ROLGENIO
Lenda da internet
- Mensagens
- 23.384
- Reações
- 71.582
- Pontos
- 1.763
Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!
Carro popular 0 Km no HUEzil (mesmo sem ser elétrico) é brinquedo de rico.
Postando para ver o ataque de pelanca do @Alberon
Ele não está errado.
O celular de vocês dura mais que 3, 5 anos? Por que motivos vocês acham que o carro elétrico e híbrido ou qualquer coisa movido a bateria que sofre TORÇÃO, IMPACTO e fica exposto a calor de 30, 40º ou até menos todos os dias, bem diferente do celular de vocês que fica no bolso e é usado poucas horas do dia?
Não precisa ser engenheiro pra saber que esse sistema não funciona, funciona, PRA QUEM TEM DINHEIRO, pra quem compra 0km usa por 3, estourando 4 anos e passa pra frente, coitado de quem compra isso usado depois.
A questão não é ser contra o avanço, até porque eu já tive vários contatos com esses carros e amei cada um dos que dirigi mas o ponto que estamos batendo é que NÃO SÃO DURÁVEIS. Carros até meados de 2010, 2005 estão por aí até hoje, quantos carros elétricos e híbridos dessa mesma época ainda estão rodando?
Esses carros deveriam custar metade do que custam porque são DESCARTÁVEIS, diferente dos à combustão comum que mesmo hoje em dia ainda duram bem mesmo com todo mau uso que sofrem.
Carro popular 0 Km no HUEzil (mesmo sem ser elétrico) é brinquedo de rico.
Mude minha opinião.
@Alberon é óbvio que pra uma fábrica o interessante é produzir não veículos elétricos e sim híbridos pois assim se tem o melhor dos dois mundos (pra fábrica): o motor a combustão que necessita de reparos (que os elétricos dispensam) e o elétrico que encarece o a combustão "puro". Vc parece bem focado em dizer que os elétricos tem baterias estilo de celular. Sim, é o que a tecnologia até agora apresenta. Mas se pensar que em 10 anos um veículo elétrico tinha 10% tanto de autonomia quanto de desempenho e eficiência energética de um elétrico novo e que as baterias (assim como as de celular) estão cada dia mais renováveis e recicláveis dá pra imaginar que não muito distante os elétricos terão muito mais tecnologia que seus equivalentes a combustão.
É meio que óbvio que se as baterias não fossem recicláveis em pouco tempo acabariam o lítio do planeta e fim da linha pra carros elétricos, mas isso chega a ser ridículo de se pensar. O que eu vejo são veículos elétricos cada dia evoluindo mais, sendo cada dia mais eficientes do ponto de vista tecnológico e energético e os a combustão parece que estagnados.
Me diz pra que um veículo com literalmente milhares de peças que pedem manutenção sendo que um elétrico só precisa de manutenção em amortecedores, pneus e logicamente na parte elétrica? Pra que um veículo que produz barulho se os elétricos são silenciosos? E não tô falando só no Zezinho da esquina, tô falando da qualidade de vida de milhões de pessoas que quando forem adotados ônibus e caminhões elétricos terão muito mais qualidade de vida por não terem milhões de toneladas de monóxido de carbono sendo jogado na atmosfera e fazendo zero barulho. Sem contar as motos que são os maiores barulhentos do trânsito e eu duvido que qualquer um não fique doido com a barulheira delas.
Se vc reparar na reportagem aí que vc mesmo mandou, pra Toyota se vc tá usando 10% da autonomia do carro então vc tá desperdiçando 90% da capacidade. Então não venha me dar a desculpa de falta de autonomia dos elétricos que essa não cola pelo próprio link que vc mesmo postou. Fora que já tem muita caminhonete elétrica com mais de 600, 700 kms de autonomia e carros de passeio com mais de 500 kms. Agora me fala: tirando no Máximo 10x no ano, quando vc ou 99% dos motoristas precisa de tanta autonomia (a menos que vc trabalhe viajando)?
Eu estou com ele nessa e espero nesse tópico ser provado errado porque eu não ando com cabresto, tenho minhas convicções mas se me provarem que estou errado eu orgulhosamente admito que falei groselha, mas a princípio vou replicar meu comentário que deixei no outro post sobre o assunto:
Reitero que meu contato com esses carros não foram exatamente breve, em 2021 eu fiquei 5 dias com uma XC60 R-Design e depois mais 15 dias com uma, e no Motorpark dirigi váááários EVs e PHEV que tinham lá e falo aqui: eles me surpreenderam com o desempenho, mas eu ter usado uma jaca dessas, JAMAIS.
Porém, se eu tivesse dinheiro, estaria já teria tirado 0km um Corolla Hybrid facilmente (e adoraria depois ir pra um S90 se ainda fosse vendido...)
Foto das beldade pra comprovação (a azul eu rodei 540km em 5 dias - MARAVILHOSO):
Acho que nem precisamos ir pros híbridos, hoje em dia o sistema de pós tratamento (ATS) para carros a combustão é muito eficiente e os mais modernos quase não soltam material particulado, esse lobby de sair do petróleo é simplesmente uma guerra industrial.O híbrido é massa por que o cara não fica preso somente a uma fonte de energia.
Além do motor a combustão recarregar a bateria aumentando ainda mais a autonomia e economizando nos abastecimentos e nas recargas.
E nisso gera 2 problemas: a manutenção de peças que não existem nos 100% elétricos e o gasto de ficar "preso" com outra fonte de energia. Se o objetivo é se tornar sustentável ou pelo menos ter um bom custo benefício os híbridos vão pro ralo por esses fatores...O híbrido é massa por que o cara não fica preso somente a uma fonte de energia.
Além do motor a combustão recarregar a bateria aumentando ainda mais a autonomia e economizando nos abastecimentos e nas recargas.
Lembrando que, em carros hibridos que TEM baterias (também), se uma delas der problema, normalmente o carro não funciona mais. Isso eu tinha visto em videos no YT falando sobre tal problema e que tinha que trocar, ou TODO o conjunto ou achar qual a célula que estava dando trela.E nisso gera 2 problemas: a manutenção de peças que não existem nos 100% elétricos e o gasto de ficar "preso" com outra fonte de energia. Se o objetivo é se tornar sustentável ou pelo menos ter um bom custo benefício os híbridos vão pro ralo por esses fatores...
Quilometragem | Valor da revisão do Fusion EcoBoost | Valor da revisão do Fusion Hybrid |
---|---|---|
10 mil km | R$ 384,00 | R$ 244,00 |
20 mil Km | 660,00 | R$ 460,00 |
30 mil km | R$ 660,00 | R$ 452,00 |
40 mil Km | R$ 1588,00 | R$ 1296,00 |
50 mil Km | R$ 660,00 | R$ 165,00 |
60. mil Km | R$ 1408,00 | R$ 784,00 |
70 mil Km | R$ 660,00 | R$ 452,00 |
80 mil Km | R$ 1588,00 | R$ 1296,00 |
...Quando a Duracell ou a RAy-O-Vac entrar no jogo, as coisas irão mudar completamente! Leiam as minhas palavras proféticas......
Acho que nem precisamos ir pros híbridos, hoje em dia o sistema de pós tratamento (ATS) para carros a combustão é muito eficiente e os mais modernos quase não soltam material particulado, esse lobby de sair do petróleo é simplesmente uma guerra industrial.
Empresas novas "inventam" soluções incríveis e os governos compram, mas na prática não tem tanto ganho, sempre tem um esforço absurdo pra chegar no resultado.
E nisso gera 2 problemas: a manutenção de peças que não existem nos 100% elétricos e o gasto de ficar "preso" com outra fonte de energia. Se o objetivo é se tornar sustentável ou pelo menos ter um bom custo benefício os híbridos vão pro ralo por esses fatores...
Lembrando que, em carros hibridos que TEM baterias (também), se uma delas der problema, normalmente o carro não funciona mais. Isso eu tinha visto em videos no YT falando sobre tal problema e que tinha que trocar, ou TODO o conjunto ou achar qual a célula que estava dando trela.
A verdadeira preocupação vem com um post no outro tópico sobre carros híbridos/elétricos USADOS:
Vale a pena comprar um híbrido usado?
Existem prós e contras na compra de um híbrido usado. O que não se pode desconsiderar, na hora de escolher o seu, é a idade da bateria!autopapo.uol.com.br
Isso é uma análise FORTE que tem que ser feito. O caso do Fusion (provavelmente o do tanque Edge também) é bem preocupante:
Valor das revisões do Ford Fusion
Quilometragem Valor da revisão do Fusion EcoBoost Valor da revisão do Fusion Hybrid 10 mil km R$ 384,00 R$ 244,00 20 mil Km 660,00 R$ 460,00 30 mil km R$ 660,00 R$ 452,00 40 mil Km R$ 1588,00 R$ 1296,00 50 mil Km R$ 660,00 R$ 165,00 60. mil Km R$ 1408,00 R$ 784,00 70 mil Km R$ 660,00 R$ 452,00 80 mil Km R$ 1588,00 R$ 1296,00
Como eles comparam o preço de revenda do carro usado, a troca do kit de baterias dele se torna algo praticamente inviável porque...
- Valor da bateria: Por volta de R$ 40 mil (sujeito à variação do dólar)
- Valor do carro 0 km: R$ 160.900
- Unidade usada mais barata encontrada na internet: R$ 49.900
- Consumo: De acordo com dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), do Inmetro, o carro faz 16,8 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada.
....Encarar O CARRO por uma média de 50 mil, e ainda vem a paulada das baterias que abraçam o MESMO PREÇO (lembrem que esse artigo foi criado em 2018!!!!) OU AINDA BEM MAIS, aflige o coração (e o bolso) de quem deseja se aventurar em um equipamento já rodado.
...Quando a Duracell ou a RAy-O-Vac entrar no jogo, as coisas irão mudar completamente! Leiam as minhas palavras proféticas......
Eu concordo com você, mas com certas restrições.Resumindo, carros elétricos atuais são inviáveis.
Toyota concorda com vocêO híbrido é massa por que o cara não fica preso somente a uma fonte de energia.
Além do motor a combustão recarregar a bateria aumentando ainda mais a autonomia e economizando nos abastecimentos e nas recargas.
Toyota concorda com você
Fonte: vozes que gritam na minha cabeça...Resumindo, carros elétricos atuais são inviáveis.
Fonte: vozes que gritam na minha cabeça...
Eu diria que veículos pesados hoje são inviáveis, mas carros de passei podem ser.Resumindo, carros elétricos atuais são inviáveis.
Estou junto com o @Alberon e o @Herminium nessa. Pra nossa realidade, de brasileiro phodido sem poder de compra, carro elétrico é inviável. Muito caro pra comprar e mais caro ainda pra manter. Só vou jogar um fato aqui:
Bateria 12v sem manutenção = media de preço de 300 reais.
Bateria de gel pros carros que tem start/stop = media de preço 3000 reais. Só 10x mais que a comum, se liguem.
Bateria pra um Toyota Prius = media de preço de 100.000 reais, importando direto. (Custa mais que o carro usado)
Bateria do Ford Fusion Hibridy = média de 130.000 reais, novamente mais cara que o carro. Isso você importando direto.
Só por aí já dá pra ver que a inviabilidade de carros elétricos pra nós brasileiros.
Eu diria que veículos pesados hoje são inviáveis, mas carros de passei podem ser.
Estou junto com o @Alberon e o @Herminium nessa. Pra nossa realidade, de brasileiro phodido sem poder de compra, carro elétrico é inviável. Muito caro pra comprar e mais caro ainda pra manter. Só vou jogar um fato aqui:
Bateria 12v sem manutenção = media de preço de 300 reais.
Bateria de gel pros carros que tem start/stop = media de preço 3000 reais. Só 10x mais que a comum, se liguem.
Bateria pra um Toyota Prius = media de preço de 100.000 reais, importando direto. (Custa mais que o carro usado)
Bateria do Ford Fusion Hibridy = média de 130.000 reais, novamente mais cara que o carro. Isso você importando direto.
Só por aí já dá pra ver que a inviabilidade de carros elétricos pra nós brasileiros.
Uma coisa que pode ajudar é a evolução dos materiais, pode ser que surja uma bateria feita de um novo componente e que tenha mais eficiência.Se mudarem a fonte energética, deixarem de ser a bateria e usarem um combustível liquido, aí sim seria diferente.
Já vi empresas novas que são especialistas em leasing de bateria, eles fornecem a bateria por um tempo via aluguel e depois reaproveitam os componentes em outros processos.Até tem como recondicionar bateria mas arrisco dizer que ainda nenhuma empresa faça esse serviço pela responsabilidade que está envolvida nesse tipo de serviço do mesmo jeito que não recondicionam bateria de celular.
Eu não sou contra o avanço das coisas mas a questão é que até agora, como concordamos, não tem como defender esses carros que são descartáveis, já vi alguns vídeos de Mercedes S, BMW Série 7 mais antiga (diga-se: 2008~2012) que estavam paradas em oficina porque deu problema na parte elétrica e o custo, pra variar, é proibitivo.
Novamente, é carro pra quem tem dinheiro pra tirar 0km, usar e lasque-se dali em diante quem comprar.
Arrumei o textoGente, mas eu não tô falando (e nunca falei) que carros elétricos são baratos ou bons pros brasileiros médios, só tô falando que eles são o futuro. Indiferente do que a gente queira ou não, eles vão enfiar elétricos na nossa garganta e gozar.
Com certeza. Más não sei se elétrica, pq se tem uma coisa que o mundo (principalmente 3º mundo) não tá preparado, é pra produção de energia nessa escala. A não ser que voltemos ao projeto de energia nuclearMas enxergo o hibrido como uma transição, não como solução.
Enquanto insistirem em baterias, vai ser pura perda de tempo e recursos.
Gente, mas eu não tô falando (e nunca falei) que carros elétricos são baratos ou bons pros brasileiros médios, só tô falando que eles são o futuro. Indiferente do que a gente queira ou não, eles vão enfiar elétricos na nossa garganta e azar.
Mas o ponto é que eles estão evoluindo e na minha opinião os a combustão estagnaram (perto da evolução dos elétricos pelo menos). Outro ponto são as baterias que falaram aí: é óbvio que chegará um tempo que elas terão que ser recicladas pq assim como uma bateria de celular elas não vão durar pra sempre.
Não viaja Alberon. Não tem como as baterias não serem recicladas até pq já comentamos que o lítio é finito, não existe material na Terra pra fazer baterias Ad Infinitum sem reciclar elas depois do período de vida útil delas. E isso não é o ROLGENIO do fórum Outerspace falando e sim vários especialistas em diversos vídeos que eu já vi falando.
Se ainda não viram taí:
@Nicko o seguro não cobre?
Pq de fábrica eles dão 10 ou 12 anos de seguro nas baterias, dependendo da fábrica, mas como não foi problema de fabricação acho que não cobre.