O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Médico presta socorro de emergência dentro de avião e depois cobra a empresa pelo serviço

**fnx**

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.473
Reações
11.472
Pontos
1.039
Resumo: Médico estava de férias indo pra os EUA e durante um voo fez um atendimento de emergência a um passageiro, sendo que nenhum dos tripulantes estava apto a fazer tal procedimento. Com isso o avião prosseguiu normalmente pro destino sem mais problemas. Depois o médico cobrou na justiça os serviços para a empresa aérea, mas perdeu pois o juiz considerou que era um dever dele fazer isso.

Bom até ai tudo bem, no início também achei que não ele não fez nada mais que o dever dele como médico, mesmo de férias. Mas depois de ler os comentários de um professor no link abaixo mudei a opinião, leiam, é interessante. Pra quem está com preguiça ele disse mais ou menos isso: a Latam enriqueceu sem causa e devia pagar ao médico sim, pois em razão da deficiência do atendimento dos tripulantes o médico atuou e evitou que o avião aterrissasse em um aeroporto mais próximo, o que geraria inúmeros custos para a empresa.

http://meusitejuridico.com.br/2017/11/08/socorro-medico-latam-e-diferentes-perspectivas-da-vida/
 

SithLord

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.050
Reações
17.308
Pontos
1.024
Bom, isso é bem controverso.

O médico, fora do horário de serviço, pode optar em prestar socorro ou não. Isso é um direito dele, e não um dever.

Sent from Korriban, via Imperial Freighter.
 

Preguiça

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.957
Reações
12.552
Pontos
779
Bom, isso é bem controverso.

O médico, fora do horário de serviço, pode optar em prestar socorro ou não. Isso é um direito dele, e não um dever.

Sent from Korriban, via Imperial Freighter.

Ele nao tem o dever de estar sempre apto a socorrer alguem, mas se estiver, ele nao pode se negar, sob pena de caracterizar omissao de socorro.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
no minimo ele pensou..
"pqp.. se eu não socorrer o cara o avião vai ter que pousar e eu vou perder minhas preciosas horas de férias.. como não vou poder cobrar da empresa uma indenização por isso.. vou ajudar esse m**** aqui a não morrer e depois ganhar uma grana.."
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.134
Reações
6.492
Pontos
1.049
O médico não é obrigado a nada, mas moralmente é um dever dele. Assim como ele pode estar na rua e alguém passar mal, ele pode socorrer se for um cara ético com o juramento que fez ou não, mas se socorrer não pode depois ir cobrar na prefeitura.

Acho que a justiça agiu certo e que seria bom se o médico fizesse isso com mais altruísmo em caso de emergências como essa, como a maioria dos médicos fazem.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.587
Reações
16.540
Pontos
553
Acho que nesse caso, a companhia deveria pagar uns troco pro médico, por direito ele deveria receber pelo trabalho feito. Já não seria correto ele cobrar de alguem que passe mal na rua. É diferente, a empresa tem seguro pra essas situações... Sei la... Controverso o tema...
 


xxxnerozzz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.536
Reações
27.378
Pontos
1.069
Bom, isso é bem controverso.

O médico, fora do horário de serviço, pode optar em prestar socorro ou não. Isso é um direito dele, e não um dever.

Sent from Korriban, via Imperial Freighter.
Não é bem assim, mas ele cobrar da empresa não vejo algo tão absurdo, o problema seria ele cobrar a pessoa que ele ajudou.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.936
Pontos
1.659
Eu acho que ele tem o dever de ajudar e o direito à porra nenhuma.
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.511
Reações
11.550
Pontos
1.439
O médico foi mercenário nesta situação.
Ele socorreu porque quis, ele não era obrigado.

A empresa também deveria ser mais agradecida, já que pelo serviço prestado na hora evitou prejuízo para todos.
Deveria dar a ele uma recompensa pela sua presteza, já que ele não "socorreu" apenas o passageiro.

Enfim, os dois estão errados.
Se eu fosse o médico, eu atenderia de boa, como uma atitude altruísta.
Se eu fosse a empresa, reconheceria e agradeceria a atitude do médico, procurando uma melhor forma de recompensa-lo.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.668
Reações
22.061
Pontos
1.774
Eu acho que ele agiu certo cobrando da EMPRESA sim. Ele supriu uma deficiência da empresa, que geraria custos a ela, e o fez em caso de emergência. Tudo bem que ele prestou socorro e fez um juramento para isso e tals.
Mas porra...a empresa bem que podia negociar, dá umas passagens pro cara, sei lá, algo em troca do serviço que ele fez, que poupou a empresa de custos não planejados. Seria educado da empresa fazer isso.
Não acho que ele agiu pensando nisso, provavelmente na correria ele queria só ajudar mesmo, e depois algum advogado o orientou a entrar com a ação.
Então eu acho que a empresa não querer dar nada em troca, ainda que legalmente possa ser correto, acho SIM que deveriam remunerar ou oferecer algo pelo serviço prestado.
A empresa também deveria ser mais agradecida, já que pelo serviço prestado na hora evitou prejuízo para todos.
Deveria dar a ele uma recompensa pela sua presteza, já que ele não "socorreu" apenas o passageiro.

Enfim, os dois estão errados.
Se eu fosse o médico, eu atenderia de boa, como uma atitude altruísta.
Se eu fosse a empresa, reconheceria e agradeceria a atitude do médico, procurando uma melhor forma de recompensa-lo.

Exato é isso que eu queria dizer, eu acho que o médico atendeu pois era uma emergência e ele queria ajudar.
Depois devem ter orientado ele a entrar com a ação...não acho que ele tenha sido mercenário, mas a empresa deveria sim reconhecer e dar algo para recompensa-lo.
 

xxxnerozzz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.536
Reações
27.378
Pontos
1.069
O médico foi mercenário nesta situação.
Ele socorreu porque quis, ele não era obrigado.

A empresa também deveria ser mais agradecida, já que pelo serviço prestado na hora evitou prejuízo para todos.
Deveria dar a ele uma recompensa pela sua presteza, já que ele não "socorreu" apenas o passageiro.

Enfim, os dois estão errados.
Se eu fosse o médico, eu atenderia de boa, como uma atitude altruísta.
Se eu fosse a empresa, reconheceria e agradeceria a atitude do médico, procurando uma melhor forma de recompensa-lo.
Não sei como funciona lá, mas aqui ele não ajudar é crime, já que ele era o único capaz no lugar.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.668
Reações
22.061
Pontos
1.774
Não sei como funciona lá, mas aqui ele não ajudar é crime, já que ele era o único capaz no lugar.
Sim ele cumpriu com suas obrigações e seria educado da empresa ressarci-lo de alguma forma, mesmo que não esteja previsto em lei e não seja uma obrigação da mesma
Do próprio texto:
O que se deseja coibir é que alguém tenha vantagem econômica sem correspondência causal. Voltando o olhar para o caso vertente, tem-se que se a companhia aérea obteve vantagem econômica, ela precisa ressarcir quem atuou para produzir tal resultado, sob pena de enriquecer sem causa.
 

xxxnerozzz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.536
Reações
27.378
Pontos
1.069
Sim ele cumpriu com suas obrigações e seria educado da empresa ressarci-lo de alguma forma, mesmo que não esteja previsto em lei e não seja uma obrigação da mesma
Do próprio texto:
O que se deseja coibir é que alguém tenha vantagem econômica sem correspondência causal. Voltando o olhar para o caso vertente, tem-se que se a companhia aérea obteve vantagem econômica, ela precisa ressarcir quem atuou para produzir tal resultado, sob pena de enriquecer sem causa.
Eu falei acima que não via algo tão absurdo ele cobrar da empresa, mas sobre atender ele teria sim que socorrer
 

SithLord

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.050
Reações
17.308
Pontos
1.024
Ele nao tem o dever de estar sempre apto a socorrer alguem, mas se estiver, ele nao pode se negar, sob pena de caracterizar omissao de socorro.
Não é bem assim, mas ele cobrar da empresa não vejo algo tão absurdo, o problema seria ele cobrar a pessoa que ele ajudou.
Senhores.

Eu era socorrista. Quando não em horário de serviço, se eu passasse por um acidente ou algo do tipo, poderia optar em não socorrer.

Principalmente porque entende-se que, fora do horário de serviço, a pessoa está sem os equipamentos adequados para prestar o socorro e também se proteger de eventuais doenças ou contaminações como HIV e outras perebas. Pela lei, não era obrigado. Não adianta tentar salvar alguém se essa tentativa põe o socorrista também em perigo.

Pensem pelo outro lado, e se o médico não conseguisse salvar a pessoa? Ele pode ser processado e responsabilizado pela morte... mesmo tentando salvar a vida.

Sent from Korriban, via Imperial Freighter.
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.511
Reações
11.550
Pontos
1.439
Não sei como funciona lá, mas aqui ele não ajudar é crime, já que ele era o único capaz no lugar.

Realmente seria muito omisso da parte dele deixar de atender uma pessoa com risco de vida ( independente da empresa) pensando se ele ganharia com aquilo ou não. Acredito que, ele não pensou nisso na hora, tanto que prestou o socorro.
É bem provável que ele teve uma assessoria jurídica para orienta-lo.
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.394
Reações
14.096
Pontos
453
Médico malandrão. Alguém da empresa pediu para ele prestar socorro? Provável que não. Ofereceu alguma compensação? Não. Logo, se ele tomou a frente para fazer o atendimento, foi algo voluntário e a empresa não tem obrigação nenhuma de pagar por isso.

Ah, mas o médico evitou prejuízo para a empresa ao evitar que o vôo fosse desviado. Sim, mas não faria a menor diferença. Todos os riscos de problemas nos vôos são incluídos nos custos das passagens aéreas. Portanto, economicamente, não faria a menor diferença.
 

fernandy

Bam-bam-bam
Mensagens
6.838
Reações
2.859
Pontos
479
sempre acreditei que os médicos eram obrigados a atender em caso de urgência...independente dele estar em férias... ai lendo os posts fiquei na dúvida...mas achei isso aqui:

Capítulo I, VII - O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente.

na hora de de falar em salarios, horarios, bonus...o médico é sempre salvador de vidas, melhor profissao do mundo, mais importante... mas quando a coisa aperta: aiaiai estou descansando...
 

xxxnerozzz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.536
Reações
27.378
Pontos
1.069
Senhores.

Eu era socorrista. Quando não em horário de serviço, se eu passasse por um acidente ou algo do tipo, poderia optar em não socorrer.

Principalmente porque entende-se que, fora do horário de serviço, a pessoa está sem os equipamentos adequados para prestar o socorro e também se proteger de eventuais doenças ou contaminações como HIV e outras perebas. Pela lei, não era obrigado. Não adianta tentar salvar alguém se essa tentativa põe o socorrista também em perigo.

Pensem pelo outro lado, e se o médico não conseguisse salvar a pessoa? Ele pode ser processado e responsabilizado pela morte... mesmo tentando salvar a vida.

Sent from Korriban, via Imperial Freighter.
Mas isso está na lei o que vc falou, se houver risco não é obrigatório.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Acho que o médico está certo e que tem muita gente querendo socializar o trabalho do cara... irônico!
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.905
Pontos
353
Porra se o avião tivesse que mudar a rota ia gerar um prejuízo imenso!O que custa dar um troco pro médico que prestou o serviço?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.953
Reações
39.443
Pontos
2.044
Aonde foram parar os conceitos de gentileza, boa ação, preocupação com o próximo, sentir-se bem pelo simples fato de poder ajudar alguém? Fico decepcionado com esse tipo de coisa.
Lembro de um episódio em que numa viagem de ônibus um cidadão passou mal, o médico o atendeu e logo após todo mundo aplaudiu o médico, que ficou feliz pra c***lho por ter podido ser útil.
 

the_eye

Bam-bam-bam
Mensagens
2.511
Reações
3.242
Pontos
303
Na próxima vez a empresa vai exigir do médico que assine um documento liberando-a de qualquer obrigação financeira ou não vai perguntar se existe algum médico no voo e dane-se. Resumindo, nunca mais passem mal voando por aí...
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.609
Reações
14.377
Pontos
1.053
Não entendi a neura. Se a empresa tivesse mantido um médico entre os comissários não teriam precisado de um "civil".

Certo ele em pedir para a empresa, errado seria se ele tivesse cobrado o passageiro.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Aonde foram parar os conceitos de gentileza, boa ação, preocupação com o próximo, sentir-se bem pelo simples fato de poder ajudar alguém? Fico decepcionado com esse tipo de coisa.
Lembro de um episódio em que numa viagem de ônibus um cidadão passou mal, o médico o atendeu e logo após todo mundo aplaudiu o médico, que ficou feliz pra c***lho por ter podido ser útil.
Então todo mundo tem que ser gentil e solícito e bora trabalharmos todos de graça?

Um médico assume riscos quando atende alguém... o atendimento passa a ser responsabilidade dele e se alguma coisa desse errado é ele que assumiria a bronca. E não é que ele está cobrando da vitima e sim da companhia, que se beneficiou MUITO pelo atendimento.
 

Okira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.692
Reações
65.770
Pontos
1.494
A empresa poderia ao menos ter dado umas passagens de graça como agradecimento, seria uma bela propaganda.
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.724
Reações
12.747
Pontos
1.654
Lei international e lei maritima, que também se aplica nesse caso tratam disso.
Ele pode processar em mais de um pais, origem, destino e cede da empresa.
 

GearsX

Habitué da casa
Mensagens
132
Reações
233
Pontos
58
dc9f07b005668012c20eb0f47af230d2.png
18094538_2166273196807706_384968368395911168_n.jpg
 

Johnzim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.388
Reações
31.563
Pontos
1.319
Médico não tem só obrigação moral e ética, como tem obrigação legal de prestar socorro a quem estiver necessitando.
Algumas profissões têm dever legal de prestar assistência, sob pena de, na omissão ou na recusa, responder pelo resultado. Bombeiros, polícia e médico são alguns exemplos.

A argumentação do tal professor não faz sentido, pois ele não prestou nenhum serviço, mas sim realizou um ato a que está vinculado por dever legal. Se a pessoa viesse a falecer e depois constatassem que tinha um médico no voo pra socorrê-la, este médico provavelmente responderia por homicídio culposo.
 

xxxnerozzz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.536
Reações
27.378
Pontos
1.069
Médico não tem só obrigação moral e ética, como tem obrigação legal de prestar socorro a quem estiver necessitando.
Algumas profissões têm dever legal de prestar assistência, sob pena de, na omissão ou na recusa, responder pelo resultado. Bombeiros, polícia e médico são alguns exemplos.

A argumentação do tal professor não faz sentido, pois ele não prestou nenhum serviço, mas sim realizou um ato a que está vinculado por dever legal. Se a pessoa viesse a falecer e depois constatassem que tinha um médico no voo pra socorrê-la, este médico provavelmente responderia por homicídio culposo.
Por homicídio dificilmente, poderia ser por omissão de socorro, mas mesmo assim teria que comprovar que o médico não correria risco ao prestar socorro.

Como não acabei lendo nem sei o que o passageiro tinha.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.953
Reações
39.443
Pontos
2.044
Acho que o argumento do professor foi bom.
Sim, foi bom.
Tem muita gente que nem leu o link que coloquei, acho que nem era pra ter colocado o resumo
Eu li e entendi.
Então todo mundo tem que ser gentil e solícito e bora trabalharmos todos de graça?
Um médico assume riscos quando atende alguém... o atendimento passa a ser responsabilidade dele e se alguma coisa desse errado é ele que assumiria a bronca. E não é que ele está cobrando da vitima e sim da companhia, que se beneficiou MUITO pelo atendimento.

No caso específico do tópico, sim.

Era uma emergência, não tinha ninguém além do médico para ajudar e o avião estava bem longe do destino. Por que não ser solícito e ajudar? Tu vê o cara se fodendo e podendo ajudar, ajuda, porque vê o sofrimento do cidadão, não porque depois poderá ganhar um extra com isso. A responsabilidade do cara nem seria contestada em virtude da falta de equipamentos, da situação em si. Requerer o pagamento na justiça tem seu amparo legal, mas mostra, e aqui vai a minha crítica, uma vontade de tirar vantagem (lei de gerson) de uma situação sui generis, emergencial, que tanto o cidadão que passou mal, quanto a empresa, não poderiam agir de outra maneira senão pedir ajuda ao médico.
Quanto ao comportamento da empresa, bom, isso eu não comentei porque de tão absurdo em não reconhecer e agradecer ao médico pensei que não fosse necessária qualquer ponderação. Entendo que a empresa deveria recompensar o médico por livre e espontânea vontade, mostrar gratidão, outra palavra que, pelo jeito, precisa ser buscada no dicionário pra saber o que significa.

Se eu fosse o médico, não me prestaria a esse papelão de processar a companhia área. E como advogado, se procurado pelo médico, recusaria a ação, por questão ética. Caso procurado pela companhia área para defesa, recomendaria reconhecer o pedido do médico sem nem apresentar contestação.
 
Topo Fundo