- Mensagens
- 50.279
- Reações
- 175.730
- Pontos
- 2.234
@LucianoBraga, seria uma boa mover este tópico aqui para a Nova Pasta de Desenvolvimento e Jogos
Agora não fica mais misturado com a Consoles
Feito.
Passa os links que eu transfiro.
Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!
@LucianoBraga, seria uma boa mover este tópico aqui para a Nova Pasta de Desenvolvimento e Jogos
Agora não fica mais misturado com a Consoles
Acho que é bom manter o topico na consoles, pra ter mais visualização, e um lá pra informações mais tecnicas, como um dev diary, dai isso é com o @sephius
Acho que é bom manter o topico na consoles, pra ter mais visualização, e um lá pra informações mais tecnicas, como um dev diary, dai isso é com o @sephius
@LucianoBraga
Estava me referinco ao tópico do Luz na Escuridão.Manter esse na consoles, no caso?
Estava me referinco ao tópico do Luz na Escuridão.Manter esse na consoles, no caso?
Feito.
Passa os links que eu transfiro.
Vou tentar achar os tópicos,e contactar os manos tbm (pra ver se eles aceitam).Acho que é bom manter o topico na consoles, pra ter mais visualização, e um lá pra informações mais tecnicas, como um dev diary, dai isso é com o @sephius
@LucianoBraga
Eu acho que os jogos do pessoal aqui deveriam ficar fixados e deveria haver algum tipo de padrão no primeiro post. Com uma fixa com dados técnicos, gênero, plataforma, engine usada e etc.
Faltou no inicio do tópico as 3 ferramentas principais de modelagem 3d atuais no mercado.
A ferramenta FREE Blender3D, más poderossissíma, da pra fazer quase tudo que as outras ferramentas comercias.
Ferramenta Maya, mais usada em filmes, para criação de efeitos CGI, também usada em games, ferramenta comercial, com sistema licença anuais de alguns 3~2 mil temers.
E por último a ferramenta 3D Max, largamente usada por grandes empresas de games, faz parte da mesma empresa Autocad que e dona do Maya e 3D Max, com sistema de licenças anuais variando de 1500~2 mil temers.
Porque eu tô dizendo isso? 90% dos games atuais são baseados em cenários poligonais tridimensionais, ou seja modelos 3D, e um modelo 3d não nasce por sí só, tem que ter alguma ferramenta de modelagem, ou caso você seja muito rico, existem bibliotecas de modelos de games (games pack) que você compra tudinho,e monta seu game, com modelos pré-animados. Um game não é feito só de game engine e programação, modelação e uma parte fundamental do seu game. Caso você vá fazer game em 2D com sprites, ignore tudo que eu cabei de dizer .
Claro que minhas informações são vagas, e superficiais e com certeza ira aparecer um ultra especialista formado em games com deuso kojima em pessoa para me trollar, ops confrontar.
Aê carai!!
Pasta cheirando a limpa. Bora fazer valer aqui.
Pretendo voltar ao tópico pois muito me interessa GD, não é atoa que estudei isso.
Tô pensando em criar um tópico aqui na pasta sobre arte voltada pra games, falar o que eu sei e concentrar em quem quer focar nessa carreira. O tópico de artes do VT é muito abrangente no caso, inclusive a maioria lá é ilustrador e artistas em geral.
Seria legal poder debater exclusivamente concept art e design, que são minha área e carreira, com quem gosta disso. Principalmente ensinar os mais novos que não sabem como começar. O que acham?
É na verdade concept art não é arte de fato. É puro design, e arte é uma ferramenta que tu usa pra expressar tuas ideias.Vamo fazer acontecer
Sobre arte voltada para games, já vi muitas palestras e me parece que muitos artistas trabalham mais como artistas e não como designers.
A arte deve encaixar com o design do jogo, por necessidade, e vice versa. Um influencia o outro.
Vejo muito pouco conteudo abrangendo a ideia de arte x level design, que é a coisa que mais me fascina em todo o desenvolvimento de jogos
Acredito que nesses cursos profissionais de escolas de artes renomadas voltadas para games devem falar sobre isso.
Se pegar essa vibe, seria um ótimo tópico.
Pra simplificar para leigos eu digo que faço desenhos, rs.É na verdade concept art não é arte de fato. É puro design, e arte é uma ferramenta que tu usa pra expressar tuas ideias.
Muita gente confunde arte e design. E são duas coisas completamente diferentes.
faz um desenho meu?Pra simplificar para leigos eu digo que faço desenhos, rs.
comassim?faz um desenho meu?
comassim?
Ah bom. O que eu ouço é "faz um desenho pra mim?"
Clássica pergunta que as pessoas fazem quando ouvem que você desenha.
Ou o tio que diz que você "mexe com designer" e pede pra você fazer cartão de visita com a logo podre dele.faz um desenho meu?
Ou o tio que diz que você "mexe com designer" e pede pra você fazer cartão de visita com a logo podre dele.faz um desenho meu?
Engraçado você escrever isso - porque sempre me pareceu que essa fase inicial é o momento em que todo mundo mais se empolga. Depois que o negócio começa (e fica complicado) é que o povo desanima (e muitas vezes desiste).Queria colocar uma questão bem básica aqui, mas que é o que está me impedindo de começar a desenvolver minhas idéias :
Como passar das dificuldades iniciais de um projeto.
No início, é muito complicado se organizar, se motivar, quando não se tem nada palpável pronto, pelo menos é o que tenho sentido.
Alguém mais passa por isso? Como superam essas dificuldades?
Haha, será que sou o único?Engraçado você escrever isso - porque sempre me pareceu que essa fase inicial é o momento em que todo mundo mais se empolga. Depois que o negócio começa (e fica complicado) é que o povo desanima (e muitas vezes desiste).
Não deve ser o único, só achei curioso porque normalmente vejo o contrário.Haha, será que sou o único?
Pensei em aproveitar essa pasta e talvez fazer um developer diary, pra talvez me forçar a continuar desenvolvendo.
Minha dificuldade é dar uma forma incial ao projeto.
Demorei meses pra me decidir sobre a engine, depois que decidi pela unity, levei tempos para decidir se queria fazer 3D ou 2D.
Agora falta eu decidir como será desenhado o mapa, considerando que farei em 3D.
Sem essas coisas bem definidas, levo tempos entre cada passo do processo de criação.
Acho que criando o tópico me ajudará mas duas partes do problema, ajudará a ter ajudas externas para decidir as melhores soluções, e algo para sempre atualizar para talvez me ajudar a vencer o desânimo(ou procrastinação)Não deve ser o único, só achei curioso porque normalmente vejo o contrário.
Talvez seja uma boa criar um tópico pro seu projeto, só não ficou bem claro se essa etapa inicial demora por desânimo ou se é porque você fica pensando/decidindo como vai ser o jogo.
Se for a segunda opção, nem deveria ficar tão preocupado porque é normal o processo de elaboração ser demorado mesmo.
Queria colocar uma questão bem básica aqui, mas que é o que está me impedindo de começar a desenvolver minhas idéias :
Como passar das dificuldades iniciais de um projeto.
No início, é muito complicado se organizar, se motivar, quando não se tem nada palpável pronto, pelo menos é o que tenho sentido.
Alguém mais passa por isso? Como superam essas dificuldades?
O tópico no caso seria nessa pasta mesmo, na consoles sei que viraria bagunça, haha.Vc tem algum conhecido que entenda bastante de jogo? Se sim, explique pra ele.
Caso não, faça aquela básica explicação sobre os fortes do seu projeto para alguem leigo, e veja o que acham
Usar o forum para ter feedback é uma opção, mas vc tem que definir seu público muito bem, pois se não vai cair na trap de escutar a todos e virar um frankeinstein. Se for criar um tópico, coloque aqui nessa pasta e não na consoles.
Sobre a estruturação do projeto, escreva um GDD, ajuda muito quando se parece estar perdido. Nem precisa seguir um modelo, detalhe os pontos mais importantes do design do projeto
Faça umas concepts e rascunhos tbm, wireflows, etc...
Perca o tempo necessário para solucionar toda a parte conceitual do projeto, é de longe a mais importante
Mas ficarei feliz em ajudar com qualquer coisa.
Não concordei com toda a lista do marquinhos :/
mas como assim nao concordou?
tem alguns exemplos que vc acha que mereciam ser citados e não foram?