O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Unreal Engine 5 é magica - Quem mais mexe?

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Reações
31.340
Pontos
1.753
Depois de uns 12 anos procrastinando, finalmente comecei a aprender Unreal Engine.
E que hora pra fazer isso! Estou impressionado com o poder da engine. Lumen é a melhor coisa que ja vi. Como é facil fazer uma cena fantastica! importar objetos vindo do 3dsmax, importar assets do market...
Estou no basico do basico ainda, estou modelando minha primeira cena para pegar familiaridade com os controles e dar aquela empolgada que você só consegue quando termina algo e depois olha com orgulho pensando "Eu que fiz isso!".

Estou primeiramente aprendendo apenas pra fazer cenarios mesmo. No momento estou fazendo uma visual novel (inspirada em DDLC, 999 e danganronpa) e estou precisando de mais liberdade pra fazer backgrounds da forma que eu imagino, e poder tirar fotos de qualquer angulo quando precisar. Nada mais então do que modelar a escola onde se passa a VN inteira na unreal engine pra depois tirar os backgrounds staticos que eu quero.

Anyway, aqui um pequeno resumo visual do progresso na primeira cena que fiz na engine: uma sala de aula.

Aprendendo a fazer paredes usando static meshes em vez de bsp. Fechei uma sala e queria ver como ficaria +-
u1.jpg

Ajeitei dimensões e passei um tempo brincando com luz e materiais. Incluí um modelo que fiz para essa cena (as carteiras). Sem texturas, sem uvw map, só pra ver.
u2.jpg

Melhorei as carteiras, uns detalhes e mudei a luz:
u3.jpg

Fiz um tratamento super por cima de uma imagem outra hora só pra ver como ficaria mais estilizado do jeito que pretendo usar.
u4.jpg

Fica bacana. Claro que precisaria de mais carinho, mas da pra ter uma ideia.
Quero aprender a deixar a cena com esse visual dentro da engine. Não sei se dá, mas se não der não tem problema, poucos minutos no photoshop e trato um background pra ficar do jeito que quero. (na verdade ja me aproximei bastante desse visual, como da pra ver na imagem mais atual)

Mais assets proprios, ajustes de luz
image.png

Estou nessa ultima etapa. Estou lentamente criando assets para popular não só essa sala, mas a escola inteira. Livros, cortinas, molduras da janela, apagadores, canetas, etc, tudo isso vou precisar. Apesar que é uma escola "fantasma" então não precisa de tanta coisa assim para parecer um local ocupado. Anyway, quando tiver com varios assets vou até ver se depois não faço um pack e vendo no marketplace. Vai que da uma graninha né.

Mas eu fico bobo como essa porra é bonita sem eu precisar fazer quase nada de especial. Incrivel que isso renderize em tempo real, ta melhor que 99% dos renders que ja fiz no 3dsmax

Enfim, criei esse tópico pra trocar ideias e compartilhar coisas relacionadas a engine. Aprender por conta propria fica mais facil se tiver alguem pra trocar ideia.
Alguem aí usa UE5?

Ultima Edição:

PacaTatuCotiaNao

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
1.428
Pontos
889
Sensacional, cara!

Está estudando por onde? Está na minha lista de coisas para estudar, mas não cheguei a correr a atrás. Tava aprendendo a fazer assets simples primeiro e só importar na engine.

Não faço nem idéia de como organizar os assets de um cenário pra ter o mínimo de texturas e materiais possível. haha

bruno-machado-1.jpg

bruno-machado-thompson-render.jpg

Fora que os meus assets não são lá muito otimizados com relação a polycount. hahaha

Segue meu artstation:

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Reações
31.340
Pontos
1.753
Sensacional, cara!

Está estudando por onde? Está na minha lista de coisas para estudar, mas não cheguei a correr a atrás. Tava aprendendo a fazer assets simples primeiro e só importar na engine.

Não faço nem idéia de como organizar os assets de um cenário pra ter o mínimo de texturas e materiais possível. haha

bruno-machado-1.jpg

bruno-machado-thompson-render.jpg

Fora que os meus assets não são lá muito otimizados com relação a polycount. hahaha

Segue meu artstation:
to tentando organizar no mesmo esquema que os negocios no market vem. pasta meshes, pasta textures, materials e etc. não sei direito como são os guidelines ainda mas eu to separando as partes de cada objeto por ID pra que seja possivel trocar as texturas por partes quando quiser na unreal mesmo. mas acho que isso não é boa pratica, deve causar muito mais draw call por objeto. mah sei la, contanto que me atenda, o resto é resto

bem bacana esses seus assets. hora de fazer pra jogo é só maneirar nos poligonos. não sei arma por que fica perto da tela e precisa mesmo ter detalhes, mas por exemplo as cadeiras que modelei pra essa sala, os cilindros que formam as pernas são octagonos na realidade. e cada dobra de 90 graus no cano são 5 slices apenas. fica suficiente in-game

Cubo de gelo

Supra-sumo
VIP
Reações
1.281
Pontos
183
Eu quase tive um acesso de raiva. O UE4 tava funcionando de boa num notebook velho dual core, geforce 900, 12GB de RAM. Agora que mudei pra um desktop mais poderoso com 8 cores, RTX 3060 Ti e 32GB de RAM, quase surtei com o UE5. Perdi meu projeto 5x com crash D3D sem explicação. Dizem que é culpa da Nvidia. Não sei, mas descobri que por padrão o UE5 cria projeto FPS com World Partition. Esse WP é pra mundo grande. Depois q comecei a usar o Basic, sem o WP, parou de dar crash. Antes toda hora q dava crash era um rollback inexplicável que voltava 5 horas atrás no save. Depois q mudei para o Basic ainda deu crash, mas é raro e quando deu, só perdi os últimos 5 minutos.

Desativei o Lumen e parece q isso economiza 300MB de VRAM. Tá sobrando na verdade, mas disseram q criar projeto com preset de qualidade máxima acaba gastando mais RAM e dando mais crashes.

Ultima Edição:

Cubo de gelo

Supra-sumo
VIP
Reações
1.281
Pontos
183
Não adiantou atualizar para 5.2. Ainda fica dando crash D3D aleatório. Sempre coincide com alguma ação. Tipo, acabei de duplicar uma mesh de parede, vou arrastar e pronto, é crash.

Cubo de gelo

Supra-sumo
VIP
Reações
1.281
Pontos
183
WTF?? Tentei abrir UE 5.2 depois de meses e deu erro. Falta espaço para atualizar. 100GB. Que?? Instalei num disco de 500GB, tive que deletar uns jogos e ISOs. Quando instalei da primeira vez acho que ocupava 30GB ou 40GB, era bem menos.

EDIT

Agora que liberei espaço. Os meus mapas dão crash... o editor abre e fica piscando e depois de uns segundos no meu mapa, crash e fecha.

EDIT 2

Depois de várias tentativas abriu o mapa e consegui exportar um arquivo FBX. Importei no UT4 e abriu.

Ultima Edição:
Topo Fundo