O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vale a pena instalar Linux? Se sim, como instalá-lo?

Desktop

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.295
Reações
1.684
Pontos
603
eu usei só linux por 8 anos. se a pessoa só usa para navegar na net, ver filme, trabalho escolar da para ficar só nele. instalação do meu arch é de 2011, ja testei tanta coisa e o OS ainda esta inteiro, parece que foi instalado ontem hehe.
Ainda estou procurando o programa tipo Photoshop ou CorelDraw, gimp não me dou bem com ele.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.055
Pontos
1.774
Ainda estou procurando o programa tipo Photoshop ou CorelDraw, gimp não me dou bem com ele.
Já testou o Photo-gimp ?
É uma modificação que fizeram no Gimp pra ficar no estilo do Photoshop, justamente paras usuários que estão acostumados com photoshop.
http://www.diolinux.com.br/2016/04/photogimp-o-gimp-para-quem-vem-do-photoshop.html

PhotoGIMP.png


11416306_1071340646263626_3805199016703385653_o.jpg


instagram.png
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.879
Reações
50.994
Pontos
1.003
Mas o funcionamento é parecido com o PS?

Enviado de meu Super Famicom via Satellaview

 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.055
Pontos
1.774
Mas o funcionamento é parecido com o PS?
Enviado de meu Super Famicom via Satellaview
O GIMP é um programa de edição de imagens como o photoshop...alguns recursos são exclusivos do Gimp e outros do photoshop. Com certeza o photoshop é mais parrudo, pois o Gimp é mantido pela comunidade e o Photoshop tem uma empresa bilionária por trás...
O Photogimp é um conjunto de adds e extensões pra deixar as funções, comandos, filtros e etc parecidos com o photoshop...os menus, lugares onde se aplicam as ferramentas e etc...pra ficar mais fácil de mexer pra quem veio do photoshop.
Eu acho um grande facilitador.
Alias no LINK que postei tem a versão para WINDOWS também do Photogimp
 


Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
eu usei só linux por 8 anos. se a pessoa só usa para navegar na net, ver filme, trabalho escolar da para ficar só nele. instalação do meu arch é de 2011, ja testei tanta coisa e o OS ainda esta inteiro, parece que foi instalado ontem hehe.

O Arch é simplesmente espetacular, pqp que distro.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.055
Pontos
1.774
Feito no Blender....ferramenta de código aberto e uma das mais usadas para criação 3d.

19095560_504915086533629_1915392389100691662_o.jpg
 

helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
Ainda estou procurando o programa tipo Photoshop ou CorelDraw, gimp não me dou bem com ele.

Para trabalhar com edição fotográfica, dê uma olhada no Pixeluvo, estava de promoção na Steam por R$ 19,90. Você pode baixar no site oficial pra testar antes de comprar (http://www.pixeluvo.com/).



Não sei o que pretende fazer de ajuste na imagem, se for somente correções, sem fazer montagens, você pode testar também o Darktable (http://www.darktable.org/), que seria o equivalente ao Lightroom.



Similar ao CorelDraw (desenho vetorial) tem o inkscape (https://inkscape.org/pt-br/), com bastante recursos, mas sofre do grande mal da maioria dos softwares livres: interface e usabilidade ruins.



Um que testei recentemente gratuito (apesar de não ser código aberto) é o Gravit Designer, que tem uma interface muito moderna e intuitiva, com certeza vale a conferida, inclusive porque você rodar diretamente do navegador! (https://designer.io/)

 

Desktop

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.295
Reações
1.684
Pontos
603
Para trabalhar com edição fotográfica, dê uma olhada no Pixeluvo, estava de promoção na Steam por R$ 19,90. Você pode baixar no site oficial pra testar antes de comprar (http://www.pixeluvo.com/).



Não sei o que pretende fazer de ajuste na imagem, se for somente correções, sem fazer montagens, você pode testar também o Darktable (http://www.darktable.org/), que seria o equivalente ao Lightroom.



Similar ao CorelDraw (desenho vetorial) tem o inkscape (https://inkscape.org/pt-br/), com bastante recursos, mas sofre do grande mal da maioria dos softwares livres: interface e usabilidade ruins.



Um que testei recentemente gratuito (apesar de não ser código aberto) é o Gravit Designer, que tem uma interface muito moderna e intuitiva, com certeza vale a conferida, inclusive porque você rodar diretamente do navegador! (https://designer.io/)



Gosto muito de fazer correções, ajustes, montagens ... e no photoshop é mais intuitivo, costume mesmo pelo tempo de uso. É como sair do office e ir para o broffice.
 

helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
Gosto muito de fazer correções, ajustes, montagens ... e no photoshop é mais intuitivo, costume mesmo pelo tempo de uso. É como sair do office e ir para o broffice.
Olha o Pixeluvo, 20 contos eu acho tranquilo de pagar. A maior vantagem dele é ter adjustment layers (camadas de ajustes), proporciona um fluxo de trabalho não-destrutivo, o maior trunfo a meu ver do photoshop sobre o gimp, porque a interface já postaram aí pra cima o projeto photogimp, que facilita as coisas.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Gosto bastante da filosofia e quando estou entediado eu sempre pego um Linux pra mexer, tô namorando o Fedora há um tempo mas já mexi bastante com elementaryOS também. Mas ainda não consigo deixá-lo como meu OS principal, de alguma maneira doida ele me deixa na mão quando mais preciso. Windows nunca me deu dor de cabeça. Dessa maneira, mexo em Linux mais por curiosidade e o Windows fica como meu OS padrão. Ainda mais que jogo quase todo o dia jogos que não tem pro Linux.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.786
Pontos
2.009
Altos ráquer aqui hein!

Eu já passei pelo open suse, ubuntu, xubuntu e agora uso o lubuntu em um note com intel atom 1gb de ram. Acho que estou na maquina mais fraca da galera do tópico. Apesar de ser bem simples ele faz tudo que eu preciso, e a xfce foi amor à primeira vista :klol

Alguém aqui já testou o FreeBSD? Sei que não é Linux mas a idéia de ter um sistema mais pronto me atrai. No linux sempre acontece de uma distro ou outra não funcionar isso ou aquilo..

Eu já usei o FreeNAS, que é FreeBSD voltado pra storage e achei muito legal. Penso em voltar a usar o FreeNAS e queria testar o FreeBSD em desktop por um tempo também.
 

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.961
Reações
1.428
Pontos
864
E pra retrogames? Todos emuladores inclusive os mais novos tipo dolphin, citra3ds, pcsx2 etc tb tem versões pra linux? Roda igual ou melhor que windows? O legal é que da pra instalar um sistema completo como retropie / lakka ou usar frontend pra ficar uma parada mais profissional...alguem aqui usa linux com essa finalidade?

Tenho um NUC intel aqui e penso seriamente em usa-lo dessa forma, com dual boot retropie/emulationstation e kodi
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.786
Pontos
2.009
E pra retrogames? Todos emuladores inclusive os mais novos tipo dolphin, citra3ds, pcsx2 etc tb tem versões pra linux? Roda igual ou melhor que windows? O legal é que da pra instalar um sistema completo como retropie / lakka ou usar frontend pra ficar uma parada mais profissional...alguem aqui usa linux com essa finalidade?

Tenho um NUC intel aqui e penso seriamente em usa-lo dessa forma, com dual boot retropie/emulationstation e kodi

Eu tenho o retropie mas no raspberry pi. Roda muito bem os jogos antigos mas tive uns probleminhas.. o neo geo não funcionou de jeito nenhum, os N64 bugam as texturas e os Arcade não reconhecem os controles sem fio do Ps3. fora isso ta tudo beleza.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.879
Reações
50.994
Pontos
1.003
E pra retrogames? Todos emuladores inclusive os mais novos tipo dolphin, citra3ds, pcsx2 etc tb tem versões pra linux? Roda igual ou melhor que windows? O legal é que da pra instalar um sistema completo como retropie / lakka ou usar frontend pra ficar uma parada mais profissional...alguem aqui usa linux com essa finalidade?

Tenho um NUC intel aqui e penso seriamente em usa-lo dessa forma, com dual boot retropie/emulationstation e kodi
Playstation 1 eu acho bem mais sólido, bem mais fiel, bem melhor do que o Windows
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.786
Pontos
2.009
Upando aqui pra relatar minha experiência com o FreeBSD.. hahaha, apesar do tópico ser sobre Linux.

Pra quem já está acostumado com o Linux, entende mais ou menos os comandos do shell, a organização dos arquivos, etc etc.. a mudança de Linux pra FreeBSD é tranquila.

O bacana é que o sistema é completo. Tem tudo nos repositórios, ports dos programas de linux, todos os ambientes gráficos, etc. Na instalação o sistema vem cru (porque a partir dali você instala o que quiser.. serviços pra servidor, hospedagem, firewall, desktop).. Eu instalei como desktop mesmo.

Só apanhei um pouco com as permissões e tal, mas nada que uma pesquisa na net não resolva.

E hoje instalei o FreeNAS em outra máquina. Ele é uma customização do FreeBSD para rodar em storage. Montei os compartilhamentos e to salvando os arquivos na rede. Muito bom! recomendo fortemente.

Segue o meu desktop e a web gui do FreeNAS.
index.php


FreeNAS
Screenshot at 2017-07-08 01:50:06.png
Screenshot at 2017-07-08 01:51:30.png
 

Anexos

  • Screenshot at 2017-07-08 01:48:00.png
    Screenshot at 2017-07-08 01:48:00.png
    1 MB · Visualizações: 441
  • Screenshot at 2017-07-08 01:50:06.png
    Screenshot at 2017-07-08 01:50:06.png
    132,2 KB · Visualizações: 20

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.786
Pontos
2.009
Bom, eu achei o KDE confuso demais, então me fixei no Ubuntu Mate para o meu notebook. Pois ele é levinho e faz o bichinho render mais.
Dei uma customizada legal. Todo mundo fica olhando ele e achando bonito.

Semana que vem, quando terminar minhas aulas, poderei formatar meu windows tornando um Steam Big Picture e instalarei o Ubuntu Gnome, pois minha máquina é mais robusta.

Só não o faço agora, pois ainda tenho que terminar uns trabalhos e isso me tomaria tempo.

Visualizar anexo 35655

Eu acho é o KDE pesado, isso sim.

O Ubuntu Mate usa a interface do Gnome2, e é super desenvolvido. Tem uma central de apps nativa muito foda!



Pra computadores mais antigos eu gosto da interface XFCE. É muito mais leve, chega a ser surpreendente!
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Há algumas semanas consegui instalar o Office no Ubuntu, deu um trabalho mas funcionou, por enquanto não tenho mais motivos pra voltar pro Windows.

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.786
Pontos
2.009
Há algumas semanas consegui instalar o Office no Ubuntu, deu um trabalho mas funcionou, por enquanto não tenho mais motivos pra voltar pro Windows.

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk

Microsoft Office ? Tu usa algo bem específico nele ?

No Linux tem o WPS Office.. bem melhor que o Apache Openoffice e o Libreoffice..

Seria bom você testar quando puder.

Lá no meu trampo tem uma galera que instala Office no Debian.. dá um put* trabalho mas roda. Eu não sei se teria saco pra tentar instalar isso não.

Tu fez como ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.786
Pontos
2.009
Há algumas semanas consegui instalar o Office no Ubuntu, deu um trabalho mas funcionou, por enquanto não tenho mais motivos pra voltar pro Windows.

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk

Microsoft Office ? Tu usa algo bem específico nele ?

No Linux tem o WPS Office.. bem melhor que o Apache Openoffice e o Libreoffice..

Seria bom você testar quando puder.

Lá no meu trampo tem uma galera que instala Office no Debian.. dá um put* trabalho mas roda. Eu não sei se teria saco pra tentar instalar isso não.

Tu fez como ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Microsoft Office ? Tu usa algo bem específico nele ?

No Linux tem o WPS Office.. bem melhor que o Apache Openoffice e o Libreoffice..

Seria bom você testar quando puder.

Lá no meu trampo tem uma galera que instala Office no Debian.. dá um put* trabalho mas roda. Eu não sei se teria saco pra tentar instalar isso não.

Tu fez como ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Eu também tenho o WPS office instalado aqui na máquina, mas o problema é a compatibilidade, os arquivos, mesmo em formato doc ficam zoados aqui. Tenho um currículo que fiz no passado que fica um pouco zoado no WPS office.

E usei o playonlinux pra instalar, e depois configurando umas coisas, funcionou de boa.

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.764
Pontos
1.254
Passando aqui para dizer que tem uma solução gratuita de mesmo nível do pacote office para o linux

WPSOfficeReviewLogo.jpg

WPS-Office-Free_361616g.jpg
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.988
Reações
12.359
Pontos
753
E pra retrogames? Todos emuladores inclusive os mais novos tipo dolphin, citra3ds, pcsx2 etc tb tem versões pra linux? Roda igual ou melhor que windows? O legal é que da pra instalar um sistema completo como retropie / lakka ou usar frontend pra ficar uma parada mais profissional...alguem aqui usa linux com essa finalidade?

Tenho um NUC intel aqui e penso seriamente em usa-lo dessa forma, com dual boot retropie/emulationstation e kodi

Instale o Retroarch e seja feliz. Meu arcade é todo baseado nele e no AttractMode (frontend).
PCSX2, Dolphin e Citra existem para Linux.
 

Vitao20

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.832
Reações
885
Pontos
589
Eu já estou usando o Ubuntu Mate pela segunda vez no meu note e, após vários testes, foi a distro que mostrou o melhor desempenho pro hardware humilde do mesmo. Tirando isso, só Windows se equipara em questões de desempenho.

Entretanto, o problema que eu vejo no Mate é: ele parece muito imaturo ainda, principalmente em relação a interface. Não é raro ele crashar ao tentar alternar entre as interfaces existentes.
E, falando sobre as interfaces, nenhuma disponível consegue aproveitar o espaço livre da tela de forma satisfatória. Eu sinto falta aquele esquema do menu bar integrado como a title bar do Unity, apesar de todos os pesares.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.786
Pontos
2.009
Eu já estou usando o Ubuntu Mate pela segunda vez no meu note e, após vários testes, foi a distro que mostrou o melhor desempenho pro hardware humilde do mesmo. Tirando isso, só Windows se equipara em questões de desempenho.

Entretanto, o problema que eu vejo no Mate é: ele parece muito imaturo ainda, principalmente em relação a interface. Não é raro ele crashar ao tentar alternar entre as interfaces existentes.
E, falando sobre as interfaces, nenhuma disponível consegue aproveitar o espaço livre da tela de forma satisfatória. Eu sinto falta aquele esquema do menu bar integrado como a title bar do Unity, apesar de todos os pesares.

Tu testou o Lubuntu? Pra mim é o mais leve de todos. To até coçando pra trocar meu FreeBSD que tá na Mate peka XFCE.
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Eu já estou usando o Ubuntu Mate pela segunda vez no meu note e, após vários testes, foi a distro que mostrou o melhor desempenho pro hardware humilde do mesmo. Tirando isso, só Windows se equipara em questões de desempenho.

Entretanto, o problema que eu vejo no Mate é: ele parece muito imaturo ainda, principalmente em relação a interface. Não é raro ele crashar ao tentar alternar entre as interfaces existentes.
E, falando sobre as interfaces, nenhuma disponível consegue aproveitar o espaço livre da tela de forma satisfatória. Eu sinto falta aquele esquema do menu bar integrado como a title bar do Unity, apesar de todos os pesares.
Por aqui eu uso o Ubuntu budgie, Não vejo bugs na utilização e já possui algumas opções de personalização disponíveis no próprio menu da interface.

Vê alguns vídeos e avalia se te interessa testar.

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk
 

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.961
Reações
1.428
Pontos
864
Instale o Retroarch e seja feliz. Meu arcade é todo baseado nele e no AttractMode (frontend).
PCSX2, Dolphin e Citra existem para Linux.
Por enquanto vou de Windows mesmo, acabei comprando a licença do Launchbox (bigbox) e fiquei maravilhado com as possibilidades! Sem falar que consigo usar os meus jogos de steam nele tb.



Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
 

Skinner Sweet

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.399
Reações
5.579
Pontos
703
Depois de ler o tópico baixei o mint pra testar e adorei,meu pc da xuxa nunca rodou tão liso,até os torresmos tão pegando mais velocidade do que no windows.
 

Vitao20

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.832
Reações
885
Pontos
589
Tu testou o Lubuntu? Pra mim é o mais leve de todos. To até coçando pra trocar meu FreeBSD que tá na Mate peka XFCE.
Acho que testei o Lubuntu só por uma VM, no meu desktop. Achei ele meio crú pra falar bem a verdade... se me lembro bem, algo que foi um "no-no" de cara foi ele não rodar o "autorun" da ISO do Guest Additions sem ter que ir na unha.
Nada demais mas puts, ter que partir pro terminal pra algo básico é foda.

O Xubuntu (XFCE) usei por um tempo, mas não achei ele tão leve quanto o Mate. Teve outra parada sux também: tive que instalar outro compositor nele já que o que vem por padrão causa tearing (no desktop mesmo, uso normal).

Sinto que o calcanhar de aquiles do meu notebook é o HD (velho e cansado) de 5400RPM. A configuração dele em si não é tão potato: é um i3 350m com 4GB de RAM.
Só que nem me animei de comprar um SSD pois além de raramente usar ele, o note praticamente tá com o "pé na cova", sofrendo com superaquecimento (já fiz uma limpeza por dentro e não melhorou muito).

Eu tava com planos de usar ele como um "HTPC caseiro", pra rodar os filmes e jogar o sinal direto pelo cabo HDMI, só que o bicho começa a pegar fogo com vídeo 720p, imagina 1080p... não tem como.

Por aqui eu uso o Ubuntu budgie, Não vejo bugs na utilização e já possui algumas opções de personalização disponíveis no próprio menu da interface.

Vê alguns vídeos e avalia se te interessa testar.

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk
Ele é leve? A interface parece bem bonita.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.786
Pontos
2.009
@Saltyman Teu PC é uma baita máquina comparado com o que eu rodo aqui..

O xubuntu roda em um Intel Atom com 1Gb RAM

E o FreeBSD com o mate desktop roda em um AMD Sempron com 4GB.

O FreeNAS eu montei em um Pentium G mas o sistema exige 8Gb RAM, então eu tive que instalar 8Gb mesmo.

Eu sou meio murrinha nas configs mesmo :klol
 

Vitao20

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.832
Reações
885
Pontos
589
@Saltyman Teu PC é uma baita máquina comparado com o que eu rodo aqui..

O xubuntu roda em um Intel Atom com 1Gb RAM

E o FreeBSD com o mate desktop roda em um AMD Sempron com 4GB.

O FreeNAS eu montei em um Pentium G mas o sistema exige 8Gb RAM, então eu tive que instalar 8Gb mesmo.

Eu sou meio murrinha nas configs mesmo :klol
Esse é meu notebook, o desktop já é mais "parrudo" (configuração gamer, hehehe).
Se meu note não tivesse esse problema do superaquecimento, dava pra "reviver" ele com um SSD.

E rapaz, AMD Sempron? Sério? :klolz
Eu tinha um PC com Sempron há muito tempo atrás. Lembro que rodava o XP nele e mesmo assim capengava.

E pra tu ver como o Mate é a interface mais leve, tá rodando até nesse seu Sempron. O XFCE já não rodaria tão bem nessa config.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.661
Reações
30.530
Pontos
1.253
Acho que vou meter Linux no meu desktop, essa porra trava até quando eu tento ver vídeo+navegar na internet, Pentium E2200 é foda.

Sent from my S7 Edge
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.786
Pontos
2.009
Esse é meu notebook, o desktop já é mais "parrudo" (configuração gamer, hehehe).
Se meu note não tivesse esse problema do superaquecimento, dava pra "reviver" ele com um SSD.

E rapaz, AMD Sempron? Sério? :klolz
Eu tinha um PC com Sempron há muito tempo atrás. Lembro que rodava o XP nele e mesmo assim capengava.

E pra tu ver como o Mate é a interface mais leve, tá rodando até nesse seu Sempron. O XFCE já não rodaria tão bem nessa config.

Sério..

Na verdade a XFCE é mais leve que a MATE. A MATE é baseada no Gnome 2 e a XFCE é a lightweigt desktop.

Eu tinha instalado a XFCE antes da MATE e realmente rodou mais leve. Só que eu instalei uns pacotes que ferraram outras coisas aqui e acebei tendo que reinstalar tudo. Bem, é maquina de teste mesmo né..

Mas apesar da MATE ser mais pesada que a XFCE eu acabei deixando ela. Se eu precisar formatar em algum outro momento eu volto pra XFCE.

Pra tu ter idéia, a XFCE roda em um note meu com 1Gb de RAM.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.055
Pontos
1.774
O XFCE é bem leve mesmo.
Meu pai usa un Intel Core2 Duo E7500 com 2gb só de ram...no Linux Mint com XFCE e roda tudo de boa sem travamentos...
Tudo que eu digo é para o uso dele, Internet, email, wps office, google docs... coisa de escritório...
Para ter uma ideia ele ia comprar um PC novo ha 1 ano atrás, depois do Linux Mint ele desistiu e vai ficar com esse mesmo velho...pq ta rodando tudo de boa...
 
Topo Fundo