O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aquela teoria dos investidores vendedores de cursos sobre "alugar casa é melhor do que comprar" Não se mostrou real na prática? Vamos aos números.

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.207
Pontos
1.839
Aluguel é dinheiro perdido mas o juros do financiamento também é.
Não tem jeito, tem que analisar cada caso pra saber o que faz mais sentido pra cada um.
Por exemplo, eu tava com a cabeça feita pra entrar num financiamento ha pouco tempo, quando refiz minhas contas e vi que era melhor continuar no aluguel por mais uns anos pra poder dar uma entrada maior, se não não iria compensar.

cada caso é um caso...mas como comentei: se você precisa gastar 500 para ter um teto, e em um aluguel 500 é 100% perda, não tem razão de em um financiamento em que você vai gastar os mesmos 500, e apenas 80% será perda...você acreditar que é melhor perder 100%.

E ainda defendo que os 20% que não serão perda...serão valorizados anualmente pelo imóvel, praticamente sem risco de perda de valor nenhum.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.600
Reações
10.575
Pontos
1.389
Aluguel é dinheiro perdido mas o juros do financiamento também é. 100%. Ele é 80% da parcela, mas é 100% perdido. Igualzinho ao aluguel.

Não tem jeito, tem que analisar cada caso pra saber o que faz mais sentido pra cada um.
Por exemplo, eu tava com a cabeça feita pra entrar num financiamento ha pouco tempo, quando refiz minhas contas e vi que era melhor continuar no aluguel por mais uns anos pra poder dar uma entrada maior, se não não iria compensar.

Compensa comprar casa aí na Polonia ? Quer dizer vc pretende ficar aí por bastante tempo ? Porque eu tb viveria só de aluguel igual vc, se tivesse fora do país
EDIT: é mais a titulo de curiosidade mesmo. Pra saber como funciona fora.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
cada caso é um caso...mas como comentei: se você precisa gastar 500 para ter um teto, e em um aluguel 500 é 100% perda, não tem razão de em um financiamento em que você vai gastar os mesmos 500, e apenas 80% será perda...você acreditar que é melhor perder 100%.

E ainda defendo que os 20% que não serão perda...serão valorizados anualmente pelo imóvel, praticamente sem risco de perda de valor nenhum.

Editei ali pra ficar mais claro. O Juros é 80% da parcela, mas é 100% perdido. Igualzinho ao aluguel.
Ninguém falou que o dinheiro da parcela equivale ao aluguel e sim o juros. O que vc tem que medir é o quanto de juros q vc vai pagar x o quanto de aluguel q vc vai pagar.
Valores à esmo aqui pra dar um exemplo: se duma parcela de 1000, 700 são juros, as vezes compensa pagar pagar 500 de aluguel e guardar os outros 500 por alguns anos até vc poder dar uma entrada que faça o juros ser igual ou menor do que o preço do aluguel.

Varios outros valores entram na conta como valorizacao do imovel, inflacao, aumento dos preços do alugueis na mesma regiao ou equivalente, etc. Sem falar na parte emocional de morar de aluguel x casa propria, então cada caso é um caso, mas existem sim situações em que aluguel acaba sendo mais vantajoso.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.259
Reações
11.972
Pontos
503
Aluguel compensa, mas só pra quem tem alta preferência temporal, existe um erro lógico nos que defendem o financiamento é que eles pagam aluguéis caros e não se sacrificam em morar em lugares menores e mais distantes para economizar pela casa própria, por isso a sensação de estar "rasgando dinheiro" no aluguel, baixa preferência temporal do sujeito.
 
Ultima Edição:

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Compensa comprar casa aí na Polonia ? Quer dizer vc pretende ficar aí por bastante tempo ? Porque eu tb viveria só de aluguel igual vc, se tivesse fora do país
EDIT: é mais a titulo de curiosidade mesmo. Pra saber como funciona fora.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O juros no Brasil é muito baixo. Aqui infelizmente é bem mais alto, mas eu queria comprar um apartamento sim (casa aqui só rico tem).
Fiz as contas com a minha noiva e decidimos juntar uma entrada maior antes de começar a financiar por conta disso.

Por sorte achamos um bom lugar pra alugar. Existe aqui uma empresa subsidiada pelo governo que constrói prédios novos e aluga todos os apartamentos justamente pra incentivar a cultura do aluguel no povo (que aqui ainda é meio incomum como reflexo da era do comunismo onde todo mundo tinha casa própria).

A parte boa dessa empresa é que os preços do aluguel são congelados na data q vc assina o contrato. Vc opta por quanto tempo quer alugar (quanto mais tempo, menor o preço). Assinamos por dois anos. Depois desse tempo vc re-negocia o valor. Também é bom q nao tem risco nenhum do dono resolver te tirar do AP por qualquer motivo. Enquanto vc quiser ficar vc fica. E o apartamento é todo novo (somos os primeiros a morar aqui), fica no centro e o preço é ótimo. Postei umas fotos no topico dos cantinhos na consoles.
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.485
Pontos
1.219
Hoje em dia não valoriza tanto e o valor da moeda também aumentou. Vender uma coisa pelo dobro do preço depois de muitos anos, pode não significar muito lucro assim.
Eu prefiro morar de aluguel e poder morar em "qualquer" lugar que eu quiser, muitas vezes morando até em bairro melhor do que se eu fosse comprar um imovel. Fora que não vou zerar meu FGTS pra ficar pagando uma casa que só vai ser minha no final do ultimo pagamento.
Tem dinheiro de entrada? Investe em algo.
 


O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.207
Pontos
1.839
Editei ali pra ficar mais claro. O Juros é 80% da parcela, mas é 100% perdido. Igualzinho ao aluguel.
Ninguém falou que o dinheiro da parcela equivale ao aluguel e sim o juros. O que vc tem que medir é o quanto de juros q vc vai pagar x o quanto de aluguel q vc vai pagar.
Valores à esmo aqui pra dar um exemplo: se duma parcela de 1000, 700 são juros, as vezes compensa pagar pagar 500 de aluguel e guardar os outros 500 por alguns anos até vc poder dar uma entrada que faça o juros ser igual ou menor do que o preço do aluguel.

Varios outros valores entram na conta como valorizacao do imovel, inflacao, aumento dos preços do alugueis na mesma regiao ou equivalente, etc. Sem falar na parte emocional de morar de aluguel x casa propria, então cada caso é um caso, mas existem sim situações em que aluguel acaba sendo mais vantajoso.

Eu entendo...é que o meu ponto é que você adapta o que se paga para morar, baseado em seu income. E não nos valores de aluguel. Mas aluguel sempre será 100% perdido. Parcela de financiamento não é 100% perdido. Isso eu discordo matematicamente de você. 20% é valor investido no imóvel, não é juros.

Sobre valer a pena: eu conheci um caso pratico que valia a pena. Eu tenho um colega que mora de aluguel. O cabra paga 6.000 reais de aluguel, e mora de aluguel. Veja que para pagar uma parcela dessas...ele tem um income muito bom. E a natureza do income dele explica: ele tem lojas que vendem veículos utilitários (caminhões basicamente). O argumento dele é o seguinte: se eu investir 1.000.000 em uma casa...deixo de investir 1.000.000 em veículos, os quais em cada venda eu ganho de 20% a 30%.

Nem o imóvel e nem investimento nenhum no mercado financeiro vai dar esse retorno pra ele em tão pouco tempo. As vezes dentro do próprio mês. Mas é o caso dele né...cada caso, um caso.
 

His_Dudeness

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
1.284
Pontos
609
Entendo, mas é o mesmo conceito na amortização do financiamento. Você faz o financiamento em 30 anos, garante parcela baixa e melhor fluxo de caixa, mas efetivamente paga em 10.

A grande questão é que aluguel é dinheiro perdido...se você falir...ainda paga a multa do aluguel. Num imóvel financiado se você falir...o que tu pagou te retorna, e ainda valorizado pelo valor atual do imóvel.

Se você precisa gastar 500 por mês para ter um teto, e pretende guardar outros 500 para investimento...porque dentro destes 500 que você vai ter que gastar de qualquer jeito, você não pega 200 desse valor que não precisam ser gastos, mas na verdade "investidos"? Essa é a diferença do aluguel para o financiamento.

A maior parte da parcela é juros. digamos que 80%. dinheiro perdido. Mas 100% do aluguel é dinheiro perdido.

Melhor perder 100% do que perder 80%? Não sei onde isso se encaixa.
Muito interessante sua visão.
 

Shiddo

Bam-bam-bam
Mensagens
158
Reações
301
Pontos
248
Eu entendo...é que o meu ponto é que você adapta o que se paga para morar, baseado em seu income. E não nos valores de aluguel. Mas aluguel sempre será 100% perdido. Parcela de financiamento não é 100% perdido. Isso eu discordo matematicamente de você. 20% é valor investido no imóvel, não é juros.

Sobre valer a pena: eu conheci um caso pratico que valia a pena. Eu tenho um colega que mora de aluguel. O cabra paga 6.000 reais de aluguel, e mora de aluguel. Veja que para pagar uma parcela dessas...ele tem um income muito bom. E a natureza do income dele explica: ele tem lojas que vendem veículos utilitários (caminhões basicamente). O argumento dele é o seguinte: se eu investir 1.000.000 em uma casa...deixo de investir 1.000.000 em veículos, os quais em cada venda eu ganho de 20% a 30%.

Nem o imóvel e nem investimento nenhum no mercado financeiro vai dar esse retorno pra ele em tão pouco tempo. As vezes dentro do próprio mês. Mas é o caso dele né...cada caso, um caso.


Isso que voce está fazendo nao é matematica financeira. Tudo depende de qual os valores das parcelas, da taxa de juros, etc.

Em geral o preço do aluguel é 0,5% do imóvel ao mês, o que dá 6,2%. Só isso levaria 17 anos para pagar o imovel, sem botar os juros na conta. Com o juros atual (~9%aa) voce nao consegue amortizar um financiamento pagando o mesmo valor do aluguel.

É muito bonito falar que "aluguel é dinheiro perdido" sem botar o lápis no papel.
 

charles_monkey

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.305
Reações
4.855
Pontos
703
Bom, vamos utilizar nossas experiências e círculos sociais (prática).
Uma casa que meu cunhado comprou em 2013 por 85 mil, hoje, ta valendo 250 mil e sempre oferecem isso a ele.
Uma casa que meu pai pagou 198 mil em 2014, hoje vale 688 mil.
Tenho mais exemplos de alguns amigos e pessoas fora da família.

Resumindo, a valorização com a compra dos imóveis no geral é bem maior, do que ficar pagando aluguel.
Vocês também percebem isso na prática, em seu círculo social?
"alugar casa é melhor do que comprar" Se tornou falácia?

Interessante, mas muito superficial
Vamos lá: nao é uma regra, imovel nao valoriza só pelo fator tempo, e sim por diversos outros (região por exemplo)
no seu exemplo:
imovel de 2013 - valorizou 168K em 7 anos, ou seja: valorizou 194% no período
imovel de 2014 - valorizou 490k em 6 anos, ou seja: valorizou 247% no periodo
Em nenhum dos casos foi considerado os gastos/manutenção com o imovel e duvido q tenha sido zero. Qualquer reforma ou obra sair caro. Entao pode diminuir essa valorizacao ai de cima

Noticia de 2019 - https://www.infomoney.com.br/onde-i...os-ultimos-3-anos-e-quais-ainda-valem-a-pena/
O IFIX, indice de fundo de investimento imobiliario valorizou 79% nos últimos 3 anos. Esse indice é tipo o indice Bovespa, que mede as empresas listadas na bolsa, ou seja, geral.
Alguns fundos valorizaram 181% no periodo, de acordo com a materia.

Nao achei dados pra comparar com o mesmo período que vc citou, mas se achar dados de valorização dos fundos de 2013 pra ca, com certeza foi maior.
2 exemplos de fundos q tenho, e seus históricos de valorização nos últimos 5 anos (ou seja, menos q o período ai citado):
HGLG11 - 51,79%
CXRI11 - 112,98%

Muitos cairam agora por causa da crise, levando a valorização la pra baixo. Mas vao se recuperar, eles estao em "promoção" hj. Isso não é uma aposta, é uma tendência (assim como acontece no mercado de ações)
Na mesma linha: com a crise, quero ver vender os imoveis pelo preço citado, o mercado não ta bom pra peixe no momento.

Se tivesse aplicado os 85k e os 198k (283k) em 2014, a uma média mensal de 0,6%, vc receberia uma mesada(proventos) de R$ 1.698 isentos de IR (que poderia usar pra pagar/ajudar no aluguel ou reenvestir e fazer o efeito bola de neve)
Hj seus 283k, em cotas de FII, estariam bem mais valorizados, caso quisesse vende-los. E ai a venda é infinitamente facil e menos burocratica do que vender o imovel fisico.

A falta de educação financeira é forte no brasil. Nao to dizendo aqui que foi besteira comprar imóveis, acho q existe momento certo pra tudo, tem o fator filhos, familia e etc... (filho, por exemplo nao tenho e nem quero, logo a necessidade de ter um lugar fixo, estavel, nao me preocupa)
Comprar imovel é algo que ainda é sinônimo de investimento pra muitas pessoas de gerações mais antigas (X ou Y, sei la qual)

Lembrando que fundo imobiliario vc vende e compra outro, diversifica, se proteje de eventuais crises, garante uma renda mensal
Imovel fica la, depreciando, gerando gastos.
No meu ponto de vista, se eu tivesse essa grana toda ai, nunca compraria um imovel.
Alias, a minha estratégia é viver de renda com proventos imobiliários. Tenho o privilegio de poder me mudar, morar em varios bairros, nao me preocupar com o imovel (cabou o contrato, renova ou sai) e por ai vai.

Enfim, é só um jeito de ver as coisas. De novo, nao to falando q foi errado a decisao de comprar imovel.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.600
Reações
10.575
Pontos
1.389
Isso que voce está fazendo nao é matematica financeira. Tudo depende de qual os valores das parcelas, da taxa de juros, etc.

Em geral o preço do aluguel é 0,5% do imóvel ao mês, o que dá 6,2%. Só isso levaria 17 anos para pagar o imovel, sem botar os juros na conta. Com o juros atual (~9%aa) voce nao consegue amortizar um financiamento pagando o mesmo valor do aluguel.

É muito bonito falar que "aluguel é dinheiro perdido" sem botar o lápis no papel.

Juros esta mais baixo. Sei disso porque estou pra entrar em um financiamento. Santander por exemplo ja esta com uma taxa de 6,99% ao ano.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.023
Pontos
1.504
ok.

vc não tem grana e não tem casa. Me diz aí quais suas opções.
1 - pagar aluguel.
2 - financiar.
qual você prefere? Lembrando que vc TEM que escolher alguma (a não ser que consiga encostar em algum canto, com pais, avós, amigos, favor, etc)

Agora se você tem os 400k no bolso, aí é outra história. Seria sim muito melhor morar de aluguel enquanto sua grana tá investida e rendendo, até pq vc vai conseguir pagar o aluguel com o retorno e ainda manterá o dinheiro lá com uma liquidez considerável.

Vou falar do meu conhecimento.

Já falei aqui algumas vezes e é geralmente nesses tópicos de financiar x alugar : Meu pai faleceu deixando 5 imóveis, desses 5, 4 alugamos e 1 minha mãe mora.
Não são casas/aps de alto padrão mas rendem uma boa grana por mês para ajudar minha mãe a viver, dito isso... Eu moro de aluguel desde 2009.

Eu não vejo vantagem alguma em ser dono de um imóvel, eu fico obrigado a morar naquele lugar se eu trocar de emprego, se o condomínio (em caso de AP) aumentar muito, se der uma m**** federal na fiação ou alguma infiltração eu tenho que bancar uma reforma... E isso já aconteceu em um de nossos imóveis, resultado ? 22k em reforma, esses 22k foram quase 3 anos de aluguel desse imóvel.

Já os lugares que eu morei, todo problema estrutural que tive foi problema do dono resolver, em uma casa que morei em 2015~16 deu problema no portão automático e depois de uma análise descobriram que o motor não era adequado para o portão, ficou quase 3mil reais para arrumar e isso não saiu do meu bolso.

O apartamento que moro atualmente está com uns problemas elétricos e já é a terceira vez que chamamos um eletricista, toda vez que ele vem é uns R$ 300~500 e problemas estruturais são de responsabilidade do dono e não do inquilino, se esse AP fosse financiado eu teria que me ferrar com esses custos e o AP só seria meu daqui 15 anos pra mais.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.268
Reações
46.805
Pontos
1.934
Eu estou nessa batalha, morando de aluguel e investindo pra juntar e comprar um imóvel simples
depois do primeiro imovel o resto fica um pouco mais facil com paciência. O chato sao papeladas, questao de compra e venda mas ter o primeiro quitado abre as portas pra um outro imovel quando se vende primeiro + uma grana extra q vc juntou depois
 

Shiddo

Bam-bam-bam
Mensagens
158
Reações
301
Pontos
248
Juros esta mais baixo. Sei disso porque estou pra entrar em um financiamento. Santander por exemplo ja esta com uma taxa de 6,99% ao ano.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



Nesse site e pesquisando noticias no google só encontrei acima de 9%

E outra coisa que nao falei no comentário anterior. Com essa taxa de juros, você só consegue uma parcela do financiamento igual a 0,5% do valor do imóvel (preço tipico do aluguel) dando em torno de 50% de entrada.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.600
Reações
10.575
Pontos
1.389

Nesse site e pesquisando noticias no google só encontrei acima de 9%

E outra coisa que nao falei no comentário anterior. Com essa taxa de juros, você só consegue uma parcela do financiamento igual a 0,5% do valor do imóvel (preço tipico do aluguel) dando em torno de 50% de entrada.

Não cara,é só entrar nos sites dos bancões,todos você encontra por menos de 9% e não precisa dar 50% de entrada não.
Vou usar o itau como exemplo em uma casa de 300 mil:

129831
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.207
Pontos
1.839
Isso que voce está fazendo nao é matematica financeira. Tudo depende de qual os valores das parcelas, da taxa de juros, etc.

Em geral o preço do aluguel é 0,5% do imóvel ao mês, o que dá 6,2%. Só isso levaria 17 anos para pagar o imovel, sem botar os juros na conta. Com o juros atual (~9%aa) voce nao consegue amortizar um financiamento pagando o mesmo valor do aluguel.

É muito bonito falar que "aluguel é dinheiro perdido" sem botar o lápis no papel.

O juros atual...acho bonito essa expressão "o juros atual".

Mas sobre o que você alega eu disse: eu nunca disse que o imóvel alugado e financiado seriam o mesmo. Você pensa a longo prazo de forma estratégica, imóvel a imóvel. Seus imóveis são seu aporte no próximo, um aporte muito bem valorizado...e não precisa de "taxa de juros atual" para ter sido muito bem valorizado em 90% das ultimas 30 décadas. Por baixo.

E também em nenhum momento eu disse que a questão "depende" não fazia parte do negócio.
Seu ganho, seu gasto, as oportunidades de imóveis á disposição, seu capital inicial...cada negócio, é um negócio.

Pra finalizar: até dei um exemplo de uma pessoa que eu conheço que na matemática dele, fazia sentido pagar um aluguel de 6.000. Eu jamais pagaria um aluguel desses...mesmo podendo. O que importa é se está dando certo. Fórmula mágica do investimento sem perdas e ganhos...nunca vi.
 

Shiddo

Bam-bam-bam
Mensagens
158
Reações
301
Pontos
248
Não cara,é só entrar nos sites dos bancões,todos você encontra por menos de 9% e não precisa dar 50% de entrada não.
Vou usar o itau como exemplo em uma casa de 300 mil:

Visualizar anexo 129831

Aí tem o velho "a partir de" que só deve ocorrer tipo quando o cara dá tipo 99% de entrada e vai financiar o resto em 3 meses.
 

Shiddo

Bam-bam-bam
Mensagens
158
Reações
301
Pontos
248
O juros atual...acho bonito essa expressão "o juros atual".

Mas sobre o que você alega eu disse: eu nunca disse que o imóvel alugado e financiado seriam o mesmo. Você pensa a longo prazo de forma estratégica, imóvel a imóvel. Seus imóveis são seu aporte no próximo, um aporte muito bem valorizado...e não precisa de "taxa de juros atual" para ter sido muito bem valorizado em 90% das ultimas 30 décadas. Por baixo.

E também em nenhum momento eu disse que a questão "depende" não fazia parte do negócio.
Seu ganho, seu gasto, as oportunidades de imóveis á disposição, seu capital inicial...cada negócio, é um negócio.

Pra finalizar: até dei um exemplo de uma pessoa que eu conheço que na matemática dele, fazia sentido pagar um aluguel de 6.000. Eu jamais pagaria um aluguel desses...mesmo podendo. O que importa é se está dando certo. Fórmula mágica do investimento sem perdas e ganhos...nunca vi.

Se nao está comparando o mesmo padrão de imóvel entao nao existe discussão. Se o montante de dinheiro a ser gasto nos dois casos é diferente, nao como calcular o que vale mais a pena. O que é melhor, gastar 5 ou gastar 10?

O exemplo do seu amigo é completamente inválido para a discussão. Nínguem aqui está falando em tirar capital da sua fonte geradora de renda e comprar o imóvel.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.207
Pontos
1.839
Se nao está comparando o mesmo padrão de imóvel entao nao existe discussão. Se o montante de dinheiro a ser gasto nos dois casos é diferente, nao como calcular o que vale mais a pena. O que é melhor, gastar 5 ou gastar 10?

O exemplo do seu amigo é completamente inválido para a discussão. Nínguem aqui está falando em tirar capital da sua fonte geradora de renda e comprar o imóvel.

Não é tirar dinheiro da fonte de renda. É o que ele tem na mão. E o que tem na mão dele, vale mais a pena ele voltar para fonte geradora do que "gastar" para evitar um aluguel.

enfim meu queridão: desde o início eu estou falando sobre estratégia. Sobre montar um plano a longo prazo. Leia o epílogo, por favor.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.268
Reações
46.805
Pontos
1.934
foda é comprar por 300, financiar por 10 anos, ter pago ao todo sei la uns 600-700mil quando a valorização até q teve (inflação na realidade) pra 550mil

no fim pagou mais q a valorização, ainda teve q pagar mais reforma de 50-100mil reais... no final o cara torrou 800.. mas o apê inflacionado ta valendo 550. E não adianta vender pelo valor reajustado pq seu poder de compra não aumentou.. com essa mesma grana vc compra algo no máximo similar e não um apê maior, como imaginava

por isso q sempre rola de vc injetar por fora mais dinheiro se vc quer um lugar maior. Pq com o dinheiro da venda vc compra outro igual (levando em conta na mesma cidade, num bairro tão valorizado quanto onde morou anteriormente, claro). Diferente de vc ir pro interior, outro estado (mais barato)
 

wwwtfc

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
903
Reações
1.382
Pontos
589
Aluguel tem o lado bom de escolher um apê ou kitnet próximo do seu trabalho aí vc não gasta com transporte nem perde tempo no trânsito da cidade.

Tu pode guardar parte da grana que sobra de um possível financiamento de imóvel para investir ou dar uma boa entrada num imóvel que vc sonha

Agora financiar tem que fazer os cálculos se compensa por causa dos juros e de décadas pagando, fora o lado negativo de muitas das vezes você atravessar a cidade (caso seu emprego mude a sede ou algo do tipo) todo dia perdendo 1~4hr naquele engarrafamento gostoso de te deixar careca.

Na minha cidade é de lei aquele engarrafamento gostoso nas principais no horário de entrada e saída dos funcionários, aquela migração religiosa de sair de uma zona da cidade onde moram para ir trabalhar na outra ponta da cidade.
 

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.559
Reações
5.160
Pontos
1.064
Vou falar do meu conhecimento.

Já falei aqui algumas vezes e é geralmente nesses tópicos de financiar x alugar : Meu pai faleceu deixando 5 imóveis, desses 5, 4 alugamos e 1 minha mãe mora.
Não são casas/aps de alto padrão mas rendem uma boa grana por mês para ajudar minha mãe a viver, dito isso... Eu moro de aluguel desde 2009.

Eu não vejo vantagem alguma em ser dono de um imóvel, eu fico obrigado a morar naquele lugar se eu trocar de emprego, se o condomínio (em caso de AP) aumentar muito, se der uma m**** federal na fiação ou alguma infiltração eu tenho que bancar uma reforma... E isso já aconteceu em um de nossos imóveis, resultado ? 22k em reforma, esses 22k foram quase 3 anos de aluguel desse imóvel.

Já os lugares que eu morei, todo problema estrutural que tive foi problema do dono resolver, em uma casa que morei em 2015~16 deu problema no portão automático e depois de uma análise descobriram que o motor não era adequado para o portão, ficou quase 3mil reais para arrumar e isso não saiu do meu bolso.

O apartamento que moro atualmente está com uns problemas elétricos e já é a terceira vez que chamamos um eletricista, toda vez que ele vem é uns R$ 300~500 e problemas estruturais são de responsabilidade do dono e não do inquilino, se esse AP fosse financiado eu teria que me ferrar com esses custos e o AP só seria meu daqui 15 anos pra mais.

Bom, eu não entendi bem aonde você quis chegar, mas, aparentemente, seu pai pensava diferente de você, assim ele pôde deixar 5 casas de herança e assim ajudar a custear a vida da sua mãe.

Se o seu pai pensasse igual a você, ele teria morrido e deixado zero casas. Sua mãe teria que ir morar de aluguel (ela também não teria a renda das 4 casas alugadas).

Claro, claro, seu pai seria milionário pois ao invés de construir as 5 casas, teria aplicado 100% dessa grana. É uma possibilidade, mas não uma certeza.

O pessoal das antigas não pensava muito assim, eles gostavam da boa e velha segurança que o imóvel proporciona. O pessoal das antigas sempre pensa nisso de 'deixar herança' sabe. É um tipo de coisa que nós hoje em dia nem nos preocupamos mais...

Ainda assim, ninguém aqui no tópico me convenceu a sobre esse papinho padrão do 'construir é ruim'. Até parece que o cara que paga aluguel de 500 reais (mano minha mina mora em um BARRACO de 1 quarto e paga 500 reais), vai ter os outros 500 pra 'investir', ou mesmo que tenha, o cara quer o mínimo de conforto e aí vai acabar gastando a grana que seria destinada ao investimento, para morar em uma casa/local melhor...

Ainda, ninguém respondeu à pergunta. Se você não tem grana e não tem onde morar, quais suas opções?
1 - aluguel
2 - financiar
3 - MST?

Claro, você pode morar com seus pais até morrer (na casa que eles, no alto da ignorância financeira cof cof, construíram)

agora se você tem 400k parados no banco e a questão é: "ainnnn, será que eu pego meus 400k e construo uma casa ou eu aplico meus 400k e vivo de aluguel?". Aí é claro que eu vou falar pra você ir viver de aluguel.

outra coisa, um cara que financia uma casa em sei lá, 30/35 anos, JAMAIS leva 30/35 anos para pagar a casa.

Enfim, é uma boa discussão.
 

UmCaféPorFavor

Habitué da casa
Mensagens
101
Reações
381
Pontos
63
Um fator que eu não acredito nessa histórica de que fulano "tem milhões investidos e prefere viver de aluguel" é pelo simples fato de que, pelo menos na minha região, para você alugar algo, a imobiliária promove uma verdadeira devassa na sua vida financeira. Tem que mostrar extrato de movimentação bancária, declaração de imposto de renda, holerite (quando há) e tudo mais.

Ainda mais se for aluguel acima de 2k.

O cara que tem milhões investidos a última coisa que ele quer (normalmente) é que mais pessoas fiquem sabendo das reservas dele (além do banco, contador e governo).

Se o cara não mostrar a vida financeira dele à limpo, dificilmente conseguirá alugar um imóvel de alto padrão.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Um fator que eu não acredito nessa histórica de que fulano "tem milhões investidos e prefere viver de aluguel" é pelo simples fato de que, pelo menos na minha região, para você alugar algo, a imobiliária promove uma verdadeira devassa na sua vida financeira. Tem que mostrar extrato de movimentação bancária, declaração de imposto de renda, holerite (quando há) e tudo mais.

Ainda mais se for aluguel acima de 2k.

O cara que tem milhões investidos a última coisa que ele quer (normalmente) é que mais pessoas fiquem sabendo das reservas dele (além do banco, contador e governo).

Se o cara não mostrar a vida financeira dele à limpo, dificilmente conseguirá alugar um imóvel de alto padrão.

Que pensamento ingênuo.

Isso nem entra na conta.

Quem tem dinheiro lícito não tem problema nenhum com isso. Se o dinheiro é duvidoso ele tem meios de esconder.
 

Vorpax

Bam-bam-bam
Mensagens
650
Reações
1.964
Pontos
333
RJ na favela ta custando uns 500,00/600,00. Se for morar numa quitinete ou casa lixo num bairro que não seja favela, mas ainda sim bem ruim, uns 700,00. Uma casa mais ou menos num bairro ruim: 850 ~950. Uma casa decente num bairro mais ou menos pra ruim: 1200,00 ~1500,00. Uma casa mais ou menos pra ruim num bairro melhor (ex.: Tijuca): 1500,00~1800,00. Uma casa decente num bairro melhor: 2500,00~4000,00
Zona Sul: 2500 até o infinito, independentemente do nível do imóvel, pode ser uma quitinete fedorenta, tu não paga menos que isso.
Aí me diz, como morar decentemente pagando aluguel e juntando grana?
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
RJ na favela ta custando uns 500,00/600,00. Se for morar numa quitinete ou casa lixo num bairro que não seja favela, mas ainda sim bem ruim, uns 700,00. Uma casa mais ou menos num bairro ruim: 850 ~950. Uma casa decente num bairro mais ou menos pra ruim: 1200,00 ~1500,00. Uma casa mais ou menos pra ruim num bairro melhor (ex.: Tijuca): 1500,00~1800,00. Uma casa decente num bairro melhor: 2500,00~4000,00
Zona Sul: 2500 até o infinito, independentemente do nível do imóvel, pode ser uma quitinete fedorenta, tu não paga menos que isso.
Aí me diz, como morar decentemente pagando aluguel e juntando grana?
se soh existe o RJ no mundo para você vier, realmente isso é um problema.
 

Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
RJ na favela ta custando uns 500,00/600,00. Se for morar numa quitinete ou casa lixo num bairro que não seja favela, mas ainda sim bem ruim, uns 700,00. Uma casa mais ou menos num bairro ruim: 850 ~950. Uma casa decente num bairro mais ou menos pra ruim: 1200,00 ~1500,00. Uma casa mais ou menos pra ruim num bairro melhor (ex.: Tijuca): 1500,00~1800,00. Uma casa decente num bairro melhor: 2500,00~4000,00
Zona Sul: 2500 até o infinito, independentemente do nível do imóvel, pode ser uma quitinete fedorenta, tu não paga menos que isso.
Aí me diz, como morar decentemente pagando aluguel e juntando grana?

filhao, rj saiu no ranking como o metro quadrado mais caro da america latina
nem deveria entrar na cotação irmão. Muita gente mora fora e gasta menos do que gastava quando morava no RJ
RJ é pra rico. É pobre? Vai morar mal e no meio do perigo pagando caro ainda.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.023
Pontos
1.504
Bom, eu não entendi bem aonde você quis chegar, mas, aparentemente, seu pai pensava diferente de você, assim ele pôde deixar 5 casas de herança e assim ajudar a custear a vida da sua mãe.

Se o seu pai pensasse igual a você, ele teria morrido e deixado zero casas. Sua mãe teria que ir morar de aluguel (ela também não teria a renda das 4 casas alugadas).

Claro, claro, seu pai seria milionário pois ao invés de construir as 5 casas, teria aplicado 100% dessa grana. É uma possibilidade, mas não uma certeza.

O pessoal das antigas não pensava muito assim, eles gostavam da boa e velha segurança que o imóvel proporciona. O pessoal das antigas sempre pensa nisso de 'deixar herança' sabe. É um tipo de coisa que nós hoje em dia nem nos preocupamos mais...

Ainda assim, ninguém aqui no tópico me convenceu a sobre esse papinho padrão do 'construir é ruim'. Até parece que o cara que paga aluguel de 500 reais (mano minha mina mora em um BARRACO de 1 quarto e paga 500 reais), vai ter os outros 500 pra 'investir', ou mesmo que tenha, o cara quer o mínimo de conforto e aí vai acabar gastando a grana que seria destinada ao investimento, para morar em uma casa/local melhor...

Ainda, ninguém respondeu à pergunta. Se você não tem grana e não tem onde morar, quais suas opções?
1 - aluguel
2 - financiar
3 - MST?

Claro, você pode morar com seus pais até morrer (na casa que eles, no alto da ignorância financeira cof cof, construíram)

agora se você tem 400k parados no banco e a questão é: "ainnnn, será que eu pego meus 400k e construo uma casa ou eu aplico meus 400k e vivo de aluguel?". Aí é claro que eu vou falar pra você ir viver de aluguel.

outra coisa, um cara que financia uma casa em sei lá, 30/35 anos, JAMAIS leva 30/35 anos para pagar a casa.

Enfim, é uma boa discussão.
Essa parte do meu pai na verdade não importa muito, só não quis pagar de "olha eu tenho 5 imóveis", o que eu quis dizer é que ser dono de imóvel tem um custo muito maior, eu moro de aluguel e pretendo continuar assim.

Se eu tiver 30k (que seja do FGTS) para dar de entrada e pagar prestações de 1k (em um imóvel de 200k por exemplo) ele será bem inferior ao que eu moro hoje, se eu perder meu emprego eu fico sem os 30k que dei de entrada e meu imóvel provavelmente será tomado pelo banco.

Se eu morar de aluguel pagando 1k eu tenho um apartamento bem superior e os 30k lá para uma emergência.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

Fredy Almeida

Bam-bam-bam
Mensagens
361
Reações
133
Pontos
479
Esse tópico me fez lembrar que a 5 anos atrás eu tive a mesma dúvida, morava de aluguel em sp pagava 1.000 reais em uma casa térrea na periferia, quando eu decidi procurar um canto, um dia peguei meu carro desci a serra e vim parar no litoral sul, na PG, vi que aqui tinha ótimas oportunidades, com pouca entrada vc consegue coisas muitas boas, comprei um apto de 98 metros no mesmo dia, valor 210 mil, há 2 quadras da praia, com lazer completo, próximo de tudo, a negociação foi 60 mil de entrada, 5 anuais de 10 mil, mais 66 prestacoes de 1.500 ao mês, com valores reajustados por poupança, oque daria 0.7 ao mês, hoje o valor da antepenúltima está em 2470, e faltam apenas 2 prestações para acabar.
No fim vi que fiz a melhor aposta, moro bem melhor, qualidade de vida muito melhor, o tempo passou muito rápido e hoje tenho minha casa própria. Acho que cada caso é um caso, mas acredito que é só procurar a oportunidade certa.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.254
Reações
35.486
Pontos
1.053
é ilusão acreditar que quem prega que "aluguel é melhor que comprar" está pagando aluguel de mercado.

quem faz isso é porque está pagando um aluguel negociado a preço muito abaixo.
geralmente é quem aluga casa de algum conhecido, ou que mora hà anos no bairro.
se for algum influenciador ou youtuber, até duvido que realmente paguem alguma coisa.

e tb os tempos mudaram, antes tínhamos juros maiores que a correção anual do aluguel, o que compensava.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.730
Reações
18.642
Pontos
744
Faz sentido quando pagando 1000 por mes demora 30 anos pra pagar o imovel mas se vc pagar 500 de aluguel (porque aluguel é ais barato que parcela) e juntar os outros 500 todo mes em 20 voce tem o dinheiro pra comprar um imovel a vista.

OBS: Claro que isso é uma simplificação. To só explicando o conceito.
Falta uma variável aí: no financiamento a parcela baixa e no aluguel ela sobe.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
O problema é que fazer um bom investimento com imóveis é mais do pessoal que já tenha uma boa condição financeira e tenha uma visão boa do mercado, especialmente de determinada cidade.

Há vários casos de pessoas pagando um apartamento na planta e vendendo depois por mais de um milhão, mas essas estão numa condição que permite já isso.

O ideal é você pesquisar diversas coisas: construtora, ano, local, acabamento, condomínio e outras coisas. Óbvio que na atual situação, quem possuí diversos móveis tem uma excelente garantia financeira comparada com os demais. Porém, como todo investimento, você precisa fazer uma boa pesquisa de mercado e possuir cacife para bancá-lo.

Aluguel vai compensar dependendo ou não do seu estilo de vida e visando o futuro. Se está numa cidade momentaneamente para trabalho e pensa em se mudar, melhor nem investir no imóvel na mesma (no máximo alguma sala comercial). Já se projeta viver em determinado local, talvez já compensa investir em algum.

Um fato curioso é que, talvez, o imóvel possa ser o melhor tipo de herança para ser recebida na maioria dos casos no Brasil.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.146
Reações
16.756
Pontos
803
Eu estou construindo. Mas consigo utilizar uma grande parcela do meu salário para isso.

Aluguel tem dois problemas terríveis, é um dinheiro que vai embora sem possibilidade de retorno, e você fica numa casa que não é sua, o que pode se tornar uma dor de cabeça.

Quem tem condições, opte pelo sossego. Quando aposentar, pode até vender a casa e passar a viver de aluguel..., vai sobrar muito dinheiro para aproveitar a vida. Ideia boa?
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.586
Reações
13.111
Pontos
1.189
Há casos e casos, e nada se resume apenas a sempre fazer o que é mais vantajoso financeiramente. Mais vantajoso, quanto? Compensa o esforço? Eu acho exaustivo o estresse de sempre me preocupar em tomar a melhor decisão financeira possível, o tempo todo. Agora, mais velho, faço o que julgo suficientemente bom e vida que segue.

Moro em imóvel próprio. Comprei há dez anos. Até então morava de aluguel e era ok. Até que entrei em um ciclo de aumentos contínuos do valor do aluguel, donos inventando parentes para pedir o imóvel para uso próprio (mentira, queriam outros inquilinos em contratos de aluguel mais vantajosos que o reajuste acordado nos meus contratos), estresse de encontrar outro imóvel, mudanças, AAAAAHHH! Encheu o raio do saco. A gota d'água foi quando meu filho nasceu e descobrimos que onde morávamos era ótimo para adultos, mas insuportável para um recém nascido, principalmente pelo desrespeito dos vizinhos quanto a barulho. Tinha que achar outro lugar para morar, mas os valores de aluguel estavam altíssimos. Resolvi ver como estavam os financiamentos. Tinha um bom dinheiro preso no FGTS e... deu. Juntei o que tinha, saquei o FGTS e financiei um apartamento em boa localização, com lazer completo para meu filho brincar, ainda novo, em gloriosos 30 anos. Parcela baratinha, bem mais barata que o aluguel. Juros baixos, os juros de financiamento de imóveis são historicamente baixos. Outros projetos entraram, trabalhei como um burro de carga, a carência do FGTS para uma nova amortização era bem curta e, em 2 anos, quitei o imóvel. Ah, dava para investir o dinheiro? Dava. Mas o FGTS, não. E comprei o apartamento em uma área que se valorizou bastante e, parcela ou aluguel, eu tinha que pagar um deles para ter onde morar. Nunca planejei pagar em 30 anos, mas apenas pagar a menor parcela possível para pegar fôlego e quitar em curto prazo.

Não me arrependo. Só de não ter dono de imóvel me despejando e enchendo o saco já é uma grande vantagem, para mim.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Falta uma variável aí: no financiamento a parcela baixa e no aluguel ela sobe.

Vc está certo, por isso tem que se usar o valor médio do juros ao longo de todo o período, não o inicial.
Sobre o aluguel subir, também é verdade, mas não dá pra saber o quanto/se, tal qual não dá pra saber o quanto o imovel q vc visa comprar vai valorizar. Essa é a parte difícil na hora de calcular, mas como eu disse, ali era apenas uma simplificação da idéia pra quem não entende mesmo como aluguel as vezes pode compensar mais.
 
Topo Fundo