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Depois de uns 12 anos procrastinando, finalmente comecei a aprender Unreal Engine.
E que hora pra fazer isso! Estou impressionado com o poder da engine. Lumen é a melhor coisa que ja vi. Como é facil fazer uma cena fantastica! importar objetos vindo do 3dsmax, importar assets do market...
Estou no basico do basico ainda, estou modelando minha primeira cena para pegar familiaridade com os controles e dar aquela empolgada que você só consegue quando termina algo e depois olha com orgulho pensando "Eu que fiz isso!".
Estou primeiramente aprendendo apenas pra fazer cenarios mesmo. No momento estou fazendo uma visual novel (inspirada em DDLC, 999 e danganronpa) e estou precisando de mais liberdade pra fazer backgrounds da forma que eu imagino, e poder tirar fotos de qualquer angulo quando precisar. Nada mais então do que modelar a escola onde se passa a VN inteira na unreal engine pra depois tirar os backgrounds staticos que eu quero.
Anyway, aqui um pequeno resumo visual do progresso na primeira cena que fiz na engine: uma sala de aula.
Aprendendo a fazer paredes usando static meshes em vez de bsp. Fechei uma sala e queria ver como ficaria +-
Ajeitei dimensões e passei um tempo brincando com luz e materiais. Incluí um modelo que fiz para essa cena (as carteiras). Sem texturas, sem uvw map, só pra ver.
Melhorei as carteiras, uns detalhes e mudei a luz:
Fiz um tratamento super por cima de uma imagem outra hora só pra ver como ficaria mais estilizado do jeito que pretendo usar.
Fica bacana. Claro que precisaria de mais carinho, mas da pra ter uma ideia.
Quero aprender a deixar a cena com esse visual dentro da engine. Não sei se dá, mas se não der não tem problema, poucos minutos no photoshop e trato um background pra ficar do jeito que quero. (na verdade ja me aproximei bastante desse visual, como da pra ver na imagem mais atual)
Mais assets proprios, ajustes de luz
Estou nessa ultima etapa. Estou lentamente criando assets para popular não só essa sala, mas a escola inteira. Livros, cortinas, molduras da janela, apagadores, canetas, etc, tudo isso vou precisar. Apesar que é uma escola "fantasma" então não precisa de tanta coisa assim para parecer um local ocupado. Anyway, quando tiver com varios assets vou até ver se depois não faço um pack e vendo no marketplace. Vai que da uma graninha né.
Mas eu fico bobo como essa porra é bonita sem eu precisar fazer quase nada de especial. Incrivel que isso renderize em tempo real, ta melhor que 99% dos renders que ja fiz no 3dsmax
Enfim, criei esse tópico pra trocar ideias e compartilhar coisas relacionadas a engine. Aprender por conta propria fica mais facil se tiver alguem pra trocar ideia.
Alguem aí usa UE5?
E que hora pra fazer isso! Estou impressionado com o poder da engine. Lumen é a melhor coisa que ja vi. Como é facil fazer uma cena fantastica! importar objetos vindo do 3dsmax, importar assets do market...
Estou no basico do basico ainda, estou modelando minha primeira cena para pegar familiaridade com os controles e dar aquela empolgada que você só consegue quando termina algo e depois olha com orgulho pensando "Eu que fiz isso!".
Estou primeiramente aprendendo apenas pra fazer cenarios mesmo. No momento estou fazendo uma visual novel (inspirada em DDLC, 999 e danganronpa) e estou precisando de mais liberdade pra fazer backgrounds da forma que eu imagino, e poder tirar fotos de qualquer angulo quando precisar. Nada mais então do que modelar a escola onde se passa a VN inteira na unreal engine pra depois tirar os backgrounds staticos que eu quero.
Anyway, aqui um pequeno resumo visual do progresso na primeira cena que fiz na engine: uma sala de aula.
Aprendendo a fazer paredes usando static meshes em vez de bsp. Fechei uma sala e queria ver como ficaria +-
Ajeitei dimensões e passei um tempo brincando com luz e materiais. Incluí um modelo que fiz para essa cena (as carteiras). Sem texturas, sem uvw map, só pra ver.
Melhorei as carteiras, uns detalhes e mudei a luz:
Fiz um tratamento super por cima de uma imagem outra hora só pra ver como ficaria mais estilizado do jeito que pretendo usar.
Fica bacana. Claro que precisaria de mais carinho, mas da pra ter uma ideia.
Quero aprender a deixar a cena com esse visual dentro da engine. Não sei se dá, mas se não der não tem problema, poucos minutos no photoshop e trato um background pra ficar do jeito que quero. (na verdade ja me aproximei bastante desse visual, como da pra ver na imagem mais atual)
Mais assets proprios, ajustes de luz
Estou nessa ultima etapa. Estou lentamente criando assets para popular não só essa sala, mas a escola inteira. Livros, cortinas, molduras da janela, apagadores, canetas, etc, tudo isso vou precisar. Apesar que é uma escola "fantasma" então não precisa de tanta coisa assim para parecer um local ocupado. Anyway, quando tiver com varios assets vou até ver se depois não faço um pack e vendo no marketplace. Vai que da uma graninha né.
Mas eu fico bobo como essa porra é bonita sem eu precisar fazer quase nada de especial. Incrivel que isso renderize em tempo real, ta melhor que 99% dos renders que ja fiz no 3dsmax
Enfim, criei esse tópico pra trocar ideias e compartilhar coisas relacionadas a engine. Aprender por conta propria fica mais facil se tiver alguem pra trocar ideia.
Alguem aí usa UE5?
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