O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial [VALE TUDO] Coronavirus - COVID-19: +41.5 milhões de casos, +1,135 milhão mortes (mundial): +155 mil mortes (Brasil)

Status
Não está aberto para novas respostas.

Fracer

Bam-bam-bam
Mensagens
3.362
Reações
2.858
Pontos
303
Por curiosidade tem biologos que classificam virus como ser não vivo,pois se tratar de uma forma proteica tão basica que nem tem como se reproduzir sem um hospedeiro.Portanto por possuir um RNA pode-se mutar muito facilmente com as células para se adaptar e se multiplicar.Essa informação procede?Vírus não é um ser vivo?
Parte da academia diz que vírus é ser vivo sim, mas outra parte diz que não.

Depende muito da opinião de cada especialista, não existe consenso.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.806
Reações
134.188
Pontos
2.139
Primeira suspeita de caso na Bahia. Metam esse china num baú, joguem no mar, mas não mexam no meu Carnaval, porra!

https://informebaiano.com.br/147788/saude/primeiro-caso-de-suspeita-de-coronavirus-na-bahia

Aparentemente tão descartando.
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.789
Reações
9.275
Pontos
1.084
Por curiosidade tem biologos que classificam virus como ser não vivo,pois se tratar de uma forma proteica tão basica que nem tem como se reproduzir sem um hospedeiro.Portanto por possuir um RNA pode-se mutar muito facilmente com as células para se adaptar e se multiplicar.Essa informação procede?Vírus não é um ser vivo?

A única característica que o define como um ser vivo é a capacidade de reprodução.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.806
Reações
134.188
Pontos
2.139
Parte da academia diz que vírus é ser vivo sim, mas outra parte diz que não.

Depende muito da opinião de cada especialista, não existe consenso.

Meu prof de biologia no colegial dizia que virus eram "parasitas intracelulares obrigatórios".
E ele falava com uma veemência que eu gravei isso na minha mente até hoje.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.363
Reações
63.572
Pontos
903
Por curiosidade tem biologos que classificam virus como ser não vivo,pois se tratar de uma forma proteica tão basica que nem tem como se reproduzir sem um hospedeiro.Portanto por possuir um RNA pode-se mutar muito facilmente com as células para se adaptar e se multiplicar.Essa informação procede?Vírus não é um ser vivo?

(copiado desta página)

Vírus
Vírus são os únicos organismos acelulares da Terra atual



Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus).

A palavra vírus vem do Latim vírus que significa fluído venenoso ou toxina. Atualmente é utilizada para descrever os vírus biológicos, além de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reproduza de forma parasitária, como ideias. O termo vírus de computador nasceu por analogia. A palavra vírion ou víron é usada para se referir a uma única partícula viral que estiver fora da célula hospedeira.

Das 1.739.600 espécies de seres vivos conhecidos, os vírus representam 3.600 espécies.

Vírus é uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular. O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (domínios bacteria e archaea).

virusHIV2.jpg

Ilustração do vírus HIV mostrando as proteínas do capsídeo responsáveis pela aderencia na célula hospedeira.​

Tipicamente, estas partículas carregam uma pequena quantidade de ácido nucleico (seja DNA ou RNA, ou os dois) sempre envolto por uma cápsula proteica denominada capsídeo. As proteínas que compõe o capsídeo são específicas para cada tipo de vírus. O capsídeo mais o ácido nucleico que ele envolve são denominados nucleocapsídeo. Alguns vírus são formados apenas pelo núcleo capsídeo, outros no entanto, possuem um envoltório ou envelope externo ao nucleocapsídeo. Esses vírus são denominados vírus encapsulados ou envelopados.

O envelope consiste principalmente em duas camadas de lipídios derivadas da membrana plasmática da célula hospedeira e em moléculas de proteínas virais, específicas para cada tipo de vírus, imersas nas camadas de lipídios.

São as moléculas de proteínas virais que determinam qual tipo de célula o vírus irá infectar. Geralmente, o grupo de células que um tipo de vírus infecta é bastante restrito. Existem vírus que infectam apenas bactérias, denominadas bacteriófagos, os que infectam apenas fungos, denominados micófagos; os que infectam as plantas e os que infectam os animais, denominados, respectivamente, vírus de plantas e vírus de animais.

virus2.gif

Esquema do Vírus HIV​

Os vírus não são constituídos por células, embora dependam delas para a sua multiplicação. Alguns vírus possuem enzimas. Por exemplo o HIV tem a enzima Transcriptase reversa que faz com que o processo de Transcrição reversa seja realizado (formação de DNA a partir do RNA viral). Esse processo de se formar DNA a partir de RNA viral é denominado retrotranscrição, o que deu o nome retrovírus aos vírus que realizam esse processo. Os outros vírus que possuem DNA fazem o processo de transcrição (passagem da linguagem de DNA para RNA) e só depois a tradução. Estes últimos vírus são designados de adenovírus.

Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios: a falta de hialoplasma e ribossomos impede que eles tenham metabolismo próprio. Assim, para executar o seu ciclo de vida, o vírus precisa de um ambiente que tenha esses componentes. Esse ambiente precisa ser o interior de uma célula que, contendo ribossomos e outras substâncias, efetuará a síntese das proteínas dos vírus e, simultaneamente, permitirá que ocorra a multiplicação do material genético viral.

Em muitos casos os vírus modificam o metabolismo da célula que parasitam, podendo provocar a sua degeneração e morte. Para isso, é preciso que o vírus inicialmente entre na célula: muitas vezes ele adere à parede da célula e "injeta" o seu material genético ou então entra na célula por englobamento - por um processo que lembra a fagocitose, a célula "engole" o vírus e o introduz no seu interior.
Vírus, seres vivos ou não?

Vírus não têm qualquer atividade metabólica quando fora da célula hospedeira: eles não podem captar nutrientes, utilizar energia ou realizar qualquer atividade biossintética. Eles obviamente se reproduzem, mas diferentemente de células, que crescem, duplicam seu conteúdo para então dividir-se em duas células filhas, os vírus replicam-se através de uma estratégia completamente diferente: eles invadem células, o que causa a dissociação dos componentes da partícula viral; esses componentes então interagem com o aparato metabólico da célula hospedeira, subvertendo o metabolismo celular para a produção de mais vírus.

Há grande debate na comunidade científica sobre se os vírus devem ser considerados seres vivos ou não, e esse debate e primariamente um resultado de diferentes percepções sobre o que vem a ser vida, em outras palavras, a definição de vida. Aqueles que defendem a ideia que os vírus não são vivos argumentam que organismos vivos devem possuir características como a habilidade de importar nutrientes e energia do ambiente, devem ter metabolismo (um conjunto de reações químicas altamente inter-relacionadas através das quais os seres vivos constroem e mantêm seus corpos, crescem e performam inúmeras outras tarefas, como locomoção, reprodução, etc.); organismos vivos também fazem parte de uma linhagem contínua, sendo necessariamente originados de seres semelhantes e, através da reprodução, gerar outros seres semelhantes (descendência ou prole), etc.

Os vírus preenchem alguns desses critérios: são parte de linhagens contínuas, reproduzem-se e evoluem em resposta ao ambiente, através de variabilidade e seleção, como qualquer ser vivo. Porém, não têm metabolismo próprio, por isso deveriam ser considerados "partículas infecciosas", ao invés de seres vivos propriamente ditos. Muitos, porém, não concordam com essa perspectiva, e argumentam que uma vez que os vírus são capazes de reproduzir-se, são organismos vivos; eles dependem do maquinário metabólico da célula hospedeira, mas até aíi todos os seres vivos dependem de interações com outros seres vivos. Outros ainda levam em consideração a presença massiva de vírus em todos os reinos do mundo natural, sua origem - aparentemente tão antiga como a própria vida - sua importância na história natural de todos os outros organismos, etc. Conforme já mencionado, diferentes conceitos a respeito do que vem a ser vida formam o cerne dessa discussão. Definir vida tem sido sempre um grande problema, e já que qualquer definição provavelmente será evasiva ou arbitrária, dificultando assim uma definição exata a respeito dos vírus.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.334
Reações
175.870
Pontos
2.234
Por curiosidade tem biologos que classificam virus como ser não vivo,pois se tratar de uma forma proteica tão basica que nem tem como se reproduzir sem um hospedeiro.Portanto por possuir um RNA pode-se mutar muito facilmente com as células para se adaptar e se multiplicar.Essa informação procede?Vírus não é um ser vivo?

Posso estar errado, mas pelo que eu lembro da escola, não é que ele POSSUI um RNA, ele tem APENAS RNA. RNA é mutante, não é algo "fechado" como DNA.
A questão de ser considerado vivo ou não é conceitual e irrelevante na prática.
 


Fracer

Bam-bam-bam
Mensagens
3.362
Reações
2.858
Pontos
303
Vou pesquisar sobre esse tipo de construção, quero saber se é possível fazer casas ou qualquer outra estrutura permanente com esse tipo de material.

Caso seja possível seria de bom grado usar para construir casas para favelados, por um custo muito baixo e bem rápido.

Eu acredito que seja possível, mas mesmo se não for não deixa de ser uma estrutura mais do que suficiente para 'quebrar o galho'
 

se oriente doidão

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
2.439
Reações
4.513
Pontos
1.154
Normalmente com 1 ano após infecção prévia, vc pode/talvez seja reinfeccionado novamente pelo mesmo coronavírus após novo contato, isso é comum. No caso do SARS esse período é de geralmente 3 anos. Então as medidas de contenção e isolamento são mais importante do que uma vacina nesse caso.
Que eu saiba a vacina da SARS nem chegou a ser testada em humanos pq os ratos que foram usados em testes desenvolveram uma doença no pulmão por conta da resposta imunológica. :<
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409

A Doutoranda, sabendo que tinha uma doença altamente contagiosa em Wuhan, onde estava, tentou pegar um avião às pressas pra voltar pro Brasil e falhou porque o aeroporto já tava fechado.
Com medinho, a irresponsável resolveu que era razoável colocar um país todo em risco. Sorte que o aeroporto tava fechado.

Tinha era que prender quando voltar.

Doutoranda.

Tamo bem de Dotôr.
Questão de desespero mesmo. Eu mesmo não faço ideia de qual reação eu teria se estivesse numa zona de pandemia, o mais provável seria tentar me afastar o mais rápido possível.
 

se oriente doidão

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
2.439
Reações
4.513
Pontos
1.154
Questão de desespero mesmo. Eu mesmo não faço ideia de qual reação eu teria se estivesse numa zona de pandemia, o mais provável seria tentar me afastar o mais rápido possível.
Sim, mas ao mesmo tempo é irracional ir para casa, sabendo que pode infectar os pais. Melhor morrer sozinho sem levar ninguém junto haha, na minha opinião né... Se bem que ao que parece nem grupo de risco essa moça é, desespero emocional esse dela... [/drama off ]
 
Ultima Edição:

Munn Rá

Bam-bam-bam
Mensagens
2.043
Reações
7.763
Pontos
303
Por curiosidade tem biologos que classificam virus como ser não vivo,pois se tratar de uma forma proteica tão basica que nem tem como se reproduzir sem um hospedeiro.Portanto por possuir um RNA pode-se mutar muito facilmente com as células para se adaptar e se multiplicar.Essa informação procede?Vírus não é um ser vivo?


Pelo que eu sei ( embora posso estar errado ) os vírus/retrovírus seriam formas de vida não celulares !

Haja vista que possui a tríade caracterizadora de vida : Herdabilidade/Mutabilidade/Reprodutibilidade

Um adendo : Tal questão de Vida/Não Vida ainda é motivo de " pano para manga " no meio científico
 
Ultima Edição:

Rickzinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.558
Reações
10.149
Pontos
974
resumindo

Esse coronavirus é uma gripe forte que mata as pessoas por qual motivo?
 

mfalan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.252
Reações
24.065
Pontos
803
29 de janeiro 2020

China investiga caso de ‘supercontagiador’ do novo coronavírus


Um só doente infetou um médico e 15 enfermeiras no hospital.



722765.jpg

AFP

As autoridades chinesas estão atualmente a analisar o caso de um doente em Wuhan, o epicentro do surto do 2019-nCoV, devido às suas características ‘supercontagiadoras’, depois de ter infetado 16 pessoas – um médico e 15 enfermeiras - num hospital daquela cidade.

O presidente da câmara de Wuhan, Zhou Xianwang, admitiu ao canal chinês CCTV que não tinham sido realizados testes para despiste do vírus naquela paciente quando chegou ao hospital. O paciente foi alvo de uma cirurgia e já estava no recobro quando começou a ter febre alta.
Segundo os especialistas, a existência de um ‘supercontagiador’ aponta para a facilidade de transmissão deste vírus.

A expressão ‘supercontagidor’, que se atribui aos que propagam o vírus em quantidades mais elevadas do que a maior parte das pessoas, ganhou relevância durante a epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que começou na China e que matou 774 pessoas em todo o mundo entre 2002 e 2003.

Na altura, o médico Liu Jianlun, identificado como um dos ‘supercontagiadores’, foi considerado como um dos responsáveis pelo facto de a doença se ter tornado num problema global.

A atualização de dados mais recentes dos casos de 2019-nCoV dá conta de 132 vítimas mortais e de 6152 infetados.



https://sol.sapo.pt/artigo/684477/china-investiga-caso-de-supercontagiador-do-novo-coronavirus


Reportagem mais detalhada:

https://brasil.elpais.com/sociedade...-supercontagiante-investigado-pela-china.html


:karrepio:karrepio:karrepio:karrepio:karrepio
 
Ultima Edição:

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.950
Reações
53.914
Pontos
703
Dica do editor - British Airways não voa mais para a China



A British Airways não voa mais para a China. Há temor de contágio. Outras companhias aéreas também limitaram e vão cancelar seus voos, temendo o coronavírus.Os chineses, por outro lado, já proibiram viagens de grupos dentro e para fora do País.




 

se oriente doidão

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
2.439
Reações
4.513
Pontos
1.154
29 de janeiro 2020

China investiga caso de ‘supercontagiador’ do novo coronavírus


Um só doente infetou um médico e 15 enfermeiras no hospital.



722765.jpg

AFP

As autoridades chinesas estão atualmente a analisar o caso de um doente em Wuhan, o epicentro do surto do 2019-nCoV, devido às suas características ‘supercontagiadoras’, depois de ter infetado 16 pessoas – um médico e 15 enfermeiras - num hospital daquela cidade.

O presidente da câmara de Wuhan, Zhou Xianwang, admitiu ao canal chinês CCTV que não tinham sido realizados testes para despiste do vírus naquela paciente quando chegou ao hospital. O paciente foi alvo de uma cirurgia e já estava no recobro quando começou a ter febre alta.
Segundo os especialistas, a existência de um ‘supercontagiador’ aponta para a facilidade de transmissão deste vírus.

A expressão ‘supercontagidor’, que se atribui aos que propagam o vírus em quantidades mais elevadas do que a maior parte das pessoas, ganhou relevância durante a epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que começou na China e que matou 774 pessoas em todo o mundo entre 2002 e 2003.

Na altura, o médico Liu Jianlun, identificado como um dos ‘supercontagiadores’, foi considerado como um dos responsáveis pelo facto de a doença se ter tornado num problema global.

A atualização de dados mais recentes dos casos de 2019-nCoV dá conta de 132 vítimas mortais e de 6152 infetados.



https://sol.sapo.pt/artigo/684477/china-investiga-caso-de-supercontagiador-do-novo-coronavirus


Reportagem mais detalhada:

https://brasil.elpais.com/sociedade...-supercontagiante-investigado-pela-china.html


:karrepio:karrepio:karrepio:karrepio:karrepio
Isso pode ser um bom sinal, pq sugere que a maioria dos infectados estam vindo por conta de um evento "super-spreader" e não do grupo de infectados como um todo, o problema ai é para quem cuida (hospitais,família) e identificar esse hospedeiro, acredito que isso foi o caso SARS e MERS, ocorrência desses eventos com "super-spreaders", isso vai definir o caminho do surto, pq com isolamento e identificação, a tendência é que caia. Um R0 de 2 por exemplo significa que na média uma pessoa, passa o vírus para até duas, mas também podemos ter um evento onde temos um "super-spreader" que infecta 100 até ser identificado corretamente, desses 100 pode ser que 49 não infecte ninguém.
 
Ultima Edição:

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Humanamente, eu sou até capaz de entender. Racionalmente, é irresponsável.
Sim, mas ao mesmo tempo é irracional ir para casa, sabendo que pode infectar os pais. Melhor morrer sozinho sem levar ninguém junto haha, na minha opinião né... Se bem que ao que parece nem grupo de risco essa moça é, desespero emocional esse dela... [/drama off ]
O ponto é que me parece que ela acreditava não estar infectada ainda e no desespero quer fugir do local para reduzir as chances de se infectar. Em geral as pessoas acreditam estar saudáveis até que sintomas apareçam.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Vantagens de morar no Brasil.
Dia 14/01 uma encomenda minha da Ali Express foi despachada.
Dia 24/01 chegou no Brasil.
Até o correio liberar já inventaram a vacina.
E pode ainda ter um bônus... parar na Receita Federal de Curitiba e infectar todos lá. Imagina que maravilha, saber que a tua encomenda foi responsável por dizimar aquele bando de fdp.

Hum...

Acho que vou comprar alguma coisa produzida em Wuhan, com uma caixa escrito iPhone, só pra testar um negócio aqui. Peço pra antes de colocarem nos correios chineses, eles tossirem um pouquinho dentro da caixa.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Um vírus ser menos letal não quer dizer que vai matar menos gente. Se esse vírus tem a capacidade de contaminar muito mais gente, mesmo tendo uma taxa de mortalidade menor ele pode contaminar muito mais gente e no fim o número de mortos pode ser igual.

Vamos ver se os casos de infecções e mortes fora da China vão aumentar ou não.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo