O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Reforma da Previdência - é tudo isso msm?

Labate_C

Bam-bam-bam
Mensagens
2.984
Reações
5.287
Pontos
303
Seguinte, lembram quando dizia-se que a Reforma Trabalhista era a solução para o desemprego? Que muitos iam sair da informalidade. Moçada com 2 e 3 empregos registrados. Era uma maravilha

Pois bem, dois anos depois e o que vemos? Números ainda assustadores. As empresas esfolando os funcionários cada vez mais (vide caso GM) e os indicadores não mostram melhora alguma.

Seria a Reforma da Previdência a mais nova falácia da mídia e dos políticos? Será que depois de dois anos de aprovada tudo estará na mesma?

Esse Brasil é um mistério, nada parece surtir efeito para uma mudança de verdade. O que parece é que se o Haddad tivesse eleito a única mudança que teríamos era o Lula solto e o governo apoiando a Venezuela.

Se o Alckmin ou Meirelles tivessem sido eleitos ia estar na mesma que agora.

Se o Ciro fosse eleito pelo menos a esquerdalha estaria mais quieta.

Sei lá to com a sensação que a Reforma vai ser só mais um conto de fadas. Foda




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Se você quer viver num país de velhos e pobres para sempre, continue acreditando que é uma falácia.

Mesmo que a reforma não trouxesse algum tipo de benefício econômico positivo, a única certeza é que a não reforma leva esse país ao colapso em menos de 10 anos - e não em 30, como estão insinuando aqui.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.629
Reações
38.937
Pontos
2.069
A previdência é uma caixinha preta bem mais complexa do que pintam. E os perdões das dívidas de grandes empresas com a previdência é algo que ajudou a chegar no ponto que está hoje - mas mexer nisso ninguém quer, pois é mais fácil mexer na grana do infeliz que vai se aposentar com 2 salários aos 65 anos de idade.

De toda forma, uma coisa eu considero como certa: a reforma da previdência não vai mudar o país. Esse discurso de "precisa de reforma pra não quebrar" não cola, mas é compreensível. O governo quer assustar o povo pra receber o apoio necessário.

Mas a maior dificuldade deste governo não será o povo. Se quiserem colocar idade mínima de 90 anos, os apoiadores do Bolso ainda irão concordar.
O problema é o Congresso, que irá fatiar a reforma como melhor lhe convir. E o governo está, a cada dia, dando mais e mais munição para o Congresso ter esse poder.

Quero estar enganado, mas acho que no geral, daqui 4 anos, estaremos na mesma situação.

E daqui 15 ou 20 anos, teremos uma nova reforma da previdência. Talvez até antes. Alardeada como tão necessária quanto a atual.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
 


Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
A previdência é uma caixinha preta bem mais complexa do que pintam. E os perdões das dívidas de grandes empresas com a previdência é algo que ajudou a chegar no ponto que está hoje - mas mexer nisso ninguém quer, pois é mais fácil mexer na grana do infeliz que vai se aposentar com 2 salários aos 65 anos de idade.

De toda forma, uma coisa eu considero como certa: a reforma da previdência não vai mudar o país. Esse discurso de "precisa de reforma pra não quebrar" não cola, mas é compreensível. O governo quer assustar o povo pra receber o apoio necessário.

Mas a maior dificuldade deste governo não será o povo. Se quiserem colocar idade mínima de 90 anos, os apoiadores do Bolso ainda irão concordar.
O problema é o Congresso, que irá fatiar a reforma como melhor lhe convir. E o governo está, a cada dia, dando mais e mais munição para o Congresso ter esse poder.

Quero estar enganado, mas acho que no geral, daqui 4 anos, estaremos na mesma situação.

E daqui 15 ou 20 anos, teremos uma nova reforma da previdência. Talvez até antes. Alardeada como tão necessária quanto a atual.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Tá aí a falácia das dívidas das grandes empresas ao INSS, o argumento mais clássico de quem ainda acredita de que a previdência não está quebrada. Eles só desconsideram algumas coisas:

1. O montante dessas dívidas não paga um ano de déficit.

2. Muitos dessas dívidas estão sendo negociadas por meio judicial, o que incapacita o seu pagamento a curto/médio prazo, tampouco vislumbra o valor integral.

3. Como cobrar dívida da Varig e Vasp, as duas maiores devedoras?

Não se enganem com essas falácias sobre a reforma. Negar o rombo da previdência hoje é como negar a teoria da gravidade. Somente ignorantes ou charlatões acreditam nisso. Você pode até fingir que não existe, mas ela está lá e um dia a conta vai chegar e vai afetar a sua vida, seja você aposentado ou não.

Daqui a 15 anos não estaremos mais discutindo a reforma, mas sim a falência do estado Brasileiro.

Não sejam burros a acreditar nessa lorota.
 

Acteon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.803
Reações
15.344
Pontos
789
É impossível negar a necessidade de reforma da previdência, para isso é só usar de lógica básica e olhar para a Janela para perceber que a população está envelhecendo, que os casais não tem mais tantos filhos como antes, que a expectativa de vida aumentou...
Isso sem citar os gastos atuais já absurdos com pessoas que ganham aposentarias surreais, ou pessoas de 50 e poucos anos já aposentadas...
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Se você quer viver num país de velhos e pobres para sempre, continue acreditando que é uma falácia.

Mesmo que a reforma não trouxesse algum tipo de benefício econômico positivo, a única certeza é que a não reforma leva esse país ao colapso em menos de 10 anos - e não em 30, como estão insinuando aqui.

10? Dizem por aí que em 2022 o Brasil literalmente para.....
Falacia não é com certeza....
A "reforma" trabalhista foi alguma coisa mas deveria vir com outras coisas junto:
Tem previdencia, infraestrutura, produtividade...
Brasileiro sempre acha que tudo é "simples, facil e rapido...."
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.209
Pontos
1.839
É tudo isso e mais um pouco, se não for aprovada esse governo vai ser um fracasso.

Sou da mesma opinião. Mas parece que para o Bolsonaro e o seu séquito de seguidores, tanto faz. Vejam os tópicos onde se discute as merdas que o presidente fala. Chovem comentários da "Mito Defense Force" contra "A organização do Mal Globo culminada com a esquerda lacradora".

Veja os tópicos sobre a reforma da previdência. Os que mais comentam não são os notórios membros da "Mito Defense Force".

E antes que apareça um integrante da MDF aqui, vamos analisar desde o começo do ano quanto tempo o Bolsonaro gastou em seu twiter com assuntos que prestam, ao invés de pormenores sem importância no momento:

Foram mais de 500 "twitadas". Desta 5 centenas...tivemos meia duzia sobre a reforma da previdência e umas duas ou 3 sobre o projeto do Sérgio Moro.

Bolsonaro ainda não se tocou que se essa reforma não sair, e melhor: se não sair sem ser estuprada...o Seu Governo corre um risco considerável de se fadar ao fracasso.

E não vai adiantar por a culpa no Congresso e na Globo.
Por incrível que pareça...quem mais fala na reforma hoje é o Rodrigo Maia. Veja só.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Sou da mesma opinião. Mas parece que para o Bolsonaro e o seu séquito de seguidores, tanto faz. Vejam os tópicos onde se discute as merdas que o presidente fala. Chovem comentários da "Mito Defense Force" contra "A organização do Mal Globo culminada com a esquerda lacradora".

Veja os tópicos sobre a reforma da previdência. Os que mais comentam não são os notórios membros da "Mito Defense Force".

E antes que apareça um integrante da MDF aqui, vamos analisar desde o começo do ano quanto tempo o Bolsonaro gastou em seu twiter com assuntos que prestam, ao invés de pormenores sem importância no momento:

Foram mais de 500 "twitadas". Desta 5 centenas...tivemos meia duzia sobre a reforma da previdência e umas duas ou 3 sobre o projeto do Sérgio Moro.

Bolsonaro ainda não se tocou que se essa reforma não sair, e melhor: se não sair sem ser estuprada...o Seu Governo corre um risco considerável de se fadar ao fracasso.

E não vai adiantar por a culpa no Congresso e na Globo.
Por incrível que pareça...quem mais fala na reforma hoje é o Rodrigo Maia. Veja só.

Nisso eu tenho que concordar. Hoje mesmo eu postei isso no thread do Bolsonaro:

As vezes eu tenho a impressão de que o pessoal que apoia o governo está cagando pra reforma. Não vejo o menor interesse deles de falar, explicar, enfim, viabilizar a reforma. Já estamos em MARÇO e houve pouquíssima discussão sobre esse tema, inclusive aqui no fórum. Se juntar os 600 posts do golden shower desse feriado não dá todas as postagens sobre a previdência juntas.

Já adianto: se não reformar a previdência, acaba qualquer chance desse governo dar certo.

Eu tinha medo de que a reforma saísse totalmente desconfigurada. Hoje o meu medo é que a reforma simplesmente não saia. Já estou começando a me preparar para o pior e já bolando um jeito de convencer a minha família a vir morar comigo.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.209
Pontos
1.839
Nisso eu tenho que concordar. Hoje mesmo eu postei isso no thread do Bolsonaro:



Eu tinha medo de que a reforma saísse totalmente desconfigurada. Hoje o meu medo é que a reforma simplesmente não saia. Já estou começando a me preparar para o pior e já bolando um jeito de convencer a minha família a vir morar comigo.

Hoje ele postou um vídeo sobre, mas foi de forma genérica, dizendo que todo mundo vai ficar equalizado e talz. Ao menos falou né. Tem que continuar agora. Que ele use essa "live" que ele pretende fazer de agora em diante regularmente para fomentar este tópico.

O homem tem que usar estas ferramentas para trazer o assunto á mesa de discussões diariamente, fazer o povo se mobilizar e cobrar o congresso. Fazer com que a MDF pare de se preocupar com tolices, e se preocupem com o que fará este Governo brilhar realmente nos próximos anos, e salvar a vida do povo que precisa de uma aposentadoria e que os recursos publicos deixem de sangrar na previdencia. Este tem que ser o tópico dos apoiadores do Governo neste momento. Mas se o homem não "puxar" a galera pro assunto, a MDF vai ficar aí batendo boca sobre Golden Shower, o esfaqueador que é maluco mas não é maluco, coisas que não servem pra nada na pratica.
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.325
Pontos
2.184
Bom, a previdência não funciona conforme a maioria pensa. Governo não pega o teu dinheiro e guarda ou investe e vai acumulando até o dia que tu aposentar.
O teu dinheiro é mandado diretamente para quem está aposentado hoje, com a esperança que haverá pelo menos 4 trabalhadores ativos pagando a sua aposentadoria no futuro



Usa a lógica simples:

São necessários pelo menos quatros brasileiros ativos para pagar o salário de um aposentado.

Agora pega a piramide etária brasileira. Compara ela como era na década de 90, como está hoje e como será nos próximos anos.
O que era um triangulo, com muito mais gente nascendo e trabalhando do que se aposentando, está virando um retângulo.
As pessoas estão vivendo cada vez mais, passando facilmente dos 70, e as famílias não estão mais tendo uma quantidade imensa de filhos
 

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
Eu ando acompanhando isto, inclusive andam revisando as expectativas de crescimento para baixo, este país é um cu cagado mesmo.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.502
Reações
91.331
Pontos
1.503
É um tema complicado que sozinho poderá não surtir o efeito esperado. Se o governo começar a ceder aqui e ali, acredito que será um paliativo para a previdência colapsar em 15 anos e não em 5. Tava lendo que cerca de 100 mil aposentadorias poderão ser solicitados pelo pessoal com medo dessas mudanças. O sistema de aposentadoria de servidores de muitas cidades vai colapsar.
A reforma é essencial, mas acho que deveria ser um pouco mais dura, por exemplo na idade para mulheres, deixando tudo equiparado.
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
Primeiro era só tirar a Dilma que o PIB dobrava, não dobrou, depois era só fazer a reforma trabalhista que o desemprego acabava, as pessoas continuam desempregadas, e agora é só acabar com a aposentadoria que o país volta a crescer - spoiler: não vai crescer. O povo está perdendo direitos e se ferrando em nome de promessas vazias do Deus mercado.

O Brasil precisa de fortes investimentos em infraestrutura, mão de obra, educação, transporte, saúde e segurança para voltar aos trilhos. E esse povo que está no poder quer lucro máximo com investimento mínimo no Brasil. Não tem como dar certo assim.
 
Ultima Edição:

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.886
Reações
16.619
Pontos
803
A reforma tem que ser feita sim pra cortar muitos privilégios só que a atual parece que é só pra economizar para pagamento da dívida pública brasileira.
Será que o Bolsonaro vai abrir a caixa preta da dívida pública : :v
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Primeiro era só tirar a Dilma que o PIB dobrava, não dobrou, depois era só fazer a reforma trabalhista que o desemprego acabava, as pessoas continuam desempregadas, e agora é só acabar com a aposentadoria que o país volta a crescer - spoiler: não vai crescer. O povo está perdendo direitos e se ferrando em nome de promessas vazias do Deus mercado.

O Brasil precisa de fortes investimentos em infraestrutura, mão de obra, educação, transporte, saúde e segurança para voltar aos trilhos. E esse povo que está no poder quer lucro máximo com investimento mínimo no Brasil. Não tem como dar certo assim.
[/QUOTE]

Apesar de você não ter o hábito de responder quando questionado, deixo aqui esses questionamentos:

1 - Se a reforma não é necessária, por que Dilma e Lula defendiam a necessidade dela quando estavam no governo?



2 - Como fazer "fortes investimentos" sendo que a previdência custa hoje mais do que TODOS OS GASTOS PÚBLICOS JUNTOS? Gastamos 6x com previdência do que com saúde, educação, e segurança. A impressão que dá na sua fala é que o Brasil é um put* país rico que caga dinheiro.

3 - Esse povo que está no poder e quer lucro máximo são justamente os maiores beneficiários da previdência atual. São os políticos, servidores públicos, etc, que estão fora do regime geral, e com essa reforma entrarão no RGPS.

4 - Você realmente acredita que a previdência atual é sustentável e justa?

No mais, a reforma trabalhista nem pode ser chamada de reforma de tão ridícula e insignificante que foi. Você comparar a reforma trabalhista com a previdência é comparar o peso de uma formiga com um elefante. Não tem o menor cabimento. Com relação ao impeachment da Dilma, apesar do baixo crescimento, o país parou de empobrecer e cair. Isso já é uma put* vitória.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
A reforma tem que ser feita sim pra cortar muitos privilégios só que a atual parece que é só pra economizar para pagamento da dívida pública brasileira.
Será que o Bolsonaro vai abrir a caixa preta da dívida pública : :v

Mas uma das maiores qualidades da Nova Previdência é a quebra de muitos privilégios. Vários regimes especiais estão sendo inseridos no RGPS com alíquota maiores para os mais ricos e menor para 70% dos contribuintes.
 

PVC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.863
Reações
5.027
Pontos
1.259
O Brasil precisa de fortes investimentos em infraestrutura, mão de obra, educação, transporte, saúde e segurança para voltar aos trilhos. E esse povo que está no poder quer lucro máximo com investimento mínimo no Brasil. Não tem como dar certo assim.
E tira dinheiro de onde pra fazer esses fortes investimentos?
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.606
Pontos
1.179
A reforma é a obrigação do Bolsonaro, votei nele para que a economia gire de novo, e pela pasta de segurança pública, o resto é bônus.

É obrigação moral, ética e cabalística dele passar essa porra.

Sent from my Mi A1 using Tapatalk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.606
Pontos
1.179

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.231
Reações
172.421
Pontos
2.599
A coisa é mais complexa. Não adianta pensar: vamos investir pra c***lho em educação e tudo dará certo. Desde sempre nego se ilude com isso mas esquece que as pessoas ao saírem de escolas e universidades precisarão ter ali as oportunidades, ou seja, a economia deverá estar funcionando bem para as coisas fluírem. Olhe quantas pessoas se forma em direito e quantos trabalham de fato. Olhe como o ensino superior ficou vulgarizado e temos uma massa de gente trabalhando em qualquer outra coisa. E em época em que as coisas estão muito ruins, como recentemente, temos engenheiros e tal trabalhando de Uber.

O que importa no fim das contas são os dados. Não parece ser difícil de olhá-los e compreender que o número de funcionário públicos ativos cresceu e mesmo que tenda a diminuir os valores de remuneração crescem com o tempo. O número de inativos só aumentou e aumentou. A população está envelhecendo e assim continuará porque a expectativa de vida e sobrevida sempre aumenta. Cada vez temos menos filhos e cada vez menos gente potencialmente ativa no mercado de trabalho e não contribui para manter quem está inativo. Se a coisa não funciona temos gente fora do mercado mesmo tendo condições.

Enfim, é literalmente uma bomba que já começou a explodir em estados e está armada para explodir em todos os lugares possíveis. Ajeitar a previdência não é garantia de que seremos a potência mundial mas se não for feita simplesmente haverá uma paralisia total de todos os serviços. Como vimos em alguns estados, não temos insumos para os serviços (papel, caneta, gaze, seringa e qualquer coisa), as estruturas caindo aos pedaços sem mínima possibilidade de investimento, temos corte de pessoal e coisas básicas como limpeza já começam a ficar precárias e a população carente e indignada. Aí começam os parcelamentos e atrasos de salários cada vez maiores e mais frequentes, inativos sem receber e tal. Enfim, o que vimos em alguns estados e que se chega em uma escala federal fodeu completamente. Simplesmente teríamos que pedir socorro, o que implicará em sermos obrigados a rasgar a constituição e tirar direitos. Aí será lindo ver gente perdendo 20% da remuneração, aposentado perder isso também, nego sendo demitido apesar de estabilidade e etc. A coisa ficaria nesse nível. As pessoas que são contra a reforma porque querem se aposentar aos 50 e tal não conseguem raciocinar e compreender que poderá se aposentar sem receber e ter a remuneração cortada.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.502
Reações
91.331
Pontos
1.503
A coisa é mais complexa. Não adianta pensar: vamos investir pra c***lho em educação e tudo dará certo. Desde sempre nego se ilude com isso mas esquece que as pessoas ao saírem de escolas e universidades precisarão ter ali as oportunidades, ou seja, a economia deverá estar funcionando bem para as coisas fluírem. Olhe quantas pessoas se forma em direito e quantos trabalham de fato. Olhe como o ensino superior ficou vulgarizado e temos uma massa de gente trabalhando em qualquer outra coisa. E em época em que as coisas estão muito ruins, como recentemente, temos engenheiros e tal trabalhando de Uber.

O que importa no fim das contas são os dados. Não parece ser difícil de olhá-los e compreender que o número de funcionário públicos ativos cresceu e mesmo que tenda a diminuir os valores de remuneração crescem com o tempo. O número de inativos só aumentou e aumentou. A população está envelhecendo e assim continuará porque a expectativa de vida e sobrevida sempre aumenta. Cada vez temos menos filhos e cada vez menos gente potencialmente ativa no mercado de trabalho e não contribui para manter quem está inativo. Se a coisa não funciona temos gente fora do mercado mesmo tendo condições.

Enfim, é literalmente uma bomba que já começou a explodir em estados e está armada para explodir em todos os lugares possíveis. Ajeitar a previdência não é garantia de que seremos a potência mundial mas se não for feita simplesmente haverá uma paralisia total de todos os serviços. Como vimos em alguns estados, não temos insumos para os serviços (papel, caneta, gaze, seringa e qualquer coisa), as estruturas caindo aos pedaços sem mínima possibilidade de investimento, temos corte de pessoal e coisas básicas como limpeza já começam a ficar precárias e a população carente e indignada. Aí começam os parcelamentos e atrasos de salários cada vez maiores e mais frequentes, inativos sem receber e tal. Enfim, o que vimos em alguns estados e que se chega em uma escala federal fodeu completamente. Simplesmente teríamos que pedir socorro, o que implicará em sermos obrigados a rasgar a constituição e tirar direitos. Aí será lindo ver gente perdendo 20% da remuneração, aposentado perder isso também, nego sendo demitido apesar de estabilidade e etc. A coisa ficaria nesse nível. As pessoas que são contra a reforma porque querem se aposentar aos 50 e tal não conseguem raciocinar e compreender que poderá se aposentar sem receber e ter a remuneração cortada.

Receio que mesmo com a reforma muitos estados e prefeituras vão quebrar mesmo assim. São décadas de máquina estatal pesada, com milhares de aposentados em regime próprio (fora do RGPS). O cenário externo não está muito favorável à uma guinada na economia, o que a esquerda já está usando como munição (tanta reforma e nada?).
Óbvio que ela precisar ser aprovada o quanto antes e com o mínimo de concessões possível, mas o Estado terá que rever outras coisas se quiser aproximar esse país do eixo, como uma reforma política e tributária. O ideal seria preparar terreno para uma nova Constituição, mas no atual cenário isso não vai acontecer, infelizmente.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.231
Reações
172.421
Pontos
2.599
Receio que mesmo com a reforma muitos estados e prefeituras vão quebrar mesmo assim. São décadas de máquina estatal pesada, com milhares de aposentados em regime próprio (fora do RGPS). O cenário externo não está muito favorável à uma guinada na economia, o que a esquerda já está usando como munição (tanta reforma e nada?).
Óbvio que ela precisar ser aprovada o quanto antes e com o mínimo de concessões possível, mas o Estado terá que rever outras coisas se quiser aproximar esse país do eixo, como uma reforma política e tributária. O ideal seria preparar terreno para uma nova Constituição, mas no atual cenário isso não vai acontecer, infelizmente.
Muitos investimentos entrarão aqui quando for aprovada. Se após ainda mexerem na parte tributária aí dará mais gás. Sem contar as privatizações. Dá para ser minimamente otimista, desde que essa reforma passe.
 
Topo Fundo