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Um filtro que ando desenvolvendo para retro jogos

Rick_Taylor

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Falando em checkerboard-dithering, fiz um preset com a máscara de trinitron (só dá para ver corretamente as figuras abaixo se der zoom por completo) para o Saturn. O Saturn não tem transparência via hardware e faz da mesma forma que o Mega Drive, colocando um quadriculado. Isso é possível notar em vários jogos de Saturn. Aqui umas telas de alguns jogos que tem essas transparências já com o checkerboard filtrando esses ditherings:
@Papangu, qual o nome desse preset?
Ficou ótimo parabéns
 

biglinux

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Atualizei o checkerboard-dedither no repo slang do Retroarch, só fazer o update online.

Transparências do Saturn estão perfeitas!

Visualizar anexo 277349

Visualizar anexo 277350

Visualizar anexo 277351

Frame em preto-e-branco é uma radiografia de onde o dithering é detectado e filtrado.

Realmente ficou muito bom, tentei por algumas vezes juntar algum filtro anti dithering com o XBR e nunca funcionou, é realmente incompatível ou eu só não estou sabendo fazer?
 


Papangu

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Realmente ficou muito bom, tentei por algumas vezes juntar algum filtro anti dithering com o XBR e nunca funcionou, é realmente incompatível ou eu só não estou sabendo fazer?
Tem um jeitinho de combinar. Fiz um preset que vai funcionar se você antes atualizar seus shaders na opção de update online do RA.

Pegue esse preset em anexo e descompacte dentro da pasta "shaders_slang\xbr". Pronto, já pode ver como ficam os jogos de mega drive com ele!
 

Anexos

  • xbr-dedither.zip
    593 bytes · Visualizações: 14

biglinux

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Tem um jeitinho de combinar. Fiz um preset que vai funcionar se você antes atualizar seus shaders na opção de update online do RA.

Pegue esse preset em anexo e descompacte dentro da pasta "shaders_slang\xbr". Pronto, já pode ver como ficam os jogos de mega drive com ele!
Obrigado, ficou muito bom o resultado, testei no SF Zero 2 do Arcade e no Mario World, essa parte mesmo removeu o dither da água, o único efeito colateral nos 2 jogos foi no Mário, na parte superior aonde tem os X, mas não é nada que incomode de verdade, irei utilizar por padrão esse filtro.


mario xbr dither.jpeg
 

Papangu

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Obrigado, ficou muito bom o resultado, testei no SF Zero 2 do Arcade e no Mario World, essa parte mesmo removeu o dither da água, o único efeito colateral nos 2 jogos foi no Mário, na parte superior aonde tem os X, mas não é nada que incomode de verdade, irei utilizar por padrão esse filtro.
Sim, isso ainda é um dos efeitos colaterais não só desse como de todos os outros shaders de dedithering. Isso é pq o X do Mario é perfeitamente um dithering 4x4. Eu estou pensando em alguma estratégia para esse caso especial ainda. É um dos poucos efeitos colaterais que me incomodam são esses X de alguns jogos.
 

biglinux

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Sim, isso ainda é um dos efeitos colaterais não só desse como de todos os outros shaders de dedithering. Isso é pq o X do Mario é perfeitamente um dithering 4x4. Eu estou pensando em alguma estratégia para esse caso especial ainda. É um dos poucos efeitos colaterais que me incomodam são esses X de alguns jogos.

Teria como filtrar um tamanho mínimo da imagem para o anti dither funcionar e quando for muito pequeno igual nesse caso ele não aplicar?
 

Papangu

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Teria como filtrar um tamanho mínimo da imagem para o anti dither funcionar e quando for muito pequeno igual nesse caso ele não aplicar?
Aí é que está, funcionaria para esse caso específico, mas não para outros jogos que têm pedaços de dithering do tamanho desses Xs. Se filtrar isso, acaba filtrando outros ditherings verdadeiros também. Isso que é a dificuldade em contornar esse problema. E eu não estou querendo criar regras jogo a jogo, as regras têm que funcionar para o máximo de jogos possível, ou seja, precisam ser genéricas.
 

Papangu

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Mais uma versão do crt-super-xbr, agora com um terceiro preset sharpsmoother.

crt-super-xbr-22-09-19.zip


Fica muito bom no psx:

eIBUU8YS_o.png


DMr4Rppv_o.png


j3B3tTjW_o.png


jssrb1ne_o.png


ws8Lg5Kw_o.png


xAWUITTc_o.png


ouo2bCsv_o.png
 

Shellder

Supra-sumo
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Parabéns pelo excelente trabalho com os filtros...
É possível remover a curvatura nos filtros ? como faria esse processo ?
 

ROGER CARVALHO

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Qual combinação de filtro usar para jogos de psx?
Estou usando RetroArtch no Nintendo Switch, mas ainda estou em testes dos Shaders para ver qual do melhor resultado em cada core, para o PSX ainda não cheguei num resultado satisfatório.
Já para o SNES ou achei essas duas, as melhores combinações aceitáveis que consegui até agora para jogos digitalizados, pre-renderizados ou 3d... Mas vou verificar o tópico em busca de novos testes, principalmente para psx e psp

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Axel Stone

Bam-bam-bam
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Qual combinação de filtro usar para jogos de psx?
Estou usando RetroArtch no Nintendo Switch, mas ainda estou em testes dos Shaders para ver qual do melhor resultado em cada core, para o PSX ainda não cheguei num resultado satisfatório.
Já para o SNES ou achei essas duas, as melhores combinações aceitáveis que consegui até agora para jogos digitalizados, pre-renderizados ou 3d... Mas vou verificar o tópico em busca de novos testes, principalmente para psx e psp

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Vai me desculpar, mas essas imagens distorcidas e esticadonas me dá uma agonia danada.

Sobre jogos do PS1, depende. Para jogos 2D provavelmente o mesmo filtro que você usa no snes vai te satisfazer. Pra jogos 3D aí depende do gosto e tamanho da tela. Aqui uso guest-advanced, crt-hyllian-multipass, crt-royale ou crt-geom-deluxe, dependendo do jogo.
 

Falkner

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Qual combinação de filtro usar para jogos de psx?
Estou usando RetroArtch no Nintendo Switch, mas ainda estou em testes dos Shaders para ver qual do melhor resultado em cada core, para o PSX ainda não cheguei num resultado satisfatório.
Já para o SNES ou achei essas duas, as melhores combinações aceitáveis que consegui até agora para jogos digitalizados, pre-renderizados ou 3d... Mas vou verificar o tópico em busca de novos testes, principalmente para psx e psp

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aqui eu uso guest-advanced pra tudo
 

Zen Dario

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Um shader que se tornou essencial pra mim em combinações (pra boa partes do sistemas) é o NTSC colors (parâmetro de intensidade em 0.6)... Acredito que as cores fiquem mais fiéis ao que víamos nas CRT, aliás, gostaria até de perguntar pra alguém aqui que tenha um PS1... Sabem me dizer se as cores ficam mais próximas mesmo com esse shader ou sem ele? (falando só de cores msm).

Eu tenho TVs CRT aqui, mas no momento só tenho o Wii pra usar emuladores mais antigos, e como é emulação tbm, fico na dúvida sobre as cores geradas...

Por exemplo, aqui to usando o CRT GEOM combinado com esse NTSC colors...
Crash Bandicoot 2 - Cortex Strikes Back (USA)-230622-072722.png

Sem nada:

Crash Bandicoot 2 - Cortex Strikes Back (USA)-230622-072727.png
 

jeffersonomsi

Ser evoluído
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Esta é minha configuração para SNES.

Foi testado em Plasma 1080p e LCD de 4k. Depois de tentar muitas vezes obter uma aparência confortável, onde meus olhos não ficassem muito irritados, obtive essa configuração no Retroarch. Ele está configurado para usar a máscara1 com intensidade = 0,5, embora eu prefira nenhuma máscara em telas grandes.

Notei que os jogos de SNES têm alguns ruídos irritantes causados por cores de alta frequência nos backgrounds (baixo contraste). Isso distrai um pouco, principalmente quando você está de fato jogando um jogo por algumas horas. Recentemente joguei até o fim alguns jogos (Super Metroid, SMW, Super Mario Bros 3, etc) e tive que encontrar uma maneira de reduzir o ruído nos backgrounds. Foi assim que consegui essa configuração. Acredite em mim, é muito bom em movimento. Esse preset combina sgenpt-mix blend level 2 (apenas checkerboard) para eliminar o dithering comum backgorund de baixo contraste e uma nova versão do smartblur (incluído no zip), com um slide para controlar o nível de blur.

Eu fiz algumas capturas de tela usando apenas crt-hyllian (as primeiras fotos) e outras usando esse preset de snes (as segundas):



















SNES crt preset (inclui o novo shader smartblur)
Alguem tem esse preset para o SNES ou shader que consigo ter parecido?
 

Papangu

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Pessoal, gostaria de postar um preset que uso pra o CRT-Royale do Retroarch. Esse filtro já foi considerado o mais avançado para CRT por anos, mas hoje talvez tenha sido ultrapassado por outros com mais features. Uma coisa que sempre me incomodou nele é que ele não é muito bom para 1080p, pois foi idealizado para resoluções muito altas como 4k.

Mas eu descobri uma forma de deixá-lo bom em 1080p. Fiz um prescaling adicionando dois filtros meus no início da cadeia de shaders, o que suavizou um pouco o royale. Aqui umas fortinhas tiradas em 1080p (me lembra as TVs Sony Wega):

1689621124524.png
1689621410798.png
1689622816127.png

1689622863017.png
1689624797551.png

Aqui em anexo o meu preset que chamei de crt-royale-rounded. Só descompactar na pasta shaders do Retroarch (última versão de preferência). É para slang apenas.
 

Anexos

  • crt-royale-rounded.zip
    1,3 KB · Visualizações: 14
Ultima Edição:

Axel Stone

Bam-bam-bam
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crt-royale-1080p

Melhorei um pouco os presets do crt-royale para telas full hd (1080p). O crt-royale default só funciona bem em 4k. Agora com esses presets é possível ter uma boa qualidade em resoluções menores.

0005-1071664941-230721-141728.png


Muito bom.

Uma coisa que não gosto do Royale é que muda muito as cores. Não sei explicar, fica meio lavado e com tons diferentes, mais puxado para o amarelo. Ao colocar lado a lado com o original fica bem visível essa diferença de cor. Teria algum preset pra dar uma ajustada nas cores e voltar mais próximo do original? Ou seria algo da minha tv e da minha cabeça?
 

Papangu

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Muito bom.

Uma coisa que não gosto do Royale é que muda muito as cores. Não sei explicar, fica meio lavado e com tons diferentes, mais puxado para o amarelo. Ao colocar lado a lado com o original fica bem visível essa diferença de cor. Teria algum preset pra dar uma ajustada nas cores e voltar mais próximo do original? Ou seria algo da minha tv e da minha cabeça?
Primeira vez que vi alguém reclamar disso. Tem alguma foto de algum jogo de exemplo? Nos parametros do Royale existe umas opções para alterar os canais de cores vermelho, azul e verde. Daria para mudar por aí, mas não é tão fácil essa calibração.
 
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