O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial :: TVs 4K :: REVIEW da TV TCL P635 - www.tv4kbr.com - Pág 400

Qual TV 4K você possui?

  • Sony 2016 (XXXD)

    Votes: 8 1,4%
  • Sony 2017 (XXXE)

    Votes: 78 13,4%
  • Samsung KU6XXX 2016

    Votes: 49 8,4%
  • Samsung KS 7XXX ou 9XXX 2016

    Votes: 52 9,0%
  • LG LED 2016 (UHXXXX)

    Votes: 11 1,9%
  • LG LED 2017 (SJ/UJXXXX)

    Votes: 24 4,1%
  • Philips

    Votes: 7 1,2%
  • TCL

    Votes: 16 2,8%
  • Outra

    Votes: 66 11,4%
  • OLED LG ou outra marca

    Votes: 167 28,7%
  • Samsung 2015 (JUXXXX)

    Votes: 16 2,8%
  • Samsung 2017 (MU, QXF)

    Votes: 87 15,0%

  • Total voters
    581

Tiltbr

Habitué da casa
Mensagens
378
Reações
469
Pontos
88
Pessoal, estou namorando uma dessas TVs 4K da TCL (akela com o Neymar na caixa) de 50 pol.
Algum de vocês sabem me dizer se é boa para filmes e games? É dificil achar resenhas dessa marca.
Alguns amigos que possuem TVs da TCL, dizem que a imagem é bom, o único problema é o SMART, geralmente dizem que é melhor usar um PS3, Apple TV, Mi Box, pois o Smart dela é bem ruim.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Meu conto [real] da Black Friday e como fugi da OLED.

Aviso aos navegantes.

No dia 11 do mês passado comprei a badalada LG 55" OLED C8. Comprei no site Carrefour, pois era o único lugar que vendia ela por R$ 7.299,00 ["promoção" que acabou logo depois que comprei].

Entregaram rápido, chegou em casa e à noite já testei. Ok, nível de preto realmente inigualável, cores fiéis e imagem alta qualidade. Testei por pelo menos 2 horas e meia e fui dormir. Trabalhei no outro dia e novamente à noite fui ligar a tevê. Pediu uma atualização do SO. Aceitei. Começou a baixar e, no que selecionei outra entrada de HDMI, PIMBA!

BANDING.

Surgiu uma linha preta vertical bem fina, mas perfeitamente visível entre o meio e o lado esquerdo da tela. Pensei: "bah, isso deve ser algum 'erro', só usar o recurso de atualizar pixels [pixel refresher]". Atualizei o SO e usei o tal recurso, ficou por pouco mais de 1 hora desligada fazendo isso. Liguei de novo. PIMBA. Era permanente.

Liguei meu Xbox One X que em sua dashboard usa alguns tons de cinza. TOMA! ahaahha... Era pior. Descobri que aquela linha preta vertical estava dentro de uma faixa mais larga, também na vertical, só que transparente e com cerca de 4 cm de largura. Então eu tinha de forma permanente na tela uma faixa transparente na vertical que só ficava mais visível em tons de cinza e, dentro dessa faixa, uma linha preta no mesmo sentido, só que sempre visível não importasse qual o conteúdo ou fonte utilizada.

Percebi também que surgiu algo muito parecido com "vazamento de luz" sempre do lado esquerdo da tela em imagens totalmente pretas [sério, pesquisem sobre isso, inclusive em inglês, este modelo C8 está com problemas]. Só um exemplo:



No dia seguinte, de manhã, liguei no Carrefour explicando tudo e solicitando a troca. Tudo lindo pelo telefone, a atendente não questionou, pediu dados, fez anotações e me orientou a aguardar um contato para a retirada do equipamento pela transportadora. Resultado: ATÉ HOJE. Estou resumindo para não ficar cansativo, mas nesse tempo fiz inúmeros contatos, abri Reclame Aqui, anotei nomes, protocolos, mas é isso. NUNCA recebi 1 único retorno por telefone para agendarem a retirada da tevê, como havia orientado e prometido o Carrefour.

Só na sexta-feira passada, surge do nada um maluco da transportadora todo apavorado apertando a minha campainha sem parar e batendo no portão. Isso sem nem ter agendado porra nenhuma. Tarde demais, eu já tinha optado já no mês passado a acionar a Garantia da LG, que dentro de 24 horas foi em casa e levou a tevê para conserto/troca.

Resumindo essa primeira parte, Carrefour é a mosca que pousou na b*sta do cavalo do bandido. Não comprem. Depois vejo o que vou fazer com eles, mas, prosseguindo:

Depois de 2 semanas e meia recebendo atualizações do meu caso pela LG, eles disseram que minha LG 55" OLED C8 não tinha conserto [dãã.. claro que não, problema de tela assim só resolve na troca] e que [PASMEM] não tinham previsão de quando poderiam fazer a troca por outra tevê e sugeriram a devolução integral do valor da nota fiscal. Bom, eu já tinha ficado com o pé beeemm atrás com a tevê, com o Carrefour, com tudo. Aceitei o acordo de devolução do dinheiro.

Não me pagaram ainda, mas já enviei toda a documentação e já foi confirmado que está tudo certo. R$ 7.299,00 é quanto depositarão na minha conta nos próximos dias.

Estava ontem pensando em tudo isso, em como me fodi e já paguei inclusive 2 parcelas de uma tevê caríssima que nem usei direito e não estou usando. Passei as últimas 2 semanas enfiando a cabeça nisso, lendo tudo em inglês e fontes confiáveis, fóruns e YouTube, o que encontrasse sobre as tecnologias de geração de imagem em 4k OLED e QLED. Pensei: "porra, vou é sair por cima ainda. OLED é o c***lho."

Tem 3 coisas sobre OLED que me colocam ainda com um pé atrás sobre investir nesta tecnologia:

a) risco de burn in e ter que conviver com isso. Não importa que a maioria de nós não fará um uso anormal da tevê, o risco é real a ponto de a própria fabricante ter que colocar avisos e "orientações" no manual. Sim, QUALQUER LCD é vulnerável e ocasionalmente faz os mesmos alertas, mas há um "algo a mais" que parecem omitir no caso das OLEDS. Usar com medo não dá.

b) Envelhecimento/deterioração dos pixels. Fundamentalmente por serem orgânicos. Dizem não ser nada muito perceptível, mas perda de até 50% do brilho [que já é menor do que nas QLED] pra mim é sim perceptível. Não gosto da ideia de ter a qualidade de imagem [brilho, cor] sendo gradativamente diminuídos com o simples uso. Sim, isso pode acontecer em qualquer tevê, mas imaginar pixels orgânicos que se iluminam sozinhos tendo que alternar entre brilhar muito para produzirem um bom HDR e se apagarem a todo instante para gerar a imagem é algo que não me passa segurança. Intuitivamente, nota-se que o envelhecimento nesse caso pode, sim, ser bem mais prejudicial.

c) Força de brilho. Justamente por tudo que expliquei acima, aquele brilho "sol na cara" talvez nunca alcance todo o seu esplendor HDR como em uma QLED, que na verdade é uma "LED de luxo", vamos dizer assim. E isso é um problema imediato. Explico: você pode usar a sua nova OLED com brilho no máximo e forçar extensivamente o seu HDR, mas sempre terá que ter mente coisas como: "pixel orgânico, desgaste, burn in, retenção temporária."

Então, ontem, pensei: quer saber? Vou me dar bem. Esperei até às 18 horas, fui no site das Lojas Americanas e estava lá: Samsung QLED 55" Q7FN por R$ 5.499,00 + cupom de 10% de desconto. Resultado. Passei a danada à vista por R$ 4.949,99 e FIM.

Voltei hoje no site e a digníssima já está custando R$ 6.499,00

Acho que fiz um ótimo negócio na verdade. Outros devem ter aproveitado também porque ela já saiu da promoção de ontem. Eu já tinha me informado um pouco, de forma um tanto vaga, sobre os problemas [issues hehe] envolvendo as OLED's antes de tentar a LG 55" OLED C8, mas não dei muita bola, tentei ser razoável e paguei pra ver. Não estou dizendo "não comprem OLED de jeito nenhum", não é isso. Posso simplesmente ter dado azar ou ter sido "sorteado".

Agora é continuar pagando as prestações da LG 55" OLED C8 e aguardar a minha Samsung QLED 55" Q7FN com entrega prevista apenas para 11 de janeiro [huueeeee].

Fica aí o relato.
 
Ultima Edição:

Skyloft

Smelly cat
VIP
Mensagens
17.414
Reações
43.460
Pontos
1.384

A mão tá coçando pra pegar. Sai exatamente o mesmo preço da B8 que eu perdi hoje, por esperar também..Sabe me dizer se esse modelo perde muito para as OLED?
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Gostei do relato Hiper, mas assim que você pegar a qled eu quero um relato também, se ela vale a pena.

Enviado de meu LG-K10
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
A mão tá coçando pra pegar. Sai exatamente o mesmo preço da B8 que eu perdi hoje, por esperar também..Sabe me dizer se esse modelo perde muito para as OLED?
A mão tá coçando pra pegar. Sai exatamente o mesmo preço da B8 que eu perdi hoje, por esperar também..Sabe me dizer se esse modelo perde muito para as OLED?

Li exaustivamente sobre QLED e OLED nestes últimos dias e posso dizer que NÃO perde.

Inclusive esse modelo já é considerado top de linha 2018, totalmente à parte dos modelos de LED mais baratos. O diferencial com maior apelo entre as duas é, como sempre, o nível de preto maior na OLED, mas descobri que isso pode ser exagerado na maioria dos casos.

Esse modelo da Samsung é atualizado e já possui uma série de melhorias em todos os quesitos, inclusive no contraste e nível de preto, que já é beem melhor do que nas LEDS mais básicas devido à tecnologia quântica, que também realça as cores para um nível mais "saturado", não sendo esta a palavra mais adequada.

Fato é que o brilho vai de 1000 nits no modelo Q6FN para 1500 nits neste modelo Q7FN de 2018. Sendo o padrão recomendado de 1000 nits, você já terá nela capacidade de brilho mais do que suficiente para entregar excelente HDR.

Há quem reclame de ter brilho excessivo, mas nada que uma boa calibragem não resolva.

A fama é de cores com maior volume na QLED e cores mais "realistas" [seja lá o que isso queira dizer] na OLED.

Melhor capacidade de brilho na QLED e maior capacidade de contraste e nível de preto na OLED.

Vejo muito mais prós do que contras do lado da QLED, considerando a menor capacidade de brilho e os riscos envolvendo a OLED, como descrevi no meu post na página anterior.

Poxa... mas pega já hehehe...

Preço médio dela é 7 conto.
 
Ultima Edição:


Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
A mão tá coçando pra pegar. Sai exatamente o mesmo preço da B8 que eu perdi hoje, por esperar também..Sabe me dizer se esse modelo perde muito para as OLED?

Olha aí como a própria capacidade de brilho dela entrega um contraste próximo a uma OLED:

"According to Samsung, the Q7FN is capable of brightness in the 1400 to 1600 nit range, making it twice as bright as rival LED-LCD screens and well above the recommended 1,000-nits set by the UHD Alliance. This extra brightness makes it great for daytime viewing and gives the Q7FN near-OLED levels of contrast."

https://www.techradar.com/reviews/samsung-q7fn-qled-tv-55q7fn
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Olha aí um vídeo honesto com um cara simples e bem intencionado sobre escolher QLED e não OLED:




E ainda faz uns testes interessantes mostrando e explicando a imagem da tevê.

Assistam.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.300
Reações
69.539
Pontos
2.059
Obrigado amigo.

HDR verdadeiro só em TVs mais avançadas, essas linhas MU e NU tem só o nome mesmo. Não são capazes de exibir o contraste e a luminosidade requeridos para HDR.

Da Samsung teria que ser a linha QXFN (Q6FN, Q7FN, etc), da Sony, X905E ou X905F, da LG, a OLED, etc.
Não que eu queira rejuvenescer minha Tiazona JU75, mas apesar de tecnicamente ela não atender os requisitos pra o HDR, com um painel 8bits e uma gama de cor até inferior a minha KU67, ela teve avaliações bem favoráveis em análise, no Rtings o HDR pro modo Game tem uma nota 7.8
Na época, baixei uns filmes e demonstrações com e sem HDR e a diferença era impressionante, ao ponto de não querer mais assistir a versão sem HDR.

Existe alguma explicação pra isso?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Existe alguma explicação pra isso?
Ampliação do espaço de cores. Na versão HDR, você tem que ativar antes o padrão DCI-P3 que vai muito além do RGB padrão. Não sei o nome na JU, mas é algo como UHD Color, Deep Color ou coisa parecida.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.300
Reações
69.539
Pontos
2.059
Ampliação do espaço de cores. Na versão HDR, você tem que ativar antes o padrão DCI-P3 que vai muito além do RGB padrão. Não sei o nome na JU, mas é algo como UHD Color, Deep Color ou coisa parecida.
É o UHD mesmo. Isso eu sabia.
Mas o que me intriga, quando a gente fala de True HDR ou Fake HDR é ela ainda ter uma avaliação positiva. Por ex. Não senti a necessidade de fazer um upgrade dela por esse motivo. Será que por não ter visto o HDR em uma 905, por exemplo?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Será que por não ter visto o HDR em uma 905, por exemplo?
HDR bem implementado é minoria. Teria que fazer um estudo extensivo um dia para poder avaliar o que você estaria perdendo. Mas já aviso que se você não joga muito, já não está perdendo muita coisa.
 

Andyhardrock

Supra-sumo
Mensagens
525
Reações
1.809
Pontos
184
Acabei comprando uma Sony 55" 905F nesta Black Fraude, ainda aguardando a tv chegar e como estou reformando meu AP tenho que comprar um Rack para essa tv, mas ao mesmo tempo tenho consoles retrô também(cerca de 16 consoles), alguém teria como me ajudar na escolha desta Rack? Está difícil encontrar um legal :(
Também se alguém puder me enviar a melhor calibração para essa tv eu agradeço.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.905
Reações
14.566
Pontos
1.013
Vi nos reviews da vida que QLED é pior que OLED. O problema é que a tecnologia do OLED disseram ser orgânica e com o tempo envelhece!
Por que não recomendam QLED?
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.300
Reações
69.539
Pontos
2.059
Vi nos reviews da vida que QLED é pior que OLED. O problema é que a tecnologia do OLED disseram ser orgânica e com o tempo envelhece!
Por que não recomendam QLED?
Qled que vc fala são aquelas Leds com nome diferente pra pegar trouxa?
[emoji14]

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Acabei comprando uma Sony 55" 905F nesta Black Fraude, ainda aguardando a tv chegar e como estou reformando meu AP tenho que comprar um Rack para essa tv, mas ao mesmo tempo tenho consoles retrô também(cerca de 16 consoles), alguém teria como me ajudar na escolha desta Rack? Está difícil encontrar um legal :(
Também se alguém puder me enviar a melhor calibração para essa tv eu agradeço.

Ótima escolha. Uma LED de respeito.

Fora da dicotomia QLED vs. OLED essa Sony 55" 905F é com certeza a melhor LED. Escolha segura e com qualidade de imagem top de linha.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Por que não recomendam QLED?
Você gosta de pagar o dobro para ter "mais do mesmo"?

Porque é isso que é o QLED. É a TV de LED só que mais cara.

A QLED mais barata no Brasil tem a imagem em HDR levemente pior que a Sony X905F, que não usa a nomenclatura QLED.

Para quem gosta de boa cores, pelo preço da QLED tem OLED. Se a pessoa gosta de claridade na tela, as QLEDs que entregam isso só vêm em tamanhos exagerados. E nos tamanhos exagerados, tem OLED com HDR mais potente.

A única forma de indicar QLED no Brasil hoje, é quando entra em promoção e fica o mesmo preço das LEDs que não usam essa nomenclatura. Porque aí elas são julgadas no mesmo patamar das outras e serão consideradas por recursos que as outras LEDs não tem (como Freesync, por exemplo).

Caso contrário, continuaremos sugerindo LEDs com imagem levemente superior ou OLED.
 

mjpmattos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.931
Reações
3.711
Pontos
1.264
As pessoas fazem confusão. Não é pq a tv tem "um milhão de nits" que ela tem HDR melhor. HDR não é só brilho. É um conjunto de brilho, contraste e cores (wide colour gamut) e, principalmente, o controle sobre essas opções.

Por isso a OLED sempre é considerada a melhor TV, mesmo não sendo as com mais brilho (700, 800 nits) Os pixels nela trabalham individualmente, sendo assim, o HDR funciona de maneira bem mais visível.

As QLEDS da Samsung trabalham com colunas (local dimming) e, sendo assim, o controle de brilho/contraste é muito ruim.

Nisso, as Sonys são bem melhores. Elas trabalham com zonas, em vez das colunas.

Parece q a QLED top (não sei o modelo) trabalha com zonas TB, mas o preço dela parece q é bem acima dos outros modelos.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

Andyhardrock

Supra-sumo
Mensagens
525
Reações
1.809
Pontos
184
Ótima escolha. Uma LED de respeito.

Fora da dicotomia QLED vs. OLED essa Sony 55" 905F é com certeza a melhor LED. Escolha segura e com qualidade de imagem top de linha.
Obrigado, acredito que fiz uma boa escolha, você sabe onde posso encontrar uma boa calibração para ela? Obrigado
 

Mestre Padawan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.705
Reações
1.900
Pontos
609
Gente, para o HDR funfar do seu aparelho para a TV que da suporte, somente HDMI 2.O a?
Estava pesquisando a respeito, e parece q só o HDMI 2.0a da suporte, reparem no "a".

E esse detalhe deixa o cabo bem caro..o mais barato no ML é 50.00

Enviado de Outer Rim
 
D

Deleted member 219486

Gente, para o HDR funfar do seu aparelho para a TV que da suporte, somente HDMI 2.O a?
Estava pesquisando a respeito, e parece q só o HDMI 2.0a da suporte, reparem no "a".

E esse detalhe deixa o cabo bem caro..o mais barato no ML é 50.00

Enviado de Outer Rim

Não sabia dessa, tenho um cabo vagabundo no meu android box com suporte a HDR.
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Alguém tem a LG 43LJ5500?

to querendo uma TV pra por no meu quarto...


Uso seria youtube, netflix, net HD e esporadicamente SNES MINI.
 

Flavius Maximus

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.338
Reações
10.734
Pontos
704
Sei que o tópico é de TV mas tem um amigo meu torrando a paciência sobre monitor gamer 4k, oq eu digo pra ele? ele quer um monitor para jogar pc e console.

Mas já expliquei pro mesmo que monitor 4k eu não vi nenhum que tenh HDR e seja o mesmo valor de uma TV.

vou deixar ele comprar logo e se lascar.
 

Flashgunner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
651
Reações
58
Pontos
739
Não, muito pelo contrário, para jogar é a melhor coisa que existe no momento. O que não é recomendável é ficar horas com imagem estática, como a logo de um canal.

Eu sei que é a melhor imagem, como eram as plasmas no passado. Mas todo jogo tem algo fixo na tela, então acho meio arriscado.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.354
Reações
47.411
Pontos
1.599
Você nunca fica com a mesma tela por muito tempo em um jogo, sempre tem menu, tela de loading, cutscene e etc, fora que os consoles modernos possuem recursos para evitar isso, além da própria tv.

Em console nunca notei sequer retenção.
Eu sei que é a melhor imagem, como eram as plasmas no passado. Mas todo jogo tem algo fixo na tela, então acho meio arriscado.
 

Mestre Padawan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.705
Reações
1.900
Pontos
609
Não sabia dessa, tenho um cabo vagabundo no meu android box com suporte a HDR.
Sim, mas esqueci de dizer que se trata HDR com 4K. Tipo o seu cabo pode dar suporte HDR mas no 1080... Eu acho...ja q HDR eh uma tecnologia não muito nova, tinha até nas câmeras da Sony. Porém ela ganhou força nas TVs agora

Enviado de Outer Rim
 

alefmm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.642
Reações
1.386
Pontos
353
Sei que o tópico é de TV mas tem um amigo meu torrando a paciência sobre monitor gamer 4k, oq eu digo pra ele? ele quer um monitor para jogar pc e console.

Mas já expliquei pro mesmo que monitor 4k eu não vi nenhum que tenh HDR e seja o mesmo valor de uma TV.

vou deixar ele comprar logo e se lascar.
Diga pra ele o seguinte:

1. Seu console não roda todos os jogos em 4K @ 60hz. A maioria dos jogos são otimizados para 4K@30hz logo, qualquer TV irá suportá-lo, até as de entrada pois o input lag nas TVs já estão abaixo de 40ms (a minha é 15ms) com HDR.
2. Seu PC consegue empurrar 4K@120hz ou 120fps com HDR 4:4:4? Muito difícil pois a 1080ti soa muito para essa tarefa.
3. Uma TV que atenda isso tudo que falei custa 4 mil reais em média. Um monitor de mesmas specs custa quase a mesma coisa mas entrega 4K@120hz caso o PC da xuxa dele acompanhe.

Então não precisa falar muito né? Ele deseja que a TV ou monitor seja melhor que a própria máquina/console que tem.

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Só tem o Dell UP2718P. Melhor que muita TV.
Sei que o tópico é de TV mas tem um amigo meu torrando a paciência sobre monitor gamer 4k, oq eu digo pra ele? ele quer um monitor para jogar pc e console.

Mas já expliquei pro mesmo que monitor 4k eu não vi nenhum que tenh HDR e seja o mesmo valor de uma TV.

vou deixar ele comprar logo e se lascar.
 

4 Ton Mantis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.889
Reações
9.893
Pontos
1.224
Só faltava essa agora...apareceu uma linha preta no lado direito da minha TV Samsung.Dead Pixels ? :khelp
 

EvilHunterBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.745
Reações
1.193
Pontos
924
Alguém tem uma calibração para a NU7100? Mexi mexi mas sei lá ainda não acostumei eu acho.
Usei o Detroit e ficou lindo com o HDR mas qnd vai pro RDR fica horrível (sei que RDR tem um HDR porco), estão estou jogando com ele desligado.
 
Topo Fundo