O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Menos Médicos] Cuba retira seus médicos do Brasil por declarações de Bolsonaro

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
AMB sugere plano emergencial para enfrentar saída de cubanos
Brasil 17.11.18 14:41

A Associação Médica Brasileira (AMB) publicou uma nota em que apresenta sugestões de ações emergenciais para enfrentar a saída dos milhares de profissionais cubanos.

“1) Aumentar o valor a ser repassado pela União referente à atenção básica, para que os municípios consigam contratar médicos na própria região, a forma de cálculo também precisa mudar, garantindo mais recursos para os municípios menores.

2) Reforçar o atendimento em áreas indígenas e de difícil acesso: aumentar o investimento nas Forças Armadas para aproveitar a sua experiência tanto em áreas de difícil acesso quanto em áreas indígenas, levando não somente médicos para esses locais, mas toda a infraestrutura necessária para a saúde: transporte de medicamentos, deslocamento de profissionais, hospitais de campanha, helicópteros e barcos para remoção em locais de difícil acesso.

3) Promover mudanças no edital do Programa Mais Médicos que será lançado em breve, conforme anunciado, criando subsídios e incentivos aos jovens médicos com dívida no Fies. Durante o período em que os médicos atuarem no programa, as parcelas do financiamento ficam suspensas. Além disso, haverá o benefício de descontos no montante geral da dívida, de acordo com o tempo de permanência e o município ou região escolhido (quanto menor o município ou de mais difícil provimento, maiores os descontos). Também é preciso garantir as mesmas condições ofertadas aos cubanos hoje: moradia, alimentação e transporte.”
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Quiseram foder o governo Bolsonaro, mas vão se dar mal.
 

florestan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
139
Reações
82
Pontos
709
Pelos posts do tópico todo vejo que vocês talvez não tenham entendido a situação. Acho que vale uma explicação mais detalhada.

A primeira coisa é entender é onde atuam os cubanos do programa. Não estamos falando de hospitais. O programa trouxe gente de fora pra atuar exclusivamente na atenção primária, mais especificamente na Medicina de Família. É o "médico do postinho", que tem como principal objetivo prevenir doenças e complicações e regular o sistema de saúde. É essa a função de 100% dos cubanos do programa, ele foi criado pra isso, eles só podem atuar ali.
É um trabalho muito importante e difícil de fazer corretamente... mas talvez seja a área da medicina onde é mais fácil enganar. É muito simples usar um jaleco branco, fazer um teatrinho pros pacientes, escrever o nome de uns remédios na receita, pedir alguns exames, encaminhar pra especialista se tiver cara de ser grave e sair de lá como se soubesse o que estava fazendo. As consequências desse trabalho ser mal feito (ou simplesmente inventado por um leigo que não tem a menor idéia do que estava fazendo) só seriam sentidas se analisassem a população como um todo e muitas vezes só depois de muitos anos. É muito fácil simplesmente fingir que se sabe o que está fazendo.

Explico:
Imaginem um postinho de saúde com um cubano completamente leigo, de jaleco branco, enganando o tratamento de pessoas. Imaginem que ele não tenha a menor idéia do que está fazendo com as maiores demandas dos pacientes da atenção primária: faz tudo errado ao tratar doenças comuns como hipertensão, diabetes, doença renal crônica, prescreve remédios completamente errados, pede exames completamente desnecessários, deixa de pedir exames necessários, deixa de fazer diagnósticos precoces, inventa diagnósticos completamente errados, encaminha casos sem indicação aos especialistas... faz tudo que um leigo completo faria se dessem a ele um jaleco e talvez aí uma semana pra ensaiar. Faz o que você, leigo, faria se tivesse que fingir ser médico por um dia.
O que vocês acham que a população perceberia? Absolutamente nada.
Já tentei explicar aqui e sei que pode ser uma coisa difícil de entender, mas é muito difícil, quase impossível, pro paciente leigo perceber a qualidade do atendimento médico. Isso vale pra todas as áreas, mas é ainda mais difícil na saúde da família.
Vamos pensar nas consequências de cada um desses atos.

Todos os pacientes mal tratados para doenças comuns e silenciosas como hipertensão e diabetes não vão sentir nada de diferente. Terão um risco aumentado de complicações. Como se sente um risco aumentado? Não se sente. Na prática aquela população pode acabar tendo, dez, quinze anos mais tarde, um número maior de infartos, de AVCs, de pernas amputadas, de mortes por câncer, de gente largando o trabalho e ficando dependente pro resto da vida. Só que ali, na hora, ninguém vai sentir nada de diferente. E dez anos depois? Ninguém vai perceber do mesmo jeito. Ninguém olha pro lado um belo dia e pensa "minha população teve 15% mais AVCs do que o esperado nos últimos anos, algo está errado!"
Se o cubano atender sorrindo e o paciente sair dali com um risco maior de morrer dali a 10 anos, o paciente vai dizer que foi bem atendido.

O mesmo vale pra medicamentos. O que se sente quando se deixa de tomar um medicamento que vai reduzir em 10% o seu risco de ter um AVC nos próximos dez anos? Nada. O que se sente se o médico deixar de prescrever? Nada. O que se sente se ele prescrever sem motivo (aumentando o gasto do sistema e do paciente, possivelmente aumentando o risco de outros problemas de saúde pro paciente)? Nada. Cada pessoa atendida que sai do postinho com riscos maiores por ter uma receita errada não sente absolutamente nada de diferente. Dez anos depois aquela população vai ter tido mais infartos, mais AVCs, mais gente dependente, cega, amputada, com câncer, mais gente morta... mas ninguém nunca vai saber que foi porque o cubano gente boa do posto só sabe sorrir e não sabe o que está fazendo.

E exames? E encaminhamentos pra especialistas? É a mesma coisa, ninguém sente nada. O médico de família atua como regulador do nosso sistema de saúde. Se os cubanos pedem exames completamente desnecessários ou encaminham pacientes de maneira desnecessária sobrecarregam o sistema de saúde. Tenham certeza absoluta que uma parte GIGANTESCA do dinheiro do SUS é muito mal gasta (por cubanos ou não), praticamente dinheiro jogado pelo ralo. Se o desperdício de dinheiro fosse zero teríamos dinheiro pra ter a melhor saúde do mundo com folga (sim, esse é o tamanho do desperdício). E quem regula o dinheiro gasto em saúde no Brasil hoje são, em parte, os cubanos de jaleco branco. (não vou nem falar de como um exame errado traz riscos porque é um conceito mais difícil de entender)
Mais uma vez: o que sente o paciente quando o cubano leigo pede um monte de exames desnecessários? Absolutamente nada. Muita gente até acha bom, quanto mais exames mais se sente bem atendida. E enquanto isso o sistema de saúde está falido. O que ele sente se foi encaminhado de maneira errada a um especialista? A mesma coisa que sentiria se fosse encaminhado corretamente. Não tem como o paciente saber se foi encaminhado a um cardiologista porque tem uma doença que requer acompanhamento especializado ou se foi porque o cubano do posto não sabe interpretar um eletrocardiograma. O paciente mal encaminhado é só mais um a entrar na fila e atrasar o atendimento de quem teria indicação de verdade de ser visto por um especialista (já ficaram na fila pra ver um especialista? vocês têm noção que a maioria das pessoas na fila talvez nem devesse estar ali?).

E se for o contrário? E se o cubano não pedir ou não realizar um exame que era necessário? E se deixar de encaminhar alguém que deveria ser encaminhado ao especialista? O que o paciente sente? Nada. Uma mulher que deixa de fazer uma mamografia ou um diabético que deixa de fazer um exame de fundo de olho não sentem nada. Se o cubano não souber indicar esses exames e encaminhamentos os pacientes não irão perceber. Sairão do postinho sem saber que seu risco de complicações ou morte aumentou. Se o cubano sorrir e olhar nos olhos deles, dirão que foram bem atendidos.

Entendam que não é "melhor do que nada" pra população ter um cubano leigo fingindo que sabe o que está fazendo. É tão ruim quanto ou pior do que nada.

Em todos esses lugares que vão ficar sem cubanos o que vai acontecer é que a população vai deixar de ser enganada pelos cubanos. Conheci esses caras do Mais Médicos, cubanos ou não, que atuam no país sem Revalida (tem muito brasileiro formado na Bolívia e na Venezuela que aproveitou o programa... depois falo mais sobre isso). É assustador. São leigos. Animadores de festa vestidos de jaleco branco fingindo que são médicos. E ninguém percebe, nem os enfermeiros e agentes de saúde dos postos, nem a população, ninguém. Todo mundo tratando os caras como se fossem médicos e soubessem o que estão fazendo. Lembra aquele filme Prenda-me se For Capaz.
Não é que esses lugares vão passar a ficar sem atendimento médico. Eles já estão sem atendimento médico. A diferença é que agora o SUS vai deixar de pagar animadores de festa fingindo que são médicos e talvez invista em trazer médicos de verdade pro lugar deles.


Sou médico e iria comentar basicamente tudo que vc falou. QUEM AINDA NÃO LEU É LEITURA OBRIGATÓRIA NO TÓPICO.
O que estou vendo é simplesmente pessoas querendo defender um ou outro lado mas não enxergam realmente o real problema da nossa saude e que o negócio eh mto mais complicado, ainda assim consigo acrescentar algumas coisas.
Atualmente estou fazendo residencia, terminei minha graduação recente , no começo de 2016 e enquanto estava passando na UBS em CURITIBA, eu atendia do lado de um medico cubano , sendo que na mesma unidade ja tinha médico ( meu professor ) e como sou curioso fiquei varios dias batendo papo com o médico cubano, até que decidi perguntar como era a formação deles la e etc, e ele acabou falando para mim que não tinha feito medicina , e sim fez um curso técnico em medicina de 2 anos para vir pro Brasil, conversando com a equipe ele só receitava chá, ou seja eles não ESTAVAM REALIZANDO A VERDADEIRA MEDICINA QUE A POPULAÇÃO PRECISA.
ENTENDAM DE UMA VEZ POR TODAS, DENTRO DA ATENÇÃO BASICA TEM Q ESTAR OS MÉDICOS MAIS CAPACITADOS , pois tem que resolver 90% dos problemas, para não sobrecarregar a atenção secundaria e terciaria, reservando as vagas para quem realmente precisa.
Ja trabalhei em Pronto socorro do lado de uma UBS que era atendida por cubana, as pessoas saiam da consulta com ela e iam falar cmg pq não entendiam o que ela falava, ou que não tinha resolvido o problema, nós estamos falando de pessoas carentes pessoal, humildes, tem cubano ha 5 anos aqui que nao fala 1 palavra em portugues, eu tinha dificuldade de entender o que falavam, imaginam eles.
Esse negócio que 23 milhões de pessoas vao ficar sem atendimento médico eh mentira, pq muitas delas ja estão
Nosso problema é muito maior, pra ter saude de qualidade tem q ter investimento, estrutura, o que não da pra aceitar são pessoas que nao comprovaram se sao realmente medicos, trabalhando como escravas sem poder trazer seus familiares, isso eh um absurdo, indefensavel
 

florestan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
139
Reações
82
Pontos
709
Com a saída dos colegas cubanos do mais médicos, estou novamente vendo a falácia de que os médicos brasileiros não querem ir para o interior, que querem apenas "mamatas", que são mercenários, etc.
Isso foi implantado na opinião popular pelos governos do PT, nunca uma classe foi tão difamada como a dos médicos. Isso explica o certo "ranço" que nutro contra a esquerda.
No Brasil, o interior não tinha médicos suficientes por que nunca tivemos um programa que visasse isso. Eu durante toda minha carreira fui médico do interior. Levei meus conhecimentos , aparelhagem, para Campo Alegre, Ipameri, Urutaí. São cidades onde morei por alguns anos e fui muito feliz.
Tive vários colegas que também optaram por ir para o interior, não apenas clínicos gerais. Eram neurologistas, cardiologistas, pediatras, ginecologistas, otorrinos, etc. Por que fomos?
Por que tivemos prefeitos que se interessavam em fazer isso, prover a população de uma saúde melhor, mesmo sem ter verbas ou planos federais.
Então, não culpem os médicos. Claro que existem exceções na medicina. Tem médicos arrogantes, outros desonestos, outros mal educados, mas isso existe até entre os cubanos também.
Vejam essa notícia, com a disponibilidade de 1173 vagas pelos mais médicos, todas foram ocupadas por brasileiros. Com a saída dos cubanos, eu tenho quase certeza que iremos ocupar todas as vagas disponíveis.
Antes dos mais médicos, não tínhamos nenhum plano federal para o interior, então era muito mais complicado do médico ir ao interior por conta própria.
Então, não se preocupem. Não ficaremos desguarnecidos. Com o programa adequado teremos atendimento para todo o país.

http://mais-medicos.saude.gov.br/no...L6ISj0l0fvwetlWGyPf5uk8UNtGqDmfFrcn_7dx77DzFg
46367111_1900661813302338_339915823613214720_n.jpg

E também não é verdade que eles estão apenas nos "rincões"

Nunca foi verdade isso, ja venho falando ha muito tempo q a maioria ainda estão em grandes centros e cidades que não precisavam de médicos.
Outra falacia, posso PROVAR pra todo mundo aqui, eu tentei por 1 ano e meio, 2 inscrições ao total de fazer MAIS MÉDICOS em uma cidades bem do interior mesmo, dentro do pantanal , e por 2x não fui classificado, mais de 40 pessoas da minha faculdade tentaram e apenas 2 conseguiram as vagas.
 

Hobgoblin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.975
Reações
26.561
Pontos
754
Nem iniciou o novo governo e ele já fez o Brasil voltar a se preocupar com a saúde pública!


É! A nova era começou mesmo!


1490875021.jpg
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
e ele acabou falando para mim que não tinha feito medicina , e sim fez um curso técnico em medicina de 2 anos para vir pro Brasil, conversando com a equipe ele só receitava chá, ou seja eles não ESTAVAM REALIZANDO A VERDADEIRA MEDICINA QUE A POPULAÇÃO PRECISA.

Você é médico, conheceu os caras e nos relata isso.

Só que tem estudantes de história no décimo sexto ano de faculdade que não entendem absolutamente nada do assunto e nos dizem exatamente o contrário. Estão preocupadíssimos com a falta que esses caras vão fazer no país.

Em quem acreditar?
 


Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.745
Reações
7.079
Pontos
734
Quando me formei tentei entrar no mais medicos, nao consegui, da minha sala de 60, mais da metade deve ter tentado, conseguiram uns 2...

Daí vem uma prefeitura no fim do mundo abrindo um concurso pra especialista (que levou uns 9 anos de curso superior pra chegar la e gastou um tanto) oferecendo 1300/mes por 40 horas semanais e fica sem saber por que nao consegue gente.... Teve bastante prefeitura aí que quis dar uma de esperta e quando veio medico pago pelo gov federal demitiu os que ja tinham pra se livrar do gasto...

Aqui nos interiores de SP ja tem muito lugar que so aceita pagar medico como pessoa juridica, pra nao criar vinculo... Mas é muito mais facil falar que o medico é um FDP que nao gosta de pobre que ver as causas que fazem os "rincoes" ficarem desassistidos...
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Pelo que vi numa noticia vamos perder 8 mil médicos e mesmo com esses médicos já eram necessários outros 1600...

Vamos ver como o governo vai resolver isso.
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
Pelo que vi numa noticia vamos perder 8 mil médicos e mesmo com esses médicos já eram necessários outros 1600...

Vamos ver como o governo vai resolver isso.
Dando emprego para medicos brasileiros que não estão refem de um regime assassino.
 

florestan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
139
Reações
82
Pontos
709
As vagas do mais médicos são prioritárias a BRs pelo que li. Na falta de candidatos Brs para a vaga entram os cubanos.
Só que não, tentei entrar nos mais medicos em 2016 e 2017, por 2x seguidas não consegui, da minha sala de 40, 2 conseguiram e todos tentaram, isso eh a maior mentira contada
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Isso é mentira. PT lavou dinheiro com esse programa.
Bem se for isso mesmo o Moro deve averiguar esse tipo de coisa agora. Eu não ponho a mão no fogo por ninguém.

Segundo o governo o processo seletivo para preencher as vagas dos cubanos vai sair agora em novembro, vamos ver como desenrola.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Só que não, tentei entrar nos mais medicos em 2016 e 2017, por 2x seguidas não consegui, da minha sala de 40, 2 conseguiram e todos tentaram, isso eh a maior mentira contada
Bem, aproveita que deve ter um monte de vaga sobrando agora.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.584
Pontos
1.084
As vagas do mais médicos são prioritárias a BRs pelo que li. Na falta de candidatos Brs para a vaga entram os cubanos.
Alem de falhar na pasta consoles, vc falha aqui tb?

Kkkkkk, isso q eu chamo de ser um profissional da falhação!
 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.745
Reações
7.079
Pontos
734
Bem, aproveita que deve ter um monte de vaga sobrando agora.
Dificilmente alguem com trabalho ja mais ou menos estabilizado vai sair de onde está pra ir em interior sem plano de carreira. Eu por exemplo tinha interessa ha 4 anos quando me formei, hoje sou especialista e seria jogar fora meu tempo de residência indo pra um negocio desses
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.318
Reações
65.201
Pontos
2.059
"Ainnn, mas os cubanos vão embora e o povo carente vai ficar sem atendimento, nuossa, que triste :( culpa do cuzonaro fascista"

Mermão, deixa de boiolagem, é só o governo USAR A MESMA GRANA que paga pra ditadura da ilha da fantasia e abrir edital pra concurso, salario de 12 mil picanhas não tá nada mal, creio que vá ter bastante gente topando a ideia.

Governo tem que investir no seu prórpio povo, agora pegar um cu sujo que sabe se lá onde estudou, que chegou aqui e sequer validou diploma e bota o cara pra atender uma população miseravel lá de cabrobró do norte, obvio que eles vão achar que o atendimento foi bom, eles sequer tinham atendimento antes.

Deixa a grana aqui, nada de mandar dinheiro publico pra ditadura pica mole, além de valorizar o profissional BR, mata 2 coelhos num a pedrada só.
 

Wander1

Habitué da casa
Mensagens
165
Reações
142
Pontos
68
"Ainnn, mas os cubanos vão embora e o povo carente vai ficar sem atendimento, nuossa, que triste :( culpa do cuzonaro fascista"

Mermão, deixa de boiolagem, é só o governo USAR A MESMA GRANA que paga pra ditadura da ilha da fantasia e abrir edital pra concurso, salario de 12 mil picanhas não tá nada mal, creio que vá ter bastante gente topando a ideia.

Governo tem que investir no seu prórpio povo, agora pegar um cu sujo que sabe se lá onde estudou, que chegou aqui e sequer validou diploma e bota o cara pra atender uma população miseravel lá de cabrobró do norte, obvio que eles vão achar que o atendimento foi bom, eles sequer tinham atendimento antes.

Deixa a grana aqui, nada de mandar dinheiro publico pra ditadura pica mole, além de valorizar o profissional BR, mata 2 coelhos num a pedrada só.

Fora o fato de estarem ajudando Cuba a chantagear esses médicos a mandarem boa parte do q ganham pra sustentar uma ditadura falida em troca da segurança de suas famílias.
 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.745
Reações
7.079
Pontos
734
Pouco importa todo esse falatório ideológico, quero mesmo é saber como o governo pretende sanar de maneira imediata a debandada dos médicos.

No mais, quem usa é que pode opinar:

"Médicos cubanos atendem melhor do que brasileiros", dizem pacientes
https://noticias.uol.com.br/saude/u...media&utm_campaign=noticias&utm_content=geral
Grande parte da populacao que vai em medico é idoso que quer conversar ou vagabundo que vai em pronto socorro querendo atestado pra nao trabalhar. Ja trabalhei muito em pronto socorro e garanto que dependendo do dia, nao dava 10% daqueles que realmente estavam no lugar certo. SUS começar a cobrar consulta (valos simbolico, tipo 5 ou 10 reais) vai ver a quantidade de atendimento despencar...

No mais, um dos posts aí atras ja falou bem como é facil enrolar em atenção basica, pegar um cara antipatico e competente e botar num posto pra atender com um cara que nao tem ensino medio, mas é simpatico e picareta; o segundo vai ser muito melhor avaliado... E outra, se os caras sao bons, é so fazer a prova, ta la pra isso, mas esse governo aí baguncou a saude que ja era muito ruim. Cara sai da faculdade, nao tem mais UBS pra ficar, acaba num pronto socorro sem experiencia, daí trava tudo, a atençao primaria nao funciona, o cara da atenção secundaria tambem nao sabe o que faz e superlota os atendimentos terciarios com coisa que poderia ter sido resolvida ha muito tempo, gastando menos
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.936
Reações
55.068
Pontos
1.839
Pouco importa todo esse falatório ideológico, quero mesmo é saber como o governo pretende sanar de maneira imediata a debandada dos médicos.

No mais, quem usa é que pode opinar:

"Médicos cubanos atendem melhor do que brasileiros", dizem pacientes
https://noticias.uol.com.br/saude/u...media&utm_campaign=noticias&utm_content=geral

Pois é. Eles eram tão bons e foi sacanagem do governo cubano ter cortado abruptamente o contrato de prestação de serviços. Espero que a maioria dos médicos cubanos desertem e façam o revalida para ficarem aqui.
 

♈he Øne

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.576
Reações
24.052
Pontos
503
Na verdade a lógica está errada, pois o problema não é eles não receberam tudo, e sim eles não terem a liberdade para escolher, porque suas famílias estão reféns em um país que às nega liberdade.
Se por livre escolha, eles pudessem trazer suas famílias, morar e viver aqui e, mesmo assim, escolhessem receber 20% do salário beleza, mas eles não têm tal possibilidade.

Então resumindo:

1° Não se deve financiar ditaduras.
2° Não há liberdade para eles e seus familiares; logo qualquer decisão estará, no final, prejudicada. Fazendo um paralelo: Seria como se sequestrasse sua família e fizesse você assinar um contrato falando que você teria que se comprometer em dar 90% do seu salário. Daria para dizer que a pessoa teve "Liberdade" de escolha ?
3° Nessa lógica o estado não é patrão, e sim dono.
4° Embora não esteja nessa resposta agora vale comentar que não importa se a nossa situação é desesperadora não se deve nunca acabar violar o direito de um humano em prol de outro.


Para se ter ideia de quão absurdo era as regras e quanta liberdade eles tinham olhe o trecho dessa notícia:
"Como se isso não bastasse, o governo cubano impõe restrições às famílias dos profissionais que estão no Mais Médicos. Elas só podem vir ao Brasil em férias, embora essa exigência não esteja no contrato – o Brasil dá aos familiares dos médicos vistos de três anos e o artigo 18 da Lei 12.871/2013, que criou o Mais Médicos, prevê inclusive que os parentes possam exercer atividade remunerada no Brasil. As regras sui generis aplicadas aos cubanos não terminam aí: os médicos precisam obrigatoriamente passar suas férias em Cuba, e só podem voltar ao Brasil depois do descanso se a família também estiver na ilha caribenha. Caso os parentes tenham ficado por aqui, o médico é impedido de sair de Cuba e pode ter seu diploma cassado."
https://www.gazetadopovo.com.br/opi...os-medicos-cubanos-1epli8ch7pesp41xxbsl6v2ca/

Existem inclusive relatos de que eles sequer poderiam relacionamentos amorosos se não fossem com pessoas cubanas.
https://exame.abril.com.br/brasil/cubanos-nao-podem-nem-namorar-veja-depoimento-de-medica/
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353

Essa foi a analogia mais imbecil que eu já li na internet, sobretudo ao tratar uma ditadura como um "patrão" bonzinho que dá o livre arbítrio para as pessoas. Cara, esses médicos não estão vindo aqui por opção. Muitos querem viver felizes numa nação que, bem ou mal, lhe dá condições de vida. Uma pessoa que fala esse tipo de b*sta só pode viver num país com plenas liberdades políticas e econômicas.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Pouco importa todo esse falatório ideológico, quero mesmo é saber como o governo pretende sanar de maneira imediata a debandada dos médicos.

No mais, quem usa é que pode opinar:

"Médicos cubanos atendem melhor do que brasileiros", dizem pacientes
https://noticias.uol.com.br/saude/u...media&utm_campaign=noticias&utm_content=geral
Pois é foi meu ponto... Existe a questão ideológica...

Ah odeio Cuba... Odeio Esquerdinhas malvados blablabla... Morte aos comunistas... Ok seu direito (assim como o inverso em relação aos direitinhas) , mas o importante mesmo é garantir o atendimento à população. Afinal saúde não espera, 1 mês sem atendimento médico pode ser fatal pra muita gente.

E se houver fraude e lavagem de dinheiro nesses programas (que não duvido nada) que seja pego e etc... Bem agora o Batman é ministro da justiça quem sabe consegue fazer a limpa, talvez começando pelo novo Ministro da Casa Civil hehe. Ao menos o Bolsonaro diz ter dado carta branca pra ele pegar geral.

Acredito que Moro não mancharia sua biografia sendo conivente com nada de errado.
 
Ultima Edição:
D

Deleted member 219486

Pois é foi meu ponto... Existe a questão ideológica...

Ah odeio Cuba... Odeio Esquerdinhas malvados blablabla... Morte aos comunistas... Ok seu direito (assim como o inverso em relação aos direitinhas) , mas o importante mesmo é garantir o atendimento à população. Afinal saúde não espera, 1 mês sem atendimento médico pode ser fatal pra muita gente.

E se houver fraude e lavagem de dinheiro nesses programas (que não duvido nada) que seja pego e etc... Bem agora o Batman é ministro da justiça quem sabe consegue fazer a limpa, talvez começando pelo novo Ministro da Casa Civil hehe. Ao menos o Bolsonaro diz ter dado carta branca pra ele pegar geral.

Ao menos acho que Moro não mancharia sua biografia sendo conivente com nada de errado.

Relativizando as coisas ficam fáceis, esse serviço já estava errado desde a concepção por não pagar os médicos integralmente ou não fazerem o revalida, foi informado que era necessário para continuar e não aceitaram, não existe meio termo para financiar regimes ditatoriais.
Já estou pensando na próxima eleição e evitar que continue essa aproximação ideológica que oprime e ferra a população.
 
Foi editado por um moderador:

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Relativizando as coisas ficam fáceis, esse serviço já estava errado desde a concepção por não pagar os médicos integralmente ou não fazerem o revalida, foi informado que era necessário para continuar e não aceitaram, não existe meio termo para financiar regimes ditatoriais.
Já estou pensando na próxima eleição e evitar que continue essa aproximação ideológica que oprime e ferra a população.
Não é relativizar, como já falei, acho que o Brasil nem deveria ter entrado nessa, justamente pelo motivo que vc mencionou.

No entanto entrou, e uma vez dentro pessoas passaram a depender do serviço, e o mais importante é garantir o atendimento às pessoas e não guerrinha ideológica.

Se o objetivo do Bolsonaro era sair dos mais médicos, poderia ter bolado uma estratégia para se livrar disso ao Longo de um ano.

Nao é relativizar é ser pragmático e não ideológico, aliás o que se esperava que Bolsonaro fizesse. Acontece que Cuba sabe que tirando os médicos da noite pro dia vai criar um put* problema no day one do governo Bolsonaro, no entanto, Bolsonaro fez inegavelmente sua parte para ajudar para que isso acontecesse. Só deu os argumentos que Cuba precisava pra tentar ferrar o governo que se inicia.
 
D

Deleted member 219486

Não é relativizar, como já falei, acho que o Brasil nem deveria ter entrado nessa, justamente pelo motivo que vc mencionou.

No entanto entrou, e uma vez dentro pessoas passaram a depender do serviço, e o mais importante é garantir o atendimento às pessoas e não guerrinha ideológica.

Se o objetivo do Bolsonaro era sair dos mais médicos, poderia ter bolado uma estratégia para se livrar disso ao Longo de um ano.

Nao é relativizar é ser pragmático e não ideológico, aliás o que se esperava que Bolsonaro fizesse.

Nesse ponto acredito que quem está se antecipando foi o governo cubano.
Provavelmente tão devendo o governo brasileiro e querem dar uma de vítima.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Não é relativizar, como já falei, acho que o Brasil nem deveria ter entrado nessa, justamente pelo motivo que vc mencionou.

No entanto entrou, e uma vez dentro pessoas passaram a depender do serviço, e o mais importante é garantir o atendimento às pessoas e não guerrinha ideológica.

Se o objetivo do Bolsonaro era sair dos mais médicos, poderia ter bolado uma estratégia para se livrar disso ao Longo de um ano.

Nao é relativizar é ser pragmático e não ideológico, aliás o que se esperava que Bolsonaro fizesse.
Vc está relativizando sim, o tráfico de pessoas e o uso dessas pessoas como escravas do regime cubano com suas famílias reféns em Cuba.

Me desculpe, mas não existe justificativa pra isso. A escravidão foi extinta no Brasil em 1888, não tem que ter uma transição, isso já foi feito a 130 anos.

O que poderia ser feito era uma conversa entre temer e bolsonaro para que temer editasse um decreto para acolher os cubanos que não quiserem voltar para o seu país, oferecendo asilo e a possibilidade de fazer o revalida e continuar trabalhando aqui e recebendo todo o seu salário.

Quem não tem a família refén em Cuba aceitaria, o restante não tem escolha.
 
Topo Fundo