O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aquela teoria dos investidores vendedores de cursos sobre "alugar casa é melhor do que comprar" Não se mostrou real na prática? Vamos aos números.

His_Dudeness

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
1.284
Pontos
609
Comprar casa (para morar) eu nem penso em quando vou vender, pois a ideia não é vender e sim morar lá (pro resto da minha vida). Agora se você pensa em comprar e depois de um tempo vender, tu tá pensando em investimento.

Aí segue o que o toad disse. Aliás, outro ponto importante sobre casa como investimento é que a mesma tem pouca liquidez. Ainda mais se for de alto padrão. Sou totalmente a favor de comprar uma casa para morar, mas com o mindset de que vai morar ali por muito tempo (senão pra sempre) e que o valor vai ser pago a vista. Caso contrário é bem melhor morar de aluguel, por ter mais mobilidade e conseguir expandir/diminuir gastos com a casa conforme for necessário. Claro que se for morar de aluguel é importante investir o dinheiro que sobra, pra em um futuro distante comprar a casa própria a vista.

Enfim, como investimento não acho uma boa não. Muita dor de cabeça. Prefiro investir na bolsa.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.031
Reações
5.647
Pontos
1.164
- Compra terreno e construir? Nunca quero essa dor de cabeça. Mas tem gente que gosta muito que seja a casa dos sonhos etc.

Depende muito, eu estou fazendo isso, a construtora está ficando com toda dor de cabeça. Eu falo oq qro, e eles se fodem pra fazer, como eu disse, hj em dia não existe mais isso, só se o cara for construir por conta, ae realmente sem condições. E nem precisa ser casa dos sonhos, as casas no bairro que eu vou morar é 500k no minimo, eu nao vou gastar nem 300, com terro e construção. Entao realmente depende da pessoa pensar e sair do comodismo que brasileiro vive faz tempo.
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.132
Pontos
803
Vi um vídeo daquela Natália Arcuri (a gostosinha que tem um canal de finanças e é casada com o beta manchild do Érico Borgo).

Lá ela fez um vídeo sobre o tema e foi categórica: "pagar financiamento é burrice, pessoas inteligentes moram de aluguel".

Aí no final do vídeo ela vem com o argumento dela: "Se tiver dinheiro suficiente e viver de renda, não precisa mexer nos seus ativos - é possível pagar o aluguel passivamente com os rendimentos da sua cartela de investimentos, que eu expliquei em outro vídeo". Aí tu vê que precisa de mais de 1 milhão pra poder pagar passivametne o aluguel de um kitnet e eu pergunto: "quantos aqui ela acha que tem 1 milhão no início da vida adulta?". Simplesmente piada.

Fácil pra uma YT que deve tirar 60.000 por mês com seus quase 4 milhões de inscritos e é casada com um dos "donos" da Comic brasileira...

P.S: num outro vídeo ela fala: "10 coisas que nunca mais comprei e economizei dinheiro"... Algumas dicas são razoáveis até (pra quem tem paciência, conhecimento técnico e não precisa do serviço no ato) mas ela caga geral na 10ª sugestão quando vomita "nunca mais comprei nada pirata... mimimi consciência, mimimi criminalidade, mimimi mimimi mimimi". Desliguei na hora: piada em forma de gente, hipocrisia no nível mais absurdo possível.
Pois é, minha esposa segue essa pseudo comediante, nem pra entretenimento serve.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.031
Reações
5.647
Pontos
1.164
Comprar casa (para morar) eu nem penso em quando vou vender, pois a ideia não é vender e sim morar lá (pro resto da minha vida). Agora se você pensa em comprar e depois de um tempo vender, tu tá pensando em investimento.

Aí segue o que o toad disse. Aliás, outro ponto importante sobre casa como investimento é que a mesma tem pouca liquidez. Ainda mais se for de alto padrão. Sou totalmente a favor de comprar uma casa para morar, mas com o mindset de que vai morar ali por muito tempo (senão pra sempre) e que o valor vai ser pago a vista. Caso contrário é bem melhor morar de aluguel, por ter mais mobilidade e conseguir expandir/diminuir gastos com a casa conforme for necessário. Claro que se for morar de aluguel é importante investir o dinheiro que sobra, pra em um futuro distante comprar a casa própria a vista.

Enfim, como investimento não acho uma boa não. Muita dor de cabeça. Prefiro investir na bolsa.
Se voce pegar uma cidade igual a minha, o aluguel em bairro fudido parte de 750, se melhorar o bairro vai pra 1000, mas a media aqui é 1400+.
Entao o cara acaba nao tendo pra onde correr, se for de aluguel é milzao pra mais, qm tem milzao pra pagar de aluguel hoje em dia? Melhor financiar se for assim, kkkk.
 

His_Dudeness

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
1.284
Pontos
609
Se voce pegar uma cidade igual a minha, o aluguel em bairro fudido parte de 750, se melhorar o bairro vai pra 1000, mas a media aqui é 1400+.
Entao o cara acaba nao tendo pra onde correr, se for de aluguel é milzao pra mais, qm tem milzao pra pagar de aluguel hoje em dia? Melhor financiar se for assim, kkkk.
Aí a situação complica. Porque se for financiar, a probabilidade de você comprar uma casa que no futuro vai querer vender (quero dizer que vai acabar comprando uma casa na correria, afobação) é maior.
Nesse seu caso parece mais lógico dividir o aluguel (se for solteiro). Se for casado tá fudido de qualquer jeito.
 


Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.066
Reações
2.854
Pontos
994
¨Meu pai mimimi compro por 200 e vale 800¨, tipo pensamento classe media, aqui mesmo na minha cidade tenho varios exemplos de quem comprou casa popular por 140 e agora vale 160 e passou anos, depende, obviamente, do local, se valorizou, se for pobre normalmente valoriza pouco.
Hoje em dia, se tiver grana pra dar de entrada, nao compensa nem alugar e muito menos comprar. Só compra casa pronta hoje, quem tem preguiça ou tem problema mental. Tem casa a venda por 700 mil, em bairro que o terreno vale 140, com 700k o cara compra 3 terreno e ainda faz uma casa grande.

Depende cara!! onde vc mora? Em cidade grande comprar terreno é quase impossível!

Aqui em SP Capital a situação é totalmente oposta ao que você disse, por exemplo aqui no bairro butantã, você compra um ap de 55m² por 350mil, um terreno de 125m² não se acha por menos 350mil + o custo da construção de um sobrado + ou - 200mil, teria que investir 550mil. Então o valor de apenas o terreno, você compra um apartamento.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Bom, vamos utilizar nossas experiências e círculos sociais (prática).
Uma casa que meu cunhado comprou em 2013 por 85 mil, hoje, ta valendo 250 mil e sempre oferecem isso a ele.
Uma casa que meu pai pagou 198 mil em 2014, hoje vale 688 mil.
Tenho mais exemplos de alguns amigos e pessoas fora da família.

Resumindo, a valorização com a compra dos imóveis no geral é bem maior, do que ficar pagando aluguel.
Vocês também percebem isso na prática, em seu círculo social?
"alugar casa é melhor do que comprar" Se tornou falácia?
Cara não é só isso. Não é só o dinheiro que conta. Comprar imóvel é um comprometimento enorme, tu fica "preso" ao negócio. Aluguel tem a liberdade de a qualquer momento, vc faz as malas e zarpa, se muda, não fica com pendência. Isso tem seu valor e é incalculável, varia muito de acordo com os objetivos e estilo de vida de cada pessoa.

Imóvel também pode desvalorizar. Se comprou num local ruim, a fachada é feia e vc não pode mudar, levanta favela ou boca de fumo perto, etc etc.

Não tem resposta definitiva, pra algumas pessoas vale a pena alugar, pra outras vale a pena comprar. Cada um vê aquilo que lhe atende melhor.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
ambos compraram a vista, não financiaram.
Lol. Aí é claro que comprar é um bom negócio.

¨Meu pai mimimi compro por 200 e vale 800¨, tipo pensamento classe media, aqui mesmo na minha cidade tenho varios exemplos de quem comprou casa popular por 140 e agora vale 160 e passou anos, depende, obviamente, do local, se valorizou, se for pobre normalmente valoriza pouco.
Hoje em dia, se tiver grana pra dar de entrada, nao compensa nem alugar e muito menos comprar. Só compra casa pronta hoje, quem tem preguiça ou tem problema mental. Tem casa a venda por 700 mil, em bairro que o terreno vale 140, com 700k o cara compra 3 terreno e ainda faz uma casa grande.

Depende né? Ainda bem que onde você mora ainda tem terreno pra comprar.
 

Labate_C

Bam-bam-bam
Mensagens
2.984
Reações
5.287
Pontos
303
Depende muito, eu estou fazendo isso, a construtora está ficando com toda dor de cabeça. Eu falo oq qro, e eles se fodem pra fazer, como eu disse, hj em dia não existe mais isso, só se o cara for construir por conta, ae realmente sem condições. E nem precisa ser casa dos sonhos, as casas no bairro que eu vou morar é 500k no minimo, eu nao vou gastar nem 300, com terro e construção. Entao realmente depende da pessoa pensar e sair do comodismo que brasileiro vive faz tempo.
Tá fazendo com construtor e tá pagando bem mais caro e cuidado! Você pode pedir x e entregar y.
Tô construindo tbm e é um absurdo como preço varia. Batente de porta por exemplo. Tô pegando 7 montada e travada. Recebi orçamento entre 1k e 2k de diversos lugares. Só toma cuidado pois se não ficar em cima ele ganha tanto por ser construtor e já ser mais caro quanto na NF dos fornecedores. (Ele fala q pagou 2000, mas a empresa fica 1000 e ele com os outros 1000). Tô fazendo com pedreiro mesmo e comprando tudo. Dá uma trabalheira mas o risco de te passarem a perna é menor.

Sobre o tópico...tem isso tbm. Construção normalmente custa metade do valor da casa acabada. Vale muito a pena. E quem fala que não quer dor de cabeça é bobo. Quanto vale a dor de cabeça? Minha cabeça doendo vale muito menos do que meu bolso.

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.265
Pontos
2.009
Acham mesmo que financiar é ruim?

Bom, quando financiei a minha casa, entrei com 10% somente de entrada.
O valor da parcela mensal, mesmo em 30 anos, era o mesmo que me custaria o preço do aluguel mensal de uma casa semelhante.

A diferença maior é que aluguel é reajustado pelo ipca anualmente, e parcela de pagamento vai reduzindo devagar conforme vai passando.

Pagar financiamento é uma m. Mas pagar aluguel é uma m muito maior. Financiamento se recupera parte do investido depois. Aluguel não se recupera nunca.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
Também vou por essa linha, até mesmo por eu não pensar somente monetariamente.

Já morei em imóvel alugado, financiado e quitado. Quitado é o melhor, sem sombra de dúvidas. Já o aluguel tem um problema grave: não se ter liberdade de fazer o que quer no apartamento. Quando é próprio temos total liberadade pra isso, mesmo ficando entalado com um financiamento por 30 anos.

Isso sem falar a possibilidade de comprar um apartamento financiado e alugar, com a grana do aluguel pagando a prestação e assim o imóvel ficando "de graça", claro, pressupondo que o dono tenha ou alugue outro imóvel pra morar.

Tenho um amigo que tem um apto avaliado em 800 mil (pagou 620 2 anos atrás), prestação de 2700. Ele aluga por 4k e mora num alugado por 1500. Fica praticamente elas por elas, mas o plano dele é alugar por um tempo que cubra o que ele deu de entrada, em torno de 200k se não me engano, teria que deixar uns 4 anos alugado (ja tem 2) e a partir disso é só alegria. Mas o mindset dele ta muito bem controlado pra ter um imóvel de altíssimo padrão e morar de aluguel em um bem mais simples, ajudou demais o fato de ele ter se separado e se mudar pra um bem pequeno sem muito mimimi.
 

Labate_C

Bam-bam-bam
Mensagens
2.984
Reações
5.287
Pontos
303
Depende cara!! onde vc mora? Em cidade grande comprar terreno é quase impossível!

Aqui em SP Capital a situação é totalmente oposta ao que você disse, por exemplo aqui no bairro butantã, você compra um ap de 55m² por 350mil, um terreno de 125m² não se acha por menos 350mil + o custo da construção de um sobrado + ou - 200mil, teria que investir 550mil. Então o valor de apenas o terreno, você compra um apartamento.
Mas mora num cubo. São gostos cara.

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.289
Reações
50.010
Pontos
1.504
Bom, vamos utilizar nossas experiências e círculos sociais (prática).
Uma casa que meu cunhado comprou em 2013 por 85 mil, hoje, ta valendo 250 mil e sempre oferecem isso a ele.
Uma casa que meu pai pagou 198 mil em 2014, hoje vale 688 mil.
Tenho mais exemplos de alguns amigos e pessoas fora da família.

Resumindo, a valorização com a compra dos imóveis no geral é bem maior, do que ficar pagando aluguel.
Vocês também percebem isso na prática, em seu círculo social?
"alugar casa é melhor do que comprar" Se tornou falácia?

Te respondo com perguntas :

Foram só esses 2 imóveis que valorizaram "tudo isso" ? O dinheiro também não desvalorizou ao longo desses anos ?

Um imóvel que compramos sei lá em 2009~10 por R$ 40k hoje deve valer uns R$ 200k, assim como todos os outros apartamentos iguais no mesmo lugar...
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.289
Reações
50.010
Pontos
1.504
Vi um vídeo daquela Natália Arcuri (a gostosinha que tem um canal de finanças e é casada com o beta manchild do Érico Borgo).

Lá ela fez um vídeo sobre o tema e foi categórica: "pagar financiamento é burrice, pessoas inteligentes moram de aluguel".

Aí no final do vídeo ela vem com o argumento dela: "Se tiver dinheiro suficiente e viver de renda, não precisa mexer nos seus ativos - é possível pagar o aluguel passivamente com os rendimentos da sua cartela de investimentos, que eu expliquei em outro vídeo". Aí tu vê que precisa de mais de 1 milhão pra poder pagar passivametne o aluguel de um kitnet e eu pergunto: "quantos aqui ela acha que tem 1 milhão no início da vida adulta?". Simplesmente piada.

Fácil pra uma YT que deve tirar 60.000+ por mês com seus quase 4 milhões de inscritos e é casada com um dos "donos" da Comicon brasileira...

P.S: num outro vídeo ela fala: "10 coisas que nunca mais comprei e economizei dinheiro"... Algumas dicas são razoáveis até (pra quem tem paciência, conhecimento técnico e não precisa do serviço no ato) mas ela caga geral na 10ª sugestão quando vomita "nunca mais comprei nada pirata... mimimi consciência, mimimi criminalidade, mimimi mimimi mimimi". Desliguei na hora: piada em forma de gente, hipocrisia no nível mais absurdo possível.

Minha cunhada segue essa mina.

Como sempre: Nem tudo o que ela fala é b*sta mas nem tudo pode ser levado em consideração.

Essa galera que nasce já com renda de 10k+ em casa e quando faz 18 ganha AP+Carro não vive na realidade do brasileiro comum, acho legal quando fala "aluguel é no máximo 30% do seu salário", é fácil falar isso, na prática quero ver achar qualquer aluguel que corresponda a isso se você ganha 3k-/mês.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.600
Reações
10.575
Pontos
1.389
Depende muito, eu estou fazendo isso, a construtora está ficando com toda dor de cabeça. Eu falo oq qro, e eles se fodem pra fazer, como eu disse, hj em dia não existe mais isso, só se o cara for construir por conta, ae realmente sem condições. E nem precisa ser casa dos sonhos, as casas no bairro que eu vou morar é 500k no minimo, eu nao vou gastar nem 300, com terro e construção. Entao realmente depende da pessoa pensar e sair do comodismo que brasileiro vive faz tempo.

Terreno deve estar barato ai onde vc mora. Aqui na minha cidade esta em torno de 250 mil reais. Só o terreno.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Uma casa que meu pai pagou 198 mil em 2014, hoje vale 688 mil.

vamos supor que o cara tenha 700k pra gastar em uma casa... acha que ele compraria uma usada ou iria procurar preferencialmente uma nova?

vamos supor que ele não tenha 700k, mas queria uma casa de 700k, juros de financiamiento de uma casa nova será bem menor do que uma usada...

portanto esse valer 700k é bem relativo... qual seria a liquidez real disso?

(nao é uma critica, apenas um questionamento para se pensar)
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.031
Reações
5.647
Pontos
1.164
Depende cara!! onde vc mora? Em cidade grande comprar terreno é quase impossível!

Aqui em SP Capital a situação é totalmente oposta ao que você disse, por exemplo aqui no bairro butantã, você compra um ap de 55m² por 350mil, um terreno de 125m² não se acha por menos 350mil + o custo da construção de um sobrado + ou - 200mil, teria que investir 550mil. Então o valor de apenas o terreno, você compra um apartamento.

Ah sim, a realidade que eu disse é da maioria, capital é outra, capital pra mim é lugar pra nascer, crescer e se mudar. Kkkkk
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.031
Reações
5.647
Pontos
1.164
Terreno deve estar barato ai onde vc mora. Aqui na minha cidade esta em torno de 250 mil reais. Só o terreno.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
250k só o terreno, aí é fora de questão, eu pensaria em sair desse local e ir pra outra cidade. Aqui a cidade é pequena, 80mil hab, a cidade vizinha tem 250mil e os terrenos e imoveis são mais baratos ainda, fica a 200km da capital, nem é longe.
Mas aqui está rolando bastante loteamento, e as construtoras pegam esses terrenos pra construir, e oferecem, eu achei vantajoso, apesar do terreno ter só 250m2, e a casa um pouco mais de 100m2, achei muito mais vantagem construir, dq compra casa, simplesmente nao compensa.
 

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.066
Reações
2.854
Pontos
994
Ah sim, a realidade que eu disse é da maioria, capital é outra, capital pra mim é lugar pra nascer, crescer e se mudar. Kkkkk

Quem me dera! adoraria sair da capital e ir morar em uma cidadezinha do interior, mas aqui trampo já é difícil, imagina no interior.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.179
Reações
80.872
Pontos
1.559
- Financiamento a perder de vista pode fazer você no final você pagar o triplo do valor. Mas você tem um emprego estável, quer continuar morando ali, a parcela é equivalente ao aluguel, você quer tranquilidade. Comprar faz todo o sentido para essa pessoa.

Eu entendi todos os pontos, mas esse aqui que você mencionou ficou na minha cabeça o tempo todo até você falar.

E se o cara não quiser mais enquanto tá pagando o financiamento? O QUE FAZER? :kduvida

Não pergunto especifcamente para o presunto, mas minha pergunta é para todos do tópico. O que fazer quando se encontra numa situação dessas?
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.873
Reações
21.181
Pontos
1.434
Tenho um amigo que tem um apto avaliado em 800 mil (pagou 620 2 anos atrás), prestação de 2700. Ele aluga por 4k e mora num alugado por 1500. Fica praticamente elas por elas, mas o plano dele é alugar por um tempo que cubra o que ele deu de entrada, em torno de 200k se não me engano, teria que deixar uns 4 anos alugado (ja tem 2) e a partir disso é só alegria. Mas o mindset dele ta muito bem controlado pra ter um imóvel de altíssimo padrão e morar de aluguel em um bem mais simples, ajudou demais o fato de ele ter se separado e se mudar pra um bem pequeno sem muito mimimi.
Esse plano é ótimo até o apto ficar vago por 1 ou 2 anos.

Não estou torcendo pra que isso aconteça com ele, mas se acontecer, é bom ter uma reserva financeira legal - pq além da prestação, ele tem que assumir condomínio + iptu.
 

Nathan Harcker

Bam-bam-bam
Mensagens
846
Reações
2.092
Pontos
283
Vi um vídeo daquela Natália Arcuri (a gostosinha que tem um canal de finanças e é casada com o beta manchild do Érico Borgo).

Lá ela fez um vídeo sobre o tema e foi categórica: "pagar financiamento é burrice, pessoas inteligentes moram de aluguel".

Aí no final do vídeo ela vem com o argumento dela: "Se tiver dinheiro suficiente e viver de renda, não precisa mexer nos seus ativos - é possível pagar o aluguel passivamente com os rendimentos da sua cartela de investimentos, que eu expliquei em outro vídeo". Aí tu vê que precisa de mais de 1 milhão pra poder pagar passivametne o aluguel de um kitnet e eu pergunto: "quantos aqui ela acha que tem 1 milhão no início da vida adulta?". Simplesmente piada.

Fácil pra uma YT que deve tirar 60.000+ por mês com seus quase 4 milhões de inscritos e é casada com um dos "donos" da Comicon brasileira...

P.S: num outro vídeo ela fala: "10 coisas que nunca mais comprei e economizei dinheiro"... Algumas dicas são razoáveis até (pra quem tem paciência, conhecimento técnico e não precisa do serviço no ato) mas ela caga geral na 10ª sugestão quando vomita "nunca mais comprei nada pirata... mimimi consciência, mimimi criminalidade, mimimi mimimi mimimi". Desliguei na hora: piada em forma de gente, hipocrisia no nível mais absurdo possível.

Não pode dar muita bola pra o que essas caras de youtube falam, isso num geral. Você tem que ter pensamento crítico e saber fazer as contas sozinho.

Isso vale para qualquer área de conhecimento, receba informação de diversas fontes, filtre e avalie com o seu próprio cérebro.
 

Shiddo

Bam-bam-bam
Mensagens
158
Reações
301
Pontos
248
Tenho um amigo que tem um apto avaliado em 800 mil (pagou 620 2 anos atrás), prestação de 2700. Ele aluga por 4k e mora num alugado por 1500. Fica praticamente elas por elas, mas o plano dele é alugar por um tempo que cubra o que ele deu de entrada, em torno de 200k se não me engano, teria que deixar uns 4 anos alugado (ja tem 2) e a partir disso é só alegria. Mas o mindset dele ta muito bem controlado pra ter um imóvel de altíssimo padrão e morar de aluguel em um bem mais simples, ajudou demais o fato de ele ter se separado e se mudar pra um bem pequeno sem muito mimimi.

3,8% ao ano é o que ele ganha em aluguel (2,5k sobre 800k), bruto, daí tem que ver custos como reformas, iptu, etc

hoje 16/07 tem tesouro prefixado pagando 6,7%aa
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.196
Pontos
1.839
Tudo depende.

Mas perder dinheiro com aluguel depende muito mais do que financiar imóvel.

Não encontrei ainda uma variável que faça sentido alugar imóvel. A não ser que você seja um investidor, e o que você iria gastar pagando no financiamento vai ser capital de investimento / giro para gerar mais valor.

Mas alguém que vai comprar uma casa para morar...e ao invés de pagar (hipotéticamente) 500 na parcela do financiamento, e 500 em um aluguel com a justificativa de que vai "guardar dinheiro"...desculpa...não sei em qual planeta que isso faz sentido.
 

**fnx**

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.473
Reações
11.472
Pontos
1.039
A discussão mais complicada dos últimos tempos e a conclusão que tomei disso é a seguinte: DEPENDE. Não basta apenas ver a parte financeira, tem que analisar a parte mental. Tem gente que se sente bem morando em casa própria, então não adianta fazer um cálculo e falar que ela vai perder dinheiro porque quando mexe na parte mental pra mim não se quantifica.

Diante de vários debates e opiniões que vi sobre isso, falando somente na parte financeira, creio que o melhor seja alugar(caso você for financiar claro, pois à vista sempre é melhor comprar) e porque?

- Primeiro entra a questão do financiamento e juros, é você pagar quase o dobro ou triplo ao final do financiamento, ai muitos indagam, ah com o dinheiro do aluguel é "perdido", você paga o financiamento e no final fica com a casa. Mas os especialistas dizem para você separar uma parte do dinheiro além do aluguel para investir, então por exemplo, você pagaria 1500 reais de financiamento, ai você mora de aluguel por 1000 e investe 500.

- O problema do financiamento a perder de vista é que nem sempre você compra o imóvel ideal para morar, a probabilidade de querer um apê melhor ou uma casa depois é alta. A pessoa financia um apê de 2 quartos, ai depois casa e tem um filho, depois de um tempo quer ter outro filho, ai o apartamento já fica limitado. Dificilmente você vai tomar a decisão de acertar no tipo de imóvel que mais pra frente será o ideal para tu. Lembrando que nem sempre vendemos um imóvel tão fácil assim e nem sempre conseguimos o valor que achamos que ela vale, pois pode entrar outros fatores na jogada que citarei no próximo tópico.

- O aluguel apesar de te podar em relação a uma reforma, algumas mudanças no imóvel, te dá uma liberdade maior. Como já falaram, se nasce uma cracolândia perto da sua casa ou prédio, o imóvel desvaloriza, tu como inquilino vai embora e pronto, assim como outras coisas, do tipo, bairro vira comercial, ou vira perigoso, constroem uma igreja perto e por ai vai, tu vai embora e o dono fica com a bomba, sem citar os problemas que podem ocorrer na casa ao longo do tempo, que ficam na mão do proprietário. Tem a questão salarial também, se tu perde o emprego, acontece alguma coisa que te afete financeiramente, a parcela do financiamento continua chegando igual, com o aluguel tu pode sair e procurar um imóvel mais barato pra morar pra encaixar no novo padrão de vida.

Então pra mim hoje, é melhor alugar, estou em uma cidade que não sei se vou morar por muito tempo, vou pagando aluguel e investindo parte do dinheiro, pra daqui uns 15 anos ter dinheiro pra comprar a vista tranquilo, até lá já devo me decidir em que cidade fixar e provavelmente e se terei família ou não. Tenho vida simples, então não necessito de deixar o imóvel com minha cara.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.289
Reações
50.010
Pontos
1.504
A discussão mais complicada dos últimos tempos e a conclusão que tomei disso é a seguinte: DEPENDE. Não basta apenas ver a parte financeira, tem que analisar a parte mental. Tem gente que se sente bem morando em casa própria, então não adianta fazer um cálculo e falar que ela vai perder dinheiro porque quando mexe na parte mental pra mim não se quantifica.

Perfeita colocação.

Se alguém pergunta se é melhor ou alugar, financeiramente falando o alugar vai ganhar... Mas talvez não faça a pessoa feliz.
O problema é quando a pessoa quer financiar achando que fez de fato um bom negócio, daí ela quer insistir para você que é sim um ótimo negócio.

Me lembro de uma amiga anos atrás querendo um carro zero, daí meu chefe na época falou "Pega um semi-novo com 1 ano de uso, 20k rodados que você não paga a desvalorização e ainda sente o cheiro de novo", ela falou "ah mas eu quero um carro zero".

Ela comprou um HB20 e ficou feliz por ter comprado um zero KM porém disse que nunca mais fará isso porque já realizou o desejo e viu que perdeu muita grana.

Eu por curiosidade gosto de ficar simulando financiamento de carros e cara... É INSANO, eu vi um carro que você dava 10k de entrada + 60 parcelas de sei lá quanto, só lembro que SÓ nas parcelas você pagava 1,7 carros, os 10k de entrada era 100% juros.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.196
Pontos
1.839
A discussão mais complicada dos últimos tempos e a conclusão que tomei disso é a seguinte: DEPENDE. Não basta apenas ver a parte financeira, tem que analisar a parte mental. Tem gente que se sente bem morando em casa própria, então não adianta fazer um cálculo e falar que ela vai perder dinheiro porque quando mexe na parte mental pra mim não se quantifica.

Diante de vários debates e opiniões que vi sobre isso, falando somente na parte financeira, creio que o melhor seja alugar(caso você for financiar claro, pois à vista sempre é melhor comprar) e porque?

- Primeiro entra a questão do financiamento e juros, é você pagar quase o dobro ou triplo ao final do financiamento, ai muitos indagam, ah com o dinheiro do aluguel é "perdido", você paga o financiamento e no final fica com a casa. Mas os especialistas dizem para você separar uma parte do dinheiro além do aluguel para investir, então por exemplo, você pagaria 1500 reais de financiamento, ai você mora de aluguel por 1000 e investe 500.

- O problema do financiamento a perder de vista é que nem sempre você compra o imóvel ideal para morar, a probabilidade de querer um apê melhor ou uma casa depois é alta. A pessoa financia um apê de 2 quartos, ai depois casa e tem um filho, depois de um tempo quer ter outro filho, ai o apartamento já fica limitado. Dificilmente você vai tomar a decisão de acertar no tipo de imóvel que mais pra frente será o ideal para tu. Lembrando que nem sempre vendemos um imóvel tão fácil assim e nem sempre conseguimos o valor que achamos que ela vale, pois pode entrar outros fatores na jogada que citarei no próximo tópico.

- O aluguel apesar de te podar em relação a uma reforma, algumas mudanças no imóvel, te dá uma liberdade maior. Como já falaram, se nasce uma cracolândia perto da sua casa ou prédio, o imóvel desvaloriza, tu como inquilino vai embora e pronto, assim como outras coisas, do tipo, bairro vira comercial, ou vira perigoso, constroem uma igreja perto e por ai vai, tu vai embora e o dono fica com a bomba, sem citar os problemas que podem ocorrer na casa ao longo do tempo, que ficam na mão do proprietário. Tem a questão salarial também, se tu perde o emprego, acontece alguma coisa que te afete financeiramente, a parcela do financiamento continua chegando igual, com o aluguel tu pode sair e procurar um imóvel mais barato pra morar pra encaixar no novo padrão de vida.

Então pra mim hoje, é melhor alugar, estou em uma cidade que não sei se vou morar por muito tempo, vou pagando aluguel e investindo parte do dinheiro, pra daqui uns 15 anos ter dinheiro pra comprar a vista tranquilo, até lá já devo me decidir em que cidade fixar e provavelmente e se terei família ou não. Tenho vida simples, então não necessito de deixar o imóvel com minha cara.

Se eu pagar 500 de financiamento, ao invés de pagar 1000 de aluguel, e guardar 500, a cada 2 anos amortizo a dívida pelo valor inicial do empréstimo, praticamente sem incorrer juros. E ainda se no meio do caminho eu falir...tudo o que paguei até aquele momento, volta pra mim. Ao contrário do aluguel, que é dinheiro que não volta de forma alguma.

-ah! mas eu não quero morar num barraco...quero algo melhor. Começa com o barraco. Depois de pago...mesmo o "barraco" que custava 50, vai estar custando 75. O valor do imóvel nunca fica estagnado. E sempre valoriza (salvo períodos fora da curva) muito acima de investimentos normais. Ou seja: além de ser seu, além de ser uma forma de aplicar o dinheiro protegendo-o de uma possível falta de dinheiro...ele ainda valoriza. não fica parado.

Ao meu ver a questão não é discutir entre o financiamento e o aluguel...mas sim ter bom senso no tamanho do compromisso que vai assumir e ter visão de longo prazo. O campeão quer logo de cara abraçar uma casa de 1.000.000 de reais...e aí não tem como aguardar dinheiro para a amortização, e vai pagar 3 milhões no fim da vida. Aí não né...

Não quero discutir os valores da minha vida aqui...mas digamos que hoje eu tenho um imóvel de 10. Estou a 4 anos nele. Hoje ele vale 16. O financiamento que eu fiz para ter mais fluxo de caixa foi de 30 anos. Mas vou terminar em 8. Porque, eu fiz um plano para amortizar de dois em dois anos. Mas antes de chegar no de 10, que sempre foi a minha meta, passei os últimos 20 anos, primeiro com um imóvel de 2, depois com um imóvel de 5, até chegar no de 10.

Todo imóvel anterior entra de aporte no seguinte, automaticamente valorizado pela sua compra e automaticamente reduzindo os juros do novo imóvel.

Não sei que outro investimento, em 20 anos me daria dois retornos combinados: o financeiro e o de "aproveitar o investimento". Pois além do dinheiro valorizar...eu curti esse dinheiro (morei e aproveitei os meus espaços) sem "gastá-lo" efetivamente.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.196
Pontos
1.839
Perfeita colocação.

Se alguém pergunta se é melhor ou alugar, financeiramente falando o alugar vai ganhar... Mas talvez não faça a pessoa feliz.
O problema é quando a pessoa quer financiar achando que fez de fato um bom negócio, daí ela quer insistir para você que é sim um ótimo negócio.

Me lembro de uma amiga anos atrás querendo um carro zero, daí meu chefe na época falou "Pega um semi-novo com 1 ano de uso, 20k rodados que você não paga a desvalorização e ainda sente o cheiro de novo", ela falou "ah mas eu quero um carro zero".

Ela comprou um HB20 e ficou feliz por ter comprado um zero KM porém disse que nunca mais fará isso porque já realizou o desejo e viu que perdeu muita grana.

Eu por curiosidade gosto de ficar simulando financiamento de carros e cara... É INSANO, eu vi um carro que você dava 10k de entrada + 60 parcelas de sei lá quanto, só lembro que SÓ nas parcelas você pagava 1,7 carros, os 10k de entrada era 100% juros.

Carro é muito diferente de imóvel. Nem cabe essa comparação. O que um imóvel valoriza de um ano para outro, o carro perde em dobro de um ano para o outro.
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
2.760
Pontos
703
Até onde sei a comparação é a nível de investimento, igual o favelado investidor falou, eu não considero casa investimento, a não ser que você queira viver de aluguel.

 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.627
Reações
38.930
Pontos
2.069
Vi um vídeo daquela Natália Arcuri (a gostosinha que tem um canal de finanças e é casada com o beta manchild do Érico Borgo). Lá ela discorre sobre o tema e foi categórica: "pagar financiamento é burrice, pessoas inteligentes moram de aluguel".

Aí no final do vídeo ela vem com o argumento dela: "Se tiver dinheiro suficiente e viver de renda, não precisa mexer nos seus ativos - é possível pagar o aluguel passivamente com os rendimentos da sua cartela de investimentos, que eu expliquei em outro vídeo". Aí tu vê que precisa de mais de 1 milhão pra poder pagar passivametne o aluguel de um kitnet e eu pergunto: "quantos aqui ela acha que tem 1 milhão no início da vida adulta?". Simplesmente piada.

Bom, claro que depende do investimento... Mas não precisa de um milhão pra pagar o aluguel com renda passiva não. Hoje em dia você acha fácil, especialmente na renda variável, investimentos que geram uma renda passiva de 0,6% ao mês (e tô sendo conservador nesse valor). Ou seja, com 200 mil já gera 1.200 reais por mês - e isento de IR, por enquanto, no caso de dividendos.
 
Ultima Edição:

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.559
Reações
5.160
Pontos
1.064
ok.

vc não tem grana e não tem casa. Me diz aí quais suas opções.
1 - pagar aluguel.
2 - financiar.
qual você prefere? Lembrando que vc TEM que escolher alguma (a não ser que consiga encostar em algum canto, com pais, avós, amigos, favor, etc)

Agora se você tem os 400k no bolso, aí é outra história. Seria sim muito melhor morar de aluguel enquanto sua grana tá investida e rendendo, até pq vc vai conseguir pagar o aluguel com o retorno e ainda manterá o dinheiro lá com uma liquidez considerável.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Tudo depende.

Mas perder dinheiro com aluguel depende muito mais do que financiar imóvel.

Não encontrei ainda uma variável que faça sentido alugar imóvel. A não ser que você seja um investidor, e o que você iria gastar pagando no financiamento vai ser capital de investimento / giro para gerar mais valor.

Mas alguém que vai comprar uma casa para morar...e ao invés de pagar (hipotéticamente) 500 na parcela do financiamento, e 500 em um aluguel com a justificativa de que vai "guardar dinheiro"...desculpa...não sei em qual planeta que isso faz sentido.


Faz sentido quando pagando 1000 por mes demora 30 anos pra pagar o imovel mas se vc pagar 500 de aluguel (porque aluguel é ais barato que parcela) e juntar os outros 500 todo mes em 20 voce tem o dinheiro pra comprar um imovel a vista.

OBS: Claro que isso é uma simplificação. To só explicando o conceito.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.196
Pontos
1.839
Faz sentido quando pagando 1000 por mes demora 30 anos pra pagar o imovel mas se vc pagar 500 de aluguel (porque aluguel é ais barato que parcela) e juntar os outros 500 todo mes em 20 voce tem o dinheiro pra comprar um imovel a vista.

OBS: Claro que isso é uma simplificação. To só explicando o conceito.

Entendo, mas é o mesmo conceito na amortização do financiamento. Você faz o financiamento em 30 anos, garante parcela baixa e melhor fluxo de caixa, mas efetivamente paga em 10.

A grande questão é que aluguel é dinheiro perdido...se você falir...ainda paga a multa do aluguel. Num imóvel financiado se você falir...o que tu pagou te retorna, e ainda valorizado pelo valor atual do imóvel.

Se você precisa gastar 500 por mês para ter um teto, e pretende guardar outros 500 para investimento...porque dentro destes 500 que você vai ter que gastar de qualquer jeito, você não pega 200 desse valor que não precisam ser gastos, mas na verdade "investidos"? Essa é a diferença do aluguel para o financiamento.

A maior parte da parcela é juros. digamos que 80%. dinheiro perdido. Mas 100% do aluguel é dinheiro perdido.

Melhor perder 100% do que perder 80%? Não sei onde isso se encaixa.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Entendo, mas é o mesmo conceito na amortização do financiamento. Você faz o financiamento em 30 anos, garante parcela baixa e melhor fluxo de caixa, mas efetivamente paga em 10.

A grande questão é que aluguel é dinheiro perdido...se você falir...ainda paga a multa do aluguel. Num imóvel financiado se você falir...o que tu pagou te retorna, e ainda valorizado pelo valor atual do imóvel.

Se você precisa gastar 500 por mês para ter um teto, e pretende guardar outros 500 para investimento...porque dentro destes 500 que você vai ter que gastar de qualquer jeito, você não pega 200 desse valor que não precisam ser gastos, mas na verdade "investidos"? Essa é a diferença do aluguel para o financiamento.

A maior parte da parcela é juros. digamos que 80%. dinheiro perdido. Mas 100% do aluguel é dinheiro perdido.

Melhor perder 100% do que perder 80%? Não sei onde isso se encaixa.

Aluguel é dinheiro perdido mas o juros do financiamento também é. 100%. Ele é 80% da parcela, mas é 100% perdido. Igualzinho ao aluguel.

Não tem jeito, tem que analisar cada caso pra saber o que faz mais sentido pra cada um.
Por exemplo, eu tava com a cabeça feita pra entrar num financiamento ha pouco tempo, quando refiz minhas contas e vi que era melhor continuar no aluguel por mais uns anos pra poder dar uma entrada maior, se não não iria compensar.
 
Topo Fundo