O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tutorial] Emuladores para PCs [+RetroArch]

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.345
Pontos
704
E comentei em outro tópico, gosto muito do Retroarch e uso no PC, no celular, usava nos consoles. Como minha máquina é antiga, desempenho no Linux era bem melhor e eu tava deixando uma partição só pra isso. Mas tem uns dias que eu me liguei que era só trocar o driver de vídeo. Se alguém mais tiver um setup ruim e enfrentar o mesmo problema, fica a dica.

Única diferença que notei foi que a tradução de imagens não tá rodando. Mas eu só peguei pra testar por curiosidade. Funciona muito bem, só que não é prático mesmo.

Aqui tem um tutorial: https://www.libretro.com/index.php/retroarch-1-7-8-ai-service-how-to-set-it-up/
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.847
Reações
3.396
Pontos
1.339
Retroarch melhorou muito, voltei a usar recentemente e vi que a interface está bem mais intuitiva apesar de achar que ainda pode melhorar mais.
O que é mais importante é a qualidade de emulação, e para alguns sistemas, não compensa.
Zerei MP1 no Dolphin do Retroarch. Tudo OK, gráfico padrão, sem melhorias.. mas sempre travava PESADO no mapa do jogo.
Comecei MP2 no Dolphin do Retroarch e também a versão standalone. Mesmo problema no Retroarch, mas no Dolphin está MARAVILHOSO, não trava nada e os gráficos muito melhores.

Mas para sistemas mais antigos, concordo em usar o Retroarch.
Zerei jogos de PC-Engine, Saturn, Megadrive, Virtual Boy assim...
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.243
Reações
10.767
Pontos
753
Mas para sistemas mais antigos, concordo em usar o Retroarch.
Zerei jogos de PC-Engine, Saturn, Megadrive, Virtual Boy assim...
Só uso para antigos também, em especial por ficar all-in-one, já reconhece controle do X360 automático, e shaders para crt. Mas só emulei até Dreamcast nele, mais recentes não vejo vantagem de usar ele também. E por fora pegando por exemplo Mednafen (Beetle no RA), não tem interface gráfica, RA facilita muito neste sentido.
Minha primeira experiência com ele vários anos atrás foi na verdade ruim, deu uma travada legal que tive de desligar o PC, aí resolvi dar uma chance lá uns 3 anos atrás e achei excelente. Hoje nem tenho usado nada fora dele antigo.
 


Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Andei testando alguns filtros pra jogos 2d (snes, mega, arcade, etc) e oq mais gostei foi o crt-easymode, pois por padrão já vem bom, não precisa mexer em nada.
crt-royale é interessante também.
tem quem curta esse tipo de filtro tbm:

209514

particularmente não curto, pois perde o charme dos pixels, mas se chama scalefx (ou xBRz).

minha ideia é só deixar a imagem mais agradável pra jogar, e não simular uma tv de tubo ou ter que configurar muita coisa
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.243
Reações
10.767
Pontos
753
Andei testando alguns filtros pra jogos 2d (snes, mega, arcade, etc) e oq mais gostei foi o crt-easymode, pois por padrão já vem bom, não precisa mexer em nada.
crt-royale é interessante também.
tem quem curta esse tipo de filtro tbm:

Visualizar anexo 209514

particularmente não curto, pois perde o charme dos pixels, mas se chama scalefx (ou xBRz).

minha ideia é só deixar a imagem mais agradável pra jogar, e não simular uma tv de tubo ou ter que configurar muita coisa
Vai bastante da opinião pessoal, eu não curto muito esses que dão um certo efeito AA. Eu uso o crt-lottes fast, que é um filtro leve e fica legal para a maioria dos jogos. Eu não gosto de deixar pixelado porque não é similar ao que os devs queriam que vissemos no snes por exemplo, resolução nativa dele é 256x224, para jogar isto para um monitor full-hd, vai ser próximo de 4x a resolução, muito diferente de como era esperado visualizar estes jogos na época.
Umas imagens em spoiler do crt-lottes:
3jQUrWi.png

Xrevdst.png

T69TgLV.png

7anxlJw.png
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.243
Reações
10.767
Pontos
753


Filtro CRT + CRT overlay = sucesso
Falando em overlay um problema é que é global, como muda apecto da tela de core para core de console, teria de ficar alterando a cada core carregado diferente. Ao menos não achei como deixar vinculado a core.
Agora, que fica bonito fica.
hilBM58.png
 

Rodders

Supra-sumo
Mensagens
538
Reações
1.855
Pontos
183
Falando em overlay um problema é que é global, como muda apecto da tela de core para core de console, teria de ficar alterando a cada core carregado diferente. Ao menos não achei como deixar vinculado a core.
Agora, que fica bonito fica.
hilBM58.png
Cara, overlay vc pode deixar até por jogo, sem precisar carregar nada.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.243
Reações
10.767
Pontos
753
Cara, overlay vc pode deixar até por jogo, sem precisar carregar nada.
Dinâmico, entra no jogo X automatico carrega overlay do PS1 por exemplo, entra no jogo Y carrega overlay do Arcade? Lembro que faz um tempo que olhei, mas isto não tinha conseguido fazer, tipo como shaders eu configuro por core, assim carrega core Beetle, todos jogos do PS1 aplica o shader tal.
 

Rodders

Supra-sumo
Mensagens
538
Reações
1.855
Pontos
183
Dinâmico, entra no jogo X automatico carrega overlay do PS1 por exemplo, entra no jogo Y carrega overlay do Arcade? Lembro que faz um tempo que olhei, mas isto não tinha conseguido fazer, tipo como shaders eu configuro por core, assim carrega core Beetle, todos jogos do PS1 aplica o shader tal.

Entra no jogo X, menu rápido, escolhe o shader e/ou a sobreposição de tela, depois opções de substituição de configuração, lá vc escolhe a abrangência que você quiser.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Esse negócio do Retroarch de diferenciar opções do menu rápido pro comum me deixa bem perdido..

Eu tô tendo problema om troca de controle. Uso um controle de xone e tô fazendo uns testes com um iPega aqui.. Sempre quando uso o iPega preciso configurar ele e aí quando vou usar o do xone, preciso voltar pro padrão, ele até funciona no retroarch, mas qualquer jogo que abrir, ele não funciona nada..
Não tem um jeito fácil dele reconhecer a configuração de cada controle não? Tô querendo comprar uns controles diferentes pra cada sistema, mas se precisar reconfigurar toda hora vai ser bem chato.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Esse negócio do Retroarch de diferenciar opções do menu rápido pro comum me deixa bem perdido..

Eu tô tendo problema om troca de controle. Uso um controle de xone e tô fazendo uns testes com um iPega aqui.. Sempre quando uso o iPega preciso configurar ele e aí quando vou usar o do xone, preciso voltar pro padrão, ele até funciona no retroarch, mas qualquer jogo que abrir, ele não funciona nada..
Não tem um jeito fácil dele reconhecer a configuração de cada controle não? Tô querendo comprar uns controles diferentes pra cada sistema, mas se precisar reconfigurar toda hora vai ser bem chato.

sempre que ligo algum controle na hora é reconhecido e não preciso configurar nada.
provavelmente o ipega apareça como controle do xbox tbm.
veja se não está conflitando com a steam ou coisa do tipo
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Ele aparece de forma bem genérica.. E se não configuro botão por botão, nada dele funciona tb.
ijWqGyp.png
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Ele aparece de forma bem genérica.. E se não configuro botão por botão, nada dele funciona tb.
ijWqGyp.png

creio que tenha como alterar o modo de input desse controle
geralmente é segurar algum botão (home/turbo, etc)

sempre procure por controles que tenham suporte a xinput
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
creio que tenha como alterar o modo de input desse controle
geralmente é segurar algum botão (home/turbo, etc)

sempre procure por controles que tenham suporte a xinput
Fuçando um pouco aqui vi que tava sendo idiota.. Ali onde tá "GamePad" se eu clico não acontece nada, mas jogando a setinha pro lado ele usa a config do controle do xbox one..
Não é o ideal, já que tenho que voltar no Menu e ir em configurações pelo teclado, mas tá ok, pelo menos tem um jeito kk
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.703
Reações
27.036
Pontos
1.053
TEm como salvar um específico perfil de controle pra um jogo isolado?
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.243
Reações
10.767
Pontos
753
Entra no jogo X, menu rápido, escolhe o shader e/ou a sobreposição de tela, depois opções de substituição de configuração, lá vc escolhe a abrangência que você quiser.
Valeu. Testei aquele dia e funcionou, setei 1 overlay para Snes e 1 para PS1 para testar. Ocorre que shader salva em um menu separado, para salvar overlay no core é em outra opção.
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.131
Reações
7.852
Pontos
1.214
Como configurar dosbox no Retroarch? Não consigo rodar nenhum game...

Alguns jogos de Amiga estão acelerados, tem como resolver?
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.345
Pontos
704
Pô, se tu descobrir compartilha o caminho das pedras depois aí. A algum custo eu consegui rodar os jogos do CD 32. PCs antigos em geral eu acabo evitando de emular por não entender como configurar.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.243
Reações
10.767
Pontos
753
PC eu emulava por fora, porque mescla teclas do jogo com atalhos do Retroarch, vira bagunça. Sempre usei para consoles apenas.
A algum custo eu consegui rodar os jogos do CD 32. PCs antigos em geral eu acabo evitando de emular por não entender como configurar.
Sega CD? Se for é tranquilo, só colocar bios no diretório system (tem de estar com um nome específico) e ser feliz, não precisa configurar mais nada. A não ser que os jogos estiverem naquele formato iso/mp3, não são todos emuladores que lidam bem com essas compressões que fazem.
E tem packs de bios já com os nomes corretos que acha fácil por aí.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.345
Pontos
704
PC eu emulava por fora, porque mescla teclas do jogo com atalhos do Retroarch, vira bagunça. Sempre usei para consoles apenas.

Sega CD? Se for é tranquilo, só colocar bios no diretório system (tem de estar com um nome específico) e ser feliz, não precisa configurar mais nada. A não ser que os jogos estiverem naquele formato iso/mp3, não são todos emuladores que lidam bem com essas compressões que fazem.
E tem packs de bios já com os nomes corretos que acha fácil por aí.
Me referia ao Amiga CD 32. Sega CD eu rodo de boa. Eu jogo no controle, o que acho chato é que nesses PCs não é só botar as BIOS, sempre tem um passinho a mais.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
Como configurar dosbox no Retroarch? Não consigo rodar nenhum game...

Alguns jogos de Amiga estão acelerados, tem como resolver?
Dosbox basta rodar o .exe ou melhor ainda, deixe o jogo todo zipado e rode o .zip



Sobre Amiga você tem que ativar o vsync. Se já estiver ativado, pode ser um jogo 50hz rodando no seu monitor/tv com maior frequência.
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.526
Reações
5.255
Pontos
703
Há alguns anos eu cheguei a testar o RetroArch e fiquei muito perdido, acabei decidindo continuar usando os emuladores normais mesmo (standalone).

Porém, troquei de notebook recentemente e como vou precisar reorganizar de novo meus emuladores (reinstalar, passar as ROMS que fiz backup do notebook antigo, etc...), estou pensando em aproveitar e já tentar usar o RetroArch de novo... ando meio sem tempo, mas pretendo fazer isso em breve e este tópico será muito útil.

O notebook que comprei foi esse (Lenovo Ideapad Gaming 3i - i7): https://www.amazon.com.br/Notebook-...mzn1.fos.25548f35-0de7-44b3-b28e-0f56f3f96147

Com esse notebook aí eu deveria tentar emular até qual sistema? Provavelmente eu ficarei 90% do tempo jogando Mega Drive e SNES como sempre... mas é bom ter outras opções e gostaria de saber até onde consigo emular com esse Lenovo.

Estou planejando vender meus consoles e jogos retro em breve (só preciso ter tempo de tirar fotos, analisar os preços, fazer os anúncios...) e com parte do dinheiro que eu conseguir levantar eu pretendo comprar uma TV Box boa e usarei pra emulação direto na TV e tal, mas por enquanto vou continuar usando notebook mesmo (que não comprei só pra isso, mas é o que tem pra hoje).
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Há alguns anos eu cheguei a testar o RetroArch e fiquei muito perdido, acabei decidindo continuar usando os emuladores normais mesmo (standalone).

Porém, troquei de notebook recentemente e como vou precisar reorganizar de novo meus emuladores (reinstalar, passar as ROMS que fiz backup do notebook antigo, etc...), estou pensando em aproveitar e já tentar usar o RetroArch de novo... ando meio sem tempo, mas pretendo fazer isso em breve e este tópico será muito útil.

O notebook que comprei foi esse (Lenovo Ideapad Gaming 3i - i7): https://www.amazon.com.br/Notebook-ideapad-i7-10750H-Dedicada-Windows/dp/B08SQMHKS5/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&keywords=ideapad+gaming+3i+i7&qid=1636364035&sr=8-1&ufe=app_do:amzn1.fos.25548f35-0de7-44b3-b28e-0f56f3f96147

Com esse notebook aí eu deveria tentar emular até qual sistema? Provavelmente eu ficarei 90% do tempo jogando Mega Drive e SNES como sempre... mas é bom ter outras opções e gostaria de saber até onde consigo emular com esse Lenovo.

Estou planejando vender meus consoles e jogos retro em breve (só preciso ter tempo de tirar fotos, analisar os preços, fazer os anúncios...) e com parte do dinheiro que eu conseguir levantar eu pretendo comprar uma TV Box boa e usarei pra emulação direto na TV e tal, mas por enquanto vou continuar usando notebook mesmo (que não comprei só pra isso, mas é o que tem pra hoje).

isto roda até ps2/wii de boas

para jogos de PC (sem emulação) acho que dá pra jogar até geração ps/xone - mas vc tem pouca RAM e 2.6 GHz de processador não ajuda muito.

recomendo se inscrever no gamepass para poder testar jogos mais pesados sem precisar comprá-los.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Há alguns anos eu cheguei a testar o RetroArch e fiquei muito perdido, acabei decidindo continuar usando os emuladores normais mesmo (standalone).

Porém, troquei de notebook recentemente e como vou precisar reorganizar de novo meus emuladores (reinstalar, passar as ROMS que fiz backup do notebook antigo, etc...), estou pensando em aproveitar e já tentar usar o RetroArch de novo... ando meio sem tempo, mas pretendo fazer isso em breve e este tópico será muito útil.

O notebook que comprei foi esse (Lenovo Ideapad Gaming 3i - i7): https://www.amazon.com.br/Notebook-ideapad-i7-10750H-Dedicada-Windows/dp/B08SQMHKS5/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&keywords=ideapad+gaming+3i+i7&qid=1636364035&sr=8-1&ufe=app_do:amzn1.fos.25548f35-0de7-44b3-b28e-0f56f3f96147

Com esse notebook aí eu deveria tentar emular até qual sistema? Provavelmente eu ficarei 90% do tempo jogando Mega Drive e SNES como sempre... mas é bom ter outras opções e gostaria de saber até onde consigo emular com esse Lenovo.

Estou planejando vender meus consoles e jogos retro em breve (só preciso ter tempo de tirar fotos, analisar os preços, fazer os anúncios...) e com parte do dinheiro que eu conseguir levantar eu pretendo comprar uma TV Box boa e usarei pra emulação direto na TV e tal, mas por enquanto vou continuar usando notebook mesmo (que não comprei só pra isso, mas é o que tem pra hoje).

dá pra rodar qualquer emulador atual praticamente, incluindo wii u, switch e ps3.

recomendo dar uma olhada nesse tópico para os consoles recentes:


sobre a tvbox, recomendo dar uma olhada no xbox series s, que na faixa dos 2200 em promoção, é a melhor máquina para emulação hj (tirando pc, obviamente)
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.243
Reações
10.767
Pontos
753
Há alguns anos eu cheguei a testar o RetroArch e fiquei muito perdido, acabei decidindo continuar usando os emuladores normais mesmo (standalone).

Porém, troquei de notebook recentemente e como vou precisar reorganizar de novo meus emuladores (reinstalar, passar as ROMS que fiz backup do notebook antigo, etc...), estou pensando em aproveitar e já tentar usar o RetroArch de novo... ando meio sem tempo, mas pretendo fazer isso em breve e este tópico será muito útil.

O notebook que comprei foi esse (Lenovo Ideapad Gaming 3i - i7): https://www.amazon.com.br/Notebook-...mzn1.fos.25548f35-0de7-44b3-b28e-0f56f3f96147

Com esse notebook aí eu deveria tentar emular até qual sistema? Provavelmente eu ficarei 90% do tempo jogando Mega Drive e SNES como sempre... mas é bom ter outras opções e gostaria de saber até onde consigo emular com esse Lenovo.

Estou planejando vender meus consoles e jogos retro em breve (só preciso ter tempo de tirar fotos, analisar os preços, fazer os anúncios...) e com parte do dinheiro que eu conseguir levantar eu pretendo comprar uma TV Box boa e usarei pra emulação direto na TV e tal, mas por enquanto vou continuar usando notebook mesmo (que não comprei só pra isso, mas é o que tem pra hoje).
Recomendo seriamente uma insistida e nunca mais precisará "reorganizar" emuladores, basta fazer backup da configuração ou do retroarch inteiro e não se preocupará mais com isto. All in one é a melhor coisa, tudo em um só local, e sem precisar configurar controles emulador a emulador. E está na Steam, só certos sistemas tem de pegar core por fora.
 

Leira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.297
Reações
2.503
Pontos
999
Há alguns anos eu cheguei a testar o RetroArch e fiquei muito perdido, acabei decidindo continuar usando os emuladores normais mesmo (standalone).

Porém, troquei de notebook recentemente e como vou precisar reorganizar de novo meus emuladores (reinstalar, passar as ROMS que fiz backup do notebook antigo, etc...), estou pensando em aproveitar e já tentar usar o RetroArch de novo... ando meio sem tempo, mas pretendo fazer isso em breve e este tópico será muito útil.

O notebook que comprei foi esse (Lenovo Ideapad Gaming 3i - i7): https://www.amazon.com.br/Notebook-ideapad-i7-10750H-Dedicada-Windows/dp/B08SQMHKS5/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&keywords=ideapad+gaming+3i+i7&qid=1636364035&sr=8-1&ufe=app_do:amzn1.fos.25548f35-0de7-44b3-b28e-0f56f3f96147

Com esse notebook aí eu deveria tentar emular até qual sistema? Provavelmente eu ficarei 90% do tempo jogando Mega Drive e SNES como sempre... mas é bom ter outras opções e gostaria de saber até onde consigo emular com esse Lenovo.

Estou planejando vender meus consoles e jogos retro em breve (só preciso ter tempo de tirar fotos, analisar os preços, fazer os anúncios...) e com parte do dinheiro que eu conseguir levantar eu pretendo comprar uma TV Box boa e usarei pra emulação direto na TV e tal, mas por enquanto vou continuar usando notebook mesmo (que não comprei só pra isso, mas é o que tem pra hoje).
Esse notebook é melhor do que o meu e aqui eu rodo muito bem tudo até Wii/Gamecube. O PS2 fica mais ou menos, mas é jogável, acredito que o problema seja mais o emulador, que não é tão bem otimizado quanto os demais.

Não uso RetroArch aqui, achei complicado para configurar. Como faço parte da comunidade RetroAchievements, eu utilizo o RALibRetro que tem no site deles, pois ele já vem pré-configurado, então uso para consoles até Nintendo DS. Já PSP, Wii/Gamecube, Dreamcast, Saturn e PS2 eu uso emuladores independentes.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.243
Reações
10.767
Pontos
753
Bem enxuto, para quem acha difícil se aventurar no Retroarch, pegando mini-tuto que havia feito em outro local.

Passo 1: Download da versão desejada: www.retroarch.com/index.php?page=platforms

Passo 2: Fazer download pelo próprio Retroarch dos cores desejados. Por vezes tem mais de 1 para cada console, são basicamente emuladores diferentes, que podem ter foco diferente, compatibilidade com jogos diferente. A interface é navegável pelo mouse/teclado ou controle.
pBjQcAV.png


Passo 3: Ir em Load Content para carregar o jogo (é possível criar lista de jogos favoritos e só rodar direto depois de carregado uma vez).

Passo 4: Selecionar o core desejado para carregar o jogo e jogar.

Passo 5: Shaders e opções gráficas para alterar/adicionar, com o jogo carregado (F1 no Quick Menu). Para alterar configurações de controles ir em Command -> Menu Toggle e selecionar Controller. Opções podem ser salvas personalizadas por jogo, por core ou global.

Algumas imagens (gosto de usar shaders CRT, por isto a abundância de imagens usando o shader crt-lottes). Foi um dos grandes motivos de eu migrar para o Retroarch, não me preocupo mais com opções gráficas nos emuladores, que sempre era coisa game a game para ajeitar. Aqui salvo no core o shader configurado na primeira utilização, qualquer jogo que abrir após é load content -> play, sem configurar nada. Além que o Beetle é o melhor emulador de PS1, Mupen 64 o melhor de N64, melhores emuladores tem cores no Retroarch.

hilBM58.png

3jQUrWi.png

kM4mgQK.png

6F21F7F95F1B539D8ABDB660CD90617D39AE558A

F08B309EDFAD26110155FA0CD1EE283256DD2BDD
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Baixem a versão em .zip, que não precisa instalar, assim basta configurar tudo uma vez só, e depois fazer backup da pasta online, em outro pc, etc.
Depois nunca mais precisa configurar novamente
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.526
Reações
5.255
Pontos
703
Pessoal, eu estou dando uma lida sobre esses sistemas de emulação (Batocera, Recalbox, EmuELEC...) e vi aqui que tem como instalar em um Pendrive / HD externo ou até mesmo fazer um dual boot com o sistema no HD interno mesmo.

Pra usar em Raspberry / Mini PC (Batocera, Recalbox) ou TV Box (EmuELEC) eu acho que não tem mistério, mas em Notebook vocês acham que vale mais a pena eu baixar o RetroArch ou usar um desses sistemas prontos?
 
Topo Fundo