O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Valeu/está valendo a pena fazer sua faculdade?

Mensagens
1
Reações
1
Pontos
1
Olá, só quero saber sobre o ponto de vista e das experiências do pessoal aqui do forum.

Diversas vezes já pesquisei sobre faculdade e áreas de meu interesse, e as opiniões sobre ter ou não uma faculdade variam bastante de acordo com o objetivo de quem faz e da área em que atua (como áreas não regulamentadas).

Quero ser ilustrador e estou no 2° semestre de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pois era a melhor opção para meu bolso e comodidade, mas sem vontade de continuar a seguir na área de TI.

Então, onde você está agora e onde você acha que estaria caso não tivesse se formado? Valeu e/ou está valendo a pena ter feito sua faculdade? Caso não tenha feito, conte sobre também.
 

FighterBR

Supra-sumo
Mensagens
1.089
Reações
1.296
Pontos
178
Minha opinião é que hoje só faz faculdade no BR quem não tem perspectiva de vida e segue o sonho de seus pais... Ou aquele bobão que caiu no conto do emprego publico.

Se tivesse meus 16 anos estaria trabalhando depois de fazer um tecnico, guardarva dinheiro e iria pra fora do país com 18-20 e com uns 24 voltaria a estudar com uma cabeça mais madura.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Aqui onde moro, empregos que eram pra ser nível médio são nível superior devido a desempregabilidade.
E aqui emprego que deveria ser nível superior exige uma pós.

O maior atacado da cidade e a padoca perto da minha casa exige um curso superior justamente para enxugar concorrência de emprego.

Me arrependi de não ter feito a faculdade de biologia enquanto estava trabalhando.
Sorte minha que consegui um emprego na parte de obras. Não paga muito, é uma ralação grande, mas me permite dormir e viver um pouco melhor.
Ah sim, e estou indo atrás de um concurso público para ter uma proteção econômica e social a longo prazo.
 

FighterBR

Supra-sumo
Mensagens
1.089
Reações
1.296
Pontos
178
Aqui onde moro, empregos que eram pra ser nível médio são nível superior devido a desempregabilidade.
E aqui emprego que deveria ser nível superior exige uma pós.

O maior atacado da cidade e a padoca perto da minha casa exige um curso superior justamente para enxugar concorrência de emprego.

Me arrependi de não ter feito a faculdade de biologia enquanto estava trabalhando.
Sorte minha que consegui um emprego na parte de obras. Não paga muito, é uma ralação grande, mas me permite dormir e viver um pouco melhor.
Ah sim, e estou indo atrás de um concurso público para ter uma proteção econômica e social a longo prazo.
Vc não percebe o quão errado é isso? Exigencia de ensino superior pra essas atividades é lamentavel. As pessoas se sujeitando a isso é vergonhoso (não por ter que trabalhar em certas profissoes e sim por ter que fica 3 a 4 anos em uma faculdade gastando rio de dinheiro pra no final... ganhar 1000 reais.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Vc não percebe o quão errado é isso? Exigencia de ensino superior pra essas atividades é lamentavel. As pessoas se sujeitando a isso é vergonhoso (não por ter que trabalhar em certas profissoes e sim por ter que fica 3 a 4 anos em uma faculdade gastando rio de dinheiro pra no final... ganhar 1000 reais.

Em outros países isso já existe. Tirando a parte dos 1000 reais, claro.
Mas infelizmente é a realidade que nos cerca.
Não adianta chorar cara, agora se não tiver curso superior, não tem emprego.
Daqui alguns anos o Brasil inteiro vai estar assim.
 


FighterBR

Supra-sumo
Mensagens
1.089
Reações
1.296
Pontos
178
Em outros países isso já existe. Tirando a parte dos 1000 reais, claro.
Mas infelizmente é a realidade que nos cerca.
Não adianta chorar cara, agora se não tiver curso superior, não tem emprego.
Daqui alguns anos o Brasil inteiro vai estar assim.
Me fala que alguns países são esses pq a maior parte dos países aqui na eropa pedem ensino medio e as vezes nem isso. Pra vagas um pouco melhores o que se pede são linguas e nao ensino superior.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Me fala que alguns países são esses pq a maior parte dos países aqui na eropa pedem ensino medio e as vezes nem isso. Pra vagas um pouco melhores o que se pede são linguas e nao ensino superior.

PQP, sério? Sempre me diziam o contrário.
Eu mesmo to querendo fugir dessa pachorra pra ir pros EUA/Canadá ou pro Japão... Mesmo que como estudante, mas falta grana.
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
PQP, sério? Sempre me diziam o contrário.
Eu mesmo to querendo fugir dessa pachorra pra ir pros EUA/Canadá ou pro Japão... Mesmo que como estudante, mas falta grana.

As coisas mudam.
No Brasil demoram muito mais, mas lá fora é bem rápido. Depois que algumas grandes empresas como: Facebook, Google e Microsoft informaram que aboliram a necessidade de ensino superior para suas vagas de trabalho, muitas outras empresas passaram a fazer o mesmo.
Você só precisa ser foda e com vontade de crescer. O que vai importar é quantos idiomas você fala e suas experiências e habilidades com aquilo que eles precisam.
 

大天使

Veterano
Mensagens
697
Reações
1.657
Pontos
148
Eu estou cursando ciência da computação e vou esclarecer meu ponto de vista:
A faculdade pra mim serve para você conseguir o diploma. E o diploma serve para provar que você fez todas as cadeiras e consequentemente que você é bom na ciência da computação.
Além disso, as faculdades abrem portas para estágio, que na minha opinião é onde gera mais aprendizado e experiência do que a própria faculdade em sí. Quer aprender coisas? A internet tá aí pra facilitar o acesso à informações e cursinhos gratuitos.
Agora, não adianta o aluno estudar apenas por estudar. Conheço gente que cursa pedagogia, mas que odeia trabalhar com crianças (então por que cursa? Status social?).
Agora, é claro que a faculdade gera sim um conhecimento útil profissional. Eu mesmo aprendi bastante coisa na facul e uso no meu dia-a-dia no meu estágio de TI, mas tem muitas coisas que você vai fazer na facul que você não vai usar pra nada. Apenas para gerar um conhecimento morto.
 

FighterBR

Supra-sumo
Mensagens
1.089
Reações
1.296
Pontos
178
Eu estou cursando ciência da computação e vou esclarecer meu ponto de vista:
A faculdade pra mim serve para você conseguir o diploma. E o diploma serve para provar que você fez todas as cadeiras e consequentemente que você é bom na ciência da computação.
Além disso, as faculdades abrem portas para estágio, que na minha opinião é onde gera mais aprendizado e experiência do que a própria faculdade em sí. Quer aprender coisas? A internet tá aí pra facilitar o acesso à informações e cursinhos gratuitos.
Agora, não adianta o aluno estudar apenas por estudar. Conheço gente que cursa pedagogia, mas que odeia trabalhar com crianças (então por que cursa? Status social?).
Agora, é claro que a faculdade gera sim um conhecimento útil profissional. Eu mesmo aprendi bastante coisa na facul e uso no meu dia-a-dia no meu estágio de TI, mas tem muitas coisas que você vai fazer na facul que você não vai usar pra nada. Apenas para gerar um conhecimento morto.
Resumindo : vc perda 4 anos da tua vida pra sair de la e precisar de um estagio... aonde vc vai trabalhar e basicamente nao ganhar nada por 1-2 anos.
nao seria mais inteligente as empresas darem o estagio pra quem terminou o segundo grau e tem entendimento sobre o assunto e com estagio melhorar a sua aptidao?
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Resumindo : vc perda 4 anos da tua vida pra sair de la e precisar de um estagio... aonde vc vai trabalhar e basicamente nao ganhar nada por 1-2 anos.
nao seria mais inteligente as empresas darem o estagio pra quem terminou o segundo grau e tem entendimento sobre o assunto e com estagio melhorar a sua aptidao?
Não.
 

jajejijoju

Bam-bam-bam
Mensagens
1.782
Reações
4.613
Pontos
453
Sim, abrass
PS: Acho que muita gente faz faculdade pra ganhar um tempo pra pensar o que vai fazer da vida.
 

大天使

Veterano
Mensagens
697
Reações
1.657
Pontos
148
Resumindo : vc perda 4 anos da tua vida pra sair de la e precisar de um estagio... aonde vc vai trabalhar e basicamente nao ganhar nada por 1-2 anos.
nao seria mais inteligente as empresas darem o estagio pra quem terminou o segundo grau e tem entendimento sobre o assunto e com estagio melhorar a sua aptidao?
Existem cursos profissionalizantes (como os oferecidos pelo SENAC), mas esses cursos tendem a abranger apenas em certas áreas específicas e mais "simples", enquanto que a faculdade e cursos técnicos oferecem uma coisa mais abrangente e para profissões mais "complexas".
Quanto ao estágio que eu faço, não tenho o que reclamar. É remunerado e estou adquirindo uma boa experiência que vai ser um boost para meu currículo e futuras concorrências de emprego.
E ao menos que você venha de uma família mais "privilegiada" ou se um bom samaritano resolver te contratar em algo, você não conseguira um bom emprego facilmente se você não for profissional em algo.
Não tenho muito o que reclamar da facul que eu faço. Talvez só um pouco de cadeiras desnecessárias que tem lá.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.764
Pontos
1.254
Tô to fazendo a minha faculdade (superior EAD) para ter um diploma porque passam um livro de 150 a 200 páginas por matéria que é só encheção de linguiça, vale mais a pena pagar um curso por fora que tem bem mais conteúdo para te ensinar.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.764
Pontos
1.254
Vc não percebe o quão errado é isso? Exigencia de ensino superior pra essas atividades é lamentavel. As pessoas se sujeitando a isso é vergonhoso (não por ter que trabalhar em certas profissoes e sim por ter que fica 3 a 4 anos em uma faculdade gastando rio de dinheiro pra no final... ganhar 1000 reais.
Mas isso é a realidade de muitos (principalmente) que moram no Nordeste, onde há escassez de indústria e ahá um montante de empresas de pequeno e médio porte, com exceção do comércio que dá muito emprego mas em compensação a carga horária é alta e o salário é o mínimo do mínimo.
Infelizmente estou terminando a faculdade sem perspectiva de ganhar acima dos R$ 1500,00 na área de T.I. porque aqui em Maceió as poucas áreas que existem pagam o salário mínimo ou então exigem a formação técnica para experiência.
 

Vorpax

Bam-bam-bam
Mensagens
650
Reações
1.964
Pontos
333
Pessoal, vou aproveitar o tópico do amigo e perguntar:
Me deram um toque de sair da faculdade privada que estou hoje pra ir pra uma pública, dizendo que empresa boa nem vê o currículo se a pessoa não estudar em faculdades top de linha (ufrj, puc, fgv e afins). Falaram pra eu largar e fazer enem pra começar do zero na UFRJ. Eu queria ir pra FGV, mas sem condições de pagar 4500,00 de mensalidade. Já estou no terceiro período de ciências econômicas, acham que esse movimento faz sentido? Será que realmente não vou achar estágio nenhum só porque minha facul não está no topo (apesar de eu a achar boa)? Fiquei com medo, por favor me dêem uma luz.
 

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.607
Reações
17.902
Pontos
749
Claro que sim. Tenho meu emprego e talz. Não ganho muito, mas é melhor do que ficar desempregado.

Ou fazer um trabalho braçal e ganhar uma merreca.

E ainda te dá um status social, dependendo da profissão.

Se for médico, você fode com as enfermeiras.

Se for advogado, você fode com todo mundo.
 

Vorpax

Bam-bam-bam
Mensagens
650
Reações
1.964
Pontos
333
UFRJ top de linha? HAUHAUAHAUAUUA Só se for em plantio de maconha. Vive em greve, vive sem professor...
É por causa do nome sabe? E também querendo ou não, ela tem boas posições no enade pelo que eu soube, ai seria o motivo dos recrutadores só quererem gente de faculdades assim. Então isso não faz sentido pra você, acha que seria besteira?
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Esse estresse todo é porque o ensino superior foi banalizado.

Quando o gajo quer ir direto ao ponto, aprender as matérias úteis e principais e que rapidamente o preparem para o mercado de trabalho, este curso é o Curso Técnico.

Cursos superiores de graduação como o bacharelado e a licenciatura são cursos que oferecem amplos conhecimentos teóricos e práticos, iniciam o graduando na pesquisa científica, trazem as bases das disciplinas que formam a graduação em si. São cursos que "ensinam a pensar", com grande base filosófica, inclusive. O aluno deve (ou deveria), durante seus 8 ou 10 semestres, produzir vasto conteúdo científico, através de pesquisas científicas como artigos, papers e da monografia no final do curso.

Cursos técnicos são cursos que foram profissionais, são cursos voltados ao mercado de trabalho. É um curso com forte viés prático. Geralmente o aluno mal tem contato com a teoria e já parte para a prática no curso. São cursos que não ensinam o aluno a "pensar": geralmente quando isso ocorre é por conta do próprio perfil do profissional mesmo. Curso técnico não tem foco em pesquisa. Salvo exceções e invencionices, o aluno não tem a obrigação de produzir conteúdo científico.

Em resumo: nego quer fazer faculdade então nego tem que estudar muito. Não adianta ir na faculdade de noite das 19hs às 23hs e simplesmente estar de corpo presente, decorar as matérias na véspera da prova, fazer o mínimo possível de atividades complementares, pagar para alguém formatar sua monografia, pegar o diploma e achar que está tudo bem, que o futuro está garantido. Não só não está como toda esta displicência será duramente cobrada mais à frente na carreira.

O aluno de curso superior tem que pensar e escrever a faculdade inteira, tem que dominar outro idioma, tem que produzir conteúdo científico, participar de congressos, organizar congressos, fazer estágios "de verdade", participar de debates, enfim, tem que ter noção que o negócio é um CURSO SUPERIOR.

Para quem não quer passar por essa encheção de saco toda, recomendo o Curso Técnico que, aliás, é do que o mercado de trabalho mais precisa atualmente e são indispensáveis para a saúde econômica do Brazil.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Pessoal, vou aproveitar o tópico do amigo e perguntar:
Me deram um toque de sair da faculdade privada que estou hoje pra ir pra uma pública, dizendo que empresa boa nem vê o currículo se a pessoa não estudar em faculdades top de linha (ufrj, puc, fgv e afins). Falaram pra eu largar e fazer enem pra começar do zero na UFRJ. Eu queria ir pra FGV, mas sem condições de pagar 4500,00 de mensalidade. Já estou no terceiro período de ciências econômicas, acham que esse movimento faz sentido? Será que realmente não vou achar estágio nenhum só porque minha facul não está no topo (apesar de eu a achar boa)? Fiquei com medo, por favor me dêem uma luz.
Bro, produza muito conteúdo científico. Faça artigos e dê um jeito de publicá-los. O network é automático: teus próprios professores vão te indicar para as melhores vagas.

Não recomendo trocar de faculdade. Faz uma pós de renome depois que é mais negócio.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
É por causa do nome sabe? E também querendo ou não, ela tem boas posições no enade pelo que eu soube, ai seria o motivo dos recrutadores só quererem gente de faculdades assim. Então isso não faz sentido pra você, acha que seria besteira?
Os próprios alunos que entram na UFRJ são do tipo concurseiros, ou seja, é uma galera que já era fera quando entrou na faculdade. Por isso esse povo aí (e em todo o Brasil), vai bem nas provas e concursos. Os caras já entram bons e nivelados por cima.

Mas a maioria dos professores das privadas de renome (e até nas menores), dão aula em federal, e isso com muito mais estrutura, com cobrança e etc. Não se engane: a matéria é a mesma. São teus colegas descompromissados que jogam a média do ENADE pra baixo.
 
Topo Fundo