O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um filtro que ando desenvolvendo para retro jogos

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
absurdo esse xBR novo, redefinidor

versal GL por favoooorrr
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Series, mas tambem no PC simples
Series X ou S? Eu devo converter para glsl apenas as versões multipass ao final, já que são mais rápidas. Aí você vai me dizer se rodam fullspeed. Vai ser bom como beta tester!
 
  • Curtir
Reações: sux

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
Series X ou S? Eu devo converter para glsl apenas as versões multipass ao final, já que são mais rápidas. Aí você vai me dizer se rodam fullspeed. Vai ser bom como beta tester!
pode contar comigo
o meu é o series S

mas duvido muito que tenha qualquer lentidao, mesmo os shaders mais pesados que ja testei rodaram liso
 

Wartogh

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
55
Pontos
178
Eu lembro que a uns 3 anos atrás o melhor shader pra suavizar o serrilhamento das pixel arts era o ScaleFX, ele dava um visual arredondado mais suave pros sprites. O XBR dava um visual de pintura à tinta, pra mim às vezes ele deixava alguns sprites parecendo de massinha... Mas esse avanço dele não agredir o dithering e as letras pequenas é MUITO legal! Alguém sabe se teve algum avanço em torno do ScaleFX de lá pra cá? Eu fico perdido na lista de shaders do retroarch pq tem 600 variações do XBR q eu nem sei qual usar :klol
 


Wartogh

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
55
Pontos
178
Acho que ele quis dizer que justamente por ele não ferrar o dithering, essa sua versão fodástica do XBR casaria bem com um mdapt
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.892
Reações
63.091
Pontos
1.253
Na verdade não é com mdapt, pois ele não filtra o dithering. Ele apenas não destrói como as outras versões.

Vou deixar aqui a versão glsl que tem o small-details (depois coloco a slang):
Sim eu entendi isso.
O que eu digo é que eu estava querendo combinar os filtros no Retroarch pra ver o resultado.
Talvez com um filtro CRT por cima também.

Se eu fizer isso posto aqui.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Caso queira passar o mdapt, passando ele primeiro, qualquer xbr após ele funcionará normalmente.

Versão slang do small-details foi atualizada no repositório agora. Só usar o atualizador online do Retroarch que já baixa ele direto na pasta certa.
 

JRSouza

Novato
Mensagens
3
Reações
4
Pontos
13
Hyllian/Papangu, já que você está atualizando os seus shaders slang, poderia também portar o crt-hyllian-fast.glsl para slang? No meu dispositivo ele parece visualmente melhor que o multipass, e por ser rápido é bom para usar em computadores antigos e até em celulares, mas por ele ser glsl não funciona em vulkan ou d3d. Eu ia abrir um issue no seu repositório para te pedir isso mas parece que ele só está aberto para pull requests, então criei esta conta para te pedir isso e também para te dizer um sincero obrigado, uso os seus shaders e filtros há anos :)
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Hyllian/Papangu, já que você está atualizando os seus shaders slang, poderia também portar o crt-hyllian-fast.glsl para slang? No meu dispositivo ele parece visualmente melhor que o multipass, e por ser rápido é bom para usar em computadores antigos e até em celulares, mas por ele ser glsl não funciona em vulkan ou d3d. Eu ia abrir um issue no seu repositório para te pedir isso mas parece que ele só está aberto para pull requests, então criei esta conta para te pedir isso e também para te dizer um sincero obrigado, uso os seus shaders e filtros há anos :)
Vou ver amanhã que versão antiga é essa. Mas se o computador for antigo ele não roda vulkan, você tem certeza?

EDIT: Não estou encontrando aqui em glsl, só estou achando em Cg bem antiga. Se você tiver em glsl, me manda então para eu ver.

*****

Aproveito para colocar mais umas fotinhas do xbr-lv2-small-details:

9zGriL5Q_o.png


eTHZLGON_o.png


qS86Ywx6_o.png


o9JnGpJu_o.png



XW96lL6U_o.png
 
Ultima Edição:

JRSouza

Novato
Mensagens
3
Reações
4
Pontos
13
Vou ver amanhã que versão antiga é essa. Mas se o computador for antigo ele não roda vulkan, você tem certeza?

Tenho. Os celulares Android mais recentes geralmente tem melhor suporte a Vulkan que ao OpenGL, e os computadores mais antigos tem melhor suporte a d3d10/11 (OpenGL é extremamente lento nos Intel mais antigos). Em ambos os casos no RetroArch só dá para usar os shaders slang. Como o celular tem a questão da bateria e do tamanho da tela eu uso apenas os shaders mais leves possíveis nele, e o meu computador também apenas roda bem eles (o crt-hyllian padrão é pesado para o meu computador atual).

EDIT: Não estou encontrando aqui em glsl, só estou achando em Cg bem antiga. Se você tiver em glsl, me manda então para eu ver.

A versão glsl está no repositório libretro/glsl-shaders do LibRetro (ainda não posso postar links aqui), vi agora que não foi você que fez o pull request, então você deve ter feito a versão Cg que está no seu repositório e alguém apenas portou ela. Nunca tinha usado a versão Cg antes, apenas a glsl. Desculpa eu não sabia que não tinha sido você que tinha feito a versão glsl.
 
Ultima Edição:

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Tenho. Os celulares Android mais recentes geralmente tem melhor suporte a Vulkan que ao OpenGL, e os computadores mais antigos tem melhor suporte a d3d10/11 (OpenGL é extremamente lento nos Intel mais antigos). Em ambos os casos no RetroArch só dá para usar os shaders slang. Como o celular tem a questão da bateria e do tamanho da tela eu uso apenas os shaders mais leves possíveis nele, e o meu computador também apenas roda bem eles (o crt-hyllian padrão é pesado para o meu computador atual).



A versão glsl está no repositório libretro/glsl-shaders do LibRetro (ainda não posso postar links aqui), vi agora que não foi você que fez o pull request, então você deve ter feito a versão Cg que está no seu repositório e alguém apenas portou ela. Nunca tinha usado a versão Cg antes, apenas a glsl. Desculpa eu não sabia que não tinha sido você que tinha feito a versão glsl.
Vou ver essa glsl então.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Tenho. Os celulares Android mais recentes geralmente tem melhor suporte a Vulkan que ao OpenGL, e os computadores mais antigos tem melhor suporte a d3d10/11 (OpenGL é extremamente lento nos Intel mais antigos). Em ambos os casos no RetroArch só dá para usar os shaders slang. Como o celular tem a questão da bateria e do tamanho da tela eu uso apenas os shaders mais leves possíveis nele, e o meu computador também apenas roda bem eles (o crt-hyllian padrão é pesado para o meu computador atual).



A versão glsl está no repositório libretro/glsl-shaders do LibRetro (ainda não posso postar links aqui), vi agora que não foi você que fez o pull request, então você deve ter feito a versão Cg que está no seu repositório e alguém apenas portou ela. Nunca tinha usado a versão Cg antes, apenas a glsl. Desculpa eu não sabia que não tinha sido você que tinha feito a versão glsl.

Tá na mão! Em slang!
 

Anexos

  • crt-hyllian-fast - slang.zip
    2,6 KB · Visualizações: 12

JRSouza

Novato
Mensagens
3
Reações
4
Pontos
13
Muito obrigado Hyllian! Eu acabei de testar e funciona perfeitamente e visualmente é muito bonito (acho visualmente mais bonito que o shader multipass). E eu aproveitei e testei também a velocidade, com a versão multipass no meu computador eu obtenho em torno de 160FPS, com a versão crt-hyllian-fast eu obtive em torno de 210FPS, o que a coloca entre os shaders CRT mais rápidos que você vai encontrar no RetroArch (z-fast, crt-pi, etc.). A título de comparação, com a versão padrão crt-hyllian eu obtenho em torno de 65FPS, mas ela fica abaixo dos 60FPS em alguns jogos e por isso eu não a uso.

Eu não sei se você fez ou se vai fazer um pull request para que eles adicionem a versão fast ao repositório, mas eu acho que você deveria, porque o resultado é realmente incrível.

Mas em todo caso deixarei o arquivo salvo aqui, já é o meu novo shader padrão, novamente muito obrigado!

Edit: apenas para explicar, para obter os resultados dos testes de velocidade eu desabilito a sincronização de áudio e de vídeo e habilito a notificação de velocidade.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Novas versões de xBR e Super-xBR adicionadas ao repositório slang libretro!

Novidades:

- Organizei a pasta xBR. Agora apenas seis presets na pasta principal. A maioria das predefinições antigas agora está dentro da nova pasta "outras predefinições" por motivos históricos.

- Na pasta principal, estão disponíveis apenas versões com gamma corrigido e multipass. A filtragem em gama linear agora favorece pixels claros da mesma forma que os escuros, o que significa que as linhas escuras são mais finas e produzem um resultado agradável em jogos mais desenhados como Mario;

- Mudei algumas regras básicas do xBR e agora o dithering parece menos estranho quando filtrado. Tem também uma opção para não filtrar o dithering, o que parece bom em alguns jogos do mega ou arcades da Capcom;

- A versão antiga de small-details agora é o padrão, pois acho que alguns pixels não devem ser alterados senão os detalhes dos jogos são perdidos quando filtrados;

- Adicionados novos parâmetros, agora o usuário pode controlar o nível de suavidade. No máximo, ele lembrará as versões antigas do xbr, no mínimo será mais pixelizado.

- Decidi adicionar um pouco de blur como toque final e não deixar muito sharp. Assim, os presets principais estão bem levemente embaçados em comparação com as versões antigas (estes ainda podem ser usados dentro da pasta "other presets"). Não tem problema se você não jogar com a cara colada na tela (LOL);


xBR ibagens:

Vejam como o contorno das linhas são mais finas agora:
KrkXLk7E_o.png


UBue50aF_o.png


JohH7K2J_o.png


Super-xBR ibagens:

aGrb8sEq_o.png


Wsw6ci6H_o.png


EMXAsr5b_o.png


Galeria: https://imgbox.com/gallery/edit/sooQy2v31R/hGDzGaEJblivg9gc

É só fazer o update online do Retroarch em slang para ter acesso a essas novas versões.
 

biglinux

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.122
Reações
4.277
Pontos
984
O XBR novo está realmente muito bom, estava tentando adicionar um anti dithering junto e não consegui, mas acabou saindo um resultado que achei muito interessante, então resolvi compartilhar por aqui, obrigado por continuar melhorando o XBR @Papangu

mario.png

mario2.png

Mario3.png

mario3.png

sfz3-2.png

sfz3-3.png

sfz3.jpeg
 

Anexos

  • Xbr+PsUndither+CrtEasyMode.slangp.zip
    656 bytes · Visualizações: 11

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
O XBR novo está realmente muito bom, estava tentando adicionar um anti dithering junto e não consegui, mas acabou saindo um resultado que achei muito interessante, então resolvi compartilhar por aqui, obrigado por continuar melhorando o XBR @Papangu
Interessante! Mas esse resultado do dithering que você mostrou nas telas foi obtido apenas quando você setou o seguinte parâmetro novo que tem no xBR:

Código:
"XBR - DITHERING/SMOOTHNESS COMPROMISE (MEDIUM | HIGH)" 1.0 0.0 1.0 1.0

É justamente esse parâmetro que torna o dithering intocável no novo xBR. Atenção, esse parâmtro está desabilitado nos presets lançados. Se quiser o dithering como nas telas, tem que habilitar e salvar novo preset. Eu deixei ele OFF pois ele compromete algumas regras de smoothening do xBR. Mas para quem gosta de dithering limpinho, vale a pena habilitar. Fica bem legal nos jogos de luta da Capcom.

O ps-undith e o crt-easymode está apenas adicionando algum ruído na imagem, já que eles não estão sendo usados para o que eles se propõem nessas escalas.
 

biglinux

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.122
Reações
4.277
Pontos
984
Interessante! Mas esse resultado do dithering que você mostrou nas telas foi obtido apenas quando você setou o seguinte parâmetro novo que tem no xBR:

Código:
"XBR - DITHERING/SMOOTHNESS COMPROMISE (MEDIUM | HIGH)" 1.0 0.0 1.0 1.0

É justamente esse parâmetro que torna o dithering intocável no novo xBR. Atenção, esse parâmtro está desabilitado nos presets lançados. Se quiser o dithering como nas telas, tem que habilitar e salvar novo preset. Eu deixei ele OFF pois ele compromete algumas regras de smoothening do xBR. Mas para quem gosta de dithering limpinho, vale a pena habilitar. Fica bem legal nos jogos de luta da Capcom.

O ps-undith e o crt-easymode está apenas adicionando algum ruído na imagem, já que eles não estão sendo usados para o que eles se propõem nessas escalas.

Eu realmente não consegui aplicar o que eu queria, teria alguma forma de utilizar tanto o ps-undith quanto o XBR com essa mesma configuração?

O easymode gera ruído, mas essa parte em específico eu gostei, pois a imagem completamente limpa me remete mais a jogos em flash do que jogos retro, além de modificar um pouco o brilho e o gamma, me passa a sensação de reduzir um pouco as bordas, por exemplo do Yoshi
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Eu realmente não consegui aplicar o que eu queria, teria alguma forma de utilizar tanto o ps-undith quanto o XBR com essa mesma configuração?
Você teria que copiar o preset do ps-indith primeiro, e depois colar embaixo dele o preset do xBR, tomando o cuidado para renomear a numeração dos shaders e a quantidade de shaders no início. Dá um trabalhinho de editar num editor de texto.

O easymode gera ruído, mas essa parte em específico eu gostei, pois a imagem completamente limpa me remete mais a jogos em flash do que jogos retro, além de modificar um pouco o brilho e o gamma, me passa a sensação de reduzir um pouco as bordas, por exemplo do Yoshi

Se gosta de ruído, pode tentar usar o crt-torridgristle com ScanlineSize=2.0, fica liso sem scanlines, mas com um aspecto arredondado. Outra opção seria usar o crt koko-aio (https://github.com/kokoko3k/koko-aio-slang) na opção de preset koko-aio-crt-tv-aperturegrille.slangp, fica legal:

RTqRK67m_o.png
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Falando em checkerboard-dithering, fiz um preset com a máscara de trinitron (só dá para ver corretamente as figuras abaixo se der zoom por completo) para o Saturn. O Saturn não tem transparência via hardware e faz da mesma forma que o Mega Drive, colocando um quadriculado. Isso é possível notar em vários jogos de Saturn. Aqui umas telas de alguns jogos que tem essas transparências já com o checkerboard filtrando esses ditherings:

sat1.gif
sat2.gifsat3.gifsat4.gifsat5.gifsat6.gifsat7.gifsat8.gifsat9.gifsat10.gif
 
Ultima Edição:

astoufu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
195
Reações
30
Pontos
699
As últimas versões do checkerboard-dedither e dos crt-hyllian estão no repositório de shaders slang.

Tou lançando aqui a versão atualizada do:
crt-super-xbr-22-09-09.zip

Adicionei curvatura da tela para ficar parecido com Tubão Bolinha! LOL

Visualizar anexo 276468
Qual seria o jogo da primeira imagem deste post? Adorei o estilo gráfico do mesmo.

Aliás, belo trabalho com os filtros!
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Lançando mais um filtro, agora para portáteis e sistemas de baixa resolução.

Se chama Retro-Tiles

Fiz o PR já para o repo slang do Retroarch. Já está no meu repo: https://github.com/Hyllian/slang-shaders/tree/master/handheld

ATENÇÃO: Ele só funciona com Integer Scaling habilitado!

Cria uma espécie de azulejos a partir dos pixels, dando um efeito meio bump (Bem legal o efeito em sprites):

02. Chrono Trigger (USA)-220703-223428-220910-144932.png02. Chrono Trigger (USA)-220703-223428-220910-195806.png02. Chrono Trigger (USA)-220703-223428-220910-144918.pngLegend of Zelda, The - Oracle of Ages-220910-153159.pngLegend of Zelda, The - Oracle of Ages-220910-153139.png003185-220910-145803.png003185-220910-145811.pngCastlevania - Aria of Sorrow (U) [!]-220910-152911.png003185-220910-145901.png005283-220910-150505.png
 
Topo Fundo