O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


10 ANOS DE FINAL FANTASY XIII: RUIM OU INJUSTIÇADO?

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.476
Reações
11.275
Pontos
503
Nem sei se postei nesse tópico, mas esse jogo tem músicas belíssimas demais. Eu fiz o troféu treasure hunter em oerba só pra ouvir enquanto mexia nos menus. Jogo belíssimo, menus de muito bom gosto. Gosto demais... eu acho injustiçado, tem gente que diz que o jogo é "ruim". Não chega nem perto de ser ruim.
 

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.693
Reações
25.711
Pontos
1.374
FF13 foi quando caiu a ficha pros fãs de FF que a série só iria por agua abaixo.

Na epoca mesmo eu falei algo como que a Square só faria um remake do FF7 quando tivesse sem ideias e o FF principal tivesse no fundo do poço.
 

Urso da Coca Cola

Bam-bam-bam
Mensagens
1.958
Reações
3.272
Pontos
453
Zerei o XIII, e platinei o XIII-2 e o Lightning Returns.

Acho um jogo nota 6 ou 7, não é ruim mas vindo de uma empresa como a Square deveria ter sido muito melhor.
Mas considero ele muito parecido com o X.

A Linearidade nunca foi o problema, até pq o Pulse (a parte que o jogo fica ""open world"") é ridiculamente mal feita e chata.
Outro problema é que a dublagem em inglês mata o jogo, a história continua meia boca mas jogando com as vozes em japonês o jogo melhora muito... e a culpa não é dos dubladores, FFXIII tem os melhores dubladores do mercado.

Acho o XV melhor.

Considero o Final Fantasy Tactics o melhor jogo da franquia.

Ué já vi um post seu digno de felipe neto dizendo que as vozes japonesas eram um monte de lixo cheio de lolis e gritinhos...

E agora fio ?

images
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Por ser comparado as obras-primas anteriores e não atender as expectativas. Seria como dizer que o MGSV é ruim. Não que seja ruim, mas não chega perto dos jogos anteriores.

Mas nem de longe é um jogo ruim. Pior foi eu que amei o XIII-2 :facepalm

Me deu a impressão que FFXIII é a decadência de criatividade e inspiração da série.

Melhor que o XV. :coolface

Mas é mesmo.
 


Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Lembro que joguei no 360 e não curti. Cutscene, cutscene, corredor, corredor, corredor, repetição... Achei a trilha sonora muito boa e os gráficos também mas a falta de carisma dos personagens e o gameplay chato não me motivaram a termina-lo.

Estava re-jogando FF6 recentemente e dropei por motivos similares. Gameplay chato e repetitivo, constante necessidade de grinding, linearidade excessiva, mundo vazio, você dá 2 ou 3 passos e inicia uma batalha que leva minutos pra terminar, etc.

Talvez a série FF não seja pra mim. Os únicos jogos que eu curti re-jogar até o fim foram o VII e o XII.
 

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.677
Reações
17.933
Pontos
1.159
Sei que demora, mas a partir de certa parte do jogo precisa (eu precisei pelo menos) ficar trocando os... Como chamava mesmo? Paradigma? Sei lá, a "classe" do personagem, pra ter sucesso na batalha e aperto mais botão do que em um FFVIII da vida inteiro onde é só atacar e esperar o HP cair a 0. Achei bem bom.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.587
Pontos
849
Fica umas dezenas de horas só nisso. É insuportável
Infelizmente é real.

O que mais me irrita é que o jogo tem um sistema de "skill tree" que você escolhe que estilo de gameplay um personagem deveria seguir (support, mage e etc), mas o negócio tem um LIMITE em cada capitulo então no final das contas não faz diferença o que escolhe.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
18.005
Reações
31.307
Pontos
1.753
não gostei. joguei 2~3 horas me arrastando e dropei. com tanto jrpg bom na epoca não dava pra tragar esse não.
por outro lado terminei tales of vesperia 3 vezes (no mesmo save, cada vez em dificuldade maior e uma delas em coop, rita fucking OP), e o star ocean, que apesar de ter os personagens mais "cringe" do universo, tinha histórinha razoavel e um sistema de combate mto recompensador. adorava ficar dando aqueles blindside nos inimigos, mto satisfatório.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.277
Reações
15.572
Pontos
1.524
Jogo bonito, menus lindos, as transições são lindas mesmo! Infelizmente, sistema ruim, corredores sem fim, personagens chatos pra cacete, história ruim demais e combate chato! Tentei umas 3x e larguei nas 3.
 

Labuha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.324
Reações
4.669
Pontos
944
FF13 foi quando caiu a ficha pros fãs de FF que a série só iria por agua abaixo.

Na epoca mesmo eu falei algo como que a Square só faria um remake do FF7 quando tivesse sem ideias e o FF principal tivesse no fundo do poço.
fundo do poço nao pq o XV chegou 9 milhões agora no final de 2019(segundo mais vendido junto do X), esta a 2 mi do 7 que é o mais vendido.Mas em questao de qualidade eu te entendo.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.324
Reações
14.401
Pontos
1.053
Prefiro Final Fantasy 13 do que o 15 e também ao último jogo do Kojima :kkk

Esse pelo menos não me arrastei para chegar no final....curti muita coisa nele e apesar dos defeitos tenho vontade de jogar de novo.
 
Ultima Edição:

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.641
Reações
17.983
Pontos
749
Eu confesso que joguei bastante no meu antigo 360 jack sparrow. Cheguei a completar o conteúdo pós-game.

Não é tão ruim quanto falam, mas é fraco sim, principalmente se comparar com os games anteriores da série, e até mesmo com outros JRPGs.

Maiores decepções:
  • Sistema de batalha horroroso, um dos piores que já vi. Tentaram fazer um troço diferente, dar uma inovada, mas acabaram cagando no pau.
  • Extremamente linear até chegar em Gran Pulse, que é quando o jogo dá uma melhorada.
  • Não sei se é coisa do port, mas o game tinha umas quedas de frames horrorosas em Gran Pulse no 360, horrível demais.
Coisas boas:

- Jogo bonito, com algumas belas paisagens... acho que só kkk

Não acho que tenha sido injustiçado. O jogo de fato é fraco. Só gosta quem é fan boy ou masoquista.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.252
Reações
32.686
Pontos
1.629
"Não existe Final Fantasy ruim, ruim é não gostar de Final Fantasy."
Até o 1 pra época não era realmente ruim, "patinhos feios" como o V, VIII e XIII possuem várias qualidades.

O XIII é bom jogo, nota 7,5. Bom combate, muito bons gráficos, boa trilha sonora e história ok.
O X-III-2 é muito bom, nota 8. Tudo o que o primeiro possui com exploração superior.
O XIII-3 é ótimo, nota 8.5~9. Tudo o que o segundo possui, com combate muito mais técnico e desafiante. Particularmente prefiro seu roteiro mais minimalista, com menos cutscenes e mais focado no combate pois o lore dessa trilogia não é grande coisa.

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk
 

Zumax

Steam Trader
VIP
Mensagens
3.464
Reações
15.460
Pontos
653
Pessimo Final Fantasy. Ate como jrpg eh bem mediano.
 

Kbça_XL

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.353
Reações
858
Pontos
864
Bem gosto é individual, mas este FF achei bem chatinho, o XV eu curti demais olha que não sou fã de mundo aberto mas já estou 40 hrs só fazendo side quest, o defeito do XV é está câmera maluca na batalha.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.416
Reações
176.108
Pontos
2.234
Nah pare, apesar que eu gosto do 13, o type-0 é o melhor final fantasy dos atuais

O problema do Type-0 é ser portátil demais.

Saiu num PSP já morto, não saiu pro ocidente, quando veio o HD pra tentar salvar a coisa o sistema é tão de portátil que ninguém de console teve paciência de jogar.
O que é uma pena, porque é um belo jogo mesmo.
 

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.879
Reações
8.633
Pontos
1.209
Sempre ouvi muitas críticas, aí joguei. Avalio que tem boa trilha sonora, até que bons personagens, mas o gameplay não é bom. Achei só mediano.
Joguei o XV na primeira vez e achei pior, mas tô terminando de rejogar agora e tô achando ok também.

Não são ruins, mas estão abaixo dos demais da série...não são injustiçados também, é só uma questão de parâmetro.
Claro! Masashi Hamauzu é um dos compositores da trilha sonora! Ele fez as melhores músicas do ffx e ffxiii-2. Saga frontier 2 é o ápice da carreira dele, na minha opinião.
 

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.476
Reações
11.275
Pontos
503
Dá pra ver claramente que é um jogo de orçamento alto. Os gráficos e o estilo de arte, na época provavelmente eram os melhores que tinha. Sendo bem honesto, talvez até hoje seja bastante bonito.
 

EvangelionUnit02

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.212
Reações
10.813
Pontos
1.094
Eu curti. Teria curtido mais se ainda tivesse saco pra upar, seguir as quests secundárias, ir atrás de itens... pra bater nos bichos gigantes do mapa aberto.

Mas ficou bem leite com pêra. Qual a necessidade de colocar no mini mapa aonde tem que ir se na maior parte é um corredor?
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.587
Pontos
849
O problema do Type-0 é ser portátil demais.

Saiu num PSP já morto, não saiu pro ocidente, quando veio o HD pra tentar salvar a coisa o sistema é tão de portátil que ninguém de console teve paciência de jogar.
O que é uma pena, porque é um belo jogo mesmo.
Zerei o jogo esses dias.

É bem interessante e cheio de potencial, mas realmente... o grind necessário no jogo é bem exagerado em uma parte (mesmo com o sistema de turbo que colocaram na versão HD) e tem uns negócio que tira do sério do tipo "inimigos que só podem ser mortos a distancia" ai seu grupo inteiro é de meele.

Foi uma experiencia legal, mas não da pra falar que é um jogo ótimo... só se fizerem um remake nele mudando várias coisas.
 

@_@

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.677
Reações
4.749
Pontos
703
É um jogo muito bom mas tem alguns defeitos bem graves. Falta de interação com NPCs e o lore do jogo ser contado através de textos em um menu (acho que isso não seria um ponto tão negativo se tivesse saido depois de Dark Souls ficar popular :klol). Algumas partes são bem lineares sem motivo, mas a maioria é justificavel pela história e a dublagem em inglês é horrivel, jogando depois em Japonês quando o jogo saiu pra PC deixou isso bem claro.

As partes boas são o sistema de combate que é um dos poucos da serie que você precisa fazer algo caso não jogue no easy mode (auto-battle), musica, já que FFXIII tem uma das melhores OSTs da série e a história/personagens é bem divertida de acompanhar caso você não ignore o lore do jogo.

Poderia ter sido um jogo muito melhor, felizmente lançaram o XIII-2 que acaba com 90% dos problemas do primeiro.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.529
Pontos
1.564
Importei direto do Japão quando o game saiu, estava com uma expectativa muito alta já que FFXII foi um jogaço maaaaas FFXIII foi um FF mediano pra baixo....não é extremamente ruim como FFXV mas tb está muito longe de estar perto das obras primas da série como FFVI, FFVII e FFIX.

Os personagens de FFXIII não ajudam, protagonista sem sal, história meia boca, só se salvam os gráficos mas isso não conta....FFXV tem belissimos gráficos mas é um lixo.

FFXIII é um JRPG bom mas um fraco FF, e isso vale para os outros dois games do universo FFXIII tb, aliás, a Square está devendo um FF bom desde o FFXII.....depois disso só veio lixo, tirando o FFXIV que é MMORPG e é muito bom, os outros (FFXIII, FFXIII-2, FFXIIILR e FFXV) pode jogar no incinerador....não salva nada dali em relação a série.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.407
Reações
63.785
Pontos
903
É um jogo mediano para bom, nota 6,5 não mais que isso. Para mim o pior dos Final Fantasy (o XV leva nota 7).
Seu principal defeito é que no inicio só se resume a andar para frente, exploração nula, só melhorando mais para o final.

No mais vale uma jogada , já que tem umas das personagens mais estilosas da saga:kclassic

giphy.gif
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.259
Reações
44.595
Pontos
803
Nem ruim e nem injustiçado. Apenas um jogo bastante aquém do esperado.
 

Lightwalker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.125
Reações
752
Pontos
844
Lembro que joguei no x360 na época e achei bem enjoativo, mas falavam que no penúltimo capítulo (ou último, não lembro direito) o jogo dava mais liberdade, saia daqueles corredores infinitos e melhorava. Infelizmente, ou não, quando cheguei no bendito capítulo meu save corrompeu e nunca soube o final da história.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.391
Reações
34.129
Pontos
1.053
Lembro que joguei no x360 na época e achei bem enjoativo, mas falavam que no penúltimo capítulo (ou último, não lembro direito) o jogo dava mais liberdade, saia daqueles corredores infinitos e melhorava. Infelizmente, ou não, quando cheguei no bendito capítulo meu save corrompeu e nunca soube o final da história.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Continua mesma m****.

Uma das maiores mentiras que já escutei na minha vida de jogador é que quando chega em Gran Pulse o jogo deixa de ser linear e melhora dando liberdade para o jogador.

Escutei isso demais na época de fanboy do Final Fantasy XIII em negação que o jogo era uma m****.

Gran Pulse nada mais era que uma área completamente vazia com alguns inimigos mais fortes para derrotar como sidequest.

Mas se quiser seguir a main quest é só passar reto pela área e voltar pro corredor tedioso infinito.
 
Topo Fundo