A questão não é essa. O problema é q é tão desbalanceado que acaba com a experiência de quem escolhe uma vocação "inferior".
Warrior nesse jogo só serve para fazer um min-max em outras vocações e tem apenas 3 skills com utilidade extremamente limitada. É horrível contra adversários grandes, o que tira praticamente todo o prazer de jogar o conteúdo da Bitterblack.
Abçs.
Acho que o que precisava ser balanceado já foi balanceado na versão Dark Arisen, tiraram uns bugs, coisas muito apelativas e tal.
Mas se ficar podando tudo chega uma hora que sobra nada, esse tipo de "defeito" faz parte da personalidade do próprio game.
É tipo o caso do Magikarp do Pokemon, ele não é balanceado e mesmo assim UM MONTE de gente pega ele pra treinar (e ele não aguenta lutar sozinho nem contra um metapod) simplesmente pq tem todo um lance de curtir transformar um bicho completamente inutil em um bicho que é capaz de ser alguem na vida (e o Gyarados nem é apelão, 1 golpe eletrico e toma 4x de dano), isso gera uma identidade pro game e as pessoas que jogaram compartilham a experiencia de ter feito um magikarp virar algo útil.
Baldur's Gate é um game que tinha vários parceiros "desbalanceados", alguns bem mais forte que outros enquanto alguns eram bem abaixo da média mas 'dava pra jogar'.
Quando você conversa com quem zerou o Baldur's Gate esse tipo de coisa adiciona personalidade aos parceiros da party pq alguns são naturalmente dependentes, outros podem sozinhos resolver qualquer combate sem os outros... uso Baldur's Gate de exemplo pq saiu o remaster dele, nessa versão a empresa que fez (que foi outra, não foi a equipe original) resolveu balancear o jogo e isso meio que tirou caracteristicas pelas quais os personagens eram reconhecidos, é tipo você jogar Pokemon e quando você jogar com um Metapod se sentir igual quando esta jogando com um Oddish ou Bellsprout pq deixaram ele forte.
Particularmente não gosto dessas classes mais lentas do jogo, mas quem joga fazendo 'roleplay' de Berserk montando o Guts se diverte apesar dos pesares, acho que o importante é a classe ter o "feeling" que ela deveria ter do que todo mundo ter só mudança visual nos golpes mas na prática ser tudo igual e equilibrado.
Por mais que Magic Archer seja a mais forte eu nem uso a classe.
Na verdade pra deixar o jogo bem fácil nem precisa escolher uma classe, só colocar no easy que todo mundo fica overpower.
Eu realmente defendo a ideia de que jogos singleplayer devem ser desbalanceados se isso contribuir com uma experiencia diferenciada, é tipo o orgulho de passar o ginário de Pewter usando um Charmander ou o Pikachu
Então acho que
Dragon's Dogma traduz muito bem esse estilo oldschool dos games.