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PLAYSTATION 5

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Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
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Oq me chama a atenção é a quantidade de entrada de ar... Será que os rumores de aquecimento excessivo nessas novas placas são reais? Ou é só o devkit que vai overclockado no máximo mesmo pra desenvolvimento?
 

extremepower

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Sei que não é versão final, mas não posso deixar de comentar que tá parecendo um projetor.
Acerto miseravi

VPL_HW45ES_G1.JPG
 

RareHero

Bam-bam-bam
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E esse design que foi registrado?



Alguns comentários que circulam dizem ser do devkit e não do console de fato... Notem o V no centro. Será que em vez de Playstation 5 teremos um Playstation V?


Se for true mesmo, é o devkit, bem na linha do devkit do PS4...

images

in-le-kit-de-developpement-de-la-playstation-4-pro-en-photos-3.jpg


Sobre as entradas de ar, esse formato em "V" talvez tenha alguma relação com algum sistema bem particular de arrefecimento, algo novo pensado pela Sony, who knows.
 


RareHero

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NJunior

Sonysta Hunter
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Rapaz nunca que vão perder tempo incrementando todas essas opções. É no máximo duas opões e olhe lá. No Spider Man do PS4 por exemplo nem tem opção nenhum jogando pelo PS4 Pro. É 2K/30fps e pronto. Diferentemente dos Nioh, Nier, Shadow of Colossus e God of War que tem os modos 2K/30fps e 1080p/60fps.


Para mim se tiver opção vai ser somente duas. Mas vão tentar entregarem o game em 4K/Alto-Ultra/60fps. Só se não conseguirem isso que vão te dar uma segunda opção.

E deva ficar assim:

1º Gráfico: 4K Nativos/30fps
2º Desempenho: 4K Dinâmicos/60fps.

Não deva existir outras opções na próxima geração. OK!
okay_sm.jpg
 

Wrex

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c***lho olha quanta entrada de ar, e nego falando de YLOD...

Acho que não desta vez.
 

konde10

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Se o PS5 for parecido com esse devkit, vou ter que comprar uma bancada mais resistente kkkk... parece meio trambolhão.

O design final deve ficar parecido com a linha atual de aparelhos blu-ray da empresa, assim como foi com o PS4.
 

RareHero

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Caraleo minha gente, vcs não lêem o que é postado não?

Se essa patente é alguma coisa, é o devkit, basta comparar indícios(quantidade de botões, conexões etc...) no desenho com o devkit do PS4, com exceção do PS1, os devkits da Sony costumam ser exatamente desse jeito, grandes e sem nenhuma relação de design e form factor com os consoles.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
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c***lho olha quanta entrada de ar, e nego falando de YLOD

O problema é com o tempo, considerando o acúmulo de poeira e a pasta térmica perdendo eficiência. E esmagadora maioria dos usuários não irá abrir o console para fazer manutenção.


Eu realmente espero que isso não seja indicativo deles exigindo da gpu no console um clock que não se vê nem no PC.
 

Wrex

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O problema é com o tempo, considerando o acúmulo de poeira e a pasta térmica perdendo eficiência. E esmagadora maioria dos usuários não irá abrir o console para fazer manutenção.


Eu realmente espero que isso não seja indicativo deles exigindo da gpu no console um clock que não se vê nem no PC.

Dependendo do ambiente dá pra ficar anos sem limpar tranquilamente, fora que simples filtros de ar resolveriam.
Provavelmente a versão retail não tenha tanta ventilação.
 

RareHero

Bam-bam-bam
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Pessoal por aí já deixando a imaginação voar alto e especulando que se o layout do devkit indica o possível uso da mesma solução de resfriamento que será usada no console, então pode ser que o PS5 não terá um SoC, e sim uma solução discreta com CPU e GPU separados, dessa forma seria um fan para a CPU e outro para GPU e memórias.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
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O problema é com o tempo, considerando o acúmulo de poeira e a pasta térmica perdendo eficiência. E esmagadora maioria dos usuários não irá abrir o console para fazer manutenção.


Eu realmente espero que isso não seja indicativo deles exigindo da gpu no console um clock que não se vê nem no PC.

Nesse trambolho do kit de desenvolvimento o clock do core da GPU está setado a 1.8Ghz no modo turbo.

No aparelho final destinado ao consumidor essa frequência não deva passar dos 1.5Ghz.

Assim como nesse Kit usam um Ryzen 7 3700X a 4.2Ghz em modo turbo e no console final não deva passar dos 3.2Ghz no modo turbo.

E também usam 32GB GDDR6 de memória no Kit e no console não deverá ultrapassar a marca dos 24GB GDDR6.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
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Pessoal por aí já deixando a imaginação voar alto e especulando que se o layout do devkit indica o possível uso da mesma solução de resfriamento que será usada no console, então pode ser que o PS5 não terá um SoC, e sim uma solução discreta com CPU e GPU separados, dessa forma seria um fan para a CPU e outro para GPU e memórias.

Pode ser que façam como o Xbox original e usem VGA e Processador separados e não uma APU.

Se não me engano bem no início do vazamento do PS5 tivemos indícios parecidos.

Mas para isso acontecer o ideal seria um console nos moldes e tamanho do Xbox One original e usando uma fonte externa igual ao Xone.
 

Tacrovy

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Pessoal por aí já deixando a imaginação voar alto e especulando que se o layout do devkit indica o possível uso da mesma solução de resfriamento que será usada no console, então pode ser que o PS5 não terá um SoC, e sim uma solução discreta com CPU e GPU separados, dessa forma seria um fan para a CPU e outro para GPU e memórias.
se fosse só isso que nego ta viajando aqui, mermão tava bom, aehuaheuaehuaehu
 

Batman-X

Bam-bam-bam
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Lembrando que o Xbox usava fonte interna mas o seu gabinete era bem grande. Na época eu cheguei a abrir alguns aparelhos para limpeza e para troca de HD. Até cheguei a tirar a ventoinha(bem pequena diga-se de passagem)da VGA(uma GF3 TI)para trocar a sua pasta térmica. Já o processador(um Pentium III 733Mhz)nem vinha com ventoinha. Vinha com um dissipador mesmo.

Eu mesmo nunca vi um Xbox dar problema de super aquecimento.

Já os X360 mesmo usando uma fonte externa eu vi vários com problemas.

Já o Xone nunca vi problema de super aquecimento.

Portanto não depende único e exclusivo da fonte externa.

O Xbox One X mesmo usa fonte interna em um espaço bastante reduzido e ele trabalha de forma bem silenciosa e frio.
 
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_BigBoss_

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Finalmente um design ousado e fora da caixa (chega de quadrado)
O retrospecto não é bem esse:
Caraleo minha gente, vcs não lêem o que é postado não?

Se essa patente é alguma coisa, é o devkit, basta comparar indícios(quantidade de botões, conexões etc...) no desenho com o devkit do PS4, com exceção do PS1, os devkits da Sony costumam ser exatamente desse jeito, grandes e sem nenhuma relação de design e form factor com os consoles.
Porém considerando que dessa vez o devkit tem um formato bem diferente de um gabinete de PC miniaturizado, provavelmente alguns elementos desse design em V sejam testados e reaproveitados (tipo um X no topo do console).
 

RareHero

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Pode ser que façam como o Xbox original e usem VGA e Processador separados e não uma APU.

Se não me engano bem no início do vazamento do PS5 tivemos indícios parecidos.

Mas para isso acontecer o ideal seria um console nos moldes e tamanho do Xbox One original e usando uma fonte externa igual ao Xone.

Não sei se ambos os consoles virão com esse layout CPU/GPU ou SoC, ou mesmo se será o caso de a fonte ser externa, mas acredito que os consoles terão um form factor maior do que temos hj com o PS4/Pro/Xbox One S/X, estamos falando de uma máquina que mesmo em 7nm pode vir a superar a casa dos 200W, então talvez um meio termo entre o Xbox One Fat e um Pro, tô mais inclinado a pensar em algo nas dimensões do Fat mesmo, talvez com um pouco menos de altura.

Lembrando que o Xbox usava fonte interna mas o seu gabinete era bem grande. Na época eu cheguei a abrir alguns aparelhos para limpeza e para troca de HD. Até cheguei a tirar a ventoinha(bem pequena diga-se de passagem)da VGA(uma GF3 TI)para trocar a sua pasta térmica. Já o processador(um Pentium III 733Mhz)nem vinha com ventoinha. Vinha com um dissipador mesmo.

Eu mesmo nunca vi um Xbox dar problema de super aquecimento.

Já os X360 mesmo usando uma fonte externa eu vi vários com problemas.

Já o Xone nunca vi problema de super aquecimento.

Portanto não depende único e exclusivo da fonte externa.

O Xbox One X mesmo usa fonte interna em um espaço bastante reduzido e ele é trabalha de forma bem silenciosa e frio.

Com relação ao Xbox One X vc só está esquecendo de um pequeno detalhe, aliado a uma revisão na litografia que permitiu um equalização na taxa de consumo/calor e aumento de specs, tem tb a Vapor Chamber ali que não é uma solução barata e facilita a tarefa de alcançar o tamanho reduzido, no caso do PS5/Scarlett, com as specs rumoradas, não sei se existe espaço para o mesmo tipo de solução visto que deve impactar consideravelmente nos custos de produção, acho que o caminho mais fácil mesmo é por pra foder aumentando o form factor, projeta um belo heatsink e fan parrudos e se possível coloca a fonte pra fora do console só pra prevenir.
 

RareHero

Bam-bam-bam
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O retrospecto não é bem esse:

Porém considerando que dessa vez o devkit tem um formato bem diferente de um gabinete de PC miniaturizado, provavelmente alguns elementos desse design em V sejam testados e reaproveitados (tipo um X no topo do console).

Não sei viu meu querido GrandeChefe, o principal motivo que eu vejo ali naquele design é aumentar a área de superfície de contato para o heatsink naquela entrada em "V", esse design é bem inconvencional para a atualidade, lembra algo que veríamos em um console lá na decada de 80/90, mas bem fora da tendência minimalista Dieter Rams redescoberta há 20 poucos anos e que hj impera como via de regra no design de diversos produtos.

Se agente analisar o design monolítico do PS2 por exemplo, para a época, era contraditório e até hj é inovador dentro da proposta minimalista, tanto é que o One X bebe na mesma fonte, particularmente eu não creio muito nessa hipotese de a Sony nomear o PS5 de PSV, a Sony não tem lá uma experiência muito boa com essa história, vide o Vita, não vejo o pq mudar de rumo agora com o 5º console de mesa da marca, ainda mais pq do ponto de vista do mkt do branding, o ideal é dar continuidade a algo que foi bem sucedido por tanto tempo, e PS5 tb é agradável do ponto de vista da escrita e conjunção do "S" com o "5".

Sobre usar o "V" no design, nesse caso, teria que ser usado ao contrário do que a forma usada no devkit que mais lembra um "A" do que um "V". :PPPP
 

_BigBoss_

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Não sei viu meu querido GrandeChefe, o principal motivo que eu vejo ali naquele design é aumentar a área de superfície de contato para o heatsink naquela entrada em "V", esse design é bem inconvencional para a atualidade, lembra algo que veríamos em um console lá na decada de 80/90, mas bem fora da tendência minimalista Dieter Rams redescoberta há 20 poucos anos e que hj impera como via de regra no design de diversos produtos.

Se agente analisar o design monolítico do PS2 por exemplo, para a época, era contraditório e até hj é inovador dentro da proposta minimalista, tanto é que o One X bebe na mesma fonte, particularmente eu não creio muito nessa hipotese de a Sony nomear o PS5 de PSV, a Sony não tem lá uma experiência muito boa com essa história, vide o Vita, não vejo o pq mudar de rumo agora com o 5º console de mesa da marca, ainda mais pq do ponto de vista do mkt do branding, o ideal é dar continuidade a algo que foi bem sucedido por tanto tempo, e PS5 tb é agradável do ponto de vista da escrita e conjunção do "S" com o "5".

Sobre usar o "V" no design, nesse caso, teria que ser usado ao contrário do que a forma usada no devkit que mais lembra um "A" do que um "V". :PPPP
Acredito que a ventilação em V seja apenas pra testar a eficiência do sistema de "refrigeração automobilística", já que o devkit é provavelmente só um PC sem grandes customizações num gabinete de console. Não acredito que a versão final use processadores separadamente pois isso seria um retrocesso de eficiência energética e a pesquisa feita pela AMD pra integrar até a memória HBM no die da APU parece indicar o contrário. Espere um skull canyon nuc com uma boa refrigeração e não um PS3 na versão final.
E como você bem citou o PS2, a única coisa do devkit que acabou indo pra versão final foram as ranhuras horizontais e a habilidade de uso na horizontal ou vertical igual aos gabinetes de PC.
A questão do V é simbólica e não significa que algo sequer seja aproveitado na versão final (porém não duvido da possibilidade de um V estilo o X do xbox original usando a fonte do homi-aranha 3 só de zoa).
 

XINTSUAI2

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Jogando no PC eu prefiro muito mais 1440 no ultra @60, mas não vou negar que não vejo diferença pro 4k, pois vejo.
Mas acho que ninguém em sã consciência acha 1440p um resolução melhor que 4k, o que vejo a maioria dizendo (incluindo especialistas como a DF) é que para o que temos de hardware disponível hoje (certamente os consoles não serão superiores a isso) 1440p é sem dúvidas o melhor custo (de resolução) vs benefício (visual e performance).

E digo visual porque a 1440p não ganhamos só em framerate, mas podemos melhorar os settings gráficos tb, como mais partículas, efeitos com melhor qualidade, texturas, post-processing e etc... No fim até os gráficos ficam melhores.

Mas no início na geração devemos ver muita coisa a full 4k a 60fps, até porque a maioria vai ser Crossgen, ninguém vai querer deixar de lançar seus jogos para uma base de 150 milhões de consoles da current gen.


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extremepower

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Mas acho que ninguém em sã consciência acha 1440p um resolução melhor que 4k, o que vejo a maioria dizendo (incluindo especialistas como a DF) é que para o que temos de hardware disponível hoje (certamente os consoles não serão superiores a isso) 1440p é sem dúvidas o melhor custo (de resolução) vs benefício (visual e performance).

E digo visual porque a 1440p não ganhamos só em framerate, mas podemos melhorar os settings gráficos tb, como mais partículas, efeitos com melhor qualidade, texturas, post-processing e etc... No fim até os gráficos ficam melhores.

Mas no início na geração devemos ver muita coisa a full 4k a 60fps, até porque a maioria vai ser Crossgen, ninguém vai querer deixar de lançar seus jogos para uma base de 150 milhões de consoles da current gen.


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Sim, sim, fora que alguns jogos podem ainda usar um aumento de resolução, coisa entre o 4k e o 1440p, tipo em RE2 no PC, que tem opção de aumento por porcentagem, deixo em 1440p, mas aumento essa oção pra 130%, daí tem uma melhora além dos 1440p.
 

RodrigoANBR

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eu acho que quanto mais discreto e silencioso for.. melhor....

quem gosta dessas merdas grandes e com neon é muleke...
 

XINTSUAI2

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Provavelmente o devkit mesmo, mas pelo tamanho da entrada de Bluray, deve ser gigante o bagulho,

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Ravenps3

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Depende...grande parte dos indies rodam em 60 e a maioria dos jogos de luta e alguns de corrida tbm.
Mas realmente é bem difícil ver algo AAA rodando assim. Só qnd o desenvolvedor foca nisso dsd o começo, como no caso a DICE ou a Id no DOOM

é mais facil ver 60 no PRO, mas msm assim a maioria dos dev. tão focando em resolução ao invés de frame infelizmente.



isso mt provavelmente é o dev kit e não o design da maquina final.

Pra ter uma ideia, o dev kit do PS4 é ate parecido

hpjayyr8yj211.jpg
 
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