O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Governo corta 30% de repasses à UFBA, UNB e UFF, e estudantes e professores estão putos

yage

Lenda da internet
Mensagens
12.840
Reações
53.655
Pontos
1.613
Que exemplo hein? Acontece com bastante frequência...

Mas de qualquer forma eu não acho justo atacar a pessoa em si, cai naquela falácia do ad hominem.
Contando que o cara faça um bom trabalho, isso se torna irrelevante.

Foi isso que eu quiz dizer com meu exemplo. O importante é a capacidade da pessoa em exercer tais funções.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Eu concordo que o Estado deva saber como é gasto o dinheiro e que administre-o bem também, mas parece que há mais problemas com ideologias do que com o próprio desempenho das universidades. E vi ai uma citação, onde fala que esse corte poderia ser desconsiderada caso a reforma da previdência fosse aceita. Quer dizer, esse corte aí no orçamento nada mais é que uma forma de pressionar a população ou um meio de cortar ambientes com pensamentos contrários ao do governo.

Diria que seria meio que uma censura, mas uma censura implícita.

Esse tipo de governo que estamos tendo não se difere ao do passado, ao menos está sendo diferente.

A esperança de um Brasil novo está começando a virar mito. [trocadilho]

Até deixei mais evidente a parte da notícia.

Ele não vai mais cortar das 3 universidades mais não.


VAI CORTAR DE TODAS HAUHEUAHEU

https://outline.com/XjVgY4

MEC afirma que cortará 30% do orçamento de todas as universidades federais
MEC afirma que cortará 30% do orçamento de todas as universidades federais
APRIL 30, 2019

BRASÍLIA — O Ministério da Educação (MEC) divulgou nota, na noite desta terça-feira, para informar que contingenciou verbas de todas as universidades federais, e não apenas das de Brasília (UnB), da Bahia (UFBA) e a Fluminense (UFF).

Segundo a pasta, o critério para o bloqueio no orçamento "foi operacional, técnico e isonômico para todas as universidades e institutos" em função da restrição imposta pelo governo. O MEC informou ao GLOBO que o corte é de 30% para todas as instituições.

A nota foi divulgada cerca de 12 horas após o próprio MEC ter confirmado, em outro comunicado oficial, o bloqueio nas verbas das três instituições, após o ministro Abraham Weintraub anunciar o fato em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Ele declarou ao veículo que as três universidades haviam tido o orçamento bloqueado por fazerem "balbúrdia", além de baixo desempenho acadêmico, e ameaçou outras instituições, como a Federal do Juiz de Fora (UFJF), que estava, segundo ele, "sob avaliação".

Tais critérios para os cortes, no entanto, não foram mencionados na primeira nota do MEC, que se manteve em silêncio sobre esse ponto ao longo do dia. A medida gerou reação de reitores e de deputados.

O PSOL anunciou que pediria investigação por possível improbidade administrativa cometida por Weintraub. A deputada Tabata Amaral (PDT-SP) encaminhou requerimento de informação sobre os requisitos anunciados pelo ministro para fazer os bloqueios.

Já na segunda nota, em que defende que a medida atingiu a todas as instituições e teve caráter "técnico", o MEC afirma que "estuda aplicar outros critérios como o desempenho acadêmico das universidades e o impacto dos cursos oferecidos no mercado de trabalho". A pasta afirmou que teve R$ 5,8 bilhões contingenciados pelo decreto do governo.

"O bloqueio preventivo incide sobre os recursos do segundo semestre para que nenhuma obra ou ação seja conduzida sem que haja previsão real de disponibilidade financeira para que sejam concluídas", afirmou a nota.

O MEC disse que o bloqueio poderá ser revisado pela área econômica "caso a reforma da previdência seja aprovada e as previsões de melhora da economia no segundo semestre se confirmem, pois podem afetar as receitas e despesas da União". Informou também que todas as universidades e institutos já tiveram 40% do seu orçamento liberado para empenho.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub Foto: Jorge William
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Aí ó governo quer cortar a verba e ninguém sabe pq...
d9b90652261cb4082e88fe4661172f0c.jpg


Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
Cara, na boa, você é ótimo forista mas tá sendo bem ignorante sobre o fato aí.
Na verdade a dona é uma professora de química e está realizando uma experimento para analisar a reação entre o óleo de dendê e a banha de porca. Caso haja uma reação subatômica o produto gerado poderá revolucionar a indústria alimentícia em nível global.
Vá estudar!!!
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.428
Reações
14.247
Pontos
453
95% de toda a pesquisa e de todo o conhecimento científico do Brasil vem de Universidades Públicas.

E o corte/contingenciamento de 30% não é só para humanas, é sobre o recurso de TODAS as Universidades Federais, inclusives as que ofertam apenas Engenharias e Tecnologias.

Entendo quem não apoia o pessoal de humanas, e esses lugares em que é uma patifaria.
Mas esses lugares não refletem a maioria das Universidades Públicas e não é isso o que a Universidade se tornou. A maioria das Universidades promovem fortemente a criação de conhecimento e propiciam um ambiemte pra isso.


De fato temos Faculdades privadas que são fortes e renomadas, como FGV, USP, UNICAMP, mas essas sim não refletem a realidade das privadas, que priorizam a formação academica (lucro) e não formação de conhecimento.


Tudo bem que algumas Universidades tem que ser auditadas e a oferta de alguns cursos tem que ser revista, mas eu acho que o corte linear de 30% do orçamento de de todas não é o caminho para resolver os problemas.
São 30% dos 10% de orçamento discricionário (contas luz, assistência, investimentos, manutenção).

A maior parte dos recursos alocados para pesquisa são oriundos do CNPq, CAPES e Fundações estaduais. A universidade contribui apenas com a estrutura básica e a conta de energia.

Enviado de meu Redmi 3S usando o Tapatalk
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Olha só o resultado brutal deste corte abusivo e arbitrário do governo Coiso na inducação brasileira. As pessoas estão sem verba até pra comprar roupa.
Até quando os eleitores do Coiso vão passar pano pra isto?????
bz-5ccc9b124a435.jpeg
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.199
Reações
4.236
Pontos
703
Parabéns pra quem tá batendo palma pra essa palhaçada.



Querem acertar uns maconheiros fodidos de serviços sociais (que vão continuar militando contra o governo, com ou sem universidade) e acabam quebrando todos os cursos, bolsas e pesquisas que a univerdade realiza.
 


Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.524
Pontos
744
Que exemplo hein? Acontece com bastante frequência...

Mas de qualquer forma eu não acho justo atacar a pessoa em si, cai naquela falácia do ad hominem.
Contando que o cara faça um bom trabalho, isso se torna irrelevante.

23:59 - Não acho justo atacar a pessoa

00:00 - ain, olha como esse ministro era safadjenho na faculdajdenha nheeeeé
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.524
Pontos
744
Páginas de memes estão postando sobre:




Parabéns pra quem tá batendo palma pra essa palhaçada.



Querem acertar uns maconheiros fodidos de serviços sociais (que vão continuar militando contra o governo, com ou sem universidade) e acabam quebrando todos os cursos, bolsas e pesquisas que a univerdade realiza.

Bom, de fato. Dá uma certa pena dos estudantes de áreas sérias que estão ainda fazendo os cursos e tentando levar à sério.

Acredito que um corte mais gradual e ao longo de mais tempo seria menos traumático.
 

kyubi64

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.340
Reações
9.129
Pontos
749
Olha só o resultado brutal deste corte abusivo e arbitrário do governo Coiso na inducação brasileira. As pessoas estão sem verba até pra comprar roupa.
Até quando os eleitores do Coiso vão passar pano pra isto?????
bz-5ccc9b124a435.jpeg

Olha, na minha humilde opinião, seria até interessante uma aula com as mulheres sem camisa. É pra se pensar:ksanfona
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.689
Reações
39.077
Pontos
2.069
São 30% dos 10% de orçamento discricionário (contas luz, assistência, investimentos, manutenção).

A maior parte dos recursos alocados para pesquisa são oriundos do CNPq, CAPES e Fundações estaduais. A universidade contribui apenas com a estrutura básica e a conta de energia.

Enviado de meu Redmi 3S usando o Tapatalk
Não compreendi essa lógica.

Orçamento discricionário é o que faz uma instituição de ensino funcionar. Tudo que não é folha de pagamento, é orçamento discricionário.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.428
Reações
14.247
Pontos
453
Não compreendi essa lógica.

Orçamento discricionário é o que faz uma instituição de ensino funcionar. Tudo que não é folha de pagamento, é orçamento discricionário.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

O orçamento de cada uma das universidades inicialmente afetadas (UFBA, UnB e UFF) passam de R$1,5 bilhão anuais. Os 30% do orçamento discricionário não são nada perto dos valores recebidos anualmente. Vai afetar as atividades nas universidades?? Talvez. Mas com isso aprendam a gerir o recurso público de maneira decente.

Um dos grandes problemas do serviço público, e não somente universidades, é que o orçamento do ano corrente é baseado no orçamento do ano anterior, então gastam o que podem e o que não podem para receber a mais no ano seguinte. Se gastarem menos, no ano seguinte irão receber menos que os valores aplicados no ano anterior, por isso fazem de tudo para não economizar. Se tiver sobrando dinheiro, gastam até com papel higiênico sujo. É necessário rever um pouco dessa política, mas não vejo universidade alguma (melhor, serviço público algum) lutando para acabar com isso, que gera uma bolha insustentável a longo prazo.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.689
Reações
39.077
Pontos
2.069
Não são nada?

São 30% de tudo que faz a instituição funcionar, exceto os salários dos servidores.

Energia, limpeza, material de consumo, reformas, mobiliário, vigilância... 30% disso é bastante. Porém, como já ocorreu em exercícios anteriores, creio que boa parte do bloqueio de custeio será desbloqueado no segundo semestre.
Porém, não adianta exigir planejamento do gestor público quando ele não tem a mínima noção do orçamento que terá durante o ano. E isso vem desde o governo Dilma. Liberam o orçamento de forma gradual, sem informar se vão liberar 50, 70 ou 100% até o final do exercício... Impossível realizar um gasto coerente se o próprio governo não ajuda. Inclusive, é costume liberar 20% do orçamento no final de outubro, quando o prazo de empenho geralmente é em novembro.

E sobre o orçamento, não é calculado sobre o gasto do ano anterior. Nas instituições de ensino da Rede Federal Tecnológica, por exemplo, existe o "bolo" de orçamento total daquela Secretaria, que é dividido entre todas as instituições de acordo com alguns critérios, como número de matrículas e tipos de cursos ofertados.

Um Instituto pode economizar 40% do orçamento, ou pode gastar tudo que receber... O orçamento do ano seguinte não irá mudar por isso.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.689
Reações
39.077
Pontos
2.069
O orçamento de cada uma das universidades inicialmente afetadas (UFBA, UnB e UFF) passam de R$1,5 bilhão anuais. Os 30% do orçamento discricionário não são nada perto dos valores recebidos anualmente. Vai afetar as atividades nas universidades?? Talvez. Mas com isso aprendam a gerir o recurso público de maneira decente.

Um dos grandes problemas do serviço público, e não somente universidades, é que o orçamento do ano corrente é baseado no orçamento do ano anterior, então gastam o que podem e o que não podem para receber a mais no ano seguinte. Se gastarem menos, no ano seguinte irão receber menos que os valores aplicados no ano anterior, por isso fazem de tudo para não economizar. Se tiver sobrando dinheiro, gastam até com papel higiênico sujo. É necessário rever um pouco dessa política, mas não vejo universidade alguma (melhor, serviço público algum) lutando para acabar com isso, que gera uma bolha insustentável a longo prazo.
Não são nada?

São 30% de tudo que faz a instituição funcionar, exceto os salários dos servidores.

Energia, limpeza, material de consumo, reformas, mobiliário, vigilância... 30% disso é bastante. Porém, como já ocorreu em exercícios anteriores, creio que boa parte do bloqueio de custeio será desbloqueado no segundo semestre.
Porém, não adianta exigir planejamento do gestor público quando ele não tem a mínima noção do orçamento que terá durante o ano. E isso vem desde o governo Dilma. Liberam o orçamento de forma gradual, sem informar se vão liberar 50, 70 ou 100% até o final do exercício... Impossível realizar um gasto coerente se o próprio governo não ajuda. Inclusive, é costume liberar 20% do orçamento no final de outubro, quando o prazo de empenho geralmente é em novembro.

E sobre o orçamento, não é calculado sobre o gasto do ano anterior. Nas instituições de ensino da Rede Federal Tecnológica, por exemplo, existe o "bolo" de orçamento total daquela Secretaria, que é dividido entre todas as instituições de acordo com alguns critérios, como número de matrículas e tipos de cursos ofertados.

Um Instituto pode economizar 40% do orçamento, ou pode gastar tudo que receber... O orçamento do ano seguinte não irá mudar por isso. Irá mudar em virtude de critérios previamente estipulados, e de acordo com o tamanho do bolo.
Há instituições que perdem alunos, e por isso perdem orçamento. Outras ganham...
 

kyubi64

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.340
Reações
9.129
Pontos
749

UT_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.552
Reações
14.574
Pontos
1.369
Pro pessoal que tá pegando alguns casos extremos para justificar os cortes, vocês fazem isso sempre, ou só quando convém?

Por exemplo, quando vocês ficam sabendo de casos de corrupção, abuso, participação em crime organizado, e coisas do tipo que rola dentro da PM, vocês usam esses exemplos pra justificar "acabar com a PM"? Ou nesses casos tratam como casos isolados?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.305
Reações
172.613
Pontos
2.599
Muito louco que a Dilma cortou e cortou muito. O Temer também. Na época não teve grande alarde, ninguém crucificou ninguém e tal.

Agora é o fim do mundo e querem sucatear as universidades e etc.

Enfim, cortar, cortar e cortar não levará a nada mas seria importante fazerem um plano para ver como proceder com as universidades públicas. Em dez anos as vagas dobraram e isso custa muito dinheiro. Obviamente não há dinheiro e soluções melhores precisam aparecer, coisa que não fizeram até hoje.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.773
Reações
18.254
Pontos
784
O orçamento de cada uma das universidades inicialmente afetadas (UFBA, UnB e UFF) passam de R$1,5 bilhão anuais. Os 30% do orçamento discricionário não são nada perto dos valores recebidos anualmente. Vai afetar as atividades nas universidades?? Talvez. Mas com isso aprendam a gerir o recurso público de maneira decente.

Um dos grandes problemas do serviço público, e não somente universidades, é que o orçamento do ano corrente é baseado no orçamento do ano anterior, então gastam o que podem e o que não podem para receber a mais no ano seguinte. Se gastarem menos, no ano seguinte irão receber menos que os valores aplicados no ano anterior, por isso fazem de tudo para não economizar. Se tiver sobrando dinheiro, gastam até com papel higiênico sujo. É necessário rever um pouco dessa política, mas não vejo universidade alguma (melhor, serviço público algum) lutando para acabar com isso, que gera uma bolha insustentável a longo prazo.
Acho que voce não é bom de proporção meu caro, 25% são um quarto, 30% é mais que um quarto. entendeu?
 

Kaneda1985

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.546
Reações
66.716
Pontos
563
Muito louco que a Dilma cortou e cortou muito. O Temer também. Na época não teve grande alarde, ninguém crucificou ninguém e tal.

Agora é o fim do mundo e querem sucatear as universidades e etc.

Enfim, cortar, cortar e cortar não levará a nada mas seria importante fazerem um plano para ver como proceder com as universidades públicas. Em dez anos as vagas dobraram e isso custa muito dinheiro. Obviamente não há dinheiro e soluções melhores precisam aparecer, coisa que não fizeram até hoje.
Nenhum dos esquerda goys daqui do tópico vão falar isso e ainda dirão que é fake news.

Enviado de meu HMA-L29 usando o Tapatalk
 

DrMagnet

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.121
Reações
8.614
Pontos
1.059
Velho, que medida m****.
Estou terminando a faculdade esse ano, e consigo ver como as coisas foram pra m**** nos ultimos 5 anos. Esse corte muito provavelmente vai inviabilizar MUITA coisa.

Esta faltando papel pras provas, caneta para os quadros brancos, e giz para os quadros negros.
Mano, sorte minha que estou formando, mas quem esta entrando agora vai se fuder muito.
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Muito louco que a Dilma cortou e cortou muito. O Temer também. Na época não teve grande alarde, ninguém crucificou ninguém e tal.

Agora é o fim do mundo e querem sucatear as universidades e etc.

Enfim, cortar, cortar e cortar não levará a nada mas seria importante fazerem um plano para ver como proceder com as universidades públicas. Em dez anos as vagas dobraram e isso custa muito dinheiro. Obviamente não há dinheiro e soluções melhores precisam aparecer, coisa que não fizeram até hoje.
Não, imagina, ninguém criticou a Dilma pelos cortes na educação... viver na caverna dá nisso.

Tô falando, esse governo é anti-educação, os minions estão aí gozando o resultado da eleição e ainda não perceberam que se f*deram.
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Velho, que medida m****.
Estou terminando a faculdade esse ano, e consigo ver como as coisas foram pra m**** nos ultimos 5 anos. Esse corte muito provavelmente vai inviabilizar MUITA coisa.

Esta faltando papel pras provas, caneta para os quadros brancos, e giz para os quadros negros.
Mano, sorte minha que estou formando, mas quem esta entrando agora vai se fuder muito.
Chamar de "medida m****" é ser ameno, até.

Parabéns aos envolvidos que, além de tudo, estão mostrando que pra oferecer, só tem a burrice mesmo.

Suposta hipótese: "Educação é dominada pela esquerda"

Possíveis soluções:
a) Investir em think tanks e formação em outros vieses ideológicos, melhorar a formação dos professores.

b) Desmontar a educação :brbr:brbr:brbr

Governo de imbecis.
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
Muito louco que a Dilma cortou e cortou muito. O Temer também. Na época não teve grande alarde, ninguém crucificou ninguém e tal.

Agora é o fim do mundo e querem sucatear as universidades e etc.

Enfim, cortar, cortar e cortar não levará a nada mas seria importante fazerem um plano para ver como proceder com as universidades públicas. Em dez anos as vagas dobraram e isso custa muito dinheiro. Obviamente não há dinheiro e soluções melhores precisam aparecer, coisa que não fizeram até hoje.
Nenhum dos esquerda goys daqui do tópico vão falar isso e ainda dirão que é fake news.

Enviado de meu HMA-L29 usando o Tapatalk
Os caras postaram nesse mesmo tópico cartazes e posts sobre protestos e greves na época do governo Dilma...
Uma pagina atrás somente tem um exemplo.
Putz velho teve greve em 2015 sim, e em 2016 e 2017 também teve...

https://fasubra.org.br/greve-2015/
Visualizar anexo 71599
Leitura seletiva eu diria, para não dizer burrice.
 
Ultima Edição:

UT_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.552
Reações
14.574
Pontos
1.369
Esperando pra ver no que isso aqui vai dar:

Na contramão do discurso oficial, MEC congela R$ 2,4 bi da educação básica
Apesar de o governo falar em prioridade para a base do ensino público, foram bloqueadas verbas nessas áreas, conforme levantamento da associação de reitores federais; até bandeiras de Bolsonaro estão sem recursos, como ensino técnico e EAD

SÃO PAULO - Apesar do discurso do governo federal de dar prioridade à educação básica pública, ao menos R$ 2,4 bilhões para investimentos em programas do ensino infantil ao médio foram bloqueados pelo Ministério da Educação (MEC). É o que mostra levantamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), feito a pedido do Estado, com dados públicos.


Matéria completa no link:

https://www.terra.com.br/noticias/e...50aa64347402aa59638cec9d2094e241jqnx65nl.html
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.305
Reações
172.613
Pontos
2.599
Os caras postaram nesse mesmo tópico, cartazes e posts sobre protestos e greves na época do governo Dilma...
Uma pagina atras somente.
Seja honesto. Está querendo comparar a repercussão do que houve na época com o que está havendo agora?

Não, imagina, ninguém criticou a Dilma pelos cortes na educação... viver na caverna dá nisso.

Tô falando, esse governo é anti-educação, os minions estão aí gozando o resultado da eleição e ainda não perceberam que se f*deram.
Se eu vivo na caverna imagine vossa senhoria passadora de vergonha em todos os tópicos. Na época pontualmente houve protestos pontuais, paralisaram as atividades um dia e vida que segue. Ninguém forçou a barra sobre desmontar educação, acabar com universidades públicas, sucatear, privatizar e todas essas coisas que ouvimos agora só porque o governo é do coiso.

Se este governo é anti-educação o do PT foi o quê? Expandiu vagas a rodo e gastou rios de dinheiro com ensino superior e formou gerações de analfabetos funcionais. Meus parabéns, hein.

Só chorão. Ao invés de pensar em alternativas para o ensino básico e superior dentro de nossa realidade, passam pano em qualquer coisa do passado, inclusive o enaltecendo como se fosse bom, e fica de choro e picuinha porque quem está no comando é quem não gosta. É por isso que daqui a 20 anos estaremos falando as mesmas coisas porque a postura nunca muda.
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
Seja honesto. Está querendo comparar a repercussão do que houve na época com o que está havendo agora?
Se sua fonte de informações se resume a esse fórum provavelmente para você passou batido mesmo, já que aqui educação é irrelevante...
Sempre houve greve e protestos sobre esses assuntos.

Você não ver, não quer dizer que não existiu.
Naquela época a galera estava preocupada com o impeachment e com a prisão de lula, coisa que vocês aqui devem ter torcido de arquibancada e por isso não terem visto nada sobre o assunto.

Não resuma o mundo a sua bolha social... Mito da caverna eu diria.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.250
Reações
23.360
Pontos
1.619
Olha, na minha humilde opinião, seria até interessante uma aula com as mulheres sem camisa. É pra se pensar:ksanfona

DEPENDE DAS MULHERES! Tem que ser mais bonitinhas, com...... Sabe? Tipo assim, tem que se ter PEITO pra isso! :coolface




Mas agora, falando sério, eu vejo o que anda acontecendo como: a maior degradação do ensino nacional, em nível assombroso, e que começou no início desse século. Se continuar assim, ainda veremos muita coisa que elevou o nível do conhecimento brasileiro, descendo descarga abaixo!
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.589
Reações
13.569
Pontos
1.139
Defendo cortes sim, até porque competência do estado deveria ser SOMENTE: Saúde, Saneamento, Educação básica e Segurança(Ainda há ressalvas, tal como a nova contra-regra do desarmamento não ser a ideal).
Mas cortar 30% geral é complicado, as vezes para ver o circo pegar fogo um reitor com um parafuso a menos poderia simplesmente tirar todo esses 30% de cursos de exatas e não mexer na verba dos cursos de humanas, só a fim de sacanear.
Imagino que não seria legalmente possível, mas se fosse possível delegar uma dúzia de cargos a pessoas de confiança que passariam a "bater cartão" nas universidades a fim de fiscalizar como as verbas de exatas/humanas estão sendo aproveitadas, e dar um puxão de orelha no funcionalismo público interno afim de melhor direcionar o corte para os cursos e oficinas inúteis, seria mais interessante.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.305
Reações
172.613
Pontos
2.599
Se sua fonte de informações se resume a esse fórum provavelmente para você passou batido mesmo, já que aqui educação é irrelevante...
Sempre houve greve e protestos sobre esses assuntos.

Você não ver, não quer dizer que não existiu.
Naquela época a galera estava preocupada com o impeachment e com a prisão de lula, coisa que vocês aqui devem ter torcido de arquibancada e por isso não terem visto nada sobre o assunto.

Não resuma o mundo a sua bolha social... Mito da caverna eu diria.
Filhão não faça suposições idiotas baseado no que não sabe. Moro no RJ e fecharam a Rio Branco. Em MG teve protesto. Rolaram muitas ameaças de parar tudo e tal, até a UNE se envolveu nisso. No fim, simplesmente foram protestos pontuais, o orçamento continuou pequeno e a vida seguiu.

Bom, ainda bem que teve impeachment né, pois do contrário hoje as universidades nem estariam funcionando. Talvez estaríamos em um estágio pré-faltar papel higiênico.

Os esquerdões do fórum são sempre arrogantes e chorões. Quando escracham as coisas erradas simplesmente desaparecem. Aliás ficaram um bom tempo desaparecidos. Agora que não estão no poder ficam chorando sobre absolutamente qualquer coisa com um cinismo típico. Parece a oposição que fez protesto contra reforma previdenciária no dia do trabalhador e só reclama mas não fala sobre qualquer alternativa porque não tem.

Novamente, falando pela terceira vez, os gastos com as universidades aumentaram e muito porque dobraram as vagas em dez anos. Algo difícil de sustentar, com o Brasil em crise fica ainda mais inviável. Soluções? Não, apenas choramingar porque o coiso é o presidento. Se fosse o Andrade nem tópico teria sobre o assunto de tão previsível que é a galerinha da sua laia.
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
Se fosse o Andrade nem tópico teria sobre o assunto de tão previsível que é a galerinha da sua laia.
Filhão não faça suposições idiotas baseado no que não sabe.
Tá certinho. Eu não diria melhor.
-----
Já vi seu tipo, nem adianta continuar.
Não tem os mesmos pensamentos meus? COMUNISTA! ELEITOR DO ANDRADE!

Consegue se contradizer com seus próprios argumentos, quem dirá argumentar alguma coisa conclusiva.
 
Ultima Edição:

Kaneda1985

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.546
Reações
66.716
Pontos
563
Não adianta pq não tem argumento né? Tanto eu quanto ele trabalhamos dentro da educação no rio de janeiro. Vc deve fazer o que? Ficar no Pc com o papai pagando as contas e falando ele não. Vergonha demais

Enviado de meu HMA-L29 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo