGA mas nada nesse mundo faz esse monitor aceitar o Retroarch quando eu inicio ele, sempre diz que a resolução ta errada mesmo eu tendo mexido no cfg pra botar a resolução certa

Eu até consigo fazer a tela cheia funcionar nele fazendo uma gambiarra de ficar mudando as opções de vídeo entre o notebook e o monitor até funcionar, mas como eu nunca consegui achar um padrão exato desse método e as vezes não funciona (e é cansativo), eu ainda prefiro tentar arrumar o problema
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Eu to precisando de uma ajuda com o Retroarch com uma treta que praticamente eu já to achando que não tem jeito

Eu to tentando usar ele no meu setup atual, que é o notebook com tela 1366 conectado no meu monitor 1280x1024 via HDMI2VGA mas nada nesse mundo faz esse monitor aceitar o Retroarch quando eu inicio ele, sempre diz que a resolução ta errada mesmo eu tendo mexido no cfg pra botar a resolução certa

Eu até consigo fazer a tela cheia funcionar nele fazendo uma gambiarra de ficar mudando as opções de vídeo entre o notebook e o monitor até funcionar, mas como eu nunca consegui achar um padrão exato desse método e as vezes não funciona (e é cansativo), eu ainda prefiro tentar arrumar o problema
Que estranho, já usei o RetroArch em resoluções bem menores pra testes e sempre dava certo. Ele apresenta uma mensagem de erro ou simplesmente não executa/dá tela?
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.653
Pontos
453
Eu to precisando de uma ajuda com o Retroarch com uma treta que praticamente eu já to achando que não tem jeito

Eu to tentando usar ele no meu setup atual, que é o notebook com tela 1366 conectado no meu monitor 1280x1024 via HDMI2VGA mas nada nesse mundo faz esse monitor aceitar o Retroarch quando eu inicio ele, sempre diz que a resolução ta errada mesmo eu tendo mexido no cfg pra botar a resolução certa

Eu até consigo fazer a tela cheia funcionar nele fazendo uma gambiarra de ficar mudando as opções de vídeo entre o notebook e o monitor até funcionar, mas como eu nunca consegui achar um padrão exato desse método e as vezes não funciona (e é cansativo), eu ainda prefiro tentar arrumar o problema
Rapaz, não sei o que seria. Aqui também uso em note plugado no monitor, tanto em tela extendida, duplicada ou só pra exibir no monitor, funciona RA normal.

Já tentou deletar o arquivo de config do RA? Era pra ser automático...

Mesmo mudando video_fullscreen_x e video_fullscreen_y, não funciona?

Pode tentar também mudar o tipo de fullscreen.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.883
Reações
51.006
Pontos
1.003
Que estranho, já usei o RetroArch em resoluções bem menores pra testes e sempre dava certo. Ele apresenta uma mensagem de erro ou simplesmente não executa/dá tela?
O monitos que fica chorando aqui, o RA continua rodando normal
Rapaz, não sei o que seria. Aqui também uso em note plugado no monitor, tanto em tela extendida, duplicada ou só pra exibir no monitor, funciona RA normal.

Já tentou deletar o arquivo de config do RA? Era pra ser automático...

Mesmo mudando video_fullscreen_x e video_fullscreen_y, não funciona?

Pode tentar também mudar o tipo de fullscreen.
Eu consegui resolver

Eu baixei a versão mais atual no site (o que eu tinha aqui acho que era 1.7.0, sempre tive preguiça de atualizar e ele continua funcionando normal) e tava continuando com o mesmo problema quando eu colocava em tela cheia
Daí eu fui pesquisar mais sobre esse tipo de fullscreen pq realmente eu parei pra perceber que o Retroarch aqui nunca tentava fazer o Borderless (que é o Windowed Fullscreen no Retroarch)
Aparentemente a opção de Borderless de verdade, que só coloca a tela por cima sem precisar mudar pra fullscreen, só funciona com Direct 3D. Ou pelo menos foi o que fez funcionar aqui. Eu também ativei uma opção em que o Retroarch não mexe no Refresh Rate quando muda o modo de display (essa opção inclusive não existe na versão mais antiga) e aí eu não sei se foi isso ou se foi só ativar a opção Borderless com o driver Direct3D, mas funcionou :ksafado
 

EvangelionUnit02

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.175
Reações
10.663
Pontos
1.094
Gente, estou com um problema pra rodar jogos de mame no retroarch. Usando winkawaks o jogo roda. No retroarch nenhum dos núcleos roda. Final Burn até tenta mas fala que está faltando arquivos sendo que no kawaks roda.

Alguém pra me ajudar?
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.099
Reações
11.981
Pontos
754
Gente, estou com um problema pra rodar jogos de mame no retroarch. Usando winkawaks o jogo roda. No retroarch nenhum dos núcleos roda. Final Burn até tenta mas fala que está faltando arquivos sendo que no kawaks roda.

Alguém pra me ajudar?
Tem algum jogo em especial que gostaria de rodar?
Me fala pra eu tentar aqui no meu Retroarch.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.956
Reações
14.505
Pontos
1.389
Eu uso o RetroArch pra ficar jogando no celular. Eu tenho o controle M30 da 8Bitdo e nos jogos de Mega Drive que suportam o controle de seis botões, os mesmo são reconhecidos normalmente.

Mas nos jogos do 32X, o núcleo (que é não é mesmo do MD) apenas identifica o controle como de 3 botões (A, B, C).

Tem algum ajuste pra fazer os jogos reconhecerem como um controle de seis botões?
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.653
Pontos
453
Gente, estou com um problema pra rodar jogos de mame no retroarch. Usando winkawaks o jogo roda. No retroarch nenhum dos núcleos roda. Final Burn até tenta mas fala que está faltando arquivos sendo que no kawaks roda.

Alguém pra me ajudar?
Provavelmente está faltando roms de bios (qsound.zip?) ou suas roms estão desatualizadas.

Já tentou outros jogos? Já tentou jogos do Neo Geo? Outros jogos de CPS2, tipo Street Fighter Alpha 2, etc.?

Essas versões mais novas do mame tanto standalone quanto no retroarch precisam de romsets atualizadas. As romsets bem antigas podem não rodar. O motivo é que novos dumps são feitos de forma mais correta com o passar dos anos.

Ah, e o core Final Burn Neo, que também precisa de romsets atualizadas, é mais recomendado para CPS1-2-3 e Neo Geo por ser bem mais leve.
 

EvangelionUnit02

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.175
Reações
10.663
Pontos
1.094
Provavelmente está faltando roms de bios (qsound.zip?) ou suas roms estão desatualizadas.

Já tentou outros jogos? Já tentou jogos do Neo Geo? Outros jogos de CPS2, tipo Street Fighter Alpha 2, etc.?

Essas versões mais novas do mame tanto standalone quanto no retroarch precisam de romsets atualizadas. As romsets bem antigas podem não rodar. O motivo é que novos dumps são feitos de forma mais correta com o passar dos anos.

Ah, e o core Final Burn Neo, que também precisa de romsets atualizadas, é mais recomendado para CPS1-2-3 e Neo Geo por ser bem mais leve.
Eu pegava as roms pelo coolrom, vai ver eles estão com as roms antigas ainda. Obrigado pela ajuda!
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.653
Pontos
453
pois é, depende das roms.... nao sei quando foi que começou a haver tanta incompatibilidade
Jogos de arcade são um amontoado de chips, não é só um chip de rom. No começo alguns desses chips não eram dumpados corretamente, outros tinham travas de segurança, então os emuladores tipo mame tinham hacks para burlar e meio que adivinhar certos comportamentos.

Com o passar dos anos, esses chips individuais foram dumpados, e o emulador foi melhorado, excluindo esses hacks do código. Ou seja, se tornou mais preciso. Então por isso a cada versão algumas roms são modificadas.
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.731
Reações
6.815
Pontos
353
Dica importante 4 - Performance: Se seu pc não for da NASA, desative Rewind e Run-Ahead pra sistemas acima de 16-bit. Se ainda sim continuar lento, desative Hard GPU Sync. Depois salve as opções por core.
Se você ver que as sprites do jogo estão bugadas (Dreamcast, alguns arcades), Rewind é o problema. Desative!
Tudo isso é ativado/desativado depois de entrar no jogo e apertar F1, em Latency. Alguns shaders também são pesados, se ver que o jogo está lento ou o som começa ficar quebrado, tente um shader mais leve.
Fala pessoal, bom dia!
Até há pouco tempo eu emulava meus jogos em um Raspberry pi3, o que me atendia muito bem, mas resolvi migrar para um mini computador "Lenovo m70q com processado Core i5 de 10ª geração, 8GB de RAM e com NVME".
Meu propósito é simples, jogar SNES, Mega Drive, PS1, Neo Geo e N64, então acredito que esse mini pc seja o suficiente, mas estou com dificuldades no retroarch.
Baixei a versão que apenas descompacto e uso, instalei os núcleos e carreguei um jogo de SNES, o jogo ficou lento.
Encontrei esse tópico aqui e até tentei seguir, mas o retroarch atual tá um pouco diferente.
Eu ativei essa opção da imagem abaixo e o SNES ficou normal, mas quando fui testar o PS1 estava com o mesmo problema.
Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
Ah, um colega aqui da OS disse que poderia ser driver, já que eu deixei que o Win10 instalasse automaticamente, mas entrei no site da lenovo baixei os drivers e instalei, nada mudou.

Solucao_Lentidao_Retroarch.png
 
Ultima Edição:

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.653
Pontos
453
Fala pessoal, bom dia!
Até há pouco tempo eu emulava meus jogos em um Raspberry pi3, o que me atendia muito bem, mas resolvi migrar para um mini computador "Lenovo m70q com processado Core i5 de 10ª geração, 8GB de RAM e com NVME".
Meu propósito é simples, jogar SNES, Mega Drive, PS1, Neo Geo e N64, então acredito que esse mini pc seja o suficiente, mas estou com dificuldades no retroarch.
Baixei a versão que apenas descompacto e uso, instalei os núcleos e carreguei um jogo de SNES, o jogo ficou lento.
Encontrei esse tópico aqui e até tentei seguir, mas o retroarch atual tá um pouco diferente.
Eu ativei essa opção da imagem abaixo e o SNES ficou normal, mas quando fui testar o PS1 estava com o mesmo problema.
Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
Ah, eu colega aqui da OS disse que poderia ser driver, já que eu deixei que o Win10 instalasse automaticamente, mas entrei no site da lenovo baixei os drivers e instalei, nada mudou.

Visualizar anexo 368614
Quando o computador é novo, uma das primeiras coisas que faço é atualizar os drivers de video e atualizar o directx: https://www.microsoft.com/pt-br/Download/confirmation.aspx?id=35

Se não resolver, vá no retroarch sem entrar no jogo > opções > drivers, e mude o driver de video até achar um que rode bem. Muda, saia do retroarch (pra salvar), depois entra de novo e rode um jogo. Tente directx, gl, gl core, vulkan.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.032
Pontos
1.504
E lá vai eu novamente.

Meu Odin 2 chegará e eu irei configurar todo o RetroArch novamente, mas esse portátil vai ficar comigo uns bons 5~6 anos (espero).

Agora que sei brincar um pouquinho com o RA eu gosto dele, mas confesso que o começo é turbulento, poderia ter uma UI mais simples e um "config wizard" para ajudar a maioria das pessoas casuais.
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.731
Reações
6.815
Pontos
353
Quando o computador é novo, uma das primeiras coisas que faço é atualizar os drivers de video e atualizar o directx: https://www.microsoft.com/pt-br/Download/confirmation.aspx?id=35

Se não resolver, vá no retroarch sem entrar no jogo > opções > drivers, e mude o driver de video até achar um que rode bem. Muda, saia do retroarch (pra salvar), depois entra de novo e rode um jogo. Tente directx, gl, gl core, vulkan.
Então, ontem eu baixei o driver de vídeo mais recente no site da lenovo.
Directx instalado é o 9, antes de baixar o retroarch compactado, eu tinha usado o retroarch instalável, e ele instalou o directx9.
Eu estou usando o vulkan, é necessário directx?
Qual directx vc usa?
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.653
Pontos
453
Então, ontem eu baixei o driver de vídeo mais recente no site da lenovo.
Directx instalado é o 9, antes de baixar o retroarch compactado, eu tinha usado o retroarch instalável, e ele instalou o directx9.
Eu estou usando o vulkan, é necessário directx?
Qual directx vc usa?
Se o vulkan estiver lento, tenta outro driver. Comece por glcore e veja se ainda está lento. Depois tente directx do mais recente até o 9. Mude o driver, saia do RA, entre, jogue um jogo e veja se está bom. Depois vai repetindo esse processo.

Sobre estar diferente, é que o menu padrão agora é esse ozone e não era quando eu fiz o tópico. Pessoalmente, ainda prefiro o xmb, dá pra mudar pelo mesmo menu dos drivers. Mas é questão de gosto.
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.731
Reações
6.815
Pontos
353
Se o vulkan estiver lento, tenta outro driver. Comece por glcore e veja se ainda está lento. Depois tente directx do mais recente até o 9. Mude o driver, saia do RA, entre, jogue um jogo e veja se está bom. Depois vai repetindo esse processo.

Sobre estar diferente, é que o menu padrão agora é esse ozone e não era quando eu fiz o tópico. Pessoalmente, ainda prefiro o xmb, dá pra mudar pelo mesmo menu dos drivers. Mas é questão de gosto.
Entendi, vou dar uma fuçada a noite, mas eu estava usando GL e estava lento, mudei para vulkan na tentativa de solucionar.
Creio que o problema é alguma função ativa.
Algo que não mencionei, é que inicialmente eu estava usando o Win11 e não tinha esse problema, mas formatei o pc e instalei o Win10, foi quando começou a lentidão no retroarch.
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.731
Reações
6.815
Pontos
353
Bom dia a todos!
Se alguém passar pelo mesmo problema que eu, lentidão com qualquer emulador, para mim a solução foi desligar o VSync, localizado em Settings -> Vídeo -> Synchronization -> Vertical Sync (VSync).

Não sei se tem a ver com o processador, VGA, mas no meu pc simplesmente não existe a opção "Hard GPU Sync" que deveria estar localizada em Settings -> Latency.

Instalei um retroarch de teste aqui no meu serviço, em um computador antigo, Core 2 Quad, a opção VSync fica ativada e o PC funciona normalmente, e aqui tem a opção Hard GPU Sync.

Abs!
 
Ultima Edição:

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.731
Reações
6.815
Pontos
353
1. Baixe as BIOS, que devem ser colocadas na pasta RetroArch/system. Não posso dar links, mas se você for na gametechwiki, na parte de Files and BIOS, dê uma olhada na parte de Multi-system-RetroArch para melhores informações.
Fala ai, blz?
Cara, eu baixei esse pack de Bios no gametechwiki, não pude testar ainda, mas fiquei com uma dúvida.
As Bios vieram organizadas em pastas, se eu deixar assim funcionam ou é necessário tirá-las das pastas e jogar na system, soltas?
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.247
Reações
10.777
Pontos
753
Fala ai, blz?
Cara, eu baixei esse pack de Bios no gametechwiki, não pude testar ainda, mas fiquei com uma dúvida.
As Bios vieram organizadas em pastas, se eu deixar assim funcionam ou é necessário tirá-las das pastas e jogar na system, soltas?
Tem uma estrutura que cada core espera. É normal ter diretórios sim, tipo o Flycast espera que as bios estejam em um diretório específico dele dentro de system, tem cores que eram soltos no system. Eu peguei um aqui que já vinha setado, era só copiar e colar no system mesmo e tudo certo.

O exemplo que comentei:
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.731
Reações
6.815
Pontos
353
Tem uma estrutura que cada core espera. É normal ter diretórios sim, tipo o Flycast espera que as bios estejam em um diretório específico dele dentro de system, tem cores que eram soltos no system. Eu peguei um aqui que já vinha setado, era só copiar e colar no system mesmo e tudo certo.

O exemplo que comentei:
É que no meu cenário atual, minhas bios de Saturn e PS1 por exemplo ficam soltas, e nesse pack indicado no post, estão dentro de diretórios.
Na verdade eu nem uso minhas BIOS no system, minhas ROMs e BIOS ficam na particão de backup e eu uso lá mesmo.
Apenas vou nas configurações de diretórios do retroarch e aponto as localizações.
Faço isso pq tenho dual boot no meu pc, Windows e Debian e o retroarch está instalado nos 2 sistemas.
Bom, estou meio sem tempo mas depois vou testar se as BIOS de Saturn e PS1 funcionam em diretórios como vieram no pack.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.247
Reações
10.777
Pontos
753
É que no meu cenário atual, minhas bios de Saturn e PS1 por exemplo ficam soltas, e nesse pack indicado no post, estão dentro de diretórios.
Na verdade eu nem uso minhas BIOS no system, minhas ROMs e BIOS ficam na particão de backup e eu uso lá mesmo.
Apenas vou nas configurações de diretórios do retroarch e aponto as localizações.
Faço isso pq tenho dual boot no meu pc, Windows e Debian e o retroarch está instalado nos 2 sistemas.
Bom, estou meio sem tempo mas depois vou testar se as BIOS de Saturn e PS1 funcionam em diretórios como vieram no pack.
Acho que teve atualização recente do RA que alterou alguns diretórios para padronizar para alguns. Pela documentação para o Beetle continua solto no system.

No celular que uso como portátil mudo todos diretórios padrões também para ficar mais fácil gerenciar.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.653
Pontos
453
Fala ai, blz?
Cara, eu baixei esse pack de Bios no gametechwiki, não pude testar ainda, mas fiquei com uma dúvida.
As Bios vieram organizadas em pastas, se eu deixar assim funcionam ou é necessário tirá-las das pastas e jogar na system, soltas?
Antigamente era só jogar na pasta system, agora atualizaram esse pack e colocaram em pastas separadas. Ficou bem pior e dificultou mais.

Sugiro fazer como o usuário acima mostrou, ir no docs.libretro.com, ir de emulador em emulador que você usa e verificar se joga direto ou vai em pasta. Por exemplo:


Attention
All bios files need to be in a directory named 'dc' in RetroArch's system directory.

Ou seja, no flycast pediu pra criar uma pasta dc dentro da pasta system e jogar as bios lá.

Já no Beetle PSX pediu pra jogar direto na pasta system.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.198
Reações
6.065
Pontos
353
eu to usando o retroarch no SERIES S, mas acredito que minha dúvida seja a mesma se estivesse usando no PC.


eu queria mudar a configuração do controle APENAS para meu CORE DE NES,
como eu faço: eu abro o jogo, e no quick menu, eu escolho controles e mudo, o problema é que as mudanças q faço no controle para NES bagunça o core de SNES, por exemplo.

o que eu estou fazendo de errado?
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.671
Reações
9.526
Pontos
453
eu to usando o retroarch no SERIES S, mas acredito que minha dúvida seja a mesma se estivesse usando no PC.


eu queria mudar a configuração do controle APENAS para meu CORE DE NES,
como eu faço: eu abro o jogo, e no quick menu, eu escolho controles e mudo, o problema é que as mudanças q faço no controle para NES bagunça o core de SNES, por exemplo.

o que eu estou fazendo de errado?
Gerenciar arquivos de mapeamento>Salvar arquivo de mapeamento de núcleo.
94PkYrN.gif
 
Topo Fundo