Ia recomendar mesmo o Dragon Age Origins... às vezes Dragon Age Inquisition e Witcher 1 e 3 (caso não tenha os jogado). Se não fizer questão de combate por turno o leque expande muito... mas cRPGs tradicionais (que têm batalha por turno) costumam ser ainda menos acessíveis que Original Sin.
A quest inicial parece chata, mas depois a história vai crescendo e ganhando corpo e fica muito boa. Mas a ideia do jogo foi ter uma história mais mundana e verossímil ao invés de um grande épico como Origins.
Os controles não são complicados, se não me engano tem um tutorial ingame pra vc fazer... mas mesmo sem tutorial é tranquilo. Mas ele tem esse lado de não plantar quest mark no mapa e ir te levando pela mãozinha. Porém dentro do jogo tem o jornal, que te orienta bem... mas vc tem que ler tudo e usar um pouco de raciocínio. Alias, essa é uma das grandes vantagens de Divinity sobre outros RPGs mais populares... ele é feito pra vc pensar mais. Além de que o jogo tb te dá muita liberdade... vc consegue fazer muitas coisas, só ser criativa. Pra mostrar a carta é só vc começar um diálogo com a pessoa certa e durante o mesmo a carta será automaticamente entregue.
Combates vc já deveria ter tido uma boa leva logo de cara já que o jogo no começo é uma linha reta até um combate... depois dele vc pode se enfiar numa dungeon onde tem mais... e saindo da dungeon vc cai numa put* peleja na praia (pra qual vc vai direto caso não entre na dungeon). Ai vc vai pra cidade (entra pelo sudeste), procura quem tem que procurar e quando sair dela (por qualquer outro lado) já terá um monte de combates.
Esse jogo é do tipo que vc tem que gastar um tempo aprendendo... mas compensa muito, pq a profundidade dele é algo que vc não encontrará em muitos outros títulos.
Não valei te criticando, só especulando
A coisa mais comum do mundo são jogadores que não gostam de cRPGs.