O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual a renda necessária para comprar um HR-V, Renegade, Creta e Compass?

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Isso depende muito da região.

De fato, o aluguel representa uma porcentagem ínfima do valor venal do imóvel, a questão é que não vejo
ninguém considerando a valorização do imóvel nessa conta aí.

porque na pratica não funciona assim.
na teoria voce compra hoje por 300k e espera que daqui 30 anos ele vai valer 1kk (sei la.. to brincando com os números)
daqui 30 anos ele pode ate valer 1kk, mas alguém com 1kk no bolso vai querer o seu com 30 anos de uso ou vai querer um mais moderno?

financiamento? hoje é muito mais fácil vender novo devido as opções e taxas de financiamento do que um usado que "praticamente" o cara precisa ter todo dinheiro para dar a vista...

existem algumas variáveis.. usa coisa é ter 1kk no bolso (banco) e outra é ter 1kk em um imóvel com 30 anos de uso que você precisa liquida

OBS: não sou contra ter o próprio imóvel.. longe disso.. mas apenas digo que é preciso fazer as contas.. o "sonho da casa própria" nao deve ficar acima da conta matemática...

um ex: um parente vendeu uma casa a alguns meses por 350k (comprou nova e vendeu pois foi roubado 2x)
foi olhar um apartamento para comprar com o mesmo dinheiro... no mesmo prédio tinha 2 opções.
comprar o ap por 350 ou alugar por 1300 mensais.
para mim parecia logico alugar, mas , ele comprou.
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Esse assunto de imóveis é o seguinte. Minha vizinha tem duas casas, uma onde ela mora e uma que ela aluga. Ela aluga por uns 900 reais e tem dor de cabeça o tempo inteiro, os inquilinos dão calote, maltratam o imóvel, exigem reformas, etc.

Esse imóvel ela venderia aí por uns 250 mil reais, talvez conseguisse uns 300 até, mas vamos dizer que venda por 250. 250 mil aplicado numa renda fixa vai render aí uns 2000 reais por mês. Sem risco de calote, sem encheção de saco de inquilino, sem gastos com reformas.

Enfim, esse papo de que imóvel é investimento é bem furado. "Imóvel nunca desvaloriza", alguns dizem. Balela, peguem o centro de SP mesmo, era uma das regiões mais caras do Brasil, dos anos 70 em diante se degradou de forma vertiginosa. Você sempre corre o risco de mudar uma igreja evangélica do lado do teu imóvel, e aí o valor dele vai cair de nariz no chão.

Eu, hoje, não compraria imóvel nem fodendo.
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
c***lho... quando eu entro nesses topicos que os caras começam a falar quanto ganham, onde moram e os carros que dirigem me bate uma depressão do c***lho... só milionario nessa porra, put* que pariu...

Fica tranquilo, também sou pobrão.

Na verdade não sei o que to fazendo nessa pasta, nem carro eu tenho.
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
10.467
Pontos
753
c***lho... quando eu entro nesses topicos que os caras começam a falar quanto ganham, onde moram e os carros que dirigem me bate uma depressão do c***lho... só milionario nessa porra, put* que pariu...

Bem vindo a outerspace
Passo a mesma depressao vendo os master race dos outros, e tbm nem sei o que to postando aqui
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
porque na pratica não funciona assim.
na teoria voce compra hoje por 300k e espera que daqui 30 anos ele vai valer 1kk (sei la.. to brincando com os números)
daqui 30 anos ele pode ate valer 1kk, mas alguém com 1kk no bolso vai querer o seu com 30 anos de uso ou vai querer um mais moderno?

financiamento? hoje é muito mais fácil vender novo devido as opções e taxas de financiamento do que um usado que "praticamente" o cara precisa ter todo dinheiro para dar a vista...

existem algumas variáveis.. usa coisa é ter 1kk no bolso (banco) e outra é ter 1kk em um imóvel com 30 anos de uso que você precisa liquida

OBS: não sou contra ter o próprio imóvel.. longe disso.. mas apenas digo que é preciso fazer as contas.. o "sonho da casa própria" nao deve ficar acima da conta matemática...

um ex: um parente vendeu uma casa a alguns meses por 350k (comprou nova e vendeu pois foi roubado 2x)
foi olhar um apartamento para comprar com o mesmo dinheiro... no mesmo prédio tinha 2 opções.
comprar o ap por 350 ou alugar por 1300 mensais.
para mim parecia logico alugar, mas , ele comprou.
Esses 350 mil renderial, no MÍNIMO, R$2100,00 no Tesouro Selic. Pagaria a moradia dele e ainda sobra R$800,00 livre.

falow
 

RubsBR

Bam-bam-bam
Mensagens
2.638
Reações
1.963
Pontos
204
porque na pratica não funciona assim.
na teoria voce compra hoje por 300k e espera que daqui 30 anos ele vai valer 1kk (sei la.. to brincando com os números)
daqui 30 anos ele pode ate valer 1kk, mas alguém com 1kk no bolso vai querer o seu com 30 anos de uso ou vai querer um mais moderno?

financiamento? hoje é muito mais fácil vender novo devido as opções e taxas de financiamento do que um usado que "praticamente" o cara precisa ter todo dinheiro para dar a vista...

existem algumas variáveis.. usa coisa é ter 1kk no bolso (banco) e outra é ter 1kk em um imóvel com 30 anos de uso que você precisa liquida

OBS: não sou contra ter o próprio imóvel.. longe disso.. mas apenas digo que é preciso fazer as contas.. o "sonho da casa própria" nao deve ficar acima da conta matemática...

um ex: um parente vendeu uma casa a alguns meses por 350k (comprou nova e vendeu pois foi roubado 2x)
foi olhar um apartamento para comprar com o mesmo dinheiro... no mesmo prédio tinha 2 opções.
comprar o ap por 350 ou alugar por 1300 mensais.
para mim parecia logico alugar, mas , ele comprou.

Cara, é plenamente possível fazer uma reforma no imóvel, e vendê-lo até mais caro que o preço de mercado.
Outra coisa, imóvel sempre foi um bem de baixa liquidez. O mais importante nem é o estado do imóvel (que posse ser melhorado com uma reforma), e sim a localização deste (a valorização é altíssima em alguns casos).

Como alguns já falaram, realmente lidar com inquilino é um saco, mas pra isso existem imobiliárias e contratos, com diversas garantias.

A impressão que o pessoal aqui passa é que todos que possuem imóveis não sabem matemática financeira...
 
Ultima Edição:


François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Esse assunto de imóveis é o seguinte. Minha vizinha tem duas casas, uma onde ela mora e uma que ela aluga. Ela aluga por uns 900 reais e tem dor de cabeça o tempo inteiro, os inquilinos dão calote, maltratam o imóvel, exigem reformas, etc.

Esse imóvel ela venderia aí por uns 250 mil reais, talvez conseguisse uns 300 até, mas vamos dizer que venda por 250. 250 mil aplicado numa renda fixa vai render aí uns 2000 reais por mês. Sem risco de calote, sem encheção de saco de inquilino, sem gastos com reformas.
E se deixar parado, o dinheiro ainda rende com juros compostos.

falow
 
Ultima Edição:

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.362
Reações
46.963
Pontos
1.454
2q9bjxnsztpz.gif


pessoal do tópico
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.584
Reações
13.107
Pontos
1.189
Há outros fatores para considerar comprar um imóvel. Por exemplo, sacar o FGTS. Se for um bom valor, é válido.

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.051
Reações
17.770
Pontos
1.094
para mim parecia logico alugar
Vc pode me explicar porque? Pq na minha mente esse cara tendo 350 mil na conta e indo morar de aluguel ele estaria gastando 13 mil por ano de aluguel+condominio e no fim das contas o imovel não seria dessa pessoa

O maior medo de uma pessoa que tá entrando numa casa que vai alugar é morar naquele imovel tempo suficiente pra pagar o valor do imovel no dia que ela se mudou pra ele
Isso eu to levando em conta que a pessoa vai deixar 350 paus na conta corrente/poupança que é a unica maneira que eu conheço de guardar dinheiro (sou leigo em finanças e nunca tive mais de 20 mil reais um conta,leve em conta isso)
Mas se é tão facil assim aplicar essa quantia de dinheiro num investimento (que eu gostaria de saber qual) e receber mensalmente um "salario" suficiente pra pagar o aluguel e não perder os 350 mil a cosia muda de figura,realmente concordo que seria vantajoso

Esses 350 mil renderial, no MÍNIMO, R$2100,00 no Tesouro Selic. Pagaria a moradia dele e ainda sobra R$800,00 livre.
Esse rendimento de 2100 que vc fala é um dinheiro que vc pode "retirar" todo mês pra justamente pagar o aluguel?
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Vc pode me explicar porque? Pq na minha mente esse cara tendo 350 mil na conta e indo morar de aluguel ele estaria gastando 13 mil por ano de aluguel+condominio e no fim das contas o imovel não seria dessa pessoa

O maior medo de uma pessoa que tá entrando numa casa que vai alugar é morar naquele imovel tempo suficiente pra pagar o valor do imovel no dia que ela se mudou pra ele
Isso eu to levando em conta que a pessoa vai deixar 350 paus na conta corrente/poupança que é a unica maneira que eu conheço de guardar dinheiro (sou leigo em finanças e nunca tive mais de 20 mil reais um conta,leve em conta isso)
Mas se é tão facil assim aplicar essa quantia de dinheiro num investimento (que eu gostaria de saber qual) e receber mensalmente um "salario" suficiente pra pagar o aluguel e não perder os 350 mil a cosia muda de figura,realmente concordo que seria vantajoso


Esse rendimento de 2100 que vc fala é um dinheiro que vc pode "retirar" todo mês pra justamente pagar o aluguel?
Sim, Tesouro Direto Selic e ainda fui pessimista no meu exemplo.

falow
 

SemNickname

Mil pontos, LOL!
Mensagens
526
Reações
428
Pontos
1.059
Na verdade, o cenario de 99% é não ter os 350 mil e por consequencia sequer poder de negociacao ou achar algo bom.
Nessa hora que o aluguel PODE valer mais a pena ainda.

Voce vai alugar um AP de 350 mil, que esta na media sendo alugado a 0.4% (R$ 1400 ao mes)...sendo que:

Os rendimentos estão em 10% ao ano;
Os juros de financiamento estao em 9% ao ano (estavam em 12 esses ultimos meses);

LOGO: financiar esse AP (sem entrada) iria requerer algo proximo a 4000 de parcela.

Se voce por alguns anos (uns 10), ao inves de pagar 4000 de financiamento, pagar 1400 de aluguel E APLICAR OS OUTROS 2600, em algum tempo (muito inferior ao financiamento) terá o dinheiro do AP pra pagamento a vista.

10 anos juntando 2600 por mes dá 312.000
Porem esse dinheiro sendo aplicado e rendendo com juros compostos deve passar de 450 mil nesse mesmo periodo...ou seja, com o mesmo esforco financeiro mensal, voce compra o AP em 10 anos ao inves de 35 de financiamento.
O aluguel reajusta um pouco no periodo, mas minha mae tem duas casas de aluguel...o aluguel era 700 em 1998, é 1200 em 2017....a casa vale seus 350 mil. Melhor alugar do que ter, né?
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Isso eu to levando em conta que a pessoa vai deixar 350 paus na conta corrente/poupança que é a unica maneira que eu conheço de guardar dinheiro (sou leigo em finanças e nunca tive mais de 20 mil reais um conta,leve em conta isso)
Meu amigo, senta aqui, vamos conversar.

Conta corrente não serve para guardar dinheiro, ela não rende nada, o dinheiro está sempre na iminência de ser movimentado.

Poupança serve para guardar dinheiro, mas é uma opção ruim, pois rende abaixo da inflação, ou seja a cada ano que passa, seu dinheiro vale cada vez menos.

O certo é buscar outras opções de aplicação e você pode fazer isso mantendo a mesma segurança e liquidez da poupança.

Há várias opções assim, chamadas de renda fixa: Tesouro direto, CDB, LCA, LCI, LC, etc.

Como você é leigo (eu também sou), não tente entender todas essas opções agora, comece pelo Tesouro Direto.

Para começar, o Tesouro Direto é mais seguro que a poupança, tem rendimento diário (poupança tem que completar 30 dias), rende mais que a poupança e tem liquidez diária.

No Tesouro Direto, há 3 modalidades principais:

1: Pré-fixado, que rende uma taxa fixa que você conhece na hora da aplicação.

2: IPCA+, essa sigla é a inflação, então rende a inflação + uma taxa pré fixada, que você conhece na hora da aplicação.

3: Selic, é a mais conservadora (segura) para se iniciar. Rende conforme a selic e você pode sacar a qualquer momento, com certeza de que o título valorizou e rendeu positivo.


Eu comecei em fevereiro de 2016, estava relutante, inseguro de começar. Depois da primeira, só me arrependi de não ter começado antes.

Tem canal no Youtube que ensina essas coisas, procure pelo canal Me Poupe.

Ter pouco dinheiro não é desculpa para não investir, o mínimo para se investir no tesouro direto é 30 reais.

falow
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Na verdade, o cenario de 99% é não ter os 350 mil e por consequencia sequer poder de negociacao ou achar algo bom.
Nessa hora que o aluguel PODE valer mais a pena ainda.

Voce vai alugar um AP de 350 mil, que esta na media sendo alugado a 0.4% (R$ 1400 ao mes)...sendo que:

Os rendimentos estão em 10% ao ano;
Os juros de financiamento estao em 9% ao ano (estavam em 12 esses ultimos meses);

LOGO: financiar esse AP (sem entrada) iria requerer algo proximo a 4000 de parcela.

Se voce por alguns anos (uns 10), ao inves de pagar 4000 de financiamento, pagar 1400 de aluguel E APLICAR OS OUTROS 2600, em algum tempo (muito inferior ao financiamento) terá o dinheiro do AP pra pagamento a vista.

10 anos juntando 2600 por mes dá 312.000
Porem esse dinheiro sendo aplicado e rendendo com juros compostos deve passar de 450 mil nesse mesmo periodo...ou seja, com o mesmo esforco financeiro mensal, voce compra o AP em 10 anos ao inves de 35 de financiamento.
O aluguel reajusta um pouco no periodo, mas minha mae tem duas casas de aluguel...o aluguel era 700 em 1998, é 1200 em 2017....a casa vale seus 350 mil. Melhor alugar do que ter, né?
Ótimo exemplo, até para comprar é melhor alugar.

Mas parece que povo prefere pagar juros em vez de recebê-los.

falow
 
Mensagens
3.127
Reações
7.351
Pontos
303
Uma pena ninguém ter dado bola pra lorota do empresário...esse aí eu garanto que se entrega fácil.

Aqui na OS realmente tem um ou outro muito rico, mas esses são discretos e quase ninguém sabe. O resto, tudo pinóquio.
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.255
Reações
12.144
Pontos
1.119
Meu amigo, senta aqui, vamos conversar.

Conta corrente não serve para guardar dinheiro, ela não rende nada, o dinheiro está sempre na iminência de ser movimentado.

Poupança serve para guardar dinheiro, mas é uma opção ruim, pois rende abaixo da inflação, ou seja a cada ano que passa, seu dinheiro vale cada vez menos.

O certo é buscar outras opções de aplicação e você pode fazer isso mantendo a mesma segurança e liquidez da poupança.

Há várias opções assim, chamadas de renda fixa: Tesouro direto, CDB, LCA, LCI, LC, etc.

Como você é leigo (eu também sou), não tente entender todas essas opções agora, comece pelo Tesouro Direto.

Para começar, o Tesouro Direto é mais seguro que a poupança, tem rendimento diário (poupança tem que completar 30 dias), rende mais que a poupança e tem liquidez diária.

No Tesouro Direto, há 3 modalidades principais:

1: Pré-fixado, que rende uma taxa fixa que você conhece na hora da aplicação.

2: IPCA+, essa sigla é a inflação, então rende a inflação + uma taxa pré fixada, que você conhece na hora da aplicação.

3: Selic, é a mais conservadora (segura) para se iniciar. Rende conforme a selic e você pode sacar a qualquer momento, com certeza de que o título valorizou e rendeu positivo.


Eu comecei em fevereiro de 2016, estava relutante, inseguro de começar. Depois da primeira, só me arrependi de não ter começado antes.

Tem canal no Youtube que ensina essas coisas, procure pelo canal Me Poupe.

Ter pouco dinheiro não é desculpa para não investir, o mínimo para se investir no tesouro direto é 30 reais.

falow
Eu estou tentando convencer meu pai a usar o dinheiro da compra da casa pra investir. Seria uma opção muito melhor do que "jogar" tanto dinheiro em uma casa assim.
Tu poderia me mandar MP explicando melhor? Eu tento ler sobre, mas é meio complicado pra começar.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Eu estou tentando convencer meu pai a usar o dinheiro da compra da casa pra investir. Seria uma opção muito melhor do que "jogar" tanto dinheiro em uma casa assim.
Tu poderia me mandar MP explicando melhor? Eu tento ler sobre, mas é meio complicado pra começar.
Se você quiser conversar comigo sobre isso de forma mais pessoal, pode me mandar MP, mas a explicação de como começar posso dar aqui mesmo, até para informar outras pessoas, pode ser?

Esse dinheiro deve estar numa poupança, certo?

Como fazer para levar esse dinheiro da poupança para o Tesouro Direto?

Pelo próprio banco da poupança é possível, mas eles cobram taxas.

O melhor é fazer um cadastro em uma corretora de valores. Algumas não cobram taxa para investimentos em renda fixa (modalidade do Tesouro Direto).

Eu fiz na Easynvest, pela internet.

Depois trasferi o dinheiro do Banco para a minha conta na Easynvest e, pela plataforma online, apliquei no Tesouro Direto.

Como eu disse, há 3 tipos de títulos do Tesouro Direto (ler no outro post).

Para iniciantes, a melhor opção é o Tesouro Selic.

O dinheiro está lá rendendo, uso um aplicativo chamado Meu Tesouro para acompanhar a rentabilidade dele.

Há um canal no Youtube focado no público em geral que dá boas noções de como tudo isso funciona. Se chama "Me Poupe". O Tesouro Direto eu já conhecia por ler bastante, mas o canal me fez conhecer outras opções de aplicação e como elas funcionam.

Qualquer dúvida, posta aí, ou neste tópico, que é feito para isso:

http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/guia-de-sobrevivência-econômica-para-2016.442997/

Tópico liderado pelo @ZNP, que produz textos de educação financeira, também. Aprendi bastante com ele.

falow
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.255
Reações
12.144
Pontos
1.119
Se você quiser conversar comigo sobre isso de forma mais pessoal, pode me mandar MP, mas a explicação de como começar posso dar aqui mesmo, até para informar outras pessoas, pode ser?

Esse dinheiro deve estar numa poupança, certo?

Como fazer para levar esse dinheiro da poupança para o Tesouro Direto?

Pelo próprio banco da poupança é possível, mas eles cobram taxas.

O melhor é fazer um cadastro em uma corretora de valores. Algumas não cobram taxa para investimentos em renda fixa (modalidade do Tesouro Direto).

Eu fiz na Easynvest, pela internet.

Depois trasferi o dinheiro do Banco para a minha conta na Easynvest e, pela plataforma online, apliquei no Tesouro Direto.

Como eu disse, há 3 tipos de títulos do Tesouro Direto (ler no outro post).

Para iniciantes, a melhor opção é o Tesouro Selic.

O dinheiro está lá rendendo, uso um aplicativo chamado Meu Tesouro para acompanhar a rentabilidade dele.

Há um canal no Youtube focado no público em geral que dá boas noções de como tudo isso funciona. Se chama "Me Poupe". O Tesouro Direto eu já conhecia por ler bastante, mas o canal me fez conhecer outras opções de aplicação e como elas funcionam.

Qualquer dúvida, posta aí, ou neste tópico, que é feito para isso:

http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/guia-de-sobrevivência-econômica-para-2016.442997/

Tópico liderado pelo @ZNP, que produz textos de educação financeira, também. Aprendi bastante com ele.

falow
Obrigado pela explicação cara. Vou dar uma lida nesse tópico e qualquer dúvida vou postar lá.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Na verdade, o cenario de 99% é não ter os 350 mil e por consequencia sequer poder de negociacao ou achar algo bom.
Nessa hora que o aluguel PODE valer mais a pena ainda.

Voce vai alugar um AP de 350 mil, que esta na media sendo alugado a 0.4% (R$ 1400 ao mes)...sendo que:

Os rendimentos estão em 10% ao ano;
Os juros de financiamento estao em 9% ao ano (estavam em 12 esses ultimos meses);

LOGO: financiar esse AP (sem entrada) iria requerer algo proximo a 4000 de parcela.

Se voce por alguns anos (uns 10), ao inves de pagar 4000 de financiamento, pagar 1400 de aluguel E APLICAR OS OUTROS 2600, em algum tempo (muito inferior ao financiamento) terá o dinheiro do AP pra pagamento a vista.

10 anos juntando 2600 por mes dá 312.000
Porem esse dinheiro sendo aplicado e rendendo com juros compostos deve passar de 450 mil nesse mesmo periodo...ou seja, com o mesmo esforco financeiro mensal, voce compra o AP em 10 anos ao inves de 35 de financiamento.
O aluguel reajusta um pouco no periodo, mas minha mae tem duas casas de aluguel...o aluguel era 700 em 1998, é 1200 em 2017....a casa vale seus 350 mil. Melhor alugar do que ter, né?
exato, simples assim.
 

RubsBR

Bam-bam-bam
Mensagens
2.638
Reações
1.963
Pontos
204
Na verdade, o cenario de 99% é não ter os 350 mil e por consequencia sequer poder de negociacao ou achar algo bom.
Nessa hora que o aluguel PODE valer mais a pena ainda.

Voce vai alugar um AP de 350 mil, que esta na media sendo alugado a 0.4% (R$ 1400 ao mes)...sendo que:

Os rendimentos estão em 10% ao ano;
Os juros de financiamento estao em 9% ao ano (estavam em 12 esses ultimos meses);

LOGO: financiar esse AP (sem entrada) iria requerer algo proximo a 4000 de parcela.

Se voce por alguns anos (uns 10), ao inves de pagar 4000 de financiamento, pagar 1400 de aluguel E APLICAR OS OUTROS 2600, em algum tempo (muito inferior ao financiamento) terá o dinheiro do AP pra pagamento a vista.

10 anos juntando 2600 por mes dá 312.000
Porem esse dinheiro sendo aplicado e rendendo com juros compostos deve passar de 450 mil nesse mesmo periodo...ou seja, com o mesmo esforco financeiro mensal, voce compra o AP em 10 anos ao inves de 35 de financiamento.
O aluguel reajusta um pouco no periodo, mas minha mae tem duas casas de aluguel...o aluguel era 700 em 1998, é 1200 em 2017....a casa vale seus 350 mil. Melhor alugar do que ter, né?

Assim como 99% não tem os 350mil, a maioria também não teria condições de pagar 4mil de parcela de financiamento. Mais um detalhe: nunca vi financiamento de imóvel sem entrada.

Considerando uma valorização média anual de 5% ao ano, em 10 anos esse mesmo apê valeria em torno de 570 mil (sim, tem juros compostos aqui tb).
Mas considero seu exemplo bastante didático, apenas com algumas premissas irreais.
 
Ultima Edição:

SemNickname

Mil pontos, LOL!
Mensagens
526
Reações
428
Pontos
1.059
Assim como 99% não tem os 350mil, a maioria também não teria condições de pagar 4mil de parcela de financiamento. Mais um detalhe: nunca vi financiamento de imóvel sem entrada.

Considerando uma valorização média anual de 5% ao ano, em 10 anos esse mesmo apê valeria em torno de 570 mil (sim, tem juros compostos aqui tb).
Mas considero seu exemplo bastante didático, apenas com algumas premissas irreais.
Eu financiei 300, com 7.8% ao ano e sem entrada no "obaoba" do credito. O exemplo melhorou agora?
Alem do que ser SEM entrada é melhor pro exemplo da compra...porque se considerar 50k de entrada, entao ao inves da entrada voce aplicaria esses 50k desde o primeiro dia...e ao longo de 10 anos a conta seria BEM mais desfavoravel a compra. De fato, 50 mil aplicados por 10 anos viram 175.000 na simulacao LCI.
50 aplicados e mais 2600 por mes por 10 anos viram 750.000 no CDB e passam de 1.000.000 no tesouro direto...compraria 2 casas desse seu exemplo.
Alem disso inovel nao valoriza em media nada, as vezes desvaloriza, as vezes valoriza menos e as vezes valoriza mais. Nao ha "media". So valorizou MESMO nos ultimos anos por causa da farra do credito facil e subsidiado. E essa farra acabou junto com a valorizacao, alias, onde eu moro houve valorizavao de mais de 100% em 4 anos...e DESvalorizacao de uns 15% no ultimo ano por excesso de oferta e falta de crédito.
Mas e se o cara so quer juntar 500 mil pra comprar essa casa daqui 10 anos?
Poe esses mesmos 50.000 e deposita mais mil todo mes...em 10 anos de tesouro direto vai ter mais de 500.000...
A conta é muito simples...tem tesouro com rentabilidade bruta de 20% nos ultimos 12 meses...enquanto financiamento de imovel esta em uns 10% ao ano.
A diferenca entre ganhar 20% sobre seu dinheiro ou pagar 10% sobre um dinheiro que nao tem, é o que permite alugar, investir...e ainda sobrar um belo troco com o mesmo valor que teria pra comprar... OU alugar e investir e precisar MENOS dinheiro e renda pra atingir o mesmo objetivo!

abs
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.621
Reações
9.295
Pontos
1.304
comprar o ap por 350 ou alugar por 1300 mensais.
Você é daqui da cidade, recebemos um apartamento no centro de blumenau, tem entrada pela Beira Rio e pela XV, perto da Igreja Matriz. Predio antigo. To reformando pra alugar, como é inventário e queremos nos livrar de pagar condomínio logo, pretendo alugar por cerca de 1.300 com condominio incluso pra alugar rápido. É um 2 quartos + dependencias de empregada (quartinho e banheiro). Tirando a margem da imobiliaria e condomínio (R$ 650) vai nos sobrar R$ 550,00 reais. O apt foi comprado pelo falecido no ano passado por 150k. Aí você vê a m**** que é, pra quem acha que imóvel é sinonimo de valorização infinita. É um verdadeiro elefante branco.

Imóvel é uma boa como diversificação pra quem tem muito dinheiro, como proteção (impenhorabilidade do único imóvel) pra quem tem pouco dinheiro, mas pro resto não acho tanta vantagem. Falta de liquidez é um problema sério. Sobre valorização é relativo, ele vai manter parte do poder de compra mas se os imóveis estagnarem (o que significa perdendo valor em relação a inflação) o seu também vai estagnar. Eu já fiz a cagada de comprar imóvel pela primeira e última vez na vida, já perdi cerca de 90k em custo de oportunidade+desvalorização.
 

RubsBR

Bam-bam-bam
Mensagens
2.638
Reações
1.963
Pontos
204
Eu financiei 300, com 7.8% ao ano e sem entrada no "obaoba" do credito. O exemplo melhorou agora?
Alem do que ser SEM entrada é melhor pro exemplo da compra...porque se considerar 50k de entrada, entao ao inves da entrada voce aplicaria esses 50k desde o primeiro dia...e ao longo de 10 anos a conta seria BEM mais desfavoravel a compra. De fato, 50 mil aplicados por 10 anos viram 175.000 na simulacao LCI.
50 aplicados e mais 2600 por mes por 10 anos viram 750.000 no CDB e passam de 1.000.000 no tesouro direto...compraria 2 casas desse seu exemplo.
Alem disso inovel nao valoriza em media nada, as vezes desvaloriza, as vezes valoriza menos e as vezes valoriza mais. Nao ha "media". So valorizou MESMO nos ultimos anos por causa da farra do credito facil e subsidiado. E essa farra acabou junto com a valorizacao, alias, onde eu moro houve valorizavao de mais de 100% em 4 anos...e DESvalorizacao de uns 15% no ultimo ano por excesso de oferta e falta de crédito.
Mas e se o cara so quer juntar 500 mil pra comprar essa casa daqui 10 anos?
Poe esses mesmos 50.000 e deposita mais mil todo mes...em 10 anos de tesouro direto vai ter mais de 500.000...
A conta é muito simples...tem tesouro com rentabilidade bruta de 20% nos ultimos 12 meses...enquanto financiamento de imovel esta em uns 10% ao ano.
A diferenca entre ganhar 20% sobre seu dinheiro ou pagar 10% sobre um dinheiro que nao tem, é o que permite alugar, investir...e ainda sobrar um belo troco com o mesmo valor que teria pra comprar... OU alugar e investir e precisar MENOS dinheiro e renda pra atingir o mesmo objetivo!

abs

De fato um imóvel pode até desvalorizar, mas também pode valorizar bem mais que os 5%, como vc mesmo disse. Isso depende de uma série de fatores que variam de acordo com a localização do bem e às condições do crédito habitacional no mercado. E há sim um índice de média, o fipezap.
Enfim, como qualquer investimento, tem que estudar o mercado e saber gerenciar os riscos.
Mas a minha intenção era apenas mostrar um outro ponto de vista sobre as máximas "sempre vale a pena morar de aluguel" e que imóvel é apenas um "local para morar ou alugar".
 
Ultima Edição:

Moonwalker_BR

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
1.523
Pontos
224
Além disso tem também a cobertura para terceiros...por mais que seja um ótimo piloto, podem ocorrer situações que fogem de seu controle....e pode ocorrer de atropelar alguém....

@Nicko aquela cobertura "RCFV Danos Corporais" é que cobre essa situação? O seguro paga esse valor em caso de atropelamento com invalidez? Não sei pq mas achava que era só em caso de acidente de carro, ou seja, a vítima estar em outro carro... Mas então é válida para pedestres tb?
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.055
Pontos
1.774
@Nicko aquela cobertura "RCFV Danos Corporais" é que cobre essa situação? O seguro paga esse valor em caso de atropelamento com invalidez? Não sei pq mas achava que era só em caso de acidente de carro, ou seja, a vítima estar em outro carro... Mas então é válida para pedestres tb?
Olá meu amigo.
Sim também é valida para pedestres ou qualquer vítima em que o condutor do veículo (segurado) cause danos corporais, não precisa ser necessariamente um pedestre.
Exemplo: O condutor perde o controle do veículo acaba entrando com o mesmo dentro de um bar cheio de gente. As vítimas o seguro pode pagar com danos corporais, até o limite contratado.
Na minha opinião é uma das principais coberturas e é uma das mais baratas.

Nestes casos funciona assim, por lei, vítimas de trânsito recebem indenização pelo DPVAT (2,8 mil de despesas médicas/hospitalares e R$ 13 mil de morte/invalidez).
Porém em casos de morte ou despesas médicas facilmente pode ultrapassar esse valor.
Uma pessoa atropelada que tenha que usar uma prótese por exemplo, ou ainda alguém que fique cego após o atropelamento.
Então como saber qual valor pagar?
Se é tratamento a vítima com o segurado/seguradora podem fazer um acordo extra-judicial.
Porém em casos de morte é preciso envolver a justiça...então se o JUIZ por exemplo decretar uma indenização de R$ 300 mil pela morte de alguém...e você contratou só R$ 50 mil de cobertura há terceiros...Bem...o seguro paga os R$ 50 mil e o restante sai do seu bolso mesmo.
R$ 50 mil normalmente é a cobertura mínima, recomendo contratar a maior possível.
Normalmente até R$ 600 mil é possível contratar sem maiores dificuldades. Valores maiores que este é preciso solicitar uma liberação especial, mas é possível contratar acima de 1 milhão se for o caso.
 
Topo Fundo