Exato amigo, km de estrada é km de giro baixo e motor trabalhando sempre no mesmo tempo. Existe esse mito que hoje em dia motor de baixa cilindrada é igual o de alta cilindrada, que vai durar a mesma coisa e por ai vai.
Na "teoria" um motor de baixa cilindrada não vai durar o mesmo que um de alta cilindrada, pelo simples fato que um motor 1.0 foi feito para trabalhar com giro alto, logo o desgaste do mesmo é maior que um motor com cilindrada alta onde vc pode rodar a maior parte do tempo em rotações baixas.
PORÉM o mais importante, o condutor, de nada adianta ter um 4.1 e sair arrebentando as marchas e deixando o motor sempre girar alto, vai durar muito menos que um carro com cilindrada inferior.
O exemplo do amigo
do Marea 2.4 eu não acho muito válido, pois o Marea aqui no Brasil terra dos bananas que não cuidam de carro, é um projeto complicado para o público brasileiro e por isso temos tantos mareas problemáticos.
Eu teria um Marea tranquilamente, mas nessa altura do campeonato não da p saber absolutamente nada de como o carro vem sendo cuidado durante esses anos que já saiu da Fiat. Ai cai no que eu disse, de nada adianta ter uma cilindrada alta e um motorista jumento.
E volto a dizer que isso é na teoria sobre as cilindradas e tb vai da sorte, matérias prima utilizada na confecção de todo o conjunto do motor, lubrificantes, etc.