O que há de Novo?
  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico oficial Windows 11

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
48.876
Pontos
854
E quando procuram, só dão soluções genéricas. Nos forums mesmo da MS eu nunca vi uma solução ser dada por alguém que trabalhe lá. Sempre os caras vem só com procedimento m**** e quem resolve é sempre algum "mero mortal" que posta abaixo. Se nos forums é assim, imagina atendimento por telefone ou email...
E é sempre as mesmas respostas genéricas.

Pra quem não gosta de pegar iso modificada e prefere pegar direto da Microsoft, hora de instalar é só executar essas etapas que vai de boa:

Ante de verificar os requisitos aperte:
SHIFT + F10

No cmd Digite:
REGEDIT

Acesse o caminho: (Não existe a pasta LabConfig) Crie a mesma clicando com o botão direito em cima de Setup - Novo/Chave:
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup\LabConfig]

Em LabConfig crie os valores: Novo/Valor DWORD (32 bits)
Todos com valor 1:

BypassTPMCheck = dword:00000001
BypassSecureBootCheck = dword:00000001
BypassRAMCheck = dword:00000001
BypassStorageCheck = dword:00000001
BypassCPUCheck = dword:00000001

Visualizar anexo 220728

Depois é só fechar e continuar a instalação.
Só criar o pendrive de boot com o Rufus, é mais simples ainda.

YSolaire

Bam-bam-bam
Reações
3.297
Pontos
303
Apareceu aqui para eu fazer o upgrade pro windows 11.

Está valendo a pena? Estou com receio das coisas não funcionarem de forma decente.

Metal God

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Reações
30.076
Pontos
944
Qual é a da Microsoft para o Windows 11 não aceitar a instalação em determinados processadores? Venda casada, forçar o cidadão a comprar computador novo? Meu notebook tem processador Intel i5 de sexta geração. Isso aí não deveria dar conta do Windows 11?

BCoisa

Bam-bam-bam
Reações
7.490
Pontos
303
Qual é a da Microsoft para o Windows 11 não aceitar a instalação em determinados processadores? Venda casada, forçar o cidadão a comprar computador novo? Meu notebook tem processador Intel i5 de sexta geração. Isso aí não deveria dar conta do Windows 11?
Ele dá conta tranquilo.

Parece que ela tomou essa decisão por questões de segurança, com TPM e Secure Boot e acho que instruções de segurança presentes em processadores mais novos (o que impede fabricantes de vender o sistema com peças mais antigas também).

As travas que ela colocou na iso são artificiais, acho que o sistema deve rodar até em Core 2 Duo sem as travas na iso.

Tanto é que a própria MS ensinou como burlar isso, no Rufus (beta) já dá pra criar um pendrive sem as travas inclusive.

Seu processador executa tranquilamente o 11, é só burlar as travas que existem na iso.

Soulzito

Bam-bam-bam
GOLD
Reações
841
Pontos
314
E quando procuram, só dão soluções genéricas. Nos forums mesmo da MS eu nunca vi uma solução ser dada por alguém que trabalhe lá. Sempre os caras vem só com procedimento m**** e quem resolve é sempre algum "mero mortal" que posta abaixo. Se nos forums é assim, imagina atendimento por telefone ou email...
Vou ser chato e entrar com um depende aí.

Ela melhorou consideravelmente sobre divulgar problemas e soluções referentes a cada KB (pacote de atualização). Já tive que apelar, um ano atrás, pra um suporte telefônico com eles e foram surpreendentes.

E nos fóruns deles, quem é da MS sempre vai dar ctrl+c\v em resposta pronta, porque é a resposta que é divulgada de forma oficial e eles não são (e não podem) dar outros tipos de suporte. Eles justamente abrem pra que a comunidade se ajude (e ajudam mesmo).

O que ainda é sofrível é o Windows ser arrumado usando "scannow /sfc", DISM e outras ferramentas próprias: raramente elas resolvem o que elas mesmo se propõe a resolver.

Reações: PC2

Soulzito

Bam-bam-bam
GOLD
Reações
841
Pontos
314
Vão falar que é segurança, porque o TPM necessário é baixo.

No momento, ela precisa agradar fabricante de PC pre-built vende PC com selinho de "Windows 11 ready".

Mas essas exigências tendem a cair justamente quando o mercado corporativo/profissional falar que quer adotar o Windows 11 nas mesmas estações de trabalho que possuem. Falando pela firma que trabalho, é um contrato que, só em São Paulo, abrange 25 mil estações i3 de quinta geração. Se ela ver que vai compensar baixar os requisitos pra lucrar mais, magicamente eles vão começar a aceitar processadores mais velhos, sim.

Não acho que vão querer manter duas versões do Windows em suporte por muito tempo; é até um contrasenso fazer isso na área.

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Reações
19.460
Pontos
674
Esse papo de segurança....
Se o PC com Windows 10 é supostamente seguro sem TPM...Porque com Windows 11 seria inseguro ?
O Windows 11 é menos seguro que o 10 e por isso exigem TPM ?

Pensa só na desculpa....não pode atualizar porque não tem TPM, seu processador é inseguro.
Mas se é o processador, ele será inseguro tanto no Windows 10 ou 11...ou seja...daria na mesma...

È cada coisa...talvez corporativamente tem a desculpa do fim do suporte...mas era só meter um ALERTA na tela e avisar e pronto, segue vida

Metal God

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Reações
30.076
Pontos
944
Meu notebook passa em todos os requisitos do W11, inclusive, esse do TPM 2.0, mas esbarra no processador. Por ora, nem irei usar mesmo.

PC2

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
66.619
Pontos
949
Vou ser chato e entrar com um depende aí.

Ela melhorou consideravelmente sobre divulgar problemas e soluções referentes a cada KB (pacote de atualização). Já tive que apelar, um ano atrás, pra um suporte telefônico com eles e foram surpreendentes.

E nos fóruns deles, quem é da MS sempre vai dar ctrl+c\v em resposta pronta, porque é a resposta que é divulgada de forma oficial e eles não são (e não podem) dar outros tipos de suporte. Eles justamente abrem pra que a comunidade se ajude (e ajudam mesmo).

O que ainda é sofrível é o Windows ser arrumado usando "scannow /sfc", DISM e outras ferramentas próprias: raramente elas resolvem o que elas mesmo se propõe a resolver.
Já deviam ter transformado esses comandos em algum programinha com interface amigável pra fazer isso. Estilo aquele "repare sua conexão" que tinha na época que começou o adsl e até resolvia uma bronca ou outra(apesar de muitas vezes não funcionar). Seria muito melhor pro usuário normal corrigir alguns problemas sem precisar apelar pra formatação. E olha que já ganhei dinheiro tendo que fazer isso em PC por aí... Mesmo assim, não vejo sentido nessas coisas continuarem quase como konami codes do sistema.

perdido21

Veterano
Reações
812
Pontos
149
E é sempre as mesmas respostas genéricas.

Só criar o pendrive de boot com o Rufus, é mais simples ainda.
O procedimento é pra quem não tem requisitos mínimos e quer instalar o W11 com a iso da Microsoft, não quer pegar ou não confia nas versões alteradas, não tem nada a ver com a criação da iso para boot.

Soulzito

Bam-bam-bam
GOLD
Reações
841
Pontos
314
Já deviam ter transformado esses comandos em algum programinha com interface amigável pra fazer isso. Estilo aquele "repare sua conexão" que tinha na época que começou o adsl e até resolvia uma bronca ou outra(apesar de muitas vezes não funcionar). Seria muito melhor pro usuário normal corrigir alguns problemas sem precisar apelar pra formatação. E olha que já ganhei dinheiro tendo que fazer isso em PC por aí... Mesmo assim, não vejo sentido nessas coisas continuarem quase como konami codes do sistema.
Cê acabou de pedir o que todo mundo que inicia em Linux também quer...

E sinceramente, o problema maior em comandos, assim como pra diversas coisas em tecnologia, é falta de uma documentação decente. Redige uma documentação bem feita e boa de ser compreendida pra ver se linha de comando continua sendo um problema enorme como é hoje pra diversos softwares...

deep dog

Bam-bam-bam
Reações
4.368
Pontos
303
instalei aqui na máquina. todos os componentes aprovados, máquina ok para rodar o sistema

a princípio muito bonito. o visual tá irado. o edge tá uma bala, voando mesmo, mais rápido que no 10.

PORÉM

estou sentindo certo "delay" nas transições de animação... vou abrir uma pasta, abrir o iniciar, abrir opções, fica claramente um delayzinho ao acontecer o comando. é normal ou só aqui? driver da placa de vídeo foi instalado, é uma gtx 1650

EDIT: voltei pro 10. muito bonito o 11, porém o note esquentando mais que o normal sem qualquer explicação. ainda precisa ser bem lapidado como o 10 foi pra ser uma mudança segura.

Ultima Edição:

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
48.876
Pontos
854
A atualização de ontem deixou os níveis de transparência + blur um pouco mais altos, pelo menos no Edge. Os menus de contexto e a barra principal ficaram com mais transparência e blur.

220917

feoud

Veterano
Reações
331
Pontos
114
Primeiras impressões aqui.

Fiz a atualização do W10 para o W11 pelo windows update por estar no programa insider tier Beta.

A instalação da atualização até que foi rápida, manteve todos meus programas e arquivos no lugar, assim como contas que já estava conectadas. Então super transparente.

A primeira impressão inicial foi mais do mesmo. Na sequencia, usando o SO por mais um tempo tive as seguintes situações:

Em resumo está mais bonito, melhorou a experiência pra quem usa vários monitores e áreas de trabalho, mas piorou a performance...

O que achei legal:

* Pra quem trabalha com múltiplas áreas de trabalho e monitores ficou mais próximo do MAC OS. Está muito melhor. Windows + TAB vc vê que as áreas de trabalho múltiplas ficam embaixo, perto da barra de tarefas, e mto mais intuitivo

* Barra de tarefas com várias configurações. Ficou interessante no meio

Não curti:

* Barra de tarefas está mto grande... Não da pra deixar com ícones pequenos como no W10

* Performance. Achei mais pesado que o Windows 10. Meu note é um Dell Inspirion com I7 11ª geração, com 16GB ram e SDD 512 GB. Tá pesado... Me lembra o tempo do Windows Vista

* Teams integrado:
Apesar do Teams estar nativamente integrado, não funciona com o Teams corporativo no momento

Problemas que tive:

* Menu iniciar (resolvido não sei exatamente como kkk): Não funcionava por nada depois da atualização. Foram horas em fóruns e várias ações que não resolveram... Por fim desisti, fui dormir e no dia seguinte estava funcionando. Acredito que o W11 ficou um tempo reindexando as coisas e o iniciar não funcionava direito... (ele abria e recolhia imediatamente)

Acredito que a ação que surtiu efeito do Menu Iniciar foi ter limpado o cache de indexação. Se for isso mesmo, demora galera. Pode ser que não tenham problemas em instalações limpas.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
48.876
Pontos
854
Primeiras impressões aqui.

Fiz a atualização do W10 para o W11 pelo windows update por estar no programa insider tier Beta.

A instalação da atualização até que foi rápida, manteve todos meus programas e arquivos no lugar, assim como contas que já estava conectadas. Então super transparente.

A primeira impressão inicial foi mais do mesmo. Na sequencia, usando o SO por mais um tempo tive as seguintes situações:

Em resumo está mais bonito, melhorou a experiência pra quem usa vários monitores e áreas de trabalho, mas piorou a performance...

O que achei legal:

* Pra quem trabalha com múltiplas áreas de trabalho e monitores ficou mais próximo do MAC OS. Está muito melhor. Windows + TAB vc vê que as áreas de trabalho múltiplas ficam embaixo, perto da barra de tarefas, e mto mais intuitivo

* Barra de tarefas com várias configurações. Ficou interessante no meio

Não curti:

* Barra de tarefas está mto grande... Não da pra deixar com ícones pequenos como no W10

* Performance. Achei mais pesado que o Windows 10. Meu note é um Dell Inspirion com I7 11ª geração, com 16GB ram e SDD 512 GB. Tá pesado... Me lembra o tempo do Windows Vista

* Teams integrado:
Apesar do Teams estar nativamente integrado, não funciona com o Teams corporativo no momento

Problemas que tive:

* Menu iniciar (resolvido não sei exatamente como kkk): Não funcionava por nada depois da atualização. Foram horas em fóruns e várias ações que não resolveram... Por fim desisti, fui dormir e no dia seguinte estava funcionando. Acredito que o W11 ficou um tempo reindexando as coisas e o iniciar não funcionava direito... (ele abria e recolhia imediatamente)

Acredito que a ação que surtiu efeito do Menu Iniciar foi ter limpado o cache de indexação. Se for isso mesmo, demora galera. Pode ser que não tenham problemas em instalações limpas.
Via de regra, sempre faça uma instalação limpa. Desde o Windows 8, quando dava pra fazer esse tipo de upgrade, é que sempre dava ruim só atualizar, fica um monte de lixo espalhado.

Soulzito

Bam-bam-bam
GOLD
Reações
841
Pontos
314
Esse papo de segurança....
Se o PC com Windows 10 é supostamente seguro sem TPM...Porque com Windows 11 seria inseguro ?
O Windows 11 é menos seguro que o 10 e por isso exigem TPM ?

Pensa só na desculpa....não pode atualizar porque não tem TPM, seu processador é inseguro.
Mas se é o processador, ele será inseguro tanto no Windows 10 ou 11...ou seja...daria na mesma...

È cada coisa...talvez corporativamente tem a desculpa do fim do suporte...mas era só meter um ALERTA na tela e avisar e pronto, segue vida
A "desculpa" do TPM com a Microsoft foi a mesma "desculpa" dada pelo Google em relação a usar uma forma de autenticação não biométrica e sem password pros funcionários.

Ao verificarem o uso de máquinas com TPM ativado, a chance de comprometimento severo de máquinas por ransomware e rootkits foi muito menor do que com máquinas que não utilizavam do recurso de TPM. E com a Microsoft, a população pesquisada foi muito maior, porque o Google e o caso de contas sem senha e com autenticação externa não biométrica, teve resultados surpreendentes, mas a população abrangia mais seus próprios funcionários.

E o Windows 10 não é tão seguro assim. Recentemente, com mais uso de TPM e uma reformulação da própria política de segurança e do Defender, é que acabou melhorando, sendo que, na verdade, foi implementação do que o Windows 11 quis trazer de filosofia sobre isso.

Então, pegando por isso, eles têm sim uma boa desculpa em relação ao uso de TPM, tanto que recomendam o uso desde o lançamento do Windows 10 e, para processadores que não tinham como ter um TPM 2.0, placas mãe da época (2015 pra frente) saíram com plugues pra módulos de TPM, que são vendidos separadamente. O caso é que, no lançamento do Windows 10, esses dados ainda não existiam; eles só sabiam que o TPM era uma boa solução de segurança contra rootkits, mas sem grandes provas.

O não suporte de processadores mais velhos é puro marketing de início, porque muitas das funções de backend prometidas pro Windows 11, como de direct storage, e outras grandes implementações que vêm com o Direct X 12 Ultimate não estão de fato valendo. Então o Windows 11, por enquanto, é mais um Windows 10 com front end repaginadinho, cantos arredondados e auto HDR do que algo de fato novo...

Se não tem nada ainda pra chamar atenção, não tem nada que faça fabricantes de PC e usuários finais quererem gastar numa licença original do Windows 11, sendo que já tem o Windows 10 até mais estável e patcheado... E se falar que suporta hardware velho, ninguém vai querer trocar de hardware pensando no sistema, logo, você prejudica o mercado também.

Se processador velho tivesse tanto problema assim, já teríamos, desde o início, documentação extensa falando sobre esses problemas e explicando os pormenores do por que não usar Windows 11 com um i7 7700k, por exemplo...

E não existe.

Se não tem explicação técnica, é marketing.

joao perreira

Bam-bam-bam
Reações
2.719
Pontos
288
vou montar um pc novo para o w11 apenas por causa do trampo
irão trocar todas os pcs com w7 :klolwtf
se não fosse por isso, ia manter o w10 e seus bugs malditos a cada update :ksafado

sua mãe

Supra-sumo
Reações
1.522
Pontos
168
Vocês instalam algum driver por fora ou deixam só os que o windows update instala mesmo?

Aqui eu coloco só o da nvidia pois o windows update sempre baixa um mais antigo, mas já vi youtubers falarem que é bom colocar do chipset.

Soulzito

Bam-bam-bam
GOLD
Reações
841
Pontos
314
Vocês instalam algum driver por fora ou deixam só os que o windows update instala mesmo?

Aqui eu coloco só o da nvidia pois o windows update sempre baixa um mais antigo, mas já vi youtubers falarem que é bom colocar do chipset.
Sempre vou atrás de pegar os oficiais e monitoro por conta a atualização.

Os drivers do Windows são ótimos pra você botar num sistema e simplesmente funcionar. Nas estações do trabalho, ninguém fica indo atrás disso. Mas muitas funções, não raramente, são capadas e você só consegue aproveitar usando o driver específico, principalmente em placas mãe mais caras e com mais funções.

Em notebooks geralmente tento ir atrás também.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
48.876
Pontos
854

Eu estava usando inicialmente os drivers do windows, mas sentia uma certa lentidão geral. Resolvi instalar os drivers da placa mãe, que são para o Windows 10 e funcionou, além de melhorar a performance do sistema.

RedCzar777

Bam-bam-bam
Reações
3.241
Pontos
339

Eu uso o Driver Easy para pegar os mais novos, muitas vezes alguns drivers de áudio e USB acabam ficando de fora mesmo quando você busca os últimos drivers disponíveis no site do fabricante da placa mãe.

joao perreira

Bam-bam-bam
Reações
2.719
Pontos
288
Eu uso o Driver Easy para pegar os mais novos, muitas vezes alguns drivers de áudio e USB acabam ficando de fora mesmo quando você busca os últimos drivers disponíveis no site do fabricante da placa mãe.
sempre recomendavam não usar esses programas com risco de estragar algo
só uso o site oficial do fabricante

BCoisa

Bam-bam-bam
Reações
7.490
Pontos
303
Não sei se já postaram algo assim aqui mas lá vai.

De vez em quando eu uso a função "Prompt de Comando como Administrador" no menu de contexto do Windows.

O problema é que ele só exibe "Abrir o Terminal do Windows" e "Abrir janela do PowerShell", sem Administrador.

Depois de várias pesquisas, consegui fazer um arquivo de registro que ativa tanto o Prompt de Comando como o PowerShell como Administrador no menu de contexto.

Vou deixar o arquivo zip em anexo para quem quiser usar.

Tem duas versões do arquivo de registro:

CMDPSAdminSHIFT.reg - Ativa o Prompt e o PowerShell Administrador ao se pressionar e segurar Shift para acessar o Menu de Contexto.

CMDPSAdmin.reg - Ativa o Prompt e o PowerShell Administrador permanente no Menu de Contexto, não precisando segurar Shift.

Nota: Eles aparecem no menu de contexto clássico do Windows, que aparece ao clicar em "Mostrar mais opções" naquele menu novo (que é uma porcaria esse novo menu, digassi di passagi).

EDIT: Versão mais atualizada que inclui também o Windows Terminal aqui:

Ultima Edição:
Topo Fundo