O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tutorial]Jogando através de USB ou Rede no PS2 (OPL) [+ATUALIZADO!]

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
959
Salve pessoal da Retrospace, como vi que bastante gente tem dúvidas sobre como utilizar o OPL para PS2, vim trazer-lhes um tutorial de como usar essa ferramenta excelente para o PS2.

Bom, em primeiro lugar, vamos ao que se precisa:

-PS2 Desbloqueado (Pode ser qualquer chip (Matrix, Thunder) ou FreeMC boot, o desbloqueio só é necessário para usar o uLaunchELF/wLaunchELF)
-Memory Card (Só é necessário se você for deixar o OPL nele ou estiver usando FreeMC boot, o que deixa as coisas muito mais práticas)
-CD/DVD virgem (Caso tenha desbloqueio por chip) (Atualização: Agora também é possível user um DVD ao invés de um CD)
-Cabo de rede (Caso vá jogar via rede. Crossorver para ligar diretamente no PC ou comum para ligar no roteador)
-Roteador (Recomendado para jogar via rede, mas não é necessário)

Bom, vamos começar preparando o wLaunchELF:

(Atualização: Agora será utilizado o wLaunchELF ao invés do uLaunchELF, pois este é um projeto com atualizações sobre o uLaunchELF, e permite HD's de 2TB. Mais detalhes aqui.)

(Atualização 2: Caso você use FreeMCBoot, já terá o uLaunchELF/wLaunchELF pronto, então pode pular o primeiro passo.)

1 - Rodando o wLaunchELF

O primeiro passo é rodar o wLaunchELF, que é um gerenciador de arquivos utilizado para abrir homebrews (programas) de PS2 (Pense em arquivos .elf como .exe)
Para isso, será necessário um CD/DVD virgem para gravá-lo.

Baixe o wLaunchELF aqui:

https://www.ps2-home.com/forum/viewtopic.php?t=1895

231308

Caso já tenha o uLaunchElf/wLaunchELF e só queira atualizar, clique em "DOWNLOAD".
Caso queira gravar um CD/DVD, escolha a imagem apropriada (CD/DVD e a região do seu console) em "BURN ULE TO DISC".

Descompacte o arquivo e grave a ISO como se fosse um jogo de PS2 mesmo, recomendo usar o Alcohool 120%.
(Não vou me alongar agora nessa parte do tutorial, pois isso creio que todos aqui saibam como fazer, mas em breve eu complemento).

Agora pras coisas ficarem mais legais, vamos passar o wLaunchELF para o Memory Card, para evitar o uso do CD. Para isso, coloque o CD do uLaunchELF que foi gravado e espere carregar.

Assim que carregar, aparecerá a tela de introdução do wLaunchELF. Nessa parte, basta apertar O (círculo), e aparecerá o navegador de arquivos, com as seguintes opções:

mc0:/ (Memory Card 1)
mc1:/ (Memory Card 2)
hdd0:/ (Somente para PS2 Fat)
cdfs:/ (Unidade de DVD)
mass:/ (USB)
host:/ (Rede)
MISC:/ (Algumas utilidades)

Bom, a navegação é bem simples, você usa o D-Pad para marcar a opção e O (círculo) para escolher.


Agora vamos no Memory Card (mc0:/) e aperte O. Vai aparecer todos os seus arquivos de savegames (ou nada se o MC estiver vazio).
Dentro do Memory Card, aperte R1, um menu aparecerá. Selecione "New Dir" e pressione O. Um teclado virtual aparecerá para digitar o nome da pasta. Coloque o nome "BOOT" (tudo maiúsculo!).

Agora, volte para a tela anterior (Selecione a opção ../ , a primeira em cima). Vá até cdfs:/ e pressione O.
Agora estamos no CD gravado. Marque o arquivo "BOOT.ELF" e aperte R1. Selecione "Copy" e pressione O. Agora basta escolher o diretório que foi criado no MC (BOOT). Para tal, volte para a tela anterior (../), vá até mc0:/ , entre na pasta BOOT que foi criada, aperte R1 e escolha a opção "Paste" e pressione O. Aparecerá uma janela de progresso da cópia. Certifique-se que há espaço suficiente no Memory Card e espere a cópia terminar.

Pronto! O wLaunchELF está no seu Memory Card. Para testá-lo, desligue o videogame, retire o CD e tudo que estiver nas USB's (Alguns modelos não conseguem dar boot pela USB com alguma coisa ligada nela, não sei porque). Agora ligue o videogame segurando R1 no controle 1, até aparecer a tela do uLaunchELF.

(Importante: Este processo de segurar R1 e dar boot pelo memory card funciona para chips matrix. Caso tenha FreeMCBoot, só deixa o videogame ligar e na tela do FreeMCBoot escolha o uLaunchELF. Para outros chips, pesquisa como realizar o boot pelo memory card pelo seu chip.)

2 - Preparando o OPL

Bom, o OPL pode ser colocado em um Memory Card, Pen-Drive, Hd externo, CD, etc. , mas eu recomendo no Memory Card pela facilidade.

O processo é bem simples e parecido com o de instalar o wLaunchElf. Primeiro, baixe o OPL aqui:
https://github.com/ps2homebrew/Open-PS2-Loader/releases/tag/v1.1.0

Vá na versão marcada como "Latest", e baixe o arquivo 7z completo:

231311

231312

Baixe o arquivo, extraia, copie o arquivo OPNPS2LD-v1.1.0.ELF (ou a versão que voce tiver baixado), renomeie pra OPNPS2LD.ELF e coloque-o em um Pen-Drive ou HD externo. Ligue o PS2 segurando R1, e assim que o wLaunchELF carregar, ligue o Pen-Drive na USB.

No wLaunchELF, selecione a opção mass:/, selecione o arquivo "OPNPS2LD.ELF", aperte R1, selecione a opção "Copy", aperte O. Agora navegue até mc0:/, entre o Memory Card, aperte R1 e escolha a opção "Paste". Espere a cópia dos arquivos terminar.

Pronto! O OPL está no Memory Card.

3 - Configurando o OPL

Para abrir o OPL, ligue o PS2 segurando R1, navegue até mc0:/, selecione o arquivo "OPNPS2LD.ELF" e aperte O. Isso fará com que o OPL seja aberto, espere o programa carregar. Será aberto a tela principal do programa.
A navegação é diferente o wLaunchELF. Aqui você seleciona com o D-Pad e escolhe a opção com X ao invés de O.

Vá em "Settings", selecione a opção "IGR Path" (Explicarei mais adiante do que se trata). Um teclado virtual aparecerá. Digite "mc0:/OPNPS2LD.ELF" (Exatamente dessa maneira, sem as aspas) e aperte Start.

No último bloco de opções

BDM device start mode (Atualização: Agora se chama "BDM start mode, não mais "USB start mode")
HDD device start mode
ETH device start mode

Escolha por onde você quer jogar (BDM - Pen-Drive, HD's externos / HDD - HD Interno (Somente FAT's) / ETH - Rede) e coloque como "Auto" (para ler os jogos automaticamente quando iniciar o OPL), e deixe os outros em OFF.

Todas as outras opções deixe no padrão.

OBS: Ao marcar ETH como auto, se ocorrer algum problema na hora da conexão, o OPL demorará a iniciar (em torno de 2 minutos) é só esperar, o OPL não vai estar travado, não desligue o videogame, só espere.

Em "Display Settings" é possível alterar configurações visuais (Widescreen, exibir cover arts, etc.), inclusive usar temas no OPL, mas isso explicarei mais a frente.

(Atualização) Em "Controller Settings" é possível configurar o PADEMU, uma ferramenta para utilizar controles DualShock 3 e DualShock 4 pela USB ou Bluetooth no PS2. Não é compatível com alguns jogos. Mais informações neste link (https://www.ps2-home.com/forum/viewtopic.php?t=2170). Em breve trarei mais detalhes.

4 - Configurando Rede (Atualização: Na nova versão do OPL este processo está mais simples)

Pode pular essa parte se for usar Pen-Drive/HD-Externo.

Na seção "Network settings", temos as configurações para que o OPL leia os jogos através da rede.

Na primeira parte, em "Advanced Options", é possível mudar para "On" e escolher o tipo da conexão (Full-Duplex, Half-Duplex, etc.). Recomendo deixar como Off e Auto.

Vou deixar as configurações manuais de IP no Spoiler abaixo, caso alguém ainda use.

OSB: Se precisar sair do OPL, selecione antes "Save Changes", senão todas as alterações serão perdidas!

Em "Network Config" as coisas ficam mais interessantes. Logo na parte de cima, você consegue ver o IP, Máscara de Sub-Rede e Gateway do seu PS2.

Nas opções de baixo, vamos configurar o IP e o compartilhamento do PC.

Agora vamos configurar do lado do PC.

Se você está utilizando cabo crossover (Ligação direta com o PC), faça o seguinte:

(Estou usando Windows 8.1, mas já testei em Windows XP e Windows 7, e funciona também).

Abra a central de rede e compartilhamento e vá em "Alterar as configurações do adaptador". Clique com o botão direito na sua placa de rede e selecione "Propriedades".

foxaEZp.jpg


DI0ZhzF.jpg


gsSL2RU.jpg


Escolha "Protocolo TCP/IP versão 4" e clique em propriedades.

SmizsSD.jpg


Na janela que se abriu, digite um IP para seu PC (Pode ser 192.168.0.102).
Em "Máscara de sub-rede" é só clicar que os campos serão preenchidos automaticamente.

rHdlbYy.jpg


Clique em OK.

Agora vamos configurar o compartilhamento, que será necessário tanto para Crossover quanto para Roteador.

Navegue até a pasta onde você deixa os jogos. Clique com o botão direito na pasta, vá em propriedades. Escolha compartilhamento e vá em compartilhamento avançado. Marque a opção "Compartilhar a pasta". No campo "Nome do compartilhamento" coloque "PS2SMB" (Tudo maiúsculo, sem aspas). Clique em permissões. Marque a caixa controle total.

CNVAQgX.jpg



Agora vamos configurar opções de segurança. Vá novamente na central de rede e compartilhamento, "Alterar as configurações de compartilhamento avançadas". em "Todas as redes", deixe como na imagem:

cCTByKJ.jpg


(Importante: Em "Compartilhamento protegido por senha" você pode deixar ativado caso deseje, mas neste caso terá de colocar a senha para seu usuário do PC no OPL, explicado mais abaixo)

Agora vamos configurar do lado do PS2.


Caso queira utilizar configurações manuais de IP (Não recomendado), siga o spoiler abaixo.
Para saber o IP do seu PC, aperte tecla do Windows + R. Aparecerá a janela de executar. Digite "cmd" (Sem aspas). No prompt de comando que aparecerá, digite "ipconfig" (Sem aspas).

M6KMYrc.jpg


Abra o OPL, vá em "Network settings", em "PS2", escolha o "IP Address type" como "Static".

Em "IP Address", coloque o IP do seu PS2. Caso esteja usando um roteador, entre na página do roteador e veja o IP atribuído à ele.
Caso esteja usando crossover, pode ser o mesmo IP do PC, mas mudando somente o último campo, como por exemplo no meu caso, meu PC é 192.168.0.102 e meu PS2 é 192.168.0.103).

Em "Mascara de Sub-Rede" e "Gateway", deixe EXATAMENTE igual ao que aparece no prompt do seu computador ao digitar o comando anterior (ipconfig). Detalhe, se estiver usando cabo crossover, o Gateway deve ser o IP do computador!

Salve as configurações do OPL.

Abra o OPL e vá em network settings.

(Atualização) Na seção "PS2", agora é possível configurar utilizando DHCP, sem a necessidade de definir os IPs manualmente.
Recomendo deixar o "IP addess type" como "DHCP". Caso queira definir o IP e outras configurações manualmente, escolha a opção "Static".

(Atualização) Na seção "SMB Server", agora também é possível apontar para o PC utilizando o nome do PC, eliminando assim a necessidade de usar IPs que modem mudar sempre.
Neste caso, em "Address type" escolha "NetBIOS". Em "Address", digite o nome do PC onde estão as ISOs.
O nome do PC está nas configurações "Sobre" do Windows:

231421

As configurações "Share", "User" e "Password" continuam como antes.

Abra o OPL e vá em "Network Settings".

Em "IP", coloque o IP do seu PC. Se você estiver usando crossover, é o IP digitado na tela anterior (192.168.0.102, ou outro que você tenha colocado). Se você estiver usando um router, use o método do ipconfig para ver o IP do PC.

Em "Port" deixe 445 mesmo.

Em "Share", é o nome do compartilhamento definido anteriormente, "PS2SMB" (Tudo maíusculo, sem aspas).

Em "User" pode deixar Guest, e em "Password" pode deixar vazio. (Importante: Caso tenha ativado o compartilhamento protegido por senha, coloque o usuario e a senha de seu usuário do Windows)

"OK" e "Save Changes" no menu principal.

Se tudo der certo, nenhuma mensagem de erro aparecerá. Se aparecer alguma mensagem de erro como "Network Startup Error", verifique se os IP's estão corretos, se o nome do computador está correto, se o nome do compartilhamento está correto, se as permissões estão em "controle total" e se o compartilhamento com senha está desativado.

5 - Configurando jogos para leitura em modo rede

(Atualização: Não é mais necessário nomear as ISOs com o padrão seguindo o código do jogo. Basta nomear a ISO com o nome do jogo e o OPL conseguirá ler normalmente)

Vou deixar em spoiler caso alguém ainda utilize a versão antiga.

Para que os jogos possam ser lidos pela rede no OPL, eles precisam estar em um padrão.

O padrão é o seguinte:

código-do-jogo.Nome-do-jogo.iso

O código do jogo pode ser encontrado ao abrir a ISO.

Ykovwfd.jpg


Nesse exemplo, é SLUS_201.44. Ele deve ser colocado EXATAMENTE como está, com a região (SLUS) seguido de _ (Underline, tem de ser Underline), e o código (201.44).

Logo após o código, é seguido um . (ponto) com o nome do jogo. O nome não pode ter caracteres especiais e deve ter no máximo 32 caracteres (Incluindo espaços). Este é o nome que aparecerá na lista do OPL.

A extensão do arquivo deve ser .iso (minúsculo somente).

Exemplos de nome:
  • Errado = SCUS-973.28.GT4.ISO
  • Correto = SCUS_973.28.GT4.iso

Dentro da pasta compartilhada, crie 2 pastas: uma com nome "CD" e outra com nome "DVD". Coloque as ISOS de jogos em CD dentro da "CD" e jogos em DVD dentro da "DVD".

O nome das pastas deve ser em maiúsculo!

6 - Configurando Pen-Drive/Hd Externo

Será necessário utilizar um software chamado USB Util. Baixe-o aqui:

(Atualização: Link quebrado atualizado)

(Arquivo USB Util.rar)

Descompacte o arquivo. Duas pastas aparecerão. Escolha a que tenha o idioma de sua preferência.

Abra o programa. Clique em close na mensagem que aparecerá. Agora o processo é simples. Vá em File->Create game from ISO. Escolha o diretório onde está a ISO do jogo. Selecione a ISO. Selecione do lado direito o diretório de destino (Pen-Drive, HD-Externo). Em "Name for the new game" coloque o nome do jogo. Deixe as outras opções como estão e clique em "Create". Aparecerá uma barra de progresso. Quando acabar pode clicar em close.

Se você já tiver um pen-drve/HD externo com jogos no formato USB Util, antes de criar, vá em "Open game list" e abra o arquivo "ul.cfg". Aparecerá a lista de jogos que você tem. Se você não fizer isso, perderá o acesso aos outros jogos no PS2.

Do lado do PS2 não é necessária nenhuma configuração.

Importante: Formate o Pen-Drive em FAT32, e sempre desfragmente-o ao gravar um jogo novo!

7 - Usando o OPL


Agora que está tudo configurado, basta abrir o OPL e esperar ele carregar. Quando ele estiver no menu princiapal, aperte Start, e a lista de jogos aparecerá. Se ela não aparecer, confirme se as opções

USB device start mode
HDD device start mode
ETH device start mode

estão configuradas corretamente como descrito acima.

(Atualização: As debug colors foram desligadas por padrão, mas ainda é possível ligar em "Settings")
Ao abrir um jogo, a tela piscará em diversas cores, é normal.

(Atualização: Os modos 7 e 8 foram reomvidos. Detalhes técnicos sobre os modos aqui: https://www.ps2-home.com/forum/app.php/page/opl_modes).
Se o jogo travar, é possível utilizar alguns modos de compatibilidade apertando Triângulo em cima do jogo selecionado e escolhendo o modo:

  • Mode 1 - Carrega um núcleo alternativo da EE em um endereço maior (pode corrigir jogos que travam em tela verde ao carregar)
  • Mode 2 - Usa um método alternativo de leitura (Comigo funcionou em vários games, como MGS2 e MGS3)
  • Mode 3 - Desprende chamadas de sistema (Similar ao modo 3 do HDLoader)
  • Mode 4 - Pula a leitura de arquivos PSS (Pula o carregamento de muitas FMVS (vídeos))
  • Mode 5 - Desabilita suporte à DVD9 (DVD's de dupla camada)
  • Mode 6 - Desabilita In-Game reset (IGR pode gerar conflito em alguns jogos)
  • Mode 7 - Buffer de cdvdfsv reduzido
  • Mode 8 - Esconde módulo dev9 (Corrige problemas no Need for Speed Underground 2)
Agora um esclarecimento da opção "IGR Path" descrita anteriormente. Essa opção é o "In-Game reset", feita para você poder voltar ao OPL sem precisar desligar o console e abrir o OPL novamente. Para isso, no meio do jogo aperte Start+Select+R1+R2+L1+L2. A tela piscará e voltará ao OPL. Esse recurso não funciona em alguns jogos!

Mais um recurso legal: Virtual Memory Card

Se você tem vários jogos e está sem espaço no seu Memory Card, pode utilizar um Memory Card virtual. Para tal, entre na tela de opções do jogo (a mesma usada para habilitar os modos de compatibilidade) e vá nas opções "VMC Slot 1" e "VMC Slot 2". Como o próprio nome diz, você pode criar um Memory Card virtual para cada porta! Para tal, vá em "<Not set>" e aperte X. Na tela que aparecerá, você pode escolher um nome para o Memory Card virtual (O padrão é o código do jogo) e o tamanho (Recomendo 8MB mesmo para evitar erros de compatibilidade). Para finalizar, clique em create. Pronto!
Recomendo utiliar um Memory Card Virtual para cada jogo mesmo, o tamanho dos arquivos de VMC são bem pequenos.

Bônus - Usando temas, capinhas de jogos e imagens de fundo

Aqui segue um bônus para os usuários que gostam de deixar tudo mais bonito.

Capinhas e fundos:

(Atualização: vou deixar um mega-pack de capinha que uso aqui, tem capas, fundos e screenshots para praticamente todos os jogos do PS2. Vou deixar o método de criar capinhas em spoiler abaixo para quem quiser.)

Baixe o pacote aqui: https://archive.org/details/ps2-opl-cover-art-set

Baixado o pacote, copie a pasta "ART" para a mesma pasta onde os jogos estão compartilhados, ao lado da pasta "DVD" e "CD".

Vá até a pasta onde você deixa seus jogos do OPL (Seu Pen-Drive ou sua pasta compartilhada, se estiver usando rede). Lá vai ter toda a estrutura de pastas criada anteriormente e automaticamente pelo OPL (CD,DVD,VMC,CFG,etc.).

Crie uma pasta com o nome "ART" (Tudo maiúsculo, sem aspas!).
Vamos começar pelas capas de jogo.
As capinhas tem de ter a resolução de 140x200, e ter o formato .png ou .jpg .
A estrutura do nome deve ser o código do jogo + _ (underline) + COV .
Exemplos:
  • SLUS_201.47_COV.png
  • SCUS_202.02_COV.jpg
Coloque as imagens na pasta ART criada anteriormente e pronto!

Agora para fundos, é a mesma coisa. Cada jogo pode ter uma imagem de fundo, o que deixa o loader bem bonito. O uso é similar as capinhas.
A imagem tem de ter no máximo 640x480 de resolução e o formato .png ou .jpg (O formato png não é recomendado porque pode causar problemas com temas devido a transparências).
A estrutura de nomes e a mesma das capinhas, com a diferença que em vez de "COV" você escreve "BG".
Exemplos:
  • SLUS_201.47_BG.png
  • SCUS_202.02_BG.jpg
Coloque-os na pasta ART também e pronto!

O OPL carrega tudo automaticamente quando você vai passando o jogo, não é necessário configurar nada.

Temas:

Para usar temas, o processo é bem semelhante ao das capinhas e fundos. Vá na sua pasta do OPL (Pen-drive ou pasta compartilhada). Crie a pasta "THM" (Tudo maiúsculo e sem aspas).
Certo, agora para cada tema será necessário criar uma pasta seprada dentro de THM. A pasta deve começar com o prefixo "thm_" (minúsculo, com underline no final e sem aspas), seguido imediatamente do nome do tema que aparecerá para seleção.
Exemplos de nomes:

  • /thm_Meu Novo Tema/ (Aparecerá como "Meu Novo Tema" no OPL)
  • /thm_Tema 1/ (Aparecerá como "Tema 1" no OPL)
Dentro de cada pasta de tema, você coloca os arquivos do tema que baixou.
Exemplo:

/exit.png
/app.png
/config.png
/eth.png
/hdd.png
/usb.png
/background.jpg
/conf_theme.cfg


O tema selecionado aparecerá em "Display Settings" no menu principal do OPL e você pode selecionar a seu gosto.

É possível criar seus próprios temas, mas nunca me aventurei em fazer isso, quem quiser pode tentar seguir o tutorial em inglês aqui:
https://www.ps2-home.com/forum/viewtopic.php?p=9565#p9565

Links:
Temas para download - https://www.ps2-home.com/forum/viewforum.php?f=51
Tutoriais originais em inglês - https://www.ps2-home.com/forum/viewforum.php?f=13

Bom pessoal, espere que funcione ai com vocês, deixem suas opiniões, dúvidas, críticas e sugestões ai no tópico.
 
Ultima Edição:

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.599
Reações
2.545
Pontos
453
Show de bola Max!!!! Devidamente positivado!!

Marcando território para quando sobrar um tempinho poder rodar meu Slim via Rede....

Vida ETERNA ao Rei :rox
 


T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Loguei só pra curtir e agradecer.
Muito obrigado cara, quando eu limpar os hds, eu com certeza vou lembrar deste tópico aqui, vlw!
 

Thiagosp

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
850
Reações
459
Pontos
503
a resolução das imagens é 140x200 mesmo?


Da para usar um pouco mais, mas não é indicado pois estoura demais e cobre a parte do menu.

Eu uso o USButil apenas para jogos acima de 4GB. Crio uma pasta chamada CD para ISOs abaixo de 700mb e uma de DVD acima de 700mb e menor que 4GB.

Será que a compatibilidade dos jogos melhoram usando o USButil sobre aqueles que não funciona? Aqui o Winning Eleven 2007, Metal Slug Antology US e JAP não funcionam. Vou tentar usar o USButil para esses jogos mesmo sendo menor que 4GB.
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
959
Da para usar um pouco mais, mas não é indicado pois estoura demais e cobre a parte do menu.

Eu uso o USButil apenas para jogos acima de 4GB. Crio uma pasta chamada CD para ISOs abaixo de 700mb e uma de DVD acima de 700mb e menor que 4GB.

Será que a compatibilidade dos jogos melhoram usando o USButil sobre aqueles que não funciona? Aqui o Winning Eleven 2007, Metal Slug Antology US e JAP não funcionam. Vou tentar usar o USButil para esses jogos mesmo sendo menor que 4GB.

USB Util só é necessário se for jogar em pen-drive com jogos que a ISO é maior que 4GB, pois o sistema de arquivos FAT 32 não suporta arquivos maiores que isso.
 

Thiagosp

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
850
Reações
459
Pontos
503
USB Util só é necessário se for jogar em pen-drive com jogos que a ISO é maior que 4GB, pois o sistema de arquivos FAT 32 não suporta arquivos maiores que isso.


Sim exatamente isso que disse. Mas queria saber se aumenta a compatibilidade dos jogos com menos de 4GB e que não funcionam com ISO direta. Ainda não testei isso...
 

Thiagosp

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
850
Reações
459
Pontos
503
Nunca coloquei tema pois na época que lançaram tinham poucos e eram feios. Achei um bacana no site indicado mas da error ao fazer o download.

Seria o PSNOPL Large Name. Alguém consegue pegar alguma coisa lá?
 

Mateuspace

Bam-bam-bam
Mensagens
334
Reações
430
Pontos
489
Eu utilizo o UlaunchElf no DVD e o OPL no pen drive. Depois eu paro o leitor de rodar para economizar.

Meu mod chip é um cocô, não roda elf por MC. mas to rodando em rede super deboa.
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
959
Nunca coloquei tema pois na época que lançaram tinham poucos e eram feios. Achei um bacana no site indicado mas da error ao fazer o download.

Seria o PSNOPL Large Name. Alguém consegue pegar alguma coisa lá?

Temas é possível achar pesquisando na net, tem vários legais
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
959
Tópico atualizado com informações de como utilizar Memory Card virtual e modos de compatibilidade
 

Xin Eohp

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.414
Reações
2.500
Pontos
703
Nota 1000000000 o tutorial, pensei que meu ps2 ia ficar morto pois ele tem problemas de leitura, porém agora posso rodar jogos via rede/usb sem precisar gastar mídias e nem trocar o leitor, muito bom. :rox:rox:rox:rox
 

Thiagosp

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
850
Reações
459
Pontos
503
Alguém sabe até quanto o PS2 e o OPL aguenta em questão de espaço?

Estou com uma HD (USB Externa) de 60GB e estou achando muito pouco. Tenho mais de 250 jogos e queria passar o máximo que puder (dos que funcionam) para a HD. Será que uma HD de 500GB funciona tranquilo?
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
959
Alguém sabe até quanto o PS2 e o OPL aguenta em questão de espaço?

Estou com uma HD (USB Externa) de 60GB e estou achando muito pouco. Tenho mais de 250 jogos e queria passar o máximo que puder (dos que funcionam) para a HD. Será que uma HD de 500GB funciona tranquilo?

Infelizmente não sei te responder, mas se você puder testar e trazer o resultado pra gente, acrescentará muito ao tópico... Se testar por favor poste o modelo do HD, porque pode ajudar outras pessoas
 

Thiagosp

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
850
Reações
459
Pontos
503
Infelizmente não sei te responder, mas se você puder testar e trazer o resultado pra gente, acrescentará muito ao tópico... Se testar por favor poste o modelo do HD, porque pode ajudar outras pessoas


Vou comprar depois uma de 500GB. Acredito que a compatibilidade é com adaptador USB e não HD. Vou tirar a HD da case (HD Externa) e colocar a de 500GB no lugar, espero que de certo. Fazendo isso, posto o resultado sim.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Parabéns pelo tópico. Excelente conteúdo num só lugar!
Só não consegui prosseguir com o tutorial. O uLaunchELF_v4.40_CD não boota depois de inserido no Memory Card. O pior é que não sei qual modchip meu Fat possui, pois não aparece nada escrito na tela de boot e nenhum dos comandos que encontrei pela web o faz entrar em menu algum. Ele boota CD de Playstation segurando o botão "O" (bolinha), é só o que sei.
Alguém dá um help?
 

Kaneda1985

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.546
Reações
66.716
Pontos
563
O meu ps2 e um slim com thunder pro gold de desbloqueio. Qual o melhor metodo? Por usb ou pela rede?
 

educardoso

Supra-sumo
Mensagens
2.514
Reações
715
Pontos
174
O meu ps2 e um slim com thunder pro gold de desbloqueio. Qual o melhor metodo? Por usb ou pela rede?

Rede sem a menor sombra de dúvida, é um pouco mais complicado pra configurar, mas vale a pena. Embora seja mais facil pra configurar, a conexão usb do ps2 é muito lenta, como isso os loadings demoram mais que o normal e os videos dos jogos ficam travando.
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Queria saber da compatibilidade em rede também, o meu é o slim, se for boa e os fmvs não travarem eu me animo a cofigurar tudo isso.
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
959
Mas pela rede fica 100%?

Queria saber da compatibilidade em rede também, o meu é o slim, se for boa e os fmvs não travarem eu me animo a cofigurar tudo isso.

A compatibilidade não é com 100% dos jogos, claro, mas a grande maioria dos que testei funcionam sem problemas.

Aqui neste link tem uma lista feita pela PSX-Scene: http://psx-scene.com/forums/f150/official-psx-scene-opl-game-compatibility-list-115349/

Adicionalmente, alguns jogos que testei e funcionam:

UP9joZb.jpg


Recomendo usar a rede, a compatibilidade é maior.
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
959
Parabéns pelo tópico. Excelente conteúdo num só lugar!
Só não consegui prosseguir com o tutorial. O uLaunchELF_v4.40_CD não boota depois de inserido no Memory Card. O pior é que não sei qual modchip meu Fat possui, pois não aparece nada escrito na tela de boot e nenhum dos comandos que encontrei pela web o faz entrar em menu algum. Ele boota CD de Playstation segurando o botão "O" (bolinha), é só o que sei.
Alguém dá um help?

Tem que ver se o seu chip é compatível com boot pelo memory card... As vezes também o comando para usar boot por MC é diferente, o comando que eu usei é do Matrix
 
Topo Fundo