O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vale MEEESMO a pena trocar pasta termica de video game?

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.033
Reações
2.168
Pontos
709
Já ouvi + de uma vez fulano falando q faz isso, mas eu nunca fiz em toda minha vida. Tive PS2, Xbox 360 e agora tenho Switch e um New 3DS, nunca fora abertos pra trocar pasta termica e funcionam de boa até hoje. Então pra que fazer isso?

Pasta térmica só troco da CPU do PC, e isso é algo q faço em 1 ou 1 ano e meio ou até 2 anos se a pasta for muito da boa mesmo, a atual eu n troco já faz quase 1 ano tb, só abri pra tirar poeira. No Switch eu até hoje nunca abri pra tirar poeira, só tirei poeira até hoje do lado de fora, e pasta termica é a mesma desde do dia q tirei ele da caixa. Mesma coisa o New 3DS.

Então eu acho q quem faz isso é "doido", digo, penso q até pode dar m**** fazer isso pq sei lá vai q vc troca a pasta termina mas no processo vc zoou alguma peça interna e tal? Tem gente q até troca pasta termica de GPU, e eu fico cismado até hoje q foi assim q minha R9 280 deu artefato em 2016 pq fulano q montou meu PC deve ter trocado a pasta termica e deu ruim, mas ai é especulação minha q nunca vou confirmar, mas tenho medo pra caramba pq GPU é cara como uma disgraça.

Bom qual a opinião de vcs sobre trocar pasta termica de video game?
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.254
Reações
42.328
Pontos
1.003
Se o console for velho de guerra por que não dar uma ajuda pro coitado? Alias só sei que pasta termica de console é algo específico dele e não é que nem a de PC, posso estar enganado tbm.
 

Fonx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.424
Reações
6.725
Pontos
303
Não. Nem no PC eu troco, tenho um PC com mais de 5 anos já e zero problemas tirando as memórias que deram conflito/mal contato.
 

Likou

Veterano
Mensagens
400
Reações
743
Pontos
108
É papo furado pra ganhar dinheiro. Dá uma limpada a cada uns 3 anos que vai ter mais resultado.
 


javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.585
Reações
13.111
Pontos
1.189
Não troco nem nunca troquei. Nem do meu PS3 Fat, que está funcionando perfeitamente (o problema desse console não é pasta térmica externa ao DIE).

Até a pasta térmica do meu PC já tem uns 3 anos, se estou bem lembrado. Desgastou? Desgastou. Ele opera uns 4º C mais quente, que quando com a pasta nova. Tem também que considerar que há mais de um ano não abro para tirar poeira, olhando por fora parece que o dissipador está um pouco sujo. Não serão 4 ou 5 graus a mais que matarão minha CPU. Vida segue.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.229
Reações
28.202
Pontos
1.103
Não. Nem no PC eu troco, tenho um PC com mais de 5 anos já e zero problemas tirando as memórias que deram conflito/mal contato.

É bom trocar.

Quanto aos videogames, vale a pena trocar a pasta térmica por uma de excelente marca, algo que faz PS4 PRO diminuir os famosos ruídos... e os resultados são melhores ainda se a pessoa tiver cuidado, conhecimento e destreza o suficiente pra aplicar metal liquido.



O que não vale a pena são kits milagrosos de refrigeração desenvolvido pelos excelentes engenheiros da Santa Efigênia, Paraguai e afins.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.292
Reações
33.608
Pontos
1.399
Acho que é necessário em casos como era meu Switch, comprado 3 meses depois do lançamento e nunca nem limpo.

Notebook já acho mais necessário, principalmente se for esses parrudos. Já perdi GPU de Notebook por cagar pra isso. Um equipamento que bate 90 Graus durante a gameplay acho até óbvio essa necessidade de cuidado.
 

eder.msm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
507
Reações
455
Pontos
513
Nunca troquei até hoje e também zero problemas por esse motivo. Creio q vai de cada um.
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.226
Reações
18.437
Pontos
753
Nunca troquei nem do meu PS2 tijolão que está vivo até hoje, quem dirá dos demais aparelhos que vieram depois.

Esse povo obcecado por isso é meio louco.
 

Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.011
Reações
3.136
Pontos
453
Eu nunca troquei, o único console que abri na época foi o ps2 porque o canhão parou de ler os piratinhas, limpei e voltou, depois do ps2 fui para os originais, tirando a porcaria do 360 que perdi 3 por 3rl por cagada de fabricação da empresa, o resto sempre joguei, usei e tá vivo até hoje, ps3, xbox, one, ps4, wii, gc, wii u, switch, só o pc que as vezes abro e dou um jato de ar nele.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.229
Reações
28.202
Pontos
1.103
Usuário médio é uma graça, tudo é frescura ou não precisa e ainda se acham os bons por serem parte de um fórum "underground" :klol

Trocar pasta térmica de tempos em tempos é tão importante quanto trocar óleo do carro dentro de X anos ou X quilômetros ou o que vier primeiro.

"Ahhh mas meu carro tá com o msm óleo há 8 anos e anda de boa"

Ok, veremos o que acontece no futuro.

No caso da pasta térmica é o console desligando do nada e descobrir que a pasta virou farinha.
 
Ultima Edição:

gantzz

Veterano
Mensagens
139
Reações
497
Pontos
148
Da sétima geração (PS3/Xbox 360) em diante acho razoável a troca sim da pasta térmica a cada 3 anos ou dependendo do uso em menos tempo (na preventiva).

Da sexta geração para baixo é menos preocupante (menos dissipação térmica) , alguns console usam thermal pad com dissipador que dizem ter vida útil de 5 a 6 anos (o thermal pad).

Embora o thermal pad do meu Dreamcast tem mais de 20 anos e esta como novo.
 
Ultima Edição:

Cloud Loirin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.109
Reações
19.656
Pontos
1.124
So se você for pica pra c***lho em eletrônica e conseguir montar novamente sem dar problema.

Caso você não seja um manjador como eu, vai fazer cagada igual eu fiz em trocar a do meu próprio PC mesmo.
 

Bruna Veloz

Bam-bam-bam
Mensagens
6.908
Reações
14.761
Pontos
403
Trocar pasta térmica de tempos em tempos é tão importante quanto trocar óleo do carro dentro de X anos ou X quilômetros ou o que vier primeiro.

"Ahhh mas meu carro tá com o msm óleo há 6 anos e anda de boa"

Ok, veremos o que acontece no futuro.

No caso da pasta térmica é o console desligando do nada e descobrir que a pasta virou farinha.
Ia depois vem os posts ou as reclamações nos grupos de zap:

"meu console ta um barulhão parece que vai sair voando"

"meu console começou a desligar do nada, o que pode ser?"

"meu console ficou esquisito DO NADA"

Olha eu concordo que um console novo tu não vai precisar daqui 6 meses fazer essas manutenções, mas depois de uns anos e como é a frequência que tu usa precisa sim, é mandatório.
 

Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.011
Reações
3.136
Pontos
453
Trocar pasta térmica de tempos em tempos é tão importante quanto trocar óleo do carro dentro de X anos ou X quilômetros ou o que vier primeiro.

"Ahhh mas meu carro tá com o msm óleo há 6 anos e anda de boa"

Ok, veremos o que acontece no futuro.

No caso da pasta térmica é o console desligando do nada e descobrir que a pasta virou farinha.
Acho que você nunca dirigiu um carro na vida né kkkkk.

A grande diferença é que o carro PEDE A TROCA DE ÓLEO a cada tantos kms, eu nunca li nos manuais dos consoles onde pede esse tipo de manutenção kkkkk.

Agora não digo que é bom ou ruim fazer.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.292
Reações
33.608
Pontos
1.399
So se você for pica pra c***lho em eletrônica e conseguir montar novamente sem dar problema.

Caso você não seja um manjador como eu, vai fazer cagada igual eu fiz em trocar a do meu próprio PC mesmo.

Tem uma dica rápido e fácil pra esses casos. Pagar.

Faço sempre assim e sempre funcionou.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.229
Reações
28.202
Pontos
1.103
Acho que você nunca dirigiu um carro na vida né kkkkk.

A grande diferença é que o carro PEDE A TROCA DE ÓLEO a cada tantos kms, eu nunca li nos manuais dos consoles onde pede esse tipo de manutenção kkkkk.

Agora não digo que é bom ou ruim fazer.

O carro pede a troca, avisa que tem que trocar, mas e dai? O que mais tem aí é gente que não troca absolutamente nada, ou só troca quando de fato o carro pede arrego.

Pasta térmica é o mesmo principio. Na hora que o eletrônico começar a operar fora de condições normais, tipo emitir ruídos gigantescos ou começar a desligar por super aquecimento, imagina o que será que deva estar causando isso?

O fato é que ambos tem um prazo de validade (e quilometragem, no caso do óleo) até perderem suas propriedades e eficácia.

Olha eu concordo que um console novo tu não vai precisar daqui 6 meses fazer essas manutenções, mas depois de uns anos e como é a frequência que tu usa precisa sim, é mandatório.

É exatamente esse o ponto. Realizar manutenção periódica.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
19.416
Pontos
1.469
Acho que você nunca dirigiu um carro na vida né kkkkk.

A grande diferença é que o carro PEDE A TROCA DE ÓLEO a cada tantos kms, eu nunca li nos manuais dos consoles onde pede esse tipo de manutenção kkkkk.

Agora não digo que é bom ou ruim fazer.

Justamente.

Porra, o videogame tá funcionando de boa, aí vai tu lá e abre pra trocar a pasta pra garantir. Isso é pedir pra se lascar.

Agora outra coisa é o Console dar problema, diz que tá esquentando, aí vc vai e resolve, trocando a pasta ou que quer que seja.

É como o meu PS4 pro. Depois de 5 anos, o driver quebrou. Isso acontece, eu troco o drive. Não vou ficar abrindo o console todo ano pra ficar amoando as engrenagens pra garantir que ele funcione pra sempre.
 

Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.011
Reações
3.136
Pontos
453
O carro pede a troca, avisa que tem que trocar, mas e dai? O que mais tem aí é gente que não troca absolutamente nada, ou só troca quando de fato o carro pede arrego.

Pasta térmica é o mesmo principio. Na hora que o eletrônico começar a operar fora de condições normais, tipo emitir ruídos gigantescos ou começar a desligar por super aquecimento, imagina o que será que deva estar causando isso?

O fato é que ambos tem um prazo de validade (e quilometragem, no caso do óleo) para funcionar.



É exatamente esse o ponto. Realizar manutenção periódica.
Ok, deu um exemplo de merd@ e quer justificar, jóinha para você.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.229
Reações
28.202
Pontos
1.103
Ok, deu um exemplo de merd@ e quer justificar, jóinha para você.

Consequências de usar óleo vencido:

  1. Desgaste prematuro do motor: Quando o óleo se deteriora, perde sua capacidade de lubrificação eficaz. Isso leva a um aumento no atrito entre as peças do motor, resultando em desgaste prematuro. Com o tempo, isso pode causar danos sérios e caros ao motor.
  2. Diminuição da eficiência do combustível: O óleo vencido não é capaz de reduzir o atrito de maneira eficaz, o que significa que o motor precisa trabalhar mais para produzir a mesma potência. Isso resulta em uma diminuição na eficiência do combustível, o que pode custar mais dinheiro a longo prazo.
  3. Aquecimento excessivo: O óleo também ajuda a dissipar o calor gerado pela combustão no motor. Quando o óleo está vencido, ele não consegue realizar essa função adequadamente, o que pode levar a um superaquecimento do motor e danos graves.
  4. Acúmulo de resíduos: Óleo vencido pode formar depósitos de resíduos no motor. Isso pode obstruir passagens de óleo e causar mau funcionamento de componentes importantes, como as válvulas e os anéis do pistão.

O que deve ser feito em cada caso:

  1. Troca de óleo regular: A manutenção preventiva é a chave. Siga as recomendações do fabricante do seu veículo para a troca de óleo. Geralmente, a troca é recomendada a cada 5.000 a 7.500 quilômetros, mas pode variar dependendo do carro e do tipo de óleo utilizado. Não espere até o óleo estar vencido.

=======================

O paralelo é válido.
 

Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.011
Reações
3.136
Pontos
453
Justamente.

Porra, o videogame tá funcionando de boa, aí vai tu lá e abre pra trocar a pasta pra garantir. Isso é pedir pra se lascar.

Agora outra coisa é o Console dar problema, diz que tá esquentando, aí vc vai e resolve, trocando a pasta ou que quer que seja.

É como o meu PS4 pro. Depois de 5 anos, o driver quebrou. Isso acontece, eu troco o drive. Não vou ficar abrindo o console todo ano pra ficar amoando as engrenagens pra garantir que ele funcione pra sempre.
É claro, se o console começar a acusar problemas é claro que a pessoa vai ir atrás, mas se o console está ok vai mexer por qual motivo? O meu ps4 eu comprei na pre venda assim como o xbox one, hoje estão na caixa, nenhum deles acusaram problema nenhum até serem desligados, aí eu faria manutenção por qual motivo? O povo é fod@ kkkkk, o meu ps5 tá de boa, vou lá trocar a pasta pra garantir kkkkk, garantir que dê m****.:ksafado
 

Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.011
Reações
3.136
Pontos
453

Consequências de usar óleo vencido:

  1. Desgaste prematuro do motor: Quando o óleo se deteriora, perde sua capacidade de lubrificação eficaz. Isso leva a um aumento no atrito entre as peças do motor, resultando em desgaste prematuro. Com o tempo, isso pode causar danos sérios e caros ao motor.
  2. Diminuição da eficiência do combustível: O óleo vencido não é capaz de reduzir o atrito de maneira eficaz, o que significa que o motor precisa trabalhar mais para produzir a mesma potência. Isso resulta em uma diminuição na eficiência do combustível, o que pode custar mais dinheiro a longo prazo.
  3. Aquecimento excessivo: O óleo também ajuda a dissipar o calor gerado pela combustão no motor. Quando o óleo está vencido, ele não consegue realizar essa função adequadamente, o que pode levar a um superaquecimento do motor e danos graves.
  4. Acúmulo de resíduos: Óleo vencido pode formar depósitos de resíduos no motor. Isso pode obstruir passagens de óleo e causar mau funcionamento de componentes importantes, como as válvulas e os anéis do pistão.

O que deve ser feito em cada caso:

  1. Troca de óleo regular: A manutenção preventiva é a chave. Siga as recomendações do fabricante do seu veículo para a troca de óleo. Geralmente, a troca é recomendada a cada 5.000 a 7.500 quilômetros, mas pode variar dependendo do carro e do tipo de óleo utilizado. Não espere até o óleo estar vencido.

=======================

O paralelo é válido.
Mas no manual do carro vem que você tem que trocar o óleo, me mostra no manual do console que eu tenho que trocar a pasta térmica PQP KKKKKKKKKK.
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.032
Reações
14.600
Pontos
503
Acho que só vale se for restaurar o console e tal... se o bichinho tá funcionando de boa, vai mexer pra que?
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.229
Reações
28.202
Pontos
1.103
Mas no manual do carro vem que você tem que trocar o óleo, me mostra no manual do console que eu tenho que trocar a pasta térmica PQP KKKKKKKKKK.

Não vem mas é obvio que vc tem que trocar.

Nem em manual de processador que eu me lembre vem isso, mas VC TEM que trocar e todo mundo que trabalha ou tem experiência com eletrônico sabe disso. O carro também anda com óleo vencido.

É a exata msm coisa.

Ambos correm risco sem a devida manutenção, mas o periférico é seu e vc faz o que quiser, o que não invalida em nada o ponto que eu levantei e que vc quotou pq deve ter te doído em alguma coisa.

Faz o seguinte, usa seu console ou PC com pasta térmica farinhada e seja feliz.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.821
Reações
10.974
Pontos
753
é necessário trocar depois de alguns anos, principalmente de ps3/xbox 360/ps4/xbox one/series (ainda tá cedo)
além de limpar as fans e demais sujeiras.
caso contrário ocorre superaquecimento, mensagem de aviso, fans fazendo barulho extremamente altos fora o risco de queimar algo
 

Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.011
Reações
3.136
Pontos
453
Não vem mas é obvio que vc tem que trocar.

Nem em manual de processador que eu me lembre vem isso, mas VC TEM que trocar e todo mundo que trabalha ou tem experiência com eletrônico sabe disso. O carro também anda com óleo vencido.

É a exata msm coisa.

Ambos correm risco sem a devida manutenção, mas o periférico é seu e vc faz o que quiser, o que não invalida em nada o ponto que eu levantei e que vc quotou pq deve ter te doído em alguma coisa.

Faz o seguinte, usa seu console ou PC com pasta térmica farinhada e seja feliz.
Ok, se você falou que tem que trocar quem sou eu pra dizer o contrário né.:ksafado
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.229
Reações
28.202
Pontos
1.103
é necessário trocar depois de alguns anos, principalmente de ps3/ps4/xbox one/series (ainda tá cedo)
além de limpar as fans e demais sujeiras.
caso contrário ocorre superaquecimento, mensagem de aviso, fans fazendo barulho extremamente altos fora o risco de queimar algo

O cidadão ai deveria ler esse posts e demais relatos na internet sobre esse tipo de cuidado.
 
Topo Fundo