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Tópico Oficial - OuterSpace Game Design

LucianoBraga

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sephius

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Também acho que seria melhor ter múltiplos tópicos em pastas diferentes. Posso criar um aqui como uma espécie de dev log e os outros ficam mais para anúncios e novidades.

Eu acho que os jogos do pessoal aqui deveriam ficar fixados e deveria haver algum tipo de padrão no primeiro post. Com uma fixa com dados técnicos, gênero, plataforma, engine usada e etc.

No tópico do The Light of the Darkness eu posso postar alguns links de processos do jogo, como o antigo GDD dele, o quadro no Trello e outras coisas.

Acho que pode funcionar.
 


gamermaniacow

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Eu acho que os jogos do pessoal aqui deveriam ficar fixados e deveria haver algum tipo de padrão no primeiro post. Com uma fixa com dados técnicos, gênero, plataforma, engine usada e etc.

Isso na verdade é uma boa ideia para um tópico "índice" na consoles, listando o jogo da galera do forum, e com links para outros tópicos, como um oficial ou dev diary

Alguém se habilita?
 

LucianoBraga

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Fixar tudo prejudica a visualização do conteúdo da pasta no médio prazo.
Mais inteligente um índice.
 

Maner

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Oloco, pasta nova pra nóis floodar. :klol

Agora vamos manter o tópico vivo, hein.
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
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Faltou no inicio do tópico as 3 ferramentas principais de modelagem 3d atuais no mercado.
A ferramenta FREE Blender3D, más poderossissíma, da pra fazer quase tudo que as outras ferramentas comercias.
Ferramenta Maya, mais usada em filmes, para criação de efeitos CGI, também usada em games, ferramenta comercial, com sistema licença anuais de alguns 3~2 mil temers.
E por último a ferramenta 3D Max, largamente usada por grandes empresas de games, faz parte da mesma empresa Autocad que e dona do Maya e 3D Max, com sistema de licenças anuais variando de 1500~2 mil temers.

Porque eu tô dizendo isso? 90% dos games atuais são baseados em cenários poligonais tridimensionais, ou seja modelos 3D, e um modelo 3d não nasce por sí só, tem que ter alguma ferramenta de modelagem, ou caso você seja muito rico, existem bibliotecas de modelos de games (games pack) que você compra tudinho,e monta seu game, com modelos pré-animados. Um game não é feito só de game engine e programação, modelação e uma parte fundamental do seu game. Caso você vá fazer game em 2D com sprites, ignore tudo que eu cabei de dizer :ksafado.

Claro que minhas informações são vagas, e superficiais e com certeza ira aparecer um ultra especialista formado em games com deuso kojima em pessoa para me trollar, ops confrontar.
 

gamermaniacow

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Faltou no inicio do tópico as 3 ferramentas principais de modelagem 3d atuais no mercado.
A ferramenta FREE Blender3D, más poderossissíma, da pra fazer quase tudo que as outras ferramentas comercias.
Ferramenta Maya, mais usada em filmes, para criação de efeitos CGI, também usada em games, ferramenta comercial, com sistema licença anuais de alguns 3~2 mil temers.
E por último a ferramenta 3D Max, largamente usada por grandes empresas de games, faz parte da mesma empresa Autocad que e dona do Maya e 3D Max, com sistema de licenças anuais variando de 1500~2 mil temers.

Porque eu tô dizendo isso? 90% dos games atuais são baseados em cenários poligonais tridimensionais, ou seja modelos 3D, e um modelo 3d não nasce por sí só, tem que ter alguma ferramenta de modelagem, ou caso você seja muito rico, existem bibliotecas de modelos de games (games pack) que você compra tudinho,e monta seu game, com modelos pré-animados. Um game não é feito só de game engine e programação, modelação e uma parte fundamental do seu game. Caso você vá fazer game em 2D com sprites, ignore tudo que eu cabei de dizer :ksafado.

Claro que minhas informações são vagas, e superficiais e com certeza ira aparecer um ultra especialista formado em games com deuso kojima em pessoa para me trollar, ops confrontar.

Resolvi não focar em softwares especificos. Teria de falar também de manipuladores de imagens, criador de vetores, animação, UV mapping, Light Maps, compiladores, mixers de aúdio... É uma serie de software que se faz um game, e todos são relativos conforme a área e escopo do projeto.

Mas sobre esses softwares comentado, apesar dos 3 serem os padrões da indústria, acho a interface e usabilidade de ambos péssimos. Uso o Cinema 4D e o Modo.
 

Berserk.of.Niflheim

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Aê carai!!

Pasta cheirando a limpa. Bora fazer valer aqui.

Pretendo voltar ao tópico pois muito me interessa GD, não é atoa que estudei isso.

Tô pensando em criar um tópico aqui na pasta sobre arte voltada pra games, falar o que eu sei e concentrar em quem quer focar nessa carreira. O tópico de artes do VT é muito abrangente no caso, inclusive a maioria lá é ilustrador e artistas em geral.

Seria legal poder debater exclusivamente concept art e design, que são minha área e carreira, com quem gosta disso. Principalmente ensinar os mais novos que não sabem como começar. O que acham?
 

gamermaniacow

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Aê carai!!

Pasta cheirando a limpa. Bora fazer valer aqui.

Pretendo voltar ao tópico pois muito me interessa GD, não é atoa que estudei isso.

Tô pensando em criar um tópico aqui na pasta sobre arte voltada pra games, falar o que eu sei e concentrar em quem quer focar nessa carreira. O tópico de artes do VT é muito abrangente no caso, inclusive a maioria lá é ilustrador e artistas em geral.

Seria legal poder debater exclusivamente concept art e design, que são minha área e carreira, com quem gosta disso. Principalmente ensinar os mais novos que não sabem como começar. O que acham?

Vamo fazer acontecer

Sobre arte voltada para games, já vi muitas palestras e me parece que muitos artistas trabalham mais como artistas e não como designers.
A arte deve encaixar com o design do jogo, por necessidade, e vice versa. Um influencia o outro.

Vejo muito pouco conteudo abrangendo a ideia de arte x level design, que é a coisa que mais me fascina em todo o desenvolvimento de jogos
Acredito que nesses cursos profissionais de escolas de artes renomadas voltadas para games devem falar sobre isso.

Se pegar essa vibe, seria um ótimo tópico.
 

Berserk.of.Niflheim

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Vamo fazer acontecer

Sobre arte voltada para games, já vi muitas palestras e me parece que muitos artistas trabalham mais como artistas e não como designers.
A arte deve encaixar com o design do jogo, por necessidade, e vice versa. Um influencia o outro.

Vejo muito pouco conteudo abrangendo a ideia de arte x level design, que é a coisa que mais me fascina em todo o desenvolvimento de jogos
Acredito que nesses cursos profissionais de escolas de artes renomadas voltadas para games devem falar sobre isso.

Se pegar essa vibe, seria um ótimo tópico.
É na verdade concept art não é arte de fato. É puro design, e arte é uma ferramenta que tu usa pra expressar tuas ideias.

Muita gente confunde arte e design. E são duas coisas completamente diferentes.
 

Vaçago

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É na verdade concept art não é arte de fato. É puro design, e arte é uma ferramenta que tu usa pra expressar tuas ideias.

Muita gente confunde arte e design. E são duas coisas completamente diferentes.
Pra simplificar para leigos eu digo que faço desenhos, rs.
 

DrMagnet

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Queria colocar uma questão bem básica aqui, mas que é o que está me impedindo de começar a desenvolver minhas idéias :
Como passar das dificuldades iniciais de um projeto.

No início, é muito complicado se organizar, se motivar, quando não se tem nada palpável pronto, pelo menos é o que tenho sentido.
Alguém mais passa por isso? Como superam essas dificuldades?
 

Macbee

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Queria colocar uma questão bem básica aqui, mas que é o que está me impedindo de começar a desenvolver minhas idéias :
Como passar das dificuldades iniciais de um projeto.

No início, é muito complicado se organizar, se motivar, quando não se tem nada palpável pronto, pelo menos é o que tenho sentido.
Alguém mais passa por isso? Como superam essas dificuldades?
Engraçado você escrever isso - porque sempre me pareceu que essa fase inicial é o momento em que todo mundo mais se empolga. Depois que o negócio começa (e fica complicado) é que o povo desanima (e muitas vezes desiste).
 

DrMagnet

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Engraçado você escrever isso - porque sempre me pareceu que essa fase inicial é o momento em que todo mundo mais se empolga. Depois que o negócio começa (e fica complicado) é que o povo desanima (e muitas vezes desiste).
Haha, será que sou o único?
Pensei em aproveitar essa pasta e talvez fazer um developer diary, pra talvez me forçar a continuar desenvolvendo.

Minha dificuldade é dar uma forma incial ao projeto.
Demorei meses pra me decidir sobre a engine, depois que decidi pela unity, levei tempos para decidir se queria fazer 3D ou 2D.
Agora falta eu decidir como será desenhado o mapa, considerando que farei em 3D.
Sem essas coisas bem definidas, levo tempos entre cada passo do processo de criação.
 

Macbee

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Haha, será que sou o único?
Pensei em aproveitar essa pasta e talvez fazer um developer diary, pra talvez me forçar a continuar desenvolvendo.

Minha dificuldade é dar uma forma incial ao projeto.
Demorei meses pra me decidir sobre a engine, depois que decidi pela unity, levei tempos para decidir se queria fazer 3D ou 2D.
Agora falta eu decidir como será desenhado o mapa, considerando que farei em 3D.
Sem essas coisas bem definidas, levo tempos entre cada passo do processo de criação.
Não deve ser o único, só achei curioso porque normalmente vejo o contrário.

Talvez seja uma boa criar um tópico pro seu projeto, só não ficou bem claro se essa etapa inicial demora por desânimo ou se é porque você fica pensando/decidindo como vai ser o jogo.
Se for a segunda opção, nem deveria ficar tão preocupado porque é normal o processo de elaboração ser demorado mesmo.
 

DrMagnet

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Não deve ser o único, só achei curioso porque normalmente vejo o contrário.

Talvez seja uma boa criar um tópico pro seu projeto, só não ficou bem claro se essa etapa inicial demora por desânimo ou se é porque você fica pensando/decidindo como vai ser o jogo.
Se for a segunda opção, nem deveria ficar tão preocupado porque é normal o processo de elaboração ser demorado mesmo.
Acho que criando o tópico me ajudará mas duas partes do problema, ajudará a ter ajudas externas para decidir as melhores soluções, e algo para sempre atualizar para talvez me ajudar a vencer o desânimo(ou procrastinação)

Estou com muito tempo livre, o que me fode é essa dificuldade de começar
 
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gamermaniacow

Togges
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Queria colocar uma questão bem básica aqui, mas que é o que está me impedindo de começar a desenvolver minhas idéias :
Como passar das dificuldades iniciais de um projeto.

No início, é muito complicado se organizar, se motivar, quando não se tem nada palpável pronto, pelo menos é o que tenho sentido.
Alguém mais passa por isso? Como superam essas dificuldades?

Vc tem algum conhecido que entenda bastante de jogo? Se sim, explique pra ele.
Caso não, faça aquela básica explicação sobre os fortes do seu projeto para alguem leigo, e veja o que acham

Usar o forum para ter feedback é uma opção, mas vc tem que definir seu público muito bem, pois se não vai cair na trap de escutar a todos e virar um frankeinstein. Se for criar um tópico, coloque aqui nessa pasta e não na consoles.

Sobre a estruturação do projeto, escreva um GDD, ajuda muito quando se parece estar perdido. Nem precisa seguir um modelo, detalhe os pontos mais importantes do design do projeto
Faça umas concepts e rascunhos tbm, wireflows, etc...
Perca o tempo necessário para solucionar toda a parte conceitual do projeto, é de longe a mais importante

Mas ficarei feliz em ajudar com qualquer coisa.
 
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DrMagnet

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Vc tem algum conhecido que entenda bastante de jogo? Se sim, explique pra ele.
Caso não, faça aquela básica explicação sobre os fortes do seu projeto para alguem leigo, e veja o que acham

Usar o forum para ter feedback é uma opção, mas vc tem que definir seu público muito bem, pois se não vai cair na trap de escutar a todos e virar um frankeinstein. Se for criar um tópico, coloque aqui nessa pasta e não na consoles.

Sobre a estruturação do projeto, escreva um GDD, ajuda muito quando se parece estar perdido. Nem precisa seguir um modelo, detalhe os pontos mais importantes do design do projeto
Faça umas concepts e rascunhos tbm, wireflows, etc...
Perca o tempo necessário para solucionar toda a parte conceitual do projeto, é de longe a mais importante

Mas ficarei feliz em ajudar com qualquer coisa.
O tópico no caso seria nessa pasta mesmo, na consoles sei que viraria bagunça, haha.
A mecânica principal do jogo está bem definida, o que falta é decidir quais são as técnicas de programação que vão me fazer implementar ela mais fácil.
Vou ver se converso com um amigo meu que também tem interesse e vejo o que ele acha.

E obrigado, pode ter certeza de que se isso for pra frente precisarei de ajuda.
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
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Vô aproveitar umas férias ai chegando, vou mergulhar fundo em desenvolvimento de games, ja tenho aqui 60 GB de tutoriais, de modelagem 3d, texturização, animação, game engine e progamação, suficiente pra criar um jogo de terror 3d estilo slender, e também fazer algumas animações usando pessoas modelos 3d de pessoas reais. Vai ser 30 dias de férias, vai ser osso resistir a tentação do dotinha, más, vamos lá, tenho tudo nas minhas mãos agora, so falta botar tudo em prática, tudo na vida precisa de sacrificios pra conseguir algo grandioso, pessoas que se matam estudando pra concurso, madrugando , se f**end0, por que eu não posso fazer o mesmo pra games?
E SIM eu VOU! Um grande problema nosso é negligenciar a nós mesmos, ter pena da gente, não, TEM QUE SE FUDER MESMO, estudando, criar barba, ficar sem tomar banho mesmo 24h ligado, só assim aprende, então é isso, desculpe o meu desabafo motivacional, mas eu estou precisando dar um basta, da uma guinada na minha vida.
 

Nolifeking

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Sei bem como se sente, amigo. Estudei três anos essa b*sta pra me formar e não botar em prática. Toda semana eu digo pra mim mesmo que vou começar a produzir na segunda, mas é foda.
 

gamermaniacow

Togges
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mas como assim nao concordou?
tem alguns exemplos que vc acha que mereciam ser citados e não foram?

O sistema do Darkest Dungeon nem é tão inovador assim, e o ponto que ele comentou dos status serem representados por números é justamente o que achei que estragou o jogo, parece tão robotico e menos humano.
Oxenfree é um sistema bem pratico e responsivo, mas é justamente nesse ponto que o jogo falha também, apresentando dialogos atrás de dialogos.
Superhot é realmente inovador, mas achei o jogo muito simplorio, parece uma tech demo.
E por fim, o ellusive target do HITMAN já existia no Absolution, e sinceramente, achei absolutamente sem graça. Repeteco com random targets...

Na minha visão inovador não é simplesmente um conceito, mas também a aplicação. Seguindo essa linha do vídeo No Man's Sky merecia estar na lista, não importa se foi bem aplicado
O vídeo dele do ano passado foi muito mais coerente.

Por exemplo, pensando rapidamente eu colocaria The Witness e The Last Guardian.
 
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