O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vladimir Putin seria o único líder nacionalista e conservador inteligente do mundo hoje?

Claude Speed

Bam-bam-bam
Mensagens
3.219
Reações
5.599
Pontos
453
O cara pra ser ditador tem que ter carisma e força militar, não necessariamente inteligência. Dos seus exemplos, Hitler fez cagadas imensas na segunda guerra a ponto de alguns generais tentarem matá-lo por ver que ele estava levando a Alemanha à derrota. Stalin tocou tanto o terror com pessoas próximas, achando que tentariam um golpe em cima dele, que mandou matar seus melhores militares. Há até a piada* de que quando ele sofreu o derrame não teve atendimento rápido porque, primeiro, seus auxiliares estavam com medo de fazer alguma cagada e, segundo, os melhores médicos da URSS estavam na Sibéria.

ps. Pra ficar na américa latina, o ex-presidente do Equador, Guillermo Lasso, tentou dar um golpe sem apoio dos militares. Isso sim que é ser inteligente!

*edit. a piada virou filme:



Janela de Overton não permite isso. Falando em América Latina, basta ver que todo povo vai querer um líder forte seja de esquerda ou direita.
 

Claude Speed

Bam-bam-bam
Mensagens
3.219
Reações
5.599
Pontos
453
como um governante de um país do tamanho e poderio militar como a Rússia não vai ser nacionalista? Haha

meu deus, olha essa criançada de m**** que a NR trouxe ao debate

leiam esse livro aqui https://www.amazon.com.br/Red-Cocaine-Drugging-America-West/dp/1899798048

mostra como a URSS financiou o esquema de drogas nas Américas. Por consequência, fortaleceu o narco tráfico e o Foro de SP

Saindo da conspiração, veja o documentário do Oliver Stone sobre o Putin e vai entender a mentalidade dele:

 

Claude Speed

Bam-bam-bam
Mensagens
3.219
Reações
5.599
Pontos
453
Sim, mas a força viria de onde? Carisma ou armas. Não de inteligência.

Carisma. Veja que o Fidel Castro em cuba nunca falou que era comunista e sim um nacionalista católico ao estilo falange espanhola.
Até onde vejo ninguém quer nada disso, se a coisa funcionar , quanto menos o governante aparecer melhor.

Toda sociedade precisa de um líder forte.
 

Claude Speed

Bam-bam-bam
Mensagens
3.219
Reações
5.599
Pontos
453
@Sega&AMD
@samouraï solitaire

Líder forte = Aristocrata!

Você sabe que tem duas coisas que esses líderes de esquerda famosos (Fidel, Thomas sankara, ho chi min, Tito e Stalin) usam é o nacionalismo e militarismo, que historicamente estão a direita.
 


Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.810
Reações
13.841
Pontos
803
Você sabe que tem duas coisas que esses líderes de esquerda famosos (Fidel, ho chi min, Tito e Stalin) usam é o nacionalismo e militarismo, que historicamente estão a direita.
Desse post em diante ficará quase impossível pontos em comuns, porque estudando um tema ''mudança de verdade no mundo'' dentro de meu método de pesquisa , então concluí que só no Liberalismo há mudança real e melhoria na vida das pessoas , então me converti ao Liberalismo (economia e costumes )

Então notei também a semelhança para não dizer igualdade do comunismo nacionalista (visão stalinista) e o conservadorismo. Ou seja é outra forma da mesma coisa. Mudança no mundo só com os Liberais (revolução Francesa , revolução industriais, movimentos independentista , abolicionismo , movimentos dos direitos civis )

Em meu tópico ''refutando Jones'' há um resumo disso, recomendo a leitura .


Ele é stalinista, brizolista, anti rede globo, anti pautas identitária, anti liberal, ant Lula, antipetista... Ou seja pensando ser ''revolucionário'' acaba sendo braço conservador, ele contra aquilo que é a solução para as minorias e para a classe trabalhadora.
 

Claude Speed

Bam-bam-bam
Mensagens
3.219
Reações
5.599
Pontos
453
Reeleito com mais de 80% dos votos, quer acreditem ou odeiem ele, o cara da uma aula de como fazer política. O povo da Rússia sempre prezou por líderes fortes que não se submetem ao que vem de fora (desde os czares, Stalin e Putin agora), isso nada tem a ver com ideologia.

Creio que fica aí a lição pra Bolsonaro (se vender aos EUA) e Lula (se vender aos progressismo identitario) é uma péssima ideia, comparo Putin a Getúlio e Geisel no Brasil talvez. Eneas se tivesse chegado a presidência seria muito parecido.. um nacionalista de primeira!
 

deriks

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.524
Reações
16.964
Pontos
1.089
Nunca vi ditador inteligente mas tudo bem...
Na verdade um ditador pode ser super inteligente sim, o porém é que ele irá usar essa inteligência para ganhos pessoais em primeiro lugar

Eu diria inclusive que Putin é justamente esse retrato. Ele não queria ser dado apenas como um cara que colocou a Rússia nos eixos comuns, mas como o cara que tá querendo levar o país pra perto da super potência que já foi outrora

Você pode criticar as atitudes do cara, e com razão, mas esse arrombado sabe dar umas porrada, e por conta disso não pode ser subestimado
 

Comentador

Bam-bam-bam
Mensagens
958
Reações
2.483
Pontos
273
Este FDP é um dos maiores estrategistas da atualidade, mesmo com a m**** feita na Ucrânia não dá para dizer que o ocidente tenha um líder da envergadura dele, hoje a Rússia com sanção até o talo está crescendo mais do que os países da Europa, comparado as lideranças ocidentais ele está anos luz a frente de qualquer uma, a esperança é o Trumpão voltar.
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.132
Pontos
803
Reeleito com mais de 80% dos votos, quer acreditem ou odeiem ele, o cara da uma aula de como fazer política. O povo da Rússia sempre prezou por líderes fortes que não se submetem ao que vem de fora (desde os czares, Stalin e Putin agora), isso nada tem a ver com ideologia.

Creio que fica aí a lição pra Bolsonaro (se vender aos EUA) e Lula (se vender aos progressismo identitario) é uma péssima ideia, comparo Putin a Getúlio e Geisel no Brasil talvez. Eneas se tivesse chegado a presidência seria muito parecido.. um nacionalista de primeira!
Acho que o seu conceito de política é só um pouquinho diferente do que tá no dicionário.
Este FDP é um dos maiores estrategistas da atualidade, mesmo com a m**** feita na Ucrânia não dá para dizer que o ocidente tenha um líder da envergadura dele, hoje a Rússia com sanção até o talo está crescendo mais do que os países da Europa, comparado as lideranças ocidentais ele está anos luz a frente de qualquer uma, a esperança é o Trumpão voltar.
Se a estratégia dele é recrutar membros pra OTAN então sim, é um grande estrategista.

No mais, se você acredita que a Rússia tá crescendo mais que "países da europa", seu próprio conceito de estratégia não vale alguma coisa
 

Green Lantern

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.840
Reações
3.392
Pontos
819
Reeleito com mais de 80% dos votos, quer acreditem ou odeiem ele, o cara da uma aula de como fazer política. O povo da Rússia sempre prezou por líderes fortes que não se submetem ao que vem de fora (desde os czares, Stalin e Putin agora), isso nada tem a ver com ideologia.

Creio que fica aí a lição pra Bolsonaro (se vender aos EUA) e Lula (se vender aos progressismo identitario) é uma péssima ideia, comparo Putin a Getúlio e Geisel no Brasil talvez. Eneas se tivesse chegado a presidência seria muito parecido.. um nacionalista de primeira!

A entrevista para o Tucker Carlson mostrou que o Putin tem uma visão limitada, não tem argumentos mínimos para criar uma construção lógica das ideias. Ele foi colocado no poder por um corrupto para manter a estrutura suja na Rússia.
 

Comentador

Bam-bam-bam
Mensagens
958
Reações
2.483
Pontos
273
Acho que o seu conceito de política é só um pouquinho diferente do que tá no dicionário.

Se a estratégia dele é recrutar membros pra OTAN então sim, é um grande estrategista.

No mais, se você acredita que a Rússia tá crescendo mais que "países da europa", seu próprio conceito de estratégia não vale alguma coisa
Não se trata de acreditar, eles estão, cresceram 3,6 porcento ano passado e a inflação caiu, se isto é sustentável a médio - longo prazo?, não, não é, mas no momento estão melhor posicionados, com relação a outros pontos de fato uniram toda a Otan contra eles, mas o crescimento da direita nos EUA e em diversos países da Europa poderá levar a uma diminuição do apoio financeiro a Ucrânia com os países se voltando mais para a sua política interna, o próprio Orban afirmou que o Trump disse que não daria mais um centavo para a Ucrânia na guerra, não acho o cara um Semi Deus infalível, mas comparado a liderança ocidental woke atual ele dá baile, como eu disse.
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.132
Pontos
803
Não se trata de acreditar, eles estão, cresceram 3,6 porcento ano passado e a inflação caiu, se isto é sustentável a médio - longo prazo?, não, não é, mas no momento estão melhor posicionados, com relação a outros pontos de fato uniram toda a Otan contra eles, mas o crescimento da direita nos EUA e em diversos países da Europa poderá levar a uma diminuição do apoio financeiro a Ucrânia com os países se voltando mais para a sua política interna, o próprio Orban afirmou que o Trump disse que não daria mais um centavo para a Ucrânia na guerra, não acho o cara um Semi Deus infalível, mas comparado a liderança ocidental woke atual ele dá baile, como eu disse.
Se você acha que gasto estatal em equipamento que será destruído em semanas na guerra é crescimento, também deve acreditar que o Putin é alto, já que usa uns saltos cabulosos
 

Comentador

Bam-bam-bam
Mensagens
958
Reações
2.483
Pontos
273
Se você acha que gasto estatal em equipamento que será destruído em semanas na guerra é crescimento, também deve acreditar que o Putin é alto, já que usa uns saltos cabulosos
Uma parte se deve ao aumento do orçamento militar, mas também houve o direcionamento das exportações de petróleo e gás para a Ásia, não discordo de você, mas a situação econômica russa está muito melhor do que a de muitos países europeus, isto é fato, com isto eu quero dizer que eles irão manter isto?, não, não vão, só que no momento possuem maior capacidade de resistência e de engajamento, a longo prazo as reservas irão se esgotar e a economia pode super aquecer devido aos gastos governamentais.
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.132
Pontos
803
Uma parte se deve ao aumento do orçamento militar, mas também houve o direcionamento das exportações de petróleo e gás para a Ásia, não discordo de você, mas a situação econômica russa está muito melhor do que a de muitos países europeus, isto é fato, com isto eu quero dizer que eles irão manter isto?, não, não vão, só que no momento possuem maior capacidade de resistência e de engajamento, a longo prazo as reservas irão se esgotar e a economia pode super aquecer devido aos gastos governamentais.
Sim, tá maravilhosa. Por isso existem hordas de europeus tentando entrar na Rússia, em busca desse eldorado que é difamado pela imprensa.

Dados econômicos de nível Brasil? Dezenas de milhões sem esgoto? Que nada, pura inveja dos pobres franceses.
 

Jack Reacher

Bam-bam-bam
Mensagens
3.227
Reações
14.352
Pontos
343
Reeleito com mais de 80% dos votos, quer acreditem ou odeiem ele, o cara da uma aula de como fazer política. O povo da Rússia sempre prezou por líderes fortes que não se submetem ao que vem de fora (desde os czares, Stalin e Putin agora), isso nada tem a ver com ideologia.

Creio que fica aí a lição pra Bolsonaro (se vender aos EUA) e Lula (se vender aos progressismo identitario) é uma péssima ideia, comparo Putin a Getúlio e Geisel no Brasil talvez. Eneas se tivesse chegado a presidência seria muito parecido.. um nacionalista de primeira!

1710811206643.jpeg
 

Comentador

Bam-bam-bam
Mensagens
958
Reações
2.483
Pontos
273
Sim, tá maravilhosa. Por isso existem hordas de europeus tentando entrar na Rússia, em busca desse eldorado que é difamado pela imprensa.

Dados econômicos de nível Brasil? Dezenas de milhões sem esgoto? Que nada, pura inveja dos pobres franceses.
Cara, pare de distorcer, obviamente que os países europeus são muito mais ricos proporcionalmente e possuem uma qualidade de vida muito superior a da Rússia, o que eu estou dizendo é que a situação econômica no momento é melhor do que a de grande parte dos países europeus no que se trata da expansão do pib e na macroeconomia como um todo, é algo que vai durar?, já disse que não, mas no momento dá gás para o Putin forçar a barra e dobrar as apostas, é uma vantagem momentânea e antes de eleições decisivas nos EUA e na Europa, estou torcendo por ele?, não, sou Russete?, não, mas a realidade precisa ser reconhecida, com relação a qualidade de vida na tabela do IDH eles estão na posição 56 e a gente na posição 89, até nisso conseguimos ser piores do que uma ditadura fodida e em guerra.
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.132
Pontos
803
Cara, pare de distorcer, obviamente que os países europeus são muito mais ricos proporcionalmente e possuem uma qualidade de vida muito superior a da Rússia, o que eu estou dizendo é que a situação econômica no momento é melhor do que a de grande parte dos países europeus no que se trata da expansão do pib e na macroeconomia como um todo, é algo que vai durar?, já disse que não, mas no momento dá gás para o Putin forçar a barra e dobrar as apostas, é uma vantagem momentânea e antes de eleições decisivas nos EUA e na Europa, estou torcendo por ele?, não, sou Russete?, não, mas a realidade precisa ser reconhecida, com relação a qualidade de vida na tabela do IDH eles estão na posição 56 e a gente na posição 89, até nisso conseguimos ser piores do que uma ditadura fodida e em guerra.
Amigo, se pra você expansão do governo é crescimento econômico, parabéns, você tem o mesmo entendimento de economia que o nosso presidente
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.089
Reações
22.796
Pontos
1.449
Reeleito com mais de 80% dos votos, quer acreditem ou odeiem ele, o cara da uma aula de como fazer política. O povo da Rússia sempre prezou por líderes fortes que não se submetem ao que vem de fora (desde os czares, Stalin e Putin agora), isso nada tem a ver com ideologia.

Creio que fica aí a lição pra Bolsonaro (se vender aos EUA) e Lula (se vender aos progressismo identitario) é uma péssima ideia, comparo Putin a Getúlio e Geisel no Brasil talvez. Eneas se tivesse chegado a presidência seria muito parecido.. um nacionalista de primeira!

É melhor ler isso do que ser cego.
 

Comentador

Bam-bam-bam
Mensagens
958
Reações
2.483
Pontos
273
Amigo, se pra você expansão do governo é crescimento econômico, parabéns, você tem o mesmo entendimento de economia que o nosso presidente
Não, pra mim expansão do governo não é crescimento, e obviamente que não é só isto que está causando o crescimento russo, ele conseguiu reorganizar as exportações para outros parceiros, e está segurando a situação no momento com estes gastos militares, não é eficaz a longo prazo e vai cobrar o seu preço, mas é uma situação melhor do que a de países como a Alemanha e o Reino Unido que estão em recessão técnica, só isto que eu falei, pelo amor, vai dizer que ele não colocou no bumbum do Macron e do Olaf?, que ele não é um estrategista superior a qualquer liderança europeia ou a dos EUA no momento com um velho senil?, inclusive o próprio Putin prefere a continuidade do Biden no poder segundo uma declaração do próprio, não estou otimista com esta guerra, e propaganda você têm dos dois lados.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.089
Reações
22.796
Pontos
1.449
Putin é um velho senil com bombas atômicas. Nada mais.

Fosse líder de qualquer outro país seria um lixo qualquer.
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.132
Pontos
803
Não, pra mim expansão do governo não é crescimento, e obviamente que não é só isto que está causando o crescimento russo, ele conseguiu reorganizar as exportações para outros parceiros, e está segurando a situação no momento com estes gastos militares, não é eficaz a longo prazo e vai cobrar o seu preço, mas é uma situação melhor do que a de países como a Alemanha e o Reino Unido que estão em recessão técnica, só isto que eu falei, pelo amor, vai dizer que ele não colocou no bumbum do Macron e do Olaf?, que ele não é um estrategista superior a qualquer liderança europeia ou a dos EUA no momento com um velho senil?, inclusive o próprio Putin prefere a continuidade do Biden no poder segundo uma declaração do próprio, não estou otimista com esta guerra, e propaganda você têm dos dois lados.
E o dinheiro das exportações que já são abaixo do mercado vai direto pra onde mesmo? Você só tem uma chance pra acertar.

Pra apoiar sua afirmação do Putin ser esse "Master strategist" você tem que dizer:

Como a Rússia se encontra? Qual o panorama pra daqui a 30 anos? O que vai acontecer quando o Putin morrer? Qual a efetividade das FA deles? Quem são seus aliados? Eles tem aliados de verdade?
 

Comentador

Bam-bam-bam
Mensagens
958
Reações
2.483
Pontos
273
E o dinheiro das exportações que já são abaixo do mercado vai direto pra onde mesmo? Você só tem uma chance pra acertar.

Pra apoiar sua afirmação do Putin ser esse "Master strategist" você tem que dizer:

Como a Rússia se encontra? Qual o panorama pra daqui a 30 anos? O que vai acontecer quando o Putin morrer? Qual a efetividade das FA deles? Quem são seus aliados? Eles tem aliados de verdade?
Vai para o governo central atolar na guerra ou para as reservas do país, a Rússia se encontra no momento em uma vantagem comparativa se comparada as nações europeias, o Putin precisa apenas resistir e é o que ele vêm fazendo, já há uma fadiga em grande parte da Europa com relação ao apoio a guerra e ao custo energético disto em diversas nações como a própria Alemanha, ele só precisa aguentar até as eleições e a mudança no apoio financeiro e militar que os aliados ocidentais dão a Ucrânia, ao menos que a Europa ocupe a posição dos EUA e banque este conflito não vejo como a Ucrânia poderia resistir sem apoio americano, com relação ao resto a minha visão a respeito da Rússia não é otimista, devido ao colapso demográfico do país e ao alto custo humano e financeiro desta guerra, eles podem vencer mas será uma batalha de Pirro de fato, com relação ao Putin ser um grande estrategista, ele o é comparado aos líderes ocidentais fracos que temos atualmente, e claro não podemos esquecer que ele mantém esta ditadura toda coesa sendo uma colcha multiétnica com vários povos sob si, a guerra foi um erro estratégico para ele, mas a vantagem dele no momento se dá pela fraqueza do ocidente e pelo fato de comandar uma ditadura que pode arcar com qualquer custo material e humano.
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.132
Pontos
803
Vai para o governo central atolar na guerra ou para as reservas do país, a Rússia se encontra no momento em uma vantagem comparativa se comparada as nações europeias, o Putin precisa apenas resistir e é o que ele vêm fazendo, já há uma fadiga em grande parte da Europa com relação ao apoio a guerra e ao custo energético disto em diversas nações como a própria Alemanha, ele só precisa aguentar até as eleições e a mudança no apoio financeiro e militar que os aliados ocidentais dão a Ucrânia, ao menos que a Europa ocupe a posição dos EUA e banque este conflito não vejo como a Ucrânia poderia resistir sem apoio americano, com relação ao resto a minha visão a respeito da Rússia não é otimista, devido ao colapso demográfico do país e ao alto custo humano e financeiro desta guerra, eles podem vencer mas será uma batalha de Pirro de fato, com relação ao Putin ser um grande estrategista, ele o é comparado aos líderes ocidentais fracos que temos atualmente, e claro não podemos esquecer que ele mantém esta ditadura toda coesa sendo uma colcha multiétnica com vários povos sob si, a guerra foi um erro estratégico para ele, mas a vantagem dele no momento se dá pela fraqueza do ocidente e pelo fato de comandar uma ditadura que pode arcar com qualquer custo material e humano.
Esse é o problema de jogar muito Age of Empires, você esquece que o mundo de hoje não se salva com um Carlos Magno.

Sabe pq os EUA e Europa não precisam disso? Pq eles tem um SISTEMA, especialmente no caso americano. Não importa o que a gritaria(da esquerda é direita) diga, quem realmente manda alguma coisa no mundo tá investindo em NY, Frankfurt, não em Moscou ou Shangai. O chinês se torna multimilionário e vai para os EUA. O esquerdista latino-americano ODEIA amar os EUA e se não acabar lá vai pra Londres, não Pequim.
Não importa o que você acha ou pensa, daqui a 50 anos os EUA vai continuar sendo os EUA e a Europa não vai ser um Europistão, como uns malucos dizem.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.146
Reações
16.756
Pontos
803
não é eficaz a longo prazo e vai cobrar o seu preço, mas é uma situação melhor do que a de países como a Alemanha e o Reino Unido que estão em recessão técnica
Talvez você tenha essa percepção equivocada por causa do conceito de PIB.

PIB é só uma métrica, e bastante superestimada. Te fornece um retrato do volume das movimentações econômicas, mas não te diz o significado por trás disso, e não te diz o filme completo dessa história. Se a Rússia está alocando uma parte muito maior de seu orçamento para o setor militar, então está deficitária no restante. Gastos com infra-estrutura, gastos sociais e etc. A vida da população está ficando pior.

Muito pior do que para a população da Alemanha e Reino Unido.

E aí o PIB perde o significado. Quando o que é produzido vai para o buraco negro da guerra, você pode ter os números que for, isso não é traduzido em ganho para a população e para o país. Ao contrário. A Rússia não estará pior do que os outros no médio ou longo-prazo, ela está pior hoje mesmo.

Números que literalmente não significam nada, e uma população sendo muito mais sugada em nome da guerra do que os outros países europeus com recessão técnica.

Métricas servem para tentar retratar a realidade. Determinados contextos exigem uma análise muito mais cuidadosa das métricas e dos significados delas, que podem variar.
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.860
Pontos
1.144
Não consideraria invadir a Ucrânia uma atitude inteligente.

Tem uma explicação e ela envolve, entre outras coisas, reservas gigantescas de recursos naturais que a Ucrânica não tinha dinheiro pra explorar e a entrada da mesma na OTAN.

E ter a OTAN do ladinho de Moscou seria péssimo para ele.
 

Comentador

Bam-bam-bam
Mensagens
958
Reações
2.483
Pontos
273
Esse é o problema de jogar muito Age of Empires, você esquece que o mundo de hoje não se salva com um Carlos Magno.

Sabe pq os EUA e Europa não precisam disso? Pq eles tem um SISTEMA, especialmente no caso americano. Não importa o que a gritaria(da esquerda é direita) diga, quem realmente manda alguma coisa no mundo tá investindo em NY, Frankfurt, não em Moscou ou Shangai. O chinês se torna multimilionário e vai para os EUA. O esquerdista latino-americano ODEIA amar os EUA e se não acabar lá vai pra Londres, não Pequim.
Não importa o que você acha ou pensa, daqui a 50 anos os EUA vai continuar sendo os EUA e a Europa não vai ser um Europistão, como uns malucos dizem.
Tu têm uma confiança muito grande na Europa e nos EUA, no caso dos americanos até pode ser, mas os europeus já estão subvertidos por demais e a engenharia social foi bem feita, no máximo acho que só o leste europeu se salva infelizmente, o islã têm a força e testosterona que falta ao homem europeu, vão engolir aquilo na base da força mesmo, não em todos os países é claro, mas França e Alemanha já estão condenados provavelmente.
 

Comentador

Bam-bam-bam
Mensagens
958
Reações
2.483
Pontos
273
Talvez você tenha essa percepção equivocada por causa do conceito de PIB.

PIB é só uma métrica, e bastante superestimada. Te fornece um retrato do volume das movimentações econômicas, mas não te diz o significado por trás disso, e não te diz o filme completo dessa história. Se a Rússia está alocando uma parte muito maior de seu orçamento para o setor militar, então está deficitária no restante. Gastos com infra-estrutura, gastos sociais e etc. A vida da população está ficando pior.

Muito pior do que para a população da Alemanha e Reino Unido.

E aí o PIB perde o significado. Quando o que é produzido vai para o buraco negro da guerra, você pode ter os números que for, isso não é traduzido em ganho para a população e para o país. Ao contrário. A Rússia não estará pior do que os outros no médio ou longo-prazo, ela está pior hoje mesmo.

Números que literalmente não significam nada, e uma população sendo muito mais sugada em nome da guerra do que os outros países europeus com recessão técnica.

Métricas servem para tentar retratar a realidade. Determinados contextos exigem uma análise muito mais cuidadosa das métricas e dos significados delas, que podem variar.
Eu concordo contigo em partes, no momento está melhor sim, mas não é viável a longo prazo, é um crescimento fake, eu não disse que era real ou sustentável, só que o Putin têm uma vantagem comparativa no momento e que a derrocada econômica deles não foi tão grave como o esperado, o preço obviamente será muito alto para o país, o Putin é um psicopata asqueroso?, sim, mas está administrando isto com estratégia, o tempo está a favor do ocidente mas não sei se em uma democracia as pessoas irão continuar tolerando o preço da guerra, é neste sentido que eu falo.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.089
Reações
22.796
Pontos
1.449
E ter a OTAN do ladinho de Moscou seria péssimo para ele.

Aí o tiro já saiu pela culatra.
Desde o início da guerra, a sua fronteira com a OTAN dobrou com a entrada da Finlândia na aliança.

Deixando Moscow a +ou- 1000km das forças da OTAN.

Não sei como isso o classificaria como um estrategista inteligente.

Esse misticismo, esse tratamento de um Deus que dão a ele, beira ao ridículo.
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.860
Pontos
1.144
Aí o tiro já saiu pela culatra.
Desde o início da guerra, a sua fronteira com a OTAN dobrou com a entrada da Finlândia na aliança.

Deixando Moscow a +ou- 1000km das forças da OTAN.

Não sei como isso o classificaria como um estrategista inteligente.

Esse misticismo, esse tratamento de um Deus que dão a ele, beira ao ridículo.

Não falei que era inteligente, falei que tinha explicação.

Pra mim o custo da guerra nunca é inteligente mas o Putin eh aquele esquema: "o-sangue-de-vocês-é-um-pequeno-preço-que-eu-estou-disposto-a-pagar".

E quem é contra misteriosamente contrai aquela doença que faz se jogar da janela do prédio.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.089
Reações
22.796
Pontos
1.449
Não falei que era inteligente, falei que tinha explicação.

Pra mim o custo da guerra nunca é inteligente mas o Putin eh aquele esquema: "o-sangue-de-vocês-é-um-pequeno-preço-que-eu-estou-disposto-a-pagar".

E quem é contra misteriosamente contrai aquela doença que faz se jogar da janela do prédio.

Só aproveitei o gancho do seu post para destacar um erro crasso do "maior gênio estrategista do nosso tempo". :klolz

Isso sem nem entrar no mérito da 2° força militar do mundo n conseguir vencer um exército de farrapos.
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.132
Pontos
803
Tu têm uma confiança muito grande na Europa e nos EUA, no caso dos americanos até pode ser, mas os europeus já estão subvertidos por demais e a engenharia social foi bem feita, no máximo acho que só o leste europeu se salva infelizmente, o islã têm a força e testosterona que falta ao homem europeu, vão engolir aquilo na base da força mesmo, não em todos os países é claro, mas França e Alemanha já estão condenados provavelmente.
Bem, acredite o que quiser, pode continuar com as veias do zap da geopolítica a vontade
 
Topo Fundo