O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Zelda é uma das melhores franquias de todos os tempos, mas afinal de contas, algum superou Ocarina of Time?

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.521
Reações
80.386
Pontos
2.059
Por um tempo eu achei que o BotW tivesse superado, mas depois eu voltei atrás.

Sempre que eu lembro do Ocarina eu não consigo achar nenhum defeito (subjetivamente falando, obviamente), pra mim é um jogo perfeito mesmo (não atoa é o meu GOAT). Já o BotW, por mais que tenha sido uma experiência incrível (não me divertia tanto com um Zelda desde o próprio OoT), eu não consigo pensar no game sem lembrar de coisas que não me agradaram e que eu considero como defeitos significativos (novamente, subjetivamente falando).

Dito isso, achei Tears of the Kingdom bom demais. Não tem o mesmo impacto do BotW, mas pra mim é simplesmente um game superior em todo o resto. Mas também não ganhou aquele 10/10 de mim, então Ocarina continuará sentado no seu trono se direito. Quem sabe no próximo Zelda AAA, em 2029...
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.487
Reações
50.490
Pontos
1.504
Por um tempo eu achei que o BotW tivesse superado, mas depois eu voltei atrás.

Sempre que eu lembro do Ocarina eu não consigo achar nenhum defeito (subjetivamente falando, obviamente), pra mim é um jogo perfeito mesmo (não atoa é o meu GOAT). Já o BotW, por mais que tenha sido uma experiência incrível (não me divertia tanto com um Zelda desde o próprio OoT), eu não consigo pensar no game sem lembrar de coisas que não me agradaram e que eu considero como defeitos significativos (novamente, subjetivamente falando).

Dito isso, achei Tears of the Kingdom bom demais. Não tem o mesmo impacto do BotW, mas pra mim é simplesmente um game superior em todo o resto. Mas também não ganhou aquele 10/10 de mim, então Ocarina continuará sentado no seu trono se direito. Quem sabe no próximo Zelda AAA, em 2029...

Eu gostei muito mais de ToTK porque achei as ferramentas mais úteis, te dão mais liberdade criativa.
Quanto a OoT vai ser impossível superar por causa das condições da época, nossa idade e etc.
 


Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.527
Reações
43.146
Pontos
1.003
Ocarina é um fruto do seu tempo, um grande jogo, mas acho que ele já foi superado e por um tal de Dark Souls aí que praticamente é a mesma pegada, claro que tem umas nuances de diferenças que nem status de RPG e tal e sei que DS não existiria sem o Z-System do Ocarina.

Lembrando que o sucesso do Ocarina, Majoras é superior a Ocarina.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.285
Reações
27.487
Pontos
1.053
Seria interessante perguntar:
- No forum, quantas pessoas jogaram Ocarina, tendo visto que é um jogo de N64, console bem nichado?

Eu mesmo não joguei. E agora que se trata de um jogo bem datado graficamente, e o meu tempo é curto, é que não jogo mesmo.
 

Affenius

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.073
Reações
3.450
Pontos
749
Sinceramente não.
Cada um a seu tempo, OOT foi muito marcante.
BOTW foi o único jogo do Switch por muito tempo, acabou tendo um "efeito Knack".
Longe de ser um jogo ruim, mas é com certeza o jogo mais overrated que eu já vi.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.391
Reações
34.129
Pontos
1.053
Seria interessante perguntar:
- No forum, quantas pessoas jogaram Ocarina, tendo visto que é um jogo de N64, console bem nichado?

Eu mesmo não joguei. E agora que se trata de um jogo bem datado graficamente, e o meu tempo é curto, é que não jogo mesmo.

Sabe qual a melhor forma de jogar Ocarina?

Pega a lista dos jogos que foram lançados na mesma época, da uma checada de como eram no YouTube e depois joga o Ocarina como se estivesse em 1998.

Nisso vai perceber o quanto o jogo era muito a frente da sua época comparado com qualquer outro, mas muito mesmo.

A quantidade de sistemas complexos que foram implementado a nele que são usados até hoje é absurda.

Sem contar que o jogo possui uma das melhores histórias de jornada do herói de todos os tempos e por incrível que pareça é extremamente cinematográfico.

Quando falam em jogos cinematográficos daquela época lembram muito do Metal Gear Solid, mas apesar do Ocarina não ter voice acting, todas as cutscenes do jogo são bem feitas e épicas.

Por fim, Zelda na minha opinião é de longe a franquia mais regular de todos os tempos, todos são sinônimo de qualidade.

Até o Skyward Sword é excelente se pensarmos na qualidade técnica do uso dos controles de movimento que hoje estão tão em alta com os jogos VR.
 

Almmiron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.619
Reações
1.760
Pontos
603
Muito subjetivo, muita nostalgia envolvida. Mas temos que tentar. É obvio que muitos jogos superaram ocarina tecnicamente, imagino que isso não está em questao e a dúvida do op acredito que seja:
O que ocarina fez de revolucionario que serve de base até hoje pra basicamente qualquer jogo de acao/aventura em 3d e a resposta é basicamente tudo, movimentação, camera, exploração, sistema de menu, itens, curva de aprendizado, tutorial in game (fadinha) conforme a necessidade, e o principal z targeting.

Ouso dizer que o zelda botw foi importante em criar mecânicas de exploracao que servem de exemplo pra muito jogo (botw clones como genshin, ou o jogo da bugsoft lá), mas não tanto impacto quanto o oot. É dificil comparar época tbm, agora quase tudo já foi inventado, é dificil inventar uma nova mecanica revolucionaria, so mesmo aprimorar o que os grandes jogos já fizeram....oot é um desses grandes jogos que serão sempre lembrados.
 

Regmaester

Bam-bam-bam
Mensagens
1.960
Reações
2.865
Pontos
353
Seria interessante perguntar:
- No forum, quantas pessoas jogaram Ocarina, tendo visto que é um jogo de N64, console bem nichado?

Eu mesmo não joguei. E agora que se trata de um jogo bem datado graficamente, e o meu tempo é curto, é que não jogo mesmo.
Eu joguei no lançamento e realmente à época era coisa muito foda mesmo.
Mas eu não tenho coragem de jogar ele hoje em dia, pois muito provavelmente vai estragar toda à memória que tenho dele.

Aconteceu isso no remaster do Perfect Dark. Esperei sair e achei que jogaria horrores, mas o gameplay datado matou toda sensação que eu tinha. Óbvio que não apagou a diversão que tive com ele e goldeneye no multiplayer nos anos 90, mas deixa as coisas na memória mesmo. Trazer pro presente é estragar mesmo.
 

Booster

Veterano
Mensagens
325
Reações
834
Pontos
128
Zelda BOTW me fez sentir criança de novo jogando Ocarina. A nostalgia fala mais alto, se tivesse um Templo da Água, ou da Florestal em Breath quem sabe...
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.344
Reações
28.610
Pontos
1.649
Muita memória afetiva da turma aí. O N64 foi o primeiro console de muita gente aqui.

A real é que jogo já foi superado sim, e apesar de ser um jogo que eu honestamente não consigo gostar como muitos gostam, respeito a importância que ele teve para a época.

É que em 98 foi um páreo duríssimo e teve dois jogaços que me fisgaram muito mais: Metal Gear Solid e Resident Evil 2.

Fora que eu estava dopado de tanto jogar Castlevania.
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.182
Pontos
709
Joguei Ocarina of Time esses dias pelo Switch Online e nem achei tudo aquilo não... quando eu joguei ele anos atrás, quando eu era mais novo, tenho a impressão q naquela época o jogo era mais divertido, mas o jogo continua o mesmo, então vai ver fui eu q mudei com relação ao jogo e não o contrário, o que é engraçado de se pensar...

Eu ainda acho q o melhor Zelda (apesar q não joguei todos os principais, por exemplo, nunca joguei Skyward Sword) é na verdade, um empate entre Wind Waker e Breath of the Wild. Inclusive, gosto mais do Breath of the Wild do que do Tears of the Kingdom.

Ah eu tbm nunca joguei a versão de 3DS do OoT, eu meio q ando sem vontade de reviver meu New 3DS, mas ta guardadinho lá no meu quarto. Me pergunto se a versão do 3DS é tãããão melhor assim em comparação ao original do 64. No New 3DS só joguei até hoje dois Zeldas: Triforce Heroes e A Link Between Worlds.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.704
Reações
25.051
Pontos
903
talvez seja saudosismo, mas nada pra mim superou a sensação de jogar OoT

Aquilo foi mágico demais!
Explorar o Hyrule Field, aquele ciclo de dia/noite, sombras que não eram simples bolinhas e que se moviam durante a passagem do tempo (isso foi o que mais me impactou na época).

Eu zerei novamente um tempo atrás no Switch e o jogo continua sensacional.
Não é somente nostalgia falando.
2022021822352100-C46BE5741BFDE75BA1110C84E61676BA.jpg
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.756
Reações
104.874
Pontos
2.419
Pra mim BotW superou sim, ambos foram muito impactantes nas suas respectivas épocas mas o BotW expandiu o público de Zelda de forma expressiva, então acho que merece ser considerado a maior referência da franquia.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.868
Reações
9.636
Pontos
1.094
Pra mim BotW superou sim, ambos foram muito impactantes nas suas respectivas épocas mas o BotW expandiu o público de Zelda de forma expressiva, então acho que merece ser considerado a maior referência da franquia.

Com aquela trilha sonora nota 7,0?

R.ffae39edd1928c5657339bbb005f47d9

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Não.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.260
Reações
44.596
Pontos
803
Para ser justo, eu analiso a qualidade de um jogo considerando o contexto da época em que foi lançado.

Dito isso, a resposta é NÃO. Nenhum outro Zelda e nenhum outro jogo na indústria superou Ocarina of Time, que permanece sendo o melhor jogo de todos os tempos.

Se a Nintendo quiser faturar dinheiro sem limites, é só anunciar um remake total para Switch 2 (mas é REMAKE MESMO, com orçamento AAA). Venderia dezenas de milhões de cópias em menos de um ano facilmente.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.252
Reações
32.687
Pontos
1.629
A resposta é: depende.

Mecanicamente foi mais revolucionário e é uma experiência não mais possível de replicar, nesse caso falamos apenas de valor histórico e nostalgia.

Como é um jogo de ação e de exploração em mapa aberto então não tem como ignorar os avanços em todos esses anos, os dois últimos Zelda são muito, muito mais amplos, com muito mais conteúdo diverso e com controles muito superiores, a diferença é gritante porque o Ocarina foi um dos primeiros jogos do tipo em 3D, estávamos engatinhando tecnologicamente.
Olha a quantidade de puzzles e o que é a física dos dois últimos jogos, principalmente do Tiktok com a mecânica Lego, é outro universo, nem atualmente temos um jogo com mecânicas são ricas e impressionantes.

Em termos de história e ambientação eu gosto mais do Ocarina, a jornada do herói e trama com viagem no tempo com influencias de ações no passado para o futuro funcionaram melhor; apesar dos dois últimos terem elementos interessantes também e engana-se quem escuta que o jogo é baseado em memórias opcionais pois há muitos diálogos obrigatórios sim, a história anda tanto quanto em Ocarina. Isso é um elemento subjetivo, então nenhum necessariamente vence.

Onde Ocarina vence então? Dungeons, as do Tiktok são melhores do que as do Bow mas as do Ocarina ainda vejo com boa margem a frente.

Dito isso o Tiktok é o melhor jogo e se atualizar o Ocarina ele teria potencial imenso pra superar. O Bow é pior do que o Tiktok, seu overworld é muito inferior e só rio de quem diz que Tiktok é uma mera expansão.

Só citei esses 3 porque são os mais ricos. Eu adoro Twilight, terminei mais uns como o Majoras e o Between porém ficam bem atrás em vários aspectos.
 
Ultima Edição:

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.452
Reações
47.639
Pontos
1.599
Pra mim o melhor de todos os tempos é Tears of the Kingdom.

Na real, eu preferia até o Link to the Past que o Ocarina of Time, mas reconheço o valor dele pra indústria em geral, foi um divisor de aguas, assim como FF7 também foi, mas não é meu preferido.
 
Ultima Edição:

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.756
Reações
104.874
Pontos
2.419
Pra mim o melhor de todos os tempos é Tear of the Kingdom.

Na real, eu preferia até o Link to the Pasto que o Ocarina of Time, mas reconheço o valor dele pra industria em geral, foi um divisor de aguas, assim como FF7 também foi, mas não é meu preferido.

Objetivamente TotK é melhor sim, mas longe do mesmo impacto de BotW ou Ocarina.

Nessas discussões de maior temos realmente que considerar o contexto das respectivas épocas, pq caso contrário Ocarina por exemplo já foi superado por vários Zeldas.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
24.038
Reações
52.726
Pontos
1.564
Eu me sinto até mal de não achar OOT tuuudo isso nesses tópicos rs

E eu joguei ele na época que saiu, terminei ele e tudo.

De toda forma, acho que ele foi superado por WW e BotW.
 

Clóvis_Ferreira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.833
Reações
12.305
Pontos
999
Engraçado que não citam muito o Link to the Past, realmente é muito antigo mas foi um marco.

Eu apesar de ter o cartucho do Ocarina, meu impacto todo do 3D foi completamente sugado pelo carro-chefe Mario 64. Ocarina foi um jogo bom mas o Wind Waker eu comecei a jogar e só parei quando zerei. Acho até que alguém criou um tópico no Retrospace só pra explicar a imensa complexidade que foi pra fazer o WW.

Também não citam muito o Minish Cap que foi fenomenal em um console portátil da época.

Skyward Sword e Twilight Princess são bons jogos mas não acho que sejam aclamados.

TikTok ainda não joguei...
 

The_Big_Boss

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.610
Reações
12.741
Pontos
1.449
Sei que sou minoria nisso, mas o zelda que mais joguei foi o Skyward Sword.
Sendo imparcial, acho que o BoW pode ser considerado melhor, difícil concluir qual é melhor quando se trata de vários jogos nota 10, são todos 10 for fuck sake...
 
Ultima Edição:
Topo Fundo