O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Você faria um curso técnico em informática? Já fez? Acha que vale a pena? +E um tecnólogo?

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.523
Reações
17.393
Pontos
503
Estou pensando em entrar, talvez..

Tenho 20 anos e não decidi qual facul fazer. Na verdade, nem sei se quero, dada as opções que tenho por aqui. Acham que um curso técnico em informática é uma boa? Ou acham que o que eu aprenderia lá eu posso aprender sozinho mesmo? Lembrando que é um curso de 2 anos.
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.069
Reações
3.151
Pontos
979
Pode ser uma boa pra você decidir em qual ramo da informática vai seguir, já que vai aprender o básico de quase tudo. Fora que a possibilidade de estágio vai te ajudar a entrar no mercado. Eu fiz e achei que valeu, segui carreira no suporte, já que não me entendi com programação

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
 

Dante Viggo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.784
Reações
3.293
Pontos
1.064
Cara, invista em um bom curso de inglês.
Eh um enorme diferencial.
Me arrependo fortemente por não ter feito um.
 

Drommajin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.891
Reações
2.946
Pontos
719
Eu sou advogado, tenho 31 anos e adoro mexer com computador, principalmente com hardware. Eu mesmo gostaria de fazer um curso técnico se a advocacia não tomasse tanto do meu tempo. Então, meu jóvi, faça sem pensar agora e decida o que fazer de faculdade depois.
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.365
Reações
65.692
Pontos
2.059
Estudo nunca faz mal, portanto faça, qualquer estudo é melhor do que ficar ocioso pq não decidiu qual facu fazer.
Outra, as vezes nesse técnico vc realmente vê que tem jeito pra coisa ou vê que não nasceu pra isso e toma outro rumo.

O mais importante é que tu acaba conhecendo uma galera diferente, faz novas amizades, pode até não ter um retorno financeiro a curto prazo, mas como pessoa vc vai amadurecer bastante e vai sentir essa diferença qdo entrar na facu.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.523
Reações
17.393
Pontos
503
Cara, invista em um bom curso de inglês.
Eh um enorme diferencial.
Me arrependo fortemente por não ter feito um.
Vou investir sim. Já é um plano que tenho a algum tempo, mas a falta de grana vem me impedindo.
O bom é que temos a internet pra nos ajudar, né. Até que eu não entre, posso já começar a aprender por aqui.
É um diferencial bom mesmo, vale a pena o esforço.

Estudo nunca faz mal, portanto faça, qualquer estudo é melhor do que ficar ocioso pq não decidiu qual facu fazer.
Outra, as vezes nesse técnico vc realmente vê que tem jeito pra coisa ou vê que não nasceu pra isso e toma outro rumo.

O mais importante é que tu acaba conhecendo uma galera diferente, faz novas amizades, pode até não ter um retorno financeiro a curto prazo, mas como pessoa vc vai amadurecer bastante e vai sentir essa diferença qdo entrar na facu.
Pois é, acho que conheceria uma galera legal nesse curso.
E realmente, essa de ver se eu curto ou não é uma boa. Qualquer coisa eu largo.

Só fico pensando na relevância do curso.. Por ser um técnico muita gente desvaloriza.
 


François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Eu fiz, foi bom para dar uma base, já que o primeiro PC que mexi foi justamente o do curso. Mas o que eu precisei mesmo, nas manutenções, instalações, redes, etc, eu aprendi sozinho. O curso foi mais útil para aprender office e web design , mas como nunca usei, acabei esquecendo.

Quanto a conseguir emprego, não posso te ajudar, eu nunca procurei emprego, só fazia um bico aqui e ali.

falow
 
Mensagens
808
Reações
1.185
Pontos
183
fiz no IFSP e digo que vale a pena, no meu caso, aprendi coisa pra caraio, dai curti programação(mas manjo ate que bastante de redes) e comecei a fazer em seguida ADS no IFSP TB...
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.523
Reações
17.393
Pontos
503
fiz no IFSP e digo que vale a pena, no meu caso, aprendi coisa pra caraio, dai curti programação(mas manjo ate que bastante de redes) e comecei a fazer em seguida ADS no IFSP TB...
Opa, daora!

Caso eu faça, será tbm num IF, só que de uma cidade do interior de MG.
 

ArnaldoCFilho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.485
Reações
1.463
Pontos
203
Cara qualquer estudo vale, esse papo de que, "não vale a pena", não existe...

Agora cuidado com os "CURZOS", tem muito curzo ai de quintal, enrolação e talz, não serve pra nada.

Sem falar que com um curso técnico de informatica, você mais pra frente consegue emprego fácil...

Eu mesmo dava aulas para o pessoal do meu curso, tudo bem que fiz o técnico com 15 anos, mas nunca é tarde...

Agora prepare-se para o curso mais "desvalorizado" que existe, pelo menos na minha ex cidade, era um curso com muito pouco investimento isso por parte de todas as escolas, era difícil professor, computadores velhos... por ai vai.

Claro que em grandes cidades, funciona bem e MUITO, faço curso de desenvolvimento e aqui temos outro patamar, iMacs, computadores com R9 390x por ai vai... e isso vale também para hardware e manutenção.
 

Nelci

Bam-bam-bam
Mensagens
1.358
Reações
978
Pontos
209
Tente fazer o curso Técnico em informática para internet.
Pelo menos o que eu fiz, é fodão, tu sai deste curso já como um programador web. O meu foi baseado na linguagem java.
Até mesmo a parte teórica da coisa o curso ensina. Banco de dados, documentação, modelagem... e etc.
Acho que compensa mais que o técnico em informática.
 

Alone in the Dark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.983
Reações
9.670
Pontos
399
Como disseram: estude Inglês.

Eu, no seu caso, procuraria me informar sobre os cursos universitários, escolher um deles e começar a faculdade.

Mas se você tem interesse pelo curso técnico de Informática, vá em frente e faça esse curso.
 

guig182

Bam-bam-bam
Mensagens
3.354
Reações
1.060
Pontos
274
na minha opinião, o curso técnico vai definir se vc gosta do ramo, eu fiz, e algumas coisas me sao uteis até hoje, mais não segui o ramo!
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Eu fiz um de seis meses no SENAI quando tinha 18 e foi maravilhoso. Uma das épocas que mais ganhei dinheiro na minha vida... mas pq isso foi na segunda metade dos anos 90, e qqr um que soubesse o mínimo na área e tivesse pelo menos um pouco de senso de empreendedorismo se dava muito bem.

Hoje não sei... mas tenho um bro que fez técnico de 2 anos em informática (não sei se foi SENAI ou ETEC) e hoje trabalha como representante comercial numa das maiores distribuidoras de material computacional do Brasil... e trabalha a alguns anos... agora que fez 30 anos e foi longe na firma que está fazendo uma daquelas faculdades a distancia só pra conseguir promoção... e ele já ganha muito bem (comprou apê, viaja direto, deixa mais de 200 dilmas em balada duas vezes por semana. Mas não sei dizer se ele é exceção ou regra. Mas, de qualquer maneira, eu acho que vale muito mais a pena, na sua idade, fazer um técnico do que se enfiar numa faculdade. Dois anos voam... vc já sai com boa chance de conseguir emprego e ai pode fazer facul depois, sem a pressão de se formar pra cair no mercado de trabalho. Alias... a melhor coisa que fiz nesse sentido foi justamente isso... primeiro me qualifiquei em técnico (fiz mais de um curso), comecei a trabalhar, e só depois fui pensar em facul... ai quando cheguei ali estudei tranquilo (fiz pública... precisei nem esquentar em pagar mensalidade) sem qualquer pressão pra me formar logo e podendo morar sozinho na boa.

Vc tem 20 anos... nessa idade já estava terminando minha primeira facu... mas assim mesmo vc é bem novo... terminará o técnico com 22 e nada te impede de já arrumar trabalho (estágio, efetivado ou até autônomo) na área. É o tipo de coisa que vc só tem a ganhar. Hoje em dia, sem pai tranquilo te sustentando ou tendo as manhas de já chegar numa pública ganhando um monte de bolsa e auxílio, eu não arriscaria começar uma facu. A situação ta foda, cara... é bom se garantir o mais rápido possível.

Na pior das hipóteses vc vai conhecer a área e ver tanto se gosta dela quanto se tem futuro ali... é melhor descobrir isso durante um curso técnico que numa facu.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.523
Reações
17.393
Pontos
503
Tente fazer o curso Técnico em informática para internet.
Pelo menos o que eu fiz, é fodão, tu sai deste curso já como um programador web. O meu foi baseado na linguagem java.
Até mesmo a parte teórica da coisa o curso ensina. Banco de dados, documentação, modelagem... e etc.
Acho que compensa mais que o técnico em informática.
Aqui não tem essa opção..

Eu fiz um de seis meses no SENAI quando tinha 18 e foi maravilhoso. Uma das épocas que mais ganhei dinheiro na minha vida... mas pq isso foi na segunda metade dos anos 90, e qqr um que soubesse o mínimo na área e tivesse pelo menos um pouco de senso de empreendedorismo se dava muito bem.

Hoje não sei... mas tenho um bro que fez técnico de 2 anos em informática (não sei se foi SENAI ou ETEC) e hoje trabalha como representante comercial numa das maiores distribuidoras de material computacional do Brasil... e trabalha a alguns anos... agora que fez 30 anos e foi longe na firma que está fazendo uma daquelas faculdades a distancia só pra conseguir promoção... e ele já ganha muito bem (comprou apê, viaja direto, deixa mais de 200 dilmas em balada duas vezes por semana. Mas não sei dizer se ele é exceção ou regra. Mas, de qualquer maneira, eu acho que vale muito mais a pena, na sua idade, fazer um técnico do que se enfiar numa faculdade. Dois anos voam... vc já sai com boa chance de conseguir emprego e ai pode fazer facul depois, sem a pressão de se formar pra cair no mercado de trabalho. Alias... a melhor coisa que fiz nesse sentido foi justamente isso... primeiro me qualifiquei em técnico (fiz mais de um curso), comecei a trabalhar, e só depois fui pensar em facul... ai quando cheguei ali estudei tranquilo (fiz pública... precisei nem esquentar em pagar mensalidade) sem qualquer pressão pra me formar logo e podendo morar sozinho na boa.

Vc tem 20 anos... nessa idade já estava terminando minha primeira facu... mas assim mesmo vc é bem novo... terminará o técnico com 22 e nada te impede de já arrumar trabalho (estágio, efetivado ou até autônomo) na área. É o tipo de coisa que vc só tem a ganhar. Hoje em dia, sem pai tranquilo te sustentando ou tendo as manhas de já chegar numa pública ganhando um monte de bolsa e auxílio, eu não arriscaria começar uma facu. A situação ta foda, cara... é bom se garantir o mais rápido possível.

Na pior das hipóteses vc vai conhecer a área e ver tanto se gosta dela quanto se tem futuro ali... é melhor descobrir isso durante um curso técnico que numa facu.
Opa, vlw pelo comentário.
Vou ver o nível do curso, se for legal eu devo entrar sim.

E faculdade fica foda mesmo, não tenho ninguém pra me "bancar", aliás, a situação é bem o inverso disso. Mas eu vou estudar o máximo possível para que um dia eu consiga fazer uma pública de boa qualidade, mesmo que eu entre com um pouco mais de idade.

Já o inglês é unânime mesmo, vale a pena começar a estudar pra ontem!

Obrigado, galera!
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.118
Reações
35.174
Pontos
1.054
Fiz junto com o ensino médio...

Mas como o povo esta dizendo, faça um curso de inglês, até eu vou fazer(mesmo que eu já manje no idioma)
 

konig

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.293
Reações
4.847
Pontos
804
Faria apenas se fosse ensino médio técnico para depois, fazer faculdade.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Aqui não tem essa opção..


Opa, vlw pelo comentário.
Vou ver o nível do curso, se for legal eu devo entrar sim.

E faculdade fica foda mesmo, não tenho ninguém pra me "bancar", aliás, a situação é bem o inverso disso. Mas eu vou estudar o máximo possível para que um dia eu consiga fazer uma pública de boa qualidade, mesmo que eu entre com um pouco mais de idade.

Já o inglês é unânime mesmo, vale a pena começar a estudar pra ontem!

Obrigado, galera!
O curso do SENAI é razoável... o da ETEC é muito bom... mesmo que cheia de problemas acho que é um dos melhores do Brasil (pelo menos dos que permitem fazer desvinculado do ensino médio). Procura um deles que vc fica bem. Às vezes pode não ter exatamente o de informática, mas vc acha de eletrônica, comunicações e eletrotécnica... os três te darão base pra trabalhar no mercado de informática e tecnologia. Eletrotécnica na ETEC tb tem uma forte bagagem de desenho técnico, que abre algumas outras portas pra você.

E, sim, Inglês é pra ontem.
 

japonespreto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.433
Reações
4.959
Pontos
1.334
faz logo uma faculdade de 4 anos, vai estudar 2 anos e nao bai conseguir trampo, pois é bem dificil arrumar estagio, levando em conta que no primeiro ano ninguem contrata
 

DrAbreu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.542
Reações
3.971
Pontos
984
Não vou te dar um conselho, vou te dizer o que aconteceu comigo.

Lá pelos vinte e cinco anos eu era um acomodado que não tinha perspectivas nem vontade de fazer porra nenhuma. Eu trabalhava, mas como ajudante numa empresa e ganhava muito pouco.

Fiquei indeciso entre fazer um curso de eletrônica ou informática no Instituto Paula Souza (etec). Acabei decidindo pelo técnico em informática.

A empresa onde eu trabalhava pegou uma representação para venda e assistência técnica de um equipamento gráfico que exigia algum conhecimento em informática. O candidato escolhido na época para iniciar o treinamento fui eu, justamente por estar cursando o técnico em informática.

Obviamente o fato de ter conhecimento apenas em informática me dificultou algumas coisas. Tive que aprender um básico de eletrônica e alguma coisa de mecânica no dia a dia, mas acabei me virando devido ao bom relacionamento com ótimos colegas de trabalho que tive ao longo do tempo.

Já fiz dois treinamentos no México, específicos para o equipamento com o qual trabalho hoje, e ganho um salário que considero muito bom.

O único diploma que tenho até hoje é o de técnico em informática. Me abriu muitas portas.

Enviado do meu Samsung Galaxy Gran Dois Duos SM-G7102T pelo tetatalk.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.523
Reações
17.393
Pontos
503
Upando pra quem sabe uma nova opção:

O que acham de um Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet?

Vou começar a pesquisar sobre, mas o que vocês acham?
 

Jace

Bam-bam-bam
Mensagens
3.040
Reações
10.243
Pontos
303
Upando pra quem sabe uma nova opção:

O que acham de um Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet?

Vou começar a pesquisar sobre, mas o que vocês acham?

Entre cursinho técnico e técnologo, o último vale bem mais a pena. Dependendo da instituição, é mais vantajoso cursar Sistemas para Internet do que Sistemas de Informação, inclusive.
 

patricknaum

Bam-bam-bam
Mensagens
484
Reações
309
Pontos
498
melhor cursar algum curso de desenvolvimento pra programas tanto para web quanto pra dispositivos.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.523
Reações
17.393
Pontos
503
Entre cursinho técnico e técnologo, o último vale bem mais a pena. Dependendo da instituição, é mais vantajoso cursar Sistemas para Internet do que Sistemas de Informação, inclusive.
É num
ifsul.jpg
. Não sei o que acham sobre.
Tem duração de 3 anos.

Mas vou continuar a pesquisar por aqui.
 

%>%

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
1.908
Reações
2.040
Pontos
1.404
Eu comecei a fazer um tecnólogo em desenvolvimento de jogos e tive muita dificuldade com a programação, que eu não tinha base nenhuma. O curso também era pela manhã, o que acabava me dificultando a procura por trabalho. E eu precisava trabalhar. Tinha a mesma idade que tu. Resolvi trancar o tecnólogo (com o intuito de voltar depois) e fazer um curso técnico. Que ia me dar uma base na programação, ia me dar oportunidade de começar a fazer estágio e trabalhar, e depois voltaria pro tecnólogo... Acabou que eu trabalhei na área, fiz estágios, e acabei não gostando muito. Troquei de área. Mas o curso foi bem bom e eu tava com boas oportunidades, fiquei 6 meses em um estágio e quando terminou o contrato ofereceram pra me efetivar. Acabei optando por mudar de área, mas se tivesse seguido e feito o tecnólogo depois do técnico ia estar muito bem.

Como já disseram antes, só cuida com os cursos fracos. Mas se tu vai fazer no IF não tem muito erro. É uma ótima forma de começar a estudar e trabalhar. Vai ver se é essa área que tu gosta mesmo.

Boa sorte
 

patricknaum

Bam-bam-bam
Mensagens
484
Reações
309
Pontos
498
Mas aí é que tá, sou do interior, não temos muitas opções por aqui. Cidade de 100k..
aprende por conta própria e trabalha de freela, tu tem facebook? se tiver entra aqui no grupo e pergunta, la tu pode tirar as duvidas que tu tem, uma coisa te digo, faça só se gosta da área, se não gostar não vai produzir nada programação e pra que gosta.
https://www.facebook.com/groups/osadpa/?ref=ts&fref=ts
 

johnny napalm

Bam-bam-bam
Mensagens
3.243
Reações
1.027
Pontos
249
Já vou avisando aqui pra você não cometer os mesmos erros que eu:

Você já teve algum contato com programação? Se sim, você já se interessou ao ponto de ler e estudar sobre o assunto no seu tempo livre? Você se sente entusiasmado em aprender novas tecnologias sempre que saírem?

As perguntas acima são importantes porque ai você saca o seu nível de afinidade com a área. Eu cometi o erro de seguir nessa linha tendo as duas ultimas perguntas respondidas com um "não" e hoje me arrependo fortemente. Na época resolvi seguir por falta de opção melhor e influência do meu pai.

O resultado é que hoje to morrendo de vontade de sair da área, porque já estou ficando de saco cheio. Suportei por muito tempo mas a ideia de fazer isso pro resto da minha vida é MUITO deprimente. Ganha bem, embora não tão bem quanto as pessoas de fora pensam.

Se você realmente se interessar, eu investiria mais em um curso de uma determinada linguagem (SAP, fica a dica) do que em um curto técnico ou tecnólogo. A real é que faculdade conta pra m**** nenhuma no dia-a-dia do seu emprego e o requisito de um diploma de nível superior é apenas uma formalidade inútil. Faria uma faculdade de tecnólogo bem tranquila e barata só pra ter o diploma. Isso se você quiser seguir em programação.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Eu fiz curso técnico em informática. Não vale a pena. Faça logo um tecnólogo.
A duração é praticamente a mesma.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.523
Reações
17.393
Pontos
503
Já vou avisando aqui pra você não cometer os mesmos erros que eu:

Você já teve algum contato com programação? Se sim, você já se interessou ao ponto de ler e estudar sobre o assunto no seu tempo livre? Você se sente entusiasmado em aprender novas tecnologias sempre que saírem?

As perguntas acima são importantes porque ai você saca o seu nível de afinidade com a área. Eu cometi o erro de seguir nessa linha tendo as duas ultimas perguntas respondidas com um "não" e hoje me arrependo fortemente. Na época resolvi seguir por falta de opção melhor e influência do meu pai.

O resultado é que hoje to morrendo de vontade de sair da área, porque já estou ficando de saco cheio. Suportei por muito tempo mas a ideia de fazer isso pro resto da minha vida é MUITO deprimente. Ganha bem, embora não tão bem quanto as pessoas de fora pensam.

Se você realmente se interessar, eu investiria mais em um curso de uma determinada linguagem (SAP, fica a dica) do que em um curto técnico ou tecnólogo. A real é que faculdade conta pra m**** nenhuma no dia-a-dia do seu emprego e o requisito de um diploma de nível superior é apenas uma formalidade inútil. Faria uma faculdade de tecnólogo bem tranquila e barata só pra ter o diploma. Isso se você quiser seguir em programação.
Vou pensar nisso.. A verdade é que eu estou perdido pra qual curso fazer. :kclassic
 
Topo Fundo