Se você acha que o jogo ser engraçado, cartunesco, etc, são características úteis para definir o que é um jogo casual
Não sou eu quem acho, as características não são ditadas por mim, e sim pelos próprios jogadores casuais, game designers e developers que atuam no ramo, especialmente aqueles que não se limitam a ficar fosforilando como plastras, inertes, sobre o refinamento de seu próprio trabalho, e procuraram explicações logísticas, mercadológicas, comerciais, culturais e inclusive psicológicas para bem caracterizar a realidade das preferências de um determinado grupo.
Fazem parte da composição de Valores, Virtudes, Princípios e Valências de um Casual Game um milhão de outros elementos de Game Design, além do puro “pick up and play, easy to learn, difficult to master” e “curva de dificuldade simétrica”, inclusive temas tratados/evitados, aspectos visuais que devem ser enfatizados/desenfatizados/proibidos, elementos sonoros, até mesmo a maneira de acesso a esses games (virtual vs físico, free to play vs package), monetização, faixa de preço e aspecto da capa do jogo estão sendo estudados e exibem forte correlação com o que significa um jogo casual como produto (jogos casuais não almejam ser nada além de produtos, falando nisso, existem alguns artigos que com frequência tratam dessa parte).
Assim como um escritor de Livros Casuais ou de Gibis Infantis (obrigatoriamente uma literatura casual) não vai se concentrar em certos aspectos duma litetatura formal, inclusive por questões relacionadas à sua própria percepção de capacidade e talento (isso é um tema que fica pra depois), público-alvo, distribuição de recursos financeiros e de tempo etc, um game casual
eficiente e
sustentável (um Casual Game de boa qualidade, portanto, dentro de sua proposta) não deve lançar mão de cutscenes, FMVs, gráficos fotorrealistas, e idealmente deve privilegiar assuntos/temas leves, amenos, discretos, pacíficos, não-polêmicos, e deve inclusive principiar-se em fazer uso de cues visuais que valorizam esses elementos quistos, se não se descarateriza o conceito de casual. É ir pruma festa cuja Roupa é casual, de fraque.
Gráficos cartunescos fazem parte da demografia e da filosofia de Game Design dum Jogo Casual, porque sublinha o tipo de valor que essa categoria de jogo representa. Jogos casuais são cartunescos, vale com certeza a menção desse elemento como uma parte importante do todo, porque, além de atrair, enfatiza a virtude quista, assim como por exemplo vale mencionar que evitar cenas de nudismo, temas polêmicos e violência bem compõem um alicerce desse tipo de jogo.
O mesmo vale para o humor, um elemento clássico de qualquer tipo de entretenimento casual. Você está reduzindo um corolário de características possíveis que deixam um jogo mais casual, só porque você acha bobagem, só que definitivamente não é.