O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


ConcursadOS - Vamos falar sobre concursos

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.437
Reações
29.703
Pontos
503
Como eu já tinha falado: raríssimas exceções, poucas vagas e trabalhos especializados que, quase sempre, contam com funcionários diplomados realizando a função.

Em suma, paga-se até pouco pela qualificação dos que conseguem as melhores, e raras, vagas.

Somente um dos links cuida de nível superior.

Tu nem se deu ao trabalho de abrir os links, HUE.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Somente um dos links cuida de nível superior.

Tu nem se deu ao trabalho de abrir os links, HUE.

Eu to falando de: curso que exige o ensino médio, mas por conta do nível demandado para passar, é quase que totalmente ocupado por pessoas com ensino superior.

Um bom exemplo é o para Escrevente do TJSP, que paga muito bem, mas é um trabalho importante e que as pessoas que conheço, que trabalham nesse local, nunca sequer nem viram alguém apenas com EM exercendo a função.

Logo paga-se um salário até baixo para quem, na prática, tem Superior.
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.437
Reações
29.703
Pontos
503
Eu to falando de: curso que exige o ensino médio, mas por conta do nível demandado para passar, é quase que totalmente ocupado por pessoas com ensino superior.

Um bom exemplo é o para Escrevente do TJSP, que paga muito bem, mas é um trabalho importante e que as pessoas que conheço, que trabalham nesse local, nunca sequer nem viram alguém apenas com EM exercendo a função.

Logo paga-se um salário até baixo para quem, na prática, tem Superior.

O fato do cargo ser disputado por pessoas com nível superior não muda em nada suas atribuições, cara pálida.

Tudo que um escrevente do TJSP (que tem esse nome lá, por aqui chamam de técnico) faz pode tranquilamente ser feito por alguém com EM.

Se o processo é concorrido e o pessoal com nível superior está satisfeito em realizar tarefas que exigem menos esforço de suas (teóricas) capacidades intelectuais (aprendidas no ensino superior), isso não pode ser usado como argumento para manter a disparidade salarial.

Responda: eu contrato Ciclano X para realizar atividades de auxiliar de almoxarifado. Ciclano X tem mestrado em Biologia. Deveria pagar mais pelo simples fato de Ciclano X ser pós-graduado ou o salário deveria ser condizente com o que o mercado paga para alguém realizar as atividades atinentes ao cargo de auxiliar de almoxarifado?
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Na iniciativa privada em algumas funções a diferença é gritante.
Para algumas funções que paga-se de 1.5k-2.5k , na pública é 3-5k

Isso vai depender da área. Áreas que envolvam contabilidade/auditoria e informática costumam pagar bem mais que o governo.

Conheço nego que saiu da iniciativa privada ganhando acima dos 40k por mês para ganhar 20 no público. A empresa fez contra-proposta, mas o cara não quis.

Um consultor SAP bem credenciado ganha mais do que consultor do Senado.

Um auditor gabaritado da ERNST & Young ganha bem mais do que qualquer auditor de tribunal de contas.

Nem preciso comentar a dinheirama que os advogados renomados ganham quando comparado a procuradores.

Mas é aquela história: tudo sem seu bônus e também o seu ônus.
 

_Yoru_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.105
Reações
4.872
Pontos
859
Fiz a minha primeira prova para magistratura esse fim de semana, em Curitiba. Juiz do TJPR.

Feliz que consegui o mínimo de acertos exigido pra quem pleiteia o cargo, 60 de 100, e um mínimo de 30% de cada bloco (a prova foi dividida em 4 blocos), estudando somente cerca de 9 meses.
Com algumas anulações. deve passar pra 62, 63.
Não nego que quando saí da prova cogitei que poderia chegar perto dos 70, mas meu objetivo principal era conseguir essa pontuação mínima, o que viesse alem disso já era lucro (a primeira vista pode parecer facil mas não é tanto assim, cai simplesmente tudo de várias materias, com um nivel razoável de dificuldade).

Não fui eliminado, mas infelizmente não vou ser chamado para a próxima fase já que somente as 300 melhores notas avançam. A nota de corte desse deve ficar na faixa de 74 ou 75. Se eu fosse beneficiado com cota, seguiria na disputa com essa nota.

O melhor é saber quais as matérias que estou mais fraco e dar o foco. Fiz a burrice de deixar pra estudar materias "menos importantes" mais proximo da prova, mas agora to vacinado contra isso.

Considero uma pequena vitoria, que me dá mais motivação, pois eu to sentindo o estudo fazer efeito. Que venha o TJSC!
 

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.559
Reações
5.160
Pontos
1.064
E você está como escrevente até hoje? Pode dizer o valor aproximado do salário líquido pra quem está começando a carreira?
Vi relatos que o serviço é puxado. Só é possível exercer a função de escrevente relacionado aos processos? Tem como ir para área administrativa como contabilidade, finanças, RH e compras?

brother, infelizmente, ou felizmente, sei lá, ainda sou escrevente, com o reajuste de hoje, o start liquido ta dando uns 5k, praticamente...
Não, existem essas outras areas, como rh, administração, compras etc, a quantidade de vagas é menor tbm, por isso normalmente vc é alocado pra cartório.

Depende o que é puxado pra vc, pra mim é ultra tranquilo, puxado era quando eu ralava 8h dia na oficina do meu pai desmontando carro, todo sujo de graxa/oleo o dia todo, aquilo era puxado, editar documentos semiprontos 7h/dia no ar condicionado é teta demais. Mas confesso que nesses últimos anos apareceram muitos cabelos brancos, e ando tendo algumas dores de cabeça, coisa que nunca tive antes. Mesmo assim, é tranquilo.
 


matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.559
Reações
5.160
Pontos
1.064
Fiz a minha primeira prova para magistratura esse fim de semana, em Curitiba. Juiz do TJPR.
Nem tava sabendo que teve essa prova aí.

Pensando seriamente em meter um direito ano que vem visando eventual magistratura lá pros meus 40. Caso meu plano de passar num tribunal de contas não saia antes.

A prova é zica mesmo?
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.271
Pontos
1.503
Nem tava sabendo que teve essa prova aí.

Pensando seriamente em meter um direito ano que vem visando eventual magistratura lá pros meus 40. Caso meu plano de passar num tribunal de contas não saia antes.

A prova é zica mesmo?

Tua área é contabilidade/finanças? Já tem experiência em concursos nela?
Parece que vão abrir bons concursos esse ano, na Prefeitura de SP, na SEFAZ-GO e no TC-PE. :kjoinha
 

_Yoru_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.105
Reações
4.872
Pontos
859
Nem tava sabendo que teve essa prova aí.

Pensando seriamente em meter um direito ano que vem visando eventual magistratura lá pros meus 40. Caso meu plano de passar num tribunal de contas não saia antes.

A prova é zica mesmo?
No geral, o nivel das questões é alto. Demandam um certo nível de aprofundamento em várias disciplinas e também que o candidato esteja atualizado com os ultimos entendimentos do STF e STJ.
Como é muita coisa, demora pra cobrir as matérias, então o aprendizado é devagar.
Já protelei muito os meus estudos quando batia o olho no conteudo programático do cargo de juiz, até criar coragem de ler o assunto.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Fiz a minha primeira prova para magistratura esse fim de semana, em Curitiba. Juiz do TJPR.

Feliz que consegui o mínimo de acertos exigido pra quem pleiteia o cargo, 60 de 100, e um mínimo de 30% de cada bloco (a prova foi dividida em 4 blocos), estudando somente cerca de 9 meses.
Com algumas anulações. deve passar pra 62, 63.
Não nego que quando saí da prova cogitei que poderia chegar perto dos 70, mas meu objetivo principal era conseguir essa pontuação mínima, o que viesse alem disso já era lucro (a primeira vista pode parecer facil mas não é tanto assim, cai simplesmente tudo de várias materias, com um nivel razoável de dificuldade).

Não fui eliminado, mas infelizmente não vou ser chamado para a próxima fase já que somente as 300 melhores notas avançam. A nota de corte desse deve ficar na faixa de 74 ou 75. Se eu fosse beneficiado com cota, seguiria na disputa com essa nota.

O melhor é saber quais as matérias que estou mais fraco e dar o foco. Fiz a burrice de deixar pra estudar materias "menos importantes" mais proximo da prova, mas agora to vacinado contra isso.

Considero uma pequena vitoria, que me dá mais motivação, pois eu to sentindo o estudo fazer efeito. Que venha o TJSC!
Aqui no DF o TJDFT tem ano que faz dois concursos para juiz oferecendo 60 vagas em cada haha. Geralmente nomeiam no máximo uns 15 por concurso.

Meu objetivo final é fazer concurso para magistratura, mas por enquanto o foco é o legislativo.

Semestre que vem começo meu curso de direito.

Para manter-se atualizado sobre a jurisprudência dessas cortes, leia os informativos do site dizerodireito.

Eu também costumo ler os informes enviados por cada uma delas por email. Virou rotina minha isso já.

Uma dica boa: compre o livro de Direito Constitucional do Gilmar Mendes, você não irá se arrepender.

Compre também o livro Mandado de Segurança e Ações Constitucionais do Hely Lopes Meireles.

O primeiro na editora Saraiva, o segundo na edita Malheiros. O segundo livro recomendo que compre no site da Amazom.com.br, não compre diretamente no site da editora.
 
Ultima Edição:

_Yoru_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.105
Reações
4.872
Pontos
859
Aqui no DF o TJDFT tem ano que faz dois concursos para juiz oferecendo 60 vagas em cada haha. Geralmente nomeiam no máximo uns 15 por concurso.

Meu objetivo final é fazer concurso para magistratura, mas por enquanto o foco é o legislativo.

Semestre que vem começo meu curso de direito.

Para manter-se atualizado sobre a jurisprudência dessas cortes, leia os informativos do site dizerodireito.

Eu também costumo ler os informes enviados por cada uma delas por email. Virou rotina minha isso já.

Uma dica boa: compre o livro de Direito Constitucional do Gilmar Mendes, você não irá se arrepender.

Compre também o livro Mandado de Segurança e Ações Constitucionais do Hely Lopes Meireles.

O primeiro na editora Saraiva, o segundo na edita Malheiros. O segundo livro recomendo que compre no site da Amazom.com.br, não compre diretamente no site da editora.
Valeu pelas recomendações.
Dizer o direito é ótimo. Acompanho desde os informativos de 2016. Dizem que é bom estar por dentro pelo menos dos 2 últimos anos.
 

Jefferson *Anjim*

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
20.110
Reações
7.135
Pontos
1.304
Aproveitar a oportunidade pra deixar uma pergunta:
Tendo em vista a qualidade de vida, são os cargos públicos que remuneram acima do adequado ou os cargos privados que remuneram abaixo disso?
Muito relativo isso ai. Quem ganha mais: um tec de enfermagem na prefeitura de SP ou um tec de enfermagem no hospital Albert Einstein?
Mesma coisa serve para o que foi perguntado: Onde aplicar a comparação?
No hospital Albert Einstein, eles vão ser cobrados, vão ter que apresentar excelencia sempre, terão que se atualizar o tempo todo com as novas tecnologias e etc. Na prefeitura de SP vão ter q estudar pro concurso e se passarem terão que prestar o serviço conforme o que foi oferecido para trabalhar, muitas vezes uma estrutura precária e sem excelencia pelo conjunto do que é oferecido no local de trabalho.
Então é justo que seja pago mais onde ele é mais requisitado, mais qualificado e etc.

Nas carreiras "TOP" do serviço público não é diferente, as pessoas são extremamente requisitadas (já no concurso publico!); tem período de curso de formação (que ele também poderá ser reprovado). Se passarem, a cada canetada que dão, colocam em risco o próprio cargo público(afinal a responsabilidade acaba sendo muito grande), inclusive sofrendo pressão de empresas e dos próprios politicos. Então é justissimo pagar bem.

É o que penso. Se vc também for pra uma empresa TOP, tiver uma formação TOP e estiver na carreira correta, você conseguirá um cargo TOP, com muitas responsabilidades e um salário extremamente bom. E tem gente que não curte a estrutura muitas vezes engessada do serviço publico(no geral pessoas mais criativas, mais "soltas"), se dão muito melhor fora do serviço publico.
 

RubsBR

Bam-bam-bam
Mensagens
2.638
Reações
1.963
Pontos
204
Muito relativo isso ai. Quem ganha mais: um tec de enfermagem na prefeitura de SP ou um tec de enfermagem no hospital Albert Einstein?
Mesma coisa serve para o que foi perguntado: Onde aplicar a comparação?
No hospital Albert Einstein, eles vão ser cobrados, vão ter que apresentar excelencia sempre, terão que se atualizar o tempo todo com as novas tecnologias e etc. Na prefeitura de SP vão ter q estudar pro concurso e se passarem terão que prestar o serviço conforme o que foi oferecido para trabalhar, muitas vezes uma estrutura precária e sem excelencia pelo conjunto do que é oferecido no local de trabalho.
Então é justo que seja pago mais onde ele é mais requisitado, mais qualificado e etc.

Nas carreiras "TOP" do serviço público não é diferente, as pessoas são extremamente requisitadas (já no concurso publico!); tem período de curso de formação (que ele também poderá ser reprovado). Se passarem, a cada canetada que dão, colocam em risco o próprio cargo público(afinal a responsabilidade acaba sendo muito grande), inclusive sofrendo pressão de empresas e dos próprios politicos. Então é justissimo pagar bem.

É o que penso. Se vc também for pra uma empresa TOP, tiver uma formação TOP e estiver na carreira correta, você conseguirá um cargo TOP, com muitas responsabilidades e um salário extremamente bom. E tem gente que não curte a estrutura muitas vezes engessada do serviço publico(no geral pessoas mais criativas, mais "soltas"), se dão muito melhor fora do serviço publico.

A comparação se aplica à qualidade de vida, e não à função. Está no início da pergunta. Ou alguém vive bem recebendo um salário mínimo? Eu mesmo não consigo ver como um pai de família pode ter uma boa qualidade de vida recebendo menos de R$5k por mês (como única fonte de renda), seja ele um escrevente, um policial, etc...

Mas mudando a direção da pergunta...
Pra mim é claro que a iniciativa privada remunera abaixo da qualificação do empregado, falo isso em questão de brasil.
Fácil perceber isso, compare o "salário x poder aquisitivo" de um profissional brasileiro de uma multinacional com o "salário x poder aquisitivo" de um profissional dessa mesma multi em um país desenvolvido.

Ademais, várias empresas nacionais e multis contratam profissionais brasileiros como analistas, apenas para não pagar o piso da categoria... seria isso justo?
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.271
Pontos
1.503
Eu mesmo não consigo ver como um pai de família pode ter uma boa qualidade de vida recebendo menos de R$5k por mês (como única fonte de renda), seja ele um escrevente, um policial, etc...

Desculpe a intromissão, mas não resisti.
Considerando a realidade brasileira, dá pra ter um padrão de vida decente com essa renda, porém nas seguintes condições:

1- Casa quitada;
2- Apenas 1 filho.

Agora boa qualidade de vida fica mais complicado, mesmo para quem possui alta renda, já que independente da classe social, a pessoa se defronta com a situação decadente desse país.
Compreendo que o padrão da OS é elevado (pelo menos é o que dão a entender), mas estou me baseando na realidade da esmagadora maioria da população.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Desculpe a intromissão, mas não resisti.
Considerando a realidade brasileira, dá pra ter um padrão de vida decente com essa renda, porém nas seguintes condições:

1- Casa quitada;
2- Apenas 1 filho.

Agora boa qualidade de vida fica mais complicado, mesmo para quem possui alta renda, já que independente da classe social, a pessoa se defronta com a situação decadente desse país.
Compreendo que o padrão da OS é elevado (pelo menos é o que dão a entender), mas estou me baseando na realidade da esmagadora maioria da população.

Eu acho que o "boa" a que ele se referia era o "mínimo de fato", com muito aperto, sem esbanjar, mas com um mínimo de dignidade e qualidade de vida.

Com 5k líquido por mês da para criar uma família com uma vida decente, mas simples, tendo um filho e começando tudo sem mais nenhum bem (ou seja, tendo de comprar casa e automóvel). Mas realmente: mais de um filho, com essa renda, acaba completamente com a conversa, já que só em educação vai, no mínimo, 20% dessa renda.

Agora se o casal receber uma renda dessas, ou se a mulher tiver uma renda ligeiramente inferior, mas contribuir também, a história já muda completamente.
 

RubsBR

Bam-bam-bam
Mensagens
2.638
Reações
1.963
Pontos
204
Desculpe a intromissão, mas não resisti.
Considerando a realidade brasileira, dá pra ter um padrão de vida decente com essa renda, porém nas seguintes condições:

1- Casa quitada;
2- Apenas 1 filho.

Agora boa qualidade de vida fica mais complicado, mesmo para quem possui alta renda, já que independente da classe social, a pessoa se defronta com a situação decadente desse país.
Compreendo que o padrão da OS é elevado (pelo menos é o que dão a entender), mas estou me baseando na realidade da esmagadora maioria da população.

1 - A maioria dos brasileiros tem condições financeiras pra ter uma boa casa quitada (que também influencia na qualidade de vida) ?

2 - A média de filhos por casal no brasil ainda é acima de 1.

Mas realmente se o sujeito tiver casa quitada e apenas um filho, dá pra se ter uma vida simples, porém digna.
Eu realmente falei em linhas gerais, não quis restringir.


Eu acho que o "boa" a que ele se referia era o "mínimo de fato", com muito aperto, sem esbanjar, mas com um mínimo de dignidade e qualidade de vida.

Com 5k líquido por mês da para criar uma família com uma vida decente, mas simples, tendo um filho e começando tudo sem mais nenhum bem (ou seja, tendo de comprar casa e automóvel). Mas realmente: mais de um filho, com essa renda, acaba completamente com a conversa, já que só em educação vai, no mínimo, 20% dessa renda.

Agora se o casal receber uma renda dessas, ou se a mulher tiver uma renda ligeiramente inferior, mas contribuir também, a história já muda completamente.


Dá pra se viver até com menos, conheço um pai de família com dois filhos que consegue se virar tendo como única fonte um salário de R$3k, mas daí já não consegue pagar um plano de saúde, os filhos estudam em escola pública, moram em casa alugada (e afastada de tudo), etc...

Fora que quase ninguém tem educação financeira, geralmente gastam mais do que recebe, ou tem gastos desnecessários..

Agora, compare a qualidade de vida de um peão na alemanha, suécia etc... com um peão daqui...
Além de receber mais proporcionalmente, ainda não tem gastos com educação, saúde, etc..., já que os serviços básicos oferecidos pelo governo são de qualidade.
 
Ultima Edição:

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Valeu pelas recomendações.
Dizer o direito é ótimo. Acompanho desde os informativos de 2016. Dizem que é bom estar por dentro pelo menos dos 2 últimos anos.

Já me falaram isso também. Estou indo até 2014, mas mais por precaução. 2015 e 16 para provas desse ano é obrigatório.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Desculpe a intromissão, mas não resisti.
Considerando a realidade brasileira, dá pra ter um padrão de vida decente com essa renda, porém nas seguintes condições:

1- Casa quitada;
2- Apenas 1 filho.

Agora boa qualidade de vida fica mais complicado, mesmo para quem possui alta renda, já que independente da classe social, a pessoa se defronta com a situação decadente desse país.
Compreendo que o padrão da OS é elevado (pelo menos é o que dão a entender), mas estou me baseando na realidade da esmagadora maioria da população.

Casa quitada e apenas 1 filho, 5k líquido até aqui no DF dá para viver bem. Eu disse viver bem, não viver com luxo. Durante muito tempo minha esposa e eu vivemos com uma renda líquida um pouco maior do que 5k líquidos mensais, e vivíamos bem. Não passávamos por dificuldades financeiras, pagávamos a escola, na época, de nossa única filha, pagávamos prestação do carro e por aí vai.

Hoje, com três filhos, a situação mudou completamente haha. 5k líquidos por mês é uma boa grana em qualquer buraco do Brasil. Conheço pessoas que ganham o triplo disso e vivem na pindaíba, ou seja, a má gestão do seu soldo é que vai determinar se ele é suficiente ou não.

Qualidade de vida não está diretamente ligada ao volume do dinheiro que você recebe. Tudo vai depender da maneira como você maneja esse dinheiro.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Dá pra se viver até com menos, conheço um pai de família com dois filhos que consegue se virar tendo como única fonte um salário de R$3k, mas daí já não consegue pagar um plano de saúde, os filhos estudam em escola pública, moram em casa alugada (e afastada de tudo), etc...

Agora, compare a qualidade de vida de um peão na alemanha, suécia etc... com um peão daqui...
Além de receber mais proporcionalmente, ainda não tem gastos com educação, saúde, etc..., já que os serviços básicos oferecidos pelo governo são de qualidade.

Vejo que muitos aceitam que "viver bem" no brasil é para poucos.

É muito subjetivo isso, mas uma das coisas que coloco como imutável nessa conta é a possibilidade de adquirir casa própria, transporte próprio e colocar qualquer filho(s) em escola particular de qualidade minimamente decente (nada daquelas particulares completamente imprestáveis).

Também considero fundamental um mínimo de lazer, seja uma viagem à praia em Janeiro, umas passeadas pelo shopping e condição de se alimentar corretamente e poder pagar por consultas médicas normais, plano odontológico, seguro para o veículo.

Não vejo essa vida que descrevi como luxo, acho que é o mínimo para o cara viver de forma simples e minimamente digna. E considerando esse modelo não da para aceitar alguém que ganhe 3k e "condene" seu(s) filhos à "escola" pública e, certamente, não tenha a mínima condição de ajudar seu filho(s) em um uma futura universidade.
 

Jefferson *Anjim*

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
20.110
Reações
7.135
Pontos
1.304
A comparação se aplica à qualidade de vida, e não à função. Está no início da pergunta. Ou alguém vive bem recebendo um salário mínimo? Eu mesmo não consigo ver como um pai de família pode ter uma boa qualidade de vida recebendo menos de R$5k por mês (como única fonte de renda), seja ele um escrevente, um policial, etc...
Ai já não entendi mais nada da sua pergunta.

abs
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.271
Pontos
1.503
Só respondendo ao colega:

http://noticias.r7.com/economia/mai...m-casa-propria-e-quitada-aponta-ibge-18092014

Sobre o número de filhos:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/ger...s-por-familia-e-maior-entre-os-20-mais-pobres

Por isso estranhei sua afirmação dos 5 mil de renda familiar.
O que mais pode pesar realmente são os estudos dos filhos, mas pra isso a família deve ter jogo de cintura e buscar meios menos onerosos, como:

- Tentar bolsas de estudo;
- Tentar matricular em escolas melhores como SESI, IFSP, ETEC e Militares;
- Tentar vaga em escolas públicas comuns, mas com alguma referência na organização;
- Ao invés de bancar mensalidade caríssima + materiais, a família pode bancar, com o custo bem menor, aulas de reforço escolar e cursos extras.

Ao invés de pagar convênio, que em 3 pessoas custaria mais de 500 reais, a família pode criar um fundo com depósito de 150 - 200 reais por mês e bancar consultas e exames mais urgentes. Até porque um convênio realmente bom vai ficar caro até pra quem ganha 10k.

É o que eu acho. Se for tentar manter o padrão comum de quem é mais abastado não vai conseguir nunca acompanhar, mas buscando meios alternativos se consegue uma vida com padrão aceitável (considerando tratar-se de Brasil).

Eu vou picar o cacete nesse concurso do TJSP, com os quase 6k líquidos que o colega informou no tópico, eu provavelmente devo conseguir um padrão um pouco mais confortável de vida (longe do ideal que planejo que seria na casa dos 12k).

E vocês, almejam quanto de renda familiar para se "acomodarem"?
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Tu vê que tá levando as cosias a sério quando começa a sonhar com concursos...

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk
 

**fnx**

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.473
Reações
11.472
Pontos
1.039
Só respondendo ao colega:

http://noticias.r7.com/economia/mai...m-casa-propria-e-quitada-aponta-ibge-18092014

Sobre o número de filhos:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/ger...s-por-familia-e-maior-entre-os-20-mais-pobres

Por isso estranhei sua afirmação dos 5 mil de renda familiar.
O que mais pode pesar realmente são os estudos dos filhos, mas pra isso a família deve ter jogo de cintura e buscar meios menos onerosos, como:

- Tentar bolsas de estudo;
- Tentar matricular em escolas melhores como SESI, IFSP, ETEC e Militares;
- Tentar vaga em escolas públicas comuns, mas com alguma referência na organização;
- Ao invés de bancar mensalidade caríssima + materiais, a família pode bancar, com o custo bem menor, aulas de reforço escolar e cursos extras.

Ao invés de pagar convênio, que em 3 pessoas custaria mais de 500 reais, a família pode criar um fundo com depósito de 150 - 200 reais por mês e bancar consultas e exames mais urgentes. Até porque um convênio realmente bom vai ficar caro até pra quem ganha 10k.

É o que eu acho. Se for tentar manter o padrão comum de quem é mais abastado não vai conseguir nunca acompanhar, mas buscando meios alternativos se consegue uma vida com padrão aceitável (considerando tratar-se de Brasil).

Eu vou picar o cacete nesse concurso do TJSP, com os quase 6k líquidos que o colega informou no tópico, eu provavelmente devo conseguir um padrão um pouco mais confortável de vida (longe do ideal que planejo que seria na casa dos 12k).

E vocês, almejam quanto de renda familiar para se "acomodarem"?
Cara, esse papo de quanto de renda é ideal é muito relativo, o país é muito grande, se no meu próprio Estado o fato de tu receber 5 mil em uma cidade e 5 mil em outra já é diferente imagina no resto do Brasil. Nesse caso você tem que levar em conta a cidade, ainda mais nos concursos onde o valor é igual para todos, o auditor da receita em SP ganha o mesmo que o Auditor da Receita do Acre, mas os custos de vida são diferentes.

O certo é você perguntar: em SP Capital x reais dá pra viver bem? Em Curitiba X reais dá pra viver bem? e por ai vai

Sobre sua pergunta no final: Eu morando sozinho 10 mil aqui onde eu moro dá pra viver bem. Outra coisa que tem levar em consideração, adianta ganhar mais e não curtir muito o trabalho? Eu já coloquei uma meta na minha vida, não quero ter que acordar para ir trabalhar e fazer cara feia, ficar contando a hora pra ir pra casa, esperar ansiosamente pra chegar o FDS. Eu prefiro receber menos e curtir o trabalho até porque tu vai passar boa parte da vida no trabalho. Por isso só estou focando em concursos que provavelmente sei que vou curtir e que tenha um salário bom.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Só respondendo ao colega:

http://noticias.r7.com/economia/mai...m-casa-propria-e-quitada-aponta-ibge-18092014

Sobre o número de filhos:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/ger...s-por-familia-e-maior-entre-os-20-mais-pobres

Por isso estranhei sua afirmação dos 5 mil de renda familiar.
O que mais pode pesar realmente são os estudos dos filhos, mas pra isso a família deve ter jogo de cintura e buscar meios menos onerosos, como:

- Tentar bolsas de estudo;
- Tentar matricular em escolas melhores como SESI, IFSP, ETEC e Militares;
- Tentar vaga em escolas públicas comuns, mas com alguma referência na organização;
- Ao invés de bancar mensalidade caríssima + materiais, a família pode bancar, com o custo bem menor, aulas de reforço escolar e cursos extras.

Ao invés de pagar convênio, que em 3 pessoas custaria mais de 500 reais, a família pode criar um fundo com depósito de 150 - 200 reais por mês e bancar consultas e exames mais urgentes. Até porque um convênio realmente bom vai ficar caro até pra quem ganha 10k.

É o que eu acho. Se for tentar manter o padrão comum de quem é mais abastado não vai conseguir nunca acompanhar, mas buscando meios alternativos se consegue uma vida com padrão aceitável (considerando tratar-se de Brasil).

Eu vou picar o cacete nesse concurso do TJSP, com os quase 6k líquidos que o colega informou no tópico, eu provavelmente devo conseguir um padrão um pouco mais confortável de vida (longe do ideal que planejo que seria na casa dos 12k).

E vocês, almejam quanto de renda familiar para se "acomodarem"?

Com todo respeito a sua opinião, mas, como alguém que estudou em escola pública eu tenho de dizer que: poucas coisas podem ser tão cruéis com sua própria prole do que vc jogá-las no lixo da escola pública. Lá ela aprenderá não só a não estudar, perderá seu tempo sem receber praticamente nada de conteúdo, como aprenderá coisas PÉSSIMAS, horrorosas, que só os "coleguinhas" que não tiveram criação decente poderiam propiciar.

Claro, há as escolas federais e algumas exceções, como vc mesmo citou, mas acreditar que seu filho será um candidato apto a ingressar em uma dessas é meio complicado, é como contar com "os ovos ainda no fiofó da galinhas", mas não uma galinha qualquer, uma galinha bem rara e, que se bobear, é até um galo.

Como alguém que viveu na pele a escola pública eu digo: melhor nem botar a criança no mundo se for para fazer isso com ela viu.

Agora, respondendo a sua pergunta: eu vou tentar ser AFRFB, mas, passando em algum superior 10k+, eu paro minha quest.
 
Ultima Edição:

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.271
Pontos
1.503
Como alguém que viveu na pele a escola pública eu digo: melhor nem botar a criança no mundo se for para fazer isso com ela viu.

Agora, respondendo a sua pergunta: eu vou tentar ser AFRFB, mas, passando em algum superior 10k+, eu paro minha quest.

Eita mano! :klol
Que é um lixo a gente já sabe, mas não é pra tanto... eu sou oriundo de escola pública e até que não me acho tão burro... passei em um ou outro concurso, um ou outro vestibular de universidade pública...

Eu sei que piorou e continua piorando, não só o ensino, mas o ambiente é bem degradante, eu concordo com isso. Só que isso é contornável com a boa vontade dos pais.

Sua meta é top. Eu não tenho concurso definido como meta final, apenas atividade e faixa salarial. Gostaria de exercer minha profissão num Tribunal de Contas, BACEN ou alguma SEFAZ. Espero alcançar meu objetivo em 5 anos.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Eita mano! :klol
Que é um lixo a gente já sabe, mas não é pra tanto... eu sou oriundo de escola pública e até que não me acho tão burro... passei em um ou outro concurso, um ou outro vestibular de universidade pública...

Eu sei que piorou e continua piorando, não só o ensino, mas o ambiente é bem degradante, eu concordo com isso. Só que isso é contornável com a boa vontade dos pais.

Sua meta é top. Eu não tenho concurso definido como meta final, apenas atividade e faixa salarial. Gostaria de exercer minha profissão num Tribunal de Contas, BACEN ou alguma SEFAZ. Espero alcançar meu objetivo em 5 anos.

Ah é para tanto sim: só recuperei o desastre que foi aquilo no cursinho, antes disso eu não sabia nada e só aprendi besteira.
 

RubsBR

Bam-bam-bam
Mensagens
2.638
Reações
1.963
Pontos
204
Só respondendo ao colega:

http://noticias.r7.com/economia/mai...m-casa-propria-e-quitada-aponta-ibge-18092014

Sobre o número de filhos:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/ger...s-por-familia-e-maior-entre-os-20-mais-pobres

Por isso estranhei sua afirmação dos 5 mil de renda familiar.
O que mais pode pesar realmente são os estudos dos filhos, mas pra isso a família deve ter jogo de cintura e buscar meios menos onerosos, como:

- Tentar bolsas de estudo;
- Tentar matricular em escolas melhores como SESI, IFSP, ETEC e Militares;
- Tentar vaga em escolas públicas comuns, mas com alguma referência na organização;
- Ao invés de bancar mensalidade caríssima + materiais, a família pode bancar, com o custo bem menor, aulas de reforço escolar e cursos extras.

Ao invés de pagar convênio, que em 3 pessoas custaria mais de 500 reais, a família pode criar um fundo com depósito de 150 - 200 reais por mês e bancar consultas e exames mais urgentes. Até porque um convênio realmente bom vai ficar caro até pra quem ganha 10k.

É o que eu acho. Se for tentar manter o padrão comum de quem é mais abastado não vai conseguir nunca acompanhar, mas buscando meios alternativos se consegue uma vida com padrão aceitável (considerando tratar-se de Brasil).

Eu vou picar o cacete nesse concurso do TJSP, com os quase 6k líquidos que o colega informou no tópico, eu provavelmente devo conseguir um padrão um pouco mais confortável de vida (longe do ideal que planejo que seria na casa dos 12k).

E vocês, almejam quanto de renda familiar para se "acomodarem"?

Entendo o que vc quer dizer: quem não tem cão... tenta caçar com gato.

Salário mínimo em setembro deveria ser de R$ 4.013,08, segundo Dieese...
https://economia.uol.com.br/emprego...ro-deveria-ser-de-r-401308-segundo-dieese.htm

Mínimo quer dizer, mínimo de dignidade. Por isso coloco que pra se ter uma certa qualidade de vida, acho que 5 mil seria o mínimo ideal, pensando em uma família com dois filhos (a média nacional continua acima de 1 filho, e mais de 2 dentre os mais pobres).
 

Sinbad

Bam-bam-bam
Mensagens
366
Reações
544
Pontos
278
Gente vamos ser sincero
Brasil veste a bandeira do "trabalhador"
só que TODOS ESTUDOS QUE TÊM MOSTRAM SÓ UMA COISA: PIORES ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE
0 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, ZERO MESMO
PIORES ÍNDICES DE EDUCAÇÃO E POR AÍ VAI.

eu acho super justo pagar 21k para um cara que estuda a vida toda para receita federal e vai lá apreende mercadorias e retorna 5kk pro governo, só aí já pagou ele e mais.

o que tem que mudar no brasil é acabar com a hipocrisia
ngm tem coragem de admitir "eu sou um merd@" "eu não valho nada" "eu sou burr0"
sócrates a 5010510 anos atrás fazia isso com a hermenêutica
e até hj vemos filósofos honestos como Olavo de Carvalho "admitindo" que é necessário um tremendo esforço para recuperar o prejuízo de nosso país tanto intelectual quanto moral.

Enquanto tudo isso estiver ocorrendo, não tem que falar que salário mínimo tinha que ser tanto... pq todo brasileiro falha e falha muito. Somos 1 povo muito fraco.
Vocês já foram no Japão? Koreia do Norte? Canada? Inglaterra e por aí vai..
só assim para vocês perceberem a diferença...

eu não sei vocês mas eu não vou entrar nesse mundo e nem quero, espero fugir dele. Encontrar bons amigos nos serviço público sem corrupção e dps empreender.. que nem os cara do estratégia.. meu sonho.
se tudo der errado tou lá mandando cartinho para migrar pro canadá

Brasileiro fala tanto em educação.. mas é tanto em educação.. tanto tanto mesmo.. mas ele não vence a hipocrisia simples
"eu não quero estudar" "eu não gosto de estudar" e "eu não sinto prazer em estudar"
uma população nunca vai ser educada assim

mesma coisa serve para saúde.. precisamos de mais saúde.. mais mais mAIS MAIS
e até hoje tem péssimos hábitos de vida..
comem porcaria demais
bebem demais
drogas demais
falta de esportes...

é a hipocrisia o nosso terrível pecado.
uma vez que tu admite "eu sou um merd@"
você é capaz de mudar.
 
Ultima Edição:

KazumaKiryu

Lenda da internet
Mensagens
17.047
Reações
15.185
Pontos
1.664
Gente vamos ser sincero
Brasil veste a bandeira do "trabalhador"
só que TODOS ESTUDOS QUE TÊM MOSTRAM SÓ UMA COISA: PIORES ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE
0 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, ZERO MESMO
PIORES ÍNDICES DE EDUCAÇÃO E POR AÍ VAI.

eu acho super justo pagar 21k para um cara que estuda a vida toda para receita federal e vai lá apreende mercadorias e retorna 5kk pro governo, só aí já pagou ele e mais.

o que tem que mudar no brasil é acabar com a hipocrisia
ngm tem coragem de admitir "eu sou um merd@" "eu não valho nada" "eu sou burr0"
sócrates a 5010510 anos atrás fazia isso com a hermenêutica
e até hj vemos filósofos honestos como Olavo de Carvalho "admitindo" que é necessário um tremendo esforço para recuperar o prejuízo de nosso país tanto intelectual quanto moral.

Enquanto tudo isso estiver ocorrendo, não tem que falar que salário mínimo tinha que ser tanto... pq todo brasileiro falha e falha muito. Somos 1 povo muito fraco.
Vocês já foram no Japão? Koreia do Norte? Canada? Inglaterra e por aí vai..
só assim para vocês perceberem a diferença...

eu não sei vocês mas eu não vou entrar nesse mundo e nem quero, espero fugir dele. Encontrar bons amigos nos serviço público sem corrupção e dps empreender.. que nem os cara do estratégia.. meu sonho.
se tudo der errado tou lá mandando cartinho para migrar pro canadá

Brasileiro fala tanto em educação.. mas é tanto em educação.. tanto tanto mesmo.. mas ele não vence a hipocrisia simples
"eu não quero estudar" "eu não gosto de estudar" e "eu não sinto prazer em estudar"
uma população nunca vai ser educada assim

mesma coisa serve para saúde.. precisamos de mais saúde.. mais mais mAIS MAIS
e até hoje tem péssimos hábitos de vida..
comem porcaria demais
bebem demais
drogas demais
falta de esportes...

é a hipocrisia o nosso terrível pecado.
uma vez que tu admite "eu sou um merd@"
você é capaz de mudar.
tu não confundiu as coreias não cara?
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Gente vamos ser sincero
Brasil veste a bandeira do "trabalhador"
só que TODOS ESTUDOS QUE TÊM MOSTRAM SÓ UMA COISA: PIORES ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE
0 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, ZERO MESMO
PIORES ÍNDICES DE EDUCAÇÃO E POR AÍ VAI.

eu acho super justo pagar 21k para um cara que estuda a vida toda para receita federal e vai lá apreende mercadorias e retorna 5kk pro governo, só aí já pagou ele e mais.

o que tem que mudar no brasil é acabar com a hipocrisia
ngm tem coragem de admitir "eu sou um merd@" "eu não valho nada" "eu sou burr0"
sócrates a 5010510 anos atrás fazia isso com a hermenêutica
e até hj vemos filósofos honestos como Olavo de Carvalho "admitindo" que é necessário um tremendo esforço para recuperar o prejuízo de nosso país tanto intelectual quanto moral.

Enquanto tudo isso estiver ocorrendo, não tem que falar que salário mínimo tinha que ser tanto... pq todo brasileiro falha e falha muito. Somos 1 povo muito fraco.
Vocês já foram no Japão? Koreia do Norte? Canada? Inglaterra e por aí vai..
só assim para vocês perceberem a diferença...

eu não sei vocês mas eu não vou entrar nesse mundo e nem quero, espero fugir dele. Encontrar bons amigos nos serviço público sem corrupção e dps empreender.. que nem os cara do estratégia.. meu sonho.
se tudo der errado tou lá mandando cartinho para migrar pro canadá

Brasileiro fala tanto em educação.. mas é tanto em educação.. tanto tanto mesmo.. mas ele não vence a hipocrisia simples
"eu não quero estudar" "eu não gosto de estudar" e "eu não sinto prazer em estudar"
uma população nunca vai ser educada assim

mesma coisa serve para saúde.. precisamos de mais saúde.. mais mais mAIS MAIS
e até hoje tem péssimos hábitos de vida..
comem porcaria demais
bebem demais
drogas demais
falta de esportes...

é a hipocrisia o nosso terrível pecado.
uma vez que tu admite "eu sou um merd@"
você é capaz de mudar.

"...filósofos honestos como Olavo de Carvalho..."

:kkk

Mais um membro de Chan para estragar o, atualmente pobre, conteúdo intelectual da OS.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
"...filósofos honestos como Olavo de Carvalho..."

:kkk

Mais um membro de Chan para estragar o, atualmente pobre, conteúdo intelectual da OS.
Já começou a desinformação. Membro de chan. Era sol que me faltava.

Bora manter o assunto do tópico, povo.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Pior que não é. A fonte é séria. O cespe corre o sério risco de fechar.

A UnB está fechado um monte de empresas e fundações ligadas a ela. O Cespe é o "fazedor" de dinheiro, se não der lucro, vão fechar também.

O cespe anda pegando tantos concursos como antes, seja pela redução na quantidade, seja por ofertar preços muito acima de outras bancas.

Será uma m****, pois o Cespe é a mais organizada de todas na minha opinião.
 

**fnx**

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.473
Reações
11.472
Pontos
1.039
Pior que não é. A fonte é séria. O cespe corre o sério risco de fechar.

A UnB está fechado um monte de empresas e fundações ligadas a ela. O Cespe é o "fazedor" de dinheiro, se não der lucro, vão fechar também.

O cespe anda pegando tantos concursos como antes, seja pela redução na quantidade, seja por ofertar preços muito acima de outras bancas.

Será uma m****, pois o Cespe é a mais organizada de todas na minha opinião.
Realmente uma pena se fechar, é uma das mais confiáveis. E ainda to estudando pra provas que ela aplica, se ela sair do cenário me prejudica =/
 
Topo Fundo