O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


UKULELE [apps+lojas+dicas+infos+curso+artistas]

ofamosomayer

Bam-bam-bam
Mensagens
4.686
Reações
5.281
Pontos
314
Está oficialmente aberto o espaço do ukulele no fórum!
ukulele-comic-menace.jpg

Tópico com informações sobre ukulele, ukelele, uke, ou como preferirem chamar.:kjoinha
provavelmente vou deixar sem outras imagens para ajudar o pessoal que tem internet lenta. I know that feel bros.

História do Ukulele
Em 1879, a "braguinha" chegou ao Havai a bordo do navio Ravenscrag, vindo da ilha de Madeira. Logo, o instrumento encantou a população local, inspirando Manuel Nunes, José do Espírito Santo e Augusto dias, marceneiros e músicos que vieram no Ravenscrag, a começar a construir o instrumento com material local (madeira de koa) para os nativos. No entanto, a koa dava ao instrumento uma sonoridade diferente, fazendo o instrumento se modificar e se adaptar até chegar a ser o que é hoje. Os três portugueses são considerados os pais do ukulele.
Mais pra frente, o som do novo instrumento encantou o rei Kalakaua (último monarca havaiano), que requisitava concertos frequentes aos seus súditos. Um dos assistentes do rei tocava o instrumento português com agilidade e maestria, o que deu a ele e ao instrumento o apelido "Ukulele" ("Pulga Saltitante", em havaiano).
____________________________
Tipos e características dos Ukuleles
Antes de mais nada: "trastos" ou "trastes" são aquelas pequenas linhas de metal que ficam no braço do uke.





Soprano - O tradicional e mais pequeno dos ukueles (algumas marcas têm modelos sopranino ainda mais pequenos). Normalmente tem um braço com 12 trastos. Tem menos volume e sustain mas o timbre mais característico do ukulele. Surgiu no século XIX no Hawaii inspirado nos instrumentos levados pelos emigrantes madeirenses.

Concerto - Tamanho intermédio entre o soprano e o tenor, normalmente tem um braço com 15 trastos. Tem menos volume e sustain que o tenor mas o timbre ainda é bastante semelhante ao soprano sendo um pouco mais confortável para quem tenha mãos um pouco maiores. Surgiu nos anos 20 do século XX.

Tenor - O maior dos ukulele com afinação standard tradicional. Normalmente tem um braço com 17 trastos. Tem bastante volume e sustain que os seus irmãos mais pequenos devido à suas maiores dimensões. Mais usado por músicos mais dedicados a peças instrumentais ou dedilhadas. Surgiu nos anos 40 do século XX.

Barítono - O maior dos ukuleles. Normalmente tem um braço com 19 trastos. Tem bastante volume e sustain mas o timbre já se afaste um pouco do ukulele tradicional. A afinação também é diferente dos restantes ukuleles. Basicamente, é uma pequena guitarra apenas com as quatro primeiras cordas.
____________________________
Aplicativos Úteis
Tablaturas e cifras:
Ukulele Tabs (cifras para várias músicas... Mas, tipo, várias MESMO)

Afinação:
Easy ukulele - Ukulele tuner
Acurate Afinador cromático

Metrônomo:
Metronomo Digital
Tablaturas e cifras:
UkeBank (ver como o acorde deve ser tocado e o som do mesmo)
Ukulele Tabs (cifras para várias músicas... Mas, tipo, várias MESMO)

Afinação:
Tun-d Free

Metrônomo:
Pro Metronome
____________________________
Onde Comprar?
SOPRANO
Kalani + capa (Multisom) R$189
Kalani + capa + afinador + cordas + 3 palhetas (Mundomax) R$268
Lanikai (Mundomax) R$239,90

CONCERT
Tudo esgotado nas lojas :kduvida

TENOR
Lanikai + capa + afinador + cordas + 3 palhetas (Mundomax) R$555,90
Lanikai (Mundomax) R$480,90

BARÍTONO
Kalani [com capa] (Multisom) R$329
SOPRANO
William AJ012 Preto (Dealextreme) U$49,90
Pinups coloridinhos pros menos machos (ebay) ~U$26,90

CONCERT
Lanikai + capa + afinador + cordas (ebay) U$92,99
Lanikai Hohner + capa (ebay) U$119,90 U$84,88

TENOR
Kinsman + capa dura (ebay) ~U$57,51
____________________________
Artistas (artistas que tocam ukulele e/ou músicas para tocar no seu amigo de quatro cordas) (vou pegar coisa mais popular, que se for botar artistas locais havaianos o tópico vai ficar inacabável)
Banda Tri
Clarice Falcão
Gabriel Guerra
Hori (??? :khuh)
Ivo Mozart
Mallu Magalhães
Marisa Monte
Amanda Palmer
Beirut
Bob Dylan*
Eddie Vedder (Pearl Jam)
Elvis Presley
Imagine Dragons*
Israel Kamakawiwo'ole
Jake Shimabukuro
Noah and the whale
Paul McCartney
Regina Spektor
The Beatles
...
*: não tocam ukulele (ou pelo menos não que eu saiba), mas suas músicas em um quatro-cordas ficam muito legais!
negrito: adicionei depois
____________________________
Cursos online


Agradeço por ajudarem a aumentar o tópico: marwinninja, [user]Povo da Areia[/user] e Tenchi :kjoinha
 

young_retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.073
Reações
6.318
Pontos
759
dps q comecei com o Violão, sempre quis pegar um Uke, achava muito fera.. mas não sabia q era tão barato. !

acho q esse ano ainda pego um.
 

ofamosomayer

Bam-bam-bam
Mensagens
4.686
Reações
5.281
Pontos
314
dps q comecei com o Violão, sempre quis pegar um Uke, achava muito fera.. mas não sabia q era tão barato. !

acho q esse ano ainda pego um.

Os preços que botei foram em lojas grandes, ainda tem os grupos de brique no Facebook.
Paguei R$100,00 no meu Kalani+capa, e peguei com o cara (que trabalha aqui perto). Estou pra comprar um elétrico pra manupirata e também tenho certeza que mais que R$200 não pago. :kjoinha
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.295
Pontos
1.619
Pra quem nunca teve aptidão a tocar violão (se meu pai estivesse vivo, ele adoraria tal presente, pois ele era violeiro e um dos que tocavam catira), é fácil ou tem uma curva de aprendizagem puxada?
 

ofamosomayer

Bam-bam-bam
Mensagens
4.686
Reações
5.281
Pontos
314
Pra quem nunca teve aptidão a tocar violão (se meu pai estivesse vivo, ele adoraria tal presente, pois ele era violeiro e um dos que tocavam catira), é fácil ou tem uma curva de aprendizagem puxada?

Eu fiz um ano de aula de violão e não conseguia puxar um Legião Urbana. Em uma semana vendo vídeos no Youtube já tô arranhando três músicas no ukulele.
Como até a ordem das cordas é diferente, a única coisa (modo de falar, claro que saber um instrumento "parecido" facilita a aprendizagem) que tu pode aproveitar do violão no ukulele são os calos dos dedos :klol
Claro, em algumas músicas vai ter que dedilhar, saber usar a palheta... mas nada de outro mundo.

Ah, provavelmente ele ia gostar mesmo! O ukulele é um ótimo instrumento pela mobilidade (eu levo o meu dentro da minha mochila, só com metade do braço de fora), é fácil de aprender, tem um som muito bonito e é bem carismático :kfeliz
 


KazumaKiryu

Lenda da internet
Mensagens
17.046
Reações
15.185
Pontos
1.664

Jake Shmabukuru, esse cara tb manja demais

Eu tenho meu uke aqui, mas devido a uma série de coisas ainda não tive tempo de treinar, mas já toco umas musiquinhas
 

KazumaKiryu

Lenda da internet
Mensagens
17.046
Reações
15.185
Pontos
1.664
Aproveitando o topico, já que vai ser um tópico oficial sobre o tema. A maioria das pessoas que tocam afirmam que a melhor palheta pra tocar uke seria as de madeira ou de feltro. Já fui em diversas casas de instrumentos e não encontrei nenhum dos dois tipos, a maioria só trabalha com as convencionais pra violão e guitarra... Alguém já encontrou dessas pra tocar? E se não, como se viram? (levando em conta que usem palheta, é claro)
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Aproveitando o topico, já que vai ser um tópico oficial sobre o tema. A maioria das pessoas que tocam afirmam que a melhor palheta pra tocar uke seria as de madeira ou de feltro. Já fui em diversas casas de instrumentos e não encontrei nenhum dos dois tipos, a maioria só trabalha com as convencionais pra violão e guitarra... Alguém já encontrou dessas pra tocar? E se não, como se viram? (levando em conta que usem palheta, é claro)

Não toco ukelele, mas tanto para guitarra, violão, cavaco e o escambal de instrumento de cordas, a melhor palheta é a que VOCÊ se sente melhor tocando, independente de tamanho ou material.
 

ofamosomayer

Bam-bam-bam
Mensagens
4.686
Reações
5.281
Pontos
314
Aproveitando o topico, já que vai ser um tópico oficial sobre o tema. A maioria das pessoas que tocam afirmam que a melhor palheta pra tocar uke seria as de madeira ou de feltro. Já fui em diversas casas de instrumentos e não encontrei nenhum dos dois tipos, a maioria só trabalha com as convencionais pra violão e guitarra... Alguém já encontrou dessas pra tocar? E se não, como se viram? (levando em conta que usem palheta, é claro)

Toquei três dias com uma moeda de cinco centavos, que fodeu minhas cordas e tinha um som ruim; uns quatro ou cinco dias toquei usando os dedos mesmo (meu indicador tá fodidão também); e agora estou com a convencional.
Eu acho ela extremamente boa, (visivelmente) não tira a qualidade do som e, bom, a gente encontra em qualquer lugar, né.
Aliás, mesmo que tu pegue palheta, recomendo treinar aos poucos usando o dedo: o jeito certo de tocar ukulele realmente é sem palheta (claro que tem músicas que isso fica muito difícil).

Não toco ukelele, mas tanto para guitarra, violão, cavaco e o escambal de instrumento de cordas, a melhor palheta é a que VOCÊ se sente melhor tocando, independente de tamanho ou material.

Apesar de, sim, o som ser diferente dependendo do tamanho/formato/material da palheta, tenho que concordar com isso.
 
Topo Fundo