O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Uma volta ao passado! Quando vocês descobriram a emulação? Quais sites visitavam na época?

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Comecei no ps1, com um disco que vinha alguns games de nes junto com outras aberrações.
Como exemplo, mario ''bojo'' onde você andava sentado numa privada, as moedas eram papeis higienicos e quando pegava a planta ele literalmente jogava projeteis de m****.
Isso em 2006
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.400
Reações
16.989
Pontos
1.053
Primeiro contato foi muito antes de saber o que era emulador, meu primo tinha o Yellow e o Gold em japonês no emulador SMYGB. Aí quando ganhei meu primeiro PC em 2004, uma das primeiras coisas que queria era jogar Pokémon (gostava tanto que comprava tudo, revista, cereal, chiclete, pão, miojo, etc..., mas eu não tinha NET pra assistir :klol). Demorei um bom tempo pra descobrir como funcionava essa tal de emulação, acho que o primeiro lugar que achei sobre isso foi no site fliperama, tinha jogos flash, demos de jogos pra PC e tenho certeza que tinha uma seção de emuladores que tinha alguns links para onde baixar roms. Consegui baixar o VBA e depois fui nos links pra baixar as roms, se não me engano o primeiro jogo foi o Pokémon Red, até me surpreendi quando vi que era em preto e branco. Depois disso, fui baixar os de GBC, não lembro o motivo, mas o único lugar que consegui baixar os jogos foi em um site italiano, então por um bom tempo eu joguei o Pokémon Giallo e Argento (yellow e silver) :klol Depois disso fui indo atrás, consegui baixar o Mario Kart Super Circuit em alguns desses links e fui aprendendo mais. Depois disso conheci o Oriongames e o Romsparagba (acho que hoje é romsup), baixei muito jogo nesses aí. E depois fui pra SNES jogando no ZSNES, acho que essas eu baixava no mundoemu e roxdownloads.

Nostalgia bateu forte falando disso :klol
 

duke_tolgo

Bam-bam-bam
Mensagens
364
Reações
836
Pontos
268
lembro de ter visto emulador de mega drive rodando na casa de um amigo meu, aquilo pra mim foi algo inacreditável!!! por que jamais sonharia que algum dia poderia jogar mega drive ou um snes em um computador, isso já era algo que eu sonhava muito antes de existir a emulação... os primeiros emuladores que joguei foram justamente o mega drive,( kgen98 e genecyst) com algumas rons, e o emulador do snes (não lembro mais o nome do emulador) mais a emulação não era tão boa quanto ao do mega drive, ainda não rodava som, e com vários falhas gráficas no jogos... só depois mais pra frente que saiu outro emulador bem melhor onde boa parte do jogos de snes rodavam direito e com áudio, dai por diante comecei a explorar mais o universo dos emuladores, procurando outros sistemas, e acompanhando toda a evolução dos emuladores.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Vou reproduzir aqui, mais uma vez, um post meu lá no Clube da Jogatina do Facebook, como forma de interagir com o pessoal e descobrir histórias interessantes da galera das antigas! Espero que gostem!

21728483_355807461507194_4252391883499132682_n.jpg

Acredito que enorme maioria que frequenta aqui faça uso da emulação para se divertir com consoles antigos. Então, a pergunta hoje é mais do que interessante: quando começaram a emular esses consoles? Qual ano, precisamente? Quais foram os primeiros emuladores que baixaram? E vcs lembram os primeiros sites de emulação que frequentaram?

Eu comecei com esse negócio de emulação em 1999, quando ganhei meu primeiro PC (um Pentium 3 com 64mb de RAM)! Acho que a primeira coisa que eu fiz, ainda nos tempos de internet discada, foi acessar o site do IG e mostrar pra minha mãe hahaha! Mas, naquele mesmo dia, já após a meia noite (lembre-se: pulso único após meia noite), eu adentrei o mundo da internet com meus 50kbps e fui atrás das palavrinhas MEGA DRIVE e EMULADOR no saudoso site do CADÊ!

Como era bem lento, baixar uma ROM de 2 MB era uma vida e demorava horrores, mas era uma vitória sempre que alguma nova ROM chegava e o GET RIGHT avisava no cantinho da tela (alguém mais usava o GET RIGHT?).

Os sites que eu visitava sempre eram o AirBag Emulators, o GDicas, Emulando e também um que até hoje existe e eu ainda uso, que é o saudoso Planetemu! Outro que eu frequentava, geralmente para pegar screenshots ou ver algum final de jogo era o VGMuseum, que também existe até hoje!

Mas, e vocês? Lembram-se de tudo isso? Vamos compartilhar essa experiência interessante, de uma época de ouro que só quem viveu sabe o quanto era sofrido e bom ao mesmo tempo!

Eu comecei no fim de 2001 quando consegui meu primeiro PC que era um usado Duron 850 com 128 de ram.

Mas no meu caso eu já sabia de emulação por uns amigos mas naquela época só um tipo de emulador me atraiu: MAME o rei dos emuladores.
Eu tive clone do nes, mega, snes, ps1 e N64. E tinha acabado de pegar um Dream Cast. Então não tinha ainda saudades de mega, snes, ps1 etc naquela época.

Jogar os games de fliperamas no PC era incrível pois vários jogos ficaram restritos aos arcades e vários outros a versão arcade era bem superior aos consoles.

O primeiro lugar que baixei era roxdownload algo assim. Depois praticamente emuparadise até os dias de hoje.

Só Mais tarde a partir de 2005/2006 comecei a ficar com saudades do mega e snes. A partir de 2011 bate as vezes saudade de uns jogos de ps1.

Até hoje MAME é o emulador que corresponde a metade ou mesmo mais da metade da minha retro jogatina. Depois vem mega, snes juntos.
 

Kelsen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
993
Reações
3.528
Pontos
674
Não li as outras postagens, então talvez esteja repetindo o que alguém já falou.
Não me lembro exatamente o ano, acho que por volta de 96/97/98 mas lembro que era o MAME, o Nesticle e um de Mega acho que era o Genecyst algo assim.
Embora já existisse internet no Brasil era muito restrito ainda o acesso e as roms geralmente eram obtidas por disquetes e cds entre amigos ou compradas.

De qualquer maneira, foi todo um mundo que se abriu. O impacto da emulação pra mim no começo foi muito grande, lembro que era a época em o play 1 estava começando a dominar/dominava o mercado brasileiro mas o mega e o snes ainda eram bastante jogados, então tentando traçar um paralelo com o cenário atual era como se existissem emuladores, que qualquer pc meia boca rodasse de maneira bastante satisfatória, para jogos de play3 e Xbox360.

Esse era o feeling da época.
 

Kelsen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
993
Reações
3.528
Pontos
674
Eu comecei no fim de 2001 quando consegui meu primeiro PC que era um usado Duron 850 com 128 de ram.

Foi meu primeiro PC também e em 2001! Antes eu chupinhava o do meu irmão.
Veio com 98SE e uma das primeiras coisas que fiz foi entupir de emuladores ahaha Ô bichinho guerreiro.
Depois um fiz um upgrade de memória nele, que ficou com 384, instalei o XP e um HD maior, dei um overclock de leve, rodava até N64.

Detalhe: até hoje eu tenho ele em perfeito estado de funcionamento no meu "cantinho nostálgico".
 


Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.542
Reações
18.528
Pontos
1.464
Quando vocês descobriram a emulação?
Um colega nosso ganhou um PC lá pelos idos de 96~97, e certa noite passamos lá e ele tava jogando EVO Search for Eden traduzido. Depois disso, lá por 99, um outro amigo me mostrou um meu de GB onde ele jogava Pokémon Yellow, logo no auge do desenho Pokémon .
Emulador em casa, só quando adquiri meu primeiro PC em 2000, a primeira rom q fui atrás era justamente Pokémon Yellow (não tinha internet em casa ainda, baixei noutro lugar o emu e a rom e levei um disquete p instalar). Cerca de um ano depois, eu já tinha enchido o saco de boa parte dos amigos e parentes q tinham net em casa, finalmente pude instalar internet e baixar todos os jogos q não cabiam um disquete HUE, principalmente NeoGeo e Arcades da Capcom.

Quais sites visitavam na época?
Basicamente dois, a princípio: O EMULANDO e o EMUMANÍACOS. Nessa época se usava o Cadê :klole o Altavista, e era facinho de encontrar roms nesses sites. Joguei tudo q queria, de NES a GBA.
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.210
Reações
63.122
Pontos
1.253
Um dia um amigo chegou com um disquete 1.44 Maxell pra PC e disse.. "Este é o melhor presente da sua vida..."

Lá estavam 3 emuladores em Dos, um de de Atari, o Nesticle (de Nes 8 Bits) e o Kgen (Mega Drive) com um pouco de cada jogo por sistema.... :kbaba

Foi o suficiente para perder um bom tempo de vida social caçando Roms em sites a base de conexão discada (um parto pra achar muitos jogos) que nem devem existir mais, e troca de disquete com amigos que tinham roms e sistemas diferentes... Tenho muitas das Roms daquele extinto disquete rodando nos meus aparelhos até hoje :kfeliz
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.000
Reações
63.775
Pontos
554
1998

Lembro do nesticle, massage (master system), genecyst, K-gen...

Era uma alegria rodar as velharias:ksnif

Passava madrugada baixando rom e jogando

Volta e meia tinham uns sites bons que saíam rapidinho do ar ou tinham os links quebrados, fora a mensagem de deletar a rom em 24 horas, senão dava m**** no computador.
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Comecei na emulação com aqueles cds de 500 jogos de snes e 450 de mega drive ou algo assim. Nem todos rodavam, mas conheci pérolas neles, como warsong (Langrisser) do snes.

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 

Allejo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.340
Reações
1.827
Pontos
854
Não acreditei qd um amigo trouxe um disquete com mame e disse q rodaria Double Dragon identico a maquina :klove

Epoca de conexão discada, demorei umas 3 horas para baixar a rom do Final Fight rs
 

Eye of the Beholder

Bam-bam-bam
Mensagens
1.354
Reações
2.131
Pontos
283
Saudações a todos, caramba estava procrastinando aqui no trabalho e esbarrei com esse tópico ( já lia essa pasta quando estava montando meu Recalbox com Rasp ) e tive que criar uma conta aqui e comentar, por total nostalgia!

Meu primeiro contato com emuladores foi em meados de 1998 na casa de um amigo de colégio que tinha um IBM Aptiva 486 e me mostrou provavelmente o KGEN, o Znes e o Callus 95 que ele tinha conseguido comprando um CD na Uruguaiana ( RJ ), nem preciso dizer que pirei totalmente. Ele tinha um Saturn e quando íamos na casa dele a galera do colégio nem ligávamos pro Saturn, ficávamos jogando no PC a tarde toda ( matando aula a maioria das vezes ) :kpensa

Em 2000 ganhei um Pentium III com 64 de memória Ram e HD de 10 GB e comecei a procurar como um maluco por sites e acessar o MAME.DK que tinha praticamente todas as roms que eu desejava. Tinha o Baú de Jogos ( esse site ainda está ativo ) com resenhas alucinadas e muito loucas de jogos de praticamente todos os sistemas. E quando eu não achava alguma rom pedia pra algum conhecido do Laboratório de Processamento de Dados do colégio ( baixar em casa era um parto, mesmo nos finais de semana com pulso único).

Muito bom relembrar essa época! Abraços a todos.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.756
Reações
4.332
Pontos
703
A primeira vez que descobri foi via CD lotado com roms e o Zsnes, paguei 10 reais e rodava no meu Pentium II, nesse mesmo PC eu usava um controle HORRIVEL conectado na porta paralela, grande e pesado mas compensava a diversão que era jogar no emulador
 

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
734
Reações
907
Pontos
1.034
Meu primeiro contato foi no meu 486 DX2 66mhz em 1995.
Uns amigos dos meus irmãos levaram em casa disquetes 1.44 com o emulador de mega(não lembro se era o Genecyst ou o Kgen.. era o que "sangrava" na tela) e algumas ROMs..
Aquilo foi um choque pra mim na época... Eu já tinha o Mega desde 1991 e vi a oportunidade de jogar vários jogos alí, sem precisar alugar.. a qualidade era até boa... Mas eu percebia diferença pro console.. enfim, me esbaldei..
A minha caça às Roms iniciou em 97, quando meus pais colocaram internet em casa.. aí começou a saga Pokémon.. rs
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.239
Reações
4.043
Pontos
1.109
Conheci a emulação através de revistas antigas em 1997, mas na época não cheguei a baixar emuladores e roms devido a falta de tempo com meus estudos no ensino médio e vestibular e só joguei pela primeira vez em 2003 quando comecei a pesquisar sobre emuladores na net e através de dicas de amigos pessoais que usavam emuladores a mais tempo.

Os sites que frequentava eram o Baú de Jogos com suas resenhas zoadas que eram baseados no humor a moda antiga mas tinha dicas de emuladores mais apropriados para rodar as roms.

Para baixar as roms eu frequentava o Emuasylum,Planet Emulation e Emu Paradise.

O primeiro emulador que usei foi o KGen do Mega Drive e gostava da sua interface que tinha o Genesis II (Mega Drive III no Brasil) e as primeiras roms que baixei nos tempos de banda larga foram Sonic 1,Streets of Rage 2,Alien Storm que tenho os cartuchos até hoje e jogos que só vi em revistas como Alisia Dragoon e Phantasy Star IV.

E depois parti para outras plataformas como NES,SNES que joguei antes e outros que nunca joguei como os Game Boy e PC Engine.

Também foi com os emuladores que tomei gosto por RPG e Strategy RPG porque nos tempos de locadora as mesmas que frequentava não tinha os jogos desse gênero.

Em 2004 tive meu primeiro contato com a emulação oficial através da coletânea Sonic Mega Collection para Gamecube e gostei do trabalho em ter os jogos antigos reunidos em uma única mídia com alguns extras. Esse joguei em uma locadora porque não tinha grana para comprar o console.

Quando o PSP foi destravado logo desenvolveram homebrews e emuladores e ele foi um dos motivos para ter o portátil além de jogos como Crisis Core: Final Fantasy VII e GTA Liberty City Stories.

Ao destravar o portátil o primeiro emulador que usei foi o Master Boy que roda Master System,Game Gear,Game Boy Clássico e Game Boy Color e o primeiro jogo que rodei foi o Sonic 1 do Master System.

Quando ganhei o 3DS de um amigo consegui conectar o portátil na internet e ao acessar o eshop descobri vários jogos de NES e GBA que poderiam ser baixados de novo e logo os baixei entre eles clássicos como Super Mario 1 de NES,Super Mario Land de Game Boy e Mario Kart Super Circuit de GBA.
 

elbandido

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.185
Reações
233
Pontos
784
Bom tópico pra relembrar nossa história de emulação.
Não me recordo muito bem mas o que eu for lembrando vou jogando aqui.
Basicamente era na década de 90(acho que em 99). Comecei no meu K6-2 500 a emular o Znes que um amigo meu tinha me mostrado e, consequentemente "pirei" com a possibilidade de jogar no PC jogos que até então só poderia jogar no vídeo game.
A partir daí comecei a adquirir mais e mais roms e emuladores pela net. Achei alguns sites porém, tinha como referencia o www.euroemu.net. Baixei muita coisa de lá, era simplesmente o melhor. Após sua queda entrei no www.underground-gamer.com que o substituiu com louvor e, hoje em dia fico pelo www.emuparadise.me que também honra todos os retro gamers. Em 1999 era um pouco complicado conseguir rom mas no momento atual existem centenas de sites onde podemos conseguir diversos jogos retro. E viva a banda larga!
 

GameDemon

Supra-sumo
Mensagens
20
Reações
9
Pontos
173
Era 1998, eu possuía uma Mega Drive japonês com a chave de transcodificação, um MSX da Gradiente, e um Playstation. Quase no final do ano consegui comprar um AMD k6II 500, com a famigerada placa mãe PCChips SIS 530 e Windows 98 Second Edition. Foi no camelô na rua Santa Efigênia que vi um DVD com ums 450 jogos do Mega Drive, e outro de Arcade com o emulador MAME. Comprei na hora.

A cada 2 meses ia na galeria pajé e na Santa Efigênia para comprar alguns jogos “alternativos” do Playstation. Quando via algum cartucho pirata do Mega que era interessante eu comprava. Então nas outras vezes que fui adquiri o DVD do SNES, NES, NEO-GEO e PC ENGINE.

No DVD do Mega tinha os emuladores Kgen e Genecyst . No de Arcade tinha o Mame e o Callus 95, que rodava CPS1 e CPS2.

O desempenho dos games de Mega Drive, NES e alguns de SNES e os jogos emulados pelo Callus 95 eram satisfatórios com o Hardware que possuía na época.

O MAME já era um pouco pesado mas tinha alguns games jogáveis. Depois que troquei de micro, comecei a emular o Dreamcast e Nintendo 64. Tempos depois nova troca de micro e passei a emular o Playstation 2. No inicio utilizava controles na porta DB15. Depois seguindo um tutorial, adaptei um controle de Playstation para a porta paralela. Depois utilizei controles USB nativos, hoje utilizo controle de Playstation 2 com adaptador USB. Utilizava sites como o Emulando, Zophar, Emuasylum, Emufrance, Freeroms, EmuDK, Baú de jogos, Neofighters, Emuparadise. Se aventurando pelas madrugadas baixando as roms que eu não tinha, com a conexão discada.

Quando chegou o Speedy no meu bairro a coisa mudou, ai já conseguia baixar isos e jogos de pc completos.Hoje em dia acompanho as noticias sobre emulação e baixo os emuladores atualizados do site EmuCR. Na verdade jogo mais jogos retrô do que atuais, com exceção das franquias de luta como Streetfighter, Mortal Kombat, Injustice...

O principal emulador que utilizo é o Retroarch, por causa dos filtros, e utilizo muito os filtros criados pelo Papangu.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.443
Reações
42.881
Pontos
1.003
N64 com Project 1.6

Terminei boa parte do 64 nesse emulador, tive tambem bastante contato com ND$GBA e PSX, mas atualmente emulo ps2 e dreamcast por diversão
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.696
Reações
2.847
Pontos
1.334
Essa eu me lembro bem. Foi em 2000. Um colega de trabalho, que era argentino, me mostrou na hora do almoço o Commando rodando no micro dele. Cara, era igual a minha lembrança dos fliperamas ! Aí ele me apresentou ao MAME e ao maravilhoso mundo das roms e emuladores. O site que eu mais gostava era o extinto mame.dk que além de ter os games era uma senhor banco de dados sobre todos os jogos de arcade emulados até então. Baixava tudo de lá.

Pouco depois meu irmão me aparece com um CD com o Sonic na capa trazendo uma porrada de roms do Mega Drive e os emuladores KGen e Genecyst. Tinha os dois porque tinha alguns jogos que só rodavam em um deles.

O terceiro e derradeiro golpe no meu coração foi uma coisinha chamada NeorageX. O que era aquilo ? Como dava para jogar Garou, Mark of the Wolves lisinho num Pentium 100 ou 200 ? Esse emulador era uma coisa divina. Leve como uma pluma e rodando a maioria dos jogos de Neo Geo perfeitamente.

A partir daí meu interesse pela emulação disparou e eu pude conhecer diversos jogos e plataformas que eu não conheceria de outra forma, como o PC Engine.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.023
Reações
12.450
Pontos
753
Olha lembrar os sites de emulação que eu procurei na época é difícil.

Só me lembro de usar o Cadê nas buscas.

Não me recordo das páginas de emulação porquê o primeiro emulador que eu fiz funcionar no PC foi o Bleem! 1.6b (PSX) em 2001.

Meu primo tinha um PSX na época e numa das buscas apareceu um link mostrando o emulador funcionando.

Então eu fiquei mais concentrado em conseguir o emulador e testar, por isso não lembro da página em que consegui o mesmo.

O primeiro jogo que emulei foi um disco que peguei emprestado com ele, o jogo da Xena:
37842-Xena_-_Warrior_Princess_[U]-1485225702-thumb.jpg


Daí em diante passei por vários emuladores de vários sistemas.
Fiquei tão impressionado que saí procurando emuladores de outros sistemas e nem me importava onde encontrava as coisas...
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Em 2001 quando tive meu 1º computador (antes disso só jogava PC na casa de primos meus que tinham PC)
virei "PC gamer" e usuário de emuladores desde então


O site que eu mais gostava era o extinto mame.dk que além de ter os games era uma senhor banco de dados sobre todos os jogos de arcade emulados até então. Baixava tudo de lá.

eu lembro do mame.dk , era o único site na época que tinha TODAS as roms de mame existentes disponíveis, depois ele saiu do ar...

alguem aí falou do emulando.com.br , tambem lembro bem dele

bons tempos dos antigos sites simples em html puro
 

Tauron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.075
Reações
28.881
Pontos
703
1999-2000 eu acho, um amigão meu que era "o cara do pc", que sabia de tudo e foi o primeiro do prédio a ter uma internet ultra-rápida ADSL 300mbps que nos enchia de invejinha, me mostrou que era possível emular Snes e Mega, lembro que fiquei alucinado...

O site que esse meu amigo me passou de roms era um site francês muito bom, lembro que aprendi que "télécharger" era download por conta desse site... pqp boas recordações, eu e esse cara zeramos quase todos os rpgs de snes e mega nessa época, trocando informações e usando outra maravilha da época, o incrível gamefaqs...
 

Kimer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.074
Reações
9.799
Pontos
779
Não me lembro qual ano, acho que foi em 2004, mas a primeira vez que eu conheci sobre emulação foi quando eu comprei uma revista que vinha com um CD com alguns joguinhos de PC e alguns emuladores. A revista listava os consoles e os respectivos emuladores que estavam no CD. Mas por algum motivo obscuro eu nunca consegui fazê-los funcionar.
Só passei a experimentar os emuladores para valer no finado site "Fliperama", que tinha demos de jogos para PC, jogos online em flash e uma seção para emuladores, que tinham um pequeno tutorial de como utilizá-los. O primeiro que consegui fazer funcionar foi o Stella, do Atari 2600. Outros emuladores que usei nessa época foram o Snes9X, RockNESX, Visual Boy Advance e uma versão antigassa do MAME. Nem me lembro aonde eu baixava as roms.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.034
Reações
6.914
Pontos
704
Eu acho que tenho roms aqui que remontam a 97, que eu fui transferindo de um pc a outro.
 

Kay-Z

Larva
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
1
Eu descobri na época que tinham lançado o primeiro emulador de Gameboy No$GMB, para DOS, mas meu PC era Windows ME, foi um parto conseguir rodar, usava-se disquete para instalar, e minha mãe tinha medo de que o computador estraga-se, mas como eu não tinha como comprar um Gameboy na época foi uma fase muito feliz da minha vida jogar Pokémon no Computador.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.908
Reações
51.054
Pontos
1.003
Os sites eram muito foda também
Eu gostava do emulabr porque ele tinha altas traduções (se não me engano a maioria (se não todas) eram pegas do POBRE (que na época eu não conhecia)

Tinha também o roxdownloads que eu ia mais pra baixar os emuladores quando precisava, era o mais direto que tinha pra baixar emulador

Não sei se vcs lembram, mas tinha o romsparagba, era muito bom também, o design era excelente na época (era o mais arrumado que eu me lembro) baixava praticamente todos os meus jogos de DS de lá. Quando virou romsup cagaram o site todo. Acho que hoje em dia vc tem até que se cadastrar pra baixar o diabo dos jogos. Mas hoje em dia não precisa, com tanto site infinitamente melhor aí...
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.400
Reações
16.989
Pontos
1.053
Os sites eram muito foda também
Eu gostava do emulabr porque ele tinha altas traduções (se não me engano a maioria (se não todas) eram pegas do POBRE (que na época eu não conhecia)

Tinha também o roxdownloads que eu ia mais pra baixar os emuladores quando precisava, era o mais direto que tinha pra baixar emulador

Não sei se vcs lembram, mas tinha o romsparagba, era muito bom também, o design era excelente na época (era o mais arrumado que eu me lembro) baixava praticamente todos os meus jogos de DS de lá. Quando virou romsup cagaram o site todo. Acho que hoje em dia vc tem até que se cadastrar pra baixar o diabo dos jogos. Mas hoje em dia não precisa, com tanto site infinitamente melhor aí...
Eu lembro dele, chegava a entrar todo dia só pra ver quais jogos novos foram adicionados, isso ainda quando não tinha jogo de DS. Era um ótimo site mesmo.
 

R.bass

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.936
Reações
2.007
Pontos
734
Emulando, Emumaníacos, Rom-World, e alguns outros sites, usava freneticamente, em internet discada.
Emuladores que eu usei no inicio:
callus95_l4.jpg

Bleem%21_Windows_Screenshot.png

Zsnes,
Neoragex
Nesticle
Nesticle.jpg

Entre outros..
O MAME não rodava bem no meu PC, exigia muito.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.215
Reações
2.234
Pontos
964
Conheci emuladores em 1995, meu primeiro ano de faculdade. Foi também quando tive acesso a Internet pela universidade.

Um amigo meu de faculdade havia falado que era possível jogar NES no PC e não acreditei. Foi então que ele me mostrou o site Zophar e baixamos uma versão do Nesticle. foi incrível! Vi que ali tinham aberto a caixa de Pandora ou as portas do paraíso, rsrsrs. A partir desse dia foi vício total em buscar informações sobre emulação, emuladores e sites de roms.

Sites da época que lembro: zophar, emulatronia.

Nessa época os emuladores mais avançados era de neogeo (neorageX) e de snes (snes9x e zsnes). Snes9x era uma m**** e lento, enquanto Zsnes era rápido, feito 100% em assembly x86. O mega drive tinha dois emuladores: Genecyst ( o melhor na época) e o Kgen (que mais tarde se tornou o Kgen98 e por último se tornou o Kega). O NES tinha o famoso Nesticle. Nessa época só havia uns dois ou três filtros, era bilinear, scanlines ou nearest neighbor, nada além. Lembro do surgimento do primeiro emulador de N64, o UltraHLE, que foi uma revolução, pois rodava jogos com ótima velocidade na época.

Apenas em 1998 comprei meu primeiro PC, e foi nesse mesmo ano que descobri sobre romhacks e traduções. Já nesse ano traduzi o Final Fantasy 5 para português pelo finado site CBT (Central Brasileira de Traduções). Em 2000 traduzi o Zelda Oot e em 2004 o Phatasy Star IV.

O surgimento do ePSXe também foi uma revolução.

Entre 2000 e 2010 fiquei muito interessado nos filtros que vinham se desenvolvendo com novas versões de emuladores, nessa época surgiram o Eagle, 2xSai, Super-Eagle, Super-2xSai, Scale2x e, para minha surpresa, o famoso HQ2x, que na época foi uma revolução, tornava os jogos de SNES muito bonitos. Mas a empolgação inicial foi se desfazendo ao se perceber que esses filtros ainda tinham muitos defeitos. Foi então que numas férias minhas de 2011 eu conheci o projeto SSNES (atualmente Retroarch), que na época rodava apenas SNES e tinha suporte a filtros por meio de shaders. Eu já sabia o que eram shaders, mas só tinha ouvido falar de shaders para jogos modernos 3D e não para jogos antigos 2D. Depois de estudar os shaders iniciais do SSNES, eu vi que a plataforma era uma forma fácil e rápida para desenvolver novos filtros e resolvi que eu tinha que aprender. Nessas férias eu comecei meu projeto para obter um filtro no estilo do HQ2x, mas que corrigisse seus erros, nomeei o novo filtro de xBR e tá aí até hoje dando frutos. A partir daí não parei mais, foram filtros CRT e combinações mais esdrúxulas possíveis entre filtros, hoje disponíveis no retroarch e muitos outros emuladores.
 

Kroma

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.993
Reações
5.410
Pontos
989
Eu ajudava um moderador de uma BBS enviando alguns jogos q eu conseguia em disquetes.
Daí um dia ele me chama falando q conseguiu jogos de Atari, NES e SNES pra PC.
Nem emulador se chamava ainda.
Lembro q demorou horas pra puxar Actraiser. E mesmo assim era leeeeeeento e nem funciona várias coisas.
Atari e SNES até funcionavam bem.
Depois desgringolou e evoluiu rapidinho.
O sonho atingiu o ápice quando vi o primeiro emu de Neogeo.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.151
Pontos
1.989
Não lembro tão detalhadamente meu começo. Tipo nome dos sites e talz, mas sei que comecei jogando os emus de N64. Era uma loucura para joga Pokemon Stadium e fazer o esquema de save do GBA (usava o save do emu de GBA e colocava no emu de N64) e usar Raichu, Snorlax... Comecei nessa época também; lá pelos anos 2000. Era bem precária a emulação de N64. Não tinha interesse em emular SNES e Mega porque eram vg's que tinha jogado bastante, queria emular os que não tinha. Depois do N64 fiquei jogando emu de Neo Geo uma boa quantidade de anos, daí fui para PS2, o que mais usei, para então partir para o Dolphin.

Já tem alguns anos que não faço uso de emu, mas estou perto de voltar com o RPCS3.
 
Topo Fundo