Esse ano vou vencer o backlog
#1 Astro's Playroom
Data: 03/01/22
Duração: +- 3h
Nota: 8.5
Peguei a platina que é tranquila. Obrigatório pra quem pega um
PS5. Vai ser muito legal quando saírem jogos exclusivos dessa gen que utilizem os recursos do
DualSense tanto quanto esse joguinho.
#2 Ghost of Tsushima Director's Cut (PS5)
Data: 05/01/22
Duração: 77h
Dificuldade: Difícil+
Nota: 9
Da série de jogos que platinei no PS4 e queria jogar NG+ no
PS5. Com essa nova versão, fui pro conteúdo novo da Ilha IKI antes da última missão do Ato 2. A trama do DLC é legal por trazer uma visão subjetiva (sobre como o Jin lida com o passado dele e o peso que carrega), bem diferente do jogo principal que é grandemente objetivo, cada um dos 3 atos do jogo é bem direto ao ponto.
Curti demais começar esse jogo no NG+, todas as armaduras e os amuletos, posturas com a espada e acessórios... a ideia era de tocar só a missão principal mas acabei me envolvendo com a proposta de recuperar a ilha dos mongóis, então acabei fazendo 100% do mapa no ato 1 e 2. No ato 3 que rushei e ficou faltando liberar 7 bases dominadas pelos mongóis, que devo fazer entre um jogo e outro.
A batalha final antes dos créditos é bem bonita.
Recomendo!
Tem pra jogar o modo online/coop Lendas.
#3 South Park The Fractured but Whole [DLC] From Dusk Till Casa Bonita
Data: 16/01/22
Duração: 4 horas
Nota: 8
Pra quem gosta do seriado, não tem como se decepcionar com o conteúdo. É apenas muito curto, dá pra fazer em 1h30m se for objetivo. Como esperado, o boss final do DLC é pura viagem. As novas classes em cada DLC que me motivaram a pegar o Season Pass numa promoção.
#4 South Park The Fractured but Whole [DLC] Bring The Crunch
Data: 16/01/22
Duração: 4h30m
Nota: 8.5
Achei esse mais interessante, tanto na história quanto na classe nova. Boss final novamente coisa de maluco e num geral mais difícil.
#5 A Plague Tale: Innocence (PS5)
Data: 29/01/22
Duração: 14h
Dificuldade: Normal
Nota: 8
Versão de
PS5 dada na PS+. Jogo muito bom! Imagino que a continuação prevista pra esse ano vai ter mais liberdade ou até ser open World.
O formato é em capítulos pra poder voltar pra qualquer um específico e pegar os colecionáveis que ficaram faltando, bem parecido com Uncharted. Até os últimos caps são apresentadas novas mecânicas/interações que trazem fôlego pra seguir na história que vai intrigando.
Recomendo.
#6 Ori and the Blind Forest: Definitive Edition (PC)
Data: 06/02/22
Duração: 8h30
Dificuldade: Normal
Nota: 8.5
Jogo gostosinho e belo visual. Sensação de que o jogo vai te levando sempre na direção, aí focando no desafio de plataforma.
#7 Tiny Tina’s Assault on Dragon Keep: A Wonderlands One-shot Adventure (PS5)
Data: 11/02/22
Duração: 6 horas
Dificuldade: Vault Hunter Mode (normal)
Nota: 7
Jogo dado na PS Plus. Zerada campanha junto de outros 2-3 amigos. O começo foi bastante punitivo, diferentemente do Borderlands 2 e do 3. Mini-mapa irritante demais. Um mapa 2D pra um cenário repleto de verticalidade, tiveram diversos momentos de confusão e frustração. Uma pena ser a versão de PS4 apenas. Cada vez que fazia um fast travel as texturas carregavam enquanto a gente saía andando.
De lado bom tem a história, que é divertida e sem noção no clima típico de boderlands.
#8 Constructor HD (PC)
Data: 12/02/22
Duração: 29 horas
Nota: 9
Esse jogo marcou minha infância! Peguei esses dias na Steam a versão HD e foi nostalgia pura! Quase todo dia dá vontade só de começar um jogo novo em um mapa diferente e experimentar outras gestões dentro de jogo. Agora aguardando pra jogar multiplayer com um amigo, contra 3 pcs já gastei bastante do potencial. Recomendo demais!
#9 Horizon Zero Dawn (PS5)
Data: 18/02/22
Duração: 20 horas
Dificuldade: Difícil - New Game +
Nota: 8.5
Joguei focado somente na campanha principal. Experiência muito satisfatória de jogar NG+ carregando todo o inventório de quando platinei no PS4. 60fps pra esse jogo melhora muito a experiência nos combates. Refresquei a história pra engatar com o Forbidden West.
#10 Horizon Zero Dawn: The Frozen Wilds (PS5)
Data: 20/02/22
Duração: 6 horas
Dificuldade: Difícil - New Game +
Nota: 8
Mandei na continuação, também focado somente na trama principal desse DLC. Achei que poderia trazer mais detalhes sobre um certo NPC mas não foi tanto quanto esperava. Complementou um pouco a história do jogo base, mas sinto que deixaram de colocar bastante lore na intenção de segurar pro Forbidden West...logo devo descobrir. Vale ressaltar que nesse DLC as máquinas são bem mais difíceis que o jogo base.
#11 Deep Rock Galactic (PS5)
Data: 26/02/22
Duração: 48 horas
Dificuldade: Normal
Nota: 7
Versão dada na PS+, jogado sempre com mais 2-3 amigos. O jogo mais serviu como o boteco pros amigos se reunirem e fazer chamada de áudio. As missões logo se tornam repetitivas e a falta de incentivo pra continuar o jogo é enorme. Pouca variedade de monstros e minérios para coletar. Chegamos no level máximo cada um com sua classe de char e basicamente nada acontece.
As primneiras 10 horas são muito boas, onde tudo é novidade e cada habilidade das classes complementam muito bem a equipe.
Curioso que o jogo é uma metáfora da exploração capitalista. O trabalhador vai a campo, corre riscos e na volta sua recompensa é melhores condições pra servir o patronato com ainda mais eficiência. E se tenta fazer um happy hour o narrador fica te mandando voltar pro serviço (no Hub tem um bar e uma jukebox, mas o suposto chefe vive reclamando quando vc frequenta esses espaços).
#12 Doom Eternal (PS5)
Data: 04/03/22
Duração: 17 horas
Dificuldade: Hurt me Plenty (Normal)
Nota: 8
Comprei esse jogo quando anunciaram que teria upgrade gratuito pra
PS5 com modo 120fps. Tinha curiosidade pra testar algo nessa taxa e ver se notava diferença pra 60fps. Depois das 5 primeiras fases direto nesse modo, fui trocar pro modo ray-tracing 60fps e consegui perceber com maior clareza a diferença. Existe mas é mais sutil que de 30 pra 60. Pra FPS é uma maravilha e num jogo frenético como esse pareceu servir muito bem.
Se não fosse por esse teste dos 120fps eu não teria jogado esse doom (não joguei o primeiro de 2016), não é o tipo de tiroteio que me dou melhor, talvez por isso tenha sido tão desafiador mesmo no modo normal o jogo inteiro. Passar de cada fase era uma conquista.
#13 Horizon Forbidden West (PS5)
Data: 12/04/22
Duração: 109 horas
Progresso: Platina
Dificuldade: Difícil
Nota: 9
Horizon-Forbidden-West-capa-PS5-900x503.jpg.webp"
data-src="https://meups.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Horizon-Forbidden-West-capa-PS5-900x503.jpg.webp" data-lb-sidebar-href="" data-lb-caption-extra-html="" data-single-image="1">
Tentei fazer a playthrough pra platinar em uma run apenas, só ficou faltando o troféu daquele jogo de tabuleiro e outro simples.
Melhorou tudo do Zero Dawn, especialmente as Side Quests! A história dá uma perspectiva bem ampla e certamente foi projetado para ser uma trilogia.
Pontos que tiram a nota máxima são alguns bugs, corrigidos a cada update mas ainda alguns bobos permanecem, embora não afetem a experiência estilo jogos Open World da Ubisoft.
Também os requerimentos para upgrade das melhores armas e trajes é muito desgastante, repete demais as mesmas peças, acabei nem precisando evoluir mais pra sair por cima no Hard, mas durante a metade do tempo de jogo eu apanhei feio pra uns monstros grandes.
O outro ponto que lamentei foi a falta do feedback háptico, ou se tinha, não chega perto do que foi implementado no Ghost of Tsushima DC ou Astrobot.
De resto, gostei muito da experiência! Desenvolvimento dos NPC's ficou bem melhor e conseguiu me envolver pela história, além dos combates desafiadores. Recomendo!
#14 Slay the Spire (PS5)
Progresso: Finalizado com todos os chars + random
Nota: 9
Jogo dado na Plus, não conhecia e adorei!
Vi críticas aqui no fórum por ser roguelike, começar do zero se morrer e etc. Na minha experiência, essa mecânica foi maravilhosa. Algumas vezes eu morri pro boss final do ato 3 e já ficava empolgado pra começar de novo, ver quais seriam as relíquias dessa vez, quais estratégias de deck dava de montar e tal.
Consegui bater o ato 3 com todos os 4 personagens, mas cheguei uma vez só no boss do ato final e levei uma paulada, nem quis tentar de novo...muito hardcore. Ao menos terminando o ato 3 desce a tela de créditos, então fico satisfeito de ter zerado 6 vezes, uma com cada char e mais 2 no modo random do dia.
Com 1h30 vc chega ao final de uma run, então é bem legal pra jogar sem compromisso. Tenho que cuidar com ele pra não ficar voltando em vez de continuar a abater o backlog
#15 Final Fantasy VII Remake Intermission (PS5)
Data: 16/05/22
Progresso: Todos os troféus. 2 Runs Normal e 1 Run Hard
Nota: 9
Tinha uns dias que havia finalizado o jogo mas fiquei ainda investindo pra zerar no Hard e ver se saía os troféus mais desafiadores. Depois do
Horizon Forbidden West basicamente acabou o ritmo pra conseguir zerar os 52 jogos...já estou alguns jogos atrás da meta pra essa altura de semanas do ano, mas o tópico me ajuda bastante a me organizar para qual jogo começar. Vou ainda em alguns jogos menores até 15h pra voltar a me jogar num maior, que deverá ser Days Gone.
Bater os 3 rounds do simulador com a Yuffie/Sonon (Bahamut/Ramuh/Prototype) foi mais cansativo que vencer o Weiss com o save do jogo base. Ambos muito puxados, ainda bem que rolou sem precisar grindar as materias.
O
FF7 Remake Part II vai ser muito complexo nas mecânicas, uma vez que deve manter os 4 personagens controláveis do primeiro + Red XIII e Yuffie ao menos. Isso sem ter a menor ideia sobre rumos da história.
#16 Operation Tango (PS5)
Data: Maio/2022
Duração: 7 horas
Progresso: Finalizado
Nota: 7
Um jogo complexo pra se conseguir jogar. Só pode ser jogado em dupla e a dupla precisa estar conectada por áudio. Veio em algum mês da Plus e ficou na biblioteca até o primeiro brother comprar um
PS5 também.
Um joga como o agente infiltrado e o outro é o hacker. O que cada um vê na tela é completamente diferente do que o outro vê, e o jogo força muito que vcs dialoguem em vez de cada um mostrar sua tela pro outro ou coisa parecida. Lembra um pouco "Imagem e ação", que vc precisa decifrar o que a pessoa quer dizer.
Foi bacana pra conhecer uma proposta diferente mas nada além disso. Chega a ficar cansativo e uma missão por dia era o limite da paciência.
#17 The Outer Worlds (PS5)
Data: Junho/2022
Duração: 31 horas
Progresso: Finalizado
Dificuldade: Normal
Nota: 8
Jogo bacana, tem sua diversão e lembra bastante Fallout, naturalmente.
Uma pena essa versão PS4 ter uns loadings tão frequentes e demorados. No que se acostuma ao SSD, essas pausas dão um peso maior na experiência.
Agora expectativa por alguma promoção nas expansões.
#18 Maneater (PS5)
Data: 12/06/2022
Duração: 10h30m
Progresso: Finalizado
Dificuldade: Normal
Nota: 6
Acho que o público-alvo desse jogo é pra faixa de 10-12 anos. Tem um humor bem bobo, um narrador zé graça e pouquíssima variedade na mecânica.
Teria gostado mais se tivesse finalizado em 8h somente na missão principal.
Como veio na PS+, deu pra dar um desconto. Alguém que comprou esse jogo daí tem bastante do que reclamar.
#19 Days Gone (PS5)
Data: 28/06/2022
Duração: 45h
Progresso: Finalizado
Dificuldade: Normal
Nota: 8
Joguei pela primeira vez, versão dada da PS+
Bastante focado na narrativa, mas levaram algumas boas horas até engrenar. Já tinha lido no fórum mesmo que dava uma melhorada a partir do acampamento do Iron Mike, e realmente o jogo ganhou muito quando passei da metade desse acampamento.
Apesar de eu considerar um jogo longo pra um single player, lamentei que deram uma rushada legal na parte final do jogo. Tinha baita trama pra poder desenrolar mas o negócio tomou uma via que apressou tudo. Gostei dos personagens e desenvolvimento deles.
Infelizmente, o jogo ainda apresenta bugs bizarros, mas só experimentei isso na parte final do jogo. Tinha um acampamento onde tava um NPC de uma side quest que queria ir mais adiante mas o mapa na região não carregava, o acampamento tinha a fachada e as laterais todas ficaram com parede invisível, objetos flutuando dentro do acampamento, nenhum NPC...e ao redor do acampamento tinha supostamente um rio, mas não havia água. Tinha o som de água mas não aparecia. Não teria como platianr o jogo mesmo se eu tivesse ido atrás.
No overall, valeu a pena!
#20 Bloodborne (PS5)
Data: 19/07/2022
Progresso: Finalizado
Nota: 9
Insisti pra um amigo começar a jogar BB pela primeira vez que eu ia em coop ajudando ele. Nessa de jogar de novo, acabei empolgando pra rejogar solo. Peguei um char com 3h só e segui com ele até o final, fazendo build de Bloodtinge (matiz de sangue) pra usar a chikage. O sonho dos 60fps continua existindo enquanto lenda urbana.
#21 Bloodborne: The Old Hunters DLC (PS5)
Data: 19/07/2022
Progresso: Finalizado
Nota: 9
Já engatei no embalo pra varrer tudo mais uma vez. Ludwig segue sendo, de longe, o boss mais difícil de todo BB pra mim. Da primeira vez que joguei essa DLC, passei dele depois de um final de semana inteiro tentando, dessa vez eu invoquei o aliado NPC pelo sino pra não empacar e mesmo assim foi ainda a luta mais difícil da run. O Kos solo foi tranquilo perto dele, vai entender.
#22 The Dark Pictures Anthology: Man of Medan (PS5)
Data: 24/07/2022
Duração: 3-4 horas
Progresso: Finalizado coop
Nota: 6.5
Joguei em coop com um amigo essa versão dada na Plus. Valeu enquanto durou, nada extraordinário. Jogabilidade bem truncada, exploração ruim de fazer.
Until Dawn melhor que esse aí, valeu pra jogar coop de qualquer forma.
#23 Control (PS5 versão de PS4)
Duração: 12horas
Progresso: Finalizado
Nota: 7.5
O jogo não me fisgou. A história não me deixou intrigado e todos os NPC's me pareceram sem destaque. O combate é legal mas também não foi grande diferencial.
Depois de se acostumar com os loading dos jogos pra
PS5, dá uma pesada quando precisa aguardar pra um retry ou coisa do tipo...fora os 30fps que machucam.
Riscado do backlog.
#24 It Takes Two (PS5)
Duração: 10 horas +-
Progresso: Finalizado
Nota: 8.5
Bem legal, sempre variado e inovando nos puzzles. Como é 100% puzzle, próximo do final foi dando uma fadigada, mas pra zerar uma vez é um ótimo jogo. Joguei assinando EA+ por R$6 no primeiro mês.
#25 Yakuza Like a Dragon (PS5)
Duração: 70 horas +-
Progresso: Finalizado
Nota: 9
Presentão que foi dado na Plus, após ver o jogo tantos meses no GamePass. A história na segunda metade vai impressionando, fica muito intrigante. Ichiban é muito good guy. Agora esses jogos bem japa não consigo engatar um seguido do outro. Vamos ver se aparece na Plus aquele Judgement que será apreciado demais.
#26 Hades (PS5)
Duração: 100 horas
Terminado 17/09
Progresso: Platinado
Nota: 10
Comecei achando que jamais conseguiria platinar um jogo desses. O início é muito difícil, sem evoluir e tal, mas o incentivo pra jogar novamente é altíssimo. Viciei profundamente, invadindo madrugadas seguidas. Na vigésima run eu consegui "zerar", daí em diante foi mais umas 70 runs pra bater a platina.
Simplesmente maravilhoso.
#27 The Last of Us Part II (PS5)
Duração: 31 horas
Terminado 16/10
Progresso: Finalizado dificuldade normal
Nota: 9
Ao longo desses anos desde o lançamento foi inevitável tomar spoiler pelo fórum e internet, mas mesmo assim fui o mais blind possível.
Concordo que possa haver discordância sobre roteiro, enredo, história em geral, o jogo leva todo um caminho que ao final do primeiro jogo não se imagina..não é daquelas continuações que segue de certa forma uma construção adiante.
Por ter ido o mais blind possível, ficava questionando se a grande polêmica em torno do jogo era também devido ao gore, a brutalidade, mas ao finalizar o jogo, fiquei com a convicção de que a treta toda existente, com rótulos e etc, é basicamente o puro suco do conservadorismo.