O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[WTF] Exclusivo: 'Lava Fundos' investiga 1 Trilhão

Ronin Ogun

Lenda da internet
Mensagens
13.524
Reações
16.637
Pontos
1.664
Quando foi que eu neguei que a corrupção era sintomática e cultural? É há muitas décadas e eu sei disso. Agora, o PT encabeçou esses esquemas nos últimos anos e o único partido que pode ter uma participação similar à do PT neles é o PMDB. O resto dos Partidos no geral participou sim e isso é certo, mas não foram protagonistas diretos.



OK querido Rapha Hans Castorp. Mas analisemos a cronologia das coisas:

Lula sim era extremamente esperto e ardiloso, e conseguiu o que queria, chegar na Presidência.

A Dilma por sua vez já tinha um histórico administrativo muito ruim antes do Governo petista, e nunca havia ocupado um cargo político. Quem fez a fama dela foi o Lula e quando ela teve autonomia, vimos o desastre de perto.

E o Hitler, tal como o Mussolini eram de terceira via. Ambos até podiam ter uma empatia pelo conservadorismo social, mas não eram nem de esquerda e nem de direita em totalidade.

Hoje vi um vídeo do Lenine falando sobre política. Ele disse que dá direita ele nunca esperou nada, mas se sentiu traído pela esquerda (como muitos petistas de carteirinha se sentiram). Há quem ainda acredite, há quem acordou e entendeu que o PT teve um projeto de poder ao invés de um projeto político. Aliás, se olharmos a política brasileira, notamos que sempre há projetos para se manter no poder. Quando você fala da Dilma, concordo. E isso é projeto de poder, se manter lá. Troquemos seis por meia dúzia e veremos o mesmo em SP e em outros estados. Ao meu ver, ladrão é ladrão. Ele pode ser de esquerda e utilizar-se de um discurso fake e pode ser de direita e também utilizar-se de um discurso fake. Nós, ateus ou não, votamos em pessoas que chegam ao poder por meio de promessas (que por ene motivos não são cumpridas). O Brasil seria muito melhor se o problema se concentrasse em um determinado partido e um determinado período de tempo. Olha pra 2018, Spike. Não temos opções confiáveis.

Sobre Lula, essa semana rolou algo genial. Eu sai com uma mina do Tinder. A gente conversava de política e ela me disse pra eu não falar mal do Lula. Papo vai, papo vem, ela assumiu que o PT teve um projeto de poder ao invés de um projeto político, uma autocrítica que a própria esquerda não fez. Em suma, se um sujeito nos rouba, cada um reage de uma maneira. Há quem foque na cor da pele, no jeito que fala, no status social e por aí vai. Entendo sua raiva com o PT. Se realmente for provado que o esquema foi comandado por Lula, que ele apodreça na cadeia (coisa que nunca vai acontecer no Huezil). Mas tu não acha que se só o PT for pego não ficará a ideia que se trata de um golpe e a velha ideia que só quem é que supostamente luta pelos pobres paga o pato (supostamente, porque a própria Bolsa Família, embora essencial, é dinheiro de pinga diante os rombos que acontecem desde sempre aqui)?
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Close topic.
Certeza que as famílias que mandam e desmandam no Brasil desde sempre têm o nome nessa joça.
Não é uma questão de visão política, até porque hoje está tudo misturado e todos se unem na hora de privilegiar seus direitos. Se trata de uma questão de moral e índole aliada à um sistema que funciona perfeitamente pra quem tá por cima da onda. O que mais me impressiona é a ganância dos caras.

Exatamente. Esquema de mais de 50 anos no Brasil e esse pessoal vem dizer [ou querer dizer] que o PT inventou a corrupção. Quando alguém me dá "bom dia", respondo: "bom dia, apesar do Congresso".
 

Ronin Ogun

Lenda da internet
Mensagens
13.524
Reações
16.637
Pontos
1.664
Exatamente. Esquema de mais de 50 anos no Brasil e esse pessoal vem dizer [ou querer dizer] que o PT inventou a corrupção. Quando alguém me dá "bom dia", respondo: "bom dia, apesar do Congresso".

Sim, mas há um lado bom em tudo isso. Nunca em nossa juvenil história tantas bombas foram reveladas.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Hoje vi um vídeo do Lenine falando sobre política. Ele disse que dá direita ele nunca esperou nada, mas se sentiu traído pela esquerda (como muitos petistas de carteirinha se sentiram). Há quem ainda acredite, há quem acordou e entendeu que o PT teve um projeto de poder ao invés de um projeto político. Aliás, se olharmos a política brasileira, notamos que sempre há projetos para se manter no poder. Quando você fala da Dilma, concordo. E isso é projeto de poder, se manter lá. Troquemos seis por meia dúzia e veremos o mesmo em SP e em outros estados. Ao meu ver, ladrão é ladrão. Ele pode ser de esquerda e utilizar-se de um discurso fake e pode ser de direita e também utilizar-se de um discurso fake. Nós, ateus ou não, votamos em pessoas que chegam ao poder por meio de promessas (que por ene motivos não são cumpridas). O Brasil seria muito melhor se o problema se concentrasse em um determinado partido e um determinado período de tempo. Olha pra 2018, Spike. Não temos opções confiáveis.

Sobre Lula, essa semana rolou algo genial. Eu sai com uma mina do Tinder. A gente conversava de política e ela me disse pra eu não falar mal do Lula. Papo vai, papo vem, ela assumiu que o PT teve um projeto de poder ao invés de um projeto político, uma autocrítica que a própria esquerda não fez. Em suma, se um sujeito nos rouba, cada um reage de uma maneira. Há quem foque na cor da pele, no jeito que fala, no status social e por aí vai. Entendo sua raiva com o PT. Se realmente for provado que o esquema foi comandado por Lula, que ele apodreça na cadeia (coisa que nunca vai acontecer no Huezil). Mas tu não acha que se só o PT for pego não ficará a ideia que se trata de um golpe e a velha ideia que só quem é que supostamente luta pelos pobres paga o pato (supostamente, porque a própria Bolsa Família, embora essencial, é dinheiro de pinga diante os rombos que acontecem desde sempre aqui)?

Foi coerente agora.

Quanto às partes negritadas, eu concordo que o Brasil seria muito melhor se os problemas se concentrassem em um partido num período de tempo único. No entanto, tudo é uma questão de oportunidade. O PT esteve no Executivo. Não dá para culpar o Aécio pelos problemas que o executivo teve nesse período; aliás, é justamente isso que muitos petistas queriam em 2014.

Não que isso exclua o PSDB de qualquer participação em esquemas do executivo, mas pode ser uma participação protagonista, por uma simples logística. O protagonista nos últimos anos foi o PT.

Quanto ao segundo negrito, a resposta é simples. Cabe à própria população caçar os corruptos um-após-um de cada vez. Por mais que muitas das críticas feitas ao Temer por órfãos do PT sejam hipócritas e também ilógicas num ponto de vista cronológico, eu entendo que ele é um cara que merece vigilância constante e em contra-mão não merece confiança plena.

Esse papo de terceira via não cola, tanto é que tudo quanto é radical de extrema-direita ATUAL se identifica com esses caras.

O curioso é que sempre tentam dizer que a esquerda nega o que deu errado, quando na verdade quem faz isso é a direita, e o pior, a direita nega sua herança enquanto continua a perpetuá-la.

http://g1.globo.com/sao-paulo/notic...ao-neonazista-e-identifica-grupos-em-sp.ghtml

Stalin, Máo e etc são os demônios da esquerda, mas a esquerda jamais se furtou à reconhecer esses demônios e pensar no que deu errado.

Essa tentativa da direita de dissociar-se de seus demônios não só é patética, como perigosa e mal-intencionada. Não à toa figuras da direita como o Trumps, Bolsonaros e partidos conservadores direitistas em geral estão cada vez manos acanhados em mostrar os dentes. Modus operandi que não é novo para esses demagogos, mas que recentemente tem logrado hesito e se torna preocupante, quando o homem mais poderoso do mundo é a porra de um fascista lunático.

A extrema-direita atual ter alguma identificação - mesmo que skinheads não devam ser levados à sério como sendo de algum lado político estabelecido - não torna as ações do Hitler diferente do que elas foram. Parte das medidas dele não poderiam ser tratadas como de direita nunca, tal como parte delas também não poderia ser vista como de esquerda. Por um lado ele pregava hierarquia social definida, e por outro planificou a economia de um jeito que a esquerda tem muito mais simpatia que a esquerda.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Sim, mas há um lado bom em tudo isso. Nunca em nossa juvenil história tantas bombas foram reveladas.

Verdade. Só quero ver a que preço. Pois, como você disse e concordo, muda-se as peças, mas a estrutura é preservada perpetuamente, para o bem dos mesmos grupos poderosos e privilegiados de sempre. O país é tão fodido que se essa m**** toda da Lava Jato trazer pelo menos um pouco de conscientização ou melhoria na mentalidade do brasileiro, já podemos comemorar muito, porque ingenuamente acreditar que Sérgio Cabral e cia ou qualquer político criminoso vá ficar preso e pagar nos estritos termos da lei pelos seus crimes no Brasil é supor que rena do nariz vermelho existe. Dinheiro ainda está acima de tudo.

Não tenho a mínima, MÍNIMA esperança de que este país vá mudar ou melhorar enquanto for mantida essa mesma estrutura política podre, corrompida e criminosa que manda bilhões para fora do país pra encher o cu de empresa estrangeira de dinheiro, bem como para paraísos fiscais para enriquecerem individualmente.

Aos que ficam aqui, pagando a maior carga tributária do planeta e produzindo riquezas, engulam imposto e mais imposto, de renda, IPVA, IPTU e que se lasque. "Paguem aí que eu sonego aqui, enquanto enriqueço meus amigos e familiares e desvio dinheiro público para fora do país." É assim há décadas!

Brasil é basicamente um crime.
 
Ultima Edição:

Ronin Ogun

Lenda da internet
Mensagens
13.524
Reações
16.637
Pontos
1.664
Verdade. Só quero ver a que preço. Pois, como você disse e concordo, muda-se as peças, mas estrutura é preservada perpetuamente, para o bem dos mesmos grupos poderosos e privilegiados de sempre. O país é tão fodido que se essa m**** toda da Lava Jato gerar pelo menos um pouco de conscientização ou melhoria na mentalidade do brasileiro, já podemos comemorar muito, porque ingenuamente acreditar que Sérgio Cabral e cia ou qualquer político criminoso vá ficar preso e pagar nos estritos termos da lei pelos seus crimes no Brasil é supor que rena do nariz vermelho existe. Dinheiro ainda está acima de tudo.

Não tenho a mínima, MÍNIMA esperança de que este país vá mudar ou melhorar enquanto for mantida essa mesma estrutura política podre, corrompida e criminosa que manda bilhões para fora do país pra encher o cu de empresa estrangeira de dinheiro, bem como para paraísos fiscais para enriquecerem individualmente.

Aos que ficam aqui, pagando a maior carga tributária do planeta e produzindo riquezas, imposto e mais imposto, de renda, IPVA, IPTU e que se lasque. "Paguem aí que eu sonego aqui, enquanto enriqueço meus amigos e familiares e desvio dinheiro público para fora do país." É assim há décadas!

Brasil é basicamente um crime.

Sim. Esse novo escândalo passa por todas as esferas do poder, sem exceção. É muita grana. Veja, Época e Isto É deram capas bombásticas sobre a delação que implodiria a República. Na verdade, nossas instituições são apodrecidas e alicerçadas com base na Lei de Gerson. É uma pena, de verdade. Se eu pudesse já teria recomeçado a vida em outro lugar.
 


Ronin Ogun

Lenda da internet
Mensagens
13.524
Reações
16.637
Pontos
1.664
Foi coerente agora.

Quanto às partes negritadas, eu concordo que o Brasil seria muito melhor se os problemas se concentrassem em um partido num período de tempo único. No entanto, tudo é uma questão de oportunidade. O PT esteve no Executivo. Não dá para culpar o Aécio pelos problemas que o executivo teve nesse período; aliás, é justamente isso que muitos petistas queriam em 2014.

Não que isso exclua o PSDB de qualquer participação em esquemas do executivo, mas pode ser uma participação protagonista, por uma simples logística. O protagonista nos últimos anos foi o PT.

Quanto ao segundo negrito, a resposta é simples. Cabe à própria população caçar os corruptos um-após-um de cada vez. Por mais que muitas das críticas feitas ao Temer por órfãos do PT sejam hipócritas e também ilógicas num ponto de vista cronológico, eu entendo que ele é um cara que merece vigilância constante e em contra-mão não merece confiança plena.



A extrema-direita atual ter alguma identificação - mesmo que skinheads não devam ser levados à sério como sendo de algum lado político estabelecido - não torna as ações do Hitler diferente do que elas foram. Parte das medidas dele não poderiam ser tratadas como de direita nunca, tal como parte delas também não poderia ser vista como de esquerda. Por um lado ele pregava hierarquia social definida, e por outro planificou a economia de um jeito que a esquerda tem muito mais simpatia que a esquerda.

A nossa população mal sabe ler, cara. Somos privilegiados por estarmos tendo esse papo enquanto tem gente morrendo, passando fome e completamente alienada. Podemos cassar x, mas a matriz será a mesma quando vier y. A única forma de mudar de verdade é com reformas políticas de caráter popular. Essa democracia que não nos representa é uma armadilha de um jogo onde a gente só se estrepa. Tem muito cara corrupto com pena leve e tranquila. Logo vão estar aí de boas enquanto isso tem gente que roubou pra alimentar o filho apodrecendo na cadeia e aprendendo a ser bandido. Sem reforma estrutural, sem mudanças. E enquanto corrupto votar essas reformas, a gente sabe que não vai mudar nunca.
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.923
Reações
53.720
Pontos
703
Todos os corruptos que estão no governo foram eleitos pelo próprio povo, não esqueça-se disso.

E se ganharam votos, significa que o povo se sentiu representado de alguma forma. Não apareceram lá do nada.

O governo nada mais é do que um reflexo do próprio povo.

Mas eu acho mais estranho é alguém afirmar só agora que "essa democracia não nos representa". Algum tempo atrás, e pouco tempo, o que não faltava aqui era gente dizendo que "não iria ter golpe". Quer dizer que antes essa mesma democracia representava ?


Como eu falei claramente, estão lá por que alguém votou neles.
 

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.954
Reações
4.972
Pontos
453
Nunca me considerei petista em sentido estrito, até porque nunca fiz voto de legenda. No entanto, meu primeiro voto para presidente foi para o Mula, o segundo, o terceiro foi para a Dilma.

Se for contabilizar a maioria dos meus votos, quase 80% foi para o partidão. Mas minha "militância" se resumia a isso, pois fora das eleições eu sequer lembrava de política, de esquerda, de direita ou qualquer outra coisa. Para ser bem sincero, eu sequer sabia o que era esquerda ou direita, fui apenas ludibriado pelo maravilhoso marketing executado pela campanha petista.

Eu nunca defendi partido, se o fiz, não me recordo, mas sim candidatos.

To só enchendo teu saco, hein nego :klol
 

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
15.413
Pontos
453
Acho engraçado que tem gente aqui que não manja nada de direito constitucional e acredita cegamente que o chefe do executivo tem a mesma responsabilidade dos demais corruptos. MEU AMIGO, é só ler a CF/88, se teve roubalheira foi pq o chefe do executivo PERMITIU, eis que ele tem todas as ferramentas para coibir, previnir e investigar. Mano, até o exército se quiser ele usa.
 

OUTKAST

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.698
Reações
91.331
Pontos
1.494
Podem continuar investigando que o buraco é bemmmm mais em baixo...

Limparam o país e quem paga a conta somos nós :kflame
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.923
Reações
53.720
Pontos
703
Podem continuar investigando que o buraco é bemmmm mais em baixo...

Limparam o país e quem paga a conta somos nós :kflame


E quanto mais investigarem, mais o PT aparece também.

Mesmo que tenha gente que diga "o PT não inventou a corrupção".


Nunca roubaram tanto no Brasil quanto nos últimos 14 anos.
 

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
Todos os corruptos que estão no governo foram eleitos pelo próprio povo, não esqueça-se disso.

E se ganharam votos, significa que o povo se sentiu representado de alguma forma. Não apareceram lá do nada.

O governo nada mais é do que um reflexo do próprio povo.

Mas eu acho mais estranho é alguém afirmar só agora que "essa democracia não nos representa". Algum tempo atrás, e pouco tempo, o que não faltava aqui era gente dizendo que "não iria ter golpe". Quer dizer que antes essa mesma democracia representava ?


Como eu falei claramente, estão lá por que alguém votou neles.

Pena que você esquece do mais importante:

Boa parte da população de nossa amada pátria é composta por analfabetos funcionais e políticos, vitimas de um sistema que pretende mantê-las assim para "sempre".

É óbvio que nossa classe política é ruim, mas isso só é possível porque eles manter as peças de maneira a garantir a manutenção do Status Quo. Mesmo o governo petista que promoveu algum avança na educação, certificou-se de manter o povo no cabresto, ao assegurar-se que o ensino básico continuasse a "formar" pessoas que mal sabem ler ou realizar operações básicas de matemática e que mesmo diante dessas lacunas conseguiam "progredir" até o Ensino superior que é onde os esforços petistas se concentraram.

O PT acabou mordido pelo monstro que criou, uma nova classe média extremamente ignorante e afeita à manipulação, que por se achar rica, acabou apoiando o grupo mais nefasto que existe e agora nem se aposentar vão conseguir.

Dito isto, compreendo que no fundo sempre estivemos encurralados, mas após esses 200 dias de temer, eu tenho certeza que colocar esse verme no poder realmente só serviu para estancar as investigações sobre corrupção e para agradar ao empresariado que está conseguindo tudo que queria do vampiro e sua corja.

Mas para me ater ao seu post, reafirmo: Culpar o povo não adianta, por 2 motivos.

1º - O que apresentei acima, o povo é ignorante e há um sistema engendrado para mantê-lo assim.
2º - Não é como se houvesse opções realmente diferentes, nosso sistema é apodrecido e acreditar que isso pode ser mudado através do voto é ingenuidade...
 

Ronin Ogun

Lenda da internet
Mensagens
13.524
Reações
16.637
Pontos
1.664
Todos os corruptos que estão no governo foram eleitos pelo próprio povo, não esqueça-se disso.

E se ganharam votos, significa que o povo se sentiu representado de alguma forma. Não apareceram lá do nada.

O governo nada mais é do que um reflexo do próprio povo.

Mas eu acho mais estranho é alguém afirmar só agora que "essa democracia não nos representa". Algum tempo atrás, e pouco tempo, o que não faltava aqui era gente dizendo que "não iria ter golpe". Quer dizer que antes essa mesma democracia representava ?


Como eu falei claramente, estão lá por que alguém votou neles.

Cara, tu já foi pro extremo nordeste? Tem gente que ainda vota em fulano porque se não o fazê-lo, sua vendinha não terá mais sucesso. Tem gente que vota por comida e tem gente que vota (a maioria) sem saber porque ou em quem está votando. Se você se sente representado por algum político, isso é ótimo. Concordo contigo quando diz que a corrupção política é a extensão da prática do brasileiro, mas então como é que a gente muda isso? As leis foram criadas para que o homem não viva num oba-oba. No Brasil, elas além de não serem seguidas, são deturpadas para que o oba-oba continue. Pode ser o PT, o PSDB o PV, o PCdoB ou qualquer outra sigla: todas vão deitar e rolar com essa democracia. Eu aposto as fichas em reforma política, mas me parece que para muitos aqui o negócio é acabar com x e y. Não adianta trocar a fruta se a raiz dá árvore é podre. Pra começar, tinha que tornar o voto facultativo, lidar com o voto distrital, acabar com essa festa de foro privilegiado e fazer as reformas que esperamos desde que éramos crianças. Agora me responde, qual político você acredita que quer perder seus privilégios e tocar um projeto político ao invés de um projeto de poder? A nossa democracia é nova, somos um país novo mas nós estamos ficando velhos (pelo menos eu já passei dos 30 já faz tempo). Será que viveremos pra ver um país um pouco menos zoado? Em tempo, troca seis por meia dúzia e esse tal esquema existiria porque pelo visto ele passa pela tal esquerda (frouxa), a direita (a de sempre), o meio, a justiça, empresários, banqueiros e até gente que pensamos ser justas. Precisamos de leis fortes, mas olha quem quer mudar a constituição: o congresso mais sujo e corrupto dos últimos anos. Tamo fodido ou não?
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.923
Reações
53.720
Pontos
703
Pena que você esquece do mais importante:

Boa parte da população de nossa amada pátria é composta por analfabetos funcionais e políticos, vitimas de um sistema que pretende mantê-las assim para "sempre".

É óbvio que nossa classe política é ruim, mas isso só é possível porque eles manter as peças de maneira a garantir a manutenção do Status Quo. Mesmo o governo petista que promoveu algum avança na educação, certificou-se de manter o povo no cabresto, ao assegurar-se que o ensino básico continuasse a "formar" pessoas que mal sabem ler ou realizar operações básicas de matemática e que mesmo diante dessas lacunas conseguiam "progredir" até o Ensino superior que é onde os esforços petistas se concentraram.

O PT acabou mordido pelo monstro que criou, uma nova classe média extremamente ignorante e afeita à manipulação, que por se achar rica, acabou apoiando o grupo mais nefasto que existe e agora nem se aposentar vão conseguir.


Quer dizer que a culpa agora é da classe média ?

O que você sugere então, acabar com a classe média ??




Dito isto, compreendo que no fundo sempre estivemos encurralados, mas após esses 200 dias de temer, eu tenho certeza que colocar esse verme no poder realmente só serviu para estancar as investigações sobre corrupção e para agradar ao empresariado que está conseguindo tudo que queria do vampiro e sua corja.

Mas para me ater ao seu post, reafirmo: Culpar o povo não adianta, por 2 motivos.

1º - O que apresentei acima, o povo é ignorante e há um sistema engendrado para mantê-lo assim.
2º - Não é como se houvesse opções realmente diferentes, nosso sistema é apodrecido e acreditar que isso pode ser mudado através do voto é ingenuidade...



Quem é que votou no Temer mesmo ?
 

jose luis

Bam-bam-bam
Mensagens
2.917
Reações
13.302
Pontos
293
Covardia é ficar fazendo "malabarismo" ideológico para defender o lixo que você defende e fingir que não tem nada a ver com isso.

Você não defende abertamente, mas sua postura de sempre desviar o foco de qualquer discussão que levantam para apontar o dedo contra o PT, como se assim todos os outros erros pudessem ser justificados é uma forma clara de defesa de certa escória.

Se você não defende o tucanato, vamos discutir os assuntos que propôs no decorrer dessa discussão. Façamos isso de maneira clara e sem subterfúgios e se no meio da encrenca o assunto PT fizer sentido, certamente poderemos falar a respeito disso. O problema é você nunca responder as questões urgentes e que revelam a agenda nefasta que está sendo colocada em prática, tentando sempre desviar do assunto ao apontar para os desmandos do PT, que sim tem muita culpa no "cartório", mas que não está mais no poder e portanto já não faz mais sentido ficar discutindo esses assuntos, quando no atual governo golpista, temos assunto de sobra para discutir.

Na verdade além de tudo que já foi exposto, outro problema é que você e a maioria dos mavs direitistas daqui, tratam qualquer pessoa à sua esquerda como inimigos, e mesmo a discussão correndo de maneira civilizada, o melhor que vocês conseguem é ficarem de provocações baratas tentando causar alguma alteração por parte de quem discute com vocês de maneira a tentar cavar um ban, tanto é que a maioria das postagem são meras provocações e afronta que não valem nem sequer o tempo da leitura, quanto mais respostas como a que me dispus a dar nesse tópico.

É por essas e outras que no geral evito participar do esgoto que é essa pasta política:
Eu vejo é um malabarismo argumentativo no qual você não consegue apontar quais são meus "bandidos de estimação". Se você não consegue corroborar alguma afirmação sobre mim, com posts e provas, você simplesmente mentiu cara. Deixa de ser hipócrita.
Ainda me cria um textão pra corroborar a ideia que não consegue sustentar. Tenta provar seu ponto com muitas palavras, sendo que só um post já faria isto. Só que ele não existe. Tu me chama de corrupto e quer que eu o trate bem? Deixa de ser cara de pau.
Esse esgoto que é a pasta política começa a feder mais quando tu está presente aqui.
Vamos discutir soluções com quem possa contribuir com ideias úteis, e não uma pessoa agarrada a uma narrativa política de "Gorpi", "Dilma Honesta", "Socialismo é bom", "empresários devem se fuder por explorar o trabalhador", "me dê tudo Estado", muito utilizada por sinal por uma ideologia que nos levou a bancarrota moral, econômica e social.
E agora, depois do "Gorpi", PT e PC do B, a esquerda de "mentira", vão lá votar nos "golpistas" para continuarem sobrevivendo parasitando o país junto com os demais partidos, notadamente o PSDB, um dos "arquitetos da ruptura democrática". Mas quem sou eu pra tecer críticas já que tenho bandidos de estimação imaginários. Reais segundo a sua cegueira e desonestidade da "verdadeira esquerda".
 

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
Quer dizer que a culpa agora é da classe média ?

O que você sugere então, acabar com a classe média ??








Quem é que votou no Temer mesmo ?


Não culpei a classe média, eu disse que ela é uma vítima da própria ignorância.

A pergunta que te faço é a seguinte, você acha que votar o Aécio mudaria alguma coisa? Tudo de ruim que o temer está fazendo é com o psdb por trás, por isso eu disse que não há opções.

51 milhões de brasileiros votaram na Dilma com o Mordomo como vice e estão tomando no cu com as medidas austeras que ele está aplicando CONTRA O POVO em prol do empresariado.

50 milhões votaram no Aécio que tomaria as mesmas medidas que o mordomo e possivelmente seria ainda mais agressivo e foderia ainda mais o povo.

O desgoverno pemedebista só está seguindo a agenda que o psdb implantou, pois sabem que se não andarem na linha, logo vão cair.
 

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
Eu vejo é um malabarismo argumentativo no qual você não consegue apontar quais são meus "bandidos de estimação". Se você não consegue corroborar alguma afirmação sobre mim, com posts e provas, você simplesmente mentiu cara. Deixa de ser hipócrita.
Ainda me cria um textão pra corroborar a ideia que não consegue sustentar. Tenta provar seu ponto com muitas palavras, sendo que só um post já faria isto. Só que ele não existe. Tu me chama de corrupto e quer que eu o trate bem? Deixa de ser cara de pau.
Esse esgoto que é a pasta política começa a feder mais quando tu está presente aqui.
Vamos discutir soluções com quem possa contribuir com ideias úteis, e não uma pessoa agarrada a uma narrativa política de "Gorpi", "Dilma Honesta", "Socialismo é bom", "empresários devem se fuder por explorar o trabalhador", "me dê tudo Estado", muito utilizada por sinal por uma ideologia que nos levou a bancarrota moral, econômica e social.
E agora, depois do "Gorpi", PT e PC do B, a esquerda de "mentira", vão lá votar nos "golpistas" para continuarem sobrevivendo parasitando o país junto com os demais partidos, notadamente o PSDB, um dos "arquitetos da ruptura democrática". Mas quem sou eu pra tecer críticas já que tenho bandidos de estimação imaginários. Reais segundo a sua cegueira e desonestidade da "verdadeira esquerda".

Chora mais que tá pouco!

E aproveita e me coloca na sua ignore list, pelo visto você está bem incomodado comigo!

Estou aqui trocando ideias de boa com o @Spike Spiegal e respondendo tranquilamente em todos meus posts, você é quem está exaltado cara.
 

jose luis

Bam-bam-bam
Mensagens
2.917
Reações
13.302
Pontos
293
Chora mais que tá pouco!

E aproveita e me coloca na sua ignore list, pelo visto você está bem incomodado comigo!

Estou aqui trocando ideias de boa com o @Spike Spiegal e respondendo tranquilamente em todos meus posts, você é quem está exaltado cara.
Não colocarei. Prefiro observar seu falso moralismo e "malabarismo argumentativo" em ação. Me faz rir de você e de sua ideologia.
Pelo menos tirei uma antiga dúvida que se confirmou: tu fala muito, gosta de escrever belos textos, mas na hora de demonstrar uma simples afirmação contra mim, me manda colocá-lo na ignore e te esquecer. Concluo que realmente tu é um covarde, mentiroso e dissimulado. Quando acusar alguém de algo, honre tuas calças e prove.
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.923
Reações
53.720
Pontos
703
Eu vejo é um malabarismo argumentativo no qual você não consegue apontar quais são meus "bandidos de estimação". Se você não consegue corroborar alguma afirmação sobre mim, com posts e provas, você simplesmente mentiu cara. Deixa de ser hipócrita.
Ainda me cria um textão pra corroborar a ideia que não consegue sustentar. Tenta provar seu ponto com muitas palavras, sendo que só um post já faria isto. Só que ele não existe. Tu me chama de corrupto e quer que eu o trate bem? Deixa de ser cara de pau.
Esse esgoto que é a pasta política começa a feder mais quando tu está presente aqui.
Vamos discutir soluções com quem possa contribuir com ideias úteis, e não uma pessoa agarrada a uma narrativa política de "Gorpi", "Dilma Honesta", "Socialismo é bom", "empresários devem se fuder por explorar o trabalhador", "me dê tudo Estado", muito utilizada por sinal por uma ideologia que nos levou a bancarrota moral, econômica e social.
E agora, depois do "Gorpi", PT e PC do B, a esquerda de "mentira", vão lá votar nos "golpistas" para continuarem sobrevivendo parasitando o país junto com os demais partidos, notadamente o PSDB, um dos "arquitetos da ruptura democrática". Mas quem sou eu pra tecer críticas já que tenho bandidos de estimação imaginários. Reais segundo a sua cegueira e desonestidade da "verdadeira esquerda".



Repare que interessante : Antes era: "não vai ter golpe", coxinhas não passarão, golpe contra a democracia, "não vão tirar a presidenta dilma" ...

Agora é : "esse sistema não nos representa".


Parece que mudaram o discurso. Antes o sistema era bom ,agora não é mais. Mas o sistema continua o mesmo.
 

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
Repare que interessante : Antes era: "não vai ter golpe", coxinhas não passarão, golpe contra a democracia, "não vão tirar a presidenta dilma" ...

Agora é : "esse sistema não nos representa".


Parece que mudaram o discurso. Antes o sistema era bom ,agora não é mais. Mas o sistema continua o mesmo.

O sistema nunca foi bom, inclusive eu disse isso no post que você ignorou, mas desisto de tentar com você, seu combo de av do trump e assinatura do bolsonaro não deixam dúvidas sobre sua pessoa!
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Só aceito a resposta se vc ler o artigo

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=833

E cuidado que o capitalismo malvadão vai te pegar kkkk
Li o artigo aqui, não achei o outro tópico.

O artigo fala bem, mas se esquece que pra transformar um elemento em outro há um custo.
Transformamos petróleo em energia. E por isso petróleo é valioso. E seu valor energético é maior que o do álcool por exemplo.
(Do petróleo fazemos diesel, gasolina e álcool também. Cada um com propriedades energéticas diferentes. Um motor à diesel não funciona com álcool.)

Só porquê temos grande quantidade de elementos não quer dizer que nós tenhamos um dia capacidade pra transformar qualquer elemento em outro elemento.

Já fizeram ouro artificialmente, no entanto esse processo é mais caro do que extrair o ouro da natureza.
Assim como nossos corpos são feitos da mesma matéria que estrelas, não posso te arrancar um braço e dar um pedaço de madeira e dizer que está tudo bem.

O processo de queima de combustíveis fósseis gera energia através da combustão e essa reação química gera o gás carbônico.
Então agora gás carbônico na atmosfera é bom? Claro que não, é um poluente para o meio ambiente.

Ridículo pensar que não há consequências pras milhares de toneladas de CO2 que jogamos no ar todos os dias.

Na china um cara já inventou uma máquina pra sugar a poluição e transformar em outra coisa, mas e aí sabe porquê a moda não pegou? Eficiência energética.

Como já deve ter percebido nas suas aulas de química, pra transformar um elemento em outro precisamos de vários recursos. Seja calor, pressão ou outros elementos. Não existe transformação gratuita.


Então julgar todos os elementos da terra como aproveitáveis ou úteis é claramente inviável.
Porquê há mais vida em uma floresta que em um deserto?
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Quando foi que eu neguei que a corrupção era sintomática e cultural? É há muitas décadas e eu sei disso. Agora, o PT encabeçou esses esquemas nos últimos anos e o único partido que pode ter uma participação similar à do PT neles é o PMDB. O resto dos Partidos no geral participou sim e isso é certo, mas não foram protagonistas diretos.



OK querido Rapha Hans Castorp. Mas analisemos a cronologia das coisas:

Lula sim era extremamente esperto e ardiloso, e conseguiu o que queria, chegar na Presidência.

A Dilma por sua vez já tinha um histórico administrativo muito ruim antes do Governo petista, e nunca havia ocupado um cargo político. Quem fez a fama dela foi o Lula e quando ela teve autonomia, vimos o desastre de perto.

E o Hitler, tal como o Mussolini eram de terceira via. Ambos até podiam ter uma empatia pelo conservadorismo social, mas não eram nem de esquerda e nem de direita em totalidade.

Não existe essa terceira via, o Mussolini era de direita. O problema são as suas definições de esquerda e de direita que não fazem o menor sentido.

O PT faz parte de uma esquerda fisiologica. O problema é que muitos inventam certas definições ideologicas para endeusar a sua propria ideologia. Não dá para admitir que existiram lixos humanos na direita e na esquerda.

Direitista só pode ser conservador, defensor da liberdade economica...igualzinho a mim (+ olha que coincidencia).

O PT tinha uma politica economica bastante parecida com a ditadura militar brasileira e não deixa de ser de esquerda. Como a ditadura militar mesmo sendo desenvolvimentista não deixa de ser de direita.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
Eu vejo é um malabarismo argumentativo no qual você não consegue apontar quais são meus "bandidos de estimação". Se você não consegue corroborar alguma afirmação sobre mim, com posts e provas, você simplesmente mentiu cara. Deixa de ser hipócrita.
Ainda me cria um textão pra corroborar a ideia que não consegue sustentar. Tenta provar seu ponto com muitas palavras, sendo que só um post já faria isto. Só que ele não existe. Tu me chama de corrupto e quer que eu o trate bem? Deixa de ser cara de pau.
Esse esgoto que é a pasta política começa a feder mais quando tu está presente aqui.
Vamos discutir soluções com quem possa contribuir com ideias úteis, e não uma pessoa agarrada a uma narrativa política de "Gorpi", "Dilma Honesta", "Socialismo é bom", "empresários devem se fuder por explorar o trabalhador", "me dê tudo Estado", muito utilizada por sinal por uma ideologia que nos levou a bancarrota moral, econômica e social.
E agora, depois do "Gorpi", PT e PC do B, a esquerda de "mentira", vão lá votar nos "golpistas" para continuarem sobrevivendo parasitando o país junto com os demais partidos, notadamente o PSDB, um dos "arquitetos da ruptura democrática". Mas quem sou eu pra tecer críticas já que tenho bandidos de estimação imaginários. Reais segundo a sua cegueira e desonestidade da "verdadeira esquerda".
Fiquei curioso de ver por que vc tá se exaltando assim, cliquei em show ignored content e li um post. E lembrei por que o i feliz tá na minha ignore list. Meu Deus, o cara está cagando pelos dedos. Não acredito nisso velho.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Não existe essa terceira via, o Mussolini era de direita. O problema são as suas definições de esquerda e de direita que não fazem o menor sentido.

O PT faz parte de uma esquerda fisiologica. O problema é que muitos inventam certas definições ideologicas para endeusar a sua propria ideologia. Não dá para admitir que existiram lixos humanos na direita e na esquerda.

Direitista só pode ser conservador, defensor da liberdade economica...igualzinho a mim (+ olha que coincidencia).

O PT tinha uma politica economica bastante parecida com a ditadura militar brasileira e não deixa de ser de esquerda. Como a ditadura militar mesmo sendo desenvolvimentista não deixa de ser de direita.

Li agora este comentário. Não havia lido antes.

Mussolini de direita.

Hue

Mas para você ficar feliz, também não dá pra dizer que ele era de esquerda. De fato. Em si, o fascismo é uma ideologia fisiológica e sem lado definido.
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Li agora este comentário. Não havia lido antes.

Mussolini de direita.

Hue

Mas para você ficar feliz, também não dá pra dizer que ele era de esquerda. De fato. Em si, o fascismo é uma ideologia fisiológica e sem lado definido.

só vou ficar feliz quando vc parar com essa coisa de "terceira via" e parar de demonizar a esquerda enquanto alivia pra direita.
 

nitzerebb

Bam-bam-bam
Mensagens
1.736
Reações
3.065
Pontos
303
1 Trilhão ... ou seja eles estão investigando 1/5 da economia Brasileira ... na boa esse número ai é para fazer manchete e chamar atenção
 

Flango Chines

Bam-bam-bam
Mensagens
1.387
Reações
2.494
Pontos
293
O PT acabou mordido pelo monstro que criou, uma nova classe média extremamente ignorante e afeita à manipulação, que por se achar rica, acabou apoiando o grupo mais nefasto que existe e agora nem se aposentar vão conseguir.

O que vc quis dizer com essa frase?
Qual o grupo mais nefasto que existe?
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
só vou ficar feliz quando vc parar com essa coisa de "terceira via" e parar de demonizar a esquerda enquanto alivia pra direita.

Mas era terceira via mesmo. E nem o Nazismo pode ser considerado realmente de esquerda. Tanto fascismo quanto nazismo bebiam das duas fontes.

De governos totalitários de direita, eu me lembro agora do Pinochet e da maioria das ditaduras latinas do último século.
 

Flango Chines

Bam-bam-bam
Mensagens
1.387
Reações
2.494
Pontos
293
Mas era terceira via mesmo. E nem o Nazismo pode ser considerado realmente de esquerda. Tanto fascismo quanto nazismo bebiam das duas fontes.

De governos totalitários de direita, eu me lembro agora do Pinochet e da maioria das ditaduras latinas do último século.

Nazismo é de esquerda.
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Sobre o fascismo italiano:
3vxAE3GMUe9aOsS8tBc36YcPZaapsLuXnqJeIN9TAPpDmZjVNQWjmBqAvmJQ=--.jpg


c8203db46a91f57a41a7ea889380cb5c_large.jpg


"Para males extremos, extrema direita".

Preciso falar mais alguma coisa?
 

Flango Chines

Bam-bam-bam
Mensagens
1.387
Reações
2.494
Pontos
293
´De esquerda é o c***lho.

Se você não conhece a história, não se meta a comentá-la!

Vai dizer que Ludwig Von Mises não conhece história?


Não existe direita autoritária.
Isso é balela criada pela esquerda pra tentar jogar a culpa das merdas que aconteceram na direita.

"Que é o intervencionismo? O intervencionismo significa a não restrição,
por parte do governo, de sua atividade, em relação à preservação
da ordem, ou – como se costumava dizer cem anos atrás
– em relação à “produção da segurança”. O intervencionismo revela
um governo desejoso de fazer mais. Desejoso de interferir nos fenômenos
de mercado. Alguém que discorde, afirmando que o governo
não deveria intervir nos negócios, poderá ouvir, com muita
frequência, a seguinte resposta: “Mas o governo sempre interfere,
necessariamente. Se há policiais nas ruas, o governo está interferindo.
Interfere quando um assaltante rouba uma loja ou quando
evita que alguém furte um automóvel”. Mas quando falamos de
intervencionismo, e definimos o significado do termo, referimo-nos
à interferência governamental no mercado. (Que o governo e a polícia
se encarreguem de proteger os cidadãos, e entre eles os homens
de negócio e, evidentemente, seus empregados, contra ataques de
bandidos nacionais ou do exterior, é efetivamente uma expectativa
normal e necessária, algo a se esperar de qualquer governo. Essa
proteção não constitui uma intervenção, pois a única função legítima
do governo é, precisamente, produzir segurança.) Quando falamos
de intervencionismo, referimo-nos ao desejo que experimenta
o governo de fazer mais que impedir assaltos e fraudes. O intervencionismo
significa que o governo não somente fracassa em proteger
o funcionamento harmonioso da economia de mercado, como
também interfere em vários fenômenos de mercado: interfere nos
preços, nos padrões salariais, nas taxas de juro e de lucro."


"O governo quer interferir com a finalidade de obrigar os homens
de negócio a conduzir suas atividades de maneira diversa
da que escolheriam caso tivessem de obedecer apenas aos consu-
midores. Assim, todas as medidas de intervencionismo governamental
têm por objetivo restringir a supremacia do consumidor.

O governo quer arrogar a si mesmo o poder – ou pelo menos
parte do poder – que, na economia de mercado livre, pertence aos
consumidores. Consideremos um exemplo de intervencionismo
bastante conhecido em muitos países e experimentado, vezes
sem conta, por inúmeros governos, especialmente em tempos de
inflação. Refiro-me ao controle de preços. Em geral, os governos
recorrem ao controle de preços depois de terem inflacionado a
oferta de moeda e de a população ter começado a se queixar do
decorrente aumento dos preços. Há muitos e famosos exemplos
históricos do fracasso de métodos de controle dos preços, mas
mencionarei apenas dois, porque em ambos os governos foram,
de fato, extremamente enérgicos ao impor, ou tentar impor, seus
controles de preço."

"Analisemos agora as razões desse fracasso. O governo ouve as
queixas do povo de que o preço do leite subiu. E o leite é, sem
dúvida, muito importante, sobretudo para a geração em crescimento,
para as crianças. Por conseguinte, estabelece um preço máximo
para esse produto, preço máximo que é inferior ao que seria o preço
potencial de mercado. Então o governo diz: “Estamos certos de que
fizemos tudo o que era preciso para permitir aos pobres a compra de
todo o leite de que necessitam para alimentar os filhos”.


Mas que acontece? Por um lado, o menor preço do leite provoca
o aumento da demanda do produto; pessoas que não tinham meios
de comprá-lo a um preço mais alto, podem agora fazê-lo ao preço
reduzido por decreto oficial. Por outro lado, parte dos produtores
de leite, aqueles que estão produzindo a custos mais elevados – isto
é, os produtores marginais – começam a sofrer prejuízos, visto que o
preço decretado pelo governo é inferior aos custos do produto. Este
é o ponto crucial na economia de mercado. O empresário privado, o
produtor privado, não pode sofrer prejuízo no cômputo final de suas
atividades. E como não pode ter prejuízos com o leite, restringe a
venda deste produto para o mercado. Pode vender algumas de suas
vacas para o matadouro; pode também, em vez de leite, fabricar e
vender derivados do produto, como coalhada, manteiga ou queijo.

A interferência do governo no preço do leite redunda, pois,
em menor quantidade do produto do que a que havia antes, redução
que é concomitante a uma ampliação da demanda. Algumas
pessoas dispostas a pagar o preço decretado pelo governo não
conseguirão comprar leite. Outro efeito é a precipitação de pessoas
ansiosas por chegarem em primeiro lugar às lojas. São obrigadas
a esperar do lado de fora. As longas filas diante das lojas
parecem sempre um fenômeno corriqueiro numa cidade em que
o governo tenha decretado preços máximos para as mercadorias
que lhe pareciam importantes.



Foi o que se passou em todos os lugares onde o preço do leite
foi controlado. Por outro lado, isso foi sempre prognosticado pelos
economistas – obviamente apenas pelos economistas sensatos,
que, aliás, não são muito numerosos. Mas qual é a consequência do
controle governamental de preços? O governo se frustra. Pretendia
aumentar a satisfação dos consumidores de leite, mas na verdade,
descontentou-os. Antes de sua interferência, o leite era caro, mas
era possível comprá-lo. Agora a quantidade disponível é insuficiente.

Com isso, o consumo total se reduz. As crianças passam a tomar
menos leite, e chegam a não mais tomá-lo. A medida a que o governo
recorre em seguida é o racionamento. Mas racionamento significa
tão somente que algumas pessoas são privilegiadas e conseguem
obter leite, enquanto outras ficam sem nenhum. Quem obtém e
quem não obtém é obviamente algo sempre determinado de forma
muito arbitrária. Pode ser estipulado, por exemplo, que crianças
com menos de quatro anos de idade devem tomar leite, e aquelas
com mais de quatro, ou entre quatro e seis, devem receber apenas a
metade da ração a que as menores fazem jus.



Faça o governo o que fizer, permanece o fato de que só há
disponível uma menor quantidade de leite. Consequentemente,
a população está ainda mais insatisfeita que antes. O governo
pergunta, então, aos produtores de leite (porque não tem imaginação
suficiente para descobrir por si mesmo): “Por que não
produzem a mesma quantidade que antes?”. Obtém a resposta:
“É impossível, uma vez que os custos de produção são superiores
ao preço máximo fixado pelo governo”. As autoridades se
põem em seguida a estudar os custos dos vários fatores de produção,
vindo a descobrir que um deles é a ração. “Pois bem”,
diz o governo, “o mesmo controle que impusemos ao leite, vamos
aplicar agora à ração. Determinaremos um preço máximo
para ela e os produtores de leite poderão alimentar seu gado
a preços mais baixos, com menor dispêndio. Com isto, tudo
se resolverá: os produtores de leite terão condições de produzir
em maior quantidade e venderão mais.” Que acontece nesse
caso? Repete-se, com a ração, a mesma história acontecida com
o leite, e, como é fácil depreender, pelas mesmíssimas razões. A
produção de ração diminui e as autoridades se veem novamente
diante de um dilema.



Nessas circunstâncias, providenciam novos interlocutores, no
intuito de descobrir o que há de errado com a produção de ração.
E recebem dos produtores de ração uma explicação idêntica à
que lhes fora fornecida pelos produtores de leite. De sorte que
o governo é compelido a dar um outro passo, já que não quer
abrir mão do princípio do controle de preços. Determina preços
máximos para os bens de produção necessários à produção de
ração. E a mesma história, mais uma vez, se desenrola. Assim,
o governo começa a controlar não mais apenas o leite, mas também
os ovos, a carne e outros artigos essenciais. E todas as vezes
alcança o mesmo resultado, por toda parte a consequência é a
mesma. A partir do momento em que fixa preços máximos para
bens de consumo, vê-se obrigado a recuar no sentido dos bens de
produção, e a limitar os preços dos bens de produção necessários
à elaboração daqueles bens de consumo com preços tabelados. E
assim o governo, que começara com o controle de alguns poucos
fatores, recua cada vez mais em direção à base do processo produtivo,
fixando preços máximos para todas as modalidades de bens
de produção, incluindo-se ai, evidentemente, o preço da mão-deobra,
pois, sem controle salarial, o “controle de custos” efetuado
pelo governo seria um contra-senso.



Ademais, o governo não tem como limitar sua interferência no
mercado apenas ao que se lhe afigura como bem de primeira necessidade:
leite, manteiga, ovos e carne.
Precisa necessariamente
incluir os bens de luxo, porquanto, se não limitasse seus preços, o
capital e a mão-de-obra abandonariam a produção dos artigos de
primeira necessidade e acorreriam à produção dessas mercadorias
que o governo reputa supérfluas. Portanto, a interferência isolada
no preço de um ou outro bem de consumo sempre gera efeitos – e
é fundamental compreendê-lo – ainda menos satisfatórios que as
condições que prevaleciam anteriormente: antes da interferência, o
leite e os ovos são caros; depois, começam a sumir do mercado.
O governo considerava esses artigos tão importantes que interferiu;
queria torná-los mais abundantes, ampliar sua oferta. O resultado
foi o contrário: a interferência isolada deu origem a uma situação
que – do ponto de vista do governo – é ainda mais indesejável que
a anterior, que se pretendia alterar. E o governo acabará por chegar
a um ponto em que todos os preços, padrões salariais, taxas de juro,
em suma, tudo o que compõe o conjunto do sistema econômico, é
determinado por ele. E isso, obviamente, é socialismo."



O que lhes apresentei aqui, nesta explanação esquemática e teórica,
foi precisamente o que ocorreu nos países que tentaram impor
preços máximos, países cujos governos foram teimosos o bastante
para avançarem passo a passo até a própria derrocada. Foi o que
aconteceu, na Primeira Guerra Mundial, com a Alemanha e a Inglaterra.
Analisemos a situação que existia nos dois países. Ambos

experimentavam a inflação. Como os preços subiam, os dois
governos impuseram controles sobre eles. Tendo começado com
apenas alguns preços, nada mais que leite e ovos, foram forçados a
avançar cada vez mais. Mais a guerra se prolongava, maior se tornava
a inflação. E após três anos de guerra, os alemães – de maneira
sistemática, como é de seu estilo – elaboraram um grande plano.
Chamaram-no Plano Hindenburg (naquela época, tudo na Alemanha
que parecia bom ao governo era batizado de Hindenburg).
O Plano Hindenburg estabelecia o controle governamental sobre
todo o sistema econômico do país: preços, salários, lucros..., tudo.



E a burocracia tratou imediatamente de pôr em prática este plano.
Mas, antes de concluí-lo, veio a derrocada: o Império Alemão desintegrou-
se, o aparelho burocrático esfacelou-se, a revolução produziu
seus efeitos terríveis – tudo chegou ao fim. Os fatos, na Inglaterra,
inicialmente ocorreram dessa mesma maneira, mas, depois de algum
tempo, na primavera de 1917, os Estados Unidos entraram na guerra
e abasteceram os ingleses com quantidades suficientes de tudo.
Dessa forma, o caminho do socialismo, o caminho da servidão, foi
obstado. Antes da ascensão de Hitler ao poder, o controle de preços
foi mais uma vez introduzido na Alemanha pelo chanceler Brüning,
pelas razões de costume. O próprio Hitler aplicou-o antes mesmo do
início da guerra: na Alemanha de Hitler não havia empresa privada
ou iniciativa privada. Na Alemanha de Hitler havia um sistema de
socialismo que só diferia do sistema russo na medida em que ainda
eram mantidos a terminologia e os rótulos do sistema de livre economia.
Ainda existiam “empresas privadas”, como eram denominadas. Mas
o proprietário já não era um empresário; chamavam-no “gerente” ou
“chefe” de negócios (Betriebsführer).



Todo o país foi organizado numa hierarquia de führers; havia o

Führer supremo, obviamente Hitler, e em seguida uma longa sucessão
de führers, em ordem decrescente, até os führers do último escalão. E,
assim, o dirigente de uma empresa era o Betriebsführer. O conjunto de
seus empregados, os trabalhadores da empresa, era chamado por uma
palavra que, na Idade Média, designara o séquito de um senhor feudal:
o Gefolgschaft. E toda essa gente tinha de obedecer às ordens expedidas
por uma instituição que ostentava o nome assustadoramente
longo de Reichsführerwirtschaftsministerium (Ministério da Economia
do Império), a cuja frente estava o conhecido gorducho Goering, enfeitado
de joias e medalhas. E era desse corpo de ministros de nome
tão comprido que emanavam todas as ordens para todas as empresas:
o que produzir, em que quantidade, onde comprar matérias-primas
e quanto pagar por elas, a quem vender os produtos e a que preço.
Os trabalhadores eram designados para determinadas fábricas e recebiam
salários decretados pelo governo. Todo o sistema econômico era
agora regulado, em seus mínimos detalhes, pelo governo.

O Betriebsführer não tinha o direito de se apossar dos lucros; recebia
o equivalente a um salário e, se quisesse receber uma soma
maior, diria, por exemplo: “Estou muito doente, preciso me submeter
a uma operação imediatamente, e isso custará quinhentos
marcos”. Nesse caso, era obrigado a consultar o führers do distrito
(o Gauführer ou Gauleiter), que o autorizaria – ou não – a fazer uma
retirada superior ao salário que lhe era destinado. Os preços já não
eram preços, os salários já não eram salários – não passavam de expressões
quantitativas num sistema de socialismo.



Permitam-me agora contar-lhes como esse sistema entrou em
colapso. Um dia, após anos de combate, os exércitos estrangeiros
chegaram à Alemanha. Procuraram conservar esse sistema econômico
de direção governamental; mas para isso teria sido necessária

a brutalidade de Hitler. Sem ela, o sistema não funcionou.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo