O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vale a pena instalar Linux? Se sim, como instalá-lo?

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Xfce é algo absurdo de leve, usei ele em um note com hd morrendo por uns dois meses até ter grana pra comprar outro.

Quem usa Deepin, recomenda? Tô com ele baixado aqui.
E pra retrogames? Todos emuladores inclusive os mais novos tipo dolphin, citra3ds, pcsx2 etc tb tem versões pra linux? Roda igual ou melhor que windows? O legal é que da pra instalar um sistema completo como retropie / lakka ou usar frontend pra ficar uma parada mais profissional...alguem aqui usa linux com essa finalidade?

Tenho um NUC intel aqui e penso seriamente em usa-lo dessa forma, com dual boot retropie/emulationstation e kodi

Tem tudo pra Linux, mas o Dolphin eu achei um tanto pior porque ele usa só o lixo do Open GL.
 

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.963
Reações
1.429
Pontos
864
Xfce é algo absurdo de leve, usei ele em um note com hd morrendo por uns dois meses até ter grana pra comprar outro.

Quem usa Deepin, recomenda? Tô com ele baixado aqui.


Tem tudo pra Linux, mas o Dolphin eu achei um tanto pior porque ele usa só o lixo do Open GL.
Pô eu descobri aqui o Launchbox, curti tanto que comprei a licença!
Achei muuuuito foda
Muito mais fácil de configurar e tem quase tantas opções de personalização que o hyperspin

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
 

helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
KDE rodando liso aqui, não sei porque reclamam que é lento... inicializa muito mais rápido que meu windows 10 (uso SSD aqui nos 2 sistemas). Meu notebook é recente, talvez seja por isso.

sobre os arquivos de texto (e planilhas, apresentações, etc.), uma dica importante: independente de usarem Microsoft Office, Libreoffice, WPS, salvem sempre vossos arquivos no formato OPEN DOCUMENT. Por que digo isso? Pois até mesmo arquivos do próprio MS Word de diferentes versões podem apresentar incompatibilidade, já que o formato proprietário depende daquela versão específica. Então se quiserem abrir os seus arquivos, por exemplo, daqui a 20 anos, utilizem o formato standard (.ODT) que é o padrão e será aberto em qualquer editor de texto.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
E retirar o tearing de gpus nvidia no Ubuntu, alguem ja conseguiu?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.123
Reações
47.793
Pontos
2.009
KDE rodando liso aqui, não sei porque reclamam que é lento... inicializa muito mais rápido que meu windows 10 (uso SSD aqui nos 2 sistemas). Meu notebook é recente, talvez seja por isso.

É que a KDE é mais lenta que a Xfce, gnome, lumina, etc..

Só não deve ser mais pesada que a Unity.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Vitao20

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.832
Reações
885
Pontos
589
Sério..

Na verdade a XFCE é mais leve que a MATE. A MATE é baseada no Gnome 2 e a XFCE é a lightweigt desktop.

Eu tinha instalado a XFCE antes da MATE e realmente rodou mais leve. Só que eu instalei uns pacotes que ferraram outras coisas aqui e acebei tendo que reinstalar tudo. Bem, é maquina de teste mesmo né..

Mas apesar da MATE ser mais pesada que a XFCE eu acabei deixando ela. Se eu precisar formatar em algum outro momento eu volto pra XFCE.

Pra tu ter idéia, a XFCE roda em um note meu com 1Gb de RAM.
Acho que rolou um equívoco feio da minha parte pois...

Algo que eu esqueci de salientar é que quando eu "testei" o Xubuntu, foi pelo própio Ubuntu 16.04, utilizando o método descrito aqui.
Apesar do método remover todos os componentes do Unity, ainda assim continua com o Ubuntu 16.04 puro, que sempre se mostrou pesado no notebook em questão.

Por isso que eu conclui que o Mate era mais leve que o XFCE, mas se for ver bem esse A/B foi totalmente injusto e não dá pra tirar como parâmetro.

Com base no post de vocês eu até me animei de colocar o XFCE no note aqui. A dúvida que fica é: Linux Mint XFCE ou Xubuntu? Qual o melhor?
 


Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.123
Reações
47.793
Pontos
2.009
Acho que rolou um equívoco feio da minha parte pois...

Algo que eu esqueci de salientar é que quando eu "testei" o Xubuntu, foi pelo própio Ubuntu 16.04, utilizando o método descrito aqui.
Apesar do método remover todos os componentes do Unity, ainda assim continua com o Ubuntu 16.04 puro, que sempre se mostrou pesado no notebook em questão.

Por isso que eu conclui que o Mate era mais leve que o XFCE, mas se for ver bem esse A/B foi totalmente injusto e não dá pra tirar como parâmetro.

Com base no post de vocês eu até me animei de colocar o XFCE no note aqui. A dúvida que fica é: Linux Mint XFCE ou Xubuntu? Qual o melhor?

O mint eu não conheço. Da família ubuntu eu não vi grandes coisas no Xubuntu não. O que rodou muito leve mesmo foi o Lubuntu.

Pega logo o Lubuntu, e se tu sentir falta de uma coisa ou outra tu vai lá e instala.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
Com base no post de vocês eu até me animei de colocar o XFCE no note aqui. A dúvida que fica é: Linux Mint XFCE ou Xubuntu? Qual o melhor?
Bem como eu já coloquei o MINT XFCE em 2 máquinas eu recomendo ele..
O Sistema é "redondinho"...sério mesmo...leve, não tive problemas nenhum...muito bom
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.144
Reações
172.584
Pontos
1.714
XFCE e LXDE são mitos em leveza


XFCE rodou num netbook lixoso da minha mãe de 1GB de RAM que só funcionava porcamente com Windows XP sem engasgar nem nada e ainda dava pra fazer muita coisa que no Windows travava tudo.

Literalmente ressucitou o bixinho.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Estou instalando o Deepin numa máquina virtual pra testar. Até faria dualboot mas tenho uma preguiça...

E retirar o tearing de gpus nvidia no Ubuntu, alguem ja conseguiu?

Só desativando a GPU Nividia mesmo, mas nos últimos drivers o problema até que ficou menos irritante.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.879
Reações
3.945
Pontos
1.544
Voltando ao tópico. Decidi que é hora de me aventurar no Linux, vou deixar em dual boot com o windows 7 64 bits.

Quero uma versão completa e customizável, vou utilizar mais para edição de vídeo mas se for curtindo quero expandir os horizontes, usar para navegar na internet, editar documentos e assistir uns filmes e quem sabe um dia, jogar nele.

> Para isso qual versão recomendam? A config. é boa, não precisa ser a versão mais leve:

> Tenho um ssd de principal e um HD de secundário, seria um problema particionar o SSD e deixar os 2 SOs nele ou teria que jogar o linux do HD?

> Vi mais elogios para o Ubuntu, Mint e Dolphin. Se esqueci de algum podem adicionar. Qual deles recomendariam?

> Teria muita dificuldade para fazer um dual boot ou é basicamente jogar em um pen drive e bootar por ele e ir seguindo as orientações da instalação?

> Existe alguma distro historicamente problemática com placas de video Radeon? Recomendam alguma?

Vlw, abraços!
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
Voltando ao tópico. Decidi que é hora de me aventurar no Linux, vou deixar em dual boot com o windows 7 64 bits.
Quero uma versão completa e customizável, vou utilizar mais para edição de vídeo mas se for curtindo quero expandir os horizontes, usar para navegar na internet, editar documentos e assistir uns filmes e quem sabe um dia, jogar nele.
> Para isso qual versão recomendam? A config. é boa, não precisa ser a versão mais leve:
> Tenho um ssd de principal e um HD de secundário, seria um problema particionar o SSD e deixar os 2 SOs nele ou teria que jogar o linux do HD?
> Vi mais elogios para o Ubuntu, Mint e Dolphin. Se esqueci de algum podem adicionar. Qual deles recomendariam?
> Teria muita dificuldade para fazer um dual boot ou é basicamente jogar em um pen drive e bootar por ele e ir seguindo as orientações da instalação?
> Existe alguma distro historicamente problemática com placas de video Radeon? Recomendam alguma?
Vlw, abraços!
Cara quanta pergunta eu não manjo tanto assim de Linux, mas vou tentar ajudar.
Importante: ACHO QUE TODAS as suas respostas estão no canal Diolinux do Youtube..tem vídeos explicando tudo isso e muito mais.
1- Eu particularmente iria de Linux Mint Cinnamon ou KDE, ou ainda o Linux Deepin, porém não sei te informar sobre a compatibilidade com as placas AMD neles.
2-Acho que respondi acima, o Linux Mint (Cinnamon que é a principal ou KDE), e o Linux Deepin que é a distribuição mais bonita na minha opinião, tem também o ZORIN OS que é bem legal. O KDE é extremamente personalizável...sério ele tem tanta opção que recomendo um vídeo (lá no Diolinux tem ) que ele fala só sobre personalização do KDE...
3-Então recomendo utilizar algum programa para fazer o pendrive bootável, eu utilizo normalmente o Lili USB Creator (https://www.linuxliveusb.com/) mas tem outros também. Em relação a partição no Linux dá pra criar várias..a estrutura de arquivos é diferente do Windows (o padrão é EXT4) e também dentro o Linux utilizam partições para /home, partição de Swap , partição /user e etc. No Mint e Deepin ele configura na instalação automática.
No seu caso como ta testando recomendo deixar ele em um HD separado e faça backup de seus dados mais importantes antes de começar. No mesmo HD do Windows, mas em partições separadas também dá de boa. Só tome cuidado se tiver dados muito importantes(faça backup se for o caso)
4-Em relação as placas AMD eu não sei te informar, sei que o KERNEL mais novo dá mais suporte as placas AMD, mas como não testei não sei dizer.

Lembre-se o Windows não enxerga os arquivos de Linux (devido ao formato EXT4) mas o Linux consegue ler de boas o NTFS do Windows.
No Linux as atualizações, permissões, são um pouco diferentes do Windows. Então recomendo os vídeos para aprender um pouco mais.
As atualizações normalmente tem todas no "gerenciador de atualizações" e não no próprio programa como no Windows.
Para instalar programas também é um pouco diferente...dá pra instalar via terminal, via central de aplicativos, ou baixando o instalador (.DEB nestas distribuiçoes que informei) e (.RPM se for baseado em Arch Linux).
Tem Steam, e dá pra emular alguns programas de Windows pelo WINE (não todos, mas muitos dão).
Enfim, boa sorte.
Vale a pena...para quem vem do windows é um mundo totalmente novo e dá para aprender bastante.
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
Voltando ao tópico. Decidi que é hora de me aventurar no Linux, vou deixar em dual boot com o windows 7 64 bits.

Quero uma versão completa e customizável, vou utilizar mais para edição de vídeo mas se for curtindo quero expandir os horizontes, usar para navegar na internet, editar documentos e assistir uns filmes e quem sabe um dia, jogar nele.

> Para isso qual versão recomendam? A config. é boa, não precisa ser a versão mais leve:

> Tenho um ssd de principal e um HD de secundário, seria um problema particionar o SSD e deixar os 2 SOs nele ou teria que jogar o linux do HD?

> Vi mais elogios para o Ubuntu, Mint e Dolphin. Se esqueci de algum podem adicionar. Qual deles recomendariam?

> Teria muita dificuldade para fazer um dual boot ou é basicamente jogar em um pen drive e bootar por ele e ir seguindo as orientações da instalação?

> Existe alguma distro historicamente problemática com placas de video Radeon? Recomendam alguma?

Vlw, abraços!
Eu em geral aconselho Mint, tem tudo que se tem no Ubuntu combinado com uma interface bem "windows" para não assustar o usuário. Porém já que você falou de edição, tem o Ubuntu Studio, nunca usei e não sei se presta, dá uma lida sobre:

https://ubuntustudio.org/

PS: Obviamente tudo que vem nele dá para colocar no Mint, eu ainda iria de Mint e usaria a lista de programas que vem a mais no ubuntu studio de referencia para testar programas.

https://www.linuxmint.com/edition.php?id=237
 

helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
Recomendaria o Manjaro... ele instala os drivers proprietários tudo automático, só isso aí já facilitaria, e muito, tua vida, sem falar que nele tu não precisa ficar adicionando PPA o tempo todo, pois o gerenciador de programas dele é fenomenal!!!!

Saí do Ubuntu por questões de paus no sistema, o que melhor rodou aqui foi o Manjaro. Mas o bom das distros linux é isso, poder experimentar, pois montar um sistema linux de pendrive pra SSD é muito rápido, sem falar que a maioria delas você pode rodar via live CD, sem precisar instalar nem nada.
 

Nagareboshi

Bam-bam-bam
Mensagens
3.210
Reações
5.841
Pontos
344
Já rodei Ubuntu no meu note, quando o HD dele estragou, aí rodei o Ubuntu no pen drive (ou cartão SD, não lembro bem). Quebrou um galhão, mas acabei comprando um SSD e instalei o Windows novamente
Pra máquinas antigas, o Linux é o que há
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Quero uma versão completa e customizável, vou utilizar mais para edição de vídeo mas se for curtindo quero expandir os horizontes, usar para navegar na internet, editar documentos e assistir uns filmes e quem sabe um dia, jogar nele.
> Para isso qual versão recomendam? A config. é boa, não precisa ser a versão mais leve:
O Ubuntu Studio é famoso entre os editores de vídeo, porém nunca o usei. Mas se a sua configuração é boa, nada impede de instalar na distro que você quiser os softwares que vêm com ele por padrão (uma vez que dizem que a maior vantagem dele é ser leve pra esse tipo de tarefa). Eu te recomendaria uma distro baseada em Ubuntu, como o Mint, Elementary, etc. Simplesmente por ser ubuntu e ter uma comunidade imensa, o que diminuiria o seu susto inicial caso desse algum problema. Se não gostar da aparência dele, não é nada difícil instalar outro desktop nele e continuar com as facilidades e compatibilidades do Ubuntu.

E esqueça jogar, por enquanto. O gaming nativo no linux ainda está engatinhando, apesar que indies já dão um bom suporte ao sistema, e o Wine é no máximo um quebra galho. A coisa tende a melhorar quando o Vulkan engrenar.
> Tenho um ssd de principal e um HD de secundário, seria um problema particionar o SSD e deixar os 2 SOs nele ou teria que jogar o linux do HD?

Não manjo de SSD, mas não há nada que impeça particionar e instalar. Mas particularmente eu acho um desperdício, por mais que o linux voe em um SSD, acho que o impacto na performance do Windows é muito mais significativo, porque mesmo no HD o linux já é bem rápido.

> Vi mais elogios para o Ubuntu, Mint e Dolphin. Se esqueci de algum podem adicionar. Qual deles recomendariam?

Bicho, o que mais tem é distribuição. As mais famosas entre os meios que leio são mesmo Ubuntu, Mint, Debian (não Dolphin) e Elementary. Num geral, não tem como errar muito pois hoje a maioria é derivada ou do Ubuntu ou do Debian, mas repito que pra iniciantes o ideal é um dos três: Ubuntu, Mint ou Elementary. Debian pode te assustar. Vê qual dos três tem o desktop que mais te agradaria (o Mint tem três "sabores": Mate, KDE, Xfce e Cinnamon, que é o mais famoso).

> Teria muita dificuldade para fazer um dual boot ou é basicamente jogar em um pen drive e bootar por ele e ir seguindo as orientações da instalação?

Super fácil, não precisa nem particionar o HD se não quiser, ele mesmo faz automaticamente na maioria dos casos.

> Existe alguma distro historicamente problemática com placas de video Radeon? Recomendam alguma?

Não que eu saiba. Dizem que já foi pior e hoje está bom, mas não me lembro de problemas sérios.

No mais, pode se manter informado por alguns sites, que são muito bons:
Em inglês:
https://www.tecmint.com
http://www.omgubuntu.co.uk/ <- O melhor
http://www.linuxtoday.com/

Em português:
http://www.diolinux.com.br/
http://www.edivaldobrito.com.br/
https://distrowatch.com/?language=PT
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
Já saiu o Deepin 15.04.1
Novidades com o novo menu (o antigo ainda está disponível também).
19956234_1449720615122037_3977512674746912630_o.jpg
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Já saiu o Deepin 15.04.1
Novidades com o novo menu (o antigo ainda está disponível também).
Visualizar anexo 35798

Que b*sta, instalei o Deepin ontem! huahauahaua
Mas sinceramente, não estou gostando. A beleza tá cobrando alto: tô achando extremamente pesado, e olha que tenho uma máquina mediana. É uma distribuição que creio que fica excelente pra desktops e pra quem vai trabalhar desenvolvendo por ter praticamente tudo em seu repositório oficial, mas pra um usuário comum mesmo sendo a proposta dela, acho que ainda não compensa.
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
Eu to com um notebook um pouco antigo da HP com 3GB Ram, to pensando em instalar um Linux porque o Win10 tá um verdadeiro Cu nele, uma demora do cacete pra carregar qualquer coisa.

O Esquema é eu baixar o instalador e viver na excelência ou eu preciso de um Disco de Boot (CD, Pen Drive) ?
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
Eu to com um notebook um pouco antigo da HP com 3GB Ram, to pensando em instalar um Linux porque o Win10 tá um verdadeiro Cu nele, uma demora do cacete pra carregar qualquer coisa.
O Esquema é eu baixar o instalador e viver na excelência ou eu preciso de um Disco de Boot (CD, Pen Drive) ?
A ISO das distribuições você acha nos sites oficiais.
Ai Grava a ISo em um Pendrive bootável (tem vários programas que fazem isso como o LILI USB CREATOR).
Da um Boot pelo pendrive e poderá rodar live (direto do pendrive) e terá a opção da instalação no HD.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.995
Reações
12.365
Pontos
753
Eu to com um notebook um pouco antigo da HP com 3GB Ram, to pensando em instalar um Linux porque o Win10 tá um verdadeiro Cu nele, uma demora do cacete pra carregar qualquer coisa.

O Esquema é eu baixar o instalador e viver na excelência ou eu preciso de um Disco de Boot (CD, Pen Drive) ?

Simples.
Baixe a iso do sistema que deseja (Ubuntu, Debian, Fedora e etc)
Baixe o Rufus: https://rufus.akeo.ie/?locale

Espete um pendrive vazio na máquina, abra o Rufus, carregue a iso do sistema e crie o pendrive bootável.

Pronto. Agora é só iniciar pelo pendrive no notebook para instalar.
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
A ISO das distribuições você acha nos sites oficiais.
Ai Grava a ISo em um Pendrive bootável (tem vários programas que fazem isso como o LILI USB CREATOR).
Da um Boot pelo pendrive e poderá rodar live (direto do pendrive) e terá a opção da instalação no HD.

Simples.
Baixe a iso do sistema que deseja (Ubuntu, Debian, Fedora e etc)
Baixe o Rufus: https://rufus.akeo.ie/?locale

Espete um pendrive vazio na máquina, abra o Rufus, carregue a iso do sistema e crie o pendrive bootável.

Pronto. Agora é só iniciar pelo pendrive no notebook para instalar.

Obrigado aos dois.
Eu vou analisar qual a distribuição mais simples e fácil irei baixar e depois realizo uma das dicas.
 

Andres29

Supra-sumo
Mensagens
862
Reações
1.170
Pontos
183
Eu acho que nao vale a pena, tudo que da pra fazer no linox da para fazer no windows, so que de um jeito mais rapido e pratico
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Obrigado aos dois.
Eu vou analisar qual a distribuição mais simples e fácil irei baixar e depois realizo uma das dicas.

Pra essa configuração eu iria de algo mais conservador, como o Ubuntu ou o Mint. Quem sabe até um lubuntu ou xubuntu pra viver na excelência.
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
Pra essa configuração eu iria de algo mais conservador, como o Ubuntu ou o Mint. Quem sabe até um lubuntu ou xubuntu pra viver na excelência.

Estava pensando no Mint, poderia me dizer a diferença entre o lubuntu e ubuntu.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.123
Reações
47.793
Pontos
2.009
A ISO das distribuições você acha nos sites oficiais.
Ai Grava a ISo em um Pendrive bootável (tem vários programas que fazem isso como o LILI USB CREATOR).
Da um Boot pelo pendrive e poderá rodar live (direto do pendrive) e terá a opção da instalação no HD.

Qual é o nome desse pacote ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
Do lili usb creator.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Bem...eu nunca usei ele no Linux.
Eu só digitei Lili Usb Creator no google e baixei a versão para Windows.
Ai depois de instalar já da para criar as isos bootaveis de Linux, inclusive reservar espaço no Pendrive como ae fosse um hd portátil...
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.123
Reações
47.793
Pontos
2.009
Não tem LILI para Linux.

Para Linux tem o UNetbootin, o WoeUSB (antigo WinUSB) ou o Startup Disk Creator (que vem por padrão no Ubuntu).

Unetbootin.png
img_5841eb372f60a.png
woeusb-app-for-ubuntu.png

Vou procurar o nome dos pacotes e instalar no freeBSD. Vai me poupar trabalho de fazer pela linha de comando.
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
Baixei o Deepin e vou ver como ele se sai. Achei a interface fácil e bem intuitiva.
Eu ia baixar o Lubuntu, mas a vida toda eu sempre usei o o windows com cara de 98 e cansei de ver o cinza hahaha. Vai ser bom pra testar, vou pegar um pen drive vazio pra fazer um executável e depois eu passo as impressões.
 
Topo Fundo