O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Uma renda de R$ 3.000,00 líquida mensal pode ser considerada boa no Brasil?

Uma renda de R$ 3.000,00 líquida mensal pode ser considerada boa no Brasil?

  • Sim!

    Votes: 92 50,0%
  • Não!

    Votes: 92 50,0%

  • Total voters
    184

atlanperry

Bam-bam-bam
Mensagens
930
Reações
2.343
Pontos
433
Se ganhasse R$ 3000,00 estaria feliz.. Na Realidade se não tivesse o financiamento imobiliário estaria mais folgado financeiramente... Nessa pandemia meu salário que já era baixo diminui uns R$ 500,00... Estou tendo que pegar da minha reserva de emergência para pagar as contas.. Complicado!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

fVilaça

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.206
Reações
2.292
Pontos
964
Acho que depende muita da pessoa, tem gente que com isso vive até bem, viaja, tem carro.

Outros que com o triplo disso vivem no aperto.

Eu acho que no geral é um salário que dá pra viver e só.

Enviado de meu Redmi Note 8 usando o Tapatalk
 

SamasosukE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.207
Reações
22.921
Pontos
1.394
Assim, é como citaram aqui no tópico.
Essa questão de renda varia de região. Por exemplo em Salvador/Bahia, o valor de R$ 2.000,00 é considerado alto para profissionais graduados e especializados que trabalham nas empresas privadas.

* O custo de vida aqui em SSA não foge a regra, para sobreviver você precisa ter controle total sobre suas contas, e possuir um plano "B" para complementar o valor que você ganha. (O que ocorre muito em toda a Bahia é a galera ter um emprego formal e um ou dois informais para ajudar seja solteiro, morando com pais ou casado).


Porque desta forma não dá reggae! É a realidade do Brasil na região Nordeste.
 

SamasosukE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.207
Reações
22.921
Pontos
1.394
Se ganhasse R$ 3000,00 estaria feliz.. Na Realidade se não tivesse o financiamento imobiliário estaria mais folgado financeiramente... Nessa pandemia meu salário que já era baixo diminui uns R$ 500,00... Estou tendo que pegar da minha reserva de emergência para pagar as contas.. Complicado!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk


É isso.

Ele fala R$ 3.000,00 acredito ser o calculado no líquido, porque se considerar no bruto com descontos prévios baixa o valor já baixa para R$ 2.500,00 a R$ 2.400,00 quanto mais ganha maiores os descontos.
 

SamasosukE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.207
Reações
22.921
Pontos
1.394
Acho que depende muita da pessoa, tem gente que com isso vive até bem, viaja, tem carro.

Outros que com o triplo disso vivem no aperto.

Eu acho que no geral é um salário que dá pra viver e só.

Enviado de meu Redmi Note 8 usando o Tapatalk


Sim, se for sozinho dá para pagar as contas, alimentação, aluguel ...se manter!

Mais quem possui família, cujo casados, filhos, dependentes (Mãe ou Pais) é complicado.
 


Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Sugiro uma pausa para reflexão. Parem de pensar em tudo no coletivo. Parem de pensar em valor arbitrário versus a média da população no país. São ordens de magnitude incompatíveis com a sua realidade, são valores abstratos e são médias que tem ZERO efeito prática nas suas vidas.

Você não é uma média, você é um individuo. Pense como indivíduo. Pense na sua casa, no seu bairro, no mercado que você compra, nas contas que você paga.

A pergunta desse tópico desde o início me pareceu estranha, afinal....de que me serve essa informação? Não me traz nenhum benefício prático.

O que interessa é saber o preço do meu aluguel, ou da minha parcela do financiamento. A escola dos meus filhos. A despesa do supermercado, a conta de luz, o combustível, o convênio médico, E não me interessa se a minha conta de luz é o dobro de outra pessoa ou se o vizinho tem o filho dele na escola pública. Eu sei muito bem os motivos pra cada uma das minhas despesas e de quais delas eu não abro mão.

Acho um grande erro ficar se preocupando demais com a vida dos outros quando você nem tem o controle da sua. De que adianta se comparar com milhões de outras pessoas que estão a milhares de quilômetros de você, que você nunca verá na vida? É isso que você faz quando fica querendo se achar na "média".

E leva a todo tipo de conclusões erradas. Olhar pra receita alheia é fácil, mas você olha para a despesa? Você conhece a história dessas pessoas que ganham mais de 10 mil por mes? Sabe o que fazem, que gastos tem, quanto trabalham, do que abrem mão, que problemas enfrentam?

Não, você não sabe. Então não tire conclusões a respeito da marvilhosa vida "de rico" que algum colega leva, só porque ganha 4 vezes mais do que você.


Por fim....se você acha que estou sendo egoísta, falando em "ignorar o coletivo", te deixo mais um pensamento: se você quer fazer a diferença, ajudar ao próximo, ajudar a situação desses milhões de brasileiros pobres.....o que você pode fazer a respeito? Não muito, se você é tão pobre quanto, e mal tem condições de sustentar sua própria família. Mas se você batalhar, se concentrar em se erguer e construir um patrimônio maior do que você realmente precisa para se sustentar, aí sim você terá sobrando para ajudar ao próximo. Não é a toa que os homens mais ricos do mundo como Bill Gates e Warren Buffet, são os maiores filantropos e os que mais ajudam pessoas pobres no mundo inteiro.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Assim, é como citaram aqui no tópico.
Essa questão de renda varia de região. Por exemplo em Salvador/Bahia, o valor de R$ 2.000,00 é considerado alto para profissionais graduados e especializados que trabalham nas empresas privadas.

* O custo de vida aqui em SSA não foge a regra, para sobreviver você precisa ter controle total sobre suas contas, e possuir um plano "B" para complementar o valor que você ganha. (O que ocorre muito em toda a Bahia é a galera ter um emprego formal e um ou dois informais para ajudar seja solteiro, morando com pais ou casado).


Porque desta forma não dá reggae! É a realidade do Brasil na região Nordeste.
No Nordeste tem um problema meio grave (isso vale para boa parte do Brasil) que muitas das pessoas com boas condições financeiras, com exceções em locais como Recife e Fortaleza, ou são concursadas ou viraram médicos. Aí nem tem como muitas regiões se desenvolverem direito, já que muitas das pessoas ou seguem esse caminho ou vão se migrar para os locais com mais oportunidades de empregos diferentes.

A sorte é que o custo de vida é baixo, principalmente em locais menos ricos como Sergipe. Piauí e Alagoas. Porém, tentar ganhar bem nessas regiões sem ser com o "óbvio" é complicado para maioria.
Sugiro uma pausa para reflexão. Parem de pensar em tudo no coletivo. Parem de pensar em valor arbitrário versus a média da população no país. São ordens de magnitude incompatíveis com a sua realidade, são valores abstratos e são médias que tem ZERO efeito prática nas suas vidas.

Você não é uma média, você é um individuo. Pense como indivíduo. Pense na sua casa, no seu bairro, no mercado que você compra, nas contas que você paga.

A pergunta desse tópico desde o início me pareceu estranha, afinal....de que me serve essa informação? Não me traz nenhum benefício prático.

O que interessa é saber o preço do meu aluguel, ou da minha parcela do financiamento. A escola dos meus filhos. A despesa do supermercado, a conta de luz, o combustível, o convênio médico, E não me interessa se a minha conta de luz é o dobro de outra pessoa ou se o vizinho tem o filho dele na escola pública. Eu sei muito bem os motivos pra cada uma das minhas despesas e de quais delas eu não abro mão.

Acho um grande erro ficar se preocupando demais com a vida dos outros quando você nem tem o controle da sua. De que adianta se comparar com milhões de outras pessoas que estão a milhares de quilômetros de você, que você nunca verá na vida? É isso que você faz quando fica querendo se achar na "média".

E leva a todo tipo de conclusões erradas. Olhar pra receita alheia é fácil, mas você olha para a despesa? Você conhece a história dessas pessoas que ganham mais de 10 mil por mes? Sabe o que fazem, que gastos tem, quanto trabalham, do que abrem mão, que problemas enfrentam?

Não, você não sabe. Então não tire conclusões a respeito da marvilhosa vida "de rico" que algum colega leva, só porque ganha 4 vezes mais do que você.


Por fim....se você acha que estou sendo egoísta, falando em "ignorar o coletivo", te deixo mais um pensamento: se você quer fazer a diferença, ajudar ao próximo, ajudar a situação desses milhões de brasileiros pobres.....o que você pode fazer a respeito? Não muito, se você é tão pobre quanto, e mal tem condições de sustentar sua própria família. Mas se você batalhar, se concentrar em se erguer e construir um patrimônio maior do que você realmente precisa para se sustentar, aí sim você terá sobrando para ajudar ao próximo. Não é a toa que os homens mais ricos do mundo como Bill Gates e Warren Buffet, são os maiores filantropos e os que mais ajudam pessoas pobres no mundo inteiro.
Isso é um fato! Muitas pessoas com boas condições financeiras tiveram de abrir mão de momentos de lazer, de relacionamento e outros para estarem bem. Isso sem contar outros problemas que são universais para todos os seres humanos: problemas com saúde, filhos com alguma deficiência, depressão e outros.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Well, no meu caso, complementando minhas informações, meu carro vale 21k na tabela Fipe, está quitado, juntei uma grana, financiei e quitei depois de um tempo com PLR.

Ap peguei em 2011. 46m². 2 quartos. Vaga garagem coberta. É um apzinho simples mas amo muito ele. Custou na época 150k. Financiado em 25 anos pela Caixa (Minha casa, Minha vida). Na época vendi o carro pra dar de entrada. Fica numa região "ok" de SP. Vou andando pro Metro. 50 minutos to no trampo. Fiquei 3 anos sem carro.. Sobrevivia tranquilamente. O problema era fazer mercado, e buscar minha filha de fds. Por isso o carro é necessário. Quando ela for grande, posso viver sem carro tranquilamente. A parcela do ap hoje está baixa. No inicio eram por volta de R$ 1.000. O que fiz foi ir amortizando e reduzindo o valor da parcela.

Cada um tem sua realidade. Eu sempre tive objetivos e corri atrás deles (carro, ap, etc.).

Hoje, meu "plano final" é conseguir uma renda passiva mensal de uns 2,5k / 3k pra poder ficar mais tranquilo.

Longe de mim querer "ostentar" com casa/ap grande e carro de 100k..... Isso tem um custo muito grande que eu não quero pagar.
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
Dá tranquilamente se você for solteiro e se um cara desapegado.
Se eu tenho essa renda e mesmo assim eu quero aumentar o meu padrão de vida no futuro, eu teria que morar em periferia para poder ter um custo baixo com moradia. Com o custo baixo de moradia e comida, eu poderia investir parte dessa renda com o objetivo de comprar uma casa no futuro.

O problema é que a grande maioria de jovens solteiros com uma renda dessa nunca haveriam de guardar uma parcela pensando no longo prazo.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Well, no meu caso, complementando minhas informações, meu carro vale 21k na tabela Fipe, está quitado, juntei uma grana, financiei e quitei depois de um tempo com PLR.

Ap peguei em 2011. 46m². 2 quartos. Vaga garagem coberta. É um apzinho simples mas amo muito ele. Custou na época 150k. Financiado em 25 anos pela Caixa (Minha casa, Minha vida). Na época vendi o carro pra dar de entrada. Fica numa região "ok" de SP. Vou andando pro Metro. 50 minutos to no trampo. Fiquei 3 anos sem carro.. Sobrevivia tranquilamente. O problema era fazer mercado, e buscar minha filha de fds. Por isso o carro é necessário. Quando ela for grande, posso viver sem carro tranquilamente. A parcela do ap hoje está baixa. No inicio eram por volta de R$ 1.000. O que fiz foi ir amortizando e reduzindo o valor da parcela.

Cada um tem sua realidade. Eu sempre tive objetivos e corri atrás deles (carro, ap, etc.).

Hoje, meu "plano final" é conseguir uma renda passiva mensal de uns 2,5k / 3k pra poder ficar mais tranquilo.

Longe de mim querer "ostentar" com casa/ap grande e carro de 100k..... Isso tem um custo muito grande que eu não quero pagar.
Um ap destes para mim que é solteiro, sem pretensão de ter filhos está ótimo. Ap e casa grande se não for tendo familia e filhos é só para ter gastos.

Recentemente meus pais fizeram uma reforma pequena, só no interior de pintura e troca de fiação elétrica, gastaram quase 6k no total.

Para você seria bom ter uma motinha mano, uma scooter por exemplo, pois aí mesmo que você não iria precisar de carro mais.
 

SamasosukE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.207
Reações
22.921
Pontos
1.394
No Nordeste tem um problema meio grave (isso vale para boa parte do Brasil) que muitas das pessoas com boas condições financeiras, com exceções em locais como Recife e Fortaleza, ou são concursadas ou viraram médicos. Aí nem tem como muitas regiões se desenvolverem direito, já que muitas das pessoas ou seguem esse caminho ou vão se migrar para os locais com mais oportunidades de empregos diferentes.

A sorte é que o custo de vida é baixo, principalmente em locais menos ricos como Sergipe. Piauí e Alagoas. Porém, tentar ganhar bem nessas regiões sem ser com o "óbvio" é complicado para maioria.

Isso é um fato! Muitas pessoas com boas condições financeiras tiveram de abrir mão de momentos de lazer, de relacionamento e outros para estarem bem. Isso sem contar outros problemas que são universais para todos os seres humanos: problemas com saúde, filhos com alguma deficiência, depressão e outros.

Sim as oportunidades no Nordeste estão vinculadas a ser um Servidor Público ou tentar pela sorte de empreender em algum produto e dar certo. Muitas pessoas que tentam e não conseguem, tentam e migram para São Paulo como refúgio de viver bem (Nem sempre sai como você quer).

É necessário analisar, pois são fatores que não ocorre com naturalidade de querer ganhar bem pelo que merece em termos profissionais, principalmente na questão dos concursos públicos que são mais escassos aqui em Salvador, até mesmo porque quando abre vagas (Que são muito poucas) para governo estadual ou municipal os valores não tem tanta diferença dos R$ 2.000,00 oferecidos pelas privadas, o lado positivo de ser servidor é obter estabilidade.

O custo de vida na capital(SSA) não é tão baixo quanto se prega, nos interiores da Bahia as vantagens para se viver são abrangentes porém existem limitações quanto a "oportunidade" de trabalho formal. Assim, você consegue viver, porém é necessário ter seu jeitinho brasileiro para complementar o que se ganha no regime CLT.
 
Ultima Edição:

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Se ganhasse R$ 3000,00 estaria feliz.. Na Realidade se não tivesse o financiamento imobiliário estaria mais folgado financeiramente... Nessa pandemia meu salário que já era baixo diminui uns R$ 500,00... Estou tendo que pegar da minha reserva de emergência para pagar as contas.. Complicado!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Sei que é duro man...mas vou falar uma realidade: agradeça que "só abaixou 500" do seu salário mano...estou conhecendo famílias que tiveram que devolver seus ap's para irem morar de aluguel (na periferia).
 

SamasosukE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.207
Reações
22.921
Pontos
1.394
Sugiro uma pausa para reflexão. Parem de pensar em tudo no coletivo. Parem de pensar em valor arbitrário versus a média da população no país. São ordens de magnitude incompatíveis com a sua realidade, são valores abstratos e são médias que tem ZERO efeito prática nas suas vidas.

Você não é uma média, você é um individuo. Pense como indivíduo. Pense na sua casa, no seu bairro, no mercado que você compra, nas contas que você paga.

A pergunta desse tópico desde o início me pareceu estranha, afinal....de que me serve essa informação? Não me traz nenhum benefício prático.

O que interessa é saber o preço do meu aluguel, ou da minha parcela do financiamento. A escola dos meus filhos. A despesa do supermercado, a conta de luz, o combustível, o convênio médico, E não me interessa se a minha conta de luz é o dobro de outra pessoa ou se o vizinho tem o filho dele na escola pública. Eu sei muito bem os motivos pra cada uma das minhas despesas e de quais delas eu não abro mão.

Acho um grande erro ficar se preocupando demais com a vida dos outros quando você nem tem o controle da sua. De que adianta se comparar com milhões de outras pessoas que estão a milhares de quilômetros de você, que você nunca verá na vida? É isso que você faz quando fica querendo se achar na "média".

E leva a todo tipo de conclusões erradas. Olhar pra receita alheia é fácil, mas você olha para a despesa? Você conhece a história dessas pessoas que ganham mais de 10 mil por mes? Sabe o que fazem, que gastos tem, quanto trabalham, do que abrem mão, que problemas enfrentam?

Não, você não sabe. Então não tire conclusões a respeito da marvilhosa vida "de rico" que algum colega leva, só porque ganha 4 vezes mais do que você.


Por fim....se você acha que estou sendo egoísta, falando em "ignorar o coletivo", te deixo mais um pensamento: se você quer fazer a diferença, ajudar ao próximo, ajudar a situação desses milhões de brasileiros pobres.....o que você pode fazer a respeito? Não muito, se você é tão pobre quanto, e mal tem condições de sustentar sua própria família. Mas se você batalhar, se concentrar em se erguer e construir um patrimônio maior do que você realmente precisa para se sustentar, aí sim você terá sobrando para ajudar ao próximo. Não é a toa que os homens mais ricos do mundo como Bill Gates e Warren Buffet, são os maiores filantropos e os que mais ajudam pessoas pobres no mundo inteiro.


Quanto mais você ganha, mais gastos terás.
Porém se você for uma pessoa equilibrada consegue administrar as duas situações. Geralmente quem as pessoas que já tem essa cultura do ganhar pouco para se manter, ao começar ter uma boa remuneração sempre conseguirá controlar e equilibrar a balança.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Visualizar anexo 124839


Olha ai meu financiamento com a caixa

Como eu consegui esse valor ?

Simples , comprei esse apartamento em 2006 na planta quando valia 59 mil reais . Falta agora 10 mil pra quitar

Vendo que teria um boom no ramo imobiliario , eu comprei outro apartamento para investir em 2010 ,mas ai já saiu por 105 mil

Desse segundo apartamento que alugo Pago 460 reais de financiamento mais 290 de condominio e recebo 940 reais do aluguel


Antes da crise meus apartamentos valiam 230 mil reais cada. Agora com essa crise , se eu quiser vender rápido hoje em dia vou conseguir por no máximo 200 mil
Eh tois na parcelinha! :kawaii

124895
 

SamasosukE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.207
Reações
22.921
Pontos
1.394
Well, no meu caso, complementando minhas informações, meu carro vale 21k na tabela Fipe, está quitado, juntei uma grana, financiei e quitei depois de um tempo com PLR.

Ap peguei em 2011. 46m². 2 quartos. Vaga garagem coberta. É um apzinho simples mas amo muito ele. Custou na época 150k. Financiado em 25 anos pela Caixa (Minha casa, Minha vida). Na época vendi o carro pra dar de entrada. Fica numa região "ok" de SP. Vou andando pro Metro. 50 minutos to no trampo. Fiquei 3 anos sem carro.. Sobrevivia tranquilamente. O problema era fazer mercado, e buscar minha filha de fds. Por isso o carro é necessário. Quando ela for grande, posso viver sem carro tranquilamente. A parcela do ap hoje está baixa. No inicio eram por volta de R$ 1.000. O que fiz foi ir amortizando e reduzindo o valor da parcela.

Cada um tem sua realidade. Eu sempre tive objetivos e corri atrás deles (carro, ap, etc.).

Hoje, meu "plano final" é conseguir uma renda passiva mensal de uns 2,5k / 3k pra poder ficar mais tranquilo.

Longe de mim querer "ostentar" com casa/ap grande e carro de 100k..... Isso tem um custo muito grande que eu não quero pagar.

Concordo, e fui na mesma linha de pensamento que a sua (carro, Ap, investir em estudos).
Eu sou do interior da Bahia, e para mim era uma realidade bastante enraizada e abrupta (Pobreza, Sertão, Seca e etc...) mais você conseguia viver sem reclamar e quando viemos morar em Salvador "Eu" e toda família (Parentes, tios e primos) para tentar a sorte, observamos muito essa outra realidade que é do custo elevado aqui.


* Uma coisa importante que eu aprendi aqui na cidade grande é cortar a cultura do cartão de crédito por causa do parcelamento, esse pequeno pedaço de plástico só utilizo nas necessidades. Quero alguma coisa? Tento calcular e pago à vista, quando se parcela demais várias compras até aquilo que você nem precisa....quando já viu, virou bola de neve. Se não souber conduzir o cartão de crédito ele leva basicamente 60% da sua renda ou mais.
 

Bill Kamp

Bam-bam-bam
Mensagens
14.374
Reações
9.009
Pontos
474
adoro essa lógicas que "3k é mais que 75% da população brasileira".
seguindo essa lógica, então melhor mudar pro Haiti ou África, dá pra ganhar menos e ainda viver melhor que o resto da população.

eu sempre pensei que quanto mais ganhasse hoje, menos teria que trabalhar no futuro.
teria mais independência e mais segurança pra mim e minha família.
mas vi que estou errado nesse pensamento, já pedi pro meu chefe reduzir meu salário.

e quem diria, a esquerda conseguiu aquilo que o capitalismo não conseguiu, fazer com que empregados estivessem satisfeitos com baixos salários.
Tava concordando contigo ate tu falar que a esquerda defende salarios baixos quaando é o capitalismo que fas o acumulo e a desigualdade gerando um sistema que cresce e lucra mais e mais com taxas de desemprego como as nossas. Óia o Itaú aí batendo recorde de faturamento e demitindo geral.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.265
Reações
46.802
Pontos
1.934
Sugiro uma pausa para reflexão. Parem de pensar em tudo no coletivo. Parem de pensar em valor arbitrário versus a média da população no país. São ordens de magnitude incompatíveis com a sua realidade, são valores abstratos e são médias que tem ZERO efeito prática nas suas vidas.

Você não é uma média, você é um individuo. Pense como indivíduo. Pense na sua casa, no seu bairro, no mercado que você compra, nas contas que você paga.

A pergunta desse tópico desde o início me pareceu estranha, afinal....de que me serve essa informação? Não me traz nenhum benefício prático.

O que interessa é saber o preço do meu aluguel, ou da minha parcela do financiamento. A escola dos meus filhos. A despesa do supermercado, a conta de luz, o combustível, o convênio médico, E não me interessa se a minha conta de luz é o dobro de outra pessoa ou se o vizinho tem o filho dele na escola pública. Eu sei muito bem os motivos pra cada uma das minhas despesas e de quais delas eu não abro mão.

Acho um grande erro ficar se preocupando demais com a vida dos outros quando você nem tem o controle da sua. De que adianta se comparar com milhões de outras pessoas que estão a milhares de quilômetros de você, que você nunca verá na vida? É isso que você faz quando fica querendo se achar na "média".

E leva a todo tipo de conclusões erradas. Olhar pra receita alheia é fácil, mas você olha para a despesa? Você conhece a história dessas pessoas que ganham mais de 10 mil por mes? Sabe o que fazem, que gastos tem, quanto trabalham, do que abrem mão, que problemas enfrentam?

Não, você não sabe. Então não tire conclusões a respeito da marvilhosa vida "de rico" que algum colega leva, só porque ganha 4 vezes mais do que você.


Por fim....se você acha que estou sendo egoísta, falando em "ignorar o coletivo", te deixo mais um pensamento: se você quer fazer a diferença, ajudar ao próximo, ajudar a situação desses milhões de brasileiros pobres.....o que você pode fazer a respeito? Não muito, se você é tão pobre quanto, e mal tem condições de sustentar sua própria família. Mas se você batalhar, se concentrar em se erguer e construir um patrimônio maior do que você realmente precisa para se sustentar, aí sim você terá sobrando para ajudar ao próximo. Não é a toa que os homens mais ricos do mundo como Bill Gates e Warren Buffet, são os maiores filantropos e os que mais ajudam pessoas pobres no mundo inteiro.
do jeito q o pessoal tava hateando gente sozinho com gastos over 3k tava até pra me sentir culpado pelos meus direitos conquistados :klol
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.265
Reações
46.802
Pontos
1.934
Tava concordando contigo ate tu falar que a esquerda defende salarios baixos quaando é o capitalismo que fas o acumulo e a desigualdade gerando um sistema que cresce e lucra mais e mais com taxas de desemprego como as nossas. Óia o Itaú aí batendo recorde de faturamento e demitindo geral.
desiguldade por si só não é o problema e sim o salário base ser mto precário

no contexto atual se todo mundo ganhasse pelo menos 5000 reais, com os custos q temos atualmente, vc reclamaria quem ta ganhando (pressupondo q merecidamente) o dobro? Triplo? Sendo q vc gasta 1500 pra pagar tudo e pode poupar 3500 reais pra vc fazer o q quiser?

desigualdade é espantalho. Problema é economia fraca, governo porco, país subdesenvolvido q faz com q o custo ideal seja 2000 reais/mês por pessoa mas o cara recebe 600 pra se virar na vida.

Que diferença faz a desigualdade no momento q vc ganha 5-6k igual 90% da população e 10% ganha no mínimo 7 pra 30k/mês no contexto atual do Brasil em uma situação hipotética
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.215
Pontos
1.003
Estou tirando na faixa de 3,8k liquido, dá pra viver muito bem e pago uma parcela de 1,3k do financiamento do apartamento. O esquema é saber se segurar no cartão de crédito, ficar alguns dias sem usar, e passar a se perguntar "realmente preciso disso agora?" antes de meter o loko e passar as parada no cartão.

Isso aí é fato. Eu ganho pouco mais do que 4k e teve uma época que aloprei com cartão de crédito, ao ponto do meu salário bater 1,3k. Demorei um pouco para recuperar(e nem foi tudo porque tenho empréstimo), mas se não segurar a emoção para gastar com coisas inúteis, você entra em dívidas facilmente. As pessoas do meu trabalho ganham o mesmo ou mais do que eu, e conta-se nos dedos quem não tem algum tipo de dívida ou empréstimo. Tem gente ali que deveria ganhar 10k, mas 7k vai só em dívida, fora as contas. A minha sorte é morar em uma cidade pequena, aqui no sul, então é tudo bem barato. Meu aluguel custa 650 reais em uma casa de 3 quartos, lavanderia, banheiro e tudo mais, e ainda moro a 2 mins do trabalho, o que já economiza combustível.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.265
Reações
46.802
Pontos
1.934
acho engraçado como tem gente que tem falta de compreensão do contexto e condição alheia. Independente de ganhar pouco ou mto. Os dois lados vão na defensiva pra criticar o outro. Ao invés de ambos os lados entenderem q existem diferentes pessoas com diferentes hábitos e gastos

tem sempre um cara pobre q reclama/critica de quem ganha mais e tem suas contas/necessidades pra resolver que condizem com a realidade dele

e o outro lado da moeda tem sempre um cara que ganha mais dizer que é impossível viver com menos.

Os dois lados estão bitolados, não? Eu ri mas é verdade da brincadeira q fizeram aí. "deculpa por ter bom salário" "vou pedir pro meu chefe reduzir"
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.375
Reações
15.828
Pontos
503
Estou tirando na faixa de 3,8k liquido, dá pra viver muito bem e pago uma parcela de 1,3k do financiamento do apartamento. O esquema é saber se segurar no cartão de crédito, ficar alguns dias sem usar, e passar a se perguntar "realmente preciso disso agora?" antes de meter o loko e passar as parada no cartão.
Depois de quatro meses fazendo planilha de gastos, aprendi que mais de 50% do meu uso de cartão de crédito correspondia a gordices na mercearia...
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
Depende. Mesmo no Nordeste, 2k não rende muita coisa se o cara não tiver casa própria e não se segurar. Se o cara tiver sorte de morar numa cidade muito pequena, talvez dê pra viver razoavelmente bem.

Realidade da maioria da população. 3K solteiro até rola ter plano de saúde, mas manter familia com menos de 3k é tenso (manter família
com menos de 2k per capita é terror)


3k não da nem pros sucrilhos do café da manhã :klol:klol:klol

Pode ser que não dê caso a pessoa só queira comer sucrilhos gourmet.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.785
Reações
14.091
Pontos
703
Tava concordando contigo ate tu falar que a esquerda defende salarios baixos quaando é o capitalismo que fas o acumulo e a desigualdade gerando um sistema que cresce e lucra mais e mais com taxas de desemprego como as nossas. Óia o Itaú aí batendo recorde de faturamento e demitindo geral.

Viajou na maionese mais do que ele

O que gera desigualdade são programas de transferência reversa de renda (políticas que beneficiam os amigos dos reis, cursos top de faculdades públicas frequentados quase exclusivamente por pessoas de famílias já de alta renda, etc), altas barreiras burocráticas que limitam as chances de enriquecimento dos mais pobres e, principalmente, nossa pirâmide tributária invertida onde se taxa mais consumo que renda (fruto da histórica ineficiência brasileira na cobrança de impostos dos mais ricos e cooptação política por fortíssimos grupos de interesses)

Isso que você citou aí do Itaú é eficiência operacional

Existem países absurdamente mais "capitalistas" que o nosso e que são muito menos desiguais
 
Ultima Edição:

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.090
Reações
47.796
Pontos
1.053
"eu não vivo em luxo não"

2500 de financiamento
2600 de plano de saúde
2088 de prestação do carro
500 de energia elétrica

Tá na lua, amigo? Se isso aí não é luxo, não sei o que é então.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Velho, entao vc esta por fora do preco das coisas. Minha casa foi comprada por 420 mil, nao eh casa de luxo. Sabe quanto eh o plano de saude de uma pessoa de 61 anos (meu pai)? Eh 2100 reais, meu amigo. Nao eh barato nao. O meu, que tenho 33, sai por 500. Nao eh vida de luxo nao.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.090
Reações
47.796
Pontos
1.053
Rapaz, faz tempo que não temos plano de saúde para meus pais, então tô por fora dos preços atuais. Faz uns 5 anos que pagávamos Bradesco Saúde (plano excelente) para eles, e quando chegou a 1.400 b0z0s (pela lista da empresa onde meu pai trabalhava e se aposentou), infelizmente não foi mais possível pagar.

Realmente, a esse preço de 2.600, deve ser dos tops mesmo.

Cara, eh o tipo da coisa, meu pai ja eh idoso, diabetico. Nao costuma adoecer nao, mas velho pra adoecer eh um pulo. Ano passado ele teve que operar de vesicula de uma hora pra outra. Se nao tivesse plano de saude, teria morrido na fila do sus. Ou isso ou pagar essa operacao que nao sairia por menos de 30 mil, considerando anestesista, cirurgiao, hospital e equipe medica. O plano do meu pai tb era bradesco saude antes, sabe quanto foi o reajuste do plano dele 2 anos atras? Foi de 20%, isso fora o reajuste da idade. Hoje a gente ta com amil, que nem eh o melhor plano de saude (o melhor eh o bradesco), mas eh um gasto inevitavel.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.090
Reações
47.796
Pontos
1.053
Visualizar anexo 124839


Olha ai meu financiamento com a caixa

Como eu consegui esse valor ?

Simples , comprei esse apartamento em 2006 na planta quando valia 59 mil reais . Falta agora 10 mil pra quitar

Vendo que teria um boom no ramo imobiliario , eu comprei outro apartamento para investir em 2010 ,mas ai já saiu por 105 mil

Desse segundo apartamento que alugo Pago 460 reais de financiamento mais 290 de condominio e recebo 940 reais do aluguel


Antes da crise meus apartamentos valiam 230 mil reais cada. Agora com essa crise , se eu quiser vender rápido hoje em dia vou conseguir por no máximo 200 mil

Pra vc ver. Um que apartamento que custava 59 mil vc conseguiu em 2006 por 150 de prestacao. Mas detalhe que essa prestacao eh decrescente e ja ta no final ne? Vc nao comecou pagando esse preco. O de 105 mil que vc comprou em 2010 (10 ano atras) ja saiu com prestacao de 460 reais, ou seja, menos de 40 mil a mais e mais que o triplo da prestacao. Um apartamento de 140 mil sabe qunto sai a prestacao hoje em dia? Mil reais. O teus casos ja tem 14 e 10 anos. Hoje em dia a realidade eh mt diferente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.662
Reações
30.530
Pontos
1.253
Mano, 2100 pra plano de idoso é luxo sim, se você pode pagar e ajudar seu pai, excelente, mas não ache que não é um luxo, pq é.
Velho, entao vc esta por fora do preco das coisas. Minha casa foi comprada por 420 mil, nao eh casa de luxo. Sabe quanto eh o plano de saude de uma pessoa de 61 anos (meu pai)? Eh 2100 reais, meu amigo. Nao eh barato nao. O meu, que tenho 33, sai por 500. Nao eh vida de luxo nao.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo