O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Com esse Paulo Guedes acabando com os concursos chegou a hora de emigrar do Brasil

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Steve Jobs e Bill Gates se tivessem nascido no Brasil, teriam virado concurseiros.

Um país em que o sonho da maioria da população, é o de trabalhar numa repartição, é um país fadado ao fracasso. Chega uma hora em que não terá mais ninguém para sustentar a farra. E todos trabalharão juntos, felizes e de mãos dadas para o governo.

 
Ultima Edição:

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.642
Pontos
744
Ih cara, nem esquenta. Toda semana tem um tópico do ódio ao funcionário público. Já cai em alguns, hoje dou risada. O fórum nesse último ano está entupido de política e economia de livre mercado. É triste ver que um lugar aonde geralmente as posições eram críticas e em muitos casos divergentes da sociedade se tornaram comportamento de massa. E se não concordar automaticamente vc vira esquerdista, Lula livre, parasita, etc.
O negócio é participando da mamata enquanto a galera se mata de raiva kkkk.
São fases. No início dos anos 2000 a galera aqui do fórum era em sua maioria de esquerda. Me lembro do user que fez o tópico: "Lula venceu: estamos fodidos", e foi brutalmente ridicularizado, kkkkkk.

E o pessoal da esquerda tem boa retórica e a ideologia em si é sedutora.

Daqui há 15 anos iremos para o outro lado de novo.

A verdade é que nada funciona. Tô só pela Skynet.
 

Roger.pds

Supra-sumo
Mensagens
768
Reações
1.242
Pontos
183
Eu tive que fazer 2 graduações, 5 pós, inglês fluente, tirar certificações caras e mudar pra SP pra ganhar isso.
A área de TI ta com uma exigência absurda.

Enquanto isso vi um concurso um dia desse pagando 15k pra qualquer nivel superior. Era só passar na prova e game over. Nunca mais precisar pagar certificações caras, nunca mais precisar fazer hora extra nem puxar saco de gerente. Que sonho!
Maluco, se mata kkkk já vi que é troll mesmo, mentiroso bagarai. E aposto que foi um desafio tipo, entre no fórum e consiga mais de 100 comentários no seu tópico. Carai que jegue.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando o Tapatalk
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.903
Pontos
1.444
São fases. No início dos anos 2000 a galera aqui do fórum era em sua maioria de esquerda. Me lembro do user que fez o tópico: "Lula venceu: estamos fodidos", e foi brutalmente ridicularizado, kkkkkk.

E o pessoal da esquerda tem boa retórica e a ideologia em si é sedutora.

Daqui há 15 anos iremos para o outro lado de novo.

A verdade é que nada funciona. Tô só pela Skynet.
Cara, penso bem parecido contigo nesse aspecto, costumo dizer que o Brasil é um barco furado e ao invés de nos juntarmos para tampar os buracos, corremos todos para a direita ou esquerda e o barco quase vira, enquanto a água entra no convés.
Já com relação ao tópico, percebo um idealismo em tentar aplicar teorias econômicas como se fossem a solução para o problema. Os caras leem uns artigos sobre Keynesianismo e escola austríaca e já saem botando que tem que ser assim que funciona e pronto.
Toda sociedade precisa de ajustes para funcionar corretamente, as teorias econômicas são modelos para direcionar estes ajustes. É redundante falar, mas modelos são teóricos e servem justamente para dar uma ideia, na prática um modelo idealizado nunca dará certo nem melhorará por ser radical demais sem resolver os casos específicos. Não se resolve indo para um lado ou para outro, como no exemplo do barco, e sim identificando e corrigindo cada caso.
 


sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.773
Reações
18.254
Pontos
784
não vai acabar todos os concursos, o Estado ainda vai precisar de fazer muito concurso pra continuar a funcionar, o que tem de acabar é com o excesso!
Não tem como ter um Estado com zero funcionários de carreira, militares, médicos, segurança publica, Judiciario, assessores legislativos etc ainda assim terá muita oportunidade em aberto. Não é possível o Brasil funcionar sem isto.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Ih cara, nem esquenta. Toda semana tem um tópico do ódio ao funcionário público. Já cai em alguns, hoje dou risada. O fórum nesse último ano está entupido de política e economia de livre mercado. É triste ver que um lugar aonde geralmente as posições eram críticas e em muitos casos divergentes da sociedade se tornaram comportamento de massa. E se não concordar automaticamente vc vira esquerdista, Lula livre, parasita, etc.
O negócio é participando da mamata enquanto a galera se mata de raiva kkkk.

Vou repostar algo que escrevi no passado:

Eu sinceramente não entendo. As pessoas se recusam a admitir que estão no funcionalismo público por comodidade.

Todo mundo sabe o quão raro é a demissão de um funcionário público e o regime de trabalho deles. É mais fácil ver o enterro de um anão albino que torce pro Paraná Clube do que um funcionário público demitido.

Eles metem o pau na iniciativa privada porque ela exige demais e paga muito mal, mas por acaso vocês não tomaram consciência que são PARTE do problema? Vocês fazem parte de um setor da sociedade que, ganhando bem ou mal tem, em média, um rendimento 75% maior do que a média nacional. Todas essas benesses que vocês recebem tem um preço, e isso vem a custas dos outros que não fazem parte dessa casta. Mesmo os tais empresários malvadões possuem um renda média infinitamente menor do que vocês. Eu sou geralmente um grande crítico a essa ideia de desigualdade como um problema por si só, mas tá aí um tipo de desigualdade que é absolutamente imoral e cancerígena ao país, pois é uma transferência de renda DIRETA dos mais pobres para uma parcela mínima e estupidamente privilegiada da população.

E mais, chega a ser ridículo esse papo de que são tão dedicados ou produtivos e competentes quanto o setor privado. Isso é a coisa mais wishful thinking que já li. Primeiro porque, em média, trabalham menos horas por dia. Segundo que fazem parte de um sistema comprovadamente improdutivo. Onde quer que você viva no Brasil, abra a janela de onde você mora ou trabalha e veja se o estado Brasileiro é motivo de orgulho. Porra, meu! Não tem como se orgulhar de fazer parte de uma das nações mais ineficientes do mundo. O estado Brasileiro é tão eficiente quanto a camisinha que o Mr. Catra usava.

Vamos dar uma olhadinha nos números?


funcionalismo-salarios_03.png



SEM CRISE
Nem todas as categorias do funcionalismo conseguiram reajustes nos últimos tempos. Mas, na média de todos os servidores brasileiros, o rendimento real (já descontada a inflação) subiu quase 5% desde 2014, quando começou a recessão.



funcionalismo-salarios_09.png




ABISMO
Na média, os servidores públicos ganham mais que os trabalhadores do setor privado, mesmo quando se compara pessoas da mesma escolaridade. E enquanto a aposentadoria pelo INSS paga em média R$ 1,2 mil, funcionários públicos aposentados podem ganhar mais de R$ 20 mil mensais."


funcionalismo-salarios_13.png



Remuneração média
em R$ por mês (em julho)



funcionalismo-salarios_12.png




ENGESSAMENTO
O impacto da estabilidade do emprego fica mais evidente nas recessões. Como o setor público não pode demitir, o peso da folha de pagamento aumenta não só no Orçamento da União, mas no próprio PIB.


Despesa de pessoal da União
em % da receita corrente líquida



funcionalismo-salarios_17.png


em % do PIB

funcionalismo-salarios_18.png



GAZETA DO POVO

Ou seja, vocês ganham muito mais, não lidam com crises econômicas da mesma forma que os demais Brasileiros, trabalham menos horas, não possuem concorrência, e ainda acham que estão no mesmo patamar de exigência da iniciativa privada? Por favor, oras! Se você não gostar da barraquinha de cachorro quente na esquina, você pode muito bem não investir um centavo do seu dinheiro ali. Mas eu não posso me negar a pagar imposto, né? Eu tenho outras opções de lugares para tirar carteira de motorista, por examplo?

Ou seja, n'ao é uma questão de ódio. Estamos apenas analisando as INJUSTIÇAS que existem no sistema Brasileiro. O funcionalismo é apenas uma das várias distorções que o estado Brasileiro criou e que devem sim ser revisto.

Agora se alguém é um defensor desse sistema apenas porque é tão somente conveniente para ela, desculpa, mas não a acuso de "Lula livre" ou qualquer outra crítica. Acho que faltam mesmo são valores morais mesmo, coisa que o Soldado! tem e essa pessoa não.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Pergunta: Quando Ciro aumentou assustadoramente o imposto de importação de veículos, enquanto era ministro da fazenda, foi para proteger o salário dos funças?

Não foi, mas os reajustes dos salários e aposentadorias, que ano a após ano colocam as contas públicas em estado de insolvência, sim.

MPservG4.png


Enquanto o Brasil estava em profunda crise econômica, adivinha quem estava recebendo aumentos e reajustes, justamente no contrafluxo da economia Brasileira?

SERVIDORES-PRIVADOS-PORQUE.COM_.BR-07.png


Agora a classe mais cancerígena do Brasil está fazendo lobby pesado para barrar a reforma da previdência:
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
É o chamado "precariado" (não confundir com proletariado, noção esta obviamente problemática de se sustentar hoje em dia), que vive o tempo inteiro na corda bamba do mercado, sem qualquer estabilidade empregatícia; uma ausência de liberdade que nos é vendida como uma nova forma de liberdade.

O que qualquer pessoa deveria ser capaz de fazer é descobrir o que quer fazer na vida, e ser capaz de exercer esta atividade sem demais estresses de constantes ameaças demissionais. A questão é conseguir criar e manter esta "cultura", onde a nossa atividade pode ser exercida com certa dose de liberdade e de tranquilidade, mas com estímulos ao avanço do conhecimento sem que com isto sejamos apenas mais uma força de trabalho (ainda que "intelectual") em um para todo o sempre incerto, precário e angustiante livre-mercado.

A "angústia" de nossa atividade deveria vir mais da nossa própria ânsia por uma contribuição de fato significativa à nossa área do conhecimento do que por questões externas a ela (neste caso, as constantes oscilações do mercado na sua incerteza intrínseca).

Parnasianismo a parte, só me explica uma hipótese:

Vamos supor que eu tenho uma lanchonete que atende você. Acabei de contratar um chapeiro e montador do lanche na necessidade de satisfazer a sua vontade de acordo com o seu tempo e gosto. Eu não posso, portanto, entregar um hamburger sem que ele esteja no mínimo de acordo com o seu paladar e/ou que leve dois dias para ser produzido. Ele precisa ser bom e entregue na hora da sua refeição.

Vamos imaginar que esse funcionário não se encaixe nas suas exigências e que eu receba reclamações constantes sobre o gosto e a demora no fornecimento da comida. Além disso, esse funcionário não é comprometido, chega atrasado todos os dias, e tem rachado a equipe com brigas e intrigas. O que eu faço? Não posso chamar a atenção para evitar esses "estresses constantes"? Não poderia também demiti-lo porque poderia quebrar completamente sua "estabilidade empregatícia"?

O governo pode até cagar regras me obrigando a fazer isso, mas jamais irá fazer com que os meus clientes compreendam a situação. Você, como meu cliente, vai achar o meu hamburger uma droga e acabou, não volta mais. Como a minha lanchonete não detém o monopólio de alimentos e não tem a sua contribuição garantida, eu estou ferrado. Sem o seu dinheiro, eu não consigo pagar o salário deles, tampouco investir em algo melhor para que a minha lanchonete consiga competir com outras de maior porte.

Ou seja, essa falta de tranquilidade e excesso de exigência que você acha ruim é criada por VOCÊ como CONSUMIDOR, e não pelo empregador. Você é o mercado. Quem cria a corda bamba é você. A menos que criemos a Hamburbras que nos forneça alimentação obrigatória com lanches horríveis que levam duas horas para serem produzidos a um modesto preço de R$80 o lanche, fora os valores já embutidos em impostos.
 
Ultima Edição:

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Parnasianismo a parte, só me explica uma hipótese:

Vamos supor que eu tenho uma lanchonete que atende você. Acabei de contratar um chapeiro e montador do lanche na necessidade de satisfazer a sua vontade de acordo com o seu tempo e gosto. Eu não posso, portanto, entregar um hamburger sem que ele esteja no mínimo de acordo com o seu paladar e/ou que leve dois dias para ser produzido. Ele precisa ser bom e entregue na hora da sua refeição.

Vamos imaginar que esse funcionário não se encaixe nas suas exigências e que eu receba reclamações constantes sobre o gosto e a demora no fornecimento da comida. Além disso, esse funcionário não é comprometido, chega atrasado todos os dias, e tem rachado a equipe com brigas e intrigas. O que eu faço? Não posso chamar a atenção para evitar esses "estresses constantes"? Não poderia também demiti-lo porque poderia quebrar completamente sua "estabilidade empregatícia"?

O governo pode até cagar regras me obrigando a fazer isso, mas jamais irá fazer com que os meus clientes compreendam a situação. Você, como meu cliente, vai achar o meu hamburger uma droga e acabou, não volta mais. Como a minha lanchonete não detém o monopólio de alimentos e não tem a sua contribuição garantida, eu estou ferrado. Sem o seu dinheiro, eu não consigo pagar o salário deles, tampouco investir em algo melhor para que a minha lanchonete consiga competir com outras de maior porte.

Ou seja, essa falta de tranquilidade e excesso de exigência que você acha ruim é criada por VOCÊ como CONSUMIDOR, e não pelo empregador. Você é o mercado. Quem cria a corda bamba é você. A menos que criemos a Hamburbras que nos forneça alimentação obrigatória com lanches horríveis que levam duas horas para serem produzidos a um modesto preço de R$80 o lanche, fora os valores já embutidos em impostos.

Ihh cara, nem perde o seu tempo. O Ivo Maropo é só um petista lero-lero que acha que o Lula é algum tipo de líder virtuoso ao invés do ladrão imundo que de fato é. Ele nem vai te responder provavelmente, e se o fizer, vai ser com um monte de lero-lero que vai do nada à lugar nenhum.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.225
Pontos
353
Jovem, se soubesse o mínimo de economia, saberia que quem carrega o país nas costas são empresas pequenas, com 3 ou até 10 funcionários.

Essa falácia de empresa que emprega mão de obra é conversa de quem sequer sabe o que trabalhar.
Me diga um negócio, quando se terceiriza algum grande quadro da administração pública, a empresa pertence a um político ou a um pequeno ou médio empresário que vive se virando pra não ser sufocado pela carga tributária? Entendeu meu ponto?
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.891
Reações
16.631
Pontos
803
lol. Acho que quem tiver oportunidade seria ideal sair de qualquer forma. Deixa só pro gado mesmo acreditar que são pessoas de bem, cristão e conservadores.

Só sei que Paulo Guedes vai ganhar bastante dinheiro com isso e alguns outros, agora se a população vai se beneficiar de alguma coisa só o futuro dirá.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Me diga um negócio, quando se terceiriza algum grande quadro da administração pública, a empresa pertence a um político ou a um pequeno ou médio empresário que vive se virando pra não ser sufocado pela carga tributária? Entendeu meu ponto?

Então qual é a solução?

Gosto de você Martel, você tá usando a mesma tática esquerdista de problematizar e não dar ao mesmo tempo uma solução pra acabar com o problema.
 

Id

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.520
Reações
626
Pontos
1.354
Quando entrei no meu concurso o meu salário era pouco mais de 7k. Cinco anos depois, meu salário está em 14k, mesmo sem eu ser promovido. Cada vez que tentei trabalhar forte, dedicando toda a minha vontade e criatividade, fazendo loucamente 12hs por dia, a despeito de minha família e amigos dizerem que não vale a pena, acabei por não ser reconhecido e, pior: muitos projetos foram derrubados por outros colegas por conta de que "iriam gerar mais trabalho para a repartição".

Peguei meu setor com 4 meses de atraso nos processos e baixei prazo para menos de uma semana. Fui o primeiro no Estado a conseguir isso. O que ganhei? Nem tapinha nas costas. E o dinheiro para instalações, equipamentos e pessoal concursado foi todo para as seções que estavam atrasadas, mesmo já tendo mais pessoal e melhores equipamentos (não existe cobrança de verdade no serviço público).

O cara que produz fica taxado de caxias, chato, pelego e é socialmente excluído do trabalho. E não adianta querer ser forever alone: todas as portas de melhores postos e promoções se fecham. Só os peixes se dão bem. Ainda, o certinho responde a procedimentos administrativos disciplinares que o vida torta nem sonha que existe.

Então, resumindo toda a história: acabei desanimando e só cumpro meu expediente de 6hs por dia e aproveito todos os sábados, domingos, feriados e feriadões, não produzo nada, não faço nada. Não posso dizer que estou feliz assim mas também não me incomodei mais.

E digo com propriedade de quem está há 11 anos no serviço público após três concursos: funcionário público é parasita sim e só estão xingando o OP porque ele foi sincero.

Lamento a sinceridade...

Na internet qualquer um é o que quiser, sem uma prova de quem você é e em qual órgão público você está, é difícil acreditar. O que você descreveu se encaixa em uma minoria de cargos do legislativo e outros envolvidos com política e direção.
A opinião de quem realmente está no serviço público costuma ser bem diferente, na realidade a maioria dos servidores trabalham muito e concurso público sem cotas é o supra-sumo da meritocracia, diferente dos QIs de grandes empresas.
 

Id

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.520
Reações
626
Pontos
1.354
Quem está no serviço público sabe o que políticos fazem com contratações cruzadas para cargos comissionados, empresas de terceirização de parentes, comissionados pagando caixinha, decisões que visam a própria promoção política e não o bem da população, etc etc etc
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.225
Pontos
353
Então qual é a solução?

Gosto de você Martel, você tá usando a mesma tática esquerdista de problematizar e não dar ao mesmo tempo uma solução pra acabar com o problema.
Muito das críticas da esquerda são razoáveis. Mas nesse caso específico o que deveria ser feito é implementar uma política econômica com o objetivo de distribuir o máximo possível a propriedade e os meios de produção. Fazendo que exista o máximo de proprietários possíveis.
Outra coisa é uma reforma política e administrativa com o objetiva de impedir políticos com controle acionário em empresas que prestam serviço nesses moldes.

Esse assunto perpassa pela questão do trabalho, dê uma olhada no tópico que criei e ainda irei alimentar:
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Muito das críticas da esquerda são razoáveis. Mas nesse caso específico o que deveria ser feito é implementar uma política econômica com o objetivo de distribuir o máximo possível a propriedade e os meios de produção. Fazendo que exista o máximo de proprietários possíveis.
Outra coisa é uma reforma política e administrativa com o objetiva de impedir políticos com controle acionário em empresas que prestam serviço nesses moldes.

Esse assunto perpassa pela questão do trabalho, dê uma olhada no tópico que criei e ainda irei alimentar:

Isso cria distorção de mercado e só traz prejuízos com o tempo.

Embora me agrade a ideia de impedir que políticos tenham controle acionário em empresas. Mas o resto só tende à criar distorção de mercado.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.785
Reações
14.091
Pontos
703
Não foi, mas os reajustes dos salários e aposentadorias, que ano a após ano colocam as contas públicas em estado de insolvência, sim.



Enquanto o Brasil estava em profunda crise econômica, adivinha quem estava recebendo aumentos e reajustes, justamente no contrafluxo da economia Brasileira?



Agora a classe mais cancerígena do Brasil está fazendo lobby pesado para barrar a reforma da previdência:


E eu aqui achando que existia um negócio chamado Lei de Responsabilidade Fiscal, a mesma que levou ao impeachment da Dilma, que limitava o teto dos gastos com pessoal. Portanto esse gasto sobe ao passo que a arrecadação sobe igualmente. Mas ok, não vou entrar no mérito dessa discussão e vou assumir que você tem razão. E aí, o que fazer? Para uma limpa primeiro temos que mudar a constituição. Imagina o nível de isenção de propostas de mudança constitucional desse calibre. Eu não sou tão otimista quanto vocês me parecem ser, então não acredito em resultados positivos. Mas não irei no mérito da questão para não me alongar demais.

Sobre o aumento: novamente, não adianta colocar tudo no mesmo saco. Repito o que disse em relação ao serviço público, é óbvio que existe distorção salarial e castas privilegiadas: servidores do senado e câmara, por vezes os tribunais de contas, MP (incluindo estaduais), CGU, boa parte do judiciário. Alguns em prefeituras e órgãos municipais, normalmente com maracutaia com político, etc. Enquanto isso o médico que saiu correndo de casa para fazer uma cirurgia de emergência no futuro presidente recebeu menos de R$300,00 pelo procedimento (exatos R$367,00 divididos igualmente por todos que participaram da cirugia). Tá certo.

Por fim, sobre a pergunta que fiz, era só para demonstrar que explicações simplistas são sempre parciais. É como se o corporativismo que domina o Brasil desde a era Vargas e e a relação promíscua entre público e privado que ocorre no país (https://www.dci.com.br/servicos/bndes-aprova-financiamento-de-r-417-milh-es-a-ecorodovias-1.504578 - é claro que é a eco vai continuar vencendo todas as licitações de SP e pedagiando estradas com obras financiadas a juros negativos pelo BNDES. Repita isso infinitamente e temos aí o Brasil) fossem irrelevantes perto do fantasma do funcionalismo. É claro que é mais fácil congelar concurso e falar que funcionário público ganha muito e tem 4% de reajuste (salário de soldado da PMSP em 2019: 3k brutos para trocar tiro com PCC) do que mudar certas relações enraizadas no país, acabar com os gastos bizarrismos de manutenção do sistema político ou coisa do tipo.

Então qual é a solução?

Gosto de você Martel, você tá usando a mesma tática esquerdista de problematizar e não dar ao mesmo tempo uma solução pra acabar com o problema.

Convenhamos que tirando a solução ideológica, que não é aplicável no mundo real, não existe apresentação de nada nesse tópico além da choradeira de ambos os lados. Vai acabar com a Polícia e instituir segurança privada no Brasil? Porque se o problema é a existência de uma classe parasitária que vive através de impostos - e todos os servidores públicos vivem através da arrecadação de impostos -, a única opção eticamente aceitável é abolir o Estado. Vamo botar esse monte de gordo tetudo de fórum para servir voluntariamente no exército afim de não ser enrabado pelo Maduro? Se fizer um negócio desses semana que vem até a Bolívia tá aqui dentro e vocês estarão vestindo Poncho e tocando flautinha de pã.

Enfim, acaba sendo uma discussão infrutífera e sem sentido.
 
Ultima Edição:

Gaheris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
698
Reações
631
Pontos
543
Pergunta: Quando Ciro aumentou assustadoramente o imposto de importação de veículos, enquanto era ministro da fazenda, foi para proteger o salário dos funças?
Boa noite amigo.
Seria diminuir, não? Ou você tem a fonte disso, se sim pode mostrar? porque as minhas dizem o contrário...
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.642
Pontos
744
Na internet qualquer um é o que quiser, sem uma prova de quem você é e em qual órgão público você está, é difícil acreditar. O que você descreveu se encaixa em uma minoria de cargos do legislativo e outros envolvidos com política e direção.
A opinião de quem realmente está no serviço público costuma ser bem diferente, na realidade a maioria dos servidores trabalham muito e concurso público sem cotas é o supra-sumo da meritocracia, diferente dos QIs de grandes empresas.
Entenda como um desabafo. Tenho plena ciência de que a maioria vai achar que é fanfic. De certa forma isso é irrelevante para mim.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.785
Reações
14.091
Pontos
703

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
E eu aqui achando que existia um negócio chamado Lei de Responsabilidade Fiscal, a mesma que levou ao impeachment da Dilma, que limitava o teto dos gastos com pessoal. Portanto esse gasto sobe ao passo que a arrecadação sobe igualmente. Mas ok, não vou entrar no mérito dessa discussão e vou assumir que você tem razão. E aí, o que fazer? Para uma limpa primeiro temos que mudar a constituição. Imagina o nível de isenção de propostas de mudança constitucional desse calibre. Eu não sou tão otimista quanto vocês me parecem ser, então não acredito em resultados positivos. Mas não irei no mérito da questão para não me alongar demais.


É lógico que a arrecadação sobe. Isso, entretanto, não significa que a economia está crescendo, mas sim que a carga tributária vem aumentando cada vez mais, adoecendo ainda mais a economia como um todo.

1414068909.jpg


O fato de existir o limite de 55% para gastos em funcionalismo em municípios pela LRF, por exemplo, não impede que as prefeituras acabem aumentando os impostos municipais e trabalhem no "talo" para manter seu funcionalismo de pé, algo que a iniciativa privada não pode fazer sem no mínimo represálias de seus próprios clientes. O que não falta no Brasil são municípios em estado de insolvência sem condições de arcar com os salários de seus próprios servidores por diversas benesses deles mesmos, incluindo esses regimes previdenciários deficitários que eles mesmos são contra que sejam reformados.


Sobre o aumento: novamente, não adianta colocar tudo no mesmo saco. Repito o que disse em relação ao serviço público, é óbvio que existe distorção salarial e castas privilegiadas: servidores do senado e câmara, por vezes os tribunais de contas, MP (incluindo estaduais), CGU, boa parte do judiciário. Alguns em prefeituras e órgãos municipais, normalmente com maracutaia com político, etc. Enquanto isso o médico que saiu correndo de casa para fazer uma cirurgia de emergência no futuro presidente recebeu menos de R$300,00 pelo procedimento (exatos R$367,00 divididos igualmente por todos que participaram da cirugia). Tá certo.

O que eu vejo é que você está demasiadamente focado no funcionalismo municipal, que é realmente aquém do funcionalismo estadual ou federal. Mas a regra é que o funcionalismo público recebe 67% a mais do que o funcionário da iniciativa privada. Isso é um fato que não tem como negar.

Com relação ao médico do Bolsonaro, tenho um primo meu que é médico também e que recebe muito, mas muito menos do que isso (trabalhando num hospital de um plano de saúde) para um procedimento de laqueadura, que é um procedimento cirúrgico que também exige muita precaução. Todos nós sabemos que vivemos num país pobre e que não podemos pagar um serviço pelo o que realmente achamos que vale, seja no funcionalismo público ou privado.

Por fim, sobre a pergunta que fiz, era só para demonstrar que explicações simplistas são sempre parciais. É como se o corporativismo que domina o Brasil desde a era Vargas e e a relação promíscua entre público e privado que ocorre no país (https://www.dci.com.br/servicos/bndes-aprova-financiamento-de-r-417-milh-es-a-ecorodovias-1.504578 - é claro que é a eco vai continuar vencendo todas as licitações de SP e pedagiando estradas com obras financiadas a juros negativos pelo BNDES. Repita isso infinitamente e temos aí o Brasil) fossem irrelevantes perto do fantasma do funcionalismo. É claro que é mais fácil congelar concurso e falar que funcionário público ganha muito e tem 4% de reajuste (salário de soldado da PMSP em 2019: 3k brutos para trocar tiro com PCC) do que mudar certas relações enraizadas no país, acabar com os gastos bizarrismos de manutenção do sistema político ou coisa do tipo.

Bom, eu sou absolutamente contra bancos públicos. Da minha parte eles sequer existiriam. Aliás, essa relação promíscua existe justamente porque temos muito estado em nossas vidas.

Só vale ressaltar que, apesar da sua crítica, o estado de SP é o único no país com uma verdadeira rede rodoviária de qualidade, digna de um país desenvolvido. Enquanto isso, as nossas rodovias públicas são máquinas de matar pessoas. Sendo assim, seja o preço que for, prefiro a realidade de SP.
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
Se os salários e as condições de trabalho fossem melhores na iniciativa privada não teria tanta gente sonhando em ser funcionário público, a maioria dos brasileiros se mata de trabalhar, aguenta chefe chato e condições ruins de trabalho pra ganhar menos de 2 mil reais por mês. Óbvio que isso vai gerar um interesse muito grande nos concursos públicos que tem estabilidade e salários bem melhores.
 
Ultima Edição:

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Se os salários e as condições de trabalho fossem melhores na iniciativa privada não teria tanta gente sonhando em ser funcionário público, a maioria dos brasileiros se mata de trabalhar, aguenta chefe chato e condições ruins de trabalho pra ganhar menos de 2 mil reais por mês. Óbvio que isso vai gerar um interesse muito grande nos concursos públicos que tem estabilidade e salários ben melhores.

Se não houvesse uma carga tributária tão estupidamente alta para alimentar um estado agigantado e ineficiente, as condições de trabalho e salários seriam muito melhores.

Ps.: ficou uma m**** esse seu novo nickname.
 

PVC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.863
Reações
5.028
Pontos
1.259
cara, anos e anos vem com essa história de que os concursos vão acabar, nunca acaba
até pq eles tem que no minimo repor os cargos que ficam vagos com aposentadoria e gente que sai fora
Bom, ele falou que onde puder transformar em coisa via web/pc vai transformar e extinguir os cargos.
E se não me engano quase 50% do pessoal vai se aposentar nos proximos 5 anos então é relativamente tranquilo fazer isso.
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
Se não houvesse uma carga tributária tão estupidamente alta para alimentar um estado agigantado e ineficiente, as condições de trabalho e salários seriam muito melhores.

Ps.: ficou uma m**** esse seu novo nickname.
A maioria dos empresários só está interessado em aumentar o próprio lucro, se cortarem impostos o lucro dos empresários vai aumentar e os salários dos funcionários vai continuar igual.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.942
Reações
55.096
Pontos
1.839
Se os salários e as condições de trabalho fossem melhores na iniciativa privada não teria tanta gente sonhando em ser funcionário público, a maioria dos brasileiros se mata de trabalhar, aguenta chefe chato e condições ruins de trabalho pra ganhar menos de 2 mil reais por mês. Óbvio que isso vai gerar um interesse muito grande nos concursos públicos que tem estabilidade e salários bem melhores.

Porra, finalmente concordo com você!

A maioria dos empresários só está interessado em aumentar o próprio lucro, se cortarem impostos o lucro dos empresários vai aumentar e os salários dos funcionários vai continuar igual.

E logo depois venho a discordar. Dependendo dos impostos, cortar propicia uma maior contratação que, por contrapartida, geram mais empregos. Isso foi discutido em outro tópico até, aquele que fala em "grandes números". O problema do seu argumento é que ele ainda está atrelado naquele consenso de que todo empresário é igual ao Eike Batista (ou qualquer outro, tipo Lemman da Ambev) com 50mil empregados.

A maioria dos empregadores (AKA empresários) do Brasil não tem mais que meia dúzia de empregados. Achar que eles só querem aumentar lucros é normal. Mas eles querem isso porque sabem que a SOBREVIVÊNCIA do negócio depende disso.
 
Ultima Edição:

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
A iniciativa privada é um lixo, os salários são ridículos, a carga horária um cu, e agora nem concurso público teremos mais???, o negócio é quitar mesmo e foda se.
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
E logo depois venho a discordar. Dependendo dos impostos, cortar impostos propiciam uma maior contratação que, por contrapartida, geram ais empregos. Isso foi discutido em outro tópico até, aquele que fala em "grandes números". O problema do seu argumento é que ele ainda está atrelado naquele consenso de que todo empresário é igual ao Eike Batista (ou qualquer outro, tipo Lemman da Ambev) com 50mil empregados.

A maioria dos empregadores (AKA empresários) do Brasil não tem mais que meia dúzia de empregados. Achar que eles só querem aumentar lucros é normal. Mas eles querem isso porque sabem que a SOBREVIVÊNCIA do negócio depende disso.

Acreditar que cortar impostos vai resultar em melhores salários é uma tolice no país em que os 10% dos mais ricos do Brasil concentram 43,1% da renda do país.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Acreditar que cortar impostos vai resultar em melhores salários é uma tolice no país em que os 10% dos mais ricos do Brasil concentram 43,1% da renda do país.

E você acha que os 10% mais ricos do país ganham R$1 milhão por mês? Sinto-lhe informar, mas para estar entre os 10% precisa ter uma renda familiar superior a R$5 mil por mês.

Lembrando que quem concentra a renda do país é o estado Brasileiro, que rouba 38% das nossas riquezas e enfia no rabo dos pobres para dar alegria e diversão aos seus políticos e funcionários públicos.
 
Ultima Edição:

PVC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.863
Reações
5.028
Pontos
1.259
Acreditar que cortar impostos vai resultar em melhores salários é uma tolice no país em que os 10% dos mais ricos do Brasil concentram 43,1% da renda do país.

Olha, já tentaram redistribuir essa renda, com várias ideias mirabolantes, inclusive aumentando impostos tal... não vai matar ninguém tentar com a diminuição.
 
Topo Fundo