Ryo_Hazuki(
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Isso sim que é pixel art.i presisa?
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Isso sim que é pixel art.i presisa?
Lembrou outros jogos de luta: No Street fizeram um reflexo bem legal sem transparência. Utilizaram o truque de escurecer as cores.EDIT: Sprite que fiz no Garou. Além de transparência, fiz o efeito de reflexo na água.
Edit:
Entendi seu ponto de vista, mas considero que a SNK foi acertada. Era uma máquina arcade, natural que fosse especializada para brilhar numa tarefa específica.A equipe de engenharia da SNK foi muito relapsa quando implementou as capacidades gráficas do NG, os caras só pensaram em poder bruto imediato e esqueceram totalmente de pensar em tecnologias que favorecessem o futuro do console. Transparências e capacidade de gerar polígonos são tecnologias que não fizeram diferença nenhuma na época, mas a longo prazo elas poderiam ter dado potência para o vg competir até mesmo com consoles que vieram em gerações posteriores. Velhos de boa, mas em matéria de 2d o bom e velho NG só foi superado na época do PS2, mesmo PS1 e Saturn não tinham jogos em 2D tão maravilhosos quanto os de NG, agora imagina se o console fosse capaz de gerar polígonos e ter transparências.
Aos entendidos, duas perguntas:
O Neo Geo tinha zoom real ou era tudo feito a mão?
A CPS2 tinha suporte a transparências, iluminação, distorção, etc ou também era tudo na gambiarra?
A impressão que eu tenho é que o KOF 97 foi feito na correria e não otimizaram. Qualquer magia com chama (Iori e Kyo por exemplo) usando o soco forte quase deixa o jogo quadro a quadro....Só vi slowdown no Kof97.
metal slug 2.Só vi slowdown no Kof97.
SNES com preparo derrota ate o Xbox One X.Tudo mundo sabe que o neo geo nunca chegará aos pés do snes
Çai daí seu invejosoSNES com preparo derrota ate o Xbox One X.
A resposta pra isso é uma frase que ouvi a algum tempo atrás:
"O povo, ao invés de avaliar como um todo, repara apenas num pontinho preto, em uma imensa parede branca"
Isso significa que, o que foi feito, levando em consideração a arte e o trabalho dispensado, mostra que tal efeito não seria necessário para se 'aperfeiçoar a perfeição' (além de exigir bem mais de um hardware que, mesmo datado, mostrou muita beleza e diversão no seu período de vida)
Bem que poderia aparecer um jogos feitos pela comunidade como fazem com o meguinha. Afinal, são os mesmos processadores só que tudo overpower.O que faltava no Neo-Geo era apoio de thirds, preço e diversidade de jogos.
No quesito hardware ele tinha tudo. Não precisava de mais nada.
Mas o Geo tinha vantagem de clock dos processadores, arquitetura amigável para programar, mais cores na tela, mais sprites na tela, etc. O tamanho dos cartuchos e a RAM embutida neles era um dos diferenciais, talvez o maior, mas o resto do conjunto era bem superior também.Pra mim o diferencial maior do Neo Geo é o tamanho dos cartuchos. Enquanto mega e snes estavam com 16, 32mb, Neo Geo chegava mais de 700mb. Sega cd com alguns kb de ram e Neo Geo CD com 7mb. Óbvio que isso tem um custo.
Se pudessem usar cartuchos do mesmo tamanho, mega e snes poderiam ter jogos bem mais poderosos. Muitos cortes foram feitos por conta do tamanho do cartucho e não da limitação dos consoles. Até porque a ram de video é quase a mesma.
Concordo que os games eram capados pelos cartuchos, alguns jogos poderiam ter sons melhores, inimigos menos repetitivos, mais estágios, etc. Talvez poderiam tocar filminho de abertura ou música cantada, coisas que demandam muitos dados e cartucho impedia. Mas meio que pára por aí, sobretudo na parte ingame.Pra mim o diferencial maior do Neo Geo é o tamanho dos cartuchos. Enquanto mega e snes estavam com 16, 32mb, Neo Geo chegava mais de 700mb. Sega cd com alguns kb de ram e Neo Geo CD com 7mb. Óbvio que isso tem um custo.
Se pudessem usar cartuchos do mesmo tamanho, mega e snes poderiam ter jogos bem mais poderosos. Muitos cortes foram feitos por conta do tamanho do cartucho e não da limitação dos consoles. Até porque a ram de video é quase a mesma.
Acho que o maior diferencial seria a quantidade de frames. Poderiam fazer animações bem melhores, ports sem cortes de animações, etc.Concordo que os games eram capados pelos cartuchos, alguns jogos poderiam ter sons melhores, inimigos menos repetitivos, mais estágios, etc. Mas meio que pára por aí na parte ingame. (Talvez poderiam tocar filminho de abertura ou música cantada, coisas que demandam muitos dados e cartucho impedia).
Se os cartuchos fossem assim o vilão da performance desses consoles, poderíamos ver hacks incríveis ou lançamentos de fazer cair o queixo. Mas isso não aconteceu.
Que ficariam melhores, sim. Cartuchos com mais mb já traziam aquela sensação de mais conteúdo. Seriam mais polidos, porém nada tão fora do comum assim.Acho que o maior diferencial seria a quantidade de frames. Poderiam fazer animações bem melhores, ports sem cortes de animações, etc.
Só não vemos hacks incríveis porque dá muito trabalho, principalmente no que consta em mudar quadros de animações sem alterar o timing. Mas já tem algo assim no hack do metroid do nes.
Olhando o canal do gamehut, do desenvolvedor da Traveler's Tales, dá pra ver um monte de downgrade e maneiras alternativas que foram feitas para caber no cartucho.
Esse tópico só serviu para ver como mesmo na retrospace, o nível da discussão estava baixo já há algum tempo. Os flames daquele tópico do Snes vs Neo Geo representam bem a qualidade média dos postadores desse fórum.
Na verdade a despeito da conclusão óbvia: sim o Neo Geo era mais poderoso. É interessante notar como o snes era sim uma bela peça de hardware e que contava com muitas tecnologias que compensavam seus gargalos.
Quanto ao Neo Geo, é óbvio que poderia ter algumas vantagens se possuísse mais efeitos, mas não dá para dizer que é algo que fez falta, afinal a SNK sempre compensou essas coisas com uma art incrível.
Não acho que a arte da SNK um diferencial extremo. O hardware do neo-geo foi o determinante real do seu expoente.
Até porque tem muito jogo de neo-geo simplesmente medonho do ponto de vista artístico, mas que no final ficou “bonitinho” pela notável capacidade do aparelho.
Pra citar só por baixo: o primeiro Fatal Fury, Burning Fight, Ninja Combat, Mutation Nation...são horríveis.
Aliás, esta era uma discussão clássica nas locadoras da vida daquele tempo: o que sobrava em máquina no neo-geo, faltava em qualidade dos developers.
Vendo agora, notei que não há efeito nas cores de verdade, eles entrelaçaram com linhas pretas.Lembrou outros jogos de luta: No Street fizeram um reflexo bem legal sem transparência. Utilizaram o truque de escurecer as cores.